ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

08 setembro, 2012

CIÚMES: POSSESSÃO PERIGOSA


Existe o ciúme bom? Esse tipo de sentimento é nocivo para o relacionamento? Ou ele ajuda a manter a paixão acesa? Especialistas apontam os riscos de uma relação doentia
 “Por que não encontro alguém com quem possa ter um romance íntimo, profundo e que me cause alegria ao invés de tormentos? Existe o ciúme bom? O ciúme ‘até certo ponto’ é válido?” Diante de tais questionamentos, o psicólogo especializado em relações amorosas Thiago de Almeida investigou a influência do ciúme nos relacionamentos e concluiu: esse sentimento pode ser benéfico, mas é grande o risco de que seja justamente um motivador para as traições.
“Quanto maior é o ciúme, maior é a chance de adesão do outro à infidelidade. Ou seja, com o próprio ciúme a pessoa monta a cama na qual vai se deitar”, resumiu Almeida, que avaliou o comportamento de 45 casais paulistanos. Apesar de apontar que o ciúme pode destruir a relação, o psicólogo diz que, às vezes, ele pode ser bom.
“Existem formas brandas de se manifestar o ciúme. Há quem goste de ver o parceiro com ciúme e até considere desamor por parte de quem não manifesta esse sentimento”, declarou antes de dar pistas do que pode não ser considerado brando. “Não existe regra, mas incomoda uma pessoa que monitora o tempo todo, cobra um retorno rápido. Esse comportamento contribui negativamente com a relação e pode estimular uma traição”, explicou Almeida.
O controle possessivo sobre o parceiro costuma ser crucial. O estudante Daniel Morais Diniz, de 22 anos, só tem lembranças ruins quando pensa em ciúme. “Acho que é falta de confiança em você mesmo”, comenta Diniz, que completa: “Só gera briga desnecessária para os dois. Um desconfia e é aí que o outro fica desconfiado também.” O receio da traição pode desenvolver um sentimento de posse.
VEJA ABAIXO ALGUNS TIPOS DE CIÚMES

E AI, EM QUAL DESSES VOCÊ SE ENQUADRA?!!
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: