ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

11 março, 2017

CONFETAM/CUT CONVOCA MUNICIPAIS PARA DIA NACIONAL DE PARALISAÇÃO

CONFETAM
Atendendo ao chamamento da Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) convoca as federações filiadas, os sindicatos da categoria e os servidores públicos municipais brasileiros para o Dia Nacional de Paralisação, em 15 de março.
A data marcará o início das manifestações de rua de 2017 contra as reformas do governo golpista de Michel Temer e mobilizará o funcionalismo público municipal para a construção da Greve Geral da Classe Trabalhadora.
A pauta do Dia Nacional de Paralisação terá como carros-chefe a retirada das propostas de reforma trabalhista, considerada inconstitucional pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), previdenciária e a discussão de um novo modelo de Previdência Social que atenda às demandas dos trabalhadores.
A orientação da Confetam/CUT é que as direções das entidades organizem atos públicos nas sedes dos municípios, preferencialmente em frente as prefeituras, Câmaras Municipais ou praças com grande circulação de munícipes.
A ideia é que as atividades do dia 15 de março sejam casadas com as ações da Campanha Salarial Unificada 2017 dos Servidores Públicos Municipais, cujo tema este ano é “Resistir e Lutar pela construção de um Estado justo para todos e todas”.
O envolvimento de cada federação, de cada sindicato, de cada dirigente e de cada servidor na construção do Dia Nacional de Paralisação será fundamental para forçar o governo ilegítimo a retirar da pauta do Congresso Nacional não só as propostas de reforma trabalhista e da Previdência, mas todos os projetos prejudiciais aos trabalhadores brasileiros.
GILV@N VI@N@

FETAM/RN CONSTRÓI NO RIO GRANDE DO NORTE AGENDA PARA O DIA NACIONAL DE PARALISAÇÃO

A Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM/RN) está se articulando com outras entidades e movimentos sociais visando à construção da agenda da parada do Dia Nacional de Paralisação, que vai acontecer em 15 de março.
Segundo o presidente da FETAM/RN, Francisco de Assis Gomes Filho, a federação está seguindo orientações da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e construindo a agenda junto com a Confederação Nacional do Trabalhador no Serviço Público Municipal (CONFETAM) e Frente Brasil Popular (FBP).
Uma primeira reunião ocorreu dia 22/2, em Natal, para montagem da programação. 
No Rio Grande do Norte, o Dia Nacional de Paralisação apoiará também a luta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE/RN). Uma outra reunião aconteceu no sindicato dos trabalhadores da educação no dia 3 de março.
Gilv@n Vi@n@

MULHERES MOSSOROENSES DIZEM NÃO À REFORMA DA PREVIDÊNCIA






Concluída na quarta-feira (8/3), a programação alusiva ao 8 de março promovida pela Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM/RN) em parceria com entidades como o Núcleo de Estudos da Mulher, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (NEM-UERN), Sindicato dos Trabalhadores em Laboratórios e Pesquisas e Análises Clínicas, Casas e Cooperativas de Saúde e Hospitais Particulares de Mossoró (SINTRAHPAM), Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN) e Movimento das Mulheres Camponesas (MMC),.
Denominada Mulheres contra a Reforma da Previdência, a programação, iniciada segunda-feira (6/3), foi encerrada com as seguintes atividades: concentração na Praça Cônego Estêvam Dantas (Praça dos Hospitais), com café da manhã. Em seguida, as mulheres saíram em caminhada até a sede do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Depois, se dirigiram à Praça Rodolfo Fernandes (Praça do Pax) e de lá caminharam até a Câmara Municipal, onde participaram de audiência pública, realizada após proposição da vereadora Isolda Dantas (PT).
As mulheres foram em peso às ruas de Mossoró para dizer que são contra a Reforma da Previdência e que estão firmes para derrubar a proposta do golpista Michel Temer.
Gilv@n Vi@n@

FETAM/RON DISCUTE PARADA NACIONAL D DIA 15 DE MARÇO EM REUNIÃO DE DIREÇÃO


A Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM/RN) realizou na sexta-feira, 3/3, mais uma reunião de direção. O evento realizado às 9h, em sua sede, em Mossoró.
Entre os assuntos da pauta, destaque para discussão e encaminhamentos sobre a parada nacional dos dias 15 e 31 de março, além de planejamento sobre as atividades do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
Gilv@n vi@n@

GREVE

Dia 15/03 tem assembleia unificada que deflagrará a greve geral da educação do RN

Na próxima quarta (15/03) será realizada mais uma assembleia unificada do Estado e municípios. Desta vez para deflagrar o movimento grevista no RN que está sendo convocado pela CNTE. O indicativo foi aprovado na quarta (08) em assembleia dos trabalhadores em educação do Estado (Veja AQUI).
A greve objetiva barrar a Reforma da Previdência proposta pelo governo Michel Temer, bem como garantir a implementação do Piso Salarial em todos os municípios.
Gilv@n Vi@n@

MULHER

No dia da Mulher, trabalhadoras em educação do RN foram às ruas lutar por igualdade e direitos

“Aposentadoria fica. Temer sai!”. Esse foi o mantra que ecoou ao longo de toda a Marcha das Mulheres Contra a Reforma da Previdência. A atividade aconteceu na tarde de quarta-feira, 08 de março, Dia Internacional da Mulher, pelas ruas do Centro de Natal/RN.
A marcha, convocada pelo SINTE/RN, CUT RN e movimentos sociais, reuniu trabalhadoras e trabalhadores em educação de Natal e de vários municípios do Rio Grande do Norte. O movimento se iniciou em frente ao INSS da Rua Apodi, logo após o término da assembleia unificada do Estado e municípios. (Saiba o resultado da assembleia AQUI).
Na marcha, as mulheres falaram acerca de como serão diretamente afetadas se a Reforma da Previdência for aprovada pelo Congresso Nacional. Além da Reforma da Previdência, a ocasião pautou a cotidiana luta das mulheres para conseguir igualdade e reconhecimento perante a sociedade, bem como acabar com a violência cotidiana a qual são submetidas.
Mulheres de distintos credos empunharam cartazes que gritavam suas dores, aflições e pedidos de respeito. Um cartaz exclamava: “Moça, faz da tua dor a tua luta!”. Outro dizia: “Nenhuma a menos. Machismo mata”. Outros traziam mensagens que denunciavam os prejuízos que o governo Temer está causando a toda classe trabalhadora.
Na ocasião, se revezando nos apartes, elas lembraram que têm uma jornada superior a dos homens, a chamada jornada dupla, e ganham uma remuneração inferior. Latas e instrumentos de percussão nas mãos firmes da juventude deram o tom as paródias políticas e sociais cantadas ao longo do movimento.
A coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, exaltou a importância da atividade e parabenizou as mulheres pelo engajamento: “Esse momento é muito importante. É mais uma oportunidade que nós mulheres temos de mostrar a sociedade as nossas pautas e exigir respeito, denunciar o machismo e a desigualdade. Todas as trabalhadoras em educação estão de parabéns!”.
A marcha prosseguiu pelas ruas até tomar a Avenida Rio Branco. A atividade foi finalizada em frente à Prefeitura da capital.
GILV@N VI@N@

NATAL

Em audiência, SINTE denuncia o caos na educação infantil de Natal à Promotoria da Educação

O atual caos na educação infantil de Natal foi denunciado à Promotora da Educação da capital. A audiência aconteceu na última terça-feira (07), reunindo dirigentes do SINTE/RN, o Conselho Municipal de Educação, educadores infantis e pais de alunos.
De acordo com a diretora de organização da capital do SINTE/RN, professora Simonete Almeida, todas as queixas foram externadas: “Denunciamos toda a situação, que é gritante. Além da superlotação de crianças nas salas de aula, ainda há a insuficiência de profissionais por sala. E isso inclusive desrespeita o que diz o Conselho Nacional de Educação (CNE), o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano Municipal de Educação (PME)”.
Simonete disse que, com a falta de condições de trabalho, muitos CMEIS estão funcionando parcialmente: “Muitas crianças estão desassistidas e sem direito a estudar. Isso desrespeita a Constituição, que diz que é dever dos estados e municípios oferecer educação de qualidade a todos/as. Mas, ora, onde está aquele prefeito que na campanha dizia que iria priorizar a educação?”.
Ela ainda desabafou: “É doloroso ouvir uma mãe dizer ‘É desumano andar no sol quente de meio dia para deixar meu filho no CMEI e encontrar a professora sozinha para receber vinte crianças, chorando, e muitas pedindo colo. E você ter que deixar porque também precisa ir trabalhar’”.
A diretora de organização da educação infantil do SINTE/RN, professora Gidália Andrade, também esteve na audiência. Ela conta que os depoimentos dos educadores infantis e das mães comprova a situação do segmento: “Ficou claro e evidente que a precariedade, a estrutura inadequada e falta de condições de funcionamento, por diversas situações, hoje é a realidade de vários CMEIS”.
GIdália disse ainda que foi questionada a forma exploratória como a SME trata os estagiários que atuam nos CMEIs: “É um absurdo a secretaria municipal acreditar que irá resolver a situação pagando uma bolsa de R$ 430,00 a estudantes de cursos de graduação, por uma jornada de trabalho de 5h diárias, para auxiliar duas ou três turminhas, com aproximadamente 22 crianças no nível II, por exemplo. ”
Indignada, a diretora desabafou: “A Secretária (Justina Iva) está passando doa limites! Não respeita as leis, não cumpre o PME (Plano Municipal de Educação) que está em vigor desde agosto de 2016. Ela já teve tempo suficiente para se organizar e oferecer uma educação de melhor qualidade às nossas crianças.”
A direção do SINTE reafirma que não aceita o desmonte que está sendo feito na educação infantil da capital: “Iremos lutar para que seja oferecido um serviço digno e justo às nossas crianças e aos profissionais que o exercem, os quais nos últimos tempos vêm sendo massacrados, desrespeitados e desvalorizados pela secretaria”, afirmou Simonete Almeida.
Gilv@n Vi@n@

APOSENTADOS

SINTE realiza Seminário de Aposentados e Pré-Aposentados; inscrições estão abertas

No dia 22 de março o SINTE/RN vai promover o Seminário de Aposentados(as) e Pré-Aposentados(as). “A Reforma da Previdência e os Impactos Para Os(as) Trabalhadores(as)” é o tema do evento, que será realizado no auditório da sede estadual do Sindicato.
As inscrições já estão abertas. O interessado em participar deve ligar para o SINTE através dos números (84) 3211-4432/3211-4434 ou entrar em contato pelo e-mail: sinte_rn@hotmail.com. As presenças devem ser confirmadas até 20 de março.
GILV@N VI@N@

Nota de pesar pelo falecimento de VALDIR RAMALHO DE OLIVEIRA


O COORDENAÇÃO DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE CARAÚBAS - SINDSPUMC lamenta com pesar o falecimento do Agricultor VALDIR RAMALHO DE OLIVEIRA, 63 anos de idade, ocorrido as 13 hs. de hoje sábado (11) no Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva, neste município.
VALDIR era irmão dos Servidores Públicos Municipais VALCIDES RAMALHO DE OLIVEIRA e VANDILSON RAMALHO DE OLIVEIRA - Sócios desta entidade sindical.
O sepultamento de VALDIR será amanhã ás 08hs. no cemitério público de São Sebastião deste município.
Neste momento de pesar, a FAMÍLIA SINDSPUMC solidariza-se com os familiares e amigos do ente querido, rogando a Deus o conforto para superar a dor desta grande perda.
Caraúbas/RN, 11 de março de 2017
WÉSIA NOGUEIRA DE SENA

COORDENADORA GERAL DO SINDSPUMC

Gilv@n Vi@n@

MPF cobra regulamentação da maconha para pesquisas com fins medicinais

IMG_7455
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve regulamentar em, no máximo 180 dias, as atividades de importação de sementes, plantio e colheita da cannabis sativa, – planta de onde é produzida a maconha – com finalidade de pesquisa científica. A avaliação é do Ministério Público Federal (MPF/DF) e consta de uma recomendação enviada recentemente ao órgão de fiscalização.
No documento, o MPF lembra a existência de decisão judicial que assegurou tanto a possibilidade da importação do Tetrahidrocannabinol (THC) e do Cannabidiol (CDB) quanto o desenvolvimento de pesquisas. Extraídas da cannabis, as substâncias têm sido usadas no controle de algumas doenças neurológicas graves como epilepsia, mal de Parkinson e esclerose múltipla. O presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, tem 15 dias, contatos a partir do dia do recebimento da notificação, para informar ao Ministério Público se acatará a orientação e, em caso afirmativo, descrever as medidas que serão adotadas.
Gilv@n Vi@n@

Erro fez contas de luz custarem R$ 1,8 bi a mais desde 2016

IMG_7457
Os consumidores de energia elétrica de todo o país pagaram indevidamente R$ 1,8 bilhão nas contas desde o ano passado. O erro ocorreu porque foi incluído indevidamente nas tarifas de energia o custo de geração de Angra 3, que ainda não está pronta. A usina nuclear deveria ter entrado em operação no ano passado, mas, mesmo com isso não tendo ocorrido, a cobrança de Angra 3 foi feita nos reajustes aplicados em 2016 e impactou em mais 1,2% as contas de luz desde o ano passado.
Gilv@n Vi@n@

Câmara de Natal finalmente vai abrir caixa preta

O deficiente Portal da Transparência da Câmara Municipal de Natal está com os dias contados. O novo presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (PDT), apresentou ao Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO) a proposta para um novo portal, que realmente mostre os dados do legislativo à população. A caixa preta do legislativo natalense será aberta brevemente.
Gilv@n Vi@n@

Rafael Motta reúne 22 prefeitos do RN para discutir saídas para a crise nos municípios potiguares

Presidente estadual do PSB no Rio Grande do Norte, o deputado federal Rafael Motta reafirmou nesta sexta-feira (10) o compromisso em defender os interesses dos municípios potiguares em Brasília e se colocou novamente a disposição de prefeitos e gestores municipais para viabilizar a liberação de recursos federais para o Rio Grande do Norte. A afirmação foi durante seminário “Sem Crise: Desafios do Gestor em Tempos de Recessão”, promovido pela Fundação João Mangabeira em parceria com o PSB/RN com objetivo de apresentar e discutir saídas para a crise que afeta boa parte dos municípios do RN.
“A situação dos municípios é muito difícil. Muitos têm como única fonte de recursos o Fundo de Participação dos Municípios, que várias vezes chega zerado aos cofres municipais. Por isso, precisamos rediscutir o pacto federativo e eu sou um dos defensores dessa bandeira. Mas não só isso. O nosso mandato também se coloca à disposição dos gestores para buscar parcerias e liberar recursos em Brasília para melhorar a vida do povo potiguar”, afirmou o parlamentar durante o evento.
IMG_7466
Gilv@n Vi@n@

Idema apreende madeira ilegal no Parque Estadual Mata da Pipa

O Idema realizou nesta sexta-feira, 10, a apreensão de madeira ilegal no Parque Estadual Mata da Pipa (PEMP). No total, foram apreendidas 270 estacas, da espécie Pau-ferro Caesalpinia leiostatachya. A madeira localizada após vistoria feita pela fiscalização do Idema, foi encaminhada para o Ecoposto da Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíra.
O órgão ambiental irá analisar a melhor forma de utilização do material apreendido. A ação contou com o apoio do Núcleo de Unidades de Conservação do Idema, Polícia Ambiental e Prefeitura de Tibau do Sul. O responsável pela crime ambiental ainda não foi localizado.
IMG_7474
Gilv@n Vi@n@

Zenaide Maia viaja em missão oficial para Nova York onde participa de evento em defesa das mulheres

IMG_7479
A deputada federal Zenaide Maia participa de missão oficial representando a Câmara dos Deputados na 61ª sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (CSW/ECOSOC), na cidade de Nova York, Estados Unidos. O evento acontecerá de 13 a 24 de março.
Zenaide Maia viaja neste sábado juntamente com representantes da Secretaria da Mulher da Câmara Federal. O retorno está previsto para o próximo dia 18 de março.
Gilv@n Vi@n@

