ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

30 setembro, 2011

Royalties do petróleo têm 21 projetos em urgência

Se não houver acordo até quarta-feira (5), será votado o veto do governo à Emenda Ibsen, que estabelece divisão igualitária entre estados produtores e não produtores
Bancadas se mobilizam para garantir maior parcela dos recursos para seus estados
 Entraram na pauta do Plenário na quinta-feira (29), em regime de urgência, 21 projetos de lei que propõem novos critérios para a distribuição dos royalties do petróleo. Eles tramitam em conjunto e precisam ser analisados antes de quarta-feira.
Nessa data, caso não tenha sido encontrada uma solução para o impasse entre União, estados produtores e não produtores, deverá ser votado o veto do governo à chamada Emenda Ibsen. Ela determina que as receitas dos royalties sejam distribuídas de acordo com o Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que não interessa aos estados produtores.
Entre os 21 projetos, os mais polêmicos são os que tratam especificamente dos critérios de distribuição: PLS 448/11, de Wellington Dias (PT-PI); PLC 16/10, do Executivo; e PLS 574/11, de Francisco Dornelles (PP-RJ). Os demais indicam, em geral, setores que devem receber os recursos.
Todas as propostas dependem de parecer das comissões de Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Assuntos Sociais, Educação, Constituição e Justiça, Assuntos Econômicos e Infraestrutura.
VEJA: Pauta em busca de acordo
Fonte: senado.gov.br 
Gilv@n Vi@n@ 

Convite a tod@s Caraubenses

De ordem do Exmo. Prefeito Municipal Ademar Ferreira da Silva formulo CONVITE a todos os munícipes que tenham interesse em conhecer o que está sendo planejado em termos de dotarmos o município de um PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO, para participar da AUDIENCIA PUBLICA que tratará do respectivo PLANO no que se refere aos aspectos do ABASTECIMENTO DÁGUA  e do ESGOTAMENTO SANITÁRIO.
A AUDIÊNCIA acontecerá na próxima terça-feira, dia 04 de Outubro das 08 às 11hs na Câmara Municipal de Vereadores com a participação da Empresa B&B Engenharia e da CAERN, respectivamente elaboradora e financiadora do referido plano para o nosso município.       

PARTICIPE!

Caraúbas, 30 de Setembro de 2011
           
Francisco Alcivan Viana       
Vice-Prefeito
Gilv@n Vi@n@

Haddad promete: mestrados e doutorados em Educação serão grátis

Ministro da Educação diz que mesmo cursos em instituições particulares terão um financiamento com dívida perdoada para professores

Cursos de pós-graduação, mestrados e doutorados em educação, mesmo em instituições privadas, serão gratuitos. O anúncio foi feito pelo ministro Fernando Haddad, na tarde desta sexta-feira, 30, durante o 7º. Congresso Inclusão: Desafio Contemporâneo para a Educação Infantil, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Unidades de Educação Infantil da Rede Direta e Autárquica do Município de São Paulo (Sedin).

Haddad em evento em São Paulo nesta sexta-feira
Haddad explicou que deve assinar nos próximos dias uma portaria que dará a esses cursos o mesmo mecanismo do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Os professores que decidirem fazer o curso e trabalharem nas redes públicas terão a dívida saldada automaticamente.
A respeito do tema do evento, o ministro da Educação admitiu que trabalha com dificuldade em um modelo de avaliação para a educação infantil. “Faço um desafio para vocês. Me mostrem os casos de sucesso e de eficiência para que possamos tabular esses valores.”
Haddad creditou ao presidente Lula a inclusão da educação infantil no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além do fornecimento de merenda, transporte escolar, biblioteca e livro didático. “O que mais me impressionou quando eu cheguei ao Ministério da Educação foi a constatação de que não só não havia mecanismos de financiamento, como não se dava importância a um ciclo tão importante da formação da criança.”  
Leia também:
Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
Gilv@n Vi@n@

Ao menos 3.000 vereadores serão eleitos a mais em 2012, diz CNM

As eleições municipais de 2012 vão eleger entre 3.000 e 8.000 vereadores a mais que o pleito realizado há quatro anos.
Os dados são resultado de uma pesquisa realizada pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios) em 87,7% das 2.153 cidades que já decidiram pelo aumento no número de vereadores. Os detalhes da pesquisa serão divulgados na próxima segunda-feira (3), em Porto Alegre (RS).
O acréscimo de cadeiras nas Câmaras Municipais foi possível depois da aprovação da emenda constitucional 58, em setembro de 2009, que estabelece o número máximo de vereadores de acordo com a população de cada município apurada no Censo Demográfico de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Foram criadas 24 faixas para definir a quantidade de vereadores: os municípios com até 15 mil habitantes podem ter até nove cadeiras, enquanto os municípios com mais de 8 milhões de moradores podem ter até 55.
O aumento de vagas, porém, não é obrigatório e tem de ser decidido pela própria Câmara. Apesar do acréscimo de cadeiras no país, os percentuais máximos das receitas que os municípios podem repassar aos Legislativos foram reduzidos.
Um das cidades que decidiram pelo aumento de vereadores foi Maceió (AL). No começo do mês, a Câmara aprovou passar das atuais 21 cadeiras para 31 em 2013 --número máximo permitido para os 932 mil habitantes da capital alagoana.
No caso de Maceió, o atual presidente da Casa propôs aos vereadores congelarem seus salários ou reduzir o número de cargos comissionados à disposição de cada vereador de 17 para 10.
Entre as justificativas dos que defendem o aumento de vereadores está a de maior representatividade da população. No entanto, em algumas cidades, a pressão popular contra a emenda tem feito com que a proposta não seja adotada.
Em Arapoti (253 km de Curitiba), cidade com 26 mil habitantes e que teria direito a 11 cadeiras, um projeto de lei aprovado em setembro estabelece que o número atual de nove vereadores seja mantido até 2016.
"Cada município deve avaliar as suas necessidades e definir, de modo consciente e dentro dos limites legais, a quantidade de vereadores", disse o presidente da Câmara de Arapoti, Silvio Lara (PSDB). 
+ Notícias em Poder
Fonte: 1.folha.uol.com.br/poder
Gilv@n Vi@n@

RN é o maior doador de órgãos do nordeste

RN é referência em número de transplantes

Uma leve infecção ou febre na garganta ocasionou um problema que marcou a precoce vida do estudante Luiz Eduardo Félix, 13 anos, morador de Baía Formosa, a 96 quilômetros de Natal. A consequência da febre reumática que o acometeu foi uma estenose valvar aórtica, problema bem mais grave cuja solução seria um transplante parcial de coração. A cirurgia foi feita em um hospital particular da capital, conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS). 60 dias depois, o pré-adolescente comemora a nova vida. "Antes eu vivia cansado, desmaiava. Tive medo da cirurgia, mas precisava fazer. Queria conhecer a família de quem doou minha vida nova", afirmou ele.
"Luiz chegou bem debilitado a Natal. Não podíamos cuidar do coração dele, e sim dele próprio. Fizemos de tudo para que a cirurgia fosse feita", afirmou o médico José Madson Vidal da Costa, coordenador da instituição que recebeu o garoto na capital, a Amigos do Coração da Criança. A associação recebe mensalmente uma média de 100 crianças de todo o Estado, e consegue realizar entre 12 e 15 cirurgias cardiopatas pela rede pública de saúde. O transplante de Luiz Eduardo foi um deles.
Silvano Raia, do Ministério da Saúde, ressaltou a evolução do RN e garantiu treinamento médico Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press
 Histórias como a de Luiz Eduardo e da associação que o acolheu tendem a se multiplicar no Rio Grande do Norte. O número de pessoas que recebem órgãos doados só cresce no Estado, que hoje já ocupa a liderança nas estatísticas da região Nordeste. Com 16,4 captações multiorgânicas por milhão de habitantes/ano, o Estado se coloca em 3º lugar nacionalmente, perdendo apenas para Santa Catarina e São Paulo em número de captações de órgãos (ambos beiram 20 doadores por milhão/ano), e ultrapassa a média no país, de 11 captações. Os dados são da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). "Acredito que o Rio Grande do Norte é um exemplo a ser seguido. Santa Catarina e São Paulo levaram uma década para conseguir isso, e vocês o fizeram em pouco mais de dois anos", declarou o presidente da ABTO, Ben-Hur Ferraz Neto.
Estado conta com média de 16,4 doadores para cada um milhão de habitantes, superando a média nacional de 11 por milhão Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
Os números do RN foram anunciados ontem pela Associação e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), durante a abertura da Campanha de Doação de Órgãos. Mas o evento trouxe à tona um desafio: como fazer aumentar o número de doações com as limitações do Sistema Único de Saúde (SUS) e a falta de recursos para garantir a continuidade dessas doações? A questão não tem solução simples. "Ainda temos problemas especialmente em infraestrutura e falta de recursos por sermos um Estado pequeno", revelou Rodrigo Furtado, coordenador da Central de Transplantes potiguar, que coordena os dados e as equipes responsáveis pela operacionalização da captação e transplante de órgãos no RN.
Apesar de a Política Estadual de Transplantes ter como objetivo fortalecer os serviços de saúde para garantir à população o acesso a todos os procedimentos relacionados, antes e após o transplante, são inúmeros os desafios que o RN tem a enfrentar no que se refere ao fortalecimento da regularidade dos transplantes de órgãos. "O RN nos surpreendeu, saindo de 3 pessoas por milhãopara 16,4. Para essa conquista houve motivação, houve mobilização", ressaltou Silvano Raia, coordenador-executivo do Comitê Estratégico de desenvolvimento de Centros de Procura e Captação de Órgãos, ligado ao Ministério da Saúde.
Contudo, o coordenador informou que o Estado ainda tem algumas limitações. Uma delas é capacitação de profissionais. Para minimizar esse problema vários médicos da rede pública serão treinados em centros nacionais de referência em transplante. "Quatro deles vão fazer treinamento em Enucleação Nuclear no Banco de Olhos de Sorocaba (SP); seis vão participar, no Hospital das Clínicas (SP), do treinamento de Diagnóstico de Morte Encefálica com aparelhos Doppler Transcraniano; e outro grupo participará de um treinamento para retirada de múltiplos órgãos: coração, pulmão, fígado, rins, pâncreas, córneas, pele e até osso", revelou. Após os treinamentos, dois aparelhos Doppler Transcranianos serão doados à Sesap e a equipe médica estará pronta para novos desafios como o transplante em pessoas queimadas.
O médico e secretário estadual de saúde, Domício Arruda, comemorou as novidades e explicou que verba necessária para fazer aumentar o número de doações é importante. Ele contou que o Estado segue o caminho certo ao apostar na organização do sistema. "Basta organizar logisticamente o sistema. Garantir que as informações sobre doadores vivos ou mortes cerebrais chegarão ao conhecimento da central, motivar a equipe e oferecer estrutura necessária para manter os sinais vitais necessários aos transplantes", afirmou. A equipe que lida com transplantes no Estado é composta por 35 profissionais, entre enfermeiros, assistentes sociais, médicos e especialistas com parte de sua carga horária destinada a procedimentos de transplante, como é o caso de 17 urologistas do Hospital Walfredo Gurgel, o maior captador de órgãos do Rio Grande do Norte.
"Esses profissionais foram treinados no Hospital Albert Einstein e estão habilitados a fazer transplantes", disse Domício. A próxima meta do Governo do Estado é expandir o sistema de captação e doação para o interior. Atualmente apenas o Hospital Regional Tarcísio Maia (Mossoró) e o Hospital Deoclécio Marques (Parnamirim) informam da disponibilidade de potenciais doadores, "mas todos os hospitais dotados de centro cirúrgico teoricamente oferece condições para se fazer captação de órgãos", afirmou o secretário. 
Fonte: diariodenatal.com.br
Gilv@n Vi@n@

Bancários do RN continuam em greve

Agência do Banco de Brasil - Caraúbas / RN
Bancários do Rio Grande do Norte continuam em greve por tempo intederminado. A paralisação nas agências públicas e privadas provalvemente vai gerar grande impacto à população.potiguar. Os usuários dos serviços da Caixa Econômica Federal, por exemplo, que através da instituição firmaram seus contratos para aquisição da tão sonhada casa própria, devem ser atingidos diretamente, caso a paralisação se prolongue. A afirmação é da coordenadora Geral do Sindicato dos Bancário, Marta Turra. "Não é serviço essencial, então, vai parar", explicou.
O Sindicato dos Bancários, através de nota,  esclareceu que somente o serviço de auto-atendimento (os caixas eletrônicos e a internet) vai funcionar. A manutenção dessa modalidade de atendimento permanece a fim de cumprir o que determina a Lei de Greve, a qual versa sobre 30% do quadro funcional da instituição continuar em suas respectivas funções.
O movimento grevista acontece em razão de falta de entendimento entre as representações da categoria e os empresários do setor financeiro. A pauta de reivindicações conta o pedido por um reajuste salaria de 26%, - índice em desacordo com os 8% apresentados pela Federação Nacional dos Bancos (Fenabran) na última semana.
Diariamente, servidores estarão em frente a agências bancárias para esclarecer a população sobre os motivos que levaram a greve e também fornecer orientações de como eles poderão efetuar transações bancárias.
Os clientes  avaliam o impacto da greve e alguns deles reivindicam melhorias também no atendimento ao público. O conferente João Paulo Rodrigues, 24, afirma que não será tão prejudicado uma vez que a maioria das contas deles são pagas pela internet, mas acredita que as pessoas que não estão adaptadas com as transações financeiras online terão problemas. Valter Ferreira, 33, diz concordar com a paralisação, desde que ela sirva para trazer também melhorias para o cliente e não somente para os bancários. "A gente quer que todo mundo fique bem, mas não pode prejudicar o cliente", ponderou o pedreiro.
O Rio Grande do Norte conta com 3.400 bancários lotados em 80 agências bancárias somente na capital e mais 51 no interior.
CARAÚBAS / RN
No Município de Caraúbas a Agência Banco do Brasil, segundo o funcionário Edmilson Crisóstomo Neto apenas os serviços de auto-atendimento (os caixas eletrônicos e a internet) vai funcionar,os demais sem data definida para atender a população.
Na porta de acesso ao Banco do Brasil, agência de Caraúbas, informativo do movimento grevista dos Bancários de Mossoró e Região
População lamenta pelo serviço apenas nos caixas eletrônicos
 interior da agência sem atendimento ao público
Gilv@n Vi@n@

Entenda a crise econômica mundial

Conheça os cinco pontos que ajudam a explicar a turbulência nos mercados financeiros

O problema da dívida em países na zona do euro “está assustando o mundo”, nas palavras do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Embora esteja no foco das atenções dos investidores, a turbulência na Europa é apenas parte da crise econômica mundial.

Permanecem no radar o elevado nível de endividamento público americano, a fragilidade das instituições financeiras em diversos países e os claros sinais de desaceleração da economia mundial.
O iG conversou com especialistas em economia internacional e selecionou cinco pontos fundamentais para entender a crise. Veja a seguir:
1- Mais do mesmo
“Na verdade, não estamos vivendo uma nova crise mundial. A crise é a mesma que teve início em 2008, estamos só em uma nova fase”, afirma Antonio Zoratto Sanvicente, professor do Insper.
Operador da bolsa de Nova York acompanha com desespero o desempenho das ações
Naquele ano foi deflagrada a crise das hipotecas imobiliárias nos Estados Unidos, com a quebra do banco Lehman Brothers.
Basicamente, os problemas começaram porque as instituições financeiras emprestaram dinheiro demais para quem não podia pagar. Isso levou à falência de bancos e à intervenção governamental para evitar o colapso do sistema financeiro e uma recessão mais aguda.
Ao injetar recursos em bancos e até em empresas, no entanto, os governos aumentaram seus gastos, em um momento em que a economia mundial seguia encolhendo. O resultado não poderia ser outro: aprofundamento do déficit público, que em muitos países já era bastante elevado.
Na Grécia, por exemplo, a crise de 2008 ajudou a exacerbar os desequilíbrios fiscais que o país já apresentava desde sua entrada na zona do euro, diz o economista Raphael Martello, da Tendências Consultoria.
2- Europa endividada
Faz quase dois anos que a crise da dívida soberana em países da União Europeia tem sido discutida nos mercados financeiros. Mas foi nos últimos meses que o problema veio à tona com mais intensidade e se tornou um dos maiores desafios que o bloco já enfrentou desde a adoção do euro em 2002.
Mulher pede esmolas em Dublin; Irlanda tem a maior dívida pública do mundo
Além da Grécia, países como Portugal, Irlanda, Itália e Espanha sofrem os efeitos do endividamento descontrolado e buscam apoio financeiro da zona do euro e do Fundo Monetário Internacional.
Para receber ajuda, no entanto, precisam adotar medidas de “austeridade fiscal” que, na prática, significam enxugar os gastos públicos, por meio do corte de benefícios sociais e empregos, por exemplo, e elevar a arrecadação por meio de impostos.
O problema é que essas medidas deprimem ainda mais a economia e geram descontentamento, greves e manifestações. Nas últimas semanas, os movimentos populares têm se intensificado especialmente na Grécia.
Em meio ao clima de instabilidade e discussão até mesmo sobre a manutenção desses países na zona do euro, o bloco aprovou a ampliação do fundo de socorro europeu para um total de 440 bilhões de euros.
3- Enquanto isso, nos Estados Unidos
O déficit público americano já vinha crescendo vertiginosamente nos anos 2000, respondendo em parte aos gastos exorbitantes com a guerra do Iraque, em 2003, e às perdas causadas pelo furacão Katrina, em 2005. “Já existia um problema estrutural, mas com a crise em 2008 o governo injetou muito recurso nos bancos e empresas e isso levou a um sério aprofundamento do déficit”, afirma Martello.
Corretor da Bolsa de Nova York sofre em mais uma pregão difícil para os mercados
 O resultado é que a dívida saiu de controle. Nos últimos meses, essa situação criou a necessidade de elevar o limite de endividamento público do país, para evitar que fosse decretado um calote. Isso levou a um prolongado embate político entre democratas e republicanos, que gerou enorme estresse nos mercados financeiros e levou a agência de classificação de risco S&P a rebaixar a nota de crédito americana no começo de agosto.
Para piorar o cenário, os números revisados do PIB americano no primeiro e segundo trimestre apontam para desaceleração da economia, que também enfrenta altos índices de desemprego. A disputa política segue firme nos Estados Unidos, desta vez em torno da aprovação de um pacote proposto por Obama para estimular a geração de empregos no país.
Na avaliação do professor José Márcio Camargo, da PUC-RJ, “a proposta do presidente Barack Obama de desoneração de impostos deve passar no Congresso americano, mas o aumento de gastos em infraestrutura para estimular a economia não deve ter aprovação da maioria. A briga entre políticos, que reprovam os programas de incentivo financeiro, e o Fed, o Banco Central dos Estados Unidos, pode comprometer a independência da instituição.”
 4- Bancos em risco
A fragilidade do sistema financeiro na Europa e Estados Unidos continua a tirar o sono dos investidores. Se em 2008 os bancos, principalmente os americanos, sofreram com a exposição a hipotecas de alto risco, desta vez, instituições de ambos os lados do Atlântico sentem os efeitos da exposição a títulos da dívida soberana de países europeus.
City, o centro financeiro de Londres; bancos sofrem com exposição a títulos da dívida europeia
 É o caso dos bancos franceses, bastante expostos a títulos públicos da Grécia – país que busca com urgência nova parcela de resgate para evitar o calote.
Alguns estudos tentam estimar o volume total de recursos que seria necessário para recapitalizar os bancos europeus em caso de um default da Grécia ou mesmo de outros países, como Portugal.
Mas economistas afirmam que não é possível saber exatamente o tamanho do rombo, pois além dos títulos públicos, os bancos também estão expostos a seguros contra a dívida.
Por não ser negociado em mercado formal, ninguém sabe ao certo quanto os bancos perderiam com esses seguros.
 5- Mundo em desaceleração
Se há alguns meses a inflação mundial era a principal preocupação de líderes e analistas de mercado, hoje o tema que domina as conversas é a desaceleração da economia global.
Mundo mostra sinais claros de desaceleração no ritmo de atividade econômica
 Em um relatório recente, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) alertou para evidente desaceleração da atividade econômica em praticamente todos os países.
E o Brasil não está imune. Pelo contrário, é a nação que mostra os sinais mais claros de esfriamento da atividade, segundo a OCDE.
Na avaliação do Banco Central brasileiro, “observa-se moderação do ritmo de atividade” do País, mas a economia “ainda continuará sendo favorecida pela demanda interna".
No cenário internacional, a autoridade monetária vê "possibilidade elevada de recessão" em alguns países devido à crise global, "em especial nas economias maduras".
Fonte: economia.ig.com.br
Gilv@n Vi@n@

Brasil vai começar a retirar tropas do Haiti em março, diz Amorim

Ministro da Defesa diz que 257 dos 2,2 mil militares brasileiros que fazem parte da missão da ONU deixarão o país caribenho

O ministro da Defesa Celso Amorim afirmou que a situação de segurança melhorou muito no Haiti (6/9)
O Brasil deve começar a retirada parcial de suas tropas no Haiti em março de 2012, afirmou nesta quinta-feira o ministro da Defesa, Celso Amorim. Segundo Amorim, 257 dos 2,2 mil militares brasileiros que estão na Minustah (Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti) deixarão a ilha caribenha nessa data, de acordo com a Agência Brasil.
Em depoimento à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, o ministro disse que "tudo depende do plano (de retirada) da ONU", mas que o Brasil é o país que menos reduzirá seu efetivo no Haiti. Além dos brasileiros, outros 1,6 mil oficiais de outras nacionalidades devem deixar a missão da ONU no início do ano que vem.
Saída gradual
Para o ministro, a retirada das forças de paz deve ocorrer gradualmente, para entregar o controle do Haiti a seu próprio governo de maneira coordenada, já que, segundo ele, a segurança social no país já havia sido consolidada. "Não devemos e não queremos nos eternizar no Haiti, mas também não vamos sair de maneira irresponsável", afirmou.
Amorim disse que o objetivo inicial é reduzir as tropas para o número de soldados brasileiros que estavam no país antes do terremoto de janeiro de 2010. Após o tremor, cerca de 900 militares brasileiros extras foram enviados ao país.
Entre o efetivo brasileiro que deixará o Haiti, não estarão membros do batalhão de Engenharia, que têm atuado na reconstrução de pontes, poços artesianos e produção de energia, entre outras obras emergenciais.
Unasul
No início desse mês, durante visita a Buenos Aires, Amorim já havia defendido a redução gradual das tropas, a partir da definição de um cronograma conjunto dos países da Unasul (União das Nações Sul-Americanas) com a ONU, antes da retirada total. "Não podemos ter uma saída desorganizada que gere uma situação de caos", disse o ministro na época.
Embora Amorim não tenha feito referência ao assunto, há rumores de que as tropas da Minustah estejam enfrentando uma resistência cada vez maior por parte dos haitianos. A situação foi agravada após acusações de que militares uruguaios teriam abusado sexualmente de um jovem haitiano.
Em sua visita à Argentina, o ministro afirmou que tal episódio não poderia contaminar toda a missão, mas admitiu problemas com a permanência estendida dos militares no país. "Qualquer tropa em qualquer lugar do mundo sofre desgaste", afirmou.
O mandato brasileiro como chefe da missão também passará por votação para ser renovado.
Líbano
O Congresso aprovou nessa quarta-feira o envio de forças brasileiras para compor a Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil). De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o governo prepara o envio de um navio da Marinha, equipado com um avião e até 300 tripulantes.
Criada por meio de resolução do Conselho de Segurança da ONU em 1978, a Unifil tinha como objetivo original supervisionar a retirada das tropas israelenses do território do Líbano. Após a crise entre os dois países ocorrida em 2006, o Conselho de Segurança reforçou a missão e adicionou à sua missão o monitoramento do fim das hostilidades e a contribuição para o acesso de ajuda humanitária a civis.
O Brasil iniciou sua participação na Unifil em fevereiro desse ano, com um destacamento de oito militares. A missão conta atualmente com 11.746 militares, 351 funcionários civis internacionais e 656 nacionais. 
Leia também:
Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
Gilv@n Vi@n@

Maluf será julgado no Supremo por lavagem de dinheiro

Deputado federal e ex-prefeito de São Paulo é acusado de desviar US$ 1 bilhão dos cofres públicos e depositá-lo no exterior

Candidato à deputado federal em 2006, Maluf vota ao lado da mulher, Sylvia

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem (30), por maioria de 7 a 1, abrir ação penal envolvendo o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) e mais dez réus por lavagem de dinheiro. 

