ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

24 dezembro, 2011

Mensagem da Coordenação do SINDSPUMC, a tod@s @s Servidor@s e demais Caraubenses


Queremos neste Natal
Desejar-lhes não somente que tenha muitas felicidades neste dia,

Mas sim que Milagres te dominam,

E te faça perceber que Natal
Não está somente na virada do dia 24 de Dezembro para o dia 25,
Mas está em todos os dias do ano.
Nesta virada está apenas a concretização de todos os desejos
Feitos durante todo o ano que se passou.
A noite de Natal é fantástica
A cidade fica toda iluminada,
As pessoas sorridentes,
E em instante tudo fica em paz...
O Milagre do Natal
Está no nascimento de nosso salvador
Jesus Cristo,
Ele com toda certeza não deseja um único instante de paz,
Mas deseja que todos tenham um milagre dentro de si.
O céu se ilumina,
Em homenagem a este dia tão sagrado entre todas as famílias.
Os pedidos são de prosperidade, paz e amor...
Mas se Natal é todos os dias do ano,
Por que então deixar para desejar felicidades
Somente em um único dia destes 365???
O Milagre de Natal está no sorriso que no dia-a-dia
Encontramos nas pessoas andando nas ruas,
Nas crianças brincando,
Enfim
O Milagre Natalino está no desejo de cada um de ser feliz.
Pois Milagres existem sim,
Principalmente com tamanha benção de Deus,
Muitas Glórias, Conquistas e Emoções podem ser desejadas
Pois o Natal do dia 25 está chegando,
Faça seus desejos e acredite em todos eles,
Pois estão prestes a se concretizar nesta noite especial...
FELIZ NATAL!!!
E MUITA PROSPERIDADE NESTE DIA
E EM TODOS OS DIAS DO ANO
QUE ESTÁ PRESTES A NASCER!!!
Gilv@n Vi@n@

É NATAL., É NATAL....


Universal, abrangente, calorosa  assim é a festa de Natal, que envolve a todos. Uma das mais coloridas celebrações da humanidade, é a maior festa da cristandade, da civilização surgida do cristianismo no Ocidente. Época em que toda a fantasia é permitida. Não há quem consiga ignorar a data por mais que conteste a importação norte-americana nos simbolismos: neve, Papai Noel vestido com roupa de lã e botas, castanhas, trenós, renas.
Até os antinatalinos acabam em concessões, um presentinho aqui, outro acolá. Uma estrelinha de belém na porta de casa, uma luzinha, um mimo para marcar a celebração da vida, que é o autêntico sentido da festa. Independente do consumismo, tão marcante, o Natal mantém símbolos sagrados do dom, do mistério e da gratuidade.
Na origem, as comemorações festivas do ciclo natalino vêm da distante Idade Média, quando a Igreja Católica introduziu o Natal em substituição a uma festa mais antiga do Império Romano, a festa do deus Mitra, que anunciava a volta do Sol em pleno inverno do Hemisfério Norte. A adoração a Mitra, divindade persa que se aliou ao sol para obter calor e luz em benefício das plantas, foi introduzida em Roma no último século antes de Cristo, tornando-se uma das religiões mais populares do Império.
A data conhecida pelos primeiros cristãos foi fixada pelo Papa Júlio 1º para o nascimento de Jesus Cristo como uma forma de atrair o interesse da população. Pouco a pouco o sentido cristão modelou e reinterpretou o Natal na forma e intenção. Conta a Bíblia que um anjo anunciou para Maria que ela daria a luz a Jesus, o filho de Deus. Na véspera do nascimento, o casal viajou de Nazaré para Belém, chegando na noite de Natal. Como não encontraram lugar para dormir, eles tiveram de ficar no estábulo de uma estalagem. E ali mesmo, entre bois e cabras, Jesus nasceu, sendo enrolado com panos e deitado em uma manjedoura.
Pastores que estavam próximos com seus rebanhos foram avisados por um anjo e visitaram o bebê. Três reis magos que viajavam há dias seguindo a estrela guia igualmente encontraram o lugar e ofereceram presentes ao menino: ouro, mirra e incenso. No retorno, espalharam a notícia de que havia nascido o filho de Deus.
 

