ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

03 novembro, 2011

1º Prêmio CUT Democracia e Liberdade Sempre - 2011

Votação teve início na terça-feira, dia 1º e termina no dia 30 de novembro

Acesse o site da CUT http://premio.cut.org.br/ e participe desta festa democrática. Escolha seus candidatos; vote nas cinco categorias e avise aos seus amigos e familiares para que todos também votem
Começou na terça-feira (1º) a votação do 1º Prêmio CUT Democracia e Liberdade Sempre-2011. A votação termina no dia 30 de novembro.
O prêmio CUT vai homenagear personalidades e entidades que lutaram pela redemocratização do Brasil durante a ditadura militar de 64-85 - a mais longa fase de privação das liberdades e dos direitos no país -, e também as que lutam para aperfeiçoar o regime democrático brasileiro, defendendo o exercício da liberdade.
Além de contribuir para consolidar nossa jovem democracia, mantendo viva a história do país, o prêmio tem como objetivo difundir informações para que as futuras gerações saibam da importância da participação de toda a sociedade nos processos democráticos nacionais.
O prêmio “CUT Democracia e Liberdade Sempre” tem abrangência nacional e será concedido a seis categorias pré-determinadas pela organização. O público poderá votar nos indicados para as categorias de um a cinco.
A indicação para a 6ª categoria do prêmio - “Personalidade ou Instituição de destaque” -, será feita pela Executiva da CUT, que terá a colaboração de personalidades comprometidas com os valores que norteiam a premiação.
Esse grupo de pessoas também indicou nomes que vão concorrer nas outras cinco categorias do prêmio. Receberão os prêmios os candidatos mais votados em cada uma das categorias.
Categorias e Indicados
Conheça agora as cinco categorias e os três indicados para cada uma delas.  Você deve escolher apenas uma pessoa ou instituição de cada categoria:
Categoria 1: Personalidade de destaque na luta pela Redemocratização do Brasil
Indicados: Idibal Pivetta; Maria Augusta Capistrano; e Rosalina de Santa Cruz.
Categoria 2: Personalidade de destaque na luta por Democracia, Cidadania e Direitos Humanos
Indicados: Frei Beto; Clara Charf; e Gegê.
Categoria 3: Personalidade de destaque na luta por Democracia e Direitos dos Trabalhadores
Indicados: Maria da Penha; Abdias Nascimento; e Virgílio Gomes da Silva.
Categoria 4: Personalidade de destaque na luta por Democracia e Justiça no Campo
Indicados: Dom Pedro Casaldáliga; Valdir Ganzer; e Manoel da Conceição.
Categoria 5: Instituição de destaque na luta por Democracia e Liberdade
Indicados: Movimento dos trabalhadores sem Terra (MST); Central Única das Favelas (CUFA); e Central dos Movimentos Populares (CMP).
Como votar
Todos podem votar e ajudar na escolha dos premiados. Participe! Vote e convide seus familiares e amigos a votar também.
Para votar, basta acessar o site da CUT (www.cut.org.br) e clicar no banner do 1º Prêmio CUT Democracia e Liberdade Sempre, onde está escrito "Clique aqui e vote nos seus candidatos", ou acessar diretamente o endereço do prêmio: http://premio.cut.org.br/
Escolha seu candidato na categoria um, clique em cima do nome para confirmar seu voto; automaticamente, a página seguinte se abrirá na tela do seu computador mostrando os indicados da segunda categoria, escolha seu preferido, clique em cima do nome para confirmar seu voto; repita o processo até votar nas cinco categorias.
Não se esqueça de que, para concluir o voto, é preciso votar em todas as categorias. Ao terminar, surgirá na tela do seu computador a confirmação do seu voto. Não aparecerão parciais dos resultados.
Os nomes dos vencedores serão conhecidos apenas no dia 1º de dezembro.
É importante lembrar que, por motivos de segurança, haverá restrição de ID, ou seja, cada pessoa poderá votar apenas uma vez do seu computador.
Premiação
A cerimônia de premiação será realizada no dia 13 de dezembro, no TUCA (Teatro da Universidade Católica), em São Paulo. Os premiados em cada categoria receberão o troféu símbolo do prêmio, criado pelo artista plástico Elifas Andreato.
A história do Prêmio
No dia 13 de dezembro do ano passado, após o retrocesso nos debates políticos da última campanha eleitoral, com ataques aos direitos individuais dos brasileiros: discriminação contra união de pessoas do mesmo sexo e aborto, só para ficar em dois temas polêmicos -, a CUT realizou o ato Democracia e Liberdade Sempre, no Rio de Janeiro.
A data é simbólica. No dia 13 de dezembro de 1968 os brasileiros foram surpreendidos com um dos maiores atentos à liberdade individual e coletiva de toda a história do País.
A junta militar que governava o país com mãos de ferro desde o golpe de 1964, suspendendo as eleições direitas para o cargo máximo da nação – a presidência da república - instituiu neste dia o Ato Institucional 5. O AI-5 deu ao general presidente da República  poderes para cassar mandatos eletivos, suspender direitos políticos, demitir ou aposentar juízes e outros funcionários públicos, suspender os habeas corpus em crimes contra a segurança nacional e legislar por decreto, ampliando os instrumentos de repressão da ditadura militar.
A mobilização popular trouxe de volta ao Brasil o espírito da liberdade, contribuindo decisivamente para a redemocratização do País. A democracia é uma ferramenta que facilita a preservação do estado de liberdade, mas a sociedade civil organizada precisa se manter alerta na defesa permanente desse direito.  
Foi com esse espírito que a CUT realizou, no ano passado, o Ato Democracia e Liberdade Sempre, e é com este espírito que a CUT decidiu realizar a cada dois anos um evento de premiação em homenagem aos brasileiros e às brasileiras que lutaram e continuam lutando em defesa da democracia.
Com este prêmio, a CUT reafirma o princípio que rege a central desde a sua criação: a luta pela democracia e liberdade sempre.
CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: