ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

03 agosto, 2013

SARNEY ESTÁ BEM…





SARNEY É TRANSFERIDO PARA UTI



A MORTE TAMBÉM TEM FÉ…

Gilv@n Vi@n@

DILMA E A SAÚDE

Gilv@n Vi@n@

Larissa diz que a UERN está sucateada

A Assembleia Legislativa buscará solução para a crise financeira na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em audiência pública requerida ontem, no plenário da Casa, pela deputada estadual Larissa Rosado (PSB). “Vamos reunir segmentos da universidade, Promotoria da Educação, equipe econômica do Estado e outros organismos, e decidir medidas urgentes para a Uern”, informa Larissa, acrescentando que a data será decidida em conjunto.
A audiência é necessária, segundo a deputada, porque a Uern atravessa uma das mais graves crises da história. Há salas sem carteiras suficientes, espaços interditados, obras paralisadas, residências universitárias humilhantes.“Não há investimento pelo Estado, e a universidade está sendo sucateada. No Campus de Mossoró, falta dinheiro para comprar papel higiênico, lápis-pincel e folhas para aplicar prova. A situação é difícil em todos campi e núcleos”, adverte.
Gilv@n Vi@n@

Governo pretende reduzir expediente nas secretarias

Tribuna do Norte destacou que o contribuinte deverá se programar com antecedência ao procurar os órgãos públicos estaduais. Isso porque as repartições deverão operar, em breve, com horário de expediente reduzido. A medida faz parte do plano do Governo do Estado para reduzir as despesas públicas frente às restrições financeiras e o elevado deficit orçamentário do exercício corrente.
A decisão de adotar o “expediente corrido” poderá ser confirmada na reunião da próxima segunda-feira da governadora Rosalba Ciarlini com o secretariado. Há outras medidas para diminuir os curtos, algumas das quais foram publicadas na edição de hoje do Diário Oficial do Estado.
Gilv@n Vi@n@

RN: 17 cidades foram contempladas no Programa Mais Médicos; sendo um para Caraúbas

Menos de 17% dos municípios potiguares que se inscreveram no Programa Mais Médicos, do Governo Federal, foram selecionados para receber profissionais brasileiros inscritos no programa. De 101 municípios inscritos, apenas 17 vão receber o total de 37 profissionais. A maior quantidade de médicos, 16, ficará na capital do Estado. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), os municípios escolhidos são de maior vulnerabilidade social do interior.
A lista preliminar foi divulgada ontem pelo MS. Uma nova listagem será divulgada na próxima segunda-feira, dia 5. Isso por que, os médicos com registro válido no Brasil selecionados nesta fase tiveram até às 16h de hoje para homologar a participação no programa e assinar o termo de compromisso, confirmando o interesse no município indicado. A próxima chamada de médicos e municípios começa a ser divulgada no dia 15 desse mês.
Fonte: Tribuna do Norte
Gilv@n Vi@n@

Jornada do Rio dá um banho na da Espanha

A edição carioca da Jornada Mundial da Juventude cresceu em comparação ao evento realizado dois anos atrás, em Madri.
O balanço fechado pela Embratur mostra aumento significativo de público: 3,5 milhões de pessoas participaram da JMJ no Rio de Janeiro, contra as 2 milhões registradas na capital espanhola.
No quesito impacto econômico, o Rio também vence: 1,2 bilhão de reais, acima do 1 bilhão de reais de 2011.
No caso dos peregrinos que disseram ter interesse em voltar à cidade sede da JMJ, empate: tanto no Rio quanto em Madri, 90% confirmaram o desejo de retorno. Enquanto a versão brasileira foi acompanhada de perto por 5 500 jornalistas, 5 000 profissionais estavam credenciados em 2011.
O Brasil dá uma lavada nos espanhóis quando se olha para a repercussão do evento na internet: a página da JMJ-Rio no Facebook atraiu aproximadamente 1 100 000 fãs e 150 000 seguidores no twitter.
Gilv@n Vi@n@

Eles continuam farreando e você paga tudo

A Autoridade Política Olímpica é responsável pela organização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro. O presidente, ex- ministro das cidades Márcio Fortes, mandou reservar um milhão de reais para contratar carros para ele e os diretores da APO. Para o presidente um carrão de luxo. Para os diretores também carrão de luxo, mas com motor menos potente.
Para os demais funcionários, carros um ponto zero. Esse milhão não inclui motorista. O carro presidencial ficará à disposição 24 horas de segunda a domingo. Claro se o ex-ministro quiser trabalhar de madrugada ou no final de semana, o carrão vai estar lá. Tudo pago por você. Na sua opinião, esse gasto é necessário para o sucesso do Brasil na Olimpíada?
Gilv@n Vi@n@

Entidades religiosas se manifestam sobre “Lei do Aborto”

Entidades religiosas foram surpreendidas com a decisão do Governo Federal de aprovar sem vetos o projeto que obriga hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) a prestar atendimento emergencial e multidisciplinar às vítimas de violência sexual.
Desde que o projeto foi aprovado no Congresso Nacional, no início de julho, dirigentes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Federação Espírita Brasileira (FEB) e do Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política (Fenasp) se reuniram, pelo menos duas vezes com o governo, para alertar sobre pontos que consideravam críticos na proposta.
Apesar de não mudar as regras, o Palácio do Planalto anunciou mudanças em algumas expressões. O termo “profilaxia da gravidez”, por exemplo, será substituído por ‘medicação com eficiência precoce para evitar a gravidez decorrente de estupro”, para desestimular a prática de abortos na rede pública. O governo também vai ampliar o conceito de violência sexual, incluindo todas as formas de estupro, independente de situações e leis específicas.
Gilv@n Vi@n@

Assembleia Legisltiva promulga duas leis de Walter Alves

Os potiguares ganharam novas leis na última sexta-feira (2) nas áreas da saúde e do direito do consumidor. A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte promulgou duas leis de autoria do deputado estadual Walter Alves (PMDB) na edição de ontem do Diário Oficial do Estado (DOE).
A primeira lei, promulgada sob o número 9.765/2013, determina a inserção dos números de protocolos referentes a reclamações, solicitações de serviços e pedidos de informação nas faturas de serviços de água, luz e telefone e dá outras providências. “Ficamos felizes em saber que nosso trabalho vai garantir ainda mais segurança para os consumidores potiguares. Agora, o consumidor vai ter uma forma de acesso mais facilitada ao número daquele atendimento. Isso dá uma segurança jurídica maior para o consumidor”, destacou o peemedebista.
A segunda lei promulgada pela Casa, a de número 9.766/2013, obriga que o Instituto Científico de Polícia (Itep) passe a incluir o tipo sanguíneo e fator RH nos novos documentos de identidade. Com a nova lei, os profissionais da saúde terão mais agilidade em procedimentos de primeiros socorros. Em situações de resgate, os socorristas precisam saber o tipo sanguíneo da vítima para realizar um atendimento e para ter a informação para uma possível reposição através de transfusão. Para identificar o fator RH e o tipo sanguíneo, é gasto tempo, que nessas situações não devem ser desperdiçadas.
Gilv@n Vi@n@

Fim de aposentadoria como penalidade para juízes deve voltar à pauta do Senado

Na próxima semana, com o fim do recesso branco, senadores devem retomar os debates sobre o fim da aposentadoria compulsória de juízes afastados por crimes de corrupção. A medida prevista na proposta de emenda à Constituição (PEC) 53/2011 divide posições no Congresso e levou um grupo de magistrados a tentar um acordo com os parlamentares. A mobilização fez com que a PEC fosse retirada de pauta no último dia 11 por um pedido de vista da Mesa Diretora.
Os autores da proposta, entre eles o senador Humberto Costa (PT-PE), criticam as brechas deixadas pela atual legislação que permite que juízes que cometeram falhas graves sejam punidos com a aposentadoria, recebendo integralmente os benefícios. De acordo com esse grupo de parlamentares, a punição se transforma em um prêmio.
O relator da proposta, senador Blairo Maggi (PR-MT), reconheceu a necessidade de aperfeiçoar o regime disciplinar aplicado tanto aos magistrados quanto aos membros do Ministério Público. Maggi também é relator de outra proposta que prevê possibilidades de aplicação de penas de demissão e cassação de aposentadoria de promotores e procuradores. Para o relator, as duas matérias deveriam estar incluídas em um mesmo texto que trataria tanto de penalidades de juízes quanto de membros do Ministério Público.
Gilv@n Vi@n@

Henrique Alves: ‘Inconstitucional é o governo’

Determinado pautar o projeto do orçamento impositivo no Plenário da Câmara até a próxima quarta-feira, Henrique Eduardo Alves está na linha do lutar contra tudo e todos para colocar em prática sua principal bandeira, erguida durante a campanha à Presidência da Casa.
Henrique Alves aproveitou a reta final da tramitação da proposta para rebater as declarações de Miriam Belchior, que já disse enxergar a possibilidade de o projeto ser considerado inconstitucional.
Diz Henrique Alves:
- Inconstitucional é o governo não cumprir o orçamento aprovado pelo Congresso Nacional, algo que ocorre constantemente. Isso é desrespeito ao Parlamento.
Gilv@n Vi@n@

Deputado Kelps Lima poderá assumir a direção da Rede no RN

Um dos destinos partidários do deputado estadual Kelps Lima, que está com processo de desfiliação por justa causa tramitando no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, poderá ser a Rede, o novo partido que será criado pela ex-senadora Marina Silva.
Fontes do PANORAMA POLÍTICO garantem que as conversas do deputado com os líderes nacionais da Rede estão muito adiantadas. Nos próximos dias, Kelps deverá se reunir com a própria Marina Silva.
Gilv@n Vi@n@

Papa Francisco é o líder mais influente no Twitter, revela estudo

Um estudo do Projeto Reputation Metrics de Media Reputation Intangibles (MRI) da Universidade de Navarra (Espanha) revelou que embora não seja o usuário com o maior número de seguidores e que só tenha feito 100 publicações nesta rede social, o Papa Francisco definitivamente é o líder mundial com mais influência no Twitter.
Segundo o estudo, os mais de 22 mil retweets (RTs) que recebe cada publicação do Santo Padre no Twitter, convertem-no “com muita diferença”, no “líder com maior impacto e influência” nesta rede social.
“O segundo classificado, Nicolás Maduro, gera menos de 5.000 RT por tweet. Barack Obama, que era o líder indiscutível por popularidade (número de seguidores), fica em quarto lugar nesta classificação”, assinalou o relatório do projeto da Universidade de Navarra.
Gilv@n Vi@n@

Parentes processam o dono da Telexfree

Uma tia e um primo do fundador da Telexfree, Carlos Wanzeler, processaram a empresa. O motivo é o mesmo de uma enxurrada de outras ações abertas nas últimas semanas: querem receber de volta o dinheiro colocado no negócio criado pelo empresário, e que acabou suspenso pela Justiça sob suspeita de ser a maior pirâmide financeira da História do País.
No total, os dois parentes pedem cerca de R$ 15 mil, quantia que inclui também os lucros prometidos pela Telexfree para conquistar adesões. O valor é relativamente pequeno em comparação a outros processos, como o de um advogado de Mato Grosso que pede R$ 101 mil.
“Acredito que são parentes distantes, senão tinham investido um valor muito maior e estariam no topo da pirâmide”, afirma o advogado Alexey Campgnaro Lucena, que representa os dois e pediu sigilo de seus nomes.
Gilv@n Vi@n@

Donos da Priples têm bens, estimados em R$ 70 milhões, bloqueados

Os donos da empresa Priples, que foram presos neste sábado (3), no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, acusados de crime contra e economia popular e contra as relações de consumo, terão os bens bloqueados pela justiça. Segundo o delegado responsável pelo caso, Carlos Couto, o patrimônio de Henrique Maciel, 26 anos, e Mirele Pacheco, de 22, chega a R$ 70 milhões.
Ainda de acordo com o delegado, o montante será usado para devolver, ao menos, o valor inicial investido pelos sócios. Carlos Couto disse que o casal alega não proemter lucros altos. “Eles dizem que a empresa não alega retorno financeiro. Se o investimento não for pago em dinheiro, eles se reservam no direito de fazê-lo através de anúncios no site da Priples”, explica.
Do Jornal do Commercio, de Pernambuco
Gilv@n Vi@n@

Sarney continua na UTI, mas respira sem a ajuda de aparelhos

Senador está internado no Sírio-Libanês para tratar um acúmulo de líquido no pulmão. Ainda não há definição de diagnóstico, mas quadro é estável

Senador José Sarney
Segundo o boletim médico divulgado nesta sexta-feira (2), o senador José Sarney (PMDB-AP) continua internado na UTI do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, mas apresenta um quadro estável. Segundo o hospital, Sarney está "consciente, lúcido e respirando sem a ajuda de aparelhos".
A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), filha do senador José Sarney (PMDB-AP), disse nesta sexta-feira que os médicos ainda não sabem o que seu pai tem. "Estamos aguardando os resultados dos exames para ter uma definição (do diagnóstico)", afirmou ao deixar o hospital.
Sarney foi internado no domingo em um hospital de São Luís (MA), após sentir calafrios e dores no corpo. Na quarta-feira, foi transferido para a capital paulista. Segundo Roseana, o quadro de Sarney é estável e ele está reagindo bem às medicações. "Ele está bem, mas incomodado, como qualquer homem de 83 anos se sentiria com todos esses sintomas", disse.
A governadora disse que ainda não há previsão de alta e disse que permanecerá na cidade pelos próximos três ou quatro dias ao lado do pai. A mulher de Sarney e o filho Zequinha, que é deputado, também acompanham o senador. Segundo a assessoria do senador, a expectativa é que ele receba alta até o final da próxima semana.
O hospital informou que Sarney fez exames de imagem no cérebro, na face e no abdome e os resultados apontaram acúmulo de líquido no pulmão direito. Por essa razão, a equipe formada pelos médicos David Uip, Roberto Kalil e Carlos Gama optou pela transferência. A assessoria do senador destaca, no entanto, que a decisão de levá-lo à UTI diz respeito, sobretudo, à necessidade de preservar o paciente, pois ele estaria recebendo muitas visitas em São Paulo.
O deputado Zequinha, filho de Sarney, disse nesta quinta-feira, 1º, que não está descartada a possibilidade de ele ter contraído dengue. O ex-presidente da República começou a se sentir mal no último domingo em São Luís (MA), após sentir febre e calafrios. Ele foi transferido para o Sírio na quarta-feira, 31.
O ministro da Pesca, Marcelo Crivella, chegou no início da tarde desta sexta-feira ao hospital para visitar o senador. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) esteve no início da tarde desta sexta-feira no hospital Sírio-Libanês, onde tentou visitar o colega, mas não foi possível falar com Sarney porque ele passava por um ecocardiograma.
Caso
Sarney está internado no Sírio-Libanês, desde o dia 31 de julho. Ele chegou ao hospital, na capital paulista, vindo de São Luís (MA), onde estava internado no Hospital UDI para tratamento de uma infecção pulmonar. A assessoria informou ainda que a vinda a São Paulo foi um pedido da família para que ele pudesse aprofundar os exames, fazendo um check-up, mas que o quadro do político é bom. Há previsão de um novo boletim até o fim da tarde de hoje.
Político e escritor, o maranhense José Sarney está na vida pública há 60 anos. Ele foi governador do Maranhão, presidente do Senado e presidente da República de 1985 a 1990. Autor de diversos livros, Sarney é membro da Academia Brasileira de Letras.
* Com Agência Brasil e Agência Estado
Gilv@n Vi@n@

Rede tenta blindar Marina após aliado ser envolvido em depredação do Itamaraty

Ordem é tentar dissociar a ex-senadora das acusações que atingem o sociólogo Pedro Piccolo; executiva provisória da Rede deve discutir o tema em reunião na segunda-feira

Rede tenta poupar a ex-senadora Marina Silva do episódio que liga membro do novo partido a depredação do Itamaraty
Pega de surpresa pelo envolvimento de um de seus integrantes no ato que resultou na depredação do Palácio do Itamaraty em junho, a direção da Rede Sustentabilidade começou a montar uma estratégia para blindar a ex-senadora Marina Silva da repercussão do episódio. Articuladores do novo partido passaram os últimos dias orquestrando os primeiros passos da reação à notícia de que Pedro Piccolo, de 27 anos, foi identificado pela polícia em imagens do protesto com uma barra de ferro em mãos. O assunto agora será discutido pela executiva nacional provisória da nova legenda, em reunião marcada para a próxima segunda-feira.
A primeira orientação acertada pelo comando da nova sigla foi a de manter Marina distante do assunto, ao menos num primeiro momento. No fim de semana, deve ser decidido se a ex-senadora participará ou não da reunião da executiva, onde pode vir a dar uma declaração sobre o assunto. Se isso ocorrer, dizem interlocutores, o mais provável é que seja um posicionamento breve, tratando a atitude do aliado como “um erro de natureza pessoal”.
O assunto também pode aparecer em outra reunião da Rede, marcada para este sábado, em São Paulo. Nesse caso, entretanto, o objetivo do encontro é específico: estruturar a comissão executiva estadual provisória do novo partido de Marina. A ex-senadora, que de acordo com aliados está na capital paulista neste fim de semana, não deve participar.
“Nossa posição nesse processo é a mesma de sempre. Somos contra qualquer violência, seja contra pessoas ou contra o patrimônio público. Este, no nosso entendimento, foi um fato isolado, que infelizmente aconteceu”, afirma Pedro Ivo, um dos coordenadores da Rede Sustentabilidade. De acordo com ele, ainda não há certeza sobre a participação de Marina na reunião de segunda-feira, mas é “provável” que ela compareça ao encontro, que tratará também de outros assuntos relacionados à montagem do novo partido.
Piccolo é apontado pela Polícia Federal (PF) como dos sete suspeitos de terem depredado o prédio do Itamaraty, no dia 20 de junho. Na ocasião, um grupo de manifestantes conseguiu invadir o prédio e quebrou 65 janelas. Os manifestantes colocaram fogo no prédio e destruíram alguns móveis. No total, o prejuízo chegou a R$ 18,4 mil apenas com a reposição dos vidros quebrados, segundo o Itamaraty. Piccolo aparece em fotos com uma barra em mãos. O sociólogo afirma que pegou a peça para se defender e nega ter depredado o prédio.
Piccolo comunicou à direção da Rede a notícia de que havia sido notificado pela polícia na última segunda-feira, dias antes de a notícia sobre seu envolvimento no caso ter sido veiculada pelo jornal Correio Braziliense, na quinta-feira. Ele, então, apresentou-se à polícia para prestar esclarecimentos sobre o episódio e passou um relato detalhado a outros membros da executiva.
A primeira decisão concreta da Rede em relação ao caso foi o afastamento do sociólogo da executiva da nova sigla, anunciado nesta sexta-feira. Oficialmente, dirigentes afirmam que o pedido partiu do próprio Piccolo e foi aceito pelo comando da Rede. Em tese, o afastamento seria provisório, com o objetivo de aguardar a conclusão das investigações.
Alguns dirigentes reconhecem que ele deve mesmo permanecer fora da comissão. Ainda assim, alguns membros da executiva defendem a permanência do sociólogo no comando da nova sigla. Entendem que sua exclusão definitiva daria conotação maior ao caso. Segundo essa visão, a saída de Piccolo seria uma atitude “conservadora” e abriria um precedente para que qualquer membro acusado de alguma irregularidade seja removido do partido para proteger a imagem da Marina Silva.
Agora afastado da direção, o próprio Piccolo também evita se aprofundar em comentários sobre o caso. “O que eu tinha a dizer eu disse no posicionamento que já publiquei”, afirmou o sociólogo por telefone ao iG , em referência a um post que publicou no Facebook alegando que “errou politicamente”, mas que “não cometeu crime”. Nas conversas que manteve com alguns dirigentes da Rede, ele mostrou-se arrependido e disse que vai aproveitar o afastamento da direção do novo partido para “cuidar de problemas pessoais”.
Leia tudo sobre: marina silva  rede  itamaraty  pedro piccolo
Gilv@n Vi@n@