Contas do FGTS com erro ou ‘divergências’ foram bloqueadas, diz Caixa

IMG_7480
Alguns trabalhadores não conseguiram sacar o dinheiro em suas contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nesta sexta-feira (10) devido a um bloqueio feito pela Caixa Econômica Federal. O primeiro lote de saques, para nascidos em janeiro e fevereiro, começou a ser pago nesta manhã.
O superintendente regional do Caixa, Sérgio Cançado, disse que o saldo de algumas contas apareceu como “bloqueado” ou sem saldo nesta sexta-feira por motivos de segurança, porque o banco detectou divergências ou informações imprecisas na base de dados destes trabalhadores. Ele participou de um programa ao vivo nesta sexta-feira (10) para tirar dúvidas dos leitores.
Gilv@n Vi@n@

Novos presídios do RN serão construídos em Santana do Seridó

IMG_7481
O governo do Rio Grande do Norte anunciou, nesta sexta-feira (10), que dois novos presídios serão construídos em Santana do Seridó, município localizado a 237 km de Natal, próximo à divisa com a Paraíba. Segundo a Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejuc), cada uma das unidades terá capacidade para 603 detentos.
Ontem, 10 de março, foi o último dia do prazo dado ao governo para informar o local da obra Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do que depende a liberação de R$ 31,9 milhões de recursos pelo Ministério da Justiça, de acordo com o general Araújo Lima, da comissão de elaboração do Plano Diretor do Sistema Penitenciário do Estado.
Gilv@n Vi@n@

Temer enfrenta protestos durante visita à PB e responde com ironia a manifestantes

IMG_7486
Durante sua passagem pela Paraíba, nesta sexta-feira (10), o presidente Michel Temer foi alvo de críticas e protestos nas cidades de Campina Grande e Monteiro. Em menor escala, o primeiro protesto ocorreu no Aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, onde a comitiva do presidente desembarcou durante a manhã.
Gilv@n Vi@n@

Peixe contaminado provocou a doença da urina preta na BA, conclui pesquisa

As pesquisas sobre a doença misteriosa que provocava fortes dores musculares e deixava a urina escura, registrada no fim do ano passado na Bahia, concluíram se tratar mesmo da Síndrome de Haff, como já suspeitavam alguns médicos que investigaram o mal. Desde meados de dezembro, quando foram registrados os primeiros casos, até o mês de fevereiro, foram cerca de 70 ocorrências da doença no Estado.
Ingestão de peixe contaminado provocou a doença da urina preta na BA, conclui pesquisa. Pacientes haviam comido um peixe conhecido como olho de boi. A confirmação se deu a partir dos estudos de material colhido dos pacientes. Os profissionais da saúde perceberam um ponto em comum entre eles, quase a totalidade confirmava ter ingerido um peixe identificado popularmente como olho de boi (Seriola spp). Eles relataram também que os sintomas surgiram pouco tempo após a ingestão do alimento. Algumas vítimas precisaram ser internadas em hospitais de Salvador.
As pesquisas foram realizadas por 12 especialistas, entre eles o infectologista Antonio Bandeira. O grupo é o mesmo que identificou o vírus da zika. O resultado do estudo foi encaminhado para publicação em revistas cientificas internacionais.
A doença de Haff tem como principal característica dores musculares intensas que surgem pouco tempo após a ingestão de peixe. Ela também escurece a cor da urina e, sem um atendimento médico imediato, pode levar o paciente à insuficiência renal.
Encontrou algum erro? Entre em contato.

Gilv@n Vi@n@

10 março, 2017

Iniciativa de Souza regulamenta participação popular na elaboração de leis

souza
A participação popular no processo legislativo está garantida através de uma lei de autoria do deputado Souza (PHS), recém sancionada pelo Executivo Estadual. A partir de agora, está normatizada a possibilidade de qualquer cidadão apresentar Projeto de Lei, Projeto de Emenda Constitucional, Emenda ao Projeto de Lei Orçamentária, de Lei de Diretrizes Orçamentárias e de Lei de Plano Plurianual – desde que respeitadas as condicionantes exigidas pelo dispositivo.
“É importante salientar que não estamos inventando ou reinventando a roda, mas positivando na legislação estadual um instrumento de ação popular que legitima a vontade do cidadão, que o leva a participar diretamente do processo político, na defesa das mais legítimas aspirações da sociedade”, observa Souza.
Gilv@n Vi@n@

