ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

23 agosto, 2014

Prefeitura de Rodolfo Fernandes realizará concurso público

A Prefeitura Municipal de Rodolfo Fernandes/RN realizará concurso público de provas e títulos para os cargos de provimento efetivo.

As informações detalhadas estão no Edital no sitewww.conpass.com.br
Gilv@n Vi@n@

Irregularidades no PASEP levam o bloqueio do FPM de 218 municípios

Dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) apontam que 218 Municípios tiveram o recurso do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) bloqueado para o 2º decêndio creditado na última quarta-feira, 20 de agosto. A medida ocorreu por falta de pagamento do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), ou pagamento em atraso.
Veja a Nota Técnica aqui.
Gilv@n Vi@n@

Diretoria da FETAM/RN, realizou Reunião Geral na manhã de ontem em Caraúbas

Aconteceu na manhã de ontem na Câmara Municipal de Vereadores aqui em Caraúbas, das 09h as 13h reunião geral dos membros da Direção Geral  da Federação dos Trabalhadores em Administração Pública do Rio Grande do Norte - FETAM/RN e os Diretores dos Polos Sindicais.
A referida reunião teve como pauta:
01. Leitura da ATA da reunião extraordinária da Direção Executiva do dia 08 de agosto;
02. Apresentação de relatório administrativo da secretaria de Finanças;
03. Discussão e encaminhamento sobre a participação da FETAM na construção do Plano Estadual e Municipais de Educação 2014/2015;
04. Discussão sobre e posição politico/eleitoral dos municipais sobre as candidaturas majoritárias nas eleições 2014;
05. Informes da FETAM e da CUT/RN;
06. Outros assuntos.
A Coordenadora Geral do SINDSPUMC, Professora Herculana Neta Viana, abriu a reunião dando boas vindas aos Companheir@s e participantes e no final do encontro a Coordenadora do Polo Médio Oeste, Wésia Sena agradeceu a participação de tod@s.
PRÓXIMOS ENCONTROS NA FEDERAÇÃO:
* Reunião do Conselho Administrativo e Político, dia 31 de outubro na Cidade de Assú.
* Reunião do Conselho Diretor, dia 19 de dezembro na Cidade de Mossoró.
Gilv@n Vi@n@

Pibinho 580x394 Rousseff esconde o pibinho e culpa Mantega
Gilv@n Vi@n@

charge PROMETeus ORIGINAL 580x334 Eleições
Gilv@n Vi@n@

charge emtempo7 580x290 O MALUCO QUE FAZ FALTA
Gilv@n Vi@n@

ESTÃO MUITO ENGANADOS 550hp ...ESTÃO MUITO ENGANADOS!
Gilv@n Vi@n@

Em Natal, Fátima tem 29,1% contra 25,8% de Wilma, segundo pesquisa Seta


A candidata Fátima Bezerra (PT) lidera a corrida pela única vaga do Senado entre os eleitores de Natal. A petista aparece com 29,1% das preferências na pesquisa estimulada do Seta Instituto. Wilma de Faria (PSB) vem logo em seguida com 25,8% das intenções de voto. As duas estão empatadas dentro da margem de erro, que é de 3% para mais ou para menos, na mais nova pesquisa Nominuto/Seta divulgada nesta sexta-feira (22).
noticia_114851
natal_seta-senado_espon_770Natal_seta_senado_rejei_770
Gilv@n Vi@n@

Henrique e Robinson empatados em Natal


A corrida eleitoral para o governo segue acirrada e aberta em Natal. É o que aponta a mais nova pesquisa do Seta Instituto divulgada nesta sexta-feira (22) em parceria com o portal Nominuto.com. Na estimulada, Henrique Alves (PMDB) obteve 29,4% das intenções de voto na capital, seguido de perto por Robinson Faria (PSD) com 27,5%, numa clara situação de empate técnico.
O Seta Instituto ouviu 800 eleitores entre os dias 16 e 17 de agosto nas quatro zonas administrativas da capital. A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa Nominuto/Seta foi registrada no TRE-RN com o número 00014/2014.
governo_espontaneogoverno_estimuladogoverno_rejeicao
Gilv@n Vi@n@