Júri condena 25 PMs a 624 anos de prisão por massacre no Carandiru

Os condenados podem recorrer da sentença em liberdade

Um júri popular formado por sete pessoas condenou na madrugada deste sábado (03), no Fórum Criminal da Barra Funda, zona oeste de São Paulo, 25 policiais militares a 624 anos de prisão cada um pela morte de 52 detentos no 3º pavimento do Pavilhão 9 da extinta casa de detenção. O episódio, que terminou com 111 pessoas assassinadas no dia 2 de outubro de 1992, entrou para a história como Massacre do Carandiru.
Foram considerados culpados por homicídio qualificado, já que não houve chance de defesa das vítimas. Os condenados, no entanto, podem pedir recurso da decisão em liberdade.
No total, foram cinco dias de julgamento com depoimentos de sobreviventes, autoridades e peritos. Este foi o segundo júri do caso. O primeiro, em abril, condenou 23 PMs a 156 anos de reclusão.
O julgamento
O último dia de júri popular foi marcado pelo embate entre as teses da acusação e da defesa, que tiveram espaço para as suas falas finais, com direito a réplica e tréplica. A advogada de defesa, Ieda Ribeiro de Souza, tentou provar que os policiais foram recebidos a tiros quando invadiram o Pavilhão 9. Ela afirmou que o trafico de armas de fogo no presídio era tão fácil quanto a entrada de drogas.
"Sete dias depois da rebelião, foram encontradas oito bananas de dinamite, uma granada e uma submetralhadora no Carandiru”, afirmou a defensora, que também projetou uma série de reportagens de crimes sem relação com a morte no Pavilhão 9, o que causou bate-boca com o promotor de Justiça Eduardo Olavo Canto, que perguntou à Ieda qual era a relação entre os vídeos e o massacre. “Em 1992, não tinha como documentar um sequestro, um assassinado, mas hoje sim. O que eu mostrei é o dia a dia dos policiais”, respondeu ela.
Já a promotoria surpreendeu ao revelar o número de assassinatos em serviço que cada réu responde sob alegação de legítima defesa, mesmo argumento defendido para justificar o massacre no 3º pavimento.
De acordo com o promotor, 300 pessoas foram mortas nestas circunstâncias até o ano 2000. Apenas um dos réus não responde por nenhum homicídio. Pelas contas do promotor, há policial com até 33 mortes sob justificativa de legítima defesa.
O massacre e o coronel
O massacre do Carandiru ocorreu no dia 2 de outubro de 1992. Durante uma rebelião, a Polícia Militar resolveu invadir o local e matou 111 presos. Nenhum policial morreu. A invasão foi comandada pelo coronel Ubiratan Guimarães, que chegou a ser condenado a 632 anos de prisão, mas em fevereiro de 2006 o Tribunal de Justiça de São Paulo reformou a decisão e o absolveu. Ubiratan acabou morto no mesmo ano, em setembro de 2006, com um tiro na barriga, em seu apartamento nos Jardins, região nobre de São Paulo.
Depois de ter sua história manchada, a casa de detenção foi desativada no começo de 2002 e demolida no final do ano. No lugar, foi construído o Parque da Juventude.
Leia tudo sobre: igsp  Carandiru  massacre do Carandiru  PM  Polícia Militar  julgamento júri popular
Gilv@n Vi@n@

