ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

17 janeiro, 2015

Ano de 2014 foi o mais quente desde 1880

calorO ano de 2014 foi o mais quente desde o início dos registros de temperaturas, em 1880, informou hoje (16) Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos. Relatório da agência aponta que, no ano, a temperatura média no solo e nos oceanos foi 0,69ºC acima da registrada no século 20. O mês de dezembro do ano passado registrou a maior temperatura média para o período nos últimos 134 anos, quando a temperatura foi 0,77 ºC maior que a média do século passado. A agência informou que as medições feitas pela Agência Espacial dos Estados Unidos, de forma independente, chegaram às mesmas conclusões.
A instituição acrescentou que o aumento da temperatura se espalhou por todo o mundo. As regiões onde foram registrados recordes de calor estão no extremo Leste da Rússia, a Oeste do Alasca, no interior da América do Sul, na maior parte do continente europeu, no Norte de África e também nas regiões costeiras do Leste e do Oeste da Austrália. A temperatura nos oceanos também foi recorde. Segundo a agência, a temperatura a média da superfície do mar foi a maior da história, ficando 0,57°C acima da média do século 20.
Gilv@n Vi@n@

Rodrigo Bico inicia série de debates com classe artística por Mossoró

Diretor geral da FJA, Rodrigo Bico,
Diretor geral da FJA, Rodrigo Bico,
A Fundação José Augusto quer iniciar a nova gestão ouvindo artistas e demais agentes da Cultura. Para isso, lança o projeto “Diálogos Culturais”, que prevê uma série de rodas de conversa por todo o estado.
O presidente da FJA, Rodrigo Bico, fará a primeira edição na Estação das Artes, em Mossoró, a partir das 9h deste sábado (17). Segundo ele, a ideia é percorrer todas as regiões do Rio Grande do Norte e colocar em debate as especificidades das diversas áreas do setor cultural, mantendo contato permanente com artistas, militantes e representantes do poder público.
Gilv@n Vi@n@

Redução do ICMS sobre querosene de aviação é uma das metas para fomento do turismo em 2015

reuniaoturismo
A redução da alíquota incidente sobre o combustível de aviação, avanços na promoção turística e o consequente incremento do turismo potiguar foram abordados pelo governador Robinson Faria e pela cúpula da pasta do turismo durante reunião promovida pela operadora CVC na tarde desta sexta-feira (16). No encontro, foi tratado ainda o incremento dos voos charters para Natal, destino que perdeu 11% na procura nacional entre 2013 e 2014, representando uma perda na economia de R$ 80 milhões. Atualmente, o Rio Grande do Norte ocupa o 3º posto entre as cidades mais procuradas, sendo alcançado por Maceió, e atrás de Porto Seguro e Fortaleza. Em 2012, o estado era o segundo entre as cidades mais procuradas pela CVC, operadora que mais comercializa pacotes para o RN.
O chefe do Executivo Estadual comentou ainda que um dos direcionamentos é saber qual a redução concedida por outros estados e competir com Ceará e Pernambuco, por exemplo, federações que adotam a dedução como atrativo. “Nos últimos anos o estado cometeu equívocos com relação a redução dos imposto sobre o querosene de aviação. Na prática, o impacto da redução da alíquota será positivo porque ganharemos em cima do volume de comercialização do produto e isso nos tornará competitivos.”, lembrou o governador.
Gilv@n Vi@n@

Papa Francisco pisou feio na bola!

