ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

04 novembro, 2011

PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO REALIZA O X -ECC DE 1ª ETAPA

A Paróquia de São Sebastião de Caraúbas / RN, realiza a partir de hoje (04) até domingo (06), na Escola Municipal Josué de Oliveira, o X - Encontro de 1º Etapa do Encontro de Casais com Cristo. O encontro é momento de espiritualidade com cristo. Este ano teremos dezenas de casais tanto da zona rural como da zona urbana de nosso município que irão vivenciar este momento tão importante para paróquia de São Sebastião. 
Gilv@n Vi@n@

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caraúbas em festa pelos seus 50 anos de existência


Sede Social do STRC, quando recebia reforma no 1º semestre deste ano 
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caraúbas - STRC, hoje completa 50 anos de existência e luta, e para que esta data fique registrada na história de Caraúbas a Diretoria Sindical está promovendo uma grande festa para a sociedade caraubense e seus associados. Uma grande caminhada acontecerá logo mais pelas ruas da cidade saído do Posto Imperial até a Sede social do STRC na rua João Pessoa, centro da cidade. Chegando lá acontecerá celebração e confraternização com música ao vivo. Todos se sintam convidados na pessoa de José Maria Júnior Presidente da entidade.
STRC com 50 anos de existência já está na 15ª Diretoria

Galeria dos Presidentes:
> Manoel Honório de Menezes - 1ª a 7ª Gestão de 04/11/1961 a 02/05/1987;
> Julimar Dilgenir Fernandes - 8ª e 9ª Gestão de 03/051987 a 05/05/1993;
> Francisco Jacó Neto - 10ª e 11ª Gestão de 03/05/1993 a 02/05/1999;
> Francisco Alcivan Viana - 12ª e 13ª Gestão de 03/05/1999 a 02/05/2005; e 
> José Maria Júnior - 14ª e 15ª Gestão de 03/05/2005 até o dia 02/05/2013.
Diretoria da Fundação em 04/11/1961
Presidente: Manoel Honório de Menezes
Secretária: Maria Lemos Jácome
Tesoureiro: João Ferreira de Melo
Diretoria da Construção da Sede 1970
Presidente: Manoel Honório de Menezes
Secretário: José Antonio de Oliveira
Tesoureiro: Tomáz Ferreira Cavalcante
Diretoria da 1ª reforma 1980
Presidente: Manoel Honório de Menezes
Secretário: Francisco Sabino da Costa
Tesoureiro: Julimar Dilgenir Fernandes
Diretoria da 2ª reforma 2000
Presidente: Francisco Alcivan Viana
Secretário: Roberto Rivelino da Silva Moura
Tesoureiro: Ivanildo Pessoa de Morais
Diretoria da 3ª reforma 2011
Presidente: José Maria Júnior
Secretário: José Kerginaldo de Andrade
Tesoureiro: Adriano Clementino
Gilv@n Vi@n@

Extrema pobreza nos EUA cresce mais de um terço em uma década

O número de cidadãos americanos que vivem na extrema pobreza aumentou em mais de um terço na última década, revela um estudo da Brookings Institution publicado nesta quinta-feira.
Nos últimos dez anos, o número de pessoas vivendo nos Estados Unidos abaixo da linha de pobreza (US$ 22.314 dólares ao ano para família de quatro membros) cresceu em 12,3 milhões, destaca o centro de estudos.
Assim, o número de americanos que vivem na pobreza atingiu "o histórico topo de 46,2 milhões", o que equivale a mais de 15% da população do país.
Brookings, que baseou seu estudo em dados do Censo dos Estados Unidos entre 2000 e 2009, verificou que os níveis de pobreza evoluíram de forma distinta segundo a região.
Enquanto em cidades do Meio Oeste como Detroit, Michigan e Dayton (Ohio) a pobreza quase dobrou, em outras, do Sul, como Baton Rouge (Louisiana) e Jackson (Mississipi), avançou em um terço.
O centro de estudos destaca que esta queda de renda eliminou os progressos econômicos verificados na década de 1990.
"Estas tendências sugerem que a força econômica do final dos anos 1990 não resolveu de forma permanente o desafio de bolsões de pobreza concentrada" em certas zonas.
"O menor crescimento econômico da última década, seguido pela pior recessão em anos, incrementou os bolsões de extrema pobreza mais uma vez em todo o país, particularmente nas pequenas comunidades metropolitanas e nos subúrbios, especialmente no Meio Oeste".
Fonte: DA FRANCE PRESSE, EM WASHINGTON
Gilv@n Vi@n@