02 agosto, 2013

IPTU só pode ser aumentado por lei, decide Supremo

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem (1º) que as prefeituras não podem reajustar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) por decreto quando existe lei tratando do assunto. A decisão unânime deve ser aplicada a casos semelhantes porque o processo foi reconhecido como de repercussão geral.
Os ministros analisaram recurso da prefeitura de Belo Horizonte que pretendia derrubar decisão do Tribunal de Justiça local, contrária ao reajuste por decreto. Eles entenderam que o procedimento violou a Constituição Federal e o Código Tributário Nacional (CTN) ao fixar uma correção monetária para 2006 maior que a inflação do ano anterior.
De acordo com o relator, ministro Gilmar Mendes, o reajuste do valor venal dos imóveis para fim de cálculo do IPTU só dispensa a edição de lei no caso de correção monetária. Nos outros casos, o Executivo é impedido de interferir no reajuste.
Gilv@n Vi@n@

Recursos do mensalão serão julgados até setembro

O ministro mais antigo do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello, afirmou nesta quinta-feira (1º) acreditar que até no máximo 20 de setembro a corte terminará de julgar os recursos dos 25 réus condenados no mensalão. No ano passado, o STF condenou à prisão ou a penas restritivas de liberdade políticos como o ex-ministro José Dirceu, acusado de chefiar esquema de compra de votos no Congresso por meio de com dinheiro público e privado operado pelo empresário Marcos Valério de Souza e o Banco Rural.
Mello entende que o mais provável que o relator do caso, o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, faça o julgamento dos réus em bloco, analisando questões semelhantes de uma vez só. O ministro acredita que a opção de sessões às segundas-feiras para julgar os recursos do mensalão não seja necessária. Para Mello, em quatro semanas, oito sessões podem resolver tudo, ainda que se estendam os trabalhos até a meia-noite ou pela madrugada.
Gilv@n Vi@n@

José Agripino afirma: Programa Mais Médicos revela desatinos do governo

Agripino: febre e termômetro
No dia em que o Congresso Nacional retoma as atividades após o recesso de julho, o líder do Democratas no Senado, José Agripino, disse que os sucessivos recuos do Governo Federal ao programa “Mais Médicos” é uma mostra clara de que o Executivo age com um misto de demagogia e atitude impensada.
Em aparte ao senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), nesta quinta-feira (1º), o parlamentar potiguar afirmou ainda que não se resolve o problema de saúde pública do Brasil com medidas superficiais, e sim com mais investimento no setor.
Febre
“Não é quebrando o termômetro que se cura a febre. O que se está querendo, ao exigir a permanência de dois anos do médico no Sistema Único de Saúde (SUS) como se fosse parte do currículo, é formar uma geração de médicos práticos, não de especialistas”, ressaltou o parlamentar referindo-se à decisão do governo federal de manter obrigatória residência no SUS pelo período de dois anos.
“O que é a residência? É um momento em que o médico faz sua especialização para o aprimoramento da profissão”, acrescentou.
Depois da pressão de universidades federais, especialistas e entidades médicas, o governo federal voltou atrás e desistiu de aumentar de seis para oito anos a conclusão do curso de medicina no Brasil. Já a manutenção da residência obrigatória é também duramente criticada por representantes do setor.
Os profissionais apontam como risco a falta de supervisão em serviços de emergência e nos postos de saúde do SUS, comprometendo o atendimento aos pacientes e a formação de profissionais.
Gilv@n Vi@n@

RN Sem Sorte: Polícia adia indicativo de greve; Saúde faz paralisação

Os policiais civis do Rio Grande do Norte decidiram na noite desta quinta-feira (01), em assembléia na sede do Sindicato da Polícia Civil (SINPOL-RN), adiar a votação de indicativo de greve para segunda-feira (05), às 18h, quando poderão avaliar resultado de nova reunião com o Governo (que acontecerá naquele dia, a partir das 10h).
Tal adiamento ocorre a pedido do presidente da comissão que negocia com servidores, o secretário de Administração e Recursos Humanos, Alber da Nóbrega, que garantiu que na segunda apresentará respostas para os itens da pauta.
A categoria observa, contudo, que essa é mais uma prova de que está disposta a avançar no diálogo, mas poderá deflagrar a greve na próxima semana, se não houver sinalizações concretas para atendimento das reivindicações.
Com informações do Sinpol-RN.
Já os profissionais da Saúde estão em greve, paralisando ou tornando ainda mais precário o atendimento nas unidades sanitárias do Estado desde ontem.
Até mesmo o serviço do Samu sofre retenção, só saindo para casos de “vida ou morte”.
Outra vez, o assunto foi tema de cobertura de órgãos de imprensa de cobertura no país, como a Rede Globo, através do Jornal Nacional (veja AQUI).
Gilv@n Vi@n@

Mossoró: Cláudia Regina faz aparição pública em evento do Senai

Cláudia é abraçada por presidente da Fiern, Amaro Sales (Carlos Costa)
A prefeita de Mossoró, Cláudia Regina (DEM), participou à noite desta quinta-feira (1º), da solenidade de formação de 184 alunos de cursos profissionalizantes do Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna/Senai, em Mossoró. A solenidade aconteceu no auditório do Sesi.
Contou também com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales, e do diretor regional do Senai/RN, Afonso Avelino Dantas Neto.
Para a prefeita Cláudia Regina, o Centro Ítalo Bologna, assim como todo o sistema (Fiern, Senai e Iel) tem papel importante na formação profissional de jovens mossoroenses. “É um histórico muito rico de formação de milhares de jovens (do Centro Ítalo Bologna) e, assistir à formação de mais quase 200 novos jovens profissionais é motivo de muita satisfação”, disse a prefeita.
Secretários
Os secretários municipais da Comunicação Social, Julierme Torres, do Desenvolvimento Social e Juventude, Patrícia Leite, o subsecretário do Trabalho, Turismo, Indústria e Comércio, Segundo Paula e o Oficial de Relacionamento Institucional, Petras Vinicius acompanham a prefeita na solenidade.
Com informação da Secretaria de Comunicação do Município.
Gilv@n Vi@n@

Golpe

Governo corta salários dos diretores do SINTE-RN
Sem planejamento e sem rumo o Governo do Estado resolveu investir contra quem mais contribui com luta por melhoria nos serviços públicos: os sindicatos. Já cortou as pernas do SINAI-RN, do SINDAÚDE e agora faz do maior sindicato do estado a bola da vez. Uma entidade formada por 17 regionais e 87 núcleos municipais. Uma organização que incomoda principalmente quando o governo não responde as necessidades da sociedade.
Para a coordenadora geral Fátima Cardoso, em todas as áreas a situação é a mesma: crise. “Sem escrúpulo o governo ataca as entidades sindicais, tentando impedir que o trabalho desempenhado pelo SINTE/RN possa ser realizado, já que apenas três diretores serão cedidos para atuar no estado inteiro”, critica.
“O Governo tem uma grande motivação para impedir nossa atuação e essa atitude mostra o desejo do Governo Rosalba e da secretária Betânia Ramalho de fechar o SINTE/RN. Um golpe baixo e mesquinho”, repudia a sindicalista.
A direção do SINTE/RN tem recebido diversas manifestações de apoio – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, da Central Única dos Trabalhadores, Sindicato dos Petroleiros e Associação dos Docentes da Universidade do Estado do RN – diante dessa retaliação perversa do governo. 
Gilv@n Vi@n@

Natal: Diário Oficial do Município de Natal traz promoções horizontais e verticais de educadores

A edição do Diário Oficial do Município de Natal desta terça-feira (30) trouxe a publicação das promoções verticais e horizontais dos educadores da rede municipal.
Confira aqui a lista completa dos contemplados AQUI.
Gilv@n Vi@n@

Gestão Democrática

Inscrições para curso de formação de Gestão Democrática são prorrogadas até dia 9

As inscrições para o curso de formação de Gestão Democrática foram prorrogadas até dia 9 de agosto. A atividade funcionará com uma pré-inscrição para quem desejar concorrer à direção das escolas e será oferecido pela SEEC.
A Gestão Democrática é uma das bandeiras defendidas continuamente pelo SINTE-RN. A luta da categoria tem trazido muito avanços e tornado a gestão das escolas mais participativa e democrática, aspectos que otimizam a educação pública.
Gilv@n Vi@n@

Ressentimento não é política social

Para filósofo, obrigar os estudantes de medicina a prestar serviço ao SUS é mera ideologia ou mentira deslavada