Quase 30 parlamentares estão na mira da Ficha Limpa


Os efeitos da lei da Ficha Limpa podem frustrar os planos eleitorais de 26 deputados federais e um senador, entre eles cinco suplentes que atuaram neste mandato. Em todo o Brasil, mais de 400 candidaturas, conforme levantamento já divulgado pelo Congresso em Foco, foram contestadas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) com base na legislação, alterada em 2010 e aplicada pela primeira vez a candidatos a deputado, senador, governador e presidente da República.
Dos 27 parlamentares federais e suplentes cujas candidaturas foram contestadas, nove casos ainda não foram analisados pela Justiça eleitoral. É a situação dos deputados Paulo Maluf (PP) e Newton Lima Neto (PT), que tentam a reeleição por São Paulo.
Gilv@n Vi@n@

15 crianças são envenenadas em escola com produto para matar ratos

Quinze crianças foram internadas por envenenamento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caucaia, na Grande Fortaleza, na tarde desta sexta-feira (22). De acordo com a Polícia Militar, um estudante da Escola Helena Aguiar Dias compartilhou com colegas de classe.
“Os pais da criança afirmaram em depoimento que o filho recebeu o veneno de um homem não identificado, que pediu pro aluno distribuir com os colegas na escola. Ainda vamos ouvir uma criança para esclarecer o caso, mas quando elas estiverem melhores”, explica do cabo da Polícia Militar Luciano Rocha Almeida.
As crianças deram entrada na UPA de Caucaia, com ânsia de vômito, dor de cabeça e dor no estômago. Elas recebem soro, passam por hidratação e por um processo de lavagem estomacal, que irá remover o veneno do corpo. As crianças se recuperam bem e não correm risco de morrer.
A polícia acredita que o veneno é um produto proibido usado para matar ratos. Se ingerido em grandes doses, pode ser letal também para humanos. A polícia faz buscas pelo homem que supostamente entregou veneno para que fosse distribuído na escola.
“Se essa versão for confirmada e o suspeito preso, ele poderá responder pela tentativa de homicídio das 15 crianças que ingeriram o produto”, explica o policial militar.
Gilv@n Vi@n@

PSB protocola no TSE nova chapa com Marina e Beto Albuquerque


2014082211266
Do Globo – O presidente do PSB, Roberto Amaral, protocolou na noite desta sexta-feira, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o novo pedido de registro de candidatura do partido à Presidência da República, com Marina Silva como cabeça de chapa e o deputado Beto Albuquerque como vice. Após a publicação do edital com o registro, os demais partidos têm um prazo de cinco dias para pedir a impugnação da candidatura. Depois desse período, o ministro relator João Otávio de Noronha poderá encaminhar o pedido para julgamento em plenário.
No TSE, Amaral disse que uma eventual saída de Marina do PSB no próximo ano, quando a candidata pretende dar continuidade ao processo de criação da Rede Sustentabilidade, depende apenas de sua vontade. Segundo o socialista, o PSB não irá impor a permanência de Marina no partido caso seja eleita. “Isso é uma decisão dela, nós a abrigamos no PSB em um acordo público e sempre tratamos a Rede como se fosse um partido”, disse.
Gilv@n Vi@n@

Agenda dos candidatos ao governo RN neste sábado (23)

agenda dos candidatosConfira a agenda neste sábado (23) dos candidatos ao governo do estado, em ordem alfabética:
Araken Farias (PSL)
O candidato não publicou agenda
Henrique Eduardo Alves (PMDB)
08h: Visita à Cobal, em Mossoró
09h: Visita ao Mercado Central, em Mossoró.
10h: Praça da Gazeta
11h: Mercado do Vuco-Vuco
15h30: Caminhada com início na rua Dom Helder, no bairro Belho Horizonte.
Robério Paulino (PSOL)
10h: Participa de atividades da campanha em Mossoró com o candidato a vice-governador, Ronaldo Garcia.
Robinson Faria (PSD)
09h: Participa de caminhada no bairro Nova República, em Natal. Concentração na rua Castelo Branco.
17h: Participa de carreata em Mossoró. Saída do Largo da Cobal, no bairro Paredões.
Simone Dutra (PSTU)
11h: Faz campanha em Parnamirim
15h: Se reúne com apoiadores no loteamento Câmara Cascudo, Nova Natal.
Gilv@n Vi@n@