03 novembro, 2011

1º Prêmio CUT Democracia e Liberdade Sempre - 2011

Votação teve início na terça-feira, dia 1º e termina no dia 30 de novembro

Acesse o site da CUT http://premio.cut.org.br/ e participe desta festa democrática. Escolha seus candidatos; vote nas cinco categorias e avise aos seus amigos e familiares para que todos também votem
Começou na terça-feira (1º) a votação do 1º Prêmio CUT Democracia e Liberdade Sempre-2011. A votação termina no dia 30 de novembro.
O prêmio CUT vai homenagear personalidades e entidades que lutaram pela redemocratização do Brasil durante a ditadura militar de 64-85 - a mais longa fase de privação das liberdades e dos direitos no país -, e também as que lutam para aperfeiçoar o regime democrático brasileiro, defendendo o exercício da liberdade.
Além de contribuir para consolidar nossa jovem democracia, mantendo viva a história do país, o prêmio tem como objetivo difundir informações para que as futuras gerações saibam da importância da participação de toda a sociedade nos processos democráticos nacionais.
O prêmio “CUT Democracia e Liberdade Sempre” tem abrangência nacional e será concedido a seis categorias pré-determinadas pela organização. O público poderá votar nos indicados para as categorias de um a cinco.
A indicação para a 6ª categoria do prêmio - “Personalidade ou Instituição de destaque” -, será feita pela Executiva da CUT, que terá a colaboração de personalidades comprometidas com os valores que norteiam a premiação.
Esse grupo de pessoas também indicou nomes que vão concorrer nas outras cinco categorias do prêmio. Receberão os prêmios os candidatos mais votados em cada uma das categorias.
Categorias e Indicados
Conheça agora as cinco categorias e os três indicados para cada uma delas.  Você deve escolher apenas uma pessoa ou instituição de cada categoria:
Categoria 1: Personalidade de destaque na luta pela Redemocratização do Brasil
Indicados: Idibal Pivetta; Maria Augusta Capistrano; e Rosalina de Santa Cruz.
Categoria 2: Personalidade de destaque na luta por Democracia, Cidadania e Direitos Humanos
Indicados: Frei Beto; Clara Charf; e Gegê.
Categoria 3: Personalidade de destaque na luta por Democracia e Direitos dos Trabalhadores
Indicados: Maria da Penha; Abdias Nascimento; e Virgílio Gomes da Silva.
Categoria 4: Personalidade de destaque na luta por Democracia e Justiça no Campo
Indicados: Dom Pedro Casaldáliga; Valdir Ganzer; e Manoel da Conceição.
Categoria 5: Instituição de destaque na luta por Democracia e Liberdade
Indicados: Movimento dos trabalhadores sem Terra (MST); Central Única das Favelas (CUFA); e Central dos Movimentos Populares (CMP).
Como votar
Todos podem votar e ajudar na escolha dos premiados. Participe! Vote e convide seus familiares e amigos a votar também.
Para votar, basta acessar o site da CUT (www.cut.org.br) e clicar no banner do 1º Prêmio CUT Democracia e Liberdade Sempre, onde está escrito "Clique aqui e vote nos seus candidatos", ou acessar diretamente o endereço do prêmio: http://premio.cut.org.br/
Escolha seu candidato na categoria um, clique em cima do nome para confirmar seu voto; automaticamente, a página seguinte se abrirá na tela do seu computador mostrando os indicados da segunda categoria, escolha seu preferido, clique em cima do nome para confirmar seu voto; repita o processo até votar nas cinco categorias.
Não se esqueça de que, para concluir o voto, é preciso votar em todas as categorias. Ao terminar, surgirá na tela do seu computador a confirmação do seu voto. Não aparecerão parciais dos resultados.
Os nomes dos vencedores serão conhecidos apenas no dia 1º de dezembro.
É importante lembrar que, por motivos de segurança, haverá restrição de ID, ou seja, cada pessoa poderá votar apenas uma vez do seu computador.
Premiação
A cerimônia de premiação será realizada no dia 13 de dezembro, no TUCA (Teatro da Universidade Católica), em São Paulo. Os premiados em cada categoria receberão o troféu símbolo do prêmio, criado pelo artista plástico Elifas Andreato.
A história do Prêmio
No dia 13 de dezembro do ano passado, após o retrocesso nos debates políticos da última campanha eleitoral, com ataques aos direitos individuais dos brasileiros: discriminação contra união de pessoas do mesmo sexo e aborto, só para ficar em dois temas polêmicos -, a CUT realizou o ato Democracia e Liberdade Sempre, no Rio de Janeiro.
A data é simbólica. No dia 13 de dezembro de 1968 os brasileiros foram surpreendidos com um dos maiores atentos à liberdade individual e coletiva de toda a história do País.
A junta militar que governava o país com mãos de ferro desde o golpe de 1964, suspendendo as eleições direitas para o cargo máximo da nação – a presidência da república - instituiu neste dia o Ato Institucional 5. O AI-5 deu ao general presidente da República  poderes para cassar mandatos eletivos, suspender direitos políticos, demitir ou aposentar juízes e outros funcionários públicos, suspender os habeas corpus em crimes contra a segurança nacional e legislar por decreto, ampliando os instrumentos de repressão da ditadura militar.
A mobilização popular trouxe de volta ao Brasil o espírito da liberdade, contribuindo decisivamente para a redemocratização do País. A democracia é uma ferramenta que facilita a preservação do estado de liberdade, mas a sociedade civil organizada precisa se manter alerta na defesa permanente desse direito.  
Foi com esse espírito que a CUT realizou, no ano passado, o Ato Democracia e Liberdade Sempre, e é com este espírito que a CUT decidiu realizar a cada dois anos um evento de premiação em homenagem aos brasileiros e às brasileiras que lutaram e continuam lutando em defesa da democracia.
Com este prêmio, a CUT reafirma o princípio que rege a central desde a sua criação: a luta pela democracia e liberdade sempre.
CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES
Gilv@n Vi@n@

Eleições Apoio de Marta a Haddad é fator de incerteza no PT

A senadora Marta Suplicy (Foto: Beto Barata/AE)

A interpretação de alguns petistas sobre o episódio da desistência da senadora Marta Suplicy da eleição para prefeitura de São Paulo é um pouco diferente daquela divulgada pela própria Presidência da República.
Acredita-se que não foi Dilma Rousseff quem pediu uma conversa com Marta, mas a senadora é que teria aproveitado a passagem da presidenta por São Paulo para pedir uma inusitada audiência no aeroporto e combinar a tão esperada “saída honrosa” de uma disputa da qual, por isolamento no PT,  lhe era alheia.
Marta anunciou sua desistência hoje às 15h30 em entrevista coletiva na sede nacional do PT em São Paulo.
A grande questão entre os próprios aliados da senadora, até ontem à noite, era sobre a disposição de Marta em apoiar o ministro Fernando Haddad. Embora, depois de ter esgarçado sua relação com o ex-presidente Lula, procure agora reconstruir as pontes, a aposta no PT é que Marta não vai declarar apoio a um candidato automaticamente, mas manter-se neutra.
Tem boas justificativas para, se quiser, abraçar a neutralidade. Na disputa ainda estão dois ex-secretários seus e o pai de seus três filhos.
Se fizer assim, aumentará a tensão no PT sobre sua participação numa suposta campanha de Haddad, sobretudo na periferia sul paulistana – onde Marta é uma espécie de Evita.
Gilv@n Vi@n@

MARCOS ROBERTO - Coordenador do Pólo das Caraubeiras está no Maranhão, para evento importante

Professor Marcos Roberto - Coordenador do Pólo UAB - Caraúbas / RN

Encontra-se na Capital São Luiz no Maranhão, o Professor Marcos Roberto Fernandes Gurgel - Coordenador do Pólo das Caraubeiras, UAB / Caraúbas RN. Para participar de um evento hoje e amanhã (03 e 04 /11) da Universidade Aberta do Brasil - UAB que será realizado no UEMA - Universidade Estadual do Maranhão.
Trata-se de uma pesquisa que o Professor Dr. Celso Costa está desenvolvendo junto à Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro) com os pólos da  UAB.
Por Prof. Marcos Roberto (Via E-mail).
Gilv@n Vi@n@

Convenção: CUT e CNTE lutam por regulamentação da convenção 151 da OIT

As entidades nacionais representativas dos Trabalhadores em Educação do RN (CUT e CNTE) reafirmam diariamente a luta pela regulamentação da convenção Nº 151 da Organização Internacional do Trabalho. A convenção é relacionada à Proteção do Direito de Organização e aos Processos de Fixação das Condições de Trabalho na Função Pública. O objetivo da luta é conquistar cada vez mais espaços democráticos e que assegurem aos Servidores Públicos uma relação de trabalho respeitosa.
No momento em que o governo tem uma lei e descumpre-a, como é o caso dos funcionários aqui no Estado, não existe, atualmente, um instrumento que possibilite estabelecer regras para a negociação coletiva. Com isso, o governo fica dando inúmeras justificativas para não arcar com as suas responsabilidades.
Com a convenção, a realidade dessas negociações pode ser diferente, pois a sua estrutura da convenção é tripartite reunindo representantes dos trabalhadores, do governo e de empregadores. No nosso caso do serviço público o empregador é o próprio governo, quer seja Federal, Estadual ou Municipal.
O que a convenção prevê 
- Proteção contra os atos de discriminação que acarretem violação de liberdade sindical em matéria de trabalho;
- Independência das organizações de trabalhadores da função pública face às autoridades públicas;
- Proteção contra atos de ingerência das autoridades públicas na formação, funcionamento e administração das organizações de trabalhadores da função pública;
- Concessão de facilidades aos representantes das organizações reconhecidas dos trabalhadores da função pública, com permissão para cumprir suas atividades, seja durante as suas horas de trabalho ou fora delas;
- Instauração de processos que permitam a negociação das condições de trabalho entre as autoridades públicas interessadas e as organizações de trabalhadores das funções públicas;
- Garantia dos Direitos Civis e Políticos essenciais ao exercício da liberdade Sindical.
A luta da CUT e da CNTE está baseada na polêmica jurídica quanto ao direito à negociação coletiva no serviço público, o direito de greve e as condições de trabalho.
Fonte: CNTE
Gilv@n Vi@n@

Haddad vai pessoalmente entregar recurso do Enem

Ministro da Educação não concorda com anulação de 13 questões do exame e vai viajar para tentar derrubar liminar

Ministro da Educação Fernando Haddad
O ministro da Educação, Fernando Haddad vai a Recife nesta quinta-feira entregar pessoalmente na Justiça Federal Regional o recurso contra a liminar que anula 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na segunda-feira à noite, a Justiça Federal do Ceará acatou o pedido do Ministério Público de eliminar os itens do teste que foram antecipados pelo Colégio Christus em simulado antes do exame oficial.

O Ministério da Educação defende que apenas os estudantes que tiveram acesso às perguntas refaçam o teste. Ao saber da decisão da Justiça, Haddad que dava uma entrevista ao vivo no programa Roda Viva, da TV Cultura, afirmou que a anulação prejudicaria "99,9% dos alunos".
A presidenta do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), Malvina Tuttman, que também foi pessoalmente entregar as explicações do governo no Ceará na segunda-feira, também defendeu o recurso. O governo refuta "vazamento", mas dizem que os estudantes que tiveram acesso a prova antes tiveram "mais tempo para responder" às questões. O Ministério da Educação também tem alfinetado o Colégio se referindo a "fraude" e "ética" ao falar da falha que ocorreu nesta edição do Enem. "Dos três anos do novo Enem, dois foram fraudados", disse o ministro na TV.
Por enquanto, vale a liminar que anula 13 questões. O Minstério Público do Ceará tenta anular mais uma que, embora não seja idêntica, é muito similar.
Fonte: iG Brasília
Gilv@n Vi@n@

Brasil é eleito para Conselho Executivo da Unesco

País ganha mandato de quatro anos em órgão das Nações Unidas que acaba de perder apoio financeiro dos Estados Unidos

O Ministério das Relações Exteriores informou que o Brasil foi eleito nesta quarta-feira para mandato de quatro anos (2011-2015) no Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

O Conselho, composto por 58 países, é responsável pelo acompanhamento da execução do programa de trabalho e do orçamento do órgão e um dos principais gestores da organização. Segundo o Itamaraty: "A candidatura brasileira ao Conselho Executivo reflete a importância atribuída pelo país à Organização em seu papel de promotora de uma cultura da paz, do diálogo de civilizações e da diversidade cultural. O Brasil continuará, no Conselho Executivo, a defender a relevância do mandato da Unesco em educação, ciência e cultura, com ênfase na intensificação da cooperação em beneficio do mundo em desenvolvimento".
A Unesco perdeu nesta semana o apoio financeiro dos Estados Unidos em represália por ter aprovado a Palestina entre seus membros. Na segunda-feira, a Autoridade Nacional Palestina conquistou status de membro da organização com 107 votos dos 173 países participantes, o Brasil entre eles. Os EUA e outros 13 países foram contra e 52 se abstiveram.
Os US$ 70 milhões anuais fornecidos pelos Estados Unidos representavam 22% do orçamento total da Unesco. Além do voto a favor na Unesco, o Brasil defendeu o reconhecimento da Palestina como nação no discurso de abertura da ONU em setembro.
Leia também:

Escola Municipal Josué de Oliveira se destaca no PROITEC 2011

Escola Municipal Josué de Oliveira "valorizando o Ensino Público"
Alunos da Escola Municipal Josué de Oliveira, mostram que a valorização do Ensino público é o caminho certo para uma Educação Cidadã, nos últimos três anos  a escola vem aprovando alunos no ProITEC, mas este ano como nunca a escola leva 05 (cinco) representantes e a expectativa é que em 2012 venha a multiplicar.
Hernandez Luiz (Nandinho), comemora aprovação com amigos em sua residência
NOSSOS HERÓIS 2011:
> Hernandêz Luiz Viana da Costa 1º colocado com média de 68
> Igor Fernandes dos santos 8º com média de 59
> Hemetério  Henrique Menezes Silva 16º com média de 54
> Davi de Oliveira Maia  18º com média de 54
Todos aprovados no curso de Informática
> Francisco Gustavo Oliveira Pessoa 13º  com média de 48 aprovado no curso de Zootecnia.
Méritos: 
Em primeiro a Deus;
Aos Educadores da escola Municipal Josué de Oliveira;
Aos Educadores do Cursinho ProItec 2011 - Coordenador Canindé Costa; e 
Aos esforços de cada Um.
Comunidades Rurais:
Cristiane vai cursar Agricultura (foto: Caraúbas Hotnews)
A escola Municipal Francisco de Acací Viana na comunidade de Mariana teve 02 (duas) aprovação:Cristiane Menezes de Souza (1º lugar) no Curso de Agricultura e Daniel da Silva Santos; e a Escola Francisco de Paula Pessoa Filho se destacou com 03 (três) aprovação. 
Parabéns.

A ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO CARLOS CONSEGUE APROVAÇÃO NO IFRN "virou tradição" - Escola Aprovada.

Escola Estadual Antonio Carlos
A Escola Estadual Antônio Carlos obteve um grande desempenho na prova do ProITEC, que garante vaga para cursos do IFRN, Campus de Apodi.
A unidade de ensino já VIROU referência no município de Caraúbas/RN, desta vez com  10 (dez) APROVAÇÃO. Escola Nota10,0.
Confira a lista de aprovados:
9 º Ano “A”
• Amanda Cristina Dantas
• Larissa Maria Silva de Farias
• Marcos Vinicius de Oliveira Dantas
9º Ano “B”
• André Miller de Melo Henrique
• Antonio Sérgio Fernandes de Arruda
• Isadora Hellen dos Santos Pereira
• Joyce Cristhiny Almeida
• Joyce Oliveira Cavalcante
• Letícia Targino Braga
• Victor José Pedrosa 

Parabéns!!!

Gilv@n Vi@n@

02 novembro, 2011

02 de Novembro dia de FINADOS

O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.
Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. 
Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos".
O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.
REZE PELO SEU ENTE QUERID@
CRENDICES E SUPERSTIÇÕES COM

