ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

23 maio, 2012

Abuso sexual é o 2º maior tipo de violência sofrida por crianças no País


De acordo com o Ministério da Saúde, violência sexual contra crianças de até nove anos fica atrás apenas de negligência e abandono

Adolescente de 14 anos que sofreu abuso sexual em presídio do Pará
O abuso sexual é o segundo tipo de violência mais característica em crianças de até nove anos, de acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde. O levantamento indica que esse tipo de agressão fica atrás apenas das notificações de negligência e abandono.
Os dados revelam ainda que a violência sexual também ocupa o segundo lugar na faixa etária de 10 a 14 anos, com 10,5% das notificações, ficando atrás apenas da violência física (13,3%). Na faixa de 15 a 19 anos, esse tipo de agressão ocupa o terceiro lugar, com 5,2%, atrás da violência física (28,3%) e da psicológica (7,6%).
Os números apontam também que 22% do total de casos (3.253) envolveram menores de 1 ano e 77% foram registrados na faixa etária de 1 a 9 anos.
A maior parte das agressões ocorreu na residência da criança (64,5%). Em relação ao meio utilizado para agressão, a força corporal/espancamento foi o mais apontado (22,2%), atingindo mais meninos (23%) do que meninas (21,6%). Em 45,6% dos casos, o provável autor da violência era do sexo masculino. A maior parte dos agressores é alguém do convívio muito próximo da criança e do adolescente: o pai, algum parente ou ainda amigos e vizinhos.
De acordo com o ministério, o sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (Viva) possibilita conhecer a frequência e a gravidade das agressões e identificar casos de violência doméstica, sexual e outras formas (psicológica e negligência/abandono). Esse tipo de notificação se tornou obrigatória em todos os estabelecimentos de saúde do país no ano passado.
Os dados são coletados por meio da Ficha de Notificação/Investigação individual de violência doméstica, sexual e/ou outras violências, que é registrada no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Qualquer caso, suspeito ou confirmado, deve ser notificado pelos profissionais de saúde.
Fonte: agência brasil
Gilv@n Vi@n@

21 maio, 2012

Caraúbas e mais 69 municípios do RN serão contemplados com carro para o Conselho Tutelar

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) alocou emenda individual no valor de R$ 2 milhões ao Orçamento Geral da União (OGU) que vai possibilitar aquisição de 70 veículos para os Conselhos Tutelares do Rio Grande do Norte. Ao todo 70 municípios foram contemplados pela emenda e vão receber um veículo cada. 
Atual composição do Conselho Tutelar em Caraúbas: 
SAMUEL BATISTA, EILSON CARLOS, TÁSSIO,
NOIMA BENEVIDES e JEOVÁ OLIVEIRA
A ministra chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, qualificou a deputada Fátima como 'excepcional para o Brasil'. "A Fátima Bezerra tem contribuído e muito com sua postura atuante em favor da criança e do adolescente. A emenda destinada pela Fátima possibilita mais investimento nos Conselhos Tutelares do Rio Grande do Norte. Vamos comprar carros, computadores e demais itens que darão um maior suporte ao trabalho importantíssimo dos conselhos", considerou a ministra. 
Boa parte dos 171 Conselhos Tutelares existentes no Rio Grande do Norte ainda não possui veículo próprio ou o existente não oferece a mínima condição para atender a demanda gerada. Situação que compromete atuação do Conselho Tutelar na garantia dos direitos da criança e do adolescente no RN. 
"Tem sido recorrente a reclamação de conselheiros e do Ministério Público da falta de estrutura para locomoção na execução de diligências que garantam os direitos da criança e do adolescente. Pretendemos garantir que até o próximo ano 100% dos conselhos de todos os municípios do Rio Grande do Norte estejam devidamente equipados com veículos novos", espera Fátima Bezerra, autora da emenda. 
O presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Padre Antônio Murilo, comemora emenda de Fátima. “Essa emenda é fundamental para equipar os Conselhos Tutelares. Somos os campeões, infelizmente, de violência sexual contra a criança e o adolescente. Não podemos cumprir nossa missão sem estrutura. A deputada foi sensível ao atender prontamente o nosso apelo. A emenda vai possibilitar uma resposta mais imediata na cobertura das violações dos direitos da criança e do adolescente”, enfatiza. 
Aquisição dos veículos populares será feita pela Secretaria Nacional dos Direitos Humanos – SNDH e entregues diretamente aos municípios.
Relação dos municípios:
01 Afonso Bezerra;02 Água Nova; 03 Alexandria; 04 Almino Afonso; 05 Apodi; 06 Areia Branca; 07 Assu; 08 Baía Formosa; 09 Barcelona; 10  Caiçara do Norte; 11 Caicó; 12  Campo Grande; 13  Campo Redondo; 14 Canguaretama; 15 Caraúbas; 16 Carnaúba dos Dantas; 17 Carnaubais; 18 Ceará-Mirim; 19 Cerro-Corá; 20 Currais Novos; 21 Dr. Severiano; 22 Equador; 23 Extremoz; 24 Florânia; 25 Frutuoso Gomes; 26 Grossos; 27 Ielmo Marinho; 28 Ipanguaçú; 29 Itaú; 30 Jaçanã; 31 Janduís; 32 Jardim Seridó; 33 João Camara; 34 Lagoa D´anta; 35 Lagoa de Velhos; 36 Lagoa Salgada; 37 Lajes; 38 Lucrécia; 39 Luiz Gomes; 40 Macaíba; 41 Macau; 42 Marcelino Vieira; 43 Messias Targino; 44 Montanhas; 45 Olho D'água dos Borges; 46 Ouro Branco; 47 Parelhas; 48 Parnamirim; 49 Patú; 50 Pedra Grande; 51 Pendências; 52 Rafael Fernandes; 53 Riacho de Santana; 54 Santa Cruz; 55 Santana do Matos; 56 Santana do Seridó; 57 São Gonçalo do Amarante; 58 São José de Mipibu; 59 São Paulo Potengi; 60 São Rafael; 61 São Tomé; 62 São Vicente; 63 Serra do Mel; 64 Serrinha; 65 Serrinha dos Pintos; 66 Taipú; 67 TenenteLaurentino; 68 Timbaúba dos Batistas; 69 Upanema; 70 Vila Flor.
Gilv@n Vi@n@

