ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

03 janeiro, 2015

TJRN tem déficit de 100 juízes

desembargador
Segundo o presidente empossado do TJRN, desembargador Cláudio Santos, as comarcas do estado tem déficit de pelo menos 100 juízes. Há cidades sem um magistrado titular há mais de dez anos.
Gilv@n Vi@n@

Em meio a disputas internas, PF fecha ano com maior número de prisões desde 2011

PF carroApesar das disputas internas entre delegados e agentes, a Polícia Federal (PF) terminou 2014 de volta aos holofotes graças principalmente à Operação Lava Jato, que desarticulou um esquema criminoso com atuação, inclusive, na Petrobras. Além disso, foi o ano em que a PF registrou o maior número de prisões desde 2011 e o que culminou na maior operação, em volume de prisões, desde 2010.
Foram 286 operações, que resultaram na prisão de 2.137 pessoas, conforme dados coletados pelo IG entre janeiro e a segunda semana de dezembro do ano passado. Entre as prisões, estavam 82 funcionários públicos e dois agentes da própria corporação. Um dos agentes da PF foi preso, inclusive, no desenrolar da Operação Lava Jato.
Somente a Operação Lava Jato, por exemplo, teve sete fases entre março e novembro deste ano, resultando em 54 prisões, entre elas a do ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef, tido como líder de um grande esquema de lavagem de dinheiro.
Gilv@n Vi@n@

FALTOU TINTA NA CANETA!

Rosalba Ciarlini deixou 26 projetos de lei para sanção

assinaturarosalba
A ex-governadora Rosalba Ciarlini (DEM) deixou 26 projetos de lei esperando sanção, inclusive o Orçamento Geral do Estado e o reajuste salarial para o governador, vice e secretários estaduais.
Gilv@n Vi@n@

Beneficiários do Bolsa Família têm até dia 16 para atualizar cadastro

bolsa-familiaBeneficiários do Bolsa Família que receberam aviso no extrato de pagamento devem atualizar os dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal até o dia 16 de janeiro. A atualização deve ser feita com documentos pessoais e dos demais integrantes da família.
Quem recebeu o aviso e não atualizar as informações poderá ter o beneficio bloqueado a partir de fevereiro. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome, até novembro, dos 1,2 milhão de beneficiários que devem recadastrar os dados, 709,7 mil haviam procurado os gestores do programa para a atualização.
Gilv@n Vi@n@

Primeira exportação de gado do RN acontece na segunda (05)

guzera
O Rio Grande do Norte exportará, pela primeira vez, 140 cabeças de gado da raça Guzerá para o Senegal e Burkina, na África Ocidental. A operação faz parte de um programa de exportação de banco genético para melhoria da qualidade da genética africana. O primeiro embarque sairá em avião cargueiro pelo Aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na próxima segunda-feira (5). O governador Robinson Faria e o secretário de Agricultura, Haroldo Abuana, acompanharão o embarque e receberão a imprensa, às 14h30, junto com os criadores do estado, para explicar a importância do programa para pecuária potiguar.
Dos 140 animais, 128 são fêmeas matrizes e 12 machos reprodutores, além de 41 bezerros pelo pé. O secretário Haroldo Abuana considera o programa oportunidade para aquecer o mercado potiguar, enfatizando suas qualidades genéticas. “É determinação do governador Robinson Faria o incentivo à cadeia produtiva. Este embarque é muito simbólico. Teremos outras operações comerciais reconhecendo a qualidade do nosso rebanho”, destacou Haroldo.
GILV@N VI@N@

Concessionárias ainda têm carros com IPI reduzido

carronovo
Quem não comprou carro zero quilômetro antes do fim da redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ainda pode adquirir automóvel sem reajuste. Algumas concessionárias ainda têm estoques de carros comprados em 2014 e mantêm para os consumidores o preço com a redução da alíquota, apesar de a desoneração haver terminado no primeiro dia de 2015.
GILV@N VI@N@

Travesti paraibana é eleita presidente de Câmara Municipal

maeshirleyEleito em 2012 com 273 votos, Geraldo Costa da Silva (PP), 53 anos, mais conhecido como ‘Mãe Shirley’, se tornou a primeira travesti eleita vereadora na história na Paraíba, pela cidade de Pilar, a 52 km de João Pessoa. Quase três anos depois, ‘Mãe Shirley’ surpreende e é eleita presidente da Câmara dos Vereadores local, quase por unanimidade. A eleição ocorreu no dia 1 de janeiro deste ano. Uma casa legislativa ser presidida por uma travesti deve ser o primeiro caso no estado e no Brasil.
Durante entrevista ao Portal Correio, a travesti explicou que houve um acordo entre os partidos PT e PP, que integram a base aliada do governo municipal. “Houve um consenso entre os partidos e meu nome foi colocado como favorito. Tive seis votos, contra uma abstenção, e dois contra”, resumiu.
GILV@N VI@N@

Governo do estado lamentou morte do repentista e embolador Manoel do Coco

manoeldococoEm nota à imprensa, o Governo do Estado e a Fundação José Augusto lamentaram a morte do repentista e embolador Manoel Francisco Basílio, mais conhecido como Manoel do Coco, na madrugada deste sábado (03). “A batida do pandeiro e a voz inconfundível desse artista, que tão bem retratou a história e a cultura do povo potiguar através do coco de embolada, ficarão para sempre em nossas lembranças e em suas composições”, diz o documento assinado pelo governador Robinson Faria e o presidente da Fundação, Rodrigo Bico.
Manoel do Coco era natural de Barcelona (RN), tinha 67 anos, e era reconhecido nacionalmente pelo trabalho como compositor, repentista e embolador com diversos CDs gravados. Atualmente ocupava cargo público na Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, lotado na Fundação Cultural Dona Militana.  O velório aconteceu no Centro de Velório Sempre, Zona Norte de Natal, e o sepultamento foi às 16h30, no Cemitério de Nova Descoberta.
Gilv@n Vi@n@

“Fui abandonado pelo meu partido que não me quis mais na Previdência”, disse Garibaldi Filho

Ao transmitir o cargo de ministro da Previdência Social a Carlos Gabas ontem (2) sexta-feira, o senador Garibaldi Alves Filho fez um desabafo a’O Globo. Ele disse que foi abandonado pelo seu partido, o PMDB, que não quis mais o ministério. “Fui abandonado pelo meu partido que não quis mais o ministério da Previdência”, disse o senador, acrescentando: “Gabas, o ministério é todo seu”.
Garibaldi destacou que Gabas se preparou para o cargo. Servidor de carreira, com 35 anos de serviço, ele era o secretário-executivo da Pasta. A presidência do INSS será assumida por Elisete Belchior, que era secretária-executiva adjunta do Ministério da Previdência. Ela substitui Lindolfo Sales, que foi indicado por Garibaldi Alves. A troca foi anunciada pelo ex-ministro na transmissão de cargo.
Gilv@n Vi@n@

Aguardam de Robinson o calendário e o pagamento do leite

Do governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria (PSD) os servidores estaduais aguardam com ansiedade a divulgação do calendário de pagamento da folha para o ano de 2015.
E os produtores aguardam o pagamento do Programa do Leite.
Que…
A ex-governadora Rosalba Ciarlini (DEM) deixou duas quinzenas em atraso.
Ainda não é "cobrança", é lembrete!
Gilv@n Vi@n@

