ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

25 janeiro, 2014

OS 10% MAIS RICOS CONCENTRAM 42% DA RENDA NO PAÍS

Gilv@n Vi@n@

460 ANOS DE SÃO PAULO NA CRACOLÂNDIA…

Gilv@n Vi@n@

Setor eólico do Rio Grande do Norte é destaque no cenário nacional

O setor eólico do Rio Grande do Norte, destaque no cenário nacional no potencial de geração de energia, poderá em breve ser também detentor de uma nova e avançada tecnologia na construção de torres eólicas. A parceria para discutir o projeto de transferência de tecnologia foi tema de reunião nesta sexta-feira (24) entre o secretário do Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato, e o empresário Sérgio Azevedo, do grupo potiguar 2A Engenharia, e Frans Brughuis, da empresa holandesa ATS.
A tecnologia já utilizada em vários países, porém com poucas empresas detendo o conhecimento, tem como diferencial torres eólicas em concreto armado substituindo as utilizadas atualmente em estrutura de aço ou metal.
Com a parceria firmada entre os grupos, o transporte e a construção dos aerogeradores será mais ágil, o custo para produção de energia será menor e o Rio Grande do Norte passará a ter maior rapidez também no início do funcionamento dos parques eólicos.
GILV@N VI@N@

Grupos combinam no Facebook protestos contra a Copa do Mundo em 32 cidades

O Brasil deve assistir ao primeiro grande protesto nacional contra a Copa do Mundo neste sábado, 25. Manifestações estão sendo articuladas em 32 cidades, espalhadas por todos os estados. Os eventos têm adesão grande, pelo menos na internet, e devem contar com a presença de “blacks blocs”.
Ano passado, durante a Copa das Confederações, mais de 800 mil pessoas foram às ruas, segundo a Sesge (Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos). O povo protestou contra o uso de dinheiro público na organização do torneio da Fifa e pediu a destinação desses recursos para saúde, educação e moradia.
Na página de um dos eventos, o texto afirma que os gastos com organização do torneio aumentaram 285% em relação ao primeiro orçamento previsto e que a quantidade investida pelo poder público é maior do que o gasto dois últimos mundiais, na Alemanha, em 2006, e na África do Sul, em 2010.
Gilv@n Vi@n@

Governadora anuncia reajuste salarial, progressão e pagamento de férias para professores

A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, anunciou o reajuste de 8,32% para professores ativos e inativos da educação na tarde desta sexta-feira (24), durante despacho administrativo com a secretária estadual de Educação, Betania Ramalho. Na ocasião, a chefe do Executivo também anunciou a adição de uma letra (progressão horizontal) a partir de março a todos os professores e especialistas, bem como autorizou o pagamento do terço de férias a todos os servidores do quadro da Secretaria da Educação e adiantou que encaminhará para a Consultoria o projeto de lei que altera o porte das escolas da rede estadual.
Os projetos serão encaminhados à Assembleia Legislativa tão logo o ano legislativo seja iniciado. A rigor, o aumento de 8,32% será pago em fevereiro retroativo a janeiro e obedece ao Piso Nacional com percentual definido pelo Ministério da Educação. Ao todo, desde 2011, já foi concedido aumento acumulado de 91,53%. Na prática, um professor em início de carreira receberá R$ 1.780 contra R$ 930 antes da gestão da Governadora.
Gilv@n Vi@n@

Prefeitura de Natal lança portais da transparência do município e da Copa do Mundo

A Prefeitura do Natal lança oficialmente na próxima segunda-feira (27), as 10h, em solenidade no salão nobre do Palácio Felipe Camarão,sua transparência.
 
O Portal de Transparência do Município (www.natal.rn.gov.br/leideacesso/) e o Portal da Copa do Mundo de 2014 da capital potiguar (www.natal.rn.gov.br/copa2014/). O prefeito Carlos Eduardo participa da solenidade.
Gilv@n Vi@n@

Justiça manda refazer investigação sobre celular de José Dirceu no presídio da Papuda

12414
Deu na Folha de São Paulo...A VEP (Vara de Execuções Penais) do Distrito Federal determinou à Secretaria de Segurança e ao Complexo Penitenciário da Papuda que refaçam a investigação sobre suposto uso de celular pelo ex-ministro José Dirceu (PT) no presídio.
 
Preso desde novembro em Brasília, Dirceu teria conversado com um secretário do governo da Bahia no início do ano.Segundo a VEP, a Secretaria de Segurança –subordinada ao governador petista Agnelo Queiroz– arquivou a investigação no dia 22 de janeiro sem obedecer a nenhuma das determinações feitas pela Vara cinco dias antes.
Gilv@n Vi@n@

Mesmo com a decisão do TSE que manteve Rosalba no cargo, Assembleia publicou edital de posse de Robinson

Dep. Ricardo Motta
Presidente do Legislativo do RN
O Diário Oficial deste sábado (25) circula com o edital da sessão especial, convocando deputados estaduais para empossar o vice-governador Robinson Faria, na principal cadeira da Governadoria. Eis o edital:
 
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
 
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
 
O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE, em cumprimento à decisão judicial do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, proferida no Processo nº 314-60.2012.6.20.0033 – Classe 30ª, constante do Acórdão nº 16/2014, datado de 24 de janeiro do corrente e comunicado a esta Assembleia Legislativa por intermédio do Ofício nº 012/2014-GAB, para as providências devidas, CONVOCA os Excelentíssimos Senhores Deputados para a Sessão Especial de Posse do Excelentíssimo Senhor Vice-Governador, no cargo de Governador do Estado, a se realizar no dia 25 do corrente, às 09h30min, no Plenário Deputado Clóvis Motta,  sede do Poder Legislativo.
 
Deputado RICARDO MOTTA
Presidente
Gilv@n Vi@n@

Nordeste brasileiro: região mais violenta do mundo.

 
A organização não governamental mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal divulgou um estudo relacionando as 50 cidades mais violentas do mundo em 2013, dentre aquelas com mais de 300 mil habitantes. Delas, 16 são brasileiras, sendo nove na Região Nordeste, incluindo oito capitais. 
 Os dados são alarmantes, nenhum outro país teve tantas cidades incluídas na listagem. Depois do Brasil, o segundo colocado foi o México, com nove cidades, quantitativo que corresponde, apenas, aos municípios nordestinos brasileiros constantes do rol. 
 À exceção de Teresina (PI), todas as capitais do Nordeste constam na relação das maiores taxas de homicídio mundiais, sendo que o estado da Paraíba, além da capital João Pessoa, teve também incluído o município de Campina Grande. A pior performance no país foi a da capital alagoana, Maceió, com um índice de homicídios de 79,76 por 100 mil habitantes, seguida de muito perto por Fortaleza (CE), com 72,81 por 100 mil. 
 A criminalidade no Nordeste é hoje um problema crônico. A média da região, como apontam os dados colhidos no estudo mexicano (54,6/100 mil), é mais que o dobro da média nacional - por volta de 26/100 mil, de acordo com a última edição do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Triste realidade. 
 Como em qualquer outra região, a compreensão das causas da criminalidade nordestina é complexa. Porém, na análise do fenômeno regional, alguns fatores surgem claros como contributivos para a instauração do quadro atual. 
 O primeiro e mais óbvio é a robusta expansão das atividades relacionadas ao tráfico de drogas, que se instalaram na região de forma rápida e com pouca resistência. Há pouco mais de uma década, quadrilhas de tráfico de drogas eram quase exclusividade da região Sudeste do país. Com a forte repressão que ali começaram a sofrer, notadamente com as políticas de pacificação no Rio de Janeiro e a desarticulação das organizações em São Paulo, os criminosos viram-se forçados a migrar para outros estados, inicialmente em fuga. E o destino foram as cidades nordestinas. 
 Não tardou para que a escolha se revelasse acertada. Sem um histórico de combate efetivo ao tráfico, os estados da região foram verdadeiramente invadidos e dominados, potencializando suas vítimas fatais, pois onde o tráfico se instala a morte se multiplica. Hoje, os estudos das secretarias de segurança pública estaduais indicam que mais de 60% dos homicídios têm ligação direta com o tráfico de drogas. 
 O segundo fator que se evidencia é a utilização de uma estratégia errada no combate à violência. Com fama de região de “pistoleiros”, herdada de uma já remota época em que o Cangaço era a sua marca, o Nordeste serviu de celeiro para o que o governo federal considerava – ou dizia considerar - a solução para altos índices de homicídio: o desarmamento civil. 
 Nenhuma outra região do país teve tanto investimento em campanhas de desarmamento como o Nordeste. E os dados do Ministério da Justiça indicam que, no recolhimento de armas, ali se conseguiu uma ótima adesão. Nas primeiras edições da campanha, Sergipe e Alagoas foram os estados com maior número de armas entregues, mas isso, como mais uma vez se mostra, não produziu nenhum efeito no número de homicídios. As capitais dos dois estados surgem agora entre as 50 cidades mundialmente mais violentas. 
 Enquanto se investia em retirar de circulação armas sem potencial letal – as únicas atingidas por campanhas de desarmamento -, o tráfico se expandia. Era uma organização extremamente “profissional” sendo combatida de forma surpreendentemente amadora, a ponto de, em alguns estados nordestinos, até há bem pouco tempo, sequer se admitir oficialmente que ali havia quadrilhas instaladas. Tentava-se a salvação pela negação. 
 Hoje, a questão não pode ser mais ignorada. A cada estudo a situação nordestina parece piorar e é necessário adotar medidas urgentes e efetivas para evitar o caos. Algumas, é fato, já se iniciaram, mas é um jogo em que a reação somente começou a ser esboçada com um placar já muito adverso. Resta saber se ainda é possível reverter o quadro, ou se caminharemos ainda mais rumo a outro indesejável título: o de possuir a região mais perigosa do planeta. 
 Considerando o histórico nordestino recente, aliado à sua extensão territorial, à densidade demográfica e à divisão geopolítica, o título parece estar garantido.
 
Por Fabricio Rebelo* 
Gilv@n Vi@n@

SELEÇÃO DE EMPREGO


 A Promotoria de Justiça da Comarca de Apodi comunica a todos os interessados que está selecionando uma pessoa para trabalhar como recepcionista terceirizada.

Entre as atribuições do cargo estão o atendimento ao público externo e às ligações telefônicas, o recebimento e a devolução de documentos e processos, a postagem de documentos nos Correios, a xerocópia de documentos e processos, entre outras que lhe forem conferidas.

Os(as) candidatos(as) precisam ter o ensino médio completo, conhecimentos básicos de informática e internet (word, excel e explorer), 18 anos de idade, vida pessoal e profissional discreta e idoneidade moral.

Não serão contratadas pessoas com filiação partidária ou parentesco com qualquer ocupante de cargo eletivo até o 4º grau (primos) e aqueles que tenham registro criminal.

A remuneração é de R$ 776,51, para uma jornada de 40 horas semanais, assegurados, ainda, todos os demais direitos trabalhistas, tais como auxílios transporte e alimentação, férias, 13º salário, aviso prévio, etc.

Os(as) interessados(as) deverão enviar currículo com foto para o e-mail mp-apodi@rn.gov.braté o dia 04 de fevereiro de 2014. Os pré-selecionados serão convocados para entrevista pessoal entre os dias 04 e 05 de fevereiro de 2014.
Atenciosamente,

SÍLVIO RICARDO GONÇALVES DE ANDRADE BRITO
Promotor de Justiça
Coordenador das Promotorias de Justiça da Comarca de Apodi
Gilv@n Vi@n@
Coordenação do SINDSPUMC realizou Assembleia Extraordinária na manhã de ontem (24)