  • Brasil: Feliz Natal
  • Bélgica: Zalige Kertfeest
  • Bulgária: Tchestito Rojdestvo Hristovo, Tchestita Koleda
  • Portugal: Boas Festas
  • Dinamarca: Glaedelig Jul
  • EUA: Merry Christmas
  • Inglaterra: Happy Christmas
  • Finlândia: Hauskaa Joulua
  • França: Joyeux Noel
  • Alemanha: Fröhliche Weihnachten
  • Grécia: Eftihismena Christougenna
  • Irlanda: Nodlig mhaith chugnat
  • Romênia: Sarbatori vesele
  • México: Feliz Navidad
  • Holanda: Hartelijke Kerstroeten
  • Polônia: Boze Narodzenie
     
    Simbologia
Desde a sua origem, o Natal é carregado de magia. Gritos, cantigas, forma rudimentar do culto, um rito de cunho teatral, o drama litúrgico ou religioso medieval ganha modificações no decorrer dos séculos. Dos templos, a teatralização ganha praças, largos, ruas e vielas, carros ambulantes, autos sacramentais e natalinos. Os dignatários da Igreja promoviam espetáculos. Na evolução da história está a compreensão de todos os símbolos de Natal.
  • Árvore - Representa a vida renovada, o nascimento de Jesus. O pinheiro foi escolhido por suas folhas sempre verdes, cheias de vida. Essa tradição surgiu na Alemanha, no século 16. As famílias germânicas enfeitavam suas árvores com papel colorido, frutas e doces. Somente no século 19, com a vinda dos imigrantes à América, é que o costume espalhou-se pelo mundo.
  • Presentes - Simbolizam as ofertas dos três reis magos. Hábito anterior ao nascimento de Cristo. Os romanos celebrava a Saturnália em 17 de dezembro com troca de presentes. O Ano Novo romano tinha distribuição de mimos para crianças pobres.
  • Velas - Representam a boa vontade. No passado europeu, apareciam nas janelas, indicando que os moradores estavam receptivos.
  • Estrela - No topo do pinheiro, representa a esperança dos reis-magos em encontrar o filho de Deus. A estrela guia os orientou até o estábulo onde nasceu Jesus.
  • Cartões - Surgiram na Inglaterra em 1843, criados por John C. Horsley que o deu a Henry Cole, amigo que sugeriu fazer cartas rápidas para felicitar conjuntamente os familiares.
  • Comidas típicas - O simbolismo que o alimento tem na mesa vem das sociedades antigas que passavam fome e encontravam na carne, o mais importante prato, uma forma de reverenciar a Deus.
  • Presépio - Reproduz o nascimento de Jesus. O primeiro a armar um presépio foi São Francisco do Assis, em 1223. As ordens religiosas se incumbiram de divulgar o presépio, a aristocracia investiu em montagens grandiosas e o povo assumiu a tarefa de continuar com o ritual.
     

Meu São José dai-me licença
Para o Pastoril dançar,
Viemos para adorar
Jesus nasceu para nos salvar."
O ciclo natalino inicia-se na véspera do Natal, 24 de dezembro, e vai até o dia de Reis, 6 de janeiro. Para acompanhar esse período, é preciso manter a ingenuidade de uma criancinha, a esperança de um amanhecer ensolarado, a ternura de um botão de rosas e a leveza de uma linda borboleta no ar. A emoção do povo é revelada nos folguedos natalinos através de sua ação dramática. Temos vários folguedos natalinos, como o pastoril, o bumba-meu-boi, a cavalhada, a chegança, que fazem referências à Noite de Festas e ao grande dia em que Jesus nasceu. Desses folguedos, o mais tipicamente natalino é o pastoril religioso, que tem em sua essência a temática da visitação dos pastores ao estábulo de Belém onde Jesus nasceu.
Há registros sobre o pastoril desde da Idade Média. Em Portugal são conhecidas as peças de Juan de Encina e Gil Vicente, baseadas em temas populares anteriores, segundo o professor Roberto Benjamin. Como denominação popular do pastoril, temos a Lapinha, que desaparecera quase completamente, cedendo lugar aos pastoris. Câmara Cascudo descreve que a Lapinha "era representada na série dos pequeninos autos, diante do presépio, sem intercorrência de cenas alheias ao devocionário. Os presépios foram armados em Portugal desde 1391, quando as freiras do Salvador fizeram o primeiro." O presépio designa o estábulo ou o curral, lugar onde se recolhe o gado, e representa as cenas do nascimento de Jesus em Belém. Há também uma diferença terminológica decorrente de sua grandiosidade. Ou seja, se o era grande, rico e bonito, era chamado de Presépio; se era pobre, pequeno e despojado, era uma Lapinha.
Mas, o que ficou na tradição foi a queima da Lapinha, no dia 6 de janeiro, pois só por volta do século XVI, três centúrias após a criação da simbologia do presépio, teve início a dramatização da cena da Natividade, com contos populares, danças e produção literária anônimas, como registra Geninha da Rosa Borges. Pereira da Costa relata que "o pastoril era, a princípio, a representação do drama hierático, o nascimento de Jesus Cristo, o presépio dos bailados e cantos próprios. Conta a lenda que São Francisco de Assis, querendo comemorar de maneira condigna o nascimento de Jesus, no ano de 1223, entendeu de fazer uma representação do maior acontecimento da Cristandade. Obteve licença do Papa e fez transportar para uma gruta um boi, um jumento e uma manjedoura, colocando o menino Jesus sobre a palha, ladeado pelas imagens de Nossa senhora e São José.
Dentro dessa gruta, celebrou uma missa, assistida por um grande número de frades e camponesas das redondezas. Durante o sermão, pronunciou as palavras do Evangelho: "colocou-o num presépio, apareceu-lhe nos braços um menino todo iluminado", e a partir daí, a representação dos presépios tornou-se comum e espalhou-se por todo o mundo. O aparecimento do présepio em Pernambuco vem, talvez, do século VI, no Convento Franciscano em Olinda. Mário Souto Maior comenta que, "com o passar dos anos, o presépio, que era representação estática do nascimento de Jesus Cristo, até os fins do século VIII, começou a ter a sua forma animada pelas pastorinhas cantando loas, com a participação do velho, do pedegueba". Câmara Cascudo define o pastoril como "cantos, louvações, loas, entoadas diante do presépio na noite do Natal, aguardando-se a missa da meia-noite. Representavam a visita dos pastores ao estábulo de Belém, ofertas, louvores, pedidos de bênção. Os grupos que cantavam vestiam-se de pastores, e ocorria a presença de elementos para uma nota de comicidade, o velho, o vilão, o saloio, o soldado, o marujo, etc. Os pastoris foram evoluindo para os autos, pequeninas peças de sentido apologético, com enredo próprio divididos em episódios que tomavam a denominação quinhentista de "jornadas" e ainda a mantêm no nordeste do Brasil..." Nas jornadas, que eram um grande atrativo do pastoril, realçava-se o estilo dramático, fazendo com que os partidários atirassem flores, lenços de seda e até chapéus
O Pastoril tem como corpo principal o grupo de pastoras, subdividido em dois cordões (azul e encarnado). A Mestra dirige o cordão encarnado, e a Contramestra, o cordão azul. Há também o Anjo, o Pastor, o Velho - personagem cômico, originário provavelmente do pastor -; a Diana, que é a intermediária entre os dois cordões; a Borboleta, personagem faceira; a Jardineira, que canta e dança uma jornada em solo, referente às atividades da jardinagem; a Libertina, que é, em algumas variantes, a pastora tentada pelo Demônio; o Demônio ou Diabo, que vem tentar as pastoras; a Cigana, que representa o povo cigano que vem dizer o destino, a sorte de Jesus e que "às vezes, lê a sorte das pastoras e das pessoas da platéia, lendo a mão na tradição da buena dicha para recolher o dinheiro.
Trajando saias curtas e rodadas, e corpetes ou blusas brancas, e usando um diadema enfeitado com fitas, as pastoras, com toda a graciosidade, trazem na mão pandeirinhos ou maracás, adornados da mesma forma. O Anjo apresenta-se como um anjo de procissão, com asas de papel; a Cigana veste saia comprida e usa brincos, lenços, colares de moedas douradas; a Borboleta usa asas transparentes e antenas de papel colorido; e o Pastor utiliza um cajado.
Assistir a uma encenação do pastoril, que seduz e encanta, revelando de maneira maravilhosa a estonteante beleza do Ciclo Natalino, traduzida nos rostos das pastoras, é deslumbrar-se com um espetáculo único do povo brasileiro. 
Gilv@n Vi@n@

21 dezembro, 2011

Governo do RN não paga diárias dos PM e Choque retira viaturas de Caraúbas


A Governadora Rosalba Ciarlini não pagou as diárias e os policiais militares decidiram não mais reforçar a segurança de Caraúbas. O Governo do Estado no discurso diz que vai ampliar o serviço de segurança no RN, mas na prática revela outro cenário, que se observado mais de perto, parece que vai mentir.
Se no discurso diz que vai ampliar os serviços de segurança na prática a governadora cortou mais de 22% do orçamento para 2012 e aumentou em 120% para publicidade. Se vai investir tanto em publicidade e 22% a menos do que foi investido em 2011, então fica claro que a governadora Rosalba Ciarlini mentir mais e trabalhar menos. 
No caso especial de Caraúbas, chega ser absurda a idéia de tirar o reforço policial. A cidade tem 20 mil habitantes, presídio superlotado, bancos e comércio forte. Além disto, Caraúbas é rota de outras nove cidades da região e recentemente vivenciou cenas de terrorismo, com bandidos atirando e matando pessoas em via pública. 
Além de não ter PM na segurança ostensiva, Caraúbas também não tem polícia judiciária. A delegacia não tem delegado e escrivão. Apenas um agente civil cuida da delegacia. Ontem, uma equipe de PMs foi se revezar com outra em Natal para continuar o trabalho em Caraúbas. Só que as diárias não foram pagas e a outra equipe não veio. Caraúbas é especial e o governo sabe disto. O Ministério Público Estadual deve reagir a este absurdo. O Poder Judiciário certamente vai adotar medidas.

Fonte: Retratos do Oeste - Cesar Alves
sentinelasdoapodi.blogspot.com
Gilv@n Vi@n@

Caraúbas aplicou ontem (20), provinha para avaliar nível de conhecimento dos alunos

Professora Francisca Luzia - NINA
 Coordenadora da Escola Municipal Josué de Oliveira
Nesta  terça feira (20) foi aplicada nas turmas do 3º ano do ensino fundamental de 20 escolas da zona urbana e zona rural de Caraúbas/RN, a “Provinha Caraúbas”. A proposta é avaliar o nível de desempenho dos estudantes e a partir deste contexto readequar a grade curricular e melhorar o aprendizado.
Esta é a primeira vez que a provinha é aplicada em Caraúbas/RN. A ideia foi do Secretário Municipal de Educação, da Cultura e do Desporto, Francisco de Assis Batista. O prefeito Ademar Ferreira da Silva, do PMDB, entende que "o projeto é importante para melhorar a educação do município".

O objetivo da prova é avaliar através de questões de leitura, escrita e interpretação textual o índice de aprendizagem dos alunos do 3º ano do ensino fundamental”, explica o secretário Assis Batista, que é dos quadros da Universidade do estado do Rio Grande do Norte (UFRN) a serviço de Caraúbas.
Assis Batista disse que estão sendo avaliados cerca de 240 alunos da zona urbana e rural do município. A aplicação das provas aconteceu graças a uma parceria com o Núcleo Avançado da UERN, que cedeu alunos do 7º período para que eles tivessem a experiência de aplicar a prova aos alunos de Caraúbas.
Segundo o Secretário Assis Batista, depois de aplicada as provas e divulgado o resultado, os técnicos da Secretaria de Educação de Caraúbas, vão elaborar um plano de ação para enfrentar de forma consciente as dificuldades apresentadas pelos alunos nas provas. “Estamos buscando o auxílio técnico para avançar na educação”, destaca o secretário, lembrando que já foram adotadas outras medidas com este mesmo fim.
Gilv@n Vi@n@

SINDSPUMC, realizou na manhã de hoje (21), a ultima Assembleia Ordinádia do ano de 2011

A Coordenação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas - SINDSPUMC, realizou na manhã de hoje (21), a ultima Assembleia Geral Ordinária do ano em curso. Estiveram presentes dezenas dos associados e vários pontos foram repassados para os presentes, entre eles: Informes de expedientes; e Reunião com o prefeito Ademar Ferreira e Equipe de Governo.
 Uma participação muito significativa com servidores de vária categorias.
 Herculana Neta e Wésia Sena, explicam a questão dos precatórios, e que os servidores interessados com causas na justiça comum procurem o Fórum para saber e entender melhor do seu processo.  
 Professora Nina, faz repasse do encontro realizado em Mossoró/RN, promovido pela Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal - FETAM / RN, que tratou do Regime da Previdência Própria (vantagens e desvantagens), encontro este realizado no dia 16. Finalizando fala que o recesso da FETAM / RN será de 23 de dezembro 2011 à 03 de janeiro de 2012.
 Herculana Neta, faz repasse da reunião realizada segunda (19), na Secretária de Administração com o Prefeito Municipal Ademar Ferreira e Equipe de Governo com a Coordenação do SINDSPUMC.  Finaliza explicando a discussão da Campanha salarial dos servidores para 2012, destacando a luta pelo cumprimento do PCCR da Educação e o PCCSS - Plano de Cargos, Carreira, Salários dos Servidores, que será levado o Anti-projeto de Lei ao Governo municipal logo no início de 2012. 
 Jocélio Morais - Coordenador de Formação, traz um cartaz com metas para serem desenvolvidas em 2012, junto com a CONFETAM e FETAM / RN. " Campanha Salarial Unificada 2012", Entre elas: PCCR para todos e todas; 10% do PIB para a Educação; Concurso Público; Ganho real de salários; Fim do assédio moral no local de trabalho; Pelo direito e regulamentação da negociação coletiva; Pela integralização da Lei do piso  do Magistério; e Pelo piso salarial das Categorias. 
 Professor Cesimar Morais - Presidente do Conselho Municipal do FUNDEB, fala que as contas dos recursos do FUNDEB foram votadas até o mês de abril e analisadas até o mês de junho do ano em curso.
 Glaydstone Bezerra - Coordenador Financeiro, faz um breve balanço das contas da entidade e satisfeito diz que os recursos oriundos dos Sócios estão sendo bem aplicados. Coloca a disposição de todos as contas para analises. Por fim diz que na Construção da sede já foram gastos R$ 98.000 (noventa e oito mil reais)
 Aldimar Oliveira - Secretário Geral da entidade, da informes de sua pasta dizendo que quem ainda não deu entrada na causa do terço de férias e que queiram acionar a justiça, procure a secretaria até a próxima semana. Por fim fala do expediente do SINDSPUMC neste período do final e início de ano.
 Por Herculana Neta
Coordenadora Geral do SINDSPUMC
Gilv@n Vi@n@

