ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

23 março, 2013

Registro semanal da GREVE da Educação em Caraúbas

CAMINHADA PELAS RUAS DA CIDADE
PLANTÃO DE GREVE NA SEDE DO SINDSPUMC
ENTREVISTA COM A INTER TV CABUGI

SERVIDORES REGISTRANDO PLANTÃO DE GREVE

ASSEMBLEIA GERAL NO SINDSPUMC
VISITAS NAS ESCOLAS

REUNIÃO COM OS PAIS EM PRAÇAS PÚBLICAS

CONCENTRAÇÃO PARA REUNIÃO COM OS PAIS 

SESSÃO DA CÂMARA NA AABB

HERCULANA USA A TRIBUNA PARA COBRAR APOIO DOS EDIS

VEREADORES PRESENTES NA SESSÃO

SERVIDORES EM PRAÇA PÚLICA

Por Herculana Neta
Gilv@n Vi@n@

Comitiva de Dilma gastou R$ 340 mil para ver Papa dos Pobres

GILV@N VI@N@

PARADA DE ADVERTÊNCIA


SINTE/RN rebate ofício da 1ª Dired sobre Parada de Advertência

A direção do SINTE/RN tomou conhecimento de um ofício enviado às escolas ligadas à 1ª Dired que versa sobre a Parada de Advertência realizada nos dias 14 e 15 em toda rede estadual. O Sindicato esclarece que os professores em Estágio Probatório não são impedidos de participar das atividades sindicais, conforme citado no documento e pediu esclarecimentos sobre em que bases legais se deu a afirmativa em um ofício encaminhada à Dired.
Quanto à reposição dos dois dias de paralisação das atividades, o SINTE/RN tem por deliberação que estes representam menor prejuízo ao aluno do que a falta de professores nas escolas. A Secretaria de Educação deve repor à sociedade o prejuízo causado nas escolas onde ocorre revezamento de turmas ou suspensão das aulas por falta de água como está acontecendo na Escola Estadual de Bom Jesus cujas aulas são de 20 minutos, como também acorre em Brejinho.
No ofício enviado à chefe da 1ª Dired o SINTE/RN assevera o compromisso com os alunos ao tempo que apresenta paradoxos e contradições da SEEC que está sendo omissa às necessidades da comunidade escolar. O governo não faz a reposição dos prejuízos causados por diferentes formas. Em 2011 e 2012, o Colégio Atheneu suspendeu suas aulas por diversas vezes devido às condições precárias. Além disso, muitas aulas não são ministradas por falat de professor.
A direção do SINTE/RN cobra que a responsabilidade seja bilateral. “Paramos por falta de investimento na Educação e nos profissionais. E enquanto persistir tal situação, novas paradas e até a greve será convocada e todos, inclusive os professores em estágio probatório, participarão legitimamente” diz o ofício do Sindicato.
Fonte: SINTERN
GILV@N VI@N@

CNTE lança campanha “Educação Pública, Eu Apoio!”

A CNTE lançou na tarde desta quinta-feira (21) a campanha “Educação Pública, Eu Apoio!”

Apesar de alguns avanços recentes, como a inserção de estudantes nas escolas de ensino básico e também no acesso ao ensino superior, a educação no nosso país tem um longo e difícil caminho para se tornar referência e atingir o padrão de qualidade necessário.
O momento é urgente. 2013 será decisivo para a educação uma vez que há importantes medidas importantes em pauta, como a aprovação sobre o Plano Nacional de Educação, que estabelece, entre outras metas, a destinação de 10% do PIB para educação até 2020; o respeito à Lei Nacional do Piso do Magistério, que precisa ser cumprida integralmente pelos gestores como definiu recentemente o STF; e a votação dos recursos dos royalties do petróleo para a educação, entre outros.
A campanha quer conscientizar a sociedade a cobrar melhores condições de trabalho nas escolas públicas, como melhoria da infraestrutura, universalização das matrículas, formação e valorização dos profissionais, mais participação de toda a comunidade escolar e respeito à diversidade e inclusão.
Segundo o presidente da CNTE, Roberto Leão, "essa campanha se faz necessária para que todos os brasileiros e brasileiras entendam a necessidade de defender uma escola pública de qualidade. A escola pública é a grande escola do Brasil."
Uma das maneiras de participar é entrar no site Educação Pública, eu Apoio (www.educacaoeuapoio.com.br) e assinar a petição, que será enviada para o Congresso Nacional cobrando o respeito às leis, a implantação do PNE e os royalties para a educação.

Uma grande campanha nacional em televisão, rádio, web e mídia impressa está sendo lançada pela CNTE, incluindo a veiculação de VT´s que simbolizam esse movimento crescente de apoio à educação pública de qualidade.
O site www.educacaoeuapoio.com.br concentrará todas as atividades da campanha ao longo do ano. Acesse e saiba mais!
*Com informações do site da CNTE
Gilv@n Vi@n@

Brasileiro deveria tomar menos banhos e lavar mais as mãos, diz especialista


A pior consequência da diarreia é a desidratação, que pode ser grave tanto em crianças quanto em idosos, informou o pediatra e mestre em infectologia pediátrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Edimilson Vigotski.
“Sobretudo as crianças são as mais afetadas, porque têm um comportamento que permite o acesso ao agente infeccioso, [quando, por exemplo, põem] a mão na boca, no chão, e têm menos noção de higiene”, explica. Além disso, diz o médico, esse grupo pode apresentar o problema com maior frequência e, quando adoece, tem mais probabilidade de uma complicação que pode levar à morte.
Para o pediatra, “o brasileiro deveria tomar menos banhos e lavar mais as mãos”. Segundo ele, a prática contribuiria para evitar doenças como conjuntivites, gripes e resfriados. O médico alerta os pais para os sintomas da diarreia como boca seca, lábios rachados, confusão mental e diminuição da urina, além da evacuação mais pastosa ou até mesmo líquida.
Gilv@n Vi@n@

“Todo mundo nú”: Universitários ficam nus durante manifestação cultural na UFRN


O Portal G1 de Notícias destaca que alunos do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ficaram nus no campus central da instituição, em Natal, na tarde desta quinta-feira (21). A manifestação artística faz parte Semana de Antropologia da universidade. 
Segundo a UFRN, a XII Semana de Antropologia é realizada pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). A foto da manifestação – alterada graficamente pelo autor – foi tirada ao lado do prédio do CCHLA na tarde desta quinta. Nesta manhã  de ontem (22), o G1 ligou várias vezes para o número do Departamento de Artes que está disponível no site da UFRN, mas ninguém atendeu.
De acordo com o texto publicado no site da universidade, o evento aborda o tema ‘Antropologia, Políticas Públicas e Direitos Humanos’.
Gilv@n Vi@n@

Língua inglesa pode sair do currículo escolar em 2015


A língua inglesa pode ser retirada do currículo escolar brasileiro a partir de 2015, se a Câmara dos deputados aprovar um projeto de lei que considera o ensino da disciplina irrelevante. O projeto inicial do deputado federal Francisco Praciano (PT-AM) foi aprovado no último dia 15 de março.
Em seu relatório, Praciano destacou que é notável o fracasso do processo de aprendizagem da língua estrangeira no ensino médio e criticou a forma como a disciplina vem sendo lecionada em sala de aula. Para esclarecer e debater sua afirmação, a comissão parlamentar solicitou uma audiência pública.
“Na verdade, o inglês é hoje um mero acréscimo, principalmente nas escolas da rede pública, em que tem carga horária reduzida, deficiência quanto à formação de professores, ausência de um ambiente propício para o aprendizado da língua, por conta, principalmente, da superlotação das salas de aula”, criticou o parlamentar.
Gilv@n Vi@n@

Dilma tem 58%, Marina, 16%, e Aécio, 10%, diz Datafolha


A presidente Dilma Rousseff lidera a mais nova pesquisa Datafolha de intenções de voto para a Presidência da República. Se a eleição fosse hoje, a petista teria 58%, seguida pela ex-senadora Marina Silva (Rede), com 16%.
Logo atrás estão o senador Aécio Neves (PSDB-MG), com 10%, e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que aparece com 6% das intenções de voto. Neste cenário, 6% declararam voto nulo ou em branco, e 3% disseram não saber em quem votar.
Na pesquisa anterior, realizada em dezembro do ano passado, Dilma tinha 54%, Marina aparecia com 18%, Aécio, 12%, e Campos, 4%. A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 21 de março e ouviu 2.653 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Gilv@n Vi@n@

Estão abertas as seleções de unidades básicas de saúde para investimentos do PAC 2


O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) recebe até o dia 5 de abril inscrições de unidades básicas de saúde (UBS) em todo o país para seleção 2013. A meta é criar 1.253 novas unidades e ampliar 5.629 já existentes.
Os investimentos apoiarão a construção de novas UBS com padrão indicado pelo Ministério da Saúde, a ampliação de unidades existentes para alcançar o padrão mínimo ou para aumentar a oferta de serviços. Para participar, os municípios devem possuir unidades próprias, ou seja, os investimentos não poderão ser utilizados para ampliação de unidades alugadas. Os recursos também não poderão ser utilizados para aquisição de equipamentos e mobiliário.
Os municípios devem enviar as propostas através do Sistema de Monitoramento de Obras do Ministério da Saúde até o dia 5 de abril. Para cadastrar, é necessária a utilização da mesma senha do Fundo Nacional de Saúde.
Gilv@n Vi@n@

Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios confirmada para julho


A Confederação Nacional de Municípios (CNM) já definiu o período da XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento municipalista nacional, o maior da América Latina, vai ocorrer na primeira quinzena de julho. A partir do mês de abril, a CNM promoverá uma série de reuniões nos estados para definir a data do mês de julho e os temas que serão incluídos na pauta prioritária da Marcha.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski adianta que a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios deve incluir, entre seus temas, a necessidade de convencimento do Congresso Nacional para um Pacto Federativo que mude o atual rateio dos impostos arrecadados, com maior participação dos Municípios na divisão do bolo. “Atualmente, lembra Ziulkoski, são os Municípios que mesmo sangrando seus orçamentos, garantem uma série de ações em educação e saúde”, destaca.
Gilv@n Vi@n@

Claúdia Regina preside hoje primeira reunião da AMORN


A prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, preside neste sábado a primeira reunião ordinária da nova mesa diretora da Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte (AMORN), que acontece no município de Apodi. A prefeita assumiu a presidência da associação no início deste ano.
A reunião acontecerá às 11h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi. A prefeita Cláudia Regina vai discutir com os prefeitos de municípios da região Oeste ações a serem implantadas para minimizar os efeitos da seca na vida das famílias que vivem nesta região. Os prefeitos de Apodi, Flaviano Monteiro, e de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, confirmaram filiação na Amorn, durante o evento.
O representante do Comitê Integrado de Combate à Seca do Rio Grande do Norte, Gilberto Jales, fará uma apresentação sobre as ações e iniciativas que estão sendo realizadas pelo comitê no enfrentamento da seca.
Para a prefeita e presidente da associação, Cláudia Regina, é importante demais a discussão sobre a convivência com a seca, já que é um desafio de todos os municípios do Estado. “Vamos juntar todos os gestores para discutirmos ações proativas, sempre buscando formas de reduzir os efeitos da seca na vida de quem mora nestes municípios”, disse.
Gilv@n Vi@n@

MUNICÍPIOS POTIGUARES FICAM COM "SALDO ZERADO" NO FPM DE MARÇO


A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) mostrou preocupação com a situação vivenciada por cerca de 25 municípios potiguares. 
Os repasses inerentes às duas primeiras parcelas do FPM de março não atingiram as expectativas e as prefeituras simplesmente estão com saldo zero. Veja a relação:

1.    Alto do Rodrigues
2.    Apodi
3.    Arez
4.    Caicó
5.    Assu
6.    Carnaubais
7.    Cerro Corá
8.    Currais Novos
9.    Goianinha
10. Guamaré
11. Ielmo Marinho
12. João Camara
13. Monte Alegre
14. Parelhas
15. Parnamirim
16. Pau dos Ferros
17. Pedro Velho
18. Santana do Matos
19. São José de Mipibu
20. São Miguel do Gostoso
21. Serra Caiada
22. Serra do Mel
23. Tangará
24. Tibau do Sul
25. Upanema
Gilv@n Vi@n@

Caraúbas


MP denuncia funcionários públicos de Caraúbas por fraude em licitação


O Ministério Público do Rio Grande do Norte, por meio da Comarca de Caraúbas, denunciou funcionários públicos da Prefeitura Municipal (Secretários e membros da Comissão de Licitação) e sócios de empresas privadas, por fraude ocorrida em 2011 em processo licitatório para aquisição de pneus e acessórios.
Segundo as provas apuradas, funcionários se valeram do cargo para alterar documentos públicos com falsa solicitação de despesa, havendo ainda a combinação com integrantes da empresa G. S. Pneus Peças e Serviços Ltda., que, ao fim, foi declarada ganhadora do processo sem que, efetivamente, houvesse a entrega dos bens.
A denúncia pede a suspensão do exercício de função pública dos Secretários acusados de simular o caráter competitivo do processo e desviar recursos públicos da Prefeitura Municipal de Caraúbas para beneficiar a empresa citada.
Os crimes cometidos, como falsidade ideológica, fraude em licitação e peculato, resultaram ainda no pedido do Ministério Público para que os sócios das empresas envolvidas sejam impedidos de contratar com o Poder Público, por consistir em ameaça de fraude a processos licitatórios que podem ocorrer no futuro.
Fonte: BlogdeFrancilenoGóis
Gilv@n Vi@n@

22 março, 2013

Economia


PIB de 0,9% em 2012 permite duplicar prazos para recondução dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal

Em 2012, de acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,9% e totalizou 4,403 trilhões reais. Casos como este - PIB inferior a 1% - acionam o disposto no artigo 66 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que prevê que os Municípios com limites excedidos podem duplicar os prazos de recondução aos limites de despesa total com pessoal e do montante da dívida consolidada líquida.
 
A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) com o objetivo de orientar sobre os prazos para verificação e recondução dos limites e o momento da aplicação das restrições institucionais da LRF publicou a Nota Técnica 333/2010 e contemplou o assunto nas páginas 500 e 501 da 5ª edição do Manual de Demonstrativos Fiscais.
GILV@N VI@N@

BRASIL


Dos 21 presidentes de comissões da Câmara, oito são alvos de investigações no Supremo

A polêmica eleição de um parlamentar suspeito de discriminação como novo presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) está longe de ser fato isolado na Câmara. Dos 21 deputados que presidem comissões permanentes na Casa, oito são alvos de investigação no Supremo Tribunal Federal (STF) a pedido da Procuradoria-Geral da República. Juntos, eles respondem a 14 inquéritos e quatro ações penais. Quatro figuram como réus na mais alta corte do país, acusados de terem cometido crimes de corrupção, contra a ordem tributária, formação de quadrilha, falsidade ideológica e até estelionato.
Além do novo presidente da CDH, Marco Feliciano (PSC-SP), também enfrentam ações penais os novos responsáveis pelas comissões de Finanças e Tributação, João Magalhães (PMDB-MG); de Agricultura e Pecuária, Giacobo (PR-PR); e de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Moraes (PTB-RS).
Gilv@n Vi@n@

22 de Março dia Mundial da Água


História do Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Declaração Universal dos Direitos da Água
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. 

Frases sobre o Dia Mundial da Água:
- Água é vida. Vamos usar com inteligência para que ela nunca falte.
- O futuro de nosso planeta depende da forma com que usamos a água hoje.
- Todo dia é dia de água, pois ela está presente em tudo e em todos.
- O Dia Mundial da Água não é só para pensar, mas principalmente para agir: vamos usar este recurso natural com sabedoria para que ele nunca acabe.
- Sem a água não haveria vida na Terra! Pense nisso neste Dia Mundial da Água.

Você sabia?
- A Unesco estabeleceu que 2013 é o Ano Internacional de Cooperação pela Água.
GILV@N VI@N@

CNBB


CNBB diz que defesa do aborto é "criar mentalidade de violência"

Conselho Federal de Medicina anunciou que vai enviar a uma comissão do Senado um documento em que defende o direito da mulher de abortar até a 12ª semana de gestação