POSTULANTES PARTICIPARAM DA SEGUNDA ETAPA DA SELEÇÃO PARA AGENTES DE LEITURA

Prova foi aplicada na manhã deste domingo.
Aconteceu na manhã de ontem domingo (20), a segunda etapa do processo seletivo do Programa Agente de Leitura, do município de Caraúbas/RN.
A prova foi aplicada na Escola Municipal Josué de Oliveira e teve uma boa participação dos postulantes. Dos 41 pré-selecionados, cerca de 39 participaram da avaliação. Desse total, apenas 10 serão escolhidos.
Ao todo, 39 candidatos prestaram o exame de seleção.
Segundo o Agente de Cultura do Município, Gilvan Viana, os resultados serão divulgados ainda esta semana. Os obtiverem aprovação nesta fase serão submetidos posteriormente a uma entrevista, que equivale a terceira e última etapa da seleção.
Por MAYKON OLIVEIRA
caraubashotnews
Gilv@n Vi@n@

ADUERN: Calendário da Greve para esta semana

O Comando de Greve Unificado (ADUERN/SINTAUERN/DCE) se reuniu e definiu as mobilizações de greve para os próximos dias. Confira o calendário abaixo:

Segunda-feira (21/05)
16h – Participação na reunião do Fórum dos Servidores Públicos do Estado, na sede do Sindsaúde em Natal
Terça-feira (22/05)
9h – Assembleia Geral Extraordinária do SINTAUERN, no Pátio da Reitoria da UERN
Quarta-feira (23/05)
9h – Assembleia Geral Extraordinária da ADUERN, no Pátio da Reitoria da UERN
19h – Participação na Colação de Grau no Campus Avançado de Patu
Quinta-feira (24/05)
9h – Ato Público dos Servidores Públicos do Estado, na Governadoria em Natal
19h – Participação na Colação de Grau no Campus Avançado de Pau dos Ferros
Sexta-feira (25/05)
9h – Reunião do Comando de Greve Unificado, na sede da ADUERN Mossoró
Sábado (26/05)
8h – Caminhada com panfletagem em Mossoró, saindo da Cobal e terminando no Vuco-Vuco
Fonte: aduern
Gilv@n Vi@n@

NORDESTE: A CHUVA NÃO VEIO E A SECA FICOU

Seca atinge 2,7 milhões de pessoas no Nordeste brasileiro

seca começou a se espalhar novamente pelo Nordeste.
A seca que já afeta mais de 2,7 milhões de pessoas na Bahia também traz prejuízos para a agricultura e a pecuária em várias regiões do Nordeste. A estimativa é que a perda na produção varie de 20% a 40%. Segundo a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faeb), em 90 dias, as pequenas cidades do interior começarão a sentir sinais de desabastecimento de carne bovina e o consequente aumento de preço do produto. Um levantamento realizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) aponta que a agricultura e o setor de serviços no Estado poderão amargar um prejuízo de até R$ 7,7 bilhões com a seca que assola o Nordeste. A produção de leite já apresenta uma queda aproximada de um terço, o que representa 1,5 milhão de litros por dia. Com redução de 60% na produção no setor, as cidades de Itapetinga, Jequié e Itabuna são as que sentem os maiores efeitos da seca.
A Faeb considera perdida a produção de feijão e milho que ainda não foi colhida. Em diversos municípios, não houve condições para plantio. O abastecimento deverá ser feito com os produtos vindos de Minas Gerais e do Paraná. O plantio de frutas também está prejudicado, com exceção da região do Rio São Francisco, onde não há problemas de irrigação. Por causa da seca, o governo proibiu o uso da água para fins comerciais e liberou apenas para abastecimento da população. A produção de abacaxi em Itaberaba, por exemplo, já está com a safra deste ano comprometida e com o plantio para o próximo ano atrasado.
Além do plantio e criação de gado, a seca afeta os festejos tradicionais de Santo Antônio, São João e São Pedro. Até o momento, 26 municípios cancelaram suas festas por causa da seca e 21 reduziram as atividades. A orientação do Tribunal de Contas dos Municípios é para que não gastem com os festejos juninos mais do que o gasto em anos anteriores para que as comemorações não prejudiquem as ações de combate à seca. A estiagem na região deixa 242 municípios em situação de emergência. A seca é considerada a pior dos últimos 30 anos.
Fonte: DN
Gilv@n Vi@n@

NO RIO GRANDE DO NORTE FALTA ACONTECER NA EDUCAÇÃO

Estudo aponta Rio Grande do Norte líder em evasão escolar
Omissão dos governantes é responsável por situação de abandono

O Rio Grande do Norte é o Estado com o maior índice de abandono escolar do país. Ano passado, 19,3% dos alunos matriculados no ensino médio, público e privado, abandonaram a sala de aula antes de concluírem os estudos. Greves, falta de professores e conteúdo programático desinteressante para a classe estudantil são alguns dos fatores apontados por gestores e especialistas da área que podem explicar a posição no ranking. Além do abandono escolar, o RN é destaque no índice de reprovação. Nesse quesito, no mesmo período, o percentual foi de apenas 8% - o quinto menor do Brasil.
Os dados fazem parte do Censo Escolar 2011 que foi divulgado, essa semana, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O estudo é utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para formulação de políticas e programas. De acordo com a titular da secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seec), Betânia Ramalho, o resultado servirá como norteador de futuras ações. "Uma das nossas tarefas é ter controle e conhecimento da situação real do nosso ensino. O Censo revela muitos detalhes que vão nos auxiliar na administração. Temos que correr atrás do prejuízo", colocou.
Em 2010, a taxa de abandono escolar no RN, do ensino médio, foi de 17,3%. Para a secretária, o aumento desse percentual, no ano passado, pode ser explicado por dois fatores: greve e currículo escolar. "Tivemos várias greves, uma em cima da outra, que trouxeram um prejuízo imensurável para a sociedade. O aluno simplesmente abandonou a escola porque não havia o que fazer nela. Além disso, é preciso analisar o currículo das escolas. Muitos alunos não se sentem atraídos pelo o que é oferecido e preferem seguir outros rumos".
Com relação ao índice de reprovação, o RN é o quinto Estado com a melhor pontuação, 8%. O ranking é liderado pelo Amazonas (6%), seguido do Ceará (6,7%), Santa Catarina (7,5%) e Paraíba (7,7%). Para Cláudia, é preciso cruzar os dados para deslumbrar a realidade do quadro. "Muitos alunos abandonam a escola antes de serem reprovados. Estão num ano complicado, com notas baixas, sem aulas, então desistem de prosseguir antes mesmo da reprovação". Segundo o Inep, a média de reprovação do país subiu nos últimos anos e hoje a taxa é de 13,1%.
Fonte: Tribuna do Norte
Gilv@n Vi@n@

Crianças estão morrendo por falta de UTI no RN


Hospital Infantil Maria Alice Fernandes,
convocou residentes em pediatria, mas não... 
Médico anestesista que leva o melhor do espírito humano para salvar vidas, principalmente das crianças carentes e indefesas, Madson Vidal desde as primeiras horas da manhã deste domingo (20) que recorre ao Twitter numa tentativa desesperadora para salvar bebês que agonizam no Hospital Maternidade Januário Cicco (MEJC) e no Hospital Infantil Maria Alice Fernandes (HMAF).
Dirigiu-se a Twittes de políticos e de veículos de comunicação com pedidos de S.O.S.
A situação é dramática e assustadora. Não dá mais para esperar nem para conviver com esse crime sem punição: mortes em hospitais públicos por falta de assistência digna e eficaz, enquanto se torra dinheiro do povo em festas e etc.
Fonte: Abelhinha.com
Gilv@n Vi@n@

Entregador de Pizza

Charge de Sinfrônio
(Diário do Nordeste)
Gilv@n Vi@n@

Candidatos poderão fazer propaganda interna a partir do dia 26


Mais uma etapa do calendário eleitoral com relação as eleições municipais deste ano. A partir do próximo domingo(26), será permitido aos postulantes a candidatura a cargo eletivo realizar propaganda intrapartidária, ou seja, trabalhar seu nome internamente no partido.
No dia 10 de junho começa o período permitido para a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, vice-prefeito e a vereador. O prazo vai até 30 de junho.
Fonte: blogdeassis.com.br
Gilv@n Vi@n@

Greve de professores federais atinge 37 universidades


Docentes pedem reestruturação do plano de carreira e melhores condições de trabalho nos novos câmpus abertos em expansão da rede

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), informou nesta sexta-feira (18) que o número de universidades que aderiram à greve chega a 37. Na última quinta-feira (17), quando foi deflagrada a paralisação, 33 instituições de ensino superior haviam decidido pelo movimento.
Os docentes pedem a reestruturação do plano de carreira e melhoria das condições de trabalho nos novos câmpus que foram criados nos últimos anos por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).
O comando de greve da Andes informou que o atual plano de carreira não permite crescimento satisfatório do professor ao longo da carreira. O sindicato informou ainda que foram feitas mais de dez reuniões com o Ministério do Planejamento para revisão do documento, mas não houve avanço na negociação.
O Ministério da Educação (MEC) disse em nota que tem confiança no diálogo e no zelo pelo regime de normalidade das atividades dos campi universitários federais. O governo ressalta que o aumento de 4% negociado em 2011 está garantido por medida provisória assinada no dia 11 de maio. O aumento será retroativo a março, conforme previsto no acordo firmado com os sindicatos.
Estudantes protestam em apoio à greve dos professores

Nordeste
Das três universidades federais de Pernambuco, a primeira a paralisar as atividades docentes foi a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que entrou em greve na terça-feira (15). Situada em área de fronteira com os Estados da Bahia e Piauí, a estimativa do sindicato dos docentes (Sindunivasf) é de que mais de 95% dos cerca de 400 professores aderiram à greve nacional por tempo indeterminado em todos os seus cinco campi - distribuídos em cidades dos três Estados.
A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) tem a adesão de 90% dos seus 1,1 mil professores, de acordo com o comando de greve. O total de alunos nos seus 40 cursos de graduação é de 15 mil. A expectativa é de expansão da adesão na próxima semana.
A Universidade Federal de Pernambuco, com 2,5 mil professores e 32 mil alunos em 93 cursos de graduação presenciais, realizou quinta-feira a assembleia que deflagrou a greve, por isso ainda não tem um balanço claro do porcentual de adesão, que só deve ser definido na segunda-feira. De acordo com o sindicato da categoria, muitos professores ainda foram à sala de aula nesta sexta-feira para conscientizar os alunos.
Os professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) não aderiram à greve nacional. Os professores associados ao Sindicato dos Docentes da UFC (Adufc) decidiram convocar nova assembleia para apreciar as propostas negociadas com o governo federal até 31 de maio. Segundo o vice-presidente da Adufc, professor Ricardo Thé, caso o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão não envie uma proposta "digna de apreciação", os professores da UFC já tem uma assembleia marcada para 5 de junho.
Em nota, a Adufc de antemão já descarta a decretação de uma greve para 5 de junho. "Nossa categoria, aqui no Ceará, tradicionalmente não indica uma greve sem a aprovação em plebiscito, estabelecendo, assim, a vontade e compromisso da maioria", esclarece Ricardo Thé. Mas ele lembra que "a greve é uma ferramenta de pressão legítima e pode muito bem estar colocada à mesa dependendo das propostas que o governo federal nos apresentar".
* Com informações da Agência Brasil e da Agência Estado
Gilv@n Vi@n@

Morre Robin Gibb, ex-Bee Gees, aos 62 anos


Cantor lutava há dois anos contra um câncer no cólon e fígado

Robin Gibb durante show na Alemanha em 2009
Robin Gibb, um dos irmãos do lendário grupo Bee Gees, morreu neste domingo (20) aos 62 anos, de acordo com um comunicado publicado no site oficial do cantor britânico.
“A família de Robin Gibb anuncia com grande tristeza que Robin morreu hoje após uma longa batalha com o câncer e uma cirurgia intestinal. A família pede que sua privacidade seja respeitada neste período difícil”, diz o representante do cantor.
Gibb foi diagnosticado há dois anos com câncer no cólon e fígado. Ele foi hospitalizado algumas vezes e chegou a entrar em coma no último mês, mas apresentou sinais de melhora, recuperou a consciência e inclusive conseguia falar com a família. Na época, os médicos ficaram impressionados com a recuperação e disseram que ele esteve perto da morte.
O cantor deixa a esposa, Dwina, e três filhos.
O grupo Bee Gees é conhecido pelo sucesso nos anos 1970, especialmente por hits como "How Deep Is Your Love" e "Stayin' Alive".
Fonte:iG São Paulo
Gilv@n Vi@n@