ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

07 maio, 2016

ONU cria fundo de resposta para financiar combate ao vírus zika e fortalecer ações da OMS

03-08-2016ZikaVirus
Para combater a epidemia de zika, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, anunciou nesta sexta-feira (6) a criação de um Fundo de Financiamento Multiparceiros de Resposta ao vírus. Com a iniciativa, o chefe da ONU espera garantir que recursos sejam liberados de forma rápida para fortalecer as ações de agências das Nações Unidas e parceiros contra a proliferação da doença.
A verba do Fundo vai ajudar na implementação de projetos nacionais e do Quadro de Resposta Estratégico e Plano de Operações Conjuntas – plano elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para investigar os casos de microcefalia e outras complicações neurológicas associados ao zika.
O programa previa o investimento de 56 milhões de dólares que seriam fornecidos pela comunidade internacional, mas as contribuições cobrem atualmente apenas 26% do solicitado. As contribuições de doadores serão encaminhadas para a avaliação de um Comitê Consultivo que vai direcionar recursos para as atividades mais prioritárias nos países afetados.
Gilv@n Vi@n@

Teste 3 em 1 do Aedes já atrasa 3 meses

teste_zikaAnunciado em janeiro como um grande trunfo para o diagnóstico rápido de zika, chikungunya e dengue, o kit três em um desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz ainda não foi distribuído para laboratórios públicos.
O atraso de mais de três meses no cronograma apresentado com orgulho pelo ex-ministro da Saúde Marcelo Castro é fruto de uma decisão – considerada para alguns, como óbvia – de que a ferramenta, antes de ser colocada em uso, precisa de registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Gilv@n Vi@n@

Servidores da Administração direta recebem pagamento neste sábado (7)

ter dinheiro fafaO Governo do Estado comunica que o pagamento dos servidores da administração direta, previsto para a próxima segunda-feira (9), foi realizado neste sábado (7), garantindo assim que o funcionalismo receba os vencimentos na véspera do Dia das Mães.
Receberam hoje os funcionários da Administração, Gabinete Civil, Consultoria, Procuradoria, Comunicação, Controladoria, Vice-governadoria, Planejamento, Tributação, Agricultura e Pesca, Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura, Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), Recursos Hídricos, Turismo, Assuntos Fundiários e Reforma Agrária (Seara) e Esporte e Lazer, totalizando quase 4 mil servidores.
O pagamento do mês de abril foi iniciado ontem sexta-feira (6) com o depósito dos vencimentos de todos os aposentados, pensionistas, servidores da Saúde, Educação, Justiça e Cidadania e Segurança (polícias militar e civil, Itep e Corpo de Bombeiros), que representam 93% da folha. Na próxima terça-feira (10), recebem os vencimentos servidores da Administração Indireta (Emater, Emparn, Ceasa, Idiarn, FJA, UERN, Fapern, DER, Arsep, Fundac, Igarn, Emportur e Datanorte).
Gilv@n Vi@n@

Relatório à CPI do Futebol sugere mudança na Lei de Lavagem de Dinheiro

romero_juca
O senador Romero Jucá (PMDB-RR) entregou à Comissão Parlamentar de Inquérito do Futebol no Senado seu relatório. A expectativa é que o texto de Jucá seja discutido e votado pelos membros da CPI já na semana que se inicia.
O senador não sugere o indiciamento de nenhuma pessoa envolvida nos escândalos de corrupção na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) – esses escândalos vêm sendo investigados por autoridades internacionais como a justiça da Suíça e o FBI americano.
No entanto, ele propõe alterações na Lei de Lavagem de Dinheiro “para que, entre as entidades obrigadas a adotar a política do conheça o seu cliente, a manter os registros das transações e a comunicar ao Coaf operações suspeitas, estejam todas aquelas que operam nas redes de intermediação e serviços envolvidos nos negócios do mercado do futebol, conforme os esquemas revelados pelas investigações do FBI e pela documentação recebida na CPI”.
Gilv@n Vi@n@

Prêmio Nacional, Sebrae Prefeito Empreendedor divulga vencedores na próxima terça-feira

Os vencedores, a nível nacional, da 9ª Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor serão conhecidos na próxima terça-feira (10). No total, serão premiados 12 prefeitos que executaram em seus municípios os melhores projetos de incentivo aos pequenos negócios nos anos de 2015 e 2016. A cerimônia de premiação acontecerá na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, às 18h.
O objetivo da premiação é incluir o empreendedorismo definitivamente na agenda da gestão municipal, a exemplo da saúde, educação, segurança e infraestrutura. “A parceria com as prefeituras é fundamental para que o Sebrae tenha sucesso nessa missão. É um estímulo para as prefeituras usarem o empreendedorismo como ferramenta de desenvolvimento local e do país”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.
Para essa edição foram criadas duas novas categorias: Municípios Integrantes do G100 e Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária. Os participantes ainda podem concorrer nas categorias Melhor Projeto, Implementação e Institucionalização da Lei Geral, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, Desburocratização e Formalização e Pequenos Negócios no Campo.
Gilv@n Vi@n@

MPF apura manifestação contra o impeachment de Dilma Rousseff na UFRN

O Ministério Público Federal apura possível uso das dependências da UFRN, para atos contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff. No inquérito civil público que tramita, o MPF quer saber se recursos e/ou as dependências da UFRN foram utilizados para defender a presidente(a) Dilma Rousseff. Após o recebimento das informações, o MPF pretende ajuizar ação civil.
potiguar
O Potiguar
Gilv@n Vi@n@

Orquestra Sinfônica da UFRN em Caicó no próximo sábado (14)

ter sinfonica
Orquestra Sinfônica da UFRN se apresenta em Caicó nesta próximo sábado, dia 14, às 20 horas, no Auditório do CERES. Entrada gratuita.
Será a pré-abertura do 7 Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES/UFRN).
Gilv@n Vi@n@

Mossoró já teria seis pré-candidatos à prefeitura

Depois de fazendo uma conta rápida, chegamos a cerca de seis pré-candidatos à prefeitura de Mossoró.
Para começar: o atual prefeito Francisco José Júnior (PSD), a ex-governadora Rosalba Ciarlini (PP) e a ex-deputada Larissa Rosado (PSB).
E ainda temos o empresário Tião da Prest (PSDB), Josué Moreira (PSDC) e Petrônio Andrade (PSOL).
Gilv@n Vi@n@

Morre em Fortaleza irmão da ex-governadora Wilma de Faria

newton nelsonFaleceu na tarde deste sábado (7), em Fortaleza, o economista Newton Nelson. Ele é irmão da ex-governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria.
Chefe de gabinete civil durante a gestão de sua irmã, Newton esperava um transplante de fígado na capital cearense, mas acabou não resistindo. Ele era casado com a ex-mulher do governador Robinson FariaNina Salustino.
Gilv@n Vi@n@

ABC vence América e conquista o Campeonato Potiguar 2016

ABCApós se enfrentarem três vezes em 2016, ABC e América mediram forças novamente na partida que decidiu o Campeonato Potiguar. Após empatarem em 3 a 3 no primeiro jogo, nenhuma das equipes tinha vantagem e qualquer empate levaria a decisão para as penalidades máximas.
Apesar do jogo disputado, o ABC construiu uma boa vantagem já na primeira etapa. Aos 5 minutos de jogo, Erivelton finalizou para o gol de Pantera e abriu o placar. A partida seguiu disputada, com o América tentando igualar as ações. Porém, aos 29 minutos, Jones Carioca completou para o gol após rebote do goleiro americano. Aos 35, em cobrança de pênalti, Nando definiu o 3 a 0, placar que seguiu até o fim da primeira etapa.
Com a volta para a segunda etapa, o América tentou reagir e equilibrar as ações. Mesmo assim o ABC teve chances de ampliar que foram impedidas por grandes defesas de Pantera. Na primeira chance real de gol do América na segunda etapa, Vaná defendeu cabeçada forte de Flávio Boaventura. Aos 13 minutos do segundo tempo, Alex Cazumba foi expulso pelo árbitro Héber Roberto Lopes, deixando o alvirrubro com um jogador a menos até o fim da partida.
Com um jogador a mais, o ABC buscou os espaços vazios e quase marcou o quarto. Em jogada de Filipi Souza pela direita, Nando cabeceou para fora. Aos 27, novamente Nando completou para o fundo do gol de Pantera e fechou o placar. Aos 32, Cascata chutou e a bola explodiu no travessão. Já aos 42, novamente Cascata quase marca. O camisa 10 do América entrou cara a cara com Vaná, mas o goleiro alvinegro defendeu novamente.
Gilv@n Vi@n@

Lava Jato: Janot denuncia senadora e ex-ministro ao Supremo

gleisi
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF), em um dos inquéritos da Operação Lava Jato, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), o marido dela, o ex-ministro das Comunicações Paulo Bernardo, e o empresário Ernesto Kugler Rodrigues, que seria ligado ao casal.
Eles são acusados de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por suposto recebimento de R$ 1 milhão para a campanha de Gleisi ao Senado em 2010. De acordo com depoimento de delatores, o valor é oriundo de desvios de contratos da Petrobras.
A senadora e o ex-ministro foram citados nas delações do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. Um novo delator, Antônio Carlos Pieruccini, afirmou que o dinheiro foi transportado, em espécie, de São Paulo para Curitiba, em quatro viagens e que teria sido entregue a Ernesto Kugler. Se o STF decidir receber a denúncia, Gleisi e Paulo Bernardo vão virar réus na ação penal.
Gilv@n Vi@n@

Pesquisadores devem levar pelo menos cinco anos para concluir vacina de Zika

zikaPesquisadores ainda devem demorar pelo menos cinco anos até disponibilizar uma vacina contra o Zika, vírus já disseminado em todos os estados brasileiros e em cerca de 40 países e territórios. A previsão é o vice-diretor do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, José Cerbino Neto. “Isso envolve o desenvolvimento de adjuvantes, de estratégias vacinais, de modelos experimentais para persistência e resistência da infecção. Além disso, o produto tem que estar em condição de testagem humana, e isso leva tempo, e também leva tempo os estudos de fase um, dois e três”, disse Cerbino Neto, em audiência pública na Câmara dos Deputados na quinta-feira (5).
Para o desenvolvimento de um imunizante, são necessárias várias etapas, que vão desde a decisão de que tipo de tecnologia será usada até a comparação entre grupos que foram imunizados e que não foram. A primeira vacina contra a dengue, por exemplo, desenvolvida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur, levou 20 anos para ser concluída. Mas os especialistas ressaltam que, enquanto a dengue tem quatro subtipos, o zika só tem um, o que facilitaria. “Temos um horizonte de pelo menos cinco anos, antes disso, acho que a gente não tem como ter uma resposta mais concreta sobre a eficácia dessa vacina”.
Gilv@n Vi@n@

Marcha da Maconha reúne mais de mil pessoas no Rio

marcha_maconha
Com crianças e pessoas que dependem de remédios feitos à base de maconha, a Marcha da Maconha saiu, hoje (7), na orla da praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. É a 13a vez que ativistas se reúnem em defesa da descriminalização da droga para uso terapêutico e recreacional e fazem uma caminhada em direção à praia do Arpoador, na zona sul da cidade. Mais de mil pessoas participaram.
O tema desta edição foi “A proibição mata todo dia”, em referência às vítimas de confrontos com a polícia, por causa da atual política de repressão. Nas contas da Campanha da Proibição Nasce o Tráfico, 230 mil pessoas morreram na guerra às drogas entre 2009 e 2013.
Apesar de vendida e consumida em toda a cidade, a repressão à maconha tem caráter classista e racista, disse o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, André Barros, um dos organizadores. “A repressão só acontece onde moram os negros e pobres”, denunciou. “Nossa luta não é pela legalização, é contra essa guerra”, completou.
Gilv@n Vi@n@

Banco Mundial realiza Missão de Meio Termo de Projeto RN Sustentável e garante que não haverá cortes de recursos

No período de 26 de abril a 06 de maio uma equipe com 25 especialistas do Banco Mundial esteve em Natal revisando e analisando todos as ações do Projeto RN Sustentável. Essa missão é denominada de Missão de Avaliação de Meio Termo que acontece na metade do empréstimo e objetiva avaliar se todos os investimentos que foram acordados, poderão ser executados de forma satisfatória até a finalização do empréstimo. Os especialistas decidiram que, mesmo com a valorização do dólar, o Projeto RN Sustentável não sofrerá cortes, mantendo assim todas as ações e investimentos acordados.
Boris Utria (Coordenador-Geral de Operações do Banco Mundial) ressaltou que a decisão do governador de não alterar a equipe do Projeto RN Sustentável ao assumir seu mandato fez toda a diferença nos resultados do Projeto. “Eu quero agradecer ao governador Robinson que aceitou o meu pedido e manteve a equipe. Essa decisão foi importante e embasa todos os resultados alcançados. Não tenho dúvida que esse corpo técnico do Projeto consegue dá o andamento necessário”, disse.
Laurent Msselat (Gerente da Unidade de Agricultura), do Banco Mundial que veio de Whashington especialmente para essa Missão, lembrou que o Projeto RN Sustentável é o maior investimento do Banco na américa latina e apesar de complexo, por envolver 9 secretárias na sua execução é tido como satisfatória pelo Banco Mundial. “Temos dois anos para alcançar as metas acordadas. Estou muito contente em ver que temos uma equipe técnica”, disse.
O governador Robinson Faria lembrou que ele tem o compromisso de governar num país que está com uma economia parada. “Não podemos discutir crise e deixar de governar...Temos o compromisso de deixar um legado para o RN”, disse. O governador lembrou que o fato da escolha de seu secretariado ser técnico é uma a grande oportunidade para o RN.
O secretário de Planejamento, Gustavo Nogueira que também é o coordenador do Projeto RN Sustentável explicou que os maiores investimentos do Projeto estão no gatilho para iniciarem as licitações ainda este ano. “São 56 projetos que representam 86% do valor do empréstimo. Obras como a construção e equipamentos do Hospital Regional de Mossoró, maior obra do empréstimo, que já vai iniciar a licitação até julho”.
Durante a reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo fez uma explanação sobre o Parque Tecnológico que está com os estudos de viabilidade técnica e econômica já contratado com recursos do Projeto RN Sustentável. “Estamos negociando um terreno de 160 hectares para construção do Parque que será de energia renováveis”.
A Gerente do Projeto e Coordenadora Geral da Missão, Fátima Amazonas lembrou que o Projeto RN Sustentável é ambicioso, complexo e árduo, mas que o empenho da equipe mostra que os resultados estão sendo alcançados. Fátima solicitou que o Governo do RN envie até o dia 15 de junho a proposta de novos projetos.
O encerramento da Missão aconteceu nesta sexta-feira (06) e contou com a presença do Governador Robinson Faria, de integrantes do Banco Mundial Laurent Msselat (Gerente da Unidade de Agricultura), que veio de Washington, Boris Utria (Coordenador-Geral de Operações), Fátima Amazonas (Gerente do Projeto e Coordenadora Geral da Missão), Tania Lettieri (Oficial de Operações), Lorena Vinuela e a representante do ministério do Planejamento,Iris Resende( SEAIN). Doze secretários de Estado também participaram da reunião; secretários de Estado do Trabalho, Habitação e Ação Social (SETHAS), Julianne Faria, do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, do Planejamento, Gustavo Nogueira, da Segurança e Defesa Social, Kalina Leite, da Saúde, Eulália Albuquerque, do Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo, do Turismo, Ruy Pereira, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, da Educação e Cultura, Cláudia Santa Rosa, da Infraestrutura, Jáder Torres, da Comunicação, Juliska Azevedo, diretor do Departamento de Estradas de Rodagens, Jorge Ernesto Pinto Fraxe.
Gilv@n Vi@n@

Veja como votou cada senador na Comissão Especial do Impeachment

A aprovação do parecer do senador Antonio Anastasia, na Comissão Especial do Impeachment no Senado, teve a votação que já era esperada, de acordo com os discursos que vinham sendo proferidos pelos membros do colegiado. Veja abaixo como votou cada senador, sendo SIM favorável à admissibilidade do processo de impeachment e NÃO contrário à continuidade do processo e ao parecer do relator.
Antonio Anastasia (PSDB-MG) – SIM
Hélio José (PMDB-DF) – SIM
Simone Tebet (PMDB-MS) – SIM
Dário Berger (PMDB-SC) – SIM
Waldemir Moka (PMDB-MS) – SIM
Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) – SIM
Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) – SIM
Ronaldo Caiado (DEM-GO) – SIM
Gleisi Hoffmann (PT-PR) – NÃO
Lindbergh Farias (PT-RJ) – NÃO
José Pimentel (PT-CE) – NÃO
Telmário Mota (PDT-RR) – NÃO
Fernando Bezerra (PSB-PE) – SIM
Romário (PSB-RJ) – SIM
Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) – NÃO
Wellington Fagundes (PR-MT) – SIM
Zezé Perrella (PTB-MG) – SIM
Ana Amélia (PP-RS) – SIM
José Medeiros (PSD-MT) – SIM
Gladson Cameli (PP-AC) – SIM
Gilv@n Vi@n@

Seguro popular para carros pode sair até 30% mais barato

carros_novos Seguro de carro costuma ser caro. Na média, custa 10% do valor do veículo. Mas em breve os consumidores terão à disposição um novo tipo de apólice que pode ser até 30% mais barata que o seguro tradicional. É o seguro popular de automóvel, modalidade recentemente regulamentada pela Susep, órgão regulador do mercado de seguros.
Gilv@n Vi@n@

Arapongas espionaram Teori

ter teoriArapongas andaram espionando a vida do relator da Lava-Jato, Teori Zavascki.
O setor de inteligência do Supremo Tribunal Federal foi informado, há cerca de dez dias, de que espiões de Brasília dispunham de detalhes dos hábitos e horários do ministro, e iniciou investigação sigilosa para saber se Teori teve telefones grampeados e que outros tipos de monitoramento sofreu.
A inteligência está em busca de elementos que levem aos mandantes da operação.
Se conseguir apontá-los, a prisão de Delcídio do Amaral parecerá coisa de juizado de pequenas causas.
Radar Online
Gilv@n Vi@n@

Frente Brasil Popular no RN convoca protesto para próxima segunda e terça-feira

Os movimentos de apoio à presidente Dilma Rousseff estão convocando novas manifestações para próxima semana. Em Natal, o ato politico ocorrerá na terça-feira  e tem como plano se concentrar na esquina das Avenidas Bernardo Vieira e Hermes da Fonseca, a partir das 16 h.  De lá, os manifestantes seguem a pé até a Praça da Árvore, no bairro de Mirassol. A noite será encerrada com um ato cultural na Praça Cívica do Campus, às 19h.
Gilv@n Vi@n@

Prazo para inscrição no Cadastro Ambiental Rural é prorrogado

computador-660x330 O prazo para a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi prorrogado por mais um ano, até dia 05 de maio de 2017. A medida provisória n° 724, de 4 de maio de 2016 foi publicada no Diário Oficial da União no dia 05 de maio de 2016. O prazo para a inscrição no CAR se encerrava neste mês.
Esta semana o número de imóveis cadastrados no Rio Grande do Norte é de 22.870. O Cadastro Ambiental Rural é obrigatório em todo o país e essencial para que o proprietário rural obtenha alguns benefícios, como a anistia de multas até julho de 2008, apoio à regularização ambiental da propriedade, acesso a crédito agrícola e subsídios do governo.
Gilv@n Vi@n@

Codern avança nas negociações para ampliar embarque de sal pelo Porto de Natal‏

IMG_0201-640x330
O sal a granel é o mais recente produto que foi inserido para movimentação no Porto de Natal. Em novembro de 2015, um navio exportou 24 mil toneladas do produto. A segunda vez foi em fevereiro de 2016, quando no dia 24 um navio levou mais 41 mil toneladas com destino aos Estados Unidos.
A movimentação do novo produto é uma adaptação logística da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), para atender as salinas localizadas mais próximas de Natal, sem interferir no Terminal Salineiro de Areia Branca, que deverá chegar ao final de 2016 tendo movimentado mais de 2,5 milhões de toneladas.
Gilv@n vi@n@

A política potiguar e seus fantoches

alienação A eleição de 2016 está batendo à porta e com ela vários “fantoches” que se dizem pré-candidatos, mas sem nenhuma experiência de administração pública.
A ordem é escutar o que o “padrinho político” está dizendo para transmitir para o povo!
Será que eles pensam que é igual a administrar uma casa?
É sempre assim: primeiros eles entram, depois vem com discurso de retrovisor e quase no final do mandato começam a mostrar serviço.
Eu em!
Gilv@n Vi@n@

Temer reativará o GSI com militares do Exército

general O futuro presidente da República, Michel Temer, iniciou articulações para reativar o importante Gabinete de Segurança Institucional, aniquilado pela presidente Dilma Rousseff.
Temer vai se reaproximar dos militares e o nome cotado para o comando é do general Sérgio Westphalen Etchegoyen, chefe do Estado Maior do Exército, segundo na hierarquia.
Temer estuda reinstalar os militares no Planalto após Dilma se distanciar das Forças Armadas, com a instalação da Comissão da Verdade, que irritou os oficiais.
Estudioso e bilíngüe, o general Etchegoyen é respeitado no Legislativo e Executivo e tido como militar de perfil democrático – respeita a separação dos Poderes.
Gilv@n Vi@n@

Saúde de Mossoró está na UTI

uti_teste A Saúde de Mossoró está na UTI.
A médica secretária estadual Eulália Alves,  terá graves problemas a resolver.
O mais emergencial se volta para a retomada do atendimento no Hospital Regional Tarcísio Maia, que funciona com atendimento parcial após a paralisação de parte dos profissionais que estariam com salários em atraso.
Gilv@n Vi@n@

Mais três monumentos de Oscar Niemeyer são tombados pelo Iphan

Oscar-Niemeyer-morreu O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tombou ontem (6) o Sambódromo do Rio de Janeiro, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói e o Conjunto de edificações projetadas do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, todos monumentos assinados pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Os tombamentos foram decididos em votação do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural durante a 82ª reunião do colegiado, no Palácio Gustavo Capanema, centro da capital fluminense. A presidenta do Iphan, Jurema Machado, explicou que o processo dos novos tombamentos começou em 2007 e explicou a importância da decisão para a conservação dos monumentos históricos e culturais.
Gilv@n Vi@n@

Infração grave para quem segura o celular ao volante

celular_ao_volante___sabrina_lima___jeison_silva__5_-993169 Pena mais dura para os motoristas que costumam usar telefone celular ao volante. Segurar ou manusear o aparelho enquanto dirige passa a ser infração gravíssima.
Gilv@n Vi@n@

Por causa da crise, Dia das Mães será o mais econômico desde 2007

presente natalAs mães devem esperar presentes mais simples e mais baratos dos filhos neste domingo (8), de acordo com a Sondagem do Consumidor, especial Dia das Mães, divulgada hoje (6) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O levantamento aponta que, por causa do pessimismo em relação à situação financeira das famílias, o consumo na data comemorativa este ano será o menor desde o início da série histórica, em 2007.
Em 2015, 39% dos consumidores pretendiam gastar menos que ano anterior. A proporção subiu 13 pontos percentuais e este ano, 52% dos filhos pretendem investir menos no presente. Apenas 3% querem gastar mais que no ano passado, metade do percentual de 2015 e o menor índice desde 2007.
A cautela do consumidor em relação às compras é observada em todos os níveis de renda, de acordo com a pesquisa. As famílias com renda familiar até R$ 2,1 mil apresentaram os números mais conservadores: 64,5% dos consumidores nessa faixa pretendem gastar menos este ano com os presentes. Em 2015, eram 46,7%.
Gilv@n Vi@n@

RN investiga 79 mortes suspeitas por dengue

dengue_estudoA Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) está investigando se 79 mortes registradas no estado foram causadas pela dengue.
De acordo com um boletim divulgado nesta sexta-feira (6), o número de mortes por dengue  investigadas pela secretaria cresceu 546% em relação a 2015, quando apenas 13 casos foram investigados. Até o momento, além dos casos em investigação, duas mortes foram confirmadas e outros três casos suspeitos foram descartados.
Gilv@n Vi@n@

Especialista afirma que lama resultante da tragédia de Mariana pode causar câncer

mariana
Lama vazada no rompimento da barragem de Mariana contém metais que podem causar câncer. A afirmação foi do especialista em toxicologia aquática, Adalto Bianchini, durante audiência pública nesta quinta-feira (5) da comissão externa que trata do assunto.
Bianchini explicou que a concentração de arsênio, cádmio e chumbo encontrados em algas no Rio Doce foi até dez vezes maior que as de algas em proteção ambiental. Peixes e outros animais marinhos que se alimentam desses micro-organismos também são contaminados, numa cadeia alimentar que pode chegar ao homem. Os metais no corpo podem causar câncer. O especialista afirmou que o programa de monitoramento de longo prazo, instalado pelo governo federal no ano passado, deve propor novas ações.
Gilv@n Vi@n@

Temer incomodado com negociação para montar eventual ministério

temer_maldade
De forma reservada, o vice-presidente Michel Temer tem demonstrado contrariedade com o rumo das negociações para montar o primeiro escalão de seu eventual governo. As exigências dos partidos que apoiam o impeachment da presidente Dilma Rousseff já fizeram ele recuar da proposta original de reduzir dos atuais 32 ministérios para 20.
Temer tem registrado o seu incômodo com as pressões e tem questionado se vale pagar esse preço pela governabilidade. São inúmeros os problemas que estão na mesa de Temer. Há disputa entre as legendas pelos ministérios das Cidades, da Saúde, da Agricultura e de Minas e Energia, entre outras pastas. As fusões pensadas inicialmente pelo vice-presidente já foram descartadas.
Gilv@n Vi@n@