O estudante de medicina não terá mais oito anos de estudo, mas, ainda assim terá de servir o SUS. A OAB pensa algo parecido para o direito: o aluno desse curso deveria trabalhar em favela ao menos seis meses. Não nos espantemos se daqui uns dias alguém propuser que o aluno de arquitetura, para conseguir seu diploma, tenha de viver na roça durante um ano prestando assessoria gratuita a todo João-de-Barro que esteja para construir a sua casa.
Algum crítico apressado logo acusaria tudo isso de “populismo”. Ora, ainda que o uso eleitoreiro de medidas de adulação dos “mais humildes” exista, o centro dessas atitudes gravita antes em torno da psicologia do ressentimento do que da política propriamente dita.
Quem as propõe, com maior ou menor ênfase, diz querer mais justiça social, todavia, é difícil não ver nisso o desejo de punir os que “tiveram tempo para estudar”, ou seja, “os ricos” ou, na verdade, os que foram tomados arbitrariamente como privilegiados. Uma terra de prosperidade erguida sobre esse tipo de sentimento não tardará em mostrar-se uma ilha da má fantasia.
A ideia mais atual de justiça não é a de troca de equivalentes e a da sorte natural associada a mérito pelo êxito individual. Nada de “olho por olho e dente por dente” para o crime. Nada de “cada um por si e Deus para todos” para a vida social. No quadro contemporâneo há entre vários intelectuais os que querem aposentar de vez a Lei de Talião e o liberalismo de Locke. Para substituir a primeira oferecem a “prisão modelo” (e não a morte, a masmorra, a tortura ou similares), que é o perdão que Jesus ensinou, mas dentro das possibilidades de uma sociedade que não quer ver o criminoso de volta às ruas muito cedo. Para substituir a segunda propõem o liberalismo de Rawls, que diz que a liberdade que produz a diferença social é bem-vinda à medida que ela, por si só, já contribua para a promoção dos menos afortunados e, assim, melhore o igualitarismo social.
Essas duas substituições são a forma civilizada, intelectualizada e teórica dos que acreditam que dá para passar ao lado da execração do capitalismo (dos marxistas revolucionários) ou da sua simples idolatria moleirona (dos conservadores liberais) pelo que seria uma continuidade da “suavização das relações”, uma promessa interna ao que convencionamos chamar de a modernidade.
Um discípulo rasteiro de Nietzsche diria que as sugestões de Jesus e de Rawls nada são que formas de dourar a pílula do ressentimento. Pessoas seguidoras desses “bonzinhos” nada seriam que os perdedores, os fracotes de sempre. Tiradas as máscaras, o que veríamos seria o rosto horroroso de parasitas e pobretões que nunca quiseram outra coisa que não chicotear estudantes de medicina, direito e arquitetura – os “ricos”.
Prefiro pensar essas coisas separadamente. Jesus e Rawls possuem uma função válida no mundo atual. O que pedem não precisa ser visto como piegas, como uma faceta do chato do “bonzinho”. Suas doutrinas podem bem servir como política para uma sociedade de pessoas altivas. O que advogam talvez deva ser lido antes como a forma melhor de evitar o ressentimento que como uma psicologia transformada oriunda do ressentimento. Todavia, para pensar assim, certamente tenho de retirar desse pacote essa conversa de obrigar estudante a pagar por um suposto pecado original.
Existem impostos para todos. Os pais dos estudantes de medicina, engenharia e arquitetura das universidades federais pagam impostos tanto quanto os pais dos que não puderam ir para a universidade. Fazer os “ricos” pagarem duas vezes, uma em dinheiro e, depois, em serviços, e ainda dizer que isso é bom para eles porque estarão integrados no convívio social e irão aprender a tratar com a população mais pobre é mera ideologia ou, mesmo, mentira deslavada. Às vezes nada é senão propaganda barata de práticas já institucionalizadas faz tempo. Isso cheira, de fato, punição ou, ao menos, elemento catártico para os que as propõem.
As transformações de Jesus e Rawls não são negativas, punitivas, mas alvissareiras, positivas e promotoras. Visam empurrar os “de baixo” para eles irem para cima, mas sem qualquer tentativa de coactar os “de cima” ou lhes dar alfinetadas vindas da mediocridade.
O que se faz no Brasil com essas tentativas de encostar os “ricos” na parede não é algo aproveitável e que tenha a ver com Jesus e Rawls, é algo exclusivamente do ressentimento e só dele. Contra os nietzschianos rasteiros, insisto em dizer que Jesus e Rawls são uma coisa, e a atitude de fustigar os estudantes de cursos universitários “de ricos” bem outra coisa. Separá-las faz bem. Separando-as evitamos envolver rótulos políticos (esquerda e direita) nisso que dizem que é uma política social (e educacional), mas que, efetivamente, não é.
*Paulo Ghiraldelli Jr, 55, filósofo, escritor, cartunista e professor da UFRRJ
    Leia tudo sobre: Paulo Ghiraldelli Jr. • médicos • sus
    Gilv@n Vi@n@