ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

30 novembro, 2013

Cidade de Apodi, no RN, é destaque no programa Caldeirão do Huck da Globo

Meninos apresentam invenção para Luciano Huck 
(Foto: Caldeirão do Huck/TV Globo)

Neste sábado, 30, rolou o segundo episódio do quadro 'Inventores'. O objetivo da nova atração do Caldeirão é descobrir e mostrar para todo o Brasil boas iniciativas de jovens que encontram soluções para problemas de suas comunidades através de inovações. E os que apresentarem ideias inteligentes e eficientes vão ganhar prêmios de até 30 mil reais!
Diretamente de Apodi, no interior do Rio Grande do Norte, Jociel, Geracino e Huguemberg, trouxeram sua invenção chamada "A Fruta do Faraó". Preocupados com a falta de chuva na região, que já dura três anos, eles desenvolveram uma cera que ajuda na conservação das frutas da região. Os meninos contaram com a ajuda da professora Gidélia.

Para julgar os benefícios trazidos pela invenção do Grupo, o Caldeirão convidou Ana Penido, diretora do Inspirare, Luiz Alberto Colnago, pesquisador da Embrapa e especialista em conservação de alimentos e o jornalista Pedro Bassan. Os jurados deram notas 10 e os eles receberam um prêmio R$ 30 mil. Esse valor que eles levaram para casa.
Gilv@n Vi@n@

Rede Estadual

Governo não cumpre palavra e início de ano letivo pode ser adiado

Uma assembleia geral da rede estadual está marcada para o primeiro dia de aula em 2014. Grve é a alternativa que resta aos educadores já que o Governo Rosalba tem feito dos momentos de negociação uma brincadeira. “Compromete-se com a categoria, mas ao virar as costas finge que nunca prometeu. Essa estratégia tem levado diversas categorias aos movimentos de paralisação”, critica a coordenadora geral Fátima Cardoso.
“As greves são ruins para a população, mas não podemos ficar omissos diante desse descaso. Ao longo do ano suportamos de tudo: escolas caindo aos pedaços, professores e funcionários tendo seus direitos negados, estudantes sem professores em sala de aula. Queremos contribuir cada vez mais com a educação de qualidade e lutar pelo direito dos cidadãos de terem acesso à escola pública e de qualidade”, reitera a sindicalista.
Gilv@n Vi@n@

Ex-secretário de Turismo, Renato Fernandes: “Tenho orgulho do trabalho reconhecido para além do partidarismo”

11477
Após a PR deixar a base aliada governista, o secretário de Estado do Turismo, Renato Fernandes contrariou sua vontade e também a da governadora Rosalba Ciarlini e entregou sua carta de exoneração na última quarta-feira (27). O ato, segundo ele, respeitou sua honestidade política, iniciada desde 1978, e a fidelidade partidária de 20 anos junto ao partido, liderado no Estado potiguar, pelo deputado federal João Maia.
Nesta quinta-feira (28), o secretário reuniu a equipe da pasta e se despediu, embora siga no “batente” até a publicação oficial de sua exoneração. “Não faço a menor ideia de quem irá me substituir. Não indiquei ninguém. Essa decisão faz parte do poder discricionário da governadora. Não obstante, acredito em uma escolha pensada para dar continuