ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

15 junho, 2013

Reposição de aulas: SINTE/RN alerta para reposição das aulas na rede municipal de Natal

A direção do SINTE/RN afirmou, em ofício dirigido à secretária municipal de educação de Natal Justina Iva, que a reposição da greve deve ser objeto de discussão dos conselhos escolares. O Sindicato reafirma sua posição de que a comunidade escolar de cada estabelecimento de ensino deve buscar a melhor forma de atender seus alunos.
“Com certeza a SME vai cobrar o calendário refeito. Alertamos a categoria para fazer as atas do Conselho Escolar para resguardarem a autonomia de uma instância que tem função deliberativa no âmbito de cada escola”, ressalta a coordenadora geral Fátima Cardoso.
Se a prefeitura atacar com a ordem de cumprimento dos 200 dias letivos, deve-se argumentar com a LDB, que deve ser citada nessas ocasiões e não somente para exigir unilateralmente o dever dos profissionais. “Quando se trata do dever do município a história é outra. A categoria foi brava ao iniciar o ano letivo em condições de precariedade e não teve quem exigisse as condições reais para se iniciar o ano letivo”, comenta Fátima Cardoso.
Diante das contradições do município que cobra o cumprimento dos 200 dias letivos, mas suspende aulas por falta de professores e por problemas de infra-estrutura, o SINTE/RN reafirma seu compromisso com a comunidade escolar.
A SME adota o ditado popular do “faça o que digo, mas não faça o que faço”. O governo aplica a tradição conservadora de pressionar que os educadores cumpram os 200 dias letivos, mas não é capaz de cumprir sua obrigação.
A reposição deve ser feita, mas da melhor forma, o que deve ser decidida no Conselho Escolar. A comunidade deve se reunir para garantir que os alunos não saiam prejudicados no seu processo de aprendizagem. Esse deve ser um compromisso profissional com os nossos melhores parceiros de luta.
Reposição da Greve Nacional da Educação
Com relação à Greve Nacional da Educação, o SINTE/RN reitera que os três dias não serão repostos. A medida foi decidida em assembleia pela categoria e não prejudicará o bom andamento das atividades escolares.
Gilv@n Vi@n@

SINTE/RN fiscalizará processo seletivo para concessão de licenças aos professores

O estado fará um processo seletivo para atender a demanda no serviço público de licenças diversas aos professores. Os profissionais tem sido penalizados pela demora, alguns tiveram que esperar até quatro anos para a concessão desse direito.
A direção do SINTE/RN irá acompanhar e fiscalizar todo processo uma vez que, na existência de concursados, o preenchimento do cargo em vacância é deste. Para a coordenadora geral Fátima Cardoso a expectativa é de que haja novas convocações para suprir o preenchimento de vagas tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio.
Gilv@n Vi@n@

Governadora dá posse ao novo presidente do Conselho Estadual de Educação

A governadora Rosalba Ciarlini deu posse na manhã desta sexta-feira (14), à nova mesa diretora do Conselho Estadual de Educação para o biênio 2013-2015. A cerimônia ocorreu no auditório da Secretaria de Estado da Educação e contou com a presença do senador José Agripino, da secretária Betania Ramalho e do magnífico reitor da UERN, professor Milton Marques. Pela primeira vez na história, a posse do órgão contou com a presença de um governador, segundo o ex-presidente do Conselho, professor Luiz Eduardo Brandão Suassuna.
Tomaram posse o presidente Adilson Gurgel de Castro, e a vice-presidente, Maria Teresa de Moraes. Adilson recebeu o cargo das mãos do presidente interino do conselho, professor Luiz Eduardo, que permanece como membro. Além dele, compõe o órgão os conselheiros Erivaldo Cabral da Silva, Erlem Maria de Macedo Campos, padre João Medeiros Filho, Magna França, Maria de Fátima Pinheiro Carrilho, Maria do Socorro Ferreira de Souza, Olga de Oliveira Freire, Susana Maria Cardoso da Costa Lima e Zilca Maria de Macedo Pascoal.
Gilv@n Vi@n@

Papa entra diplomaticamente no debate sobre casamento gay

O Globo destaca que, na mesma semana em que foi divulgada a informação de que existe um forte lobby gay dentro do Vaticano, o Papa Francisco voltou a falar sobre o assunto nesta sexta-feira.
Durante um encontro do Pontífice com o novo líder mundial dos anglicanos, Justin Welby, Francisco afirmou que está disposto a colaborar para a promoção dos valores familiares “baseados no matrimônio entre um homem e uma mulher”. Em suas declarações a Welby, o chefe da Igreja Católica disse que os dois juntos podem lutar pela promoção do caráter sagrado da vida.
Para funcionários do Vaticano, a declaração de Francisco foi uma forma diplomática de expressar sua posição sobre a união gay sem fazer uma declaração provocadora. Desde que assumiu o lugar de Bento XVI, em março, ele tem se mantido afastado do debate sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Gilv@n Vi@n@

Rosalba: “Espero contar com Garibaldi para minha reeleição”

O Visor Político destaca que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) disse hoje, ao participar de uma entrevista no “Jornal da Cidade”, da FM 94, que espera contar com o apoio do ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB), e dos seguidores do ex-governador, para disputar a reeleição no ano que vem. “Espero contar com o apoio de Garibaldi e de todos os seus companheiros”, afirmou Rosalba, ao responder a perguntas formuladas pelos participantes do programa, Ricardo Rosado, Alex Medeiros e Ney Lopes de Souza.
Indagada sobre qual seria o papel do PMDB e seu grau de confiança em receber o apoio dos peemedebistas, numa eventual disputa pela reeleição, Rosalba destacou que o partido tem dado apoio nas ações administrativas, através do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), e do ministro da Previdência, no entanto, ela espera contar com os líderes do PMDB também num eventual projeto de reeleição.
A declaração da governadora surge após Henrique postergar para 2014 a decisão do PMDB em relação à sucessão estadual. As palavras de Henrique foram sucedidas pelas do ministro Garibaldi, que confirmou o prazo para as definições e ainda acenou, em entrevista nesta quinta, com a possibilidade de o PMDB apoiar a reeleição da governadora. “O PMDB vive uma indefinição, mas podemos apoiar Rosalba”, declarou Garibaldi. Em linha oposta, porém, as bases do PMDB, formada por mais de 50 prefeitos representados por quatro deputados estaduais, insistem no rompimento com o governo e no lançamento de candidatura própria a governador. Apesar disso, os principais nomes da legenda, Garibaldi e Henrique, afirmam que não querem disputar o governo do Estado.
Gilv@n Vi@n@

Mossoró Cidade Junina aquece economia da cidade

O Mossoró Cidade Junina além de ser um patrimônio cultural da cidade, também é responsável por transformar o mês de junho em uma das épocas mais aquecidas para a cidade. Todos os setores são direta ou indiretamente beneficiados com as atrações e projetos que influenciam, praticamente, em toda cidade.
A rede hoteleira, por exemplo, começou o mês de junho com reservas acima da média. Primeiro porque junto com o Mossoró Cidade Junina a cidade recebe eventos setorizados e, nos dias das grandes atrações, a lotação é uma certeza.
Os pequenos e médios empreendedores sentem o reflexo da economia com mais ênfase. Eles estão espalhados por todo o Corredor Cultural, cerca de 250 empreendedores, entre barraqueiros e vendedores ambulantes. “O Cidade Junina é uma ‘injeção’ na nossa economia. Praticamente todos os pequenos empreendedores tiram o sustento de casa com o negócio em eventos e, junho, é uma época forte”, diz Arison Silva, responsável por um ponto na Estação das Artes.
A Estação é o espaço com a maior concentração de público e, não por acaso, é lá onde está a maior locação dos empreendedores. Outro espaço que com muito proveito para os comerciantes é a Praça da Convivência, o equipamento é um atrativo da cidade durante todo o ano, ponto cativo dos mossoroenses e passagem certa dos visitantes.
Gilvan Viana

Pai de Fábio Porcino agradece: ‘RN tem uma das melhores polícias do Brasil’

Na coletiva realizada na manhã deste sábado (15) em Mossoró, o pai do empresário Fábio Porcino libertado do cativeiro após passar quatro dias em poder de sequestradores, agradeceu o apoio de todos e parabenizou o trabalho da polícia. “O RN tem um das melhores polícias do Brasil”.
Emocionado Fábio Porcino pai disse o sentimento era de amargura com a ausência do filho. “É uma amargura muito grande a gente criar um filho com todo amor e alguém tirar ele da gente”, disse.
De acordo com a família Fabinho Porcino não participou na coletiva, pois ainda está muito abalado com tudo o que aconteceu. Fábio Porcino declarou ainda não entender o motivo de tanta perseguição a sua família. “A gente tem uma família simples. Meu pai educou a gente desde criança para o trabalho e nós passamos isso para os nossos filhos”, declarou.
Gilv@n Vi@n@

Texto alternativo à PEC 37 permite que MP investigue apenas casos extraordinários

A última reunião do grupo de trabalho formado por representantes do Ministério Público, polícias Civil e Federal, poder legislativo e Ministério da Justiça, para discussão sobre a PEC (Projeto de Emenda Constitucional) 37 e o poder de investigação de infrações penais, chegou a um texto final. Na proposta, é garantida às instituições policiais a exclusividade nas investigações criminais, e ao Ministério Público o poder de apuração apenas em casos extraordinários, mediante controle judicial, na hipótese de comprometimento na investigação da polícia.
O texto será submetido agora à aprovação coletiva de cada uma das categorias. No dia 18 de junho, os integrantes do grupo se reunirão novamente para apresentar a resposta dos profissionais, e depois enviá-la para apreciação dos líderes partidários em Brasília. Em depoimento à Agência Câmara, o deputado Fábio Trad (PMDB/MS) afirmou que com ou sem consenso, a proposta será enviada aos líderes do Congresso, para ser anexada ao texto original da PEC 37 e ser uma alternativa na votação que acontecerá no próximo dia 26, no Plenário da Câmara dos Deputados.
Gilv@n Vi@n@

José Agripino diz que Rosalba será conhecida como a governadora do saneamento básico

O senador José Agripino foi uma das autoridades políticas do Rio Grande do Norte que estiveram presentes no lançamento do Projeto Sanear RN, que aconteceu no final da manhã desta sexta-feira (14), na Escola do Governo Dom Eugênio Sales, no Centro Administrativo, em Natal. Em seu discurso, o senador destacou a importância do projeto lançado pela governadora Rosalba Ciarlini, que vai sanear 80% dos municípios do Rio Grande do Norte.
Eu fui o governador das estradas; Garibaldi Alves, o das adutoras, e Rosalba Ciarlini será conhecida como a governadora do saneamento básico”, disse Agripino durante o seu discurso.
Para o senador, esse projeto é de fundamental importância para a melhoria da saúde da população “porque vai diminuir consideravelmente as doenças infectocontagiosas".
Gilv@n Vi@n@

Aldo Clemente Filho é reeleito para presidente do Sindicato dos Servidores do MP/RN

169 servidores participaram da votação que elegeu Aldo com 152 votos
Foi reeleito na tarde desta sexta-feira (14), para a presidência do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Rio Grande do Norte (SINDSEMP/RN), biênio 2013-2015, Aldo Clemente Filho. 169 servidores participaram da votação que elegeu Aldo com 152 votos, os demais votos foram brancos e nulos. O pleito foi realizado em Natal, Caicó e Mossoró. Foi apresentada chapa única, encabeçada pelo seridoense que também é o atual presidente da entidade.
 
O pleito ocorre em meio a atual transição também na chefia do Ministério Público Estadual, com a mudança do Procurador-Geral de Justiça, com posse do Promotor de Justiça Rinaldo Reis de Lima no cargo, marcada para o próximo dia 18/06.
Gilv@n Vi@n@

Fabinho Porcino já está em casa com seus familiares em Mossoró

Retorno emocionante - Foto: Cézar Alves (Defato)
O empresário Fabinho Porcino, de 23 anos já está na sua casa em Mossoró junto com seus familiares. Ele foi sequestrado no início desta semana por oito homens e foi resgatado nesta sexta-feira (14) na Zona Rural de Canindé (CE). Em casa, Fabinho foi recebido pelo seu pai, o empresário Fábio Porcino, familiares e amigos dele e da família.
A ação foi comandada pela Polícia Civil potiguar, com a participação das Polícias Federais do RN e CE e da Inteligência das secretarias de Segurança dos dois estados. Policiais cercaram o local onde funcionou o cativeiro de Fábio Porcino e iniciaram a ação. Fábio Porcino está bem.

Polícia consegue estourar cativeiro e liberta empresário Fabio Porcino

De acordo com a Tribuna do Norte o empresário Fábio Porcino foi libertado no início da tarde desta sexta-feira (14). O jovem estava sob poder de sequestradores em área rual na cidade de Canindé, no interior do Ceará. A Polícia Civil armou o cerco no local e conseguiu efetuar a prisão de dois suspeitos. De acordo com informações do secretário Aldair Rocha, a ação comandada pela Polícia Civil potiguar, com apoio da PM do Ceará. Policiais cercaram o local onde funcionou o cativeiro de Fábio Porcino, na cidade de Canindé, que fica a 290 km de Mossoró e 115 km de Fortaleza, e iniciaram a ação. Aldair da Rocha confirmou que Fábio Porcino está bem, mas não deu detalhes da operação.
Informações preliminares dão conta de que, durante a ação policial, alguns criminosos conseguiram fugir. Dois, no entanto, foram presos sem reação. Não há a confirmação quantos conseguiram escapar e se efetuaram disparos contra os policiais. Ninguém se feriu. A identidade dos suspeitos detidos ainda não foi revelada e Aldair Rocha também não disse se houve o contato por parte dos criminosos para o pagamento de resgate.
Gilv@n Vi@n@

Estudo revela seis praias impróprias para o banho, inclusive o "cartão postal" Ponta Negra

Nos pontos do Morro do Careca, acesso principal
 e no final do calçadão - Foto: Canindé Soares
O mais recente balanço de análise das águas do litoral, o resumo do boletim nº 24/2013, divulgado nesta sexta-feira(14) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) revela má qualidade da água em 20% das praias monitoradas pelo Programa Água Azul. 
 
São elas: Pirangi do Sul, Ponta Negra (nos pontos do Morro do Careca, acesso principal e no final do calçadão), Via Costeira (Barreira D’água), Areia Preta (Praça da Jangada) e Redinha (Rio Potengi). Essas localidades foram consideradas inadequadas ao banho por apresentarem mais que 1000 coliformes, para cada 100 ml de água coletada. De acordo com o professor Ronaldo Diniz, coordenador do programa, as recentes chuvas e vazamentos de esgotos são os principais responsáveis pela piora nas condições de balneabilidade das praias do Estado.
GILV@N VI@N@

Fecam/RN entregam regimentos atualizados e discutem sobre a obrigatoriedade de dar transparência

A Fecam também disponibiliza para as Câmaras consultoria jurídica
A Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam/RN) reuniu, nesta sexta-feira, vereadores representantes de 80 Câmaras Municipais do Estado. Eles receberam regimentos internos atualizados e trocaram informações sobre a obrigatoriedade de dar transparência aos atos e contas das casas legislativas. O evento faz parte de um conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas pela nova diretoria da entidade junto às Câmaras.
 
Algumas Câmaras Municipais do Estado ainda são regidas por regras antigas e defasadas. Com objetivo de modernizar o trabalho dos vereadores, a Fecam/RN atualizou, adaptou e entregou um novo regimento interno aos presidentes das Câmaras. “Além dos regimentos, a Fecam está prestando orientação jurídica gratuita às câmaras associadas. Estamos integrando o que há de melhor nas legislações e tentando levar essa modernização a todo o Estado”, destacou Francisco José Júnior, presidente da Fecam/RN.
Gilv@n Vi@n@

Defesa Civil de Natal volta a isolar pontos de risco no calçadão de Ponta Negra

Há diversos pontos no calçadão que oferecem risco aos pedestres
A Defesa Civil de Natal iniciou o isolamento com telas de proteção dos pontos de risco do calçadão da praia de Ponta Negra. A medida visa evitar riscos aos pedestres que caminham no calçadão, já que a proteção colocada anteriormente foi retirada por populares.
 
Além dessa ação, a Guarda Municipal de Natal (GMN) e o Grupo de Ação e Emergência da Semdes estão efetuando rondas diariamente no calçadão com o objetivo de conscientizar a população para evitar trafegar nos pontos de risco.O trabalho é contínuo e inclui o isolamento dos pontos de risco do calçadão durante todo o período de realização das obras de recuperação que atinge toda a extensão da orla de Ponta Negra.
Gilv@n Vi@n@

Pureza no RN e mais 15 municípios do Brasil têm emergência reconhecida pelo Governo Federal

Reconhecida à situação de emergência em 16 municípios do Brasil. A publicação aconteceu no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (14). Do Rio Grande do Norte, apenas o município de Pureza, na região do Mato Grande.
A Portaria 76/2013 também atesta a gravidade causada pela estiagem em Lassance (MG), Novo Cruzeiro (MG), Junqueiro (AL). E confirma as dificuldades enfrentadas em Campinápolis (MT); Manoel Viana (MS), e Restinga Seca (RS) por causa de chuvas intensas e vendaval. Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia, Rio Branco e Xapuri são os novos Municípios do Acre com Situação de Emergência reconhecida pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Gilv@n Vi@n@

Folha de São Paulo: Estádio de Brasília custa mais que seleção brasileira

O Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, custou mais para ser construído do que vale todo o time de Luiz Felipe Scolari, um dos mais valorizados do mundo. O governo do Distrito Federal gastou pouco mais de R$ 1,2 bilhão para reconstruir o Mané Garrincha, que tinha capacidade para 45 mil pessoas e hoje pode receber quase 71 mil espectadores.
 
Segundo o site europeu Transfermarkt, que avalia os valores das transações em todo o mundo, a seleção brasileira tem jogadores avaliados em R$ 1,16 bilhão. Entregue em maio, cinco meses depois da previsão inicial e da orientação da Fifa, o estádio consumiu R$ 17 milhões, por exemplo, para a colocação dos assentos e para a implantação do gramado. É mais do que o valor de mercado de 8 dos 23 atletas da seleção brasileira. CLIQUE AQUI e confira mais detalhes.
Gilv@n Vi@n@

Fátima confirma pré-candidatura ao Senado: “Me sinto motivada, preparada e seria bom para o RN chegarmos lá”

Fátima participa de encontro do PT do Seridó em Caicó
Em entrevista a imprensa nesta manhã de sábado (15) a deputada federal Fátima Bezerra (PT) confirmou que seu projeto preferencial para 2014 é a disputa pelo Senado Federal. De acordo com ela, o desejo já não é mais dela e sim do diretório nacional do partido.
O PT tem uma estratégia de estabelecer como prioridade não só a reeleição de Dilma, que é o nosso projeto principal, mas o PT a nível nacional estabeleceu como prioridade a disputa congressual, isso significa a gente continuar sendo a maior bancada de deputados na Câmara e agora ousar, sermos a maior bancada no Senado. E a direção nacional do PT já avalia com todo carinho a possibilidade da disputa nossa para o senado, mais do que avalia, o PT nacional deseja que eu disponibilize o nome para a disputa ao Senado no ano que vem”, explicou.
Porém, a deputada disse que vai continuar conversando com os possíveis parceiros, e que a definição de sua pré-candidatura se dará apenas no ano que vem. Fátima disse estar motivada, quando o assunto é disputa pelo Senado Federal. “Há manifestações crescentes de apoio e incentivo por onde tenho andado, isso é fato. Realmente me sinto motivada e preparada, acho que seria bom para o RN chegar ao Senado pra poder fazer muito mais ainda pelo povo do meu Estado, pra dar continuidade no senado a essa luta em defesa da agenda da educação”, finalizou.
Gilv@n Vi@n@

EDUCAÇÃO

Em 2012, 1,6 milhão de crianças e adolescentes abandonaram a escola

Censo Escolar mostra que taxas de abandono têm caído, mas ainda são desafio. No ensino fundamental, 800 mil alunos deixaram as salas de aula e, no médio, 795 mil

Cerca de 1,6 milhão de estudantes não completaram o ano letivo em 2012. Segundo dados do Censo Escolar, o abandono ocorreu tanto nas salas de aula do ensino fundamental, quanto do ensino médio. Vale lembrar que as duas fases têm de ser oferecidas pelo governo a todos os estudantes brasileiros, por determinação legal, e o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece também a obrigatoriedade de os pais matricularem seus filhos nas duas etapas.
Para Maria de Salete Silva, coordenadora do Programa de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, os dados são preocupantes. Este ano, o Unicef lidera uma campanha contra a exclusão: “Fora da escola, não pode”.
“Todas essas crianças não chegaram ao final do ano na escola. Acho desesperador. Esses estudantes são fortes candidatos a se excluir definitivamente da escola”, comenta. Salete ressalta que a taxa de abandono não mostra quantas crianças estão definitivamente fora da escola. Mostra a desistência anual.
A maior parte dos estudantes do ensino fundamental que abandonaram os estudos em 2012 era de escola pública (762 mil). Alagoas detém a maior taxa de abandono, de 7,5%; seguido pela Paraíba (6,6%) e Amazonas (5,6%). São Paulo, que tem o maior número de alunos nessa etapa do País, tem a menor taxa, 0,9% (que representa cerca de 51 mil alunos).
No ensino médio, a maior parte da desistência ocorre na rede pública também. A taxa de abandono nas escolas públicas chegou a 10,4% em 2012, o que representa 760 mil estudantes. Alagoas, de novo, é o Estado com taxa mais alta, de 18,2%. Na sequência, aparecem Amapá (cuja taxa cresceu de 2011 para o ano passado, de 14,5% para 17,7%), Piauí (16,9%), Rio Grande do Norte (que caiu de 19,3% para 16,7% em um ano) e Pará, 16,6%.
As razões da desistência
O pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG), Thiago Alves, ressalta que as crianças e os adolescentes excluídos da escola – temporariamente ou não – têm perfis semelhantes: são socialmente vulneráveis, têm baixa renda, muitas trabalham, têm famílias com pouca escolarização. Morar no campo e ser deficiente também agrava a situação.
Salete elenca os fatores que mais afetam essa “fuga”: o atraso escolar, provocado por muitas reprovações; o trabalho infantil que dificulta a presença e atrapalha o aprendizado; a gravidez na adolescência e a falta de qualidade de ensino. “Não há universalização de ensino se ele não for de qualidade”, afirma. “A pior situação é a dos adolescentes. A escola não está sintonizada com os anseios deles e, grande parte dos alunos, só está lá para obter um diploma”, diz.
Em queda
As taxas de abandono vêm diminuindo no País ao longo dos anos. Nos últimos cinco anos, dados mais recentes disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelam que, no ensino fundamental, a taxa foi reduzida em 10,87% ao ano nesse período. Em 2007, 4,8% dos alunos não concluíram o ano letivo. Em 2012, 2,7% deles se encontravam na mesma situação.
No ensino médio, a velocidade de queda desse índice tem sido menor, ficando em 7,17% ao ano desde 2007. Naquele ano, 13,2% dos adolescentes desistiram das matrículas e, em 2012, o número baixou para 9,1%. “É importante lembrar que, quanto mais perto de zerar uma taxa, mais difícil é de alcançar o objetivo, por conta das especificidades”, afirma Alves.
Apesar de os percentuais parecerem baixos, eles representam muitos: 801.967 crianças que abandonaram o ensino fundamental e 795.801 adolescentes tiveram a mesma atitude no ensino médio.
Mais velhos que o ideal
Um fator que influencia muito a desistência dos estudantes é a quantidade de vezes que repetiram a mesma série, segundo Salete. A distorção entre a idade dos alunos matriculados em cada etapa da educação e a ideal é grande. O Censo Escolar 2012 mostra que, no ensino médio, 2,6 milhões (31,1%) dos estudantes matriculados nas três séries estão dois anos ou mais acima da idade considerada ideal para cursar a etapa (de 15 a 17 anos).
O Pará tem a taxa mais crítica do País, com mais da metade (54,9%) 356 mil dos alunos do ensino médio nessa situação. Os índices também beiram a metade dos estudantes nos Estados do Amazonas (48,8%), Piauí (48,4%), Bahia (47,3%) e Sergipe (45,8%). O Rio de Janeiro foi o Estado que mais conseguiu reduzir essa taxa de distorção entre 2011 e 2012. A queda foi de 4,6 pontos percentuais, passando de 40,5% para 35,9%.
Nas outras etapas da educação básica, a taxa de distorção idade-série também é alta, apesar de vir diminuindo nos últimos anos. Nos anos finais do ensino fundamental, 28,2% dos estudantes estão fora da idade ideal para a etapa e, nos anos iniciais, 16,6%. O Estado do Pará possui o maior percentual de estudantes atrasados do País nos anos iniciais (31,6%) e Alagoas nos anos finais (45,6%).
Gilv@n Vi@n@

14 junho, 2013

Procon prepara programa para estimular consumidores a limparem o nome

Governo do Estado, através do Procon, deverá lançar, próxima semana, provavelmente na sexta-feira (21), um programa para estimular o consumidor a “limpar o nome”. Programa é uma parceria entre o empresariado do Rio Grande do Norte, os bancos e Procon Estadual. Objetivo é estimular os consumidores que têm alguma restrição cadastral para que possam limpar o nome. A ideia é devolver aos consumidores o consumo potencial através de créditos reais e atrativos. Os credores devem oferecer descontos atrativos e os Bancos oferecer financiamentos principalmente com crédito consignado.
Cerca de 300 mil norte-rio-grandenses tem hoje alguma restrição cadastral, principalmente no SPC. Foi esse número que levou o Procon Estadual a propor esse esforço coletivo. Número corresponde a quase 10% de toda a população do RN. Para o coordenador geral do Procon estadual, Araken Farias, o programa favorece para que os consumidores tenham os nomes limpos além de contribuir para o aquecimento do comércio varejista em todo o Estado.
Gilv@n Vi@n@

Eike Batista está ficando mais pobre e vai vender o Hotel Glória do Rio de Janeiro

Como se sabe, o empresário Eike Batista não está mais na lista dos 200 mais ricos do mundo e talvez por isso começa a se desfazer de projetos e negócios. Deu no “Valor Econômico” de hoje que Eike vai vender o Hotel Glória, uma joia da arquitetura carioca, que sua empresa mexeu um pouco a partir de 2008. Construído para a famosa exposição do centenário da Independência, em 1922, o hotel marcou uma época de glamour da cidade nos anos 50.
Resta a lembrança de uma das suítes preservadas pela família Tapajós na foto feita por Joaquim Nabuco. No quarto ficou ninguém menos que Albert Einstein, em 1925. A modelo gaúcha Tainara Silveira foi fotografada ali em 2007 numa belíssima cadeira. Mas, com todo respeito, que cadeira?


Gilv@n Vi@n@

ITEP fará paralisação de 48 horas nos dias 18 e 19

Os servidores do ITEP farão uma paralisação de 48 horas nos dias 18 e 19 deste mês. A decisão foi tomada em assembleia extraordinária no último dia 06, na sede do SINPOL, quando a categoria aprovou o indicativo de greve por tempo determinado devido à morosidade do Governo em avaliar a minuta do anteprojeto que criará a Lei Orgânica e Estatuto do órgão.
Além da matéria estar sendo avaliada por vários órgãos desde 2009, o consultor-geral do Estado, José Marcelo, não conclui um parecer ao anteprojeto, apesar de estar avaliando há vários meses (com requisição de diligências diversas, fazendo o processo ir e voltar nas pastas governamentais).
Na última reunião ocorrida com o consultor no dia 06 de maio, por exemplo, ele informou que o processo estava com todas as diligências concluídas e seu trabalho estava praticamente finalizando, apenas aguardando ajuste no texto. A categoria deu um prazo de 30 dias, mas não recebeu qualquer informação de conclusão do parecer.
Gilv@n Vi@n@

Sisu: inscrições terminam nesta sexta-feira

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terminam hoje (14) às 23h59. Nesta quinta-feira (13), o número de inscritos bateu recorde e superou o número total no segundo semestre de 2012. Até as 18h11 de ontem, 644.473 candidatos já tinham feito a inscrição, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). No ano passado, foram 642.878 inscritos.
Por meio do Sisu, o estudante concorre a vagas em cursos de graduação em universidades e institutos federais de ensino superior. Podem se inscrever os estudantes que participaram da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 e que não tenham zerado a redação. Nesta edição, serão ofertadas 39.724 vagas em 1.179 cursos de 54 instituições.
A primeira chamada está marcada para o dia 17 de junho e a segunda para 1° de julho. As matrículas da primeira chamada ocorrerão nos dias 21, 24 e 25 de junho e as da segunda chamada em 5, 8 e 9 de julho.
Gilv@n Vi@n@

Servidores do IDIARN e EMATER realizam assembleia com indicativo de greve

Os servidores do IDIARN e da EMATER realizam assembleia com indicativo de greve na quarta-feira (19). A pauta é a campanha salarial e a discussão do indicativo de greve nas duas categorias.
O encontro dos trabalhadores do IDIARN acontece no Centro Administrativo de Natal em frente à Secretaria de Agricultura, a partir das 10h e os da EMATER no auditório do Instituto, no mesmo horário.
Gilv@n Vi@n@

Rede de Marina obtém mais de 500 mil assinaturas

Segundo a Agência Estado, o partido que a ex-senadora Marina Silva (foto abaixo) pretende fundar, a Rede Sustentabilidade, conseguiu ultrapassar a coleta de 500 mil assinaturas nesta quinta-feira, número necessário para registrar a sigla no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na contagem desta quinta, a coleta chegou a 523.345. Todo o processo tem de ser finalizado junto ao TSE até um ano antes da eleição, ou seja, em outubro próximo.
Agora, os militantes trabalham para obter mais 300 mil assinaturas até 7 de julho e assim garantir uma margem de segurança para a criação do partido. Todas as assinaturas terão de ser validadas pelos cartórios eleitorais. Segundo a assessoria da Rede, nesse processo, “é comum que algumas adesões não sejam legitimadas por apresentarem erros ou dados incompletos. A estimativa é que haja uma perda de até 40% das assinaturas”, disse, em nota.
Gilv@n Vi@n@

Governo lança programa Sanear RN nesta sexta-feira

NATAL: Está sendo lançado neste momento, o programa Sanear RN, uma ação de governo que tem o objetivo de dar um grande salto no sentido de universalização do saneamento urbano estadual, com impactos importantes sobre a saúde da população, a qualidade de vida, o meio ambiente e o turismo. É a maior ação de saneamento da história do RN. Mais de 1,5 milhão de potiguares serão beneficiados em todo o Estado. O lançamento está acontecendo na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio Salles, no Centro Administrativo.
Realizado pelo Governo do Rio Grande do Norte, em parceria com o Governo Federal, o Sanear RN representa um investimento total de 1,4 bilhão de reais, em obras de saneamento, incluindo abastecimento d´água e esgotamento sanitário.
Nesta solenidade serão apresentadas apenas as obras referentes ao esgotamento sanitário, que estão sendo executadas pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Estão sendo investidos 940 milhões de reais, para implantação de 1.600 Km de redes coletoras em 18 municípios do RN, beneficiando mais de 1,5 milhão de pessoas. Obras já estão em andamento em: Natal, Areia Branca, João Câmara, Assu, Goianinha, Jardim de Piranhas, Mossoró, Nova Cruz,Pium, Cotovelo e Pirangi, Pau dos Ferros, São José de Mipibu, Pipa, Tibau do Sul, Parelhas, São Paulo do Potengi e Caicó.
Gilv@n Vi@n@

Nome de Aluzio Alves para aeroporto ganha rejeição

Deveria ser feito um plebiscito para a população escolher o nome que será dado ao Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. O nome já “imposto” do ex-governador Aluzio Alves vem recebendo altos índices de rejeição da população. O nome do mestre câmara Cascudo é o mais lembrado.
Mas…
Como quem manda em tudo é o presidente da câmara deputado federal Henrique Alves vamos considerar a velha máxima: manda quem pode, obedece quem tem juízo.
E estamos conversados. Até este blogueiro (GILV@N  VI@N@) concorda. Não sou doido!
Gilv@n Vi@n@

Chuva de Balas no país de Mossoró atrai multidão

Os arredores da Capela de São Vicente ficaram pequenos para abrigar o grande público que compareceu a estreia do Chuva de Bala no País de Mossoró. A 11ª edição do espetáculo arrebatou muitos aplausos do público, que aprovou as mudanças feitas pelo diretor João Marcelino nesta temporada.
“O novo painel de imagens e a participação mais forte das viúvas foram os pontos que mais me agradaram. Com certeza, a versão deste ano está melhor que a de 2012”, afirmou o universitário Fernando Lima, que ficou impressionado com a presença da grande plateia já na estreia da encenação.
A prefeita Cláudia Regina prestigiou o início da temporada do espetáculo e destacou o talento dos artistas mossoroenses que apresentam o celebre feito de resistência da cidade. “O Chuva de Bala já se tornou tradição e orgulho do nosso povo. Parabenizo os atores, diretor e todos que estão envolvidos neste lindo ato”, declarou.
Gilv@n Vi@n@

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é comomerado neste sábado

Amanhã sábado (15), é comemorado o ‘Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa’, que foi instituído em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
A data tem como objetivo criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.
“A violência contra as pessoas idosas deve ser entendida como uma grave violação aos Direitos Humanos. É importante que o próprio idoso ou quem souber de violência, denuncie por meio do Disk 100 – Disque Direitos Humanos”, enfatiza a coordenadora de Direitos Humanos e das Minorias e Presidente do Conselho Estadual do Idoso, Adna Ligia.
Gilv@n Vi@n@

Viagem: Comitiva do RN vê interesses comerciais na Alemanha

Representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), embarcam nesta sexta-feira (14), em missão empresarial para a Alemanha. A missão acontece no período de 16 a 22 de junho.
De acordo com o presidente da Fiern, Amaro Sales de Araújo, a iniciativa é motivada pela promissora relação de parceria em construção com o estado da Renânia-Palatinado, de onde tem recebido visitas importantes de empresários e lideres institucionais.
A comitiva conta com o apoio do Cônsul da Alemanha no Rio Grande do Norte, Axel Geppert, que desenvolve trabalho de estímulo ao aproveitamento das oportunidades de aproximação e desenvolvimento de ações de cooperação entre os dois estados e o Rio Grande do Norte com a Alemanha de um modo geral.
Feira
Segundo os organizadores, a parceria tem permitido um maior entendimento e identificação de interesses comuns que levam a resultados concretos de parcerias comerciais, cooperações tecnológicas, educacionais e institucionais.
A delegação do Rio Grande do Norte visita ainda o estado de Hesse e a feira Iintersolar Europe 2013 em Munique. Na Alemanha, tem o apoio do Mercosur-Projektbüro Frankfurt e da Câmara de Comércio e Indústria para o Palatinado.
A missão é uma parceria da Fecomércio, Fiern e Sebrae, e tem a participação do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, que também mandam representantes.
A comitiva permanecerá nove dias cumprindo uma intensa programação entre as cidades de Frankfurt, Munique e, principalmente, em todo o estado da Renânia Palatinado, com quem o Rio Grande do Norte vem mantendo contatos empresariais há alguns anos.
Com informações da Fiern
Gilv@n Vi@n@

VIOLÊNCIA

Em sete anos, homicídios na região Nordeste aumentaram quase 70%

Oito dos nove Estados da região tiveram aumento no número de homicídios, enquanto o total no País caiu, ainda que somente em 0,12%. Apenas a Bahia fugiu à tendência regional

Dados estatísticos do Ministério da Saúde mostram que, em sete anos, o número de assassinatos na região Nordeste aumentou 68%. Se em 2004 a região teve 11.546 homicídios, em 2011, após sete anos de aumento contínuo da violência, esse número passou para 19.405. O crescimento do indicadorentre 2010 e 2011 foi 2,8%.
Os números levantados pela Agência Brasil no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde mostram ainda que, em 2011, oito dos nove Estados da região tiveram aumento no número de homicídios, enquanto o total no país caiu, ainda que somente em 0,12%. Apenas a Bahia fugiu à tendência regional, apresentando queda de 5,4%.
Com 1.042 homicídios, o Rio Grande do Norte foi o Estado brasileiro onde a violência mais se acentuou entre 2010 e 2011, com um aumento de 27,9% nos casos de assassinato. Ali, como na Região Nordeste, os registros de morte violenta por agressão vêm crescendo nessa unidade há sete anos.
Entre 2004 e 2011, os assassinatos no Rio Grande do Norte triplicaram. Em 2011, pela primeira vez, a região ultrapassou a marca de mil homicídios.
A Paraíba aparece em segundo lugar com crescimento de 11,1% no número de homicídios, seguida por Alagoas (8,7%), Ceará (7,2%), Sergipe (7,1%), Maranhão (5,4%) e Piauí (5,4%). Segundo o coordenador do Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ignacio Cano, não existe nenhuma resposta conclusiva sobre o aumento dos homicídios no Nordeste.
“Essa foi a área do País onde os programas contra a pobreza tiveram mais impacto. Entretanto, os índices estão aumentando. Existe uma interpretação de que esse crescimento da riqueza está gerando fluxos populacionais, está gerando o crescimento de algumas cidades. E esses crescimentos de atividades econômicas estão acompanhados de fluxos de criminalidade”, disse Cano.
A outra região brasileira que teve crescimento da violência em 2011 foi a Centro-Oeste, com alta de 10,5%. As demais regiões brasileiras tiveram queda nos homicídios: Norte (-6,3%), Sul (-4,6%) e Sudeste (-2,3%).
As quatro unidades do Centro-Oeste tiveram aumento dos assassinatos entre 2010 e 2011, com destaque para Goiás (16,8%) e Distrito Federal (10,8%). Mais quatro estados tiveram aumento no número de homicídios: Amazonas (19,8%), Minas Gerais (16,8%), Tocantins (14,1%) e Acre (1,8%).
Gilv@n Vi@n@

ECONOMIA

Celular já permite saques a distância e autoriza transações bancárias

Mobilidade é aposta de fornecedores de tecnologia para facilitar o dia a dia

Terminal de saque da Itautec: basta aproximar
 o celular e colocar o dedo indicador
Esqueceu de pagar o marceneiro ou a empregada doméstica, que nâo têm conta em banco? Está viajando quando o filho pede determinado valor em dinheiro? Ou precisa autorizar operações financeiras como gerente financeiro da empresa? Tudo isso ficará mais fácil com o uso do celular para autorizar transações.
A solução já é utilizada por cerca de 300 mil clientes da Caixa Econômica Federal. O banco usa a tecnologia fornecida pela Diebold, que permite cadastrar um dispositivo móvel para autorização de operações.
A comunicação entre terminal e celular funciona por QR Code, código de barras escaneado pela câmera do celular. A funcionalidade é oferecida dentro do aplicativo do banco no aparelho móvel.
Quando o usuário faz uma transferência, as informações sobre a operação são enviadas para o celular, e ele pode ou não autorizar a transação. 
"Partimos do pressuposto que às vezes o usuário pode estar sem a carteira, mas certamente não estará sem o celular", diz Rafael Costa, analista de segurança da Gas Tecnologia, empresa da Diebold.
No caso de saques a distância, o usuário cadastra um valor, que poderá ser sacado em qualquer agência do banco. Ele irá gerar um token (código de segurança), que será enviado para o celular de quem vai sacar o valor, e será válido para apenas uma transação. 
A mesma tecnologia é aposta também da Wincor, que utiliza a tecnologia por aproximação (NFC) no caso de aparelhos com o sistema operacional Android e o QR Code para aparelhos Apple. "Acreditamos que será o próximo investimento dos bancos depois da biometria", diz o diretor geral da companhia, Inon Neves.
Usos futuros
A solução também poderá ser utilizada para permitir saques excepcionais. Por exemplo, quando o cliente bancário exceder o limite de saque diário, os bancos poderão identificá-lo por meio do celular, e permitir mais operações. 
Além disso, investidores poderão criar um 'gatilho' no qual permitem a compra de ações na corretora quando atingirem determinado valor. Quando o valor for registrado, ele poderá receber uma notificação no celular e autorizar ou não a operação.
Um dos usos também pode ser em praças de alimentação. O usuário poderá escolher o cardápio antes de chegar ao local, pelo celular. Na máquina, que poderá ser inclusive rateada pelos restaurantes, basta aproximar o celular para pagar a refeição, e, desta forma, economizar tempo, filas e até mão de obra. O mesmo uso também pode servir em cinemas.
Segurança
O objetivo é facilitar a vida do usuário com segurança, que pode até ser ampliada. Quando a fraude acontece nos terminais, o uso do celular para autorizar a transação, que é enviada diretamente para o banco, dificultam o que o ataque tenha sucesso.
Além disso, o usuário pode, de forma rápida, verificar transações não-autorizadas ao recebê-las em seu celular, e evitar que seu cartão seja bloqueado pelo banco.
Em caso de roubo do aparelho, ele pode ser descadastrado de forma semelhante a um cartão de crédito. 
No terminal apenas para saque desenvolvido pelo Itautec, e apropriado para ambientes como drive thrus e transporte coletivo, o tempo de transação diminui em um terço.
Isso porque a interface do terminal migrou para a tela do celular, que é aproximado do caixa para efetuar a transação. O usuário coloca então seu dedo no leitor de biometria para concluí-la. 
Gilv@n Vi@n@