Obras de transposição do São Francisco devem ser concluídas em 2016

obra sao francisco
As obras de transposição do Rio São Francisco devem ser concluídas até o início de 2016, disse ontem (2) o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, após a cerimônia de transmissão de cargo. Occhi substitui Francisco Teixeira, que será o secretário de Recursos Hídricos do Ceará. “Estamos com 70% das obras executadas. Nossa previsão é para o início do ano que vem, em 2016, entregarmos essas obras. A expectativa é essa, de entregar uma obra importantíssima para a Região Nordeste”, disse o ministro. Ele ressaltou que a obra abastecerá “não só por onde o canal passará”. Segundo Gilberto Occhi, obras de construção de adutoras levarão água para outras cidades perenizando o abastecimento de água na região.
Outra prioridade da pasta, segundo o ministro, é o fortalecimento dos mecanismos de resposta aos desastres naturais. “Temos que ficar atentos e prevenidos neste período do ano, que tem uma precipitação muito maior de chuvas, em algumas regiões como o Rio de Janeiro e a Região Sul”. Sobre a contenção de gastos no novo mandato da presidenta Dilma Rousseff, Occhi destacou que não ocorrerá diminuição de investimentos. Ele disse que a presidenta e a equipe econômica já destacaram que as medidas de ajuste fiscal a serem adotadas não comprometerão os investimentos. “O governo federal vai trabalhar para manter os investimentos”, frisou.
Gilv@n Vi@n@

Governadores do RN só poderão usar o brasão do Estado

brasaoestadoO primeiro dia útil de 2015 trouxe uma novidade jurídica para o Rio Grande do Norte. Começou a valer, a partir do dia 1º, na prática, a nova lei do deputado Kelps Lima que pôs fim à criação marcas e slogans próprios de Governos.
Qualquer que seja a gestão, de agora em diante, seus gestores só poderão usar o brasão do Estado e a frase “Governo do Estado do Rio Grande do Norte” em suas peças publicitárias. A lei foi aprovada em 2014, com validade começando em 2015. E inclui também a vedação de fotografia de governante em repartição pública.
Gilv@n Vi@n@

Ministro de Telecomunicações já fala em projeto para censurar imprensa

berzoiniVEJA – Nos primeiros minutos depois de assumir o Ministério das Comunicações, nesta sexta-feira, o petista Ricardo Berzoini deu declarações autoexplicativas sobre as razões de ter sido instalado no cargo: disse que o governo vai tentar implementar seu projeto de censura da mídia, batizado pelo PT de regulação econômica da mídia.
Fiel escudeiro do ex-presidente Lula, de quem foi ministro, Ricardo Berzoini tem raízes no sindicalismo bancário, foi presidente do PT e é conhecido na Câmara dos Deputados pelo estilo truculento e pela ligação com as alas bolivarianas do partido. A pedido de Lula e do comando do PT, ele assume a cadeira que era ocupada pelo paranaense Paulo Bernardo, que não encampava a proposta de censura aos meios de comunicação.
Gilv@n Vi@n@

Homens param de escutar parceira após seis minutos, segundo pesquisa

casalbrigaUma reclamação frequente das mulheres foi comprovada com uma pesquisa. Segundo um estudo encomendado pela Ladbrokes, os homens se distraem facilmente de conversas — a não ser que estejam falando com um amigo do mesmo sexo sobre esportes ou sexo. As informações são do “Daily Mail”. Em média, os homens se “desligam” de uma conversa com uma parceira em seis minutos. No entanto, se é um amigo que eles estão ouvindo, a atenção pode durar até 15 minutos, se tocar em assuntos como futebol ou vida sexual.
As mulheres, porém, fazem a mesma coisa: elas também seriam ouvintes mais atentas quando estão conversando com outras mulheres ao invés de homens. Durante a conversa com as amigas, o assunto predileto da maioria (55%) é relacionamentos. Já entre os homens, esportes, filmes e sexo dominam as conversas. De forma nem um pouco surpreendente, a pesquisa também revelou que a pior hora para conseguir a atenção de um homem é enquanto ele está assistindo a algum esporte, trocando de canais na TV ou usando aplicativos no celular.
GILV@N VI@N@

PRF: Caem mortes em rodovias federais no feriado do Ano Novo

acidente carnavalBalanço divulgado nesta sexta-feira (2) pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) informa que, entre os dias 27 de dezembro, primeiro sábado após o Natal, e a quinta-feira (1º), feriado prolongado de Ano-Novo, houve 127 mortes e 1.592 pessoas ficaram feridas em 2.135 acidentes nas rodovias federais. Apesar de altos, os números apresentados pela PRF demonstram uma diminuição em alguns dos índices relativos a acidentes nas rodovias do país.
O relatório da PRF aponta redução de 47% no índice de acidentes considerados graves (aqueles que resultam em, ao menos, um ferido grave ou um óbito), o que levou a uma redução de 26% na taxa de mortalidade e de 25% na taxa de feridos na comparação com o Réveillon 2013/2014. Os números também são menores que os registrados no Natal, quando 183 pessoas morreram (30% mais que no Ano-Novo), 2.224 ficaram feridas (aumento de 34,47%) e foram registrados 3.258 acidentes (número 34,47% maior que no Ano-Novo).
GILV@N VI@N@

Consumidores devem ter cuidado com cheques emitidos a partir do dia 1º

2015-01-02_emissao-cheque-internaUm dos erros mais comuns no preenchimento de cheques acontece no início de cada ano, quando os clientes bancários ainda têm na memória o ano que passou e não se dão conta que precisam datar os cheques com o novo ano. Para evitar eventuais transtornos, é bom ficar atento ao preenchimento correto. É um procedimento simples, mas muito importante. A Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN lembra que a partir do dia 1º de janeiro os cheques devem ser preenchidos com o ano de 2015.
Gilv@n Vi@n@

“Eu não pretendo ser bom nem ser ruim. Eu pretendo ser justo”, afirma presidente do TJRN

claudiosantosentrevista
O novo presidente do TJRN para o biênio 2015/2016, desembargador Cláudio Santos, concedeu entrevista coletiva à imprensa na tarde de hoje (02), antes da sua posse.  “Eu não pretendo ser bom nem ser ruim. Eu pretendo ser justo”, afirmou.
Sobre a relação institucional, Santos lembrou que “a relação com o Executivo será amistosa e respeitosa. Quero apenas que seja repassado o que é de direito”, disse ele.  O desembargador também disse que pretende ouvir mais os advogados, porque eles são os principais usuários do Judiciário.
Gilv@n Vi@n@

Mossoroense Mairton França assume comando da Semarh

mairtonsemarh
O professor Mairton França tomou posse nesta terça-feira, 2, como o novo secretário estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. Indicado pelo prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, como nome técnico para compor o secretariado do governador Robinson Faria, Mairton tem grandes desafios pela frente, mas tem, entre suas metas, iniciar o processo de revitalização do rio Mossoró.
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Mairton Figueiredo de França possui mestrado em Economia e doutorado em Engenharia de Produção. É professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e já ocupou os cargos de gerente e subsecretário de Gestão Ambiental e secretário de Desenvolvimento Econômico de Mossoró.
A indicação de Francisco José Júnior segue a linha técnica do governo Robinson, garantindo perspectivas para uma das áreas mais importantes da gestão. Entre os desafios de Mairton estão o endurecimento quanto as questões ambientais, o trabalho de convivência com a seca e a conclusão da obra da barragem de Oiticica, no Seridó.
Gilv@n Vi@n@

Presidente da Femurn reúne diretoria e anuncia candidatura à reeleição

Benes Leocádio
Benes Leocádio
Após reunião com a diretoria, o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, prefeito Benes Leocádio, anunciou que será candidato à reeleição. A escolha dos dirigentes da entidade municipalista estadual está marcada para o próximo dia 15. “Resolvi convocar meus colegas de diretoria e ouvir deles as impressões e opiniões sobre os rumos que devemos dar à nossa entidade que deve ser preservada de todo interesse político e partidário. Entendo e a diretoria assim também entendeu que a FEMURN deve continuar focada na defesa dos municípios, sobretudo os pequenos, que são a grande maioria do Rio Grande do Norte e que sofrem com maior intensidade os efeitos da crise que afeta as administrações municipais”
A diretoria da FEMURN é formada por prefeitos de diferentes regiões do Estado. No entendimento do atual presidente, isso permite maior integração e aumenta a representatividade da federação. “Eu só poderia me apresentar como candidato à reeleição depois de ouvir meus pares e também dirigentes das associações microrregionais. Fizemos uma avaliação do trabalho realizado, dos avanços obtidos e dos desafios que temos pela frente e constatamos a necessidade de manter nossa Federação unida, coesa e atuante”, completou Benes Leocádio.
Gilv@n Vi@n@