COPA DO MUNDO 2014: A FANTASIA ORGANIZADA

Em 2014 e 2116 o Brasil sediará dois grandes eventos esportivos internacionais: Olimpíadas e Copa do Mundo de futebol.
Com o foco no capital e no quanto de dinheiro vai circular neste período, os preparativos para este evento exigem algumas políticas públicas prioritárias, em certas capitais, em parceria com o capital (inter)nacional e colocam o orçamento público brasileiro em função da realização deste espetáculo.
Algumas destas políticas são:
Desapropriação e desterritorialização de comunidades urbanas periféricas, cujo sentido histórico do enraizamento de suas vidas nas cidades, foi ocupar os terrenos baldios como tentativa de inserção no processo industrial que se abria nos anos 70´s e 80´s no Brasil.
Limpeza social com tolerância zero para a informalidade de trabalhadores que, não tendo outra ocupação formal, deverão, segundo os ideólogos burgueses, ser credenciados para vender qualquer mercadoria, com vistas à sua sobrevivência. Para isto, parte do recurso deverá ser utilizado para a ampliação/construção de presídios, espaços concretos que servirão de abrigo para migrantes e brasileiros (i)legais que firam, em suas estéticas e comportamentos, a ordem do progresso dos jogos.
Caça ao narcotráfico como o mal terrorista a ser combatido e sirva, ao mesmo tempo, de espelho para o mundo sobre o projeto de reurbanização em que as periferias, “limpas”, sirvam de turismo tropical, ecológico e humano, e sejam fotografadas como o retrato da dignidade da pobreza no Brasil.
Reconfiguração do sistema de logística de transporte urbano, para acomodar, na aparência, sujeitos de várias partes do mundo e do Brasil, com vistas a mostrar a expressiva qualidade de vida em que vivem milhões de brasileiros abrigados no interior da 7ª. Nação em PIB do mundo.
Boom propagandístico de cervejas e todos os demais bens de consumo complementares, em especial a imagem da mulher brasileira, que configurarão como aparência vital do gozo, próprios da luta pelo primeiro lugar no campeonato mundial das fantasias.
Estas prioridades juntas, para serem concretizadas, exigem calendários justos, reuniões, acertos prévios às conquistas econômicas futuras e (re) acomodações orçamentárias.
Tais execuções nos mostram o que os governos são capazes de produzir, como planos de metas, para cumprirem com seu objetivo de curto e médio prazo, aniquilando os problemas sociais, ecológicos, econômicos que se transformarem em barreiras ao êxito.
Segurança e comodidade. Eis o centro da ação comprometida entre agentes públicos e privados para ocultar o estado real de conflitos socioeconômicos vividos na histórica Pindorama, por milhões de brasileiros que vivem do sangue e suor da venda de sua força de trabalho.
A expectativa econômica dos realizadores desta fantasia concreta, é que o Brasil fature em um mês, parte expressiva do que arrecada em um ano com o turismo. Os gastos iniciais foram estimados em US$ 5 bilhões, mas já chegam, segundo o Governo Federal à casa dos 18 bilhões de dólares. Valor bem abaixo da estimativa privada que é de US$ 33 bilhões.
Algumas constatações importantes:
1. O Brasil figurará no livro dos recordes como a copa mais cara da história do futebol.
2. A capacidade do Estado de cumprir com suas metas em políticas públicas, quando define como prioritárias e necessárias para parte expressiva do povo brasileiro;
3. A função da democracia representativa no Brasil, com nula participação popular, tanto nos debates, quanto nas decisões coletivas sobre políticas prioritárias acerca do investimento dos recursos públicos;
4. A participação integral do povo brasileiro no mundo do trabalho, uma vez que somos os responsáveis por levantar o progresso proposto de forma urgente para a Nação. Pagamos com o trabalho, os impostos sobre o consumo e a renda e com o vazio que ficará após a orgia passar.
Mais uma orgia do capital que, utilizando-se do trabalho, se apropria dos recursos públicos que nos pertencem, como se fossem dele por direito. Mais um crime cometido contra o povo brasileiro, a partir da venda da fantasia organizada pelo jogo do capital contra o trabalho, através da paixão mundial pelo futebol.
Por Roberta Traspadini é economista, educadora popular e integrante da Consulta Popular/ ES.
Gilv@n Vi@n@

Fim do fator previdenciário é prioridade para 2012, diz Maia

Ao apresentar o balanço dos trabalhos da Câmara dos Deputados este ano, o presidente Marco Maia (PT-RS) destacou a aprovação do projeto de lei que estabelece a política de reajuste do salário mínimo para os próximos quatro anos. Aprovado pela Câmara em fevereiro, o Projeto de Lei nº 382, de autoria do Poder Executivo, fixou o atual valor do salário mínimo em R$ 545 e estabeleceu as regras para os reajustes anuais até 2015.
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia
Para Maia, a aprovação representa um importante avanço para consolidar a política de valorização do salário mínimo que o governo federal adotou nos últimos anos, estabelecendo uma estratégia permanente, que tem como base de cálculo a variação do Produto Interno Bruto (PIB) dos dois anos anteriores mais a inflação do último ano.
“Se mantivermos o crescimento do PIB entre 4,5% e 5%, conforme previsto, deveremos chegar a um salário mínimo superior a US$ 500 [R$ 930 pelo câmbio de hoje] em 2015. Algo inimaginável há alguns anos”, disse o presidente da Câmara lembrando que, em 2003, quando o partido dele, o PT, chegou ao poder, o salário mínimo era equivalente a US$ 100.
Para 2012, Maia disse que as prioridades serão a aprovação de leis de proteção ao trabalhador e a extinção do fator previdenciário. A expectativa dele é que a base aliada feche um acordo com o governo para encaminhar as duas questões ainda no primeiro semestre.
Mas ainda há o que fazer este ano, como a definição de um aumento real para os aposentados que ganham mais de um salário mínimo. “Estamos tratando do tema, que está na pauta e deve ser votado até a próxima quinta-feira [22]. Estamos nos esforçando para convencer a equipe econômica do governo de que isso é uma necessidade e que é importante. Esta talvez seja uma das grandes dívidas do governo federal", disse Marco Maia.
Fonte: Agência Brasil
Gilv@n Vi@n@

