ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

02 dezembro, 2017

Projeto Casa das Palavras chega a São Miguel do Gostoso nos dias 5 e 6 de dezembro

São Miguel do Gostoso será a 3ª das doze cidades que receberão as oficinas, apresentações culturais, a minibiblioteca e os encontros com escritores, poetas e vários outros artistas. O Projeto Casa das Palavras chega ao município nos dias 5 e 6 de dezembro( terça e quarta) e cercará a cidade de ondas culturais e educativas. As ações são gratuitas e acontecerão na escola municipal Ana Ribeiro e na escola Estadual Olímpia Teixeira.
Na ocasião, serão oferecidas oficinas de contação de estórias, dança de rua e mamulengo, e a instalação da minibiblioteca na praia de Xepa, onde na quarta-feira, 07, acontecerá o encerramento do evento com uma grande noite cultural. . As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Secretaria Municipal de Educação.
(Veja mais…)
GilV@N VI@N@

Pela 3ª vez, Gilmar Mendes manda soltar empresário Jacob Barata Filho

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou soltar outra vez o empresário Jacob Barata Filho, o “Rei do ônibus”. Gilmar acolheu pedido de habeas corpus da defesa de Barata e revogou decretos de prisão preventiva que pesavam contra ele. Em outra decisão, o ministro também revogou a ordem de prisão do ex-presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio (Fetranspor) Lelis Marcos Teixeira.
É a terceira vez que Gilmar manda soltar Barata. Em agosto, o ministro deu habeas para o “Rei do Ônibus” em duas oportunidades seguidas, derrubando decisões do juiz Marcelo Bretas, da 7.ª Vara Criminal Federal do Rio.
Em novembro, dois novos decretos de prisão foram expedidos contra Barata, um pelo Tribunal Regional Federal da 2.ª Região, o outro pela 7.ª Vara. Os investigadores alegaram que o empresário não teria se desligado de suas empresas e continuava sendo seu administrador.
Gilv@n Vi@n@

Doria envelhece mais 43 anos

Em 11 meses à frente da Prefeitura de São Paulo, João Doria fez 43 viagens, onze delas para participar de eventos do Lide — a empresa de Doria agora gerida por seu filho.
Doria disse à TV Globo que não vê conflito de interesses em palestrar para o Lide.
Gilv@n Vi@n@

Petrobras autoriza reajuste de 1,9% na gasolina

Depois de reajustar o preço de comercialização às distribuidoras do gás liquefeito de petróleo, o GLP, a Petrobras autorizou o reajuste de 1,9% pra gasolina. O preço médio do diesel no país será reduzido em 5,7%. Os reajustes entrou em vigor neste sábado (02).
Gilv@n Vi@n@

George Soares recebe medalha de reconhecimento do Tribunal de Contas do Estado

Por propositura do conselheiro Poti Junior, o deputado estadual George Soares foi um dos homenageados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), nesta sexta-feira, 01, com a Medalha do Mérito “Governador Dinarte Mariz”, comenda designada pelo TCE para homenagear personalidades que, ao longo de sua existência e atuação profissional, prestaram relevante contribuição ao desenvolvimento da sociedade, mediante realizações no campo cultural, político, administrativo e técnico-científico. Apenas 11 personalidades foram agraciadas com o reconhecimento máximo do Tribunal de Contas e o deputado George foi um dos que receberam tamanha homenagem.
A solenidade foi presidida pelo presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales. Instituída em 2003, a concessão anual da medalha do mérito transformou-se em um evento tradicional na cidade. A escolha de Dinarte Mariz para nomear a comenda deve-se ao fato de ele ter dedicado a maior parte de sua vida à atividade política, transformando os cargos públicos que exerceu em instrumentos de defesa dos interesses coletivos e de promoção do bem-estar do povo.
“Mais uma vez recebemos uma homenagem pelo nosso trabalho na Assembleia Legislativa do RN. Além do parlamentar do ano, agora recebemos a medalha Dinarte Mariz, um grande reconhecimento que queremos dedicar a todos os que acompanham nossa caminhada,” declarou o deputado George Soares.
Gilv@n Vi@n@

Robinson Faria nomeia ex-prefeito

Em ato publicado no Diário Oficial do Estado, o Governador Robinson Faria, nomeou o ex-prefeito de Nova Cruz, CID ARRUDA, para exercer as funções de Secretário Executivo do Gabinete Civil.
Gilv@n Vi@n@

Diretor da PF defende criação de centros integrados de combate à criminalidade

O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, defendeu ontem (1) no Rio, uma estratégia que inclui união das policias federal, militar e civil e parcerias com polícias de outros países, além de inovação tecnológica e integração institucional, com a criação de centros integrados de combate à criminalidade.
Gilv@n Vi@n@

Prefeitura e DNOCS despejam 200 mil alevinos de tilápia na Lagoa de Extremoz

A Prefeitura de Extremoz despejou na tarde desta sexta-feira (01), na Lagoa de Extremoz, 200 mil alevinos de tilápia, peixe de água doce tradicional na subsistência familiar dos potiguares. Os alevinos – nome dado ao peixe que recém-eclodiu do ovo – foram doados pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), após uma solicitação feita pelo prefeito de Extremoz, Joaz Oliveira.
Os peixes viajaram cerca de 275 quilômetros, de Caicó para Extremoz. Eles foram trazidos em um caminhão e vieram da Estação de Piscicultura Estevão de Oliveira, no município da região Seridó.
O objetivo da doação é fazer o repovoamento da Lagoa de Extremoz, que passou recentemente por um período de seca em razão da estiagem. A partir do quarto mês de idade as fêmeas já estarão prontas para a reprodução.
“Daqui a alguns meses esses peixes já estarão prontos para serem pescados pelos nossos pescadores e servirão de alimento e fonte de renda para as famílias de Extremoz. Agradeço ao DNOCS, pelo pronto atendimento à nossa solicitação e espero que essa importante parceria seja mantida”, declarou o prefeito Joaz Oliveira.
O pescador Hélio Dias falou sobre a importância da ação feita pela Prefeitura e DNOCS para as famílias do município. “Isso aqui nunca tinha acontecido e agora está acontecendo e é muito importante para os pescadores, pois nós vamos poder pescar e levar o alimento para as nossas famílias”, ressalta.
Gilv@n Vi@n@

Serras do Agreste potiguar é o novo destino turístico do RN

Os municípios de Passa e FicaSerra de São Bento e Monte das Gameleiras passam a integrar uma nova rota turística a ser intensificada pelo Governo do Estado através do projeto de Dinamização do Turismo neste pedaço do Agreste potiguar.
Os três municípios são conhecidos pelas serras, turismo de aventura, simplicidade e clima agradável. E o objetivo do projeto, coordenado pela Setur e com recurso do Governo Cidadão através de empréstimo do Banco Mundial, é levar desenvolvimento e sustentabilidade à região.
Na última quinta-feira (30), após várias discussões com a iniciativa pública, privada e turística, foi apresentado três opções de marcas para trabalhar a divulgação desses destinos. E foi o público dos três municípios quem escolheu a mais representativa.
Gilv@n Vi@n@

Sobra dinheiro no IDEMA (RN)

Através de Pregão Eletrônico, o IDEMA, que é um órgão ligado a Secretaria de Planejamento e Finanças do Estado, firmou contrato no valor de R$ 3.339.996,00, com a firma CLAREAR COMERCIO E SERVIÇOS – ME, na prestação de serviços de locação de MÃO DE OBRA, para atender as necessidades do Parque das DunasAPASCentrais de Atendimentos.
Pelo jeito, sobra dinheiro nos cofres do IDEMA.
Gilv@n Vi@n@

Justiça decide que réus da boate Kiss não vão à júri popular

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul decidiu nesta sexta-feira que os sócios da Boate Kiss m Santa Maria (RS) e integrantes da banda que tocava no local no dia do incêndio, em 2013, não serão julgados por votação popular. Os desembragadores entenderam que o caso não é de crime doloso, ou seja, intencional.
A decisão foi tomada após recurso, impetrado pelas defesas de Elisandro Spohr e Mauro Hoffmann, sócios da boate, e Marcelo Santos e Luciano Bonilha, integrantes da banda Fandangueira. A tragédia deixou 242 pessoas, a maioria jovens, em janeiro de 2013.
Gilv@n Vi@n@