papa pascoa 1Creio em Deus. Sou católico, apostólico, romano. Fiz minha primeira comunhão com cinco anos de idade. Cresci respeitando meu tio José, irmão da minha mãe, arcebispo de São Luís do Maranhão e de Fortaleza. Quando lembro, ainda rezo antes de dormir.
Posto isso, digo com o maior respeito ao Papa Franciscoele pisou na bola. No avião que o levou, ontem, do Sri Lanka para as Filipinas, Francisco foi interrogado por um jornalista francês sobre o atentado contra o semanário Charlie Hbdo, que terminou com 12 mortos.
Sem mencionar especificamente o ataque ou o nome da publicação, o Papa disse que tanto a liberdade de expressão como a liberdade religiosa “são direitos humanos fundamentais”. Até aí, tudo bem. De fato, são direitos humanos fundamentais. Que mais?
Francisco acrescentou: “Temos a obrigação de falar abertamente, de ter esta liberdade, mas sem ofender. É verdade que não se pode reagir violentamente, mas se Gasbarri [ Alberto Gasbarri, responsável pelas viagens internacionais do Papa ], diz uma palavra feia sobre minha mãe, pode esperar um murro. É normal!”
Não. Não é normal que um Papa, logo um Papa, admita que possa revidar com um murro alguma ofensa à sua mãe. João Paulo II, por exemplo, visitou em sua cela o pistoleiro turco que tentou matá-lo no Vaticano. O Papa perdoou-o por tê-lo atingido com vários tiros.
Respeito todas as religiões. Sou contra ofensas a qualquer uma delas. Mas reconheço como um dos direitos fundamentais do ser humano a livre expressão. Ele é superior a qualquer ofensa. Deve-se punir uma ofensa com o rigor da lei. Com a morte, jamais.
O porta-voz de Francisco viu-se em apuros para explicar o que ele quis dizer. Por mais que tenha esgrimido bem com as palavras, não convenceu. Duvido que Francisco concorde com a morte como meio de se responder a uma ofensa. Mas foi a impressão que deixou.
Por Ricardo Noblat
Gilv@n Vi@n@

UERN divulga lista de aprovados em seu vestibular

UERN logoA Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE/UERN) divulgou a relação de aprovados no Processo Seletivo Vocacionado 2015 (CLIQUE AQUI para acesar), cujas provas foram aplicadas nos dias 14 e 15 de dezembro, ofertando 40% das vagas da UERN para o ano letivo de 2015. O PSV 2015 foi disputado por 8.176 candidatos.
Neste ano, a UERN adotou um sistema misto. Ao todo foram oferecidas 865 vagas pelo PSV 2015, as outras 1.319 vagas serão oferecidas pelo SiSU, cujas inscrições serão realizadas de 19 a 22 de janeiro. Os nomes dos primeiros colocados no PSV 2015 foram divulgados pelo Reitor Pedro Fernandes, na Reitoria da UERN. O Reitor agradeceu a todas as pessoas envolvidas na organização do PSV 2015. Em seguida, Pedro Fernandes anunciou os nomes dos três primeiros colocados na classificação geral, todos do curso de Medicina:
1º – Marconi Edson Maia Júnior – 3435 pontos
2º – Ugor Tomaz Fernandes – 3330 pontos
3º – Juliane Marry de Araújo – 3315 pontos
Previsto inicialmente para ser divulgado no dia 23 de janeiro, o resultado do PSV 2015 foi antecipado devido ao prazo de inscrições no SiSU. O diretor da COMPERVE, professor Egberto Mesquita, orienta os candidatos convocados pelo PSV 2015 e os que vão se inscrever no SiSU a ficarem atentos aos prazos e à documentação exigida em edital.
Gilv@n Vi@n@

Morreu em Nova Cruz um dos fundadores do Partido Solidariedade no RN

luizcarlosnovacruz
O Partido Solidariedade no Rio Grande do Norte lamentou a partida prematura de um de seus fundadores no estado, o vereador Luiz Carlos Marques de Melo, do município de Nova Cruz.
“Em um momento de grande comoção, rezamos a Deus para que conceda à família toda a serenidade e força necessárias à superação desta grande perda”, disse nota de pesar do Solidariedade. Luiz Carlos morreu aos 50 anos, vítima de complicações ocasionadas por um acidente sofrido durante uma cavalgada.
Gilv@n Vi@n@

Justiça mantém prisão de ex-diretor da Petrobras

cervero
A Justiça Federal negou ontem (16) pedido de liberdade do ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró, preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde quinta-feira (14), em função dos desdobramentos da Operação Lava Jato. De acordo com decisão do desembargador João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, é “estranho” que Cerveró tente se desfazer de seu patrimônio pessoal no momento em que ele é alvo das investigações sobre desvios na estatal.
No entendimento do magistrado, a prisão de Nestor Cerveró é justificável, porque há indicativos de que o ex-diretor tem dinheiro em contas offshore (paraísos fiscais) no exterior. Para o juiz, uma prova disso é o apartamento onde o ex-diretor mora, cujo imóvel é o único bem no Brasil de uma empresa offshore (que funciona em paraísos fiscais). ”De tudo isso, é inevitável concluir que, muito embora o paciente não figure mais como diretor internacional da Petrobrás, o que dificultaria a persistência na prática de parte dos delitos que lhe são até agora imputados, há sinais de que a prática delitiva não foi interrompida”, afirmou.
Gilv@n Vi@n@

Pesquisa: 52% dos roubos e furtos de carros são entre 18 e 0h

Um estudo encomendado por duas das maiores seguradoras do país, a Banco do Brasil Seguros e a Mapfre, a que UOL Carros teve acesso em primeira mão, mostra que Carioli corria mesmo mais riscos naquele horário: os índices de roubo (com ameaça ou ação violenta) e furtos de carros são maiores à noite (18h às 24h).
A “temida” madrugada (0h a 6h) na verdade é o período em que há menos ocorrências — mesmo com carros “dormindo” nas ruas e muitas pessoas dirigindo sozinhas. O levantamento, que considera os sinistros registrados em 2014 pelos clientes das duas seguradoras em todo o território nacional, mostra que mais da metade dos crimes, exatos 52%, ocorreu entre 18h e 0h. A madrugada foi palco de apenas 8%.
horaroubo
O dia da semana, porém, não fez a menor diferença na história de Carioli: o risco de perder o carro é o mesmíssimo de segunda a domingo. Cada dia registrou cerca de 14% das ocorrências, com “desempate” apenas nos décimos de ponto percentual.


diaroubo
Gilv@n Vi@n@

Ex-comandante da Polícia Militar foi para a reserva

coronel araujo
Ex-comandante-geral da Polícia Militar durante dois governos – Iberê Ferreira de Souza e Rosalba Ciarlini – o Coronel Francisco Canindé Araújo foi para a reserva remunerada, conforme publicação no Diário Oficial do Estado, hoje (17).
R E S O L V E agregar ao respectivo quadro, para fins de Transferência, “ex-officio”, para a Reserva Remunerada da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, o Cel QOPM FRANCISCO CANINDÉ DE ARAÚJO SILVA, matrícula nº 054.636-4, a contar de 1º de janeiro de 2015, por contar mais de 30 (trinta) anos de serviço e 05 (cinco) anos de permanência no posto de Coronel PM, e por ter sido exonerado do cargo de provimento em comissão de Comandante Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.
Gilv@n Vi@n@

Conselheiro aposentado do TCE foi exonerado da presidência da JUCERN

alcimartorquato
O conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado, Alcimar Torquato de Almeida, foi exonerado da presidência da Junta Comercial do Estado do RN (JUCERN). Ele ocupava o cargo de maio de 2012.
Gilv@n Vi@n@

Ministério Público pede a cassação do diploma de dois deputados

tombadisson
Tribuna do Norte também destaca que os deputados estaduais eleitos Tomba Farias (PSB) e Disson Lisboa(PSD) enfrentam ações que contra a diplomação dos dois parlamentares. O Ministério Público Eleitoral entrou com “recursos contra expedição de diploma”. Os dois processos tramitam no Tribunal Superior Eleitoral.
Em comum nos dois processos está o fato de que os parlamentares sofreram condenações em órgão colegiado após a diplomação, que ocorreu no dia 18 de dezembro. As condenações foram por improbidade administrativa, o que leva a suspensão dos direitos políticos. É a partir desse fato, que a Procuradoria Eleitoral pede ao Tribunal Superior Eleitoral para cassar os diplomas dos dois eleitos.
Gilv@n Vi@n@

Prefeitura de Natal espera devolução de dinheiro pago na gestão Micarla de Souza

micarla_de_sousa__8_-4703-511eda88d8f11A Prefeitura do Natal espera reaver mais de R$ 752 mil até 31 de março. O valor diz respeito a pagamentos feitos em duplicidade, de forma equivocada, no fim da administração da ex-prefeita Micarla de Souza, em dezembro de 2012, a cerca de 500 cargos comissionados do quadro trabalhista do governo municipal. Na última quinta-feira (15), através de portaria 057/2015 publicada no Diário Oficial, foi divulgado o nome de todos os servidores e ex-servidores que deverão prestar contas com a Secretaria Municipal de Administração (Semad). Em caso de não cumprimento da decisão, os profissionais serão cobrados judicialmente.
Conforme apurou a TRIBUNA DO NORTE, o montante pago de forma duplicada correspondia a R$ 990 mil, referentes a indenizações salariais, férias proporcionais e 13° salário. De acordo com a secretária adjunta da Semad, Adriana Aragão, o erro ocorreu na distribuição bancária dos pagamentos. “Assim que a nova administração assumiu, foi constatado o equívoco e se deu início aos procedimentos legais para a restituição. “Levantamos os valores e quem seriam essas pessoas. O processo foi concluído em definitivo agora e divulgado”, disse.
Gilv@n Vi@n@

16 janeiro, 2015

Impostômetro vai chegar à marca de R$ 100 bilhões em 2015

impostometro
O Impostômetro, painel da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) que registra valor total de impostos, taxas e ontribuições destinados à União, aos Estados e aos municípios arrecadados, vai chegar à marca dos R$ 100 bilhões nesta sexta-feira, às 13 horas. No ano passado, os primeiros R$ 100 bilhões também foram alcançados no dia 16 de janeiro. Em 2013, esse montante foi alcançado apenas no dia 26 de janeiro.
De acordo com o presidente da ACSP, Rogerio Amato, a expectativa para este ano é que os impostos não aumentem. “A expectativa é a de que a carga tributária cresça apenas em função da taxa de inflação e do crescimento do PIB, sem aumento de impostos”, explicou. No ano passado, o valor total arrecadado com impostos, conforme o painel da ACSP, foi de R$ 1,8 trilhão.
GILV@N VI@N@

LUTO

Jornalista Anna Maria Cascudo Barreto morre aos 78 anos em Natal

Foto: Tribuna do Norte
Foto: Tribuna do Norte
Filha do folclorista potiguar Câmara Cascudo, faleceu em Natal, ontem (15), aos 78 anos, Anna Maria Cascudo Barreto. Jornalista, escritora e procuradora de Justiça, ela ocupava a cadeira número 13 da Academia Norte-rio-grandense de Letras. Anna Maria estava internada na Casa de Saúde São Lucas, em decorrência de um tumor no esôfago.

Gilv@n Vi@n@

Mossoró: prefeito Silveira Jr é a bola da vez

Depois de vencer a eleição para prefeito de Mossoró, obter maioria na câmara de vereadores do município, ganhar a presidência da Federação dos municípios do Rio Grande do Norte e ser aliado de primeira hora do governador do Estado, Robinson Faria…
O prefeito Francisco Jr dispara com um forte potencial para disputar a sua reeleição na segunda cidade do RN.
Gilv@n Vi@n@

Doleiro diz que Lula ordenou pagamento a agência que ameaçava denunciar a corrupção

lula volta
O doleiro Alberto Youssef afirmou nos termos de sua delação premiada que o então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva teria dado uma ordem em 2010 ao então presidente da Petrobrás, José Sergio Gabrielli, para que ele resolvesse uma pendência com uma agência de publicidade suspeita de integrar o esquema de corrupção na Petrobrás.
“O Lula ligou para o Gabrielli e falou que tinha que resolver essa merda”, revelou o doleiro em um dos seus vários depoimentos que vem prestando à Justiça a fim de tentar reduzir sua pena ao colaborar com as investigações da Operação Lava Jato. Youssef, que está preso sob acusação de integrar um megaesquema de lavagem de dinheiro que envolvia contratos milionários da Petrobrás, não deu detalhes sobre como ficou sabendo desse suposto telefonema.
Gilv@n Vi@n@

Garibaldi acredita na candidatura de Renan Calheiros para o Senado

garibaldi faustino
Cotado de disputar a presidência do Senado, o senador Garibaldi Filho (PMDB) acredita que o atual presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB), será candidato do partido à reeleição.
Gilv@n Vi@n@

Resultado do vestibular da UERN será divulgado hoje (16)

UERN logo
Inicialmente previsto para o dia 23 de janeiro, o resultado do Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2015) será divulgado hoje (16). Este é o último PSV realizado pela UERN, que passa a utilizar o ENEM/SiSU de forma integral a partir de 2016. A divulgação ocorrerá às 16h, na Reitoria da UERN, Centro de Mossoró. O reitor Pedro Fernandes divulgará os nomes dos primeiros colocados e, em seguida, as listas com os nomes dos candidatos aprovados serão disponibilizadas em murais e no site da UERN.
O diretor da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE), Egberto Mesquita, explica que a UERN solicitou a antecipação do resultado em virtude do calendário do SiSU, cujas inscrições serão realizadas no período de 19 a 22 de janeiro. Neste ano, a UERN ofertou 40% das vagas pelo PSV e 60% das vagas pelo ENEM/SiSU. Para consultar o quadro de vagas oferecidas pela UERN através do SiSU.
Gilv@n Vi@n@

Henrique acompanha visita de Eduardo Cunha em Natal

cunhanatal
O candidato do PMDB à presidência da Câmara Federal, Eduardo Cunha, dedicou sua agenda política a Natal ontem (15). Ele visitou o prefeito da capital, Carlos Eduardo Alves (PDT), acompanhado pelos correligionários de partido: deputados federais Henrique Alves, Walter Alves e pelo senador Garibaldi Filho.
Depois Cunha seguiu para a Governadoria, para visita de cortesia ao governador Robinson Faria (PSD). Nesse caso, não teve a companhia de Henrique e Garibaldi. O resultado das eleições de outubro ainda está sendo digerido.
Gilv@n Vi@n@

Governador apresentou a devolução do Centro de Convenções

Centro de Convenções sediou posse de Robinson Faria
Centro de Convenções sediou posse de Robinson Faria
Depois de dez anos administrado por uma cooperativa, Centro de Convenções de Natal deve voltar ao controle do Governo do Estado. O governador do estado, Robinson Faria (PSD), já apresentou ofício com esse objetivo. E o prédio ficará sob a responsabilidade da secretaria estadual de Turismo.
Gilv@n Vi@n@

Diretor da Fundação José Augusto nomeará auxiliares na próxima semana

O diretor da Fundação José Augusto (FJA), Rodrigo Bico, deverá nomear seus auxiliares na próxima semana. Está previsto o anúncio de quatorze nomes de assessores, coordenadores e chefes de gabinete. “Na próxima semana vou me reunir com o governador Robinson Faria para apresentar os nomes e submetê-los [os nomes] à aprovação. Creio que teremos todos os auxiliares aprovados para publicação no Diário Oficial”, explicou o diretor da FJA.
GilV@n Vi@n@

Deputado George Soares é diplomado pelo TRE

image
Na tarde de ontem quinta-feira (15), o deputado estadual George Soares (PR) foi diplomado pelo presidente do TRE-RN, desembargador Virgílio Fernandes de Macedo Junior, na sede do órgão. George não participou da diplomação geral de todos os candidatos eleitos do TRE, realizada no Centro de Convenções no dia 18 de dezembro, em virtude do falecimento do seu avô, o ex-deputado Edgard Montenegro. Também tomou posse na ocasião, o deputado Agnelo Alves.
Em seu breve discurso já diplomado, o deputado George Soares agradeceu a Deus e dedicou aquele momento ao povo do RN que lhe deu mais de 38 mil votos e em especial a sua cidade Assú onde obteve mais de 15 mil votos. Dedicou de forma especial o diploma ao avô, Edgard Montenegro, que tanto o incentivou a seguir a carreira pública e serviu de modelo, devido a sua conduta exemplar como político no RN.
Gilv@n Vi@n@

“Vitória de Francisco José representa a vontade de mudança”, disse Robinson

femurnoficial
A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) tem um novo presidente: o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior do Partido Social Democrático (PSD). A eleição ocorreu ontem quinta-feira (15) em Natal. O presidente do PSD estadual e governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria parabenizou o prefeito pela vitória na eleição da Femurn. “A vitória de Francisco José na Femurn representa a vontade de mudança que a população e os prefeitos querem para o Rio Grande do Norte. Vamos trabalhar de mãos dadas para melhorar o desenvolvimento econômico e social dos municípios”, destaca.
Francisco José é prefeito de Mossoró e já ocupou a presidência da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam) e também se destacou como presidente da Câmara Municipal de Mossoró. Além de Francisco José, mais cinco prefeitos do PSD tem representação na Femurn: o prefeito de São Paulo do Potengi, José Leonardo, Naldinho; o prefeito Maurício Menezes de Poço Branco; o prefeito de Ielmo Marinho, Bruno Patriota; o prefeito de Montanhas, Algacir Januário e Josinaldo Marcos, Naldinho de Tibau.
Gilv@n Vi@n@