Foi realizada na manhã de ontem (24), na Sede social do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas – SINDSPUMC, Assembleia Geral Extraordinária. A Assembleia teve início com um momento de respeito e solidariedade pelo falecimento de Francisco Tavares de Oliveira – CHICO TAVARES, pai do Diretor Administrativo Aldimar Oliveira e pelo falecimento de Rita Cesária ela mãe da sócia Ana Lúcia de Paiva. Após a Coordenadora Geral em Exercício Wésia Nogueira de Sena e Francisca Luzia da Silva – Vice presidente da FETAM/RN repassaram informes sobre as discussões que participaram desde novembro discutindo as diretrizes do Plano Municipal e o Sistema de Educação que está sendo reformulado como também enfatizaram a participação nas discussões do orçamento na Câmara Municipal, comtemplando diversas emendas que foram votadas por unanimidade pelos Vereadores do nosso município. Seguindo a pauta Wésia Sena repassou que enviou ofício cobrando a negociação do Plano dos Servidores, falando que se não tiver retorno de resposta reiterará outro ofício cobrando a discussão. Em relação ao piso dos Professores, apresentou a proposta que ora já vinha sendo discutida e que enviou ofício ao Exmo. Prefeito Municipal Ademar Ferreira no dia 21 deste reivindicando o Piso e o Plano dos Servidores. O reajuste 8.32% foi concedido a todos os Professores que estão exercendo suas funções pedagógicas. Foi implementada também a Jornada de Hora-Atividade a partir do ano em curso. O Secretário Municipal de Educação Professor Robenildo Lima esteve presente na assembleia e colocou alguns informes sobre as discussões com o SINDSPUMC, como também da Semana Pedagógica que acontecerá dia 28 de fevereiro no Auditório da UFERSA. Agradecendo a participação de todos Wésia finaliza a assembleia pedindo a união e a participação dos Sócios na LUTA.
Por Herculana Neta
Gilv@n Vi@n@

Prefeitura de Upanema instala sinal de internet gratuita em praças públicas

A Prefeitura de Upanema instalou ontem, 23, o sinal de internet Wi-Fi em duas praças públicas da cidade. O serviço vai permitir que à população acesso gratuito à internet.
O roteador, equipamento que envia o sinal para computadores e demais dispositivos, como celular e tablet, foi instalado na Praça Antenor Severino da Costa e contempla também a Praça Fabiano Pereira de Paula, ambas na avenida 16 de Setembro.  O sinal de internet vai atender o trecho que vai do Hotel Central até o Complexo Esportivo. Outras praças públicas serão contempladas posteriormente.
Gilv@n Vi@n@

Piso de agentes de saúde pode ser votado em 2014

Apesar da falta de consenso, a votação do piso nacional para os agentes comunitários de saúde (Projeto de Lei 7495/06) é uma das prioridades da Câmara dos Deputados para 2014. O assunto poderá voltar à pauta do Plenário em março, segundo previsão feita no ano passado pelo presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves.
Hoje, a categoria recebe uma parte dos R$ 950 repassados aos municípios pelo governo federal. Um texto aprovado pela comissão especial que analisou o projeto prevê um aumento progressivo do piso, até chegar a dois salários mínimos em 2015.
A agente comunitária de saúde Ruth Brilhante de Souza afirma que, em alguns municípios, o valor repassado ao agente é inferior a um salário mínimo. “Não temos definição do salário do agente comunitário de saúde. Cada município paga o que define. Se o governo manda R$ 950, o município faz sua parte burocrática e define o que vai para os agentes comunitários de saúde, o que, às vezes, não chega a um salário mínimo.”
Gilv@n Vi@n@

Lei que pune empresa envolvida em corrupção entra em vigor no fim deste mês

A partir de 29 de janeiro, não apenas servidores públicos poderão ser punidos por corrupção. Entra em vigor a chamada Lei Anticorrupção que permite a aplicação de multas de até 20% sobre o faturamento anual bruto de uma empresa envolvida em corrupção.
 
A responsabilização objetiva de empresas envolvidas em infrações representa uma das principais novidades da norma. Antes, as companhias poderiam alegar que a infração foi motivada por um ato isolado de um funcionário e um servidor público, como lembra o relator da matéria em comissão especial da Câmara dos Deputados.
Gilv@n Vi@n@

Volta do calor faz consumo de energia no Brasil bater novo recorde

O Globo – A volta de altas temperaturas nos últimos dias na maior parte do país fez com que o consumo de energia voltasse a bater novos recordes históricos no sistema brasileiro.
No último dia 23 ocorreu a terceira quebra consecutiva de recorde de pico de consumo de energia. A demanda chegou a 83.307 megawatts (MW) às 15h24m.
O recorde anterior tinha sido de 8.306 MW no dia anterior (22), segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Teve recorde de consumo no pico na região Sul com um total de 17.315 MW às 14h19m e também no Sudeste/Centro-Oeste, onde a demanda máxima instantânea atingiu 48.955 MW às 14h31m.
Gilv@n Vi@n@

Queda do peso argentino põe em alerta mercado do Brasil

A queda mais forte do peso argentino, ocorrida nos dois últimos dias, colocou em alerta investidores do mercado brasileiro.A informação é da Folha de São Paulo.Ontem, o dólar subiu e fechou no maior preço (R$ 2,395) em cinco meses em relação ao real e a Bolsa registrou uma queda 1,98% do seu principal índice.
 
Os movimentos tiveram mais relação com dados pouco animadores da China e com novos sinais de redução dos estímulos nos EUA do que com a turbulência do vizinho.As Bolsas do mundo todo se desvalorizaram e, entre as 24 moedas emergentes mais negociadas, 18 caíram em relação ao dólar, refletindo a aversão geral de investidores a aplicações de maior risco.
 
12397
Gilv@n Vi@n@

UERN fará campanha educativa sobre programa de saneamento do governo

Considerado o maior programa de saneamento realizado no estado, o Sanear RN terá inclusive uma campanha educativa, para apresentar os seus objetivos. A responsabilidade será da UERN.
Gilv@n Vi@n@

Presidente em exercício do STF libera inquérito paralelo ao mensalão para oito investigados

O presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, atendeu a um pedido de oito investigados do inquérito 2.747, que surgiu como desdobramento do processo do mensalão, e permitiu que eles tenham acesso aos autos.A informação é da Folha de São Paulo.
 
Entre os investigados estão o ex-diretor do BB Henrique Pizzolato, que está foragido, e o banqueiro Daniel Dantas. O inquérito começou a tramitar no STF em março de 2007, após o Ministério Público apresentar a denúncia do mensalão.
Gilv@n Vi@n@

Faixas são espalhadas atacando Wilma

12403
Ainda repercute as faixas sem assinatura espalhadas no percurso do Aeroporto Augusto Severo até a Arena das Dunas, onde atacam a ex-governadora Wilma de Faria (PSB).
Wilma não foi à inauguração da Arena das Dunas e há especulações que o cerimonial do Palácio do Planalto não teria enviado convites. As faixas atacam Wilma e ninguém sabe ao certo quem teria espalhado na BR 101. Alguém interessado em enfraquecer Wilma junto a presidente Dilma Rousseff? Mas, quem?
Gilv@n Vi@n@

Manifestação das Diretas Já completa 30 anos

Há 30 anos, multidões vestidas de amarelo surpreenderam o Regime Militar com o grito das Diretas Já. Manifestações pacíficas apressaram a volta da democracia. O povo tinha pressa, queria eleger o presidente da República e acabar com o rodízio de generais no poder.
Gilv@n Vi@n@

Previsões apontam para chuvas entre normal e abaixo do normal de fevereiro a abril deste ano