Larissa cobra contratação urgente de policiais para Mossoró

ac6d5e92-7bb8-461b-9ba5-5c9b64b3537b
Membro da Comissão Especial de Segurança da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Larissa Rosado (PSB) solicitou ao Governo do Estado, contratação urgente de policiais para os 2º e 12º Batalhões de Polícia Militar de Mossoró e dados estatísticos sobre a criminalidade no Estado.
“Mossoró assiste ao crescente número de homicídios e de outros crimes. O cidadão já teme pela banalização da vida humana. Tivemos o registro de 41 homicídios, desde janeiro até o início desse mês e no ano passado mais de 200 pessoas foram assassinadas na cidade”, preocupa-se a parlamentar.
Segundo estimativa do IBGE, a cidade contabilizava em 2016 próximo de 300 mil habitantes, contando com somente dois Batalhões de Polícia Militar e apenas 62 policiais diários em atividade, quando seriam necessários 292 para que se atingisse a escala ideal de um policial para cada mil habitantes. A parlamentar ressalta que, na condição atual, “a escala de policial por habitantes, Mossoró tem um policial para cada 4.709 habitantes, sem que sejam computados os transeuntes diários que são estimados em 50 mil pessoas”.
Gilv@n Vi@n@

TCE inicia coleta de informações para índice de efetividade de gestão dos municípios em 2017

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) deu início ao processo de envio de dados por parte dos prefeitos do Rio Grande do Norte relativos ao Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM), ferramenta criada em 2016 para sistematizar informações em sete áreas da gestão pública dos municípios.
O presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, encaminhou ofícios para todos os prefeitos do RN com orientações sobre o envio das informações necessárias para a construção do índice. Os gestores deverão preencher questionários eletrônicos entre os dias 13 e 31 de março de 2017. Os links para os questionários foram enviados através dos ofícios.
Gilv@n Vi@n@

Ponta Negra de cara nova

pref71
A orla da Praia de Ponta Negra, principal cartão postal da cidade, está passando por um amplo processo de organização. A partir desta semana, a Prefeitura de Natal coloca em prática o Plano de Ordenamento, Gestão e Fiscalização Integrada que tem o objetivo de impedir atividades potencialmente poluidoras e a utilização indevida dos espaços de uso comum da população.
De acordo com a titular da Semurb, Virgínia Ferreira, todos ganham com a intervenção, aprazada para esta semana por ordem judicial. Ela explica que a Prefeitura já vem trabalhando no sentido de disciplinar o espaço urbano e o plano de ordenamento chega para ampliar a cobertura das ações do município: “Tivemos o cuidado de ouvir todos os segmentos envolvidos e elaboramos um plano que buscou o melhor para todos. Não tenho dúvidas de que a praia de Ponta Negra vai melhorar muito após o ordenamento”, prevê a secretária.
Gilv@n Vi@n@

Papa diz estar aberto a homens casados se tornarem padres

mundo-papa-francisco-20170222-01-copy
A Igreja Católica precisa estudar a possibilidade de ordenar homens casados para ministrar a palavra de Deus, afirmou o papa Francisco a um jornal alemão. Segundo o pontífice, essa seria uma solução viável para lidar com a falta de clérigos, especialmente em comunidades remotas.
Em uma entrevista publicada na noite de ontem pelo jornal alemão Die Zeit, Francisco reiterou que a retirada da regra do celibato não é a resposta definitiva da Igreja para a falta de padres. No entanto, expressou estar aberto para estudar a possibilidade de que “viri probati” – homens casados de fé comprovada – possam ser ordenados.
Gilv@n Vi@n@

Maluf é a maior surpresa de delação mais esperada do país

politicos-vinhos-20120503-18-original5
O que mais chamou a atenção dos investigadores que têm acesso às oitivas dos executivos da Odebrecht, apelidada de delação do fim do mundo, não é a citação a um nome,  mas a ausência dele.
Paulo Maluf não é citado em nenhum dos depoimentos analisados até agora.
Gilv@n Vi@n@

Esquerda quer Rodrigo Maia no comando do País?