A Igreja Católica considera "criar uma mentalidade de violência" a posição favorável do Conselho Federal de Medicina (CFM) ao direito da mulher de abortar até a 12ª semana de gestação . “Hoje grande parte das famílias brasileiras deve comentar esta posição e a mensagem que pode ser passada às crianças é que quando alguém atrapalha pode ser eliminado, cria uma mentalidade de violência”, disse dom João Petrini, presidente da Comissão para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O religioso disse que a Igreja reconhece que existem mulheres em situações dramáticas - abandonadas pelo pai da criança, em situação de miséria e outras dificuldades -, porém a entidade defende a criação de políticas públicas que acolhem essas gestantes.
“Apoiar o aborto é um atalho, é tomar o caminho mais fácil. Mas esse problema demanda um esforço maior [do Estado]. Deveriam criar políticas públicas que ofereçam condições de acompanhamento da gravidez. Caso contrário o risco é muito maior para a mãe e para a sociedade”, sustenta dom Petrini, que citou a adoção como um ponto a ser debatido.
O CFM anunciou que vai enviar à comissão do Senado que analisa a reforma do Código Penal um documento em que defende o direito da mulher de abortar até a 12ª semana de gestação. O conselho argumentou que defende a autonomia da mulher de levar ou não uma gravidez adiante. A entidade alega que o aborto é a quinta causa de mortalidade materna no Brasil, sobretudo entre mulheres negras e pobres.
Segundo dom Petrini, a mulher tem direito à autonomia sobre sua vida, mas não pode dispor da vida do filho, e que isso não é questão de fé. “Ele não é um amontoado de células como a unha ou o cabelo que se pode cortar, ele só está abrigado nela. Se preza a dignidade da mãe, mas esquecem da dignidade do bebê. Não é questão de fé, é de avanço científico”, disse.
Atualmente, a legislação brasileira permite o aborto quando a gestação coloca em risco a vida da mãe e quando é resultado de violência sexual. Além dessas situações, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou que grávidas de fetos com anencefalia também podem interromper a gestação, mas a decisão não configura alteração do Código Penal.
Gilv@n Vi@n@

21 março, 2013

GREVE CONTINUA COM MUITA UNIÃO DOS PROFISSIONAIS.



Hoje  Quinta- feira os Profissionais de Caraúbas estiveram reunidos na Sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas para ouvirem  o Assessor Jurídico Dr. Lindocastro que fez explicações de algumas dúvidas em relação a greve. As atividades continuam na Sede, ruas, bairros, com objetivo de esclarecer a população e principalmente os Pais nas angustias de ver seus filhos sem aula. As 19h estaremos novamente na Sessão da Câmara pedindo o apoio dos representantes do povo.
Por Herculana Neta
Gilv@n Vi@n@

20 março, 2013

CHAMADA PÚBLICA

Chamada Pública da Prefeitura de Caraúbas...


PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAUBAS-RN
AVISO DA CHAMADA PÚBLICA nº. 001/2013
O Presidente da Comissão Permanente de Licitação -  C.P.L - no uso de suas atribuições legais e na forma do que determina a Lei Federal nº 11.947/2009 c/c o art. 18 da Resolução nº 038/2009 do FNDE torna público a Chamada Pública 001/2013, no período de 25 de março a 02 de abril do corrente ano, objetivando a formação de Registro de preço para AQUISIÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTICIOS ORIGINÁRIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E EMPREENDEDOR FAMILIAR RURAL, com recursos originários do FNDE - Programa Nacional da Merenda Escolar.  O Instrumento Convocatório contendo maiores informações encontra-se a disposição dos interessados na sede da Prefeitura Municipal sito na praça Reinaldo Pimenta, 104, centro, cep: 59.780-000,  Caraúbas/RN, Em 19 de março de 2013 – JOSÉ RIBAMAR PEREIRA DA SILVA – Presidente da Comissão Permanente de  Licitação – C.P.L.

 ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAÚBAS
AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº. 010/2013 PROCESSO ADMINISTRATIVO  000190/2013

O Pregoeiro da Prefeitura Municipal de Caraúbas – RN, no uso de suas atribuições legais torna público o pregão presencial nº. 010/2013, destinado ao registro de preços para aquisição de combustíveis derivados de petróleo tipo: Óleo Diesel S10 e ARLA 32, para suprir necessidade das diversas unidades administrativas da administração municipal. O pregão será realizado no dia 03 de abril de 2013, às 16:00 horas, na sede da Prefeitura Municipal. O edital contendo maiores informações encontra-se a disposição dos interessados, na sede da Prefeitura Municipal, sito na praça Reinaldo Pimenta, 104, centro, cep: 59780-000, Caraúbas – RN, em 18 de março de 2013.

UGO DELLION DA LUZ
Pregoeiro Oficial da Prefeitura Municipal de Caraúbas – RN.
Gilv@n Vi@n@

Luto

* Cantor Emílio Santiago morre no Rio de Janeiro.

Morreu aos 66 anos o cantor Emílio Santiago, que estava internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. A informação foi confirmada pela assessoria da unidade hospitalar. O sambista sofreu um acidente vascular cerebral isquêmico (AVC), no dia 7 de março.
O motivo e o horário da morte não foram informados pela assessoria do hospital. O local e horário de enterro também não foram divulgados.
O cantor, vencedor de diversos festivais de música, iniciou a carreira na década de 70 e gravou grandes sucessos como Saygon, Lembra de Mim e Verdade Chinesa.
O último disco de Emílio Santiago foi "Só danço samba (ao vivo)", lançado em 2012, junto com um DVD.
Gilv@n Vi@n@

ALCOOLISMO


ALCOOLISMO ATINGE CERCA DE 5,8 MILHÕES DE PESSOAS NO PAÍS

Histórico de consumo abusivo de álcool, síndrome de abstinência e manutenção do uso, mesmo com problemas físicos e sociais relacionados, é o tripé que caracteriza a dependência em álcool, segundo a psiquiatra Ana Cecília Marques, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
O tratamento da doença, que atinge cerca de 5,8 milhões de pessoas no país, segundo o Levantamento Domiciliar sobre o Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil, de 2005, não é fácil: dura pelo menos um ano e meio em sua fase mais intensiva e tem índice de recaída de cerca de 50% nos primeiros 12 meses.
"Ele precisa preencher os três critérios. Um só não basta para se considerar dependente", destaca a psiquiatra. Ela explica que o consumo contínuo e abusivo leva a uma tolerância cada vez maior do usuário à bebida. "O corpo acostuma-se com o [álcool]. Ele resiste mais e, para obter o efeito que tinha no começo com uma lata de cerveja, precisará tomar cinco". A falta do álcool provoca uma série de sintomas graves, como elevação da pressão arterial, tremores, enjoo, vômito e, em alguns pacientes, até mesmo convulsão. Esse é o quadro da síndrome de abstinência.
O terceiro critério para caracterização da dependência alcoólica está ligado aos problemas de relacionamento e de saúde provocados pelo consumo abusivo. "O indivíduo tem problemas no trabalho por causa da bebida. Ele perde o dia de trabalho, mas mesmo assim, bebe de novo". A professora destaca que, além da questão profissional, devem ser considerados diversos aspectos da vida do paciente, como problemas familiares, afetivos, econômicos, entre outros.
Em relação às outras drogas, a psiquiatra informou que o tratamento da dependência de álcool se diferencia principalmente na primeira fase, que dura em média dois meses. "Cada substância tem uma forma de atuar no cérebro, portanto, vai exigir, principalmente na primeira fase do tratamento, diferentes procedimentos farmacológicos para que a gente consiga promover a estabilização do paciente", explica.
De acordo com a médica, o álcool se enquadra na categoria de substâncias psicotrópicas depressoras, juntamente com os inalantes, o clorofórmio, o éter e os calmantes. Há também as drogas estimulantes, como a cocaína, a cafeína e a nicotina, e as perturbadoras do sistema nervoso central, como a maconha e o LSD.
"Na segunda e terceira fases, o tratamento entra em uma etapa mais semelhante, que é quando você vai se aprofundar no diagnóstico e preparar o individuo para não ter recaída", acrescenta.
A segunda fase do tratamento, a chamada estabilização, quando se trabalha a prevenção da recaída, dura, em média, de oito a dez meses. Nessa etapa é percebida e tratada às doenças correlatas adquiridas pelo consumo do álcool e, então, o paciente é preparado para readquirir o controle sobre droga. "A dependência é a doença da perda do controle sobre o consumo de determinada substância. [É feito um trabalho] para que ele volte a se controlar, a entender esse processo e readquirir a autonomia. Não é mais a droga que manda nele".
A psiquiatra destaca que, nesse processo, a recaída é entendida como algo normal e que não invalida o tratamento. "Ele pode ter uma recaída e não é que o tratamento não esteja no caminho certo ou que ele não queira se tratar. Faz parte da doença, é um episódio de agudização dessa doença crônica que é a dependência do álcool. Faz parte recair", esclarece.
Na terceira etapa, que dura cerca de seis meses, ocorre o "desmame da tutela do tratamento". "Ele está manejando essa nova autonomia. Ele volta para as avaliações com menos frequência". Por fim, o paciente passa a ir ao médico com maiores intervalos entre as consultas. "Ele segue em tratamento como qualquer indivíduo que tem doença crônica. Pelo menos uma vez por ano, ele passa pelo médico. A bem da verdade, [no tratamento dessas] doenças crônicas, a gente não dá alta".
Levantamento feito em 2005 pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), da Unifesp, e pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), mostra que o uso do álcool prevalece entre os homens em todas as faixas etárias. Mais de 80% deles declararam fazer uso de álcool. Entre as mulheres, o percentual cai para 68,3%.
No que diz respeito à dependência, eles também estão na frente. O índice de dependentes do sexo masculino (19,5%) é quase três vezes o do sexo feminino (6,9%). A faixa etária de 18 a 24 anos, por sua vez, apresenta os maiores índices, com 27,4% de dependentes entre os homens e 12,1% entre as mulheres.
Fonte: Agência Brasil
GILV@N VI@N@

5º CONGRESSO DA FETAM RN


SERVIDORES MUNICIPAIS VÃO REALIZAR CONGRESSO DA SUA FEDERAÇÃO
A Fetam-RN (Federação dos Trabalhadores(as) em Administração Pública Municipal do RN) vai realizar seu 5º Congresso Estadual para discutir o serviço público, as condições de trabalho, valorização profissional e a política nacional e estadual. Além da pauta em destaque os servidores municipais de todo o Rio Grande do Norte, filiados aos seus sindicatos municipais vão eleger a nova diretoria da Federação no congresso que acontecerá de 21 a 23 de março na cidade de Mossoró.

O clima para o congresso é de mobilização e mudanças, para o qual uma chapa de renovação pela base está articulada para disputar a direção de uma das mais atuantes federações do país.

Lideranças políticas, partidárias e sindicais do estado e dos municípios estarão prestigiando o congresso que será um dos mais debatidos e disputados dos últimos anos no campo político sindical.
Gilv@n Vi@n@

INTER TV CABUGI VISITA SERVIDORES EM CARAUBAS




Na tarde de terça- feira 19 de março a Inter TV Cabugi esteve no Sindicato dos Servidores Pùblicos Municipais de Caraúbas-SINDSPUMC, objetivando realizar uma reportagem sobre a greve dos Profissionais de Educação que já perdura por sete dias, pois iniciou em 13 de março do corrente ano. A repórter Sara fez entrevistas com pais, Professores e conversou com a Coordenadora Geral Herculana da Costa a qual repassou toda a situação desde quando procurou a administração para entrega da Pauta Construída no III CONSERPUMC e aprovada em Assembleia Geral dos Servidores. A professora enfatizou que não foi cortado o diálogo com a Municipalidade, mas foi necessário todos os Servidores procurarem o espaço da Administração (18/02/13) para explicação de quando receberiam o Sindicato. As discussões não avançaram, pois a Municipalidade numa única Audiência com a presença do Prefeito Municipal ainda não tinha proposta de reajuste para os Servidores. E até o momento colocam em documentos enviados para o Sindicato uma data 16 de abril, mas que esta será para discutir os Planos de Carreira. A municipalidade ainda enfatiza através de um Mandado Intimação que a greve é ilegal e abusiva. Segundo Herculana abusivo é dividir uma categoria e conceder um reajuste somente para 49 professores e os demais ficarem com sua carreira achatada, pois o que os Profissionais reivindicam neste momento de paralisação é o reajuste repassado pelo Governo Federal.
Por Herculana Neta
Gilv@n Vi@n@

19 março, 2013

DOMINGUINHOS apresenta melhora

Dominguinhos tem ligeira melhora e dá discretos sinais de recuperação

De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital Sírio-Libanês na noite desta segunda-feira (18), o músico Dominguinhos apresentou melhora do quadro cardiológico, respiratório e renal.
O boletim também informa que seu quadro neurológico teve discretos sinais de recuperação e que Dominguinhos está “minimamente consciente”. No entanto, ainda não há previsão de alta.
Gilv@n Vi@n@