Nos dias 20 e 21 de janeiro foi realizada em Fortaleza-CE, a III Reunião de Análise e Previsão Climática para o Norte do Nordeste do Brasil, coordenada pela FUNCEME - Fundação Cearense de Meteorologia. Nessa reunião estiveram presentes representantes da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte e dos centros estaduais de meteorologia do Nordeste, CPTEC/INPE, INMET, UECE, IRI (USA), UK MET OFFICE (Reino Unido) e outras instituições. A precipitação prevista para as microrregiões do RN, para o trimestre fevereiro, março e abril de 2014, segundo as categorias de maior probabilidade de ocorrência será de normal e abaixo do normal.
Baseados em estudos, no posicionamento da Zona de Convergência Intertropical durante dezembro de 2013 e a primeira quinzena de janeiro de 2014 e na análise dos resultados dos principais modelos oceânicos/atmosféricos (CPTEC/INPE, FUNCEME. IRI, UK Met Office, FUNCEME) e estatísticos (INMET), os meteorologistas concluíram que existe uma tendência de que as chuvas para os próximos três meses (fevereiro a abril) variem entre normal a abaixo da normalidade com grande variabilidade temporal e espacial na ocorrência das chuvas. Como acontece todos os anos, durante o mês de fevereiro será realizada no Rio Grande do Norte a IV Reunião de Análise e Previsão Climática para o Norte da Região Nordeste, coordenada pela EMPARN, com data ainda a ser definida, oportunidade em que serão avaliadas as variáveis de interesse e atualizada a previsão para os meses seguintes.
Gilv@n Vi@n@

Professores continuam preocupados com superlotação de alunos nas salas de aula de escolas estaduais

Após o desabafo da professora jardinense Silvana Martins, agora foi a vez de receber um artigo, assinado pelo diretor-regional da Associação dos Pedagogos do RN, professor Ivanilson Costa, que leciona na Escola Estadual João Ferreira de Souza, em Santa Cruz. Ele também destaca a preocupação da comunidade escolar, com o novo método adotado pelo Governo do Estado, para realizar as matrículas nas escolas estaduais. Pelo método, de acordo com os professores, inevitavelmente teremos salas de aula superlotadas.
“Será que estamos prezando por uma Educação verdadeiramente transformadora ou estamos apenas tentando exportar um modelo pré-existente, baseado apenas na quantidade? Qual a preparação que esses indivíduos têm, ao sair da escola? São questões importantes que servem para nossa reflexão, enquanto escola e sociedade”, diz Ivanilson em um dos trechos do seu artigo
Gilv@n Vi@n@

23 janeiro, 2014

Vacinação contra o vírus HPV começa em 10 de março

A partir de 10 de março, a vacina contra o vírus HPV passará a ser ofertada a meninas de 11 a 13 anos nas escolas públicas e privadas ou nos postos de saúde. A cobertura, em 2015, será para meninas de 9 a 11 anos; e, a partir de 2016, a vacina será dada às meninas de 9 anos.
O objetivo da vacina é reduzir a circulação do HPV, vírus transmitido no contato sexual e ligado à quase totalidade dos casos de câncer do colo de útero. A eficácia da vacina é estimada em 98,8% contra esse tipo de câncer o terceiro mais frequente na população feminina brasileira.
O esquema vacinal adotado pelo Brasil é o estendido, em que a segunda dose é dada seis meses após a primeira, e a terceira dose é aplicada cinco anos após a primeira.
Gilv@n Vi@n@

Nova fórmula da cerveja está em consulta pública

O Ministério da Agricultura disponibilizou ontem (22) para consulta pública a proposta brasileira para mudança na fórmula da cerveja. As partes interessadas têm dois meses para se manifestar sobre o assunto e fazer sugestões. O texto atual teve como base discussões com o setor cervejeiro ao longo de 2013. Ele permite a adição de matérias-primas de origem animal como leite e mel à bebida. Hoje, para ser considerada cerveja, o produto só pode receber sucos vegetais.
A receita proposta pelo governo contemplou a maior parte das reivindicações dos cervejeiros. No entanto, não houve consenso quanto ao pedido de parte do setor privado de redução do percentual de cevada maltada de 55% para 50%. Isso permitiria uma adição maior de cereais, como milho e arroz, e diminuiria os gastos com matéria-prima. A alteração, no entanto, não foi considerada necessária pelo Ministério da Agricultura e ficou de fora do texto consolidado com o setor. O objetivo da mudança na fórmula da cerveja é permitir a fabricação de maior variedade e de versões mais refinadas da bebida, tornando o setor cervejeiro mais competitivo no Brasil e no exterior.
Gilv@n Vi@n@