Os movimentos de esquerda, que encabeçam o “Fora Temer”, indiretamente fazem campanha para que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), assuma a presidência da República.
Maia é o primeiro nome na linha sucessória, caso haja o afastamento do peemedebista. Apesar de ser filiado ao DEM, Rodrigo contou com o apoio de partidos de esquerda, no segundo turno da primeira disputa da qual ele participou para presidir a Casa.
Gilv@n Vi@n@

Primeira lei fiscalizada em Natal deveria ser a da Ficha Limpa

A Comissão de Implementação, Acompanhamento e Fiscalização do cumprimento das leis municipais da Câmara de Vereadores de Natal começou os trabalhos ontem. A primeira lei que o colegiado deveria fiscalizar é a da Ficha Limpa na gestão pública, de autoria do ex-vereador George Câmara (PCdoB).
Carlos Eduardo nomeou para a sua equipe dois nomes condenados por órgão colegiado, que, de acordo com a lei, não poderiam fazer parte da gestão municipal. São eles o ex-vereador Júlio Protásio (PDT), condenado na Operação Impacto e nomeado para adjunto do Gabinete Civil, e Anna Thereza Chaves Loureiro, condenada por improbidade na Paraíba e nomeada para a assessoria jurídica da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.
Gilv@n Vi@n@

Número de cesarianas cai pela primeira vez no Brasil

gravidaPela primeira vez desde 2010, o número de cesarianas na rede pública e privada de saúde não cresceu no país. Dados divulgados hoje (10) pelo Ministério da Saúde revelam que esse tipo de procedimento, que apresentava curva ascendente, caiu 1,5 ponto percentual em 2015. Dos 3 milhões de partos feitos no Brasil no período, 55,5% foram cesáreas e 44,5%, partos normais.
Os números mostram ainda que, considerando apenas partos realizados no Sistema Único de Saúde (SUS), o percentual de partos normais permanece maior – 59,8% contra 40,2% de cesarianas. No ano passado, segundo a pasta, dados preliminares indicam tendência de estabilização do índice, que ficou em torno de 55,5%.
Gilv@n Vi@n@

Polícia civil vai parar no RN

Os policiais civis do Rio Grande do Norte decidiram aderir a uma paralisação nacional que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 15 de março, bem como marcaram uma assembleia com indicativo de greve para a próxima quinta-feira, dia 16.
Ao longo de todo o dia desta quinta-feira (9), policiais civis promoveram um ato em frente à Governadoria, aguardando uma reunião com o governador Robinson Faria, que aconteceria às 11h. O encontro não ocorreu, pois a equipe de Governo informou que o chefe do Executivo estava doente.
Gilv@n Vi@n@

Mutirão DPVAT em Mossoró já alcançou 647 acordos e mais de R$ 317 mil em indenizações

dpvatA edição do Mutirão DPVAT em Mossoró alcançou, entre a última segunda-feira e ontem (9), a marca de 647 acordos realizados nas audiências de conciliação de processos envolvendo a cobrança do seguro obrigatório para vítimas de acidente de trânsito.
Esses acordos representam um montante de R$ 317,6 mil a serem pagos como indenizações. Ao todo, foram realizadas 1.033 audiências, com índice de 62% de conciliações. O evento é promovido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos daquela comarca (Cejusc Oeste), em parceria com a Seguradora Líder, e acontece até hoje, no Fórum Des. Silveira Martins.
Segundo a organização, são 15 bancas simultâneas, com participação de quatro juízes, três médicos peritos, 15 advogados da Seguradora Líder, 15 servidores e 30 estagiários.
Gilv@n Vi@n@

2018 é logo ali

Está cada vez mais evidente o projeto do prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), de disputar o governo em 2018. Ele vem acomodando lideranças de vários municípios potiguares em sua gestão.
Além de ter começado pelo vice, na escolha da chapa, colocando Álvaro Dias, de Caicó, o pedetista nomeou Jerônimo Melo, de Ceará-Mirim, para a Secretaria de Serviços Urbanos; Carlson Gomes (DEM), de Currais Novos, para a secretaria de Habitação; e Marília Dias (PMDB), de Maraíba, para a subsecretaria de Turismo.
Com Seridó, Grande Natal e Mato Grande já tendo seus representantes na gestão Carlos Eduardo, falta ele nomear representantes do Oeste, Agreste e Trairí para sua administração “sem fronteiras”.
Gilv@n Vi@n@