Senado aprova prorrogação da Desvinculação de Receitas da União

Instrumento permite ao governo usar livremente 20% de sua arrecadação até 2015. Medida só foi votada após sessão fantasma

O Senado Federal aprovou, em segundo turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que prorroga os efeitos da Desvinculação de Receitas da União (DRU) até 31 de dezembro de 2015. Foram 55 votos a favor e 13 contrários.
Para garantir votação da DRU: Senadores ganham R$ 890 por sessão fantasma
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), convocou uma reunião do Congresso Nacional para hoje (21) às 11h para a promulgação da emenda constitucional. Os efeitos da atual DRU vencem no próximo dia 31 de dezembro.
Desvinculação de Receitas da União
A DRU é um mecanismo que permite ao governo federal utilizar livremente 20% das receitas da União. Ela foi instituída em 1994, no governo do presidente Itamar Franco. De lá para cá, o mecanismo vem sendo renovado por todos os governos, com a aprovação do Congresso Nacional.
A medida, aprovada em segundo turno por 55 votos a 13 e uma abstenção, é apontada pelo Palácio do Planalto como ferramente importante para combater a atual crise econômica global. O instrumento também auxilia na formação do superávit primário.
Fonte: Agência Brasil
Gilv@n Vi@n@

Logo mais tem ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC

Logo mais as 09h, aconteçe na sede social do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas -  SINDSPUMC, a última Assembléia Geral Ordinária do ano de 2011. Lá serão repassados informes da reunião com o Prefeito Ademar Ferreira da Silva e equipe de Governo que aconteceu na tarde de segunda-feira (19). Todos @s Sóci@s e demais Servidor@s Públicos sintam-se convidad@s.
Gilv@n Vi@n@

20 dezembro, 2011

UFERSA - RN abre 2 vagas de Professores no Campus Caraúbas e Mossoró


A Universidade Federal Rural do Semi-Árido, realizará Processo Seletivo para Professor Substituto, em regime de trabalho de 40 horas semanais, nas disciplinas de Estatística destinada ao Campus Caraúbas e Biotecnologia Vegetal e Biotecnologia destinada ao Campus Mossoró no Departamento de Ciências Vegetais.
A remuneração será fixada com base no valor dos vencimentos da carreira, observados a titulação: R$ 2.130,33 acrescidos de R$ 304,00 de auxílio alimentação para professores graduados e R$ 3.016,52 acrescidos de R$ 304,00 de auxílio alimentação para professores mestres.
Das Inscrições:
As inscrições serão realizadas no período de 8 de dezembro de 2011 a 8 de janeiro de 2012, somente através da internet, no site www.ufersa.edu.br.
A taxa de inscrição do concurso será de R$ 25,00 para cargos que exijam titulação em nível de graduação e R$ 35,00 para cargos que exijam titulação em nível de mestrado.
Das Provas:
A seleção, de acordo com a Resolução CTA nº. 20/2002, de 08/05/2002, constará de prova didática e exame de títulos. O sorteio do ponto para a prova de aptidão didática será realizado no dia 7 de fevereiro de 2012, às 8h no Hall do Registro Escolar, do Prédio Administrativo da UFERSA, de acordo cronograma estabelecido pela CPPS e divulgado no site.
A presença do candidato para o sorteio do ponto da prova didática é de caráter obrigatório, sendo eliminado todo aquele que, por qualquer motivo que seja, deixar de comparecer ao local, no dia e hora aprazados.
A Prova de Aptidão Didática ocorrerá no dia 8 de fevereiro de 2012, a partir das 8h.
A prova de títulos ocorrerá no dia 10 de fevereiro de 2012, a partir das 13h no Hall do Registro Escolar do Prédio Administrativo da UFERSA, para os candidatos de todas as disciplinas aprovados com nota mínima 7,00 na prova didática.
Para realização da prova de títulos, os candidatos aprovados na prova de aptidão didática, deverão apresentar, no dia 10 de fevereiro de 2012, no período das 8h às 12h, sua documentação.
O prazo de validade do referido certame será de 1 ano, a contar da homologação do respectivo resultado, prorrogável por igual período, de acordo com as necessidades e/ou conveniências institucionais.
Fonte: pciconcursos.com.br
(10/12/2011)
Gilv@n Vi@n@

Fundação Cesgranrio divulga resultado das provas objetivas e a nota da redação

De acordo com o edital do concurso público para professor do Estado, será divulgado hoje, no site da Fundação Cesgranrio (http://www.cesgranrio.org.br), o resultado das provas objetivas e a nota da redação. A vista da redação estará disponível a partir de amanhã. No dia 10 de janeiro serão divulgados os resultados dos pedidos de revisão da nota da prova de redação e convocação para a Avaliação de Títulos. Nos dias 10 e 12 acontece a Entrega de Títulos, que terão resultados divulgados no dia 9 de fevereiro. Os candidatos só conhecerão o resultado final no dia 28 deste mês. O concurso para professor do Estado ofereceu 3.500 vagas, sendo 2.900 para professor e 600 para pedagogo. 6.112 candidatos se inscreveram para participar do certame, que teve as provas realizadas no dia 20 de novembro nas cidades de Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros.
Gilv@n Vi@n@

Prefeito é acusado de agredir ex-mulher no interior paulista


Prefeito de Buri /SP, Cláudio Fonseca (PDT)
O prefeito de Buri, em SP, Cláudio Fonseca (PDT), de 54 anos, é acusado de ter agredido a ex-mulher e duas amigas dela durante um baile realizado na cidade, no sábado. A ex-primeira-dama Ana Amélia de Almeida registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil e passou por exame de corpo de delito. Segundo ela, o ex-marido a derrubou e desferiu chutes. Ela contou ter ficado com hematomas nas pernas e no quadril. Uma amiga, a funcionária pública Simone Lopes, recebeu um soco no nariz e teve sangramento.
Havia quase mil pessoas no baile e muita gente presenciou as agressões. O advogado do prefeito, José Roque Dias, disse que ele foi agredido pelas mulheres e apenas se defendeu. De acordo com o advogado, desde o processo de separação, seu cliente não se aproxima da ex-mulher, já que a Justiça determinou que ele se mantenha a uma distância mínima de 200 metros.
O casal tem dois filhos, mas Fonseca já responde a processo por agressão contra a ex-primeira-dama. O delegado seccional de Itapeva, Hamilton Gianfratti, estuda a possibilidade de pedir a prisão preventiva do agressor. No ano passado, logo após a separação, o prefeito se cadastrou em um programa de rádio da cidade, de 20 mil habitantes, procurando uma namorada. Ele se dizia muito solitário após a separação e que precisava de uma primeira-dama. Na época, surgiram muitas pretendentes, mas o prefeito continuou sozinho.
Fonte: Estado de Minas
Gilv@n Vi@n@ 

Brasil já tem mais de 236 milhões de linhas de telefonia celular


No final de novembro, havia no país 236,08 milhões de linhas de telefones celulares habilitadas, segundo balanço da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O serviço registrou 38,54 milhões de novas habilitações nos últimos 12 meses, crescimento de 19,51%.
O aumento do número de linhas em relação a outubro foi 1,92%, com 4,45 milhões de habilitações novas. Do total de acessos em operação no país, 192,7 milhões (81,65%) são pré-pagos e 43,32 milhões (18,35%), pós-pagos.
Em novembro, havia 120,81 acessos de telefonia móvel para cada 100 habitantes. O crescimento da teledensidade foi 18,48% nos últimos 12 meses. Os estados de Alagoas e do Pará registraram, pela primeira vez, mais de uma linha móvel por habitante no mês passado.
A operadora Vivo lidera o mercado brasileiro, com 29,64% de participação, seguida da TIM (26,03%), Claro (25,09%), Oi (18,92%), CTBC (0,28%) e Sercomtel (0,03%).
Fonte: Agência Brasil
Gilv@n Vi@n@