Seleção Administrativa do Governo ROBSON, toma posse

Secretários estaduais são empossados pelo governador Robinson Faria

secretariosrobinson
O governador do estado do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, empossou no final da manhã de ontem sexta-feira (2) os secretários de Estado da Administração Direta e Indireta. A solenidade ocorreu na Escola de Governo, no Centro Administrativo, e teve a presença do vice-governador, Fábio Dantas, de deputados estaduais, representantes potiguares dos poderes, do presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, Fábio Nogueira, e de prefeitos de cidades do Rio Grande do Norte.
Robinson Faria reafirmou o discurso de posse garantindo que a escolha dos secretários das pastas obedeceram a uma escolha técnica, sem levar em consideração o interesse de grupos políticos. “O povo do Rio Grande do Norte confiou ao nosso governo a missão de comandar o estado, por isso optamos por uma escolha técnica, por enxergar que a única forma de gerenciar o RN era manter esse perfil dos secretários, que a partir de agora terão de montar suas equipes e iniciar o trabalho imediatamente. As dificuldades não podem ser desculpa para a falta de ação”, declarou.
“Queremos o diálogo permanente e a transparência em todos os atos do nosso Governo. Queremos dos secretários que eles possam ver e interpretar a vontade do povo, manter essa proximidade para dar respostas aos cidadãos que confiaram nas nossas propostas e iniciaram no RN uma nova fase, quebrando as correntes dos velhos grupos. Com as ações deles, esperamos que o RN volte a ser um estado líder, com capacidade de investimento, de realizar obras e que não viva a reboque do Governo Federal”, encerrou.
Foram empossados para a administração direta:
-Secretaria de Esporte – George Câmara;
-Secretaria da Juventude – Maria Divaneide Basílio;
-Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária – Raimundo da Costa Sobrinho;
-Secretaria das Mulheres – Maria Teresa Freire da Costa;
-Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico respondendo interinamente – Orlando Gadelha Simas Neto;
-Secretaria Estadual de Tributação – André Horta Melo;
-Secretaria Estadual de Planejamento e das Finanças – Gustavo Maurício Filgueiras Nogueira, que responderá interinamente também pela Secretaria de Estado da -Administração e dos Recursos Humanos;
-Secretaria Estadual de Agricultura, da Pecuária e da Pesca – Haroldo Abuana Osório;
-Secretaria Estadual de Saúde – José Ricardo Lagreca;
-Secretaria Estadual de Comunicação – Geórgia Nery;
-Secretaria Extraordinária de Articulação Política– Hudson Pereira de Brito;
-Secretaria Estadual de Turismo – Ruy Pereira Gaspar;
-Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social – Kalina Leite Gonçalves;
-Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social – Julianne Dantas Faria;
-Secretaria Estadual de Educação – Francisco das Chagas Fernandes;
-Secretaria Estadual de Infraestrutura – Jáder Torres;
-Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – José Mairton França;
-Gabinete Civil – Tatiana Mendes Cunha;
-Procuradoria Geral do Estado do RN (PGE) – Francisco Wilkie;
-Consultor Geral do Estado – Eduardo Nobre.
Para a administração indireta, tomaram posse:
-Comandante Geral da Polícia Militar – Coronel Ângelo Mário de Azevedo Dantas;
-Delegacia Geral da Polícia Civil – Estênio Pimentel;
-Comandante Geral do Corpo de Bombeiros –  Coronel BM Otto Ricardo Saraiva de Souza;
-Procon – Cyrus Benavides;
-IDEMA -Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente – Rondinelle Silva Oliveira;
-Emater – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Cesar Oliveira;
-Departamento Estadual de Imprensa – Paulo Araújo;
-Fundação José Augusto – Rodrigo César Souza de Macedo (Rodrigo Bico);
-Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) – Ney Lopes Júnior;
-Datanorte – Rildo Tarquineo de Albuquerque;
-Presidência da Caern – Marcelo Saldanha Toscano;
-Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte S/A (CEASA) – Theodorico Bezerra;
-Instituto Técnico-Científico de Polícia – Odair de Souza Glória Júnior;
-Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern) – José Marlúcio;
-Departamento Estadual de Trânsito – José Marcos Freire;
-Diretor Presidente da Potigás – Carlos Alberto Santos;
-Junta Comercial do RN – Sâmya Aby Faraj.
Gilv@n Vi@n@