A MORTE

• Quando morre uma pessoa, deve-se abrir todas as portas para a alma sair. Fecham-se porém os fundos da casa. A alma deve sair pela frente. A casa não deve ser fechada antes de sete dias pois o fel (as vísceras) do defunto só se arrebentará nesse prazo. Então a alma vai para o seu lugar. A novena de defunto é para a alma ir para onde foi destinada.
• Não se deve chorar a morte de um anjinho, pois as lágrimas molharão as suas asas e ele não alcançará o céu.
• Quando numa procissão, o pálio para defronte de alguma porta de uma casa, é presságio de morte de alguma pessoa dessa casa, porque o pálio para sempre defronte às janelas.
• Homem velho que muda de casa, morre logo.
• Quando a pessoa tem um tremor, é porque a morte passou por perto dela. Deve-se bater na pessoa que está próxima e dizer: sai morte, que estou bem forte.
• Acender os cigarros de três pessoas com um fósforo só, provoca a morte da terceira pessoa.
Outra versão: morrerá a mais moça dos três fumantes.
• Derrubar tinta é prenúncio de morte.
• Quando várias pessoas estão conversando e param repentinamente, é que algum padre morreu.
• Perder pedra de anel é prenúncio de morte de pessoa da família.
• Quando uma pessoa vai para a mesa de operação, não deve levar nenhum objeto de ouro, pois se tal acontecer, morre na certa.
• Não presta tirar fotografia, sendo três pessoas, pois morre a que está no centro.
• Doente que troca de cama, morrerá na certa.
Outra versão: não morrerá.
• Não se deve deitar no chão limpo, pois isso chama a morte para uma pessoa da família.
• Quando pessoas vão caçar ou pescar, nunca devem ir em número de três, pois uma será picada por cobra e morrerá na certa.
• Quem come o último bocado morre solteiro.
• Se acontece de se ouvir barulho à noite, em casa, é que a morte está se aproximando.
• Quando morre uma pessoa idosa, morre logo um anjo seu parente (criança) para levar aquela para o céu.
• Defunto que está com braços duros, amolece-os se pedir que assim faça.
• Defunto que fica com o corpo mole é indício de que um seu parente o segue na morte.
• Quando o defunto fica com os olhos abertos é porque logo outro da família o seguirá.
• Não se deve beijar os pés de defunto, pois logo se irá atrás dele, morrendo também.
• Na hora da morte, fazer o agonizante segurar uma vela para alumiar o caminho que vai seguir.
• Em mortalha, a linha não deve ter nó.
• Água benta ou alcânfora temperada na pinga joga-se com um galho de alecrim, sobre o defunto.
• Quando uma pessoa jogar terra sobre o defunto na cova, deve pedir ao mesmo que lhe arranje um bom lugar no além. Se ele for para um bom lugar, arranjará; se para um mau quem pede está azarado. Bom é pedir lugar para o cadáver de um anjinho, pois este sempre vai para um bom lugar.
• Não se deve trazer terra do cemitério quando se volta de um enterro, pois ela traz a morte para a casa.
• A pessoa que apaga as velas após a saída do enterro morrerá logo. É bom colocar perto do caixão do defunto um copo d’água benta.
• Não presta ver muitos enterros, pois com isso se chama a morte para si.
• Quando passa um enterro, não se deve atravessar o acompanhamento, pois isso traz a morte para pessoas da família. Bom é acompanhar o enterro.
• Não presta acender só três velas para defunto; deve-se acender quatro.
(Araújo, Alceu Maynard. Folclore nacional, São Paulo, Edições Melhoramentos. v. 1)
Gilv@n Vi@n@

01 novembro, 2011

Professora envia a aluno mais de 200 torpedos de conteúdo sexual

Professora de religião é condenada após mais de 200 torpedos para aluno

Uma professora de educação religiosa foi condenada na Grã-Bretanha por ter enviado mais de 200 mensagens de conteúdo sexual para um aluno de 14 anos. Katheryn Roach, de 24 anos, admitiu as acusações e foi descrita pelo juiz como uma mulher "egoísta e hipócrita".
Ela afirmou que começou a seduzir o aluno depois de ter ficado abalada com o fim de um caso com outro homem enquanto estava noiva. Na época, Roach tinha 23 anos e ainda estava em período probatório como professora na escola católica Thornleigh Salesian College, em Bolton, na Inglaterra.
Em apenas algumas semanas, entre março e abril deste ano, ela enviou 205 mensagens de texto para o adolescente, que não pode ter o nome divulgado por questões legais.
A professora recebeu uma sentença de seis meses de prisão com suspensão condicional, o que significa que ela não terá de cumprir a pena a não ser que cometa outra infração nos próximos dois anos, e foi incluída na lista de agressores sexuais do país por sete anos.
Choro
Roach chorou durante o julgamento, que contou com a presença de seus pais e do marido, que a perdoou e se casou com ela em agosto.
"O que está muito claro, infelizmente, é que naquele momento você só poderia ser vista como uma pessoa egoísta e hipócrita", disse o juiz Steven Everett ao ler a sentença.
"Por um lado, afirmando ser extremamente religiosa, com base na sua fé católica, e atuando como professora, ensinando educação religiosa para crianças. E por outro, alguém com um longo relacionamento com um homem que ficou ao seu lado, que a pediu em noivado e mais tarde se casou com você, enquanto você tinha um caso escondido e então, pelo que li no relatório, você achou o fim do relacionamento com essa pessoa tão difícil que permitiu que isso, de alguma forma, afetasse seu comportamento com esse jovem menino."
"Quão egoísta é isso?", questionou o juiz.
Leia também:

Gilv@n Vi@n@