ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

03 dezembro, 2011

Astrônomos descobrem 18 novos planetas fora do Sistema Solar


Astros descobertos por equipe californiana têm massa similar a de Júpiter.
Cientistas mediram alterações no brilho de 300 estrelas durante o estudo.

Uma equipe de astrônomos do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), nos Estados Unidos, anunciou a descoberta 18 novos planetas fora do Sistema Solar. Segundo os pesquisadores, este é o maior número de exoplanetas encontrados de uma só vez percorrendo a órbita de estrelas com massas maiores que o Sol.
Apenas a sonda Kepler, lançada em 2009 pela Nasa somente com o objetivo de detectar exoplanetas que possam reunir condições para abrigar a vida, conseguiu encontrar um número superior: até agora foram mais de 1,2 mil possíveis novos planetas, que ainda precisam ser confirmados por novos estudos.
Já os cientistas californianos usaram telescópios do Observatório Keck, localizado no Havaí, e confirmaram os dados coletados com a ajuda dos observatórios McDonald, no Texas, e Fairborn, no Arizona.
Para encontrar novos planetas, os astrônomos buscam por estrelas com pertubações no brilho, que podem ser traços de astros que orbitem ao seu redor. No caso da pesquisa agora divulgada em uma publicação especial da revista "The Astrophysical Journal", todos os exoplanetas possuem uma massa parecida com a de Júpiter e orbitam a distâncias parecidas com a Terra em relação ao Sol. Ao todo, foram pesquisadas 300 estrelas.
Os autores do estudo acreditam que os novos planetas reforçam a ideia de que planetas podem ser gerados a partir de discos de poeira e gás ao redor das estrelas em formação. Eles ainda argumentam ser possível que o tamanho da estrela determine planetas maiores ou menores.
Outra interpretação seria o acúmulo de gás e poeira em grandes "bolas" que eventualmente se transformariam em planetas, tese que não condiz com as observações feitas pelo time californiano.
Atualmente, o número de exoplanetas conhecidos e confirmados já ultrapassou 600.
Exoplaneta GJ 1214b, um dos astros descobertos por pesquisas recentes. (Foto: L. Calçada / ESO)
Fonte: G1, em São Paulo
Gilv@n Vi@n@

Eduardo Campos é reeleito presidente do PSB


Governador de Pernambuco ficará no comando do partido até 2014.
No congresso em Brasília, Kassab disse que PSD "está à disposição".

Eduardo Campos
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), foi reeleito neste sábado (3) presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro. A escolha se deu por aclamação em reunião fechada do diretório do partido, que não lançou candidaturas concorrentes. 
Antes mesmo da formalização da escolha, Campos comemorou a unidade do partido, que, segundo ele, sai "fortalecido" para as eleições municipais de 2012. 
"Estamos fazendo o terceiro congresso sequenciado desde 2005 em que não há disputa de chapas no diretório. É um diretório unificado, uma renovação da direção por unanimidade", disse ele ao G1.
Na vice-presidência, foi mantido o ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral. Ambos ficam no comando da sigla até 2014. A resolução com a relação completa da nova direção será divulgada somente a partir da próxima segunda-feira (5).
1.500 candidatos a prefeito em 2012
No congresso, Campos anunciou o plano de lançar 1.500 candidatos a prefeito em 2012. Atualmente, o partido tem 320 prefeitos e a meta, segundo ele, é eleger pelo menos 500 prefeitos no ano que vem.
"Vamos] disputar eleição em mais de dez capitais, disputar eleição em 30 das 80 maiores cidades, onde tem programa de televisão que consegue divulgar inclusive as ideias do partido para outras cidades que não podemos disputar", disse ele.
'Irmão mais velho'
No início do terceiro dia do congresso, o prefeito de São Paulo e fundador do PSD, Gilberto Kassab, discursou em apoio ao PSB, que chamou de "irmão mais velho", ao falar sobre as eleições de 2012.
"O PSD está à disposição para caminhar com nosso irmão mais velho, o PSB, em todos os cantos do Brasil", declarou ele.
Eleições presidenciais
Se dirigindo a Eduardo Campos em sua fala, Kassab o elogiou como potencial candidato à Presidência da República.
"Existe aqui uma nova geração preparada para assumir o país e nessa nova geração, quem tem mais preparo, quem está mais habilitado é você", disse ele.
Questionado sobre o apoio, Campos reforçou que o compromisso do partido é apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff em 2014.
Fonte: G1.com
Gilv@n Vi@n@

Ex-jogador Sócrates segue internado em estado grave, diz hospital


Segundo boletim médico, ele tem quadro de choque séptico intestinal. Esta é a terceira vez que Sócrates é internado neste ano.

O ex-jogador Sócrates, de 57 anos, está internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, com quadro de choque séptico de origem intestinal, segundo informações do boletim médico divulgado na manhã deste sábado (3). Segundo o hospital, Sócrates voltou a ser internado na quinta-feira (1º).
De acordo com o boletim médico, o ex-jogador respira por aparelhos e passa por sessões de hemodiálise. Segundo a mulher de Sócrates, ele teve uma infecção no intestino causada por uma bactéria.
Esta é a terceira vez este ano que o ex-atleta e ídolo do Corinthians é internado. Nas duas ocasiões anteriores, ele foi internado para tratar de uma hemorragia digestiva, causada pelo consumo prolongado de álcool.
Em sua última internação no mesmo hospital, dia 5 de setembro, Sócrates ficou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e precisou da ajuda de aparelhos para respirar. Recuperado, recebeu alta médica dia 22. Anteriormente, ele havia ficado nove dias internado, e saiu no dia 27 de agosto.
Em entrevista ao Fantástico gravada após ter alta, Sócrates contou como a bebida quase o levou à morte. Ele reconheceu que era dependente de álcool. “É nessas horas que a gente cresce. Saio muito mais forte, muito maior e com muito mais compromissos e responsabilidades que eu tinha antes”, resumiu.
Fonte: G1.com
Gilv@n Vi@n@

02 dezembro, 2011

02 DE DEZEMBRO: Dia Nacional das Relações Públicas

LEI Nº 7197 QUE INSTITUIU O DIA NACIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS
Professor Doutor Fábio França conta a história sobre a Lei nº 7197 que institui o Dia Nacional de Relações Públicas
INSTITUIÇÃO E SIGNIFICAÇÃO
A criação do “Dia Nacional das Relações Públicas” nasceu dentro da Associação Brasileira de Relações Públicas por iniciativa do professor Cândido Teobaldo de Souza Andrade.
O tema, juntamente com a eleição do engenheiro Eduardo Pinheiro Lobo como Patrono das Relações Públicas, foi debatido no congresso da ABRP de 1976, realizado em Alagoas, nas cidades de Maceió e Penedo, terra natal de Pinheiro Lobo.
Eduardo Pinheiro Lobo, nasceu em 02/12/1914, por isso denominou-se o dia nacional das relações públicas, por ter sido um grande colaborador para a Associação Brasileira de Relações Públicas
O autor do Projeto de Lei da Câmara N. 75, de 1980, foi o deputado por Alagoas, e sócio da ABRP, Divaldo Suruagy. A tramitação do projeto ocorreu de 1983 a 1984, quando foi transformado em norma jurídica n. 7197 e promulgado seu texto integral no Diário Oficial da União, em 14 de junho de 1984, página 8601, Coluna 1, sob a denominação de Lei nº 7197, que Institui o “Dia Nacional das Relações Públicas”, assinado pelo Senador Lomanto Júnior, 1º Vice-Presidente, no exercício da Presidência.
Diz a lei:
Art. 1º - Fica instituído o dia dois de dezembro como o "Dia Nacional das Relações Públicas".
Art. 2º - Na data estabelecida no artigo anterior, as associações e entidades ligadas à atividade de relações públicas farão, em todo o País, promoções que de qualquer modo assinalem e festejem o transcurso da efeméride
Interessante observar que a iniciativa de se criar esse dia aconteceu no limiar da redemocratização do País, o que prova a perspicácia e a preocupação dos dirigentes da Associação Brasileira de Relações Públicas daquela época em revitalizar e legitimar a atividade, que foi, praticamente, sufocada durante 20 anos pelo regime militar.
Faz, portanto, 23 anos que a ABRP se preocupou em criar o Dia Nacional de Relações Públicas, convicta de que a comemoração desta data viria fortalecer a atividade, valorizá-la e dar-lhe a necessária visibilidade pública por meio de promoções oficiais que deveriam ser desenvolvidas pelas entidades a ela ligadas.
Viria ainda intensificar a união dos profissionais em torno de um objetivo comum – afirmar de maneira positiva a importância e o papel das relações públicas na construção de uma nova sociedade democrática.
O aceno ao retorno gradual, mas efetivo, do regime democrático deu novo ânimo às relações públicas, tanto pela expansão da atividade no meio acadêmico, como pela criação de consultorias e agências, que passaram a oferecer livremente às organizações os seus serviços.
Desde esta época, a ABRP e os seus associados passaram a celebrar o dia dois de dezembro com orgulho e entusiasmo por meio de encontros, semanas, seminários e outros eventos.
A preocupação era somar forças, unir e não dispersar. Aproveitar a data para promover as relações públicas nas organizações e na sociedade como uma atividade capaz de contribuir, pela união e o trabalho de seus profissionais, para a consolidação da nova sociedade que surgia.
Esse espírito de união corporativa é o que deveria ter persistido até o presente para dar credibilidade e legitimidade ao exercício pleno da atividade.
O Dia Nacional das Relações Públicas é o dia dois de dezembro, conforme diz a lei. Seguindo a recomendação legal, hoje é também comemorado e apoiado pelo Sistema Conferp/Conrerps e pelo Sindicato da categoria.
Todas essas entidades querem que seus associados unam-se em prol de uma mesma causa, dos mesmos objetivos para que as relações públicas sejam cada vez mais reconhecidas e praticadas pelos empresários brasileiros.
Fonte: www.conrerp.org.br
Dia Nacional das Relações Pública
O relações públicas é um dos profissionais da assessoria de comunicação da empresa que cuida da imagem institucional . Ele estrutura projetos, pesquisa ou quadro econômico, político, social e cultural, analisa o mercado, desenvolve promoções e eventos.
Para isso, ele necessita de muita habilidade comunicativa.
É necessário saber falar em público, redigir documentos e comunicados, adaptar a linguagem ao público e entender de estratégias de marketing.
Para promover uma boa imagem da empresa ou do órgão em que trabalha, o relações públicas deve criar artigos, sugestões de pauta e divulgar material para a imprensa, sempre se preocupando com a veracidade das informações passadas.
O relações públicas rastreia o noticiário verificar alguma matéria ou reportagem que foi pautada pelas informações que ele passou da empresa. Assim, o relações públicas produz relatórios de visibilidade da empresa na imprensa.
É responsabilidade desse profissional formular políticas de administração de crises. Qualquer problema que a empresa venha a ter com a sociedade deve ser “tratado” pelo relações públicas, de maneira que a empresa se desculpe pelo transtorno e amenize as conseqüências disso para sua imagem.
Para o exercício dessa ocupação, o profissional deve se formar em um curso de relações públicas.
O domínio de, ao menos, uma língua estrangeira é desejável, pois a comunicação é a base de sua profissão.
Fonte: UFGNet
Gilv@n Vi@n@

2 de dezembro, o Dia Nacional do Samba

 Sabe por que o Dia Nacional do Samba cai em dois de dezembro? Não, não é a data de nascimento de Tia Ciata. Também não é quando gravaram "Pelo Telefone". Muito menos quando Ismael Silva e os bambas do Estácio fundaram a Deixa Falar. O Dia Nacional do Samba surgiu por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso. Ary já tinha composto seu sucesso "Na Baixa do Sapateiro", mas nunca havia posto os pés na Bahia. Esta foi a data que ele visitou Salvador pela primeira vez. Engraçado, não? A festa foi se espalhando pelo Brasil e virou uma comemoração nacional.
Atualmente duas cidades costumam comemorar o Dia do Samba, Salvador e Rio de Janeiro. Sob a batuta do músico Edil Pacheco, Salvador sempre tem promovido grandes shows no Pelourinho com os ótimos e injustamente desconhecidos sambistas locais. Gente como Riachão, Ederaldo Gentil, Nelson Rufino, Roque Ferreira, Walter Queiroz, o próprio Edil, e o falecido Batatinha, recebendo convidados mais famosos, como Paulinho da Viola, Elza Soares, Beth Carvalho e Dona Ivone Lara.
No Rio a divertidíssima festa fica por conta do Pagode do Trem. A idéia do samba surgiu quando moradores de Oswaldo Cruz resolveram criar um movimento para revitalizar o bairro, era o "Acorda, Oswaldo Cruz". No Dia do Samba o pessoal se reúne na Central do Brasil, lota um trem e vai tocando e cantando até Oswaldo Cruz, lá formam-se trocentas rodas de samba. Depois que começou, descobriu-se que já havia sido criado décadas antes por uma das mais importantes figuras do bairro, Paulo da Portela. Naquela época o samba era perseguido pela polícia. Os sambistas faziam suas reuniões e promoviam animadas rodas dentro dos vagões do trem. Hoje o Pagode do Trem faz parte do calendário oficial da cidade e tem estado cada ano mais cheio.
Por: Paulo Eduardo Neves 
(Webmaster do site Samba-Choro)
Gilv@n Vi@n@

FILANTROPIA: Magnata mexicano Carlos Slim doará US$ 8 milhões para combate à Aids

O empresário mexicano Carlos Slim, considerado o homem mais rico do mundo pela revista Forbes, prometeu doar US$ 8 milhões nos próximos quatro anos ao Fundo Global de Combate à Aids (RED), informou nesta quinta-feira um comunicado da companhia telefônica América Móvil (AMX).
A AMX, propriedade do magnata, e a Fundação Carlos Slim anunciaram sua adesão ao Fundo Mundial, que agrupa numerosas organizações no mundo para promover ações contra a Aids.
A nota informa que, junto às suas subsidiárias Claro, Telcel e Comcel, o grupo buscará mobilizar seus 300 milhões de clientes a se somarem à campanha.
Como parte desta aliança com a RED, a América Móvil se comprometeu a fornecer US$ 1 milhão por ano até 2015 --além de "outros US$ 4 milhões à causa" por parte da Fundação-- para ajudar a financiar as campanhas de comercialização e conscientização destinadas a erradicar a transmissão do vírus HIV de mãe para filho.
Slim anunciou nesta quinta-feira sua aliança com o Fundo Global no evento "The Beginning of the End of Aids", que contou com a participação do presidente americano, Barack Obama, dos ex-presidentes George W. Bush e Bill Clinton, e dos cantores Bono Vox e Alicia Keys.
Vocalista da banda U2 e um dos principais promotores desta iniciativa, Bono disse que Slim "tem a participação de milhões de pessoas em suas diversas redes" e, assim, "chegaremos à meta tendo comunicação com todos eles".
Fonte: EFE
Gilv@n Vi@n@

CBF muda Copa do Brasil sem saber como viabilizar datas

A CBF anunciou ontem a reabertura da Copa do Brasil para os clubes participantes da Libertadores e a ampliação da duração do torneio a partir de 2013.
Mas a própria entidade não tem ideia do que terá de fazer para que o novo calendário do futebol brasileiro realmente funcione.
Em conversa com a reportagem, o diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, afirmou que apenas a extensão da Copa do Brasil já está decidida. Ou seja, ainda não há definição sobre possíveis adaptações necessárias para viabilizar o cronograma.
Caso Estaduais e Brasileiro mantenham a forma atual, o número máximo de partidas oficiais de um clube brasileiro em um ano saltará de 83 para 89.
"Também temos que ver como encaixar tudo isso em 2013 e 2014, quando os campeonatos serão paralisados para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo", completou Elísio.
A nova Copa do Brasil aumentará de 64 para 86 o número de clubes e será disputada entre março e novembro --antes era apenas no primeiro semestre.
Os seis representantes brasileiros na Libertadores (ou cinco, mais o líder do ranking nacional de clubes, dependendo do ano) entrarão na Copa do Brasil apenas nas oitavas, após o fim do continental.
Dos oito perdedores desse mata-mata, os quatro com melhores campanhas no Brasileiro do ano anterior serão remanejados para a Sul-Americana.
Eles entrarão já na etapa internacional, eliminando os confrontos entre brasileiros na primeira fase e diminuindo pela metade a participação nacional no torneio.
Fonte: 1.folha.uol.com.br/esporte
Gilv@n Vi@n@

SINTE RN: Regional de Mossoró realiza eleição na próxima quinta-feira (8)

A eleição para renovar a direção do Sinte em Mossoró será realizada na próxima quinta-feira (8). A votação começa às 7h e se estende até as 21h. Serão disponibilizadas urnas fixas na sede do Sinte; na Secretária de Educação de Areia Branca e na sede do sindicato dos Servidores Municipais de Upanema. Vale lembrar que as urnas nessas cidades serão fixas em virtude do feriado Municipal.
Já nos demais municípios da Regional e Mossoró haverá urnas volantes que passarão nas escolas nos três turnos e na Sede da 12° DIRED. Os aposentados, sócios da entidade, deverão se dirigir a sede da Regional para votar na urna fixa.
O coordenador geral do Sinte, Rômulo Arnaud, disse estar na confiante em relação a participação dos sindicalizados. "Esperamos contar com a participação massiva da categoria, para fortalecer a nossa luta e a nossa entidade. É nossa união e a capacidade de resistir, que nos mantêm fortes e confiantes no avanço da educação.", afirmou. 
FONTE: sintern.org.br
Gilv@n Vi@n@

Empresas de Beira-Mar movimentaram R$ 62 milhões em um ano

Lavagem de dinheiro comandada por traficante de dentro da prisão foi desarticulado ontem

A chefe de Polícia Civil Martha Rocha e o delegado Flávio Porto informaram detalhes do esquema criminoso
Cerca de R$ 62 milhões foram movimentados apenas no ano passado no esquema de lavagem de dinheiro do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, desarticulado nesta quinta-feira (1) pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. De acordo com a instituição, cinco empresas eram usadas no esquema, sendo duas fictícias. Elas tinham sedes nas cidades de Foz do Iguaçu (PR), Belo Horizonte (MG) e Campo Grande (MS).
As investigações tiveram início há aproximadamente um ano, durante a ocupação do Complexo do Alemão. Na ocasião, foram encontrados na comunidade 14 retalhos de papel com manuscritos de Beira-Mar. Vindos de presídios federais, os bilhetes continham orientações do traficante a comparsas no Rio sobre como proceder para tornar legais os lucros vindos do tráfico de drogas e armas.
Para comprovar que os manuscritos encontrados eram de Beira-Mar, os informes foram encaminhados para um exame grafotécnico. De acordo com a polícia, a caligrafia dos retalhos foi comparada com a letra do traficante presente em requerimentos feitos por ele na prisão, onde solicitava a troca de pessoas para visita na penitenciária.
"Como eram documentos oficiais, a comparação é 100% confiável. Identificamos que a letra era realmente de Beira-Mar”, disse a chefe da Polícia Civil, Martha Rocha.
Funcionamento do esquema

O traficante Fernandinho Beira-Mar controlava da prisão o esquema de lavagem de dinheiro
Para a polícia, o esquema de lavagem de dinheiro funcionava de uma maneira engenhosa. O primeiro passo era depositar o dinheiro arrecadado no Complexo do Alemão com a venda de drogas em contas bancárias das empresas envolvidas. Os depósitos eram feitos de duas formas para tentar despistar a polícia: através da internet e fisicamente, por meio de agências nos bairros da Penha, Bonsucesso, Inhaúma e Bonsucesso.
A quadrilha também utilizava uma prática conhecida como “Smurfing”. Valores grandes eram fracionados em menores e depositados de maneira sucessiva. Os integrantes do bando mesclavam ainda valores legais das empresas utilizadas no esquema com lucros oriundos do tráfico.
Na outra ponta, o dinheiro ilícito acabava sendo usado na compra de armas e drogas no exterior, como no Paraguai, formando uma espécie de “teia criminosa”. “Era uma verdadeira engenharia financeira. Pessoas jurídicas falsas eram criadas, misturadas com pessoas jurídicas existentes e havia a pulverização do dinheiro. Os integrantes da quadrilha possuíam conhecimento do sistema financeiro", avaliou o delegado Flávio Porto, coordenador do Núcleo de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (NUCC-LD), da Polícia Civil.
Números da operação
Para a operação desta quinta-feira, foram expedidos 20 mandados de prisão, sendo que dez suspeitos já estão detidos. Entre eles estão o próprio Beira-Mar e os traficantes conhecidos como Chapolin, Macarrão e Rolinha. Um dos mandados foi expedido no nome de Marcelinho Niterói, considerado braço-direito de Beira-Mar, mas ele morreu em uma operação policial ocorrido no início de novembro.
Dos outros dez mandados de prisão, dois foram expedidos para Minas Gerais, quatro para o Paraná e quatro para o Rio de Janeiro. Oito já foram presos, até o momento, sendo dois na capital fluminense.
A polícia identificou no total a participação de aproximadamente 110 pessoas no esquema de lavagem de dinheiro, incluindo moradores do Complexo do Alemão que realizavam depósitos. Mas só foram feitos os pedidos de prisão de membros da liderança. “Solicitamos a prisão daqueles que tinham controle do sistema”, informou Porto.
Aproximadamente 200 policiais participam da operação que contou com o apoio das polícias civis de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, locais onde a quadrilha possuía ramificações. Os presos irão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.
Por conta da operação desta quinta-feira, as contas das empresas usadas no esquema criminoso foram bloqueadas. “A ação realizada teve foco no impacto financeiro às organizações criminosas”, informou Martha Rocha. “O dinheiro do esquema financiava a logística da inserção de drogas e armas no País. Era o dinheiro que comprava maconha no Paraguai, por exemplo. Só uma pequena parcela ia para benefício pessoal dos líderes”, completou Flávio Porto.
Leia também: 

Fonte: Anderson Dezan, iG Rio de Janeiro
Gilv@n Vi@n@