Caraubense é indicado para a Sejuc

É de Mossoró o indicado para a Sejuc. O Caraubense Renato Fernandes é o nome indicado para a Secretaria Estadual de Justiça e da Cidadania. Indicação do PP do deputado federal Betinho Rosado.
Gilv@n Vi@n@

Novo presidente do TJRN promete ações de austeridade no Judiciário

claudiosantosposse
O desembargador Claudio Santos assume a Presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte pregando austeridade. Em seu discurso de posse, o novo presidente do TJRN destacou a necessidade do Poder Judiciário potiguar reduzir seus gastos e se adequar à realidade atual pela qual passa o Estado e o País. “O Rio Grande do Norte deve ter o Poder Judiciário que o seu povo pode pagar. Não o que nós imaginamos que deva ser ou o que o vírus da minha veia de mecenas acredita como ideal”, sintetizou. Ele destacou que nenhum Poder do Estado, instituição ou órgão público está à margem da realidade de penúria social e econômica.
O magistrado apontou que, na repartição de receitas, o Judiciário não pode se apoderar de um quinhão de recursos acima do imprescindível ao equânime exercício das demais atividades públicas, pois há muitas outras também importantes e necessárias ao razoável gozo da cidadania. Defendendo a diminuição da máquina estatal, o desembargador Cláudio Santos disse entender que “já passa da hora de se mudar a curva ascendente da insensatez na gestão dos recursos públicos, com o crescente aumento das despesas públicas, isolando-se cada órgão e voltando-se unicamente para o reduzido horizonte de seu próprio umbigo”.
Claudio Santos falou sobre o descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal pelo TJRN em razão do aumento dos gastos com despesas pessoais decorrentes de decisões judiciais nos últimos anos, entre elas a implantação da Gratificação de Técnico de Nível Superior. O novo presidente apontou um crescimento de 1.024% nos gastos com pessoal resultantes de decisões judiciais, entre 2008 e 2013. “Vamos perseguir – inclusive sem a necessidade de controle externo – a submissão dos gastos do Poder Judiciário às balizas legais. Não há mais como fugir desta obrigação”.
Gilv@n Vi@n@

‘Playboy’ revela capa com ex-amante de doleiro

capaplayboy
Gilv@n Vi@n@

‘Não somos ladrões’, diz principal aliado de Lula

gilbertocarvalho
Ao transmitir o cargo de ministro da Secretaria Geral da Presidência, o petista Gilberto Carvalho afirmou nesta sexta-feira (2) que “nós não somos ladrões” e que “temos que levantar a cabeça e honrar nossa luta”, em referência aos membros do partido.
Carvalho assumirá o comando do Conselho Nacional do Sesi e passou seu cargo para o também petista Miguel Rossetto, que era titular do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
“A política é feita pra servir. Estou muito feliz porque a imensa maioria dos nossos companheiros, dos nossos ministros, dos nossos assessores, trabalha aqui por amor, trabalha aqui para servir. Nós não somos ladrões”, afirmou à Folha de São Paulo.
Gilv@n Vi@n@

Venda de carros cai 7,4% em 2014 e tem pior desempenho em 12 anos

carros
O mês de dezembro foi o terceiro melhor da história em vendas de carros no Brasil, mas os números preliminares apurados pela Folha mostram que a indústria automotiva nacional tem poucos motivos para celebrar os resultados de 2014.
No acumulado do ano, a queda nos emplacamentos de carros de passeio e comerciais leves foi de 7,4%, a maior queda percentual desde 2002. Foi o segundo ano consecutivo de retração no setor – houve queda de 4% em 2013. Foram licenciados 3,33 milhões de automóveis no ano passado, conta que não inclui ônibus e caminhões.
O aperto no crédito, resultado do mau momento da economia brasileira – que também afetou a disposição do consumidor de se endividar – explica em grande parte a queda nas vendas. A Copa do Mundo também afetou o resultado do setor, segundo as montadoras.
Gilv@n Vi@n@