Chuvas deverão ser 15% acima da média em 2018

O Rio Grande do Norte experimenta tendência de fim da seca e chuvas acima da média em 2018. A previsão é do PhD em Meteorologia Luiz Carlos Molion, feita no II Fórum das Águas, realizado nesta quinta-feira (30), em Apodi. A estimativa do pesquisador, referência internacional em meteorologia, é que as chuvas no Estado sejam até 15% acima da média, no próximo ano.
O prognóstico de Molion não segue modelos climáticos, ao contrário de previsões mais usuais. “São ineficientes e cenários fictícios”, argumenta. Sua conclusão, sustenta, é embasada em cenários de similaridade, obtidos em dados pluviométrios dos últimos cem anos, que indicam semelhança com 1998 a 2001.
Gilv@n Vi@n@

Alexandre Garcia fala mal do Brasil em rede social

O jornalista Alexandre Garcia usou seu Twitter para criticar seu país de origem nesta sexta-feira.
Ele, que estava passando férias em Portugal, não perdeu tempo e “passou a foice” nos problemas do país. Confira
Fazia três semanas que o carro não sacudia, não trepidava, não desviava de buraco; que eu não ouvia “vou vigiar” na frente do supermercado nem via jogar garrafa vazia da janela do carro da frente. Estou de volta ao Brasil.

Criticar é fácil… ajudar a melhorar, ele não quer
Gilv@n Vi@n@

Dallagnol “senta a vara”, indiretamente, em Gilmar Mendes… de novo

O Procurador da Republica Deltan Dallangnol usou seu Twitter para comentar, de novo, uma decisão do Ministro do Supremo, Gilmar Mendes.
Ele usou as palavras de outro procurador para criticar firmemente a decisão.

Gilv@n Vi@n@

PIB cresce 0,1% no trimestre e atinge a R$ 1,641 trilhão

Produto Interno Bruto (PIB) variou 0,1% no 3º trimestre de 2017 frente ao 2º trimestre de 2017, na série com ajuste sazonal.
Em relação a igual período de 2016, o crescimento foi de 1,4%.
No acumulado em quatro trimestres terminados no 3º trimestre de 2017, o PIB registrou queda de 0,2%, frente aos quatro trimestres imediatamente anteriores.
Já acumulado do ano até o mês de setembro, o PIB cresceu 0,6%, em relação a igual período de 2016.
Os números são do IBGE divulgados hoje, 2.
Gilv@n Vi@n@

O Brasil é presidido por um estorvo

Gilv@n Vi@n@

Reforma não é bicho-papão, tenta dizer o Planalto

O Planalto vai tentar convencer a base aliada de que a reforma da Previdência já não é mais um bicho-papão com dados do Departamento de Pesquisa e Opinião do governo. Em abril, diz estudo da área, 6 em cada 10 pessoas eram contra a proposta. Apenas 14% eram a favor.
Agora, diz o texto, o percentual de contrários às novas regras de aposentadoria caiu de 61% para 46%. O de favoráveis subiu de 14% para 18%. Os que não sabem opinar saltaram de 24% para 33%. Informados sobre o que muda e o que fica como está, os que aprovam o projeto chegam a 26%.
Gilv@n Vi@n@

Mais flechadas em cima de Alckmin

Chegou ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) um pedido de abertura de sindicância que cita o governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Trata-se de investigação sobre escutas ilegais em celas de penitenciárias de SP.
O processo foi remetido pela Polícia Federal à corte por conter menção ao tucano, que tem foro privilegiado.
Gilv@n Vi@n@

CNJ: contenção de pagamentos milionários a juízes

O corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, assinou norma nesta sexta-feira (1º) que condiciona o pagamento de verbas indenizatórias extraordinárias a magistrados de todos os tribunais do país a um aval do CNJ. Com isso, tenta barrar a farra do desembolso de auxílios retroativos milionários a juízes.
O ato estabelece que as cortes devem encaminhar os pedidos “devidamente instruídos”, com cópia do processo que reconheceu os valores como devidos.
Houve reação imediata ao texto do CNJ. Cortes como o TJ de São Paulo temem que o pagamento de auxílios já autorizados e reconhecidos há anos seja interrompido. Algumas verbas indenizatórias são tão altas que o desembolso é feito em várias parcelas.
Gilv@n Vi@n@

FHC admite coligação com PMDB: Por que não?

A prioridade do eleitor para 2018 é —ou deveria ser— acomodar no Palácio do Planalto um político capaz de compor um governo eticamente sustentável. Uma entrevista de Fernando Henrique Cardoso à Veja dá uma ideia do tamanho do desafio.
“Está faltando organizar um centro democrático, progressista, que olhe para o povo”, disse FHC. O tucano Geraldo Alckmin seria o candidato do meio. Cabe o PMDB nesse centro democrático?, perguntou-se a FHC. E ele: “Por que não?”
Ai, ai, ai. Vamos lá. Por que não? No passado, quando queria humilhar o Congresso, o Executivo fechava-o. A partir de 1985, com a redemocratização, o Executivo passou a comprar o Congresso. No modelo do suborno, o dinheiro não é tudo. Há também as emendas orçamentárias, os cargos públicos.
Gilv@n Vi@n@

Otimismo com a economia tem pior índice em 8 anos

O otimismo dos brasileiros em relação ao desempenho da economia teve uma queda significativa e chegou em novembro ao patamar mais baixo dos últimos oito anos, segundo série histórica de pesquisas Ibope. Apenas 21% preveem mais prosperidade no próximo ano – metade do porcentual obtido no levantamento anterior, feito no final de 2016.
A expectativa no governo federal é de que a melhora lenta da atividade econômica – incluindo os indicadores de crescimento, renda e emprego – se transforme em um ativo eleitoral para impulsionar um candidato governista na disputa presidencial do próximo ano.
A mais recente pesquisa do Ibope traz outras más notícias para Temer: mais de 80% da população considera que o governo brasileiro é corrupto, está no rumo errado e não respeita a vontade dos cidadãos.
A pergunta específica sobre a economia em 2018 revela que 28% dos brasileiros preveem mais dificuldades em 2018, e que quase metade (48%) prevê que nada mudará em relação a este ano.
“Apesar de a economia dar sinais de melhora, ela ainda não está sendo percebida pela população, por isso a expectativa em relação ao próximo ano é a pior da série histórica medida desde 2010”, disse Márcia Cavallari, diretora executiva do Ibope.
Gilv@n Vi@n@

Festa de Santa Luzia começa neste domingo em Mossoró

A Festa de Santa Luzia 2017, acontece de 03 a 13 de dezembro, na Paróquia de Santa Luzia, em Mossoró, com missas, novenas, confissões, adoração ao Santíssimo Sacramento e a tradicional procissão de Santa Luzia, além de shows culturais, Museu da Fé, motor romaria, eventos esportivos e o Oratório de Santa Luzia.
Este ano a festa traz como tema “Santa Luzia, cuida de quem tem os olhos da bondade” e como lema “Mas se alguém olhar com os olhos da maldade põe teu amor nos olhos desse ser”.
GilV@n Vi@n@

Robinson Faria reagiu a decisão do TJ/RN

O governador Robinson Faria reagiu à decisão do Tribunal de Justiça do RN que determinou o pagamento dos atrasados devidos pelo Estado aos demais Poderes, pedindo para que o TJRN indicasse “onde está o dinheiro?”. Mas, os recursos foram encontrados e depositados.
Gilv@n Vi@n@

Polícia do RN quer pagamento!

Os policiais militares não desistiram de cobrar o pagamento de salários atrasados e confirmam para terça-feira assembleia geral para discutir a decisão a tomar no caso de o Governo do Estado não definir os pagamentos dos meses de novembro, dezembro e 13º salário.
Gilv@n Vi@n@

PSDB tenta se renovar

O PSDB pretende inovar e apresenta em seu novo estatuto, proposta de impossibilidade de reeleição para os cargos do diretório, inclusive o de presidente.
Além disso, a distribuição do orçamento da sigla será decisão da Executiva e não do presidente, como acontece atualmente.
Gilv@n Vi@n@

Quem vai organizar o prejuízo na Previdência ?

No caso de insucesso na aprovação da reforma da Previdência, os assessores do presidente Temer procuram esclarecer que as consequências dessa decisão cairão nas mãos da futura administração que terá de administrar o prejuízo que alegam inviabilizará o sistema.
Gilv@n Vi@n@

O favoritismo de Fátima Bezerra

Apesar do desgaste do PT, devido aos escândalos de corrupção, a senadora Fátima Bezerra é favorita para vencer a disputa pelo Governo do Estado. O que deveria gerar euforia, preocupa as pessoas próximas da senadora, pois assumir o governo nas condições em que se encontra pode ser um passo atrás na carreira política da petista.
Gilv@n Vi@n@