A Corte entendeu que o político, seus parentes e outros investigados tiveram participação ativa no envio de US$ 1 bilhão para o exterior, em sua maior parte provenientes de desvio de obras da Avenida Jornalista José Roberto Marinho, antiga Avenida Água Espraiada, em São Paulo.
O Tribunal também abriu ação penal envolvendo os mesmos réus, exceto Paulo Maluf e sua mulher, Sylvia Maluf, por formação de quadrilha. O casal não responderá a essa acusação porque tem mais de 70 anos de idade. Isso não significa que a Justiça inocentou o casal Maluf. Apenas reconheceu que perdeu o prazo para julgá-los.
A avenida foi construída quando Maluf era prefeito de São Paulo, na década de 1990. O Ministério Público (MP) diz que a obra foi superfaturada, com custo final de R$ 796 milhões, e que boa parte do dinheiro foi enviada ao exterior por meio de doleiros, retornando ao Brasil em investimentos na empresa Eucatex, da família Maluf. O processo tramita em segredo de Justiça.
Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
Gilv@n Vi@n@

29 setembro, 2011

CINE DIX-SEPT ROSADO APRESENTA "LULA o FILHO do BRASIL"

Gilv@n Vi@n@

Conselhos escolares são parte do processo de transformação do país

Na abertura das atividades do 3º Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar, a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, disse que o “direito à educação tem que ser repetido todos os dias e várias vezes ao dia”. O motivo da repetição, segundo a secretária, é que o direito à educação é muito recente no país e ele precisa se solidificar.
O 3º encontro acontece em Brasília até a próxima sexta-feira, 30, reunindo atividades de formação de técnicos das secretarias estaduais e municipais de educação e trocas de experiências.
Para ilustrar a importância da organização dos conselhos escolares com a participação de pais, estudantes, professores e gestores na vida da escola, a secretária Maria do Pilar lembrou aos conselheiros que mudanças na educação são geracionais. No início de 1960, disse, de cada cem crianças, 80 estavam fora da escola, porque a educação não era um direito. “Com isso, milhões de brasileiros não tiveram o direito de aprender.”
A Constituição Federal de 1988, lembrou Pilar, marca o início de uma sociedade de direito para todos. “Somos uma República laica, que aceita todas as religiões, raças e etnias.” Mas, para que isso seja pleno, segundo ela, o Brasil precisa ter uma escola pública forte para todos, com a presença dos filhos das classes média e alta, o que ainda não ocorre. “A constituição e o funcionamento pleno dos conselhos escolares fazem parte desse processo de transformação do país”, observou. 
Participação – Representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) também participaram da abertura do encontro.
Para Maria de Salete Silva, do Unicef, “há dez ou 15 anos” o conselho escolar era confundido com uma atividade burocrática e estava afastado de seu principal papel, que é garantir o direito de aprender das crianças. Maria de Salete lembra que o direito de aprender compreende o acesso à escola na idade certa, a permanência e a conclusão da formação. Isso, para ela, só acontece com a participação da família, da escola e do Estado num mesmo fórum. “O conselho traz o olhar da comunidade para a escola”, explicou.
Participam do 3º Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar cerca de 250 técnicos que atuam na área de gestão escolar das 26 secretariais estaduais de educação, do Distrito Federal e de municípios com mais de 150 mil habitantes. As unidades da Federação que não possuem municípios com essa densidade populacional estão representadas por servidores das quatro maiores cidades de cada estado. Desde 2009, os encontros nacionais acontecem uma vez por ano.
Diversidade – De acordo com José Roberto Junior, coordenador do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, o encontro presencial reúne a diversidade dos conselhos criados nas escolas públicas de todo o país. Nos três dias de formação, os conselheiros também vão trocar experiências em gestão democrática.
Dados da SEB mostram que, de 2005 a março de 2011, o programa capacitou 18,7 mil técnicos em cursos de formação presenciais e 11,9 mil em cursos a distância. A formação é feita por universidades públicas federais. Publicações e cadernos elaborados pelo MEC servem de subsidio para a capacitação.
A constituição e o funcionamento dos conselhos escolares estão previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9396/1996, e agora reafirmados no novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020, que tramita no Congresso Nacional desde dezembro de 2010.
Por Ionice Lorenzoni
CONFIRA

Confira o programa do 3º Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar, com transmissão ao vivo.
Confira os quadros da capacitação a distância e presencial.
Confira os 12 cadernos e as publicações do MEC sobre os conselhos escolares.
Fonte: portal.mec.gov.br
Gilv@n Vi@n@

Rosalba descarta racha com Fafá, apoio ao PSB e reafirma nome do DEM

A governadora Rosalba é cercada por populares e jornalistas no 1º dia da instalação do Governo em Mossoró.
A governadora Rosalba Ciarlini descartou ontem, após a instalação do Governo do Estado no Casarão Lili Duarte - sede da Vice-Prefeitura -, duas possibilidades que estão sendo postas pela oposição: o rompimento com a prefeita Fafá Rosado (DEM) e o seu apoio ao projeto político da deputada estadual Larissa Rosado (PSB). Ao ser perguntada por repórteres sobre distanciamento com Fafá, Rosalba disse que o questionamento não merecia resposta. "Estou na casa da prefeita, que me recebeu, e essa pergunta não merece resposta", disse. Sobre apoio a Larissa, Rosalba respondeu que o Democratas de Mossoró terá candidato próprio à Prefeitura e que o nome indicado será o vencedor das eleições de 2012.
O clima de harmonia política entre Fafá e Rosalba ficou evidente ontem. A governadora foi recebida pela prefeita no Salão dos Grandes Atos do Palácio da Resistência, onde estavam o deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM) e a bancada governista da Câmara Municipal de Mossoró. Rosalba e Fafá almoçaram juntas e a governadora, em seu discurso na sede interina do Governo do Estado em Mossoró, disse que Fafá tinha sido ágil em disponibilizar o casarão Lili Duarte para acomodar o Executivo estadual.
Apesar de se negar a responder perguntas de cunho político, Rosalba Ciarlini não teve como se esquivar do tema. Na coletiva com a imprensa mossoroense, a governadora deixou claro que a visita frequente que a secretária estadual de Infraestrutura, Kátia Pinto (DEM), fará em Mossoró não tem recado político ou indicação de que Kátia será a candidata do DEM à Prefeitura de Mossoró no próximo ano.
"Kátia é um excelente nome, excelente profissional. Ela virá sempre a Mossoró, assim como qualquer secretário. Ela foi minha auxiliar quando fui prefeita e também prestou serviços à prefeita Fafá Rosado, e não foi à toa que a convidei para assumir a Secretaria de Infraestrutura do Estado", disse a governadora, acrescentando, contudo, que sua auxiliar integra um grupo, é eleitora e pode votar e ser votada.
Coincidentemente, a secretária Kátia Pinto é a única auxiliar estadual que contará com um escritório em Mossoró a partir de agora. A explicação do Governo é que ela precisa acompanhar as obras realizadas pelo Estado em Mossoró, como o Complexo Viário da Abolição e outras que serão iniciadas: Centro Administrativo que acomodará o Detran, Central do Cidadão e o terminal rodoviário, além da escola tecnológica no conjunto Walfredo Gurgel, duplicação da RN-013 (Mossoró/Tibau), a Estrada da Castanha e outras.