CONSEQUÊNCIAS

Empresas da Lava Jato podem demitir 100 mil até março

20150103025115_cv_lavajato1471074_753931201353903_7472098162614945788_n_gdeOs efeitos políticos da Operação Lava Jato deverão ser graves, mas as consequências econômicas poderão ser ainda piores. As empresas acusadas de corrupção na Petrobras demitiram um pouco menos de 10 mil trabalhadores.
Até março, o governo trabalha com a estimativa de que 100 mil trabalhadores possam perder o emprego devido às dificuldades econômicas que essas empresas vão enfrentar por causa da Lava Jato.
Como diz o ditado: "A CORDA SÓ TORA NO MAIS FRACO" > Neste caso do LAVA JATO - O TRABALHADOR.
Gilv@n Vi@n@

Ato anticorrupção de Dilma visto como ação marketing

20150103022108_cv_CorrptCHARGE~1_gdeO “pacote anticorrupção” anunciado pela presidente Dilma Rousseff (PT) em seu discurso de posse deve encontrar resistência no Congresso, inclusive na base de sustentação ao governo. Dilma prometeu enviar cinco projetos para tornar “julgamentos mais rápidos e punições mais duras”: transformar em crime o enriquecimento não justificado de agentes públicos e a prática do “caixa dois” em campanhas eleitorais; dar mais agilidade a processos que envolvem pessoas com prerrogativa de foro; permitir o confisco de bens adquiridos de forma ilícita e agilizar processos sobre desvios de recursos públicos.
As três primeiras propostas já tramitam no Congresso, por iniciativas de outros autores. Integrantes da base aliada classificam as ideias como ação de marketing.
Gilv@n Vi@n@

PRF intensifica fiscalização com auxílio de radares nas BRs que cortam o RN

Fiscalização-radares-CAPA-dia-03-01-15-Reprodução-Inter-TV-Cabugi
Nesta época do ano, muitas pessoas pegam as estradas com destino aos litorais Sul e Norte do Rio Grande do Norte. Para evitar acidentes e garantir a segurança, a Polícia Rodoviária Federal está intensificando as fiscalizações no Estado com o auxílio de radares móveis durante a Operação Rodovida.
Segundo a PRF, a multa pode variar de R$ 85 a R$ 574 para quem exceder os limites de velocidade máxima permitida nas rodovias federais. Nos casos de ultrapassagens proibidas, a multa pode chegar a R$ 1.915. As equipes de fiscalização revelam que já fizeram mais de 15 mil registros em duas semanas de operação. A maioria, motoristas flagrados nas BRs 406 e 304. O radar portátil é posicionado em pontos críticos das rodovias.
Gilv@n Vi@n@

1º ESCALÃO DO GOVERNO

Governador nomeia equipe de gabinete

robinsonchegada
O Diário Oficial do Estado, edição de hoje (03), traz a nomeação de uma parte da equipe que vai compor o gabinete do governador Robinson Faria (PSD). Confira abaixo:
Lumena Augusta de Almeida Bulhões: chefe de gabinete
Luciano Oliveira de Faria: coordenador de informática
Ana Cláudia Bulhões Porpino de Macedo: subsecretária do Gabinete Civil
Marlene Irene de Araújo Vilaça: para exercer o cargo de provimento em comissão de Coordenador, do Gabinete Civil do Governador do Estado.
Otávia de Medeiros Faria Varela: coordenadora Financeira
Rafael Pithon Dantas: secretário particular do governador
Major PM João Carlos Assunção Pereira de Oliveira: coordenador de segurança
João Maria Dutra de Oliveira: assessor especial
José Alves Terceiro Neto: assessor especial
Alice Cachina França Barros: coordenador administrativo
Gilv@n Vi@n@