 

MUDANÇAS NO GOVERNO ROSA

Governadora fará três mudanças no secretariado

Rosalba Ciarlini confirmou a escolha do presidente da Anorc para a Secretaria de Agricultura
Com ampliação dos espaços do PMDB e do DEM, a governadora Rosalba Ciarlini deve oficializar hoje duas nomeações para o secretariado. O ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego, será o novo secretário estadual de Recursos Hídricos e o presidente da Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc), Júnior Teixeira assumirá a titularidade da Agricultura. As duas substituições ampliam espaços do próprio partido da governadora, com a chegada de Leonardo Rego, que é filho do líder do Governo na Assembleia, o deputado Getúlio Rego; e do PMDB, que indicou Júnior Teixeira.
A outra mudança será na Secretaria Estadual de Saúde. O médico Luís Roberto Fonseca, atual coordenador do SAMU, deve ser confirmado o novo titular da pasta. A indicação dele foi também de aliados, mas assume com o perfil de técnico.  Essas são as primeiras indicações após o realinhamento que foi definido pela governadora Rosalba Ciarlini com o chamado “conselho político”, integrado pelo ministro Garibaldi Filho, os deputados federais Henrique Eduardo Alves e João Maia, o senador José Agripino Maia e o deputado estadual Ricardo Motta.
A mudança na Secretaria de Saúde já era tida como certa há alguns meses. A exoneração do médico Isaú Gerino começou a ser cogitada desde a publicação de matérias nacionais envolvendo a problemática no Hospital Walfredo Gurgel, o que ocorreu em janeiro. Depois da recusa do médico Paulo Xavier Trindade, que foi cotado para Saúde, o também médico Luís Roberto Fonseca será nomeado para o cargo.
No Governo Rosalba ele foi nomeado para coordenar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU. No segundo mandato do prefeito de Natal Carlos Eduardo, Roberto Fonseca chegou a ser secretário adjunto de Saúde.
CLIQUE AQUI para conferir a matéria na Tribuna do Norte
GILV@N VI@N@

RN tem potencial para produzir 20 mil toneladas de tilápia

Apesar do baixo volume produzido atualmente, o Rio Grande do Norte tem condições de ampliar de cerca de 800 para 20 mil o número de gaiolas para criação de tilápias em 13 reservatórios públicos liberados para a atividade. Isso representaria um salto produtivo de 20 mil toneladas do pescado por ano, já seguindo a nova instrução normativa da Lei Estadual de número 8.769/2005, que disciplina o uso das águas interiores no estado.
A projeção é do Sebrae no Rio Grande do Norte e foi apresentada pelo diretor técnico da Instituição, João Hélio Cavalcanti Júnior, nesta segunda-feira (18), durante o seminário Pesca, Aquicultura e Carcinicultura, que faz parte da série Motores do Desenvolvimento do RN, promovida pelo jornal Tribuna do Norte.
João Hélio Cavalcanti foi um dos palestrantes do seminário, que reuniu ministros, empresários e representantes das instituições ligadas aos setores da carcinicultura, pesca e aquicultura do Rio Grande do Norte. “Há um desequilíbrio entre a oferta e a demanda. O nosso volume de produção ainda é pequeno. Os produtores ainda não têm escala para suprir as demandas exigidas pelo mercado. Falta integração entre todos os agentes da cadeia produtiva e a cultura do consumo de tilápia ainda é restrita. Algo precisa ser feito para reverter essa situação”, enfatiza João Hélio Cavalcanti.
A baixa produção potiguar acompanha os números do consumo per capita. No Brasil, são consumidos em torno de 9 a 10 quilos de tilápia por ano e, no Nordeste, são 5 quilos por ano. Embora não se tenha estatísticas oficiais, sabe-se que o consumo per capita no RN fica inferior às médias brasileira e nordestina. Segundo o executivo do Sebrae, há déficit mundial para pescado da ordem de 34 milhões de toneladas, que pode ser suprido através da aquicultura. “Temos condições favoráveis para produzir tilápia assim como camarão”, diz João Hélio Cavalcanti comparando com o estado vizinho.
Gilv@n Vi@n@