PRESENÇA

A vinda da governadora Rosalba Ciarlini a Mossoró reacendeu o aspecto político relacionado à instalação do Governo do Estado em Mossoró. Tanto que ontem, na solenidade realizada no casarão Lili Duarte, as prefeitáveis governistas estavam presentes e dividiram a cena com a também prefeitável da oposição, deputada estadual Larissa Rosado: Kátia Pinto, vereadora Cláudia Regina (DEM) e Larissa ficaram sentadas bem próximas, na primeira fila. A vice-prefeita Ruth Ciarlini (DEM), também apontada como provável nome à sucessão de Fafá Rosado, estava ao lado da governadora e de Fafá.
Fonte: defato.com
Edilson Damasceno
Da Redação
Gilv@n Vi@n@

Truques na dieta para diminuir a quantidade de gordura ingerida

A única maneira de perder aquela indesejável gordurinha localizada no corpo é abaixar o seu percentual de gordura como um todo. Nessa busca positiva – tanto para a saúde, quanto para a boa aparência –, cultivar melhores hábitos alimentares, privilegiando frutas e legumes que possuem muitas fibras, reduzir a quantidade de gordura e calorias ingeridas e praticar exercícios podem trazer ótimos resultados.
Mas nenhuma nova atitude é tão importante quanto cuidar da dieta, já que cada nutriente libera uma determinada quantidade de calorias por grama, o que, em excesso, promove o sobrepeso e a gordura localizada.
Nutricionistas são unânimes em afirmar que a gordura tem papel importante na alimentação, mas também alertam que o exagero dia após dia é o grande vilão da nossa saúde. Para se ter uma ideia: eles estimam que os carboidratos, assim como as proteínas, liberam 4 calorias, já a gordura libera 9 calorias! Assim dá para perceber quem é o inimigo do emagrecimento.
Siga estas dicas e diminua a quantidade de gordura que você ingere diariamente:
* Substitua o leite integral pelo desnatado, se não conseguir tente o semidesnatado. Faça o mesmo com os iogurtes.
* Evite o chocolate, achocolatados e doces elaborados cuja preparação depende de creme de leite e leite condensado. Quer uma sobremesa, tente a gelatina.
* Substitua queijos amarelos pelos brancos. Opte pelo requeijão light.
* Evite alimentos embutidos como salsicha, linguiça, mortadela, salame, salaminho, presunto, apresuntado.
* Retire a gordura aparente das carnes e a pele das aves.
* Prefira salgados assados aos fritos, mas cuidado: croissant é assado e muito gorduroso!
* Na hora do lanche dê preferência pelo pão integral e bolos simples, sem cobertura ou recheio.
* Cuidado ao escolher o tempero usado na salada.
* Se for preparar linguiça, hamburger ou nuggets, utilize o forno. Algumas marcas podem ser feitas no micro-ondas.
* Reduza ao mínimo o óleo utilizado para refogar os vegetais.
Por Éverton Oliveira, da redação 
 Fonte: dnonline.com.br
Gilv@n Vi@n@

Plano Nacional de Educação vai prever mais de 7% do PIB para área

Relator do projeto em análise na Câmara dos Deputados disse que o porcentual recomendado pelo governo será revisto para mais

A meta de crescimento do investimento em educação para 7% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2020, estabelecida pelo governo no Plano Nacional de Educação (PNE), será revista para mais. Foi o que adiantou o relator do projeto de lei do plano na Câmara, deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR). Nesta terça-feira foi eleito um novo presidente para a comissão especial que analisa o projeto. 

Desde julho, a Câmara dos Deputados trabalha no relatório do PNE que recebeu quase 3 mil emendas na comissão especial criada para avaliar a matéria. O plano Prevê 20 metas de melhoria no acesso e na qualidade do ensino do país que deverão ser alcançadas até o fim da década.

“Os diagnósticos feitos pela sociedade e pelos parlamentares apontam um valor diferenciado dos 7%", avalia o deputado Vanhoni. Segundo ele, a meta de investimento deverá ficar entre os 7% do PIB proposto pelo governo e os 10% defendido por movimentos sociais e entidades da área agregadas na Campanha Nacional pelo Direito a Educação.
De acordo com o relator, o número ainda não foi finalizado porque a análise de todas as metas ainda não terminou e caso uma delas seja revista poderá aumentar o valor previsto para o financiamento - como por exemplo a ampliação de matrículas em alguma etapa da educação ou melhoria da qualidade. Ele acredita que o patamar ficará abaixo dos 10% pleiteados pelas emendas da sociedade civil e defendeu que a meta precisa ser uma “ousadia possível”. A previsão de Vanhoni é que a primeira versão do relatório seja apresentada até o fim da primeira quinzena de outubro.
Novo presidente
A comissão especial que analisa a matéria elegeu o deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES) para assumir a presidência no lugar do ex-deputado Gastão Vieira (PMDB-MA) que foi nomeado ministro do Turismo. Após a apresentação do relatório, será aberto um prazo de cinco sessões para que os membros da comissão possam apresentar novas emendas. Coimbra acredita que a aprovação deverá ser concluída até o fim de novembro, quando o texto será encaminhado para o Senado. Segundo ele, o trabalho mais difícil será buscar um consenso para que o relatório seja aprovado.
“A gente só deve colocar o relatório em votação quando houver uma convergência mínima entre os deputados. Teremos divergências, mas na hora do voto não se pode transformar numa batalha campal”, defendeu. 
Leia também:
 Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
Gilv@n Vi@n@

Greve dos bancários paralisa 31% das agências no país

São 6.248 locais de trabalho em que empregados paralisaram serviços após cinco rodadas de negociação com patronais

