ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

01 abril, 2017

Páscoa terá primeira alta nas vendas desde 2014 e deve movimentar R$ 2,1 bilhões

IMG_9122
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o período da Páscoa deverá movimentar R$ 2,1 bilhões no País, um crescimento de 1,3% em volume de vendas – já descontada a inflação –, na comparação com o ano anterior. Se confirmado, este será o maior aumento real de faturamento para o período desde 2014, quando a variação em volume de vendas foi de +2,6%.
Gilv@n Vi@n@

Consulta pública debate regras de coparticipação em planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) começou a receber ontem (31) sugestões para a consulta pública referente à proposta de norma sobre coparticipação e franquia nos planos de saúde.
A resolução busca dar maior segurança aos consumidores de planos de coparticipação e franquia, além de maior transparência no ato da compra desses produtos
A proposta de norma foi debatida durante audiência pública realizada no dia 20 deste mês, no Rio de Janeiro, e publicada no último dia 24 no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com a ANS, a coparticipação é um valor pago à parte pelo beneficiário de plano de saúde pela utilização de um procedimento.
IMG_9124
Gilv@n Vi@n@

Lojas fecham no Natal Shopping

fechadoJá são onze lojas fechadas na área da Praça da Alimentação do Natal Shopping em Natal.
A famosa livraria Saraiva no piso superior também está de portas trancadas.
Culpa de quê?
Preço do estacionamento, creio.
Gilv@n Vi@n@

Pingo da Mei Dia abre o Cidade Junina dia 10 de junho

IMG_9125
A prefeita Rosalba Ciarlini reuniu secretários municipais, neste sábado, 01, para discutir o Mossoró Cidade Junina. Foram discutidas novas ideias e dados encaminhamentos para a festa que terá este ano um caráter mais cultural.
No encontro que contou com a participação do vereador Francisco Carlos ficou decidido que a programação será aberta dia 10 de junho com o Pingo da Mei Dia. O projeto começará a ser montado na próxima semana. A PMM convidará artistas e barraqueiros para tratar da formatação do espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró, dos festejos na Estação das Artes Elizeu Ventania e em toda área do evento.
Gilv@n Vi@n@

PM realiza Operação Impacto em quatro cidades do Brejo

IMG_9126
A Operação Impacto, realizada de forma integrada entre o 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar), Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, teve início no final da tarde de sexta-feira (31) e foi concluída na madrugada deste sábado (1º).
A operação contou com mais de 25 viaturas e aconteceu, de forma simultânea, em quatro cidades da área de abrangência do 4º BPM: Guarabira, Araçagi, Pirpirituba e Belém. Dois outros municípios, Alagoinha e Alagoa Grande, também receberam, no mesmo horário, a Operação Cidade Segura.
Gilv@n Vi@n@

Deputado Ricardo Motta faz visita a Felipe Guerra

IMG_9127
“A gestão do Prefeito Haroldo Ferreira administrativamente é modelo e aqui quero parabenizar por realizar essa gestão, e sempre quando falo com ele (Haroldo Ferreira), coloco o meu mandato à disposição da administração para que possamos ver mais Felipe Guerra desenvolvida”, enalteceu o deputado estadual Ricardo Motta (PSB),quando esteve ontem (31),no período da tarde, visitando o município de Felipe Guerra.
Recebido no Gabinete do gestor, Ricardo Motta, esteve ao lado do Prefeito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira e sua esposa Primeira-Dama e Secretária de Saúde, Girlene Ferreira, acompanhados do Chefe do Gabinete Civil, Gilvandro Fernandes e dos secretários de Obras, Sueliton Tavares, Fernando Morais (Agricultura),Clezimar de Brito(Finanças),Antônio Heronildo Leite(Administração e Recursos Humanos),Subsecretária de Educação,Adriana Carla,Fátima Maximina Mota(Assistência Social) e Diniz Benevides(Tributação).
Gilv@n Vi@n@

Deputada Zenaide Maia fala sobre Reforma da Previdência no Encontro de Mulheres Trabalhadoras nas Indústrias do RN

IMG_9128
A deputada federal Zenaide Maia participou na manhã deste sábado (01), em Natal, do 9º Encontro de Mulheres Trabalhadoras nas Indústrias do Rio Grande do Norte, com o tema “Não à Reforma da Previdência nos moldes apresentados pelo Governo Federal’’. O convite foi feito pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria do RN.
Durante sua fala, Zenaide Maia fez questão de destacar o que todos precisam saber. “O que está em jogo não é a reforma da previdência e sim acabar com a seguridade social, essa é a verdade! A seguridade social foi uma das maiores conquistas da população brasileira criada na constituição de 1988. Através da seguridade social temos um tripé: saúde, assistência social, e família”, argumentou a deputada.
Estiveram presentes e compondo a mesa o Secretário Regional da CNTI – Pedro Ricardo, a Secretaria para Assuntos do Trabalho da Mulher do Idoso e da Juventude, Sônia Zerino e o diretor de Previdência Social, da Nova Central Sindical de Trabalhadoras Dr. Celso Pimenta.
Gilv@n Vi@n@

Zenaide confirma saída do PR

IMG_9130
A deputada federal Zenaide Maia deixará o PR. A declaração foi dada em uma entrevista ao programa Meio Dia Mossoró. Zenaide disse que ainda não sabe para qual partido irá.
Gilv@n Vi@n@

Definidos local e hora da posse do novo arcebispo da Paraíba

IMG_9129
Será no dia 20 de maio de 2017, às 16h30, no Ginásio de Esportes O Ronaldão, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, a Solene Concelebração Eucarística de posse de Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap, como o sétimo Arcebispo Metropolitano da Paraíba, com a presença do Núncio Apostólico (representante do Papa no Brasil), Dom Giovanni d’Aniello.
A celebração vai reunir arcebispos e bispos de várias dioceses do País, e também padres, diáconos e religiosos principalmente da Arquidiocese da Paraíba e da Diocese de Campina Grande, de onde Dom Delson vem transferido para a Capital.
Também devem estar presentes parentes e amigos do novo Arcebispo e religiosos da Congregação da qual ele faz parte: Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.
Gilv@n Vi@n@

DNIT-RN foi autorizado a preparar documentação para licitar duplicação da BR-304 entre a Reta Tabajara e Santa Maria

A diretoria colegiada do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) aprovou delegação de competência para a superintendência do DNIT no Rio Grande do Norte preparar, até julho, todo o processo licitatório referente a duplicação do trecho da BR-304 que liga a bifurcação do final da Reta Tabajara até o município de Santa Maria. A boa notícia foi transmitida pelo órgão ao senador Garibaldi Filho, que é autor de uma emenda ao Orçamento de 2017, aprovada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado, no final do ano passado, destinando recursos para a duplicação.
O DNIT-RN também foi autorizado a, depois de julho, organizar toda a licitação da duplicação da BR-304 no trecho que liga os municípios de Santa Maria e Lajes. Na próxima segunda-feira (3), o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, estará no Rio Grande do Norte. Ele visitará as obras da duplicação da Reta Tabajara e inaugurará o viaduto de Emaús, em Parnamirim.
reta tabajara
Gilv@n Vi@n@

Seis bandidos morrem em troca de tiro no Ceará. Dois seriam de Campina

IMG_9110
Pelo menos seis homens morreram e dois foram presos durante assalto a um banco da cidade de Jaguaruana, interior do Ceará, na madrugada deste sábado. Dois deles seriam de Campina Grande.
De acordo a Polícia Militar , os policiais estavam aguardando há quatro noites um possível ataque da quadrilha.
“Soubemos de ataques que eles fizeram nos estados vizinhos e já suspeitávamos que eles viriam para cá. Depois que abasteceram os bancos, foram quatro noites de tensão e expectativa, mas conseguimos revidar à altura”, disse um dos policiais envolvidos na operação.
Gilv@n Vi@n@

AMPB e Sindifisco-PB se unem contra Reforma

A Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) e o Sindifisco-PB uniram forças no combate à reforma da Previdência (PEC 287). Para tanto, a presidente Maria Aparecida Sarmento Gadelha, e o juiz Bonifácio Lobo, integrante do conselho fiscal da entidade, estiveram na sede do Sindicato, onde foram recebidos por Manoel Isidro e Romualdo Mayer, respectivamente, presidente e diretor de aposentados.
Isidro destacou as ações do Sindicato, como a campanha publicitária em nível estadual contra a reforma da Previdência. Ele convidou as instituições da “Frentas-PB” para a mobilização da Fenafisco, no dia 12 de abril, em Brasília. Por sua vez, a doutora Maria Aparecida retribuiu com o convite à categoria fiscal para a palestra sobre Reforma da Previdência, que a “Frentas-PB” realizará no próximo dia 6, no Fórum Cível Mário Moacyr Porto, em João Pessoa.
Gilv@n Vi@n@

Ministro vem visitar obras da Reta da Tabajara

A diretoria colegiada do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) aprovou delegação de competência para a superintendência do DNIT no Rio Grande do Norte preparar, até julho, todo o processo licitatório referente a duplicação do trecho da BR-304 que liga a bifurcação do final da Reta Tabajara até o município de Santa Maria. A boa notícia foi transmitida pelo órgão ao senador Garibaldi Filho, que é autor de uma emenda ao Orçamento de 2017, aprovada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado, no final do ano passado, destinando recursos para a duplicação.
O DNIT-RN também foi autorizado a, depois de julho, organizar toda a licitação da duplicação da BR-304 no trecho que liga os municípios de Santa Maria e Lajes. Na próxima segunda-feira (3), o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, estará no Rio Grande do Norte. Ele visitará as obras da duplicação da Reta Tabajara e inaugurará o viaduto de Emaús, em Parnamirim.
Gilv@n Vi@n@

Dívida de grandes devedores não cobre rombo da Previdência

dinheiro-no-buraco
Apenas cobrar os grandes devedores não é suficiente para resolver o rombo da Previdência Social. Dados da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) mostram que, além do dinheiro não resolver o problema definitivamente, 58% dos valores são classificados como de difícil recuperação.
Em valores atualizados, cerca de R$ 26 bilhões foram pagos por devedores da Previdência entre 2010 a 2016, segundo a procuradoria. Somando todos os tipos de dívidas, o valor total está em R$ 423,9 bilhões.
Gilv@n Vi@n@

VERDADE ou MENTIRA?

Vão reclamar do IBGE. Vocês estão ‘enriquecendo’

Os funcionários públicos continuam enriquecendo. Segundo o IBGE, no período de dezembro, janeiro e fevereiro, a renda média dos servidores públicos foi 5,1% maior que o de igual período do ano passado.
O resto dos brasileiros continuou naquele universo paralelo em que existe um rombo bilionário nas contas públicas e crise econômica.
Gilv@n Vi@n@

Ex-presidente do TCE/RJ ´entrega´ governador

IMG_9112
O ex-presidente do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro Jonas Lopes afirmou em delação premiada que a distribuição de propinas pagas ao órgão foi discutida em jantar na casa do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB, foto).
A propina seria um porcentual cobrado para que o tribunal não apontasse irregularidades em obras do Estado. O governador diz que desconhece o teor das investigações.
Gilv@n Vi@n@

Tribunal volta atrás e revoga decisão de intervir no Parlamento

A Justiça revogou neste sábado (1º) a decisão de intervir no Parlamento venezuelano. Na quarta-feira (29), o Supremo Tribunal de Justiça assumiu as funções do Parlamento e retirou a imunidade de seus deputados. As medidas motivaram protestos da oposição e críticas da comunidade internacional.
Um acordo entre os poderes públicos, anunciado nesta madrugada, dizia que o máximo tribunal venezuelano revisaria as medidas.
IMG_9115
Gilv@n Vi@n@

Embratur apresenta festas juninas aos europeus

IMG_9116
O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) levará amostras da tradicional festa de São João brasileira, com shows, quadrilhas e pratos típicos para a Europa. Entre 7 de abril e 28 de maio, o projeto Brasil Junino fará apresentações em Lisboa, capital portuguesa; Madri, capital da Espanha; Roma, capital italiana; e Paris, capital da França.
Artistas brasileiros como Elba Ramalho, Lucy Alves e Pé de Cerrado já estão com presença confirmada, para garantir o embalo das tradicionais músicas do repertório junino.
As danças características como quadrilha, xote, xaxado e baião serão apresentadas pelos grupos pernambucanos Quadrilha Junina Raio de Sol e Matulão e pelos brasilienses do Balé Flor do Cerrado e Quadrilha Junina Si Bobiá a Gente Pimba.
De acordo com o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, a promoção internacional das festividades juninas é uma alternativa no combate à sazonalidade turística. “As festas juninas ocorrem no período de chuvas no Nordeste, o que acarreta em baixo fluxo de estrangeiros nessa época. Queremos, com essa estratégia, assegurar uma procura ao longo de todo o ano”, explica.
Gilv@n Vi@n@

Faculdade oferta bolsas de estudos a mães de crianças com doenças raras

Uma faculdade na Paraíba oferece dez bolsas de estudos para cursos de graduação e especialização, através de Ensino à Distância (EAD), para mães de filhos com doenças raras, que precisam dedicar um tempo maior de cuidado com a criança. Cursos de engenharias, nutrição, marketing e administração estão entre os que as mulheres podem optar. São cinco bolsas para João Pessoax e cinco para Campina Grandex.
O projeto é do Instituto Ser Educacional (da Faculdade Maurício de Nassau), em parceria com a Aliança de Mães e Famílias Raras (AMAR). Em cinco estados o grupo está oferecendo 40 bolsas ao todo para mães que são cuidadoras dos seus filhos, sendo dez delas para a Paraíbax. A ideia do projeto é para facilitar a vida dessas mães que não têm tanta disponibilidade para participarem de aulas presenciais, por isso o EAD é a grande saída para elas. O programa de curso é de oito a 12 horas semanais com apenas um encontro presencial aos sábados.
Gilv@n Vi@n@

Câmara pode votar na terça-feira projeto que regulamenta táxis e aplicativos de transporte individual

IMG_9113
O projeto de lei sobre a regulamentação dos serviços de transporte individual privado (PL 5587/16) é o destaque do Plenário da Câmara dos Deputados a partir de terça-feira (4). Os deputados podem começar a debater ainda o Projeto de Lei Complementar (PLP) 343/17, que impõe regras para a ajuda da União na recuperação de estados em situação de calamidade fiscal.
Gilv@n Vi@n@

Apenas servidores públicos tiveram melhora no salário em 2016

dinheiro_calculadora
No último ano, apenas servidores públicos tiveram aumento de renda no país. Segundo dados do IBGE, eles fecharam o trimestre encerrado em fevereiro com renda média de R$ 3,346, alta de 5,1% com relação ao mesmo período do ano anterior.
Empregados do setor privado com e sem carteira assinada, trabalhadores domésticos e por conta própria e empregadores mantiveram os rendimentos estáveis no período, informou o instituto.
Gilv@n Vi@n@

Deputado do PSDB propõe que parte do Imposto de Renda financie eleições

IMG_9119
Projeto de lei do deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) prevê a instituição do Fundo de Financiamento da Democracia em substituição ao Fundo Partidário – hoje, a principal fonte de recursos dos partidos das campanhas eleitorais. Pela proposta, o FFD seria formado com a destinação, pela União, de 2% do montante total anual das receitas do Imposto de Renda da Pessoa Física e passaria a ser a única receita para custear todas as campanhas, de vereador a presidente da República.
Gilv@n Vi@n@

Secretário do Ceará anuncia prêmio para policiais que confrontaram quadrilha do RN

IMG_9120
Os policiais que atuaram na operação de confronto com a quadrilha do Rio Grande do Norte em Jaguaruana (CE), na madrugada deste sábado, deverão ser premiados com três dias de folga.
O benefício teria sido confirmado pelo secretário de segurança do estado do Ceará, André Costa, num comunicado veiculado na Home Page do Facebook da Cotar-PMCE.
Segundo o comunicado a premiação teria sido previamente acertada com o comandante da operação Ronaldo Viana.
Gilv@n Vi@n@

Páscoa terá primeira alta nas vendas desde 2014 e deve movimentar R$ 2,1 bilhões

IMG_9122
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o período da Páscoa deverá movimentar R$ 2,1 bilhões no País, um crescimento de 1,3% em volume de vendas – já descontada a inflação –, na comparação com o ano anterior. Se confirmado, este será o maior aumento real de faturamento para o período desde 2014, quando a variação em volume de vendas foi de +2,6%.
Gilv@n Vi@n@