MDS orienta equipe da Sethas e entidades parceiras sobre o Programa Cisternas RN


Sem título
Técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) se reuniram com técnicos da secretaria e entidades parceiras para esclarecerem dúvidas sobre o desenvolvimento do Programa Cisternas RN – 1ª e 2ª águas.
De acordo com a secretária-adjunta, Paula Valéria, a ideia de promover esse encontro se deu pelo melhor esclarecimento e, consequentemente, para o bom desempenho dos trabalhos dentro do Programa.
Gilv@n Vi@n@

Arquitetura da Arena das Dunas está em exposição nos EUA

arena natal eua
As arenas construídas para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 se mostraram templos do futebol mundial e hoje são atrativos turísticos procurados no estado norte-americano da Flórida. Lá, a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) montou uma exposição não só da arquitetura dessas arenas, mas também da diversidade turística e cultural das 12 cidades-sede e a influência do futebol no estilo de vida do brasileiro.
A exposição “12 Stadiums, 12 Cities: Brazil 2014 World Soccer Destination” foi inaugurada em 05 de junho em Coral Glabes, na Flórida, e permanece até 14 de setembro. A visitação tem sido acompanhada pela curadora da exposição, Adriana Sabino. Segundo ela, a instalação buscou trazer características únicas do país, que atraísse o visitante a buscar mais informações sobre o Brasil e seus destinos.
Gilv@n Vi@n@

Decisão judicial proíbe médicos do Estado de participarem de cooperativas


O juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Airton Pinheiro, publicou decisão que proíbe a presença de profissionais que prestam atendimento pelo Governo do Estado filiados a cooperativas médicas. A medida deverá entrar em vigor a partir de 1º de setembro. Contudo, médicos e Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) afirmam que irão recorrer da medida, que traria impactos negativos como falta de algumas especialidades.
De acordo com o texto publicado, em caso de descumprimento será cobrada multa às cooperativas no valor de R$ 10 mil por profissional e em cada mês. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) deverá recorrer da decisão judicial nos próximos dias.
Gilv@n Vi@n@

Cientista colombiana afirma que larvas de moscas podem curar feridas

moscas2As larvas de uma mosca típica dos trópicos pode servir para curar ferimentos e produzir antibióticos para combater organismos resistentes, segundo as pesquisas de uma bióloga da Universidade Nacional da Colômbia, que estuda as propriedades curativas e antibacterianas deste inseto. “A hemolinfa, que é como o sangue dos organismos invertebrados como as moscas, tem propriedades no processo de cicatrização”, disse à AFP a bióloga Paula Giraldo.
Ela explicou ter iniciado este projeto de pesquisa por acaso, enquanto estudava a presença de moscas da espécie tropical “Lucilia eximinia” em cadáveres, um método usado há anos na antropologia forense para determinar o tempo de morte de um corpo. Enquanto desenvolvia suas pesquisas, Giraldo pensou que estas moscas, que se alimentam de organismos mortos, deviam ter um sistema imunológico muito forte para suportar a presença de agentes patogênicos nos cadáveres, razão pela qual começou a pesquisar as propriedades antibacterianas das larvas.
Gilv@n Vi@n@

Hoje (23) se completa 111 anos do nascimento de Dinarte Mariz

dinartemarizO Rio Grande do Norte lembra hoje o aniversário de nascimento de um dos seus maiores líderes políticos: Dinarte Mariz. Nascido em Serra Negra do Norte, em 23 de agosto de 1903, adotou Caicó como sua terra e foi indicado prefeito em 1930. Governou o município por dois anos.  Insatisfeito com os rumos do Governo Federal tomou parte no Movimento Constitucionalista de 1932. Preso por três vezes, Dinarte foi recolhido à Casa de Detenção, no Rio de Janeiro.
Ao retornar ao RN, fundou o jornal A Razão, do qual seria diretor, e articulou juntamente com José Augusto Bezerra de Medeiros o Partido Popular (PP). Ao mesmo tempo, tornava-se um dos maiores comerciantes de algodão do Nordeste. Com a redemocratização do país, foi um dos fundadores da União Democrática Nacional (UDN), em cuja legenda tentou, por duas vezes consecutivas, e sem sucesso, eleger-se senador.
Chegou ao Senado, finalmente, no pleito de 1954, mas, logo em seguida, lançou-se candidato ao governo potiguar. Uma das obras da sua administração foi a Universidade do Rio Grande do Norte. Em 1962, foi, novamente, eleito senador. Em 1964, filiou-se à Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Foi reconduzido ao cargos ainda em 1970 e 1978. Com a volta do pluripartidarismo, filiou-se, em 1979, ao Partido Democrático Social (PDS). Dinarte morreu em julho de 1984.
Gilv@n Vi@n@

Duas cidades do RN estão entre as 200 do país com mais eleitores que habitantes

Em 194 cidades brasileiras, há mais eleitores que habitantes. É o que mostra um levantamento feito pelo G1 com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso representa 3,5% dos municípios do país, que tem quase 5,6 mil cidades.
Severiano Melo, no Rio Grande do Norte, com 2,5 mil eleitores a mais que habitantes. Passagem/ tem 4.113 eleitores contra 3.040 habitantes.  De acordo com o TSE, nem sempre o domicílio eleitoral é o mesmo que o domicílio civil. Por isso, a discrepância no número de eleitores e habitantes não configura necessariamente fraude. Para votar em determinados municípios, por exemplo, vínculos como os profissionais são aceitos.
Cidades com mais eleitores do que habitantes
Gilv@n Vi@n@

Pesquisa também divulgou rejeição dos candidatos em Mossoró


henrique cultura
A pesquisa Seta/Gazeta do Oeste ainda perguntou ao eleitor mossoroenses em quem ele não votaria de jeito nenhum. Henrique Alves (PMDB) lidera a rejeição com 20,7%, seguido de Robinson Faria (PSD) 11,3%Simone Dutra (PSTU) 7,9%Robério Paulino (PSOL) 5,7% e Araken Farias (PSL) 4,4%.
23,9% das pessoas ouvidas responderam ninguém, branco ou nulo e 16,7% não soube responder. A pesquisa ouviu 600 eleitores entre os dias 16 e 17 de agosto, sendo registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo 0013/2014. A margem de erro é de quatro pontos percentuais.
Gilv@n Vi@n@

Fátima Bezerra lidera pesquisa para o Senado, segundo pesquisa

fatima barra
Ainda segundo a pesquisa Seta/Gazeta do OesteFátima Bezerra (PT) venceria a disputa para em Mossoró com31,6%, enquanto Wilma de Faria (PSB) obteve 22,1%Ana Célia (PSTU) com 1,8%Roberto Ronconi (PSL) com1,6% e, Lailson de Almeida (PSOL) com 1,5%. 21,3% dos entrevistados disseram que não votariam em ninguém, branco ou nulo e os que não sabem somaram 20%.
Gilv@n Vi@n@

Pesquisa Gazeta/Seta: Henrique vence Robinson com 11% em Mossoró

henrique robinson 2Segundo pesquisa Seta/Gazeta do Oeste, o candidato ao governo do PMDB ao governo, Henrique Alves, lidera a disputa política em Mossoró. Henrique tem 33,3%, Robinson Faria (PSD) 22,3%Simone Dutra (PSTU) 1,6%, Robério Paulino (PSOL) 1,3% e Araken Farias(PSL) 0,8%.
23,9% dos entrevistados responderam ninguém, branco ou nulo e16,7% não souberam responder. A pesquisa ouviu 600 eleitores entre os dias 16 e 17 de agosto, sendo registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo 0013/2014. A margem de erro é de quatro pontos percentuais.
Gilv@n Vi@n@

Vice de Marina diz que propriedade de aeronave não é problema do PSB

A propriedade da aeronave Cessna prefixo PR-AFA que caiu com Eduardo Campos ganhou destaque no primeiro dia de campanha da candidata à Presidência Marina Silva (PSB). Vice na chapa e líder do PSB na Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque disse, neste sábado, que o assunto não é problema da chapa e voltou a pedir justiça e cobrar esclarecimentos sobre as causas do acidente que levou à morte sete pessoas.
“Quem comprou, quem vendeu não é problema nosso, mas dos proprietários da aeronave. O que queremos saber é o que ainda não foi explicado: como caiu esse avião que matou o nosso líder e como não tinha nada gravado na caixa preta”, declarou Albuquerque, sob gritos de “sabotagem”, por centenas de militantes.
Gilv@n Vi@n@

Marina promete acabar com a reeleição, mas desconversa sobre PSB

marina valor
A candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, prometeu nesta sexta-feira acabar com a reeleição e ficar apenas quatro anos no cargo caso seja eleita. A ex-senadora, no entanto, desconversou sobre a hipótese de permanecer no PSB durante um eventual mandato no Palácio do Palácio. Aliados de Marina devem retomar no próximo ano a coleta de assinaturas para criar o Rede Sustentabilidade. “Assumo o compromisso de acabar com a reeleição. Terei um mandato de apenas quatro”, disse a ex-senadora em entrevista coletiva.
A candidata disse, por outro lado, que este não é momento para discutir sobre sua saída do PSB. Alegou que a Presidência não pode ser objeto de poder de um partido. “Não devemos tratar o presidente da República como propriedade de um partido. A sociedade está dizendo que quer se apropriar da política e as lideranças políticas têm que entender que o Estado não é um partido e que o governo não é o Estado”, declarou em entrevista ao Valor Econômico.
Gilv@n Vi@n@

22 agosto, 2014

Agenda dos candidatos ao governo RN nesta sexta (22)

agenda dos candidatosConfira a agenda esta sexta-feira (22) dos candidatos ao governo do estado, em ordem alfabética:
Araken Farias (PSL)
O candidato não divulgou agenda
Henrique Alves (PMDB)
08h30: Gravação de programa eleitoral
15h: Caminhada em Macaíba, com concentração na rua Areia Branca
Robério Paulino (PSOL)
9h: Reunião com apoiadores na cidade de Umarizal
11h: Reunião com apoiadores e caminhada na cidade de Pau dos Ferros
14h: Reunião com apoiadores na cidade de Caraúbas
Robinson Faria (PSD)
10h: Atendimentos políticos
11h30: Evento no Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte), no bairro Cidade Alta, Zona Leste de Natal
16h: Caminhada no bairro Nova Descoberta, na Zona Sul de Natal
18h: Lançamento do comitê das mulheres com Robinson Faria e Fátima Bezerra
18h30: Lançamento do livro “Caravana de Sonhos”, do padre Murilo no Centro Pastoral de Parnamirim, na Grande Natal
Simone Dutra (PSTU)
5h30: Panfletagem na frente da fábrica da Guararapes, em São Gonçalo do Amarante
10h: Gravação programa de TV
16h: Reunião com a assessoria da campanha
Gilv@n Vi@n@

Servidores estão uma “arara” com o prefeito de Apodi

hqdefaultOs servidores de Apodi estão uma “arara” com o prefeito Flaviano Monteiro. A categoria reclama que, desde janeiro, ele não cumpre o Plano de Cargos, Carreira e Salários.
Gilv@n Vi@n@

É muito lero de alguns candidatos…..rsrsrsrs

charge2010-boi_dormindo
Gilv@n Vi@n@

Suicídio de Getúlio Vargas completa 60 anos

getulio vargas
Em quase 19 anos como presidente, Getúlio Vargas nunca havia sido atingido por ataques tão pesados quanto os desferidos em agosto de 1954. A exigência de que renunciasse ecoava no Congresso Nacional, nas Forças Armadas, na imprensa e na sociedade. Getúlio não renunciou. Na manhã de 24 de agosto, ainda vestindo pijama, deu um tiro no coração. O fatídico suicídio completa 60 anos neste domingo.
O governo estava em crise, por causa de denúncias de corrupção, mas perderia de vez as rédeas da situação com o atentado da Rua Tonelero. Na madrugada de 5 de agosto, o jornalista Carlos Lacerda saía de casa, no Rio, quando foi surpreendido por um atirador. Dono do jornal Tribuna da Imprensa, ele era o mais virulento crítico de Getúlio. Lacerda escapou vivo, mas o major da Aeronáutica que o acompanhava levou um tiro mortal. Uma investigação concluiu que a emboscada fora tramada por Gregório Fortunato, o chefe da equipe de segurança de Getúlio.
Em razão da morte do major, as Forças Armadas entraram com tudo na campanha pela renúncia. Os políticos da oposição davam a entender que, se Getúlio ignorasse as pressões, apoiariam os militares num golpe para tirá-lo do Catete à força.  Até o vice-presidente da República mudou de lado. O potiguar Café Filho — que, por ser vice, era também presidente do Senado, como mandava a Constituição — usou os microfones do Palácio Monroe para anunciar que havia proposto a Getúlio Vargas a renúncia de ambos. O Congresso elegeria o sucessor para terminar o mandato.
Gilv@n Vi@n@