PEC viabiliza criação de lei federal sobre concursos

O Congresso poderá aprovar uma lei federal sobre concursos, com a possibilidade de estados e municípios elaborarem normas suplementares para seus próprios exames. Esse é o objetivo da Proposta de Emenda à Constituição 63/2012, que aguarda para entrar na pauta de votações da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) com voto favorável do relator, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).
A PEC foi elaborada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) por sugestão da Associação Nacional dos Concurseiros (Andacon) e teve a adesão de 30 senadores, sendo 27 o número mínimo de assinaturas para iniciar a tramitação. Se aprovada na CCJ, ela será avaliada pelo Plenário do Senado.
A ideia do texto é tornar concorrente entre União, estados e municípios a competência de legislar sobre concursos. Para isso, seria preciso incluir o item “concursos públicos” na listagem de temas do artigo 24, que prevê o poder concorrente dos entes federados em legislar. Além disso, a PEC também inclui no artigo 37, que rege os princípios da administração pública, um parágrafo que faculta ao Congresso a iniciativa de legislar sobre o assunto.
Em seu voto, Rollemberg apontou que, se aprovada, a PEC permitirá uma lei nacional para disciplinar os concursos públicos. “Isso vai colocar um paradeiro definitivo no sem-número de eventos que comprometem a lisura, a eficiência e o próprio objetivo da seleção pública de servidores, recuperando a moralidade e os altos princípios que levaram a Assembléia Nacional Constituinte a assentar a imposição de concurso público para o acesso a cargos de provimento efetivo”.
Gilv@n Vi@n@

União repassou quase R$ 25 bilhões aos beneficiários do Bolsa Família em 2013

Uma década após a criação do programa, o Bolsa Família fechou 2013 com o recorde de R$ 24,5 bilhões transferidos a famílias de baixa renda. Criado em 2003, com a intenção de retirar da extrema pobreza todos os grupos familiares que estão nessa condição, o programa já transferiu R$ 164,7 bilhões nos últimos dez anos.
Considerando todo o montante gasto com o Bolsa Família, o valor das transferências é mais que o dobro do valor investido (obras e aquisição de equipamentos) pela União nos ministérios da Educação e Saúde entre 2001 e 2012 (R$ 66,7 bilhões).
O número de bolsistas foi multiplicado por quatro na última década. No ano passado, 14,1 milhões de famílias foram beneficiadas pelo Bolsa Família, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Há dez anos, 3,6 milhões de famílias eram assistidas.
Gilv@n Vi@n@

Prefeito de Mossoró anuncia dívida de R$ 16 milhões na Saúde

O Mossoroense - Ontem, no começo da tarde, o prefeito interino Francisco José Júnior (PSD) reuniu a mídia mossoroense para anunciar o relatório parcial da equipe de auditores da Secretaria Municipal de Saúde.
O levantamento dos últimos 15 dias apontou uma dívida que totaliza R$ 16.260.234, sendo R$ 8.764.498 de dívidas com fornecedores. Nesse item só os débitos em medicamento são de quase R$ 6 milhões.
Já com prestadores de assistência hospitalar a dívida é de R$ 7.503.234, sendo mais de R$ 2 milhões de plus com médicos. “Esses números são relativos aos últimos 15 dias. Podem ser ainda maiores”, acrescentou o prefeito interino Francisco José Júnior.
Gilv@n Vi@n@

Preço da gasolina, do gás e de telefonia fixa devem ficar estáveis

Os preços da gasolina, do botijão de gás e da telefonia fixa devem ficar estáveis, este ano, enquanto a tarifa residencial de eletricidade deve subir 7,5%, de acordo com estimativas do Banco Central (BC), divulgadas na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).
A projeção do BC para o conjunto dos preços administrados por contrato e monitorados, em 2014, foi mantida em 4,5%, mesmo valor estimado em novembro. Para 2015, a estimativa é a mesma: 4,5%.
Gilv@n Vi@n@

Lula vem ao Nordeste liderar linha de frente de Dilma

O ex-presidente Lula vai botar o pé na estrada a partir de fevereiro, quando inicia visitas a municípios que são marcos dos principais programas sociais do governo, segundo Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo de hoje. Lula deve começar pelo Nordeste avalia a colunista,  em comunidades de destaque do Luz para Todos e Bolsa Família.
 
'Lula já tinha se colocado à disposição do partido para iniciar o périplo a partir de março, mas deve antecipar a agenda. Em ano eleitoral, a estratégia é tomar a dianteira na pré-campanha, enquanto Dilma Rousseff não pode vestir o figurino de candidata.'
Gilv@n Vi@n@

Prognóstico para a quadra chuvosa de 2014 preocupa com ameaça de poucas chuvas

Deu na Tribuna do Norte... Os meteorologistas do Nordeste estão menos otimistas com relação à quadra chuvosa do semiárido em 2014, que começa em fevereiro e vai até maio. Ao final de uma reunião realizada ontem em Fortaleza, o prognóstico apontava a seguinte condição: acima da média 25%;  em torno da média 35% e abaixo da média 40%. Os números, foram anunciado ontem pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), durante o encerramento do XVI Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino. Com a previsão, o órgão faz um alerta para a possibilidade de a seca ser prolongada em 2014.
E devido as previsões, e a situação atual dos mananciais e abastecimento de água, o Governo do Estado deverá estabelecer um planejamento para prolongamento do uso da água. Segundo Bistrot, nesta próxima quinta-feira (23), haverá uma reunião do Comitê da Seca para análise dos dados de previsão concebidos nesta reunião.
12362
Gilv@n Vi@n@

350 mil eleitores da Paraíba podem ter títulos cancelados

Mais de 350 mil pessoas correm o risco de perder o título de eleitor por não ter feito o recadastramento, conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) divulgou nesta terça-feira (21). Apenas 55% dos eleitores de João Pessoa se cadastraram e 51,7% de Campina Grande. Segundo o tribunal, faltam 215 mil na capital paraibana e 134 mil no compartimento da Borborema.
 
O prazo acaba no dia 21 de março de 2014. O mutirão da biometria segue com reforço no atendimento até o dia 31 de janeiro. O Coordenador da Eleições do TRE-PB, Clóvis Oliveira, explicou que a procura está abaixo da meta.
Gilv@n Vi@n@

Ministério vai investigar delegado flagrado com viatura em motel

Portal Noar destaca que a Promotoria do Patrimônio Público de Natal instaurou inquérito civil público nesta quarta-feira (22) para apurar as denúncias de desvios praticadas pelo delegado Odilon Teodosio, que foi exonerado pela governadora Rosalba Ciarlini da chefia da Delegacia de Polícia da Grande Natal (DPGran).
Reportagem do SBT Brasil, veiculada nesta terça-feira (21), expos nacionalmente como o delegado utiliza a estrutura da Polícia Civil para fins particulares. Teodósio foi flagrado usando a viatura da Polícia Civil potiguar (não caracterizada) para ir jantar com uma jovem e, depois, entrar com ela num motel. Segundo a matéria, a jovem que foi encontrada com o delegado Odilon Teodósio ainda é menor de idade. “Vou fazer 18″, disse ela quando questionada pela equipe de reportagem do SBT. Odilon negou as denúncias.
Gilv@n Vi@n@