Arlindo Cruz sai do coma induzido, informa filho do sambista

IMG_9123
Arlindo Cruz não está mais em coma induzido, segundo conta Arlindinho, filho do cantor em vídeo publicado neste sábado em seu perfil no Instagram. De acordo com a postagem, os médicos suspenderam os sedativos ao sambista. A família informou que espera que ele acorde em breve.
Gilv@n Vi@n@

Consulta pública debate regras de coparticipação em planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) começou a receber ontem (31) sugestões para a consulta pública referente à proposta de norma sobre coparticipação e franquia nos planos de saúde.
A resolução busca dar maior segurança aos consumidores de planos de coparticipação e franquia, além de maior transparência no ato da compra desses produtos
A proposta de norma foi debatida durante audiência pública realizada no dia 20 deste mês, no Rio de Janeiro, e publicada no último dia 24 no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com a ANS, a coparticipação é um valor pago à parte pelo beneficiário de plano de saúde pela utilização de um procedimento.
IMG_9124
Gilv@n Vi@n@

Sergio Moro: apenas um detalhe

IMG_9094
“Onde foi que eu errei?” – deve estar se perguntando o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, agora que foi condenado a quinze anos e quatro meses de prisão. Receber propinas da Petrobras e muitas empreiteiras não terá sido motivo, tais e tamanhos tem sido os assaltos aos cofres públicos por ele e sua quadrilha, praticados ao longo das últimas décadas. Distribuição de percentuais aos deputados que votaram nele para presidente da Câmara, também não. Afinal, não precisou oferecer: a maioria agiu como quem cobrava dívidas antigas. Aceitar um de múltiplos pedidos de impeachment contra Dilma Rousseff? Já estava tudo acertado para a defenestração da então presidente da República.
Sobra, então, um tiro que acabou saindo pela culatra: Eduardo Cunha foi para as profundezas por ter tentado dar um passo maior do que suas pernas. Sua estratégia era conhecida de todos e ele não percebeu onde sua ambição poderia levá-lo. No caso, perdeu tudo porque pretendia subir mais um degrau na escada que o levaria de imediato ao poder maior. Precipitou-se. Como presidente da Câmara, ocupava posição privilegiada para chegar ao palácio do Planalto. Não escondia de ninguém que se Dilma fosse cassada, havendo ou não motivos para isso, Michel Temer não assumiria. Faltavam votos para o vice-presidente tornar-se presidente, enquanto Eduardo Cunha tinha tudo arrumadinho: Michel Temer também seria garfado. Ou não estava garantida a eleição indireta do presidente da Câmara, tendo em vista os favores e as benesses por ele concedidos à quadrilha que acabava de compor?
Gilv@n Vi@n@

Zenaide Maia e a Frente Democrática em Favor do RN promovem encontro em Mossoró

IMG_9098
Frente Democrática em Favor do RN e o mandato da deputada federal Zenaide Maia promoveram na tarde desta sexta-feira (31), na cidade de Mossoró, oeste potiguar, um encontro para discutir melhorias para o Estado e a importância da PEC 160, de autoria da deputada.
O encontro teve como palestrante inicial o ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, que falou sobre a importância para o Estado de fazer uma reforma política. Na sequência, a deputada Zenaide Maia falou sobre sua PEC e o que ela representa para a população, e para finalizar o economista Roberto Sérgio fez uma palestra sobre o impacto dos juros altos praticados no Brasil.
“Estamos hoje em um país em crise, crise política e crise econômica, e as pessoas não estão vendo o ser humano, que é a mulher e o homem o jovem”, disse no início da sua fala a deputada Zenaide Maia.
Estiveram presentes: o presidente estadual do PMB, vereador Raimundo Mendes de São Gonçalo, vereador Alex do Frango, representando o PMB nacional (Mossoró), o ex-prefeito Jaime Calado, representantes da Frente Democrática Jovem, o ex-vereador Nacizio (PR), o vereador Moabe Soares (PR) (Serra do Mel), vereadora Graça Ferreira (PMB) (Barúna), além de simpatizantes do movimento.
Gilv@n Vi@n@

Ponte da Amizade reabre após 5 horas de bloqueio por protesto no Paraguai

IMG_9099
A Ponte da Amizade, na fronteira do Brasil com o Paraguai, ficou fechada das 22h de sexta-feira (31) até as 3h da madrugada deste sábado (1º), segundo a Polícia Rodoviária Federal.
O fechamento ocorreu devido a protestos que irromperam no país vizinho após o Congresso aprovar uma emenda que permite a reeleição presidencial. A ponte liga as cidades de Foz do Iguaçu, no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai.
Gilv@n Vi@n@

Segurança pública é tema de audiência em Areia Branca

areia branca
O reduzido efetivo, tanto da Polícia Militar como da Polícia Civil é o ponto crucial do sistema de segurança de Areia Branca. Isso foi o que ficou evidenciado na audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa, na noite de sexta-feira (31) na Câmara Municipal daquela cidade da região Costa Branca, por proposição do deputado Souza (PHS), para discutir e propor ações efetivas na área de segurança do município.
Depois de mais de três horas de relatos e discussões de expositores e participantes da audiência, que reuniu autoridades policiais, vereadores, representantes da sociedade, da igreja e de comerciantes de Areia Branca, foram elencadas ações imediatas para o enfrentamento da insegurança que tomou conta da cidade.
“Pelo que foi discutido, ficou claro que o problema maior do sistema de segurança do município e da Região é o pequeno efetivo policial. Chegamos à conclusão que está na hora de pensar Areia Branca. Não adianta discutir a segurança pública apenas em tempo de crise. A discussão tem que ser permanente”, afirmou do deputado Souza.
Com base nos problemas levantados, as soluções imediatas apontadas para a retomada na segurança da cidade passam por ações rotineiras do Batalho de Polícia sediado em Mossoró, deslocando homens para realizar blitz diária em Areia Branca; incluir a cidade e municípios vizinhos na operação Madrugada Segura; formalização de convênio do município com o Estado para custear diárias operacionais dos policiais.
Além dessas, outras ações apontadas são a criação na Câmara Municipal de um gabinete de gestão integrada; municipalização de trecho urbano da BR-110 da comunidade de Pedrinhas até a entrada e saída da cidade, para que a Polícia possa atuar nesse trecho e conclusão do projeto de monitoramento da cidade com câmeras de vídeo.
Gilv@n Vi@n@

Rosalba e o ministro

A prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini tem agenda marcada para a próxima segunda-feira, 3, em Natal com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella.
Gilv@n Vi@n@

Ex-prefeito é denunciado por usar oxigênio em barril de chope

Ministério Público do Paraná (MP-PR) apresentou denúncia criminal contra José Claudio Pol (PMDB), ex-prefeito de Luiziana, no Centro-Oeste do estado, por desviar o único cilindro de oxigênio móvel da Unidade Básica de Saúde (UBS) do município para ser usado em um barril de chope, durante uma festa particular, na passagem de ano de 2012 para 2013.
barril
À época, fotos publicadas por familiares do ex-prefeito em uma rede social mostraram o cilindro sendo utilizado. Uma análise técnica atestou que a falta do equipamento contribuiu para a morte de uma paciente, conforme a denúncia.
G1 não conseguiu contato com José Claudio Pol até a publicação da reportagem. O ex-prefeito ainda não tem advogado constituído no processo.
Morte
De acordo com o MP-PR, na madrugada de 1º de janeiro de 2013, quando o cilindro era usado para bombear chope, uma paciente com quadro grave precisou ser transferida para Campo Mourão, a 30 km de Luiziana, e deveria ter o suporte para respirar.
Como o cilindro portátil não estava disponível, ela foi transportada sem oxigênio e chegou à cidade vizinha com parada cardiorrespiratória, segundo a denúncia. No dia seguinte, a mulher morreu.
Gilv@n Vi@n@

“O Renan está rebelado e ninguém sabe o porquê”, diz Garibaldi

gari época
O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) está impressionado com a reação contrária do líder do partido no Senado, Renan Calheiros, aos projetos de interesse do Planalto em tramitação na Casa. “Se continuar assim, vai ser uma explosão. O governo não pode [esperar consenso em tudo]. E precisa ter cuidado porque o líder [Renan] está rebelado. Ninguém sabe por quê. Mas está rebelado com o governo. Se a terceirização [projeto] está incomodando, imagina só a Previdência [reforma]…”
Muitos sabem o porquê de Renan estar assim: quer mais poder na Esplanada dos Ministérios.
ÉPOCA
Gilv@n Vi@n@