No segundo dia da greve nacional dos bancários, 31% das agências e centros administrativos de bancos públicos e privados fecharam em todo o país, de acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). 
Bancários então em greve por tempo indeterminado
 São 6.248 locais de trabalho em que os empregados paralisaram os serviços após cinco rodadas de negociação com os representantes patronais, que não alcançaram a proposta de reajuste pedida pelos bancários.
Ontem, quando a greve teve início, 4.191 locais de trabalho ficaram fechados. Ou seja, em um dia a paralisação cresceu quase 50%. Bancários em 25 Estados e no Distrito Federal já aderiram à greve.
Os trabalhadores de Roraima decidiram ontem em assembleia que se juntarão aos grevistas a partir da próxima semana. "O movimento está aumentando rápido de acordo com os relatos de sindicatos de todo o país. A força da greve é proporcional à insatisfação dos bancários, que cresce a cada dia sem manifestação por parte dos bancos", diz Carlos Cordeiro, presidente da Contraf.
Os bancários pararam por tempo indeterminado após cinco rodadas de negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A proposta patronal contemplava reajuste de 8% sobre os salários, o que representa aumento real de 0,56%, e aumento do piso para R$ 1.350. A reivindicação da categoria é de 12,8% de reajuste, sendo 5% de aumento real, e aumento do piso para R$ 2.297,50.
De acordo com Magnus Apostólico, diretor de relações do trabalho da Fenaban, a pauta de reivindicações dos bancários é "impossível" e a greve é "despropositada". Segundo ele, não haverá contraproposta enquanto não forem retomadas as negociações. "O acordo tem que ser encontrado junto e não houve indicação de caminhos da parte dos bancários", diz. A entidade não tem levantamento do alcance da greve e confirmou que as negociações não avançaram nesta quarta-feira. 
Leia mais
 Fonte: ig.com.br
Gilv@n Vi@n@
enviar por e-mail
Greve dos bancários paralisa 31% das agências no país São 6.248 locais de trabalho em que empregados paralisaram serviços após cinco rodadas de negociação com patronais
* campos são obrigatórios
corrigir
Greve dos bancários paralisa 31% das agências no país São 6.248 locais de trabalho em que empregados paralisaram serviços após cinco rodadas de negociação com patronais
* campos obrigatórios

Dilma diz que País é capaz de enfrentar 'qualquer crise'

Presidenta relatou a apreensão das nações na Assembleia Geral da ONU em relação à crise econômica internacional

A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje que o mundo está preocupado com uma redução da atividade econômica que atinge os países desenvolvidos, mas que o Brasil hoje é capaz de enfrentar qualquer crise por causa do seu mercado interno.  

Presidente Dilma diz que País é capaz
De acordo com ela, o mercado nacional foi fortalecido pelos programas sociais implementados no País desde o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Somos capazes de enfrentar qualquer crise porque somos parte dessa nossa grande defesa que é o mercado interno. Nós temos força para enfrentar essa crise porque fizemos política de distribuição de renda que melhorou não só eticamente o País, mas fez com que todo mundo tenha oportunidades e acesso a serviços de qualidade", afirmou a presidente, durante o lançamento do Programa Brasil sem Miséria na Região Norte, em Manaus.
Dilma destacou a ascensão de 40 milhões de brasileiros à classe média nos últimos oito anos e os planos do Brasil sem Miséria de proporcionar a mesma oportunidade para mais 16 milhões que ainda se encontram na faixa de pobreza extrema.
"Nós estamos no caminho certo e o Brasil sem Miséria é também um programa de combate à crise. Nossa maior riqueza é os 190 milhões de brasileiros e brasileiras. E o que tirarmos da miséria estaremos contribuindo para o fortalecimento da nossa economia", afirmou. "Uma aspecto nos distingue e nos faz sermos respeitados no mundo: somos um dos países que faz política de distribuição de renda mais efetiva."
A presidente falou ainda sobre sua participação na abertura da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na semana passada, em Nova York. Dilma afirmou que se sentiu duplamente orgulhosa, tanto por representar o País no organismo internacional quanto por ser a primeira mulher a abrir a assembleia.
Relatou também a apreensão das nações em relação à crise econômica internacional. "Uma crise que arrasta uma parte expressiva dos países ricos e que tem uma característica perversa: é uma crise que desemprega milhões no mundo. Só na Europa existem 44 milhões de desempregados. O Brasil vive um momento diferente disso. Estamos com a menor taxa de desemprego da nossa história", disse.
Fonte: economia.ig.com.br
Gilv@n Vi@n@

28 setembro, 2011

Novo ministro do Turismo barra todos os convênios com ONGs

Em entrevista Gastão Vieira explica relação com família Sarney e defende políticas para brasileiro viajar mais

Gastão Vieira assumiu o Ministério do Turismo em meio a um escândalo de corrupção na pasta e sob muita desconfiança. Deputado federal pelo PMDB no Maranhão, Gastão não descarta as relações com os caciques do partido, que indicaram seu antecessor e colega na Câmara pelo Estado Pedro Novais, entre eles o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Mas, para afastar qualquer risco de novas denúncias, Gastão quer fazer reformas drásticas no ministério.
O "Diário Oficial" de segunda-feira trouxe a suspensão de convênios da Pasta com Organizações Não-Governamentais (ONGs) em programas para capacitação de pessoas para a Copa do Mundo de 2014. Gastão diz com exclusividade ao iG que o ministério vai evitar agora qualquer convênio com ONGs - alvos das principais denúncias de desvios de recursos no ministério - para privilegiar acordos com fundações, universidades e entidades do sistema S. "Isso não diminui a flexibilidade do ministério no atendimento de seus programas."
Gastão diz também que pediu para a presidenta Dilma Rousseff indicar o novo secretário-executivo da pasta. “Gostaria muito de ter um secretário-executivo eminentemente técnico”, diz. O antecessor, Frederico Costa da Silva, foi preso pela Polícia Federal na Operação Voucher.
Ministro do Turismo - Gastão Vieira
 O ministro relativizou a declaração de que o PMDB seria um partido de traíras, atribuindo à expressão um caráter humorístico. "(Disse que) o PMDB era um partido que todo mundo mandava, poucos obedeciam e todos acabavam fazendo o que queriam”, afirmou. “Foi num contexto completamente diferente, de humor, satírico.”
Apesar de reconhecer que a Copa do Mundo em 2014 é uma prioridade para o governo Dilma, o ministro afirmou que é preciso criar políticas públicas de longo prazo para fomentar o turismo para além do evento.
Questionado sobre as relações entre governo de Fifa, entidade organizadora da Copa de 2014, o ministro diz que conquistas legais brasileiras, como o direito de estudantes à meia entrada, não podem ser colocadas como impedimento para o evento.
O ministro quer também aproveitar a conjuntura de dólar mais caro em relação ao real para atrair mais turistas ao Brasil e também para estimular os brasileiros a viajar mais pelo próprio País. Nessa linha, antecipa a elaboração de uma política para baratear viagens nacionais de avião e estadas em hotéis na baixa temporada para atender a nova classe média brasileira. "O que se quer é fazer disso uma política nacional", diz o novo ministro.
Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
Gilv@n Vi@n@

Pesquisadores espanhóis desenvolvem nova vacina contra aids

Vacina gerou defesa em 95% dos pacientes (normalmente atinge 25%), abrindo caminho para o uso em grande escala

Uma equipe de pesquisadores espanhóis criou um protótipo de vacina contra o HIV "muito mais potente" que os desenvolvidos até agora ao redor do mundo e que conseguiu uma resposta imune para 90% das pessoas sadias que foram expostas ao vírus.
A descoberta foi apresentada nesta quarta-feira (28) em entrevista coletiva pelos responsáveis pela pesquisa, Mariano Esteban, do Centro Nacional de Biotecnologia do Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha (CSIC); Felipe García, do Hospital Clínic de Barcelona, e Juan Carlos López Bernaldo de Quirós, do Hospital Gregorio Marañón de Madri.
Após manifestarem uma grande eficácia em ratos e macacos, os testes começaram a ser aplicados em seres humanos há cerca de um ano. Nesta primeira fase, a vacina foi aplicada em 30 pessoas sadias, escolhidas entre 370 voluntários.
Durante o teste, seis pessoas receberam placebo e 24 a vacina. Estas últimas apresentaram "poucos" e "leves" efeitos secundários (cefaleias, dor na zona da injeção e mal-estar geral). Por isso, é possível afirmar que "a vacina é segura para continuar com o desenvolvimento clínico do produto", ressaltou Quirós.
Em 95% dos pacientes, a vacina gerou defesa (normalmente atinge 25%) e, enquanto outras vacinas estimulam células ou anticorpos, este novo protótipo "conseguiu estimular ambos", destacou Felipe García.
Para completar, em 85% dos pacientes as defesas geradas se mantiveram durante pelo menos um ano, "que neste campo significa bastante tempo", acrescentou.
Na próxima etapa, os pesquisadores realizarão um novo teste clínico, desta vez com voluntários infectados pelo HIV. O objetivo é saber se o composto, além de prevenir, pode servir para tratar a doença.
"Já provamos que a vacina pode ser preventiva. Em outubro, vacinaremos pessoas infectadas com HIV para ver se serve para curar. Geralmente, os tratamentos antirretrovirais (combinação de três remédios) devem ser tomados rigorosamente, algo insustentável em lugares tão afetados pela aids como a África", apontou García.
O protótipo da vacina, batizado como MVA-B, recebe o nome do vírus Vaccinia Modificado Ankara (MVA, na sigla em inglês), um vírus atenuado que serve como modelo na pesquisa de múltiplas vacinas Até agora, o único teste de vacina contra o HIV que chegou à terceira fase foi realizado na Tailândia. As duas primeiras fases testam a toxicidade do composto e sua eficácia, enquanto a terceira e a quarta examinam a posologia do remédio.
O protótipo da vacina, patenteado pelo CSIC espanhol, está sendo elaborado para combater o subtipo B do vírus da aids, de maior prevalência na Europa, Estados Unidos, América Central e do Sul, além do Caribe. Na África e Ásia, o vírus mais comum é o subtipo C.
Estrangeiros deixam países de origem para tratar aids no Brasil. Na foto, Maurício que morava no Japão
Leia mais sobre aids  
Fonte: saude.ig.com.br
Gilv@n Vi@n@

ONG finca 594 vassouras em frente ao Congresso em Brasília

Manifestantes pedem voto aberto e a Lei da Ficha Limpa

O gramado em frente ao Congresso Nacional amanheceu hoje (28) com 594 vassouras, em uma manifestação a favor do voto aberto e da Lei da Ficha Limpa, que torna mais rígidos os critérios para quem quer se candidatar a cargo eletivo. A organização não governamental (ONG) Rio da Paz colocou as vassouras como um simbolismo em favor de uma limpeza no Parlamento brasileiro.

O gramado do Congresso amanheceu repeleto de vassouras verdes
“A vassoura simboliza a exigência da sociedade de que o Congresso esteja ao lado do povo no combate à corrupção no Brasil”, disse o presidente da ONG, Antônio Carlos Costa.
Esta não é a primeira vez que a ONG faz um protesto cênico em Brasília. Em 2007, cerca de 15 mil lenços brancos foram pendurados em varais na Esplanada dos Ministérios, como forma de representar o número
de brasileiros assassinados no país nos cinco primeiros meses daquele ano.
O grupo pretende, à tarde, entregar uma vassoura para cada um dos parlamentares: 513 deputados e 81 senadores. “Queremos inaugurar uma nova fase da sociedade civil com o Congresso. Dizer que a corrupção vive no pior ambiente possível, gosta de escuridão, de penumbra. E o voto aberto é luz”, comenta Antônio Carlos.
O protesto ocorre no mesmo dia em que o Conselho de Ética da Câmara vai votar o relatório preliminar do deputado Fernando Francischini (PSDB-PR) no processo contra Valdemar Costa Neto (PR-SP) por quebra de decoro parlamentar.
O PSOL e o PPS pediram a abertura de processo sob a acusação de que Valdemar Costa Neto teria envolvimento em irregularidades no Ministério dos Transportes, pasta comandada pelo PR.
Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
Gilv@n Vi@n@

Congresso aprova créditos orçamentários no total de R$ 1,17 bi

Deputados e senadores aprovaram na noite desta terça-feira, em sessão conjunta do Congresso, quatro projetos de créditos. O principal deles é de R$ 999 milhões para o Plano Brasil Sem Miséria, lançado pelo governo e que visa superar a situação de extrema pobreza da população em todo território nacional.
O outro crédito é do valor de R$ 88 milhões para o Ministério da Educação. O dinheiro tem o intuito de, segundo a exposição de motivos do governo, possibilitar a transferência de recursos financeiros a municípios e ao Distrito Federal, para prestar apoio à manutenção de 475 novos estabelecimentos de educação infantil pública que ainda não recebem recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
Além disso, deputados e senadores votaram projeto que abre à Justiça Federal, Eleitoral e do Trabalho e ao Ministério Público da União crédito suplementar no Orçamento no valor de R$ 38 milhões, para aprimoramento dos serviços de armazenamento de processos, entre outras programações.
Já a quarta proposta é de créditos no valor de R$ 44 milhões ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Segundo o governo, os recursos serão aplicados na continuidade de políticas de assistência às famílias de adolescentes vítimas de violência sexual. Há também a previsão de investimento na informatização de cooperativas de catadores de materiais recicláveis. 
Fonte: MARIA CLARA CABRAL
DE BRASÍLIA 
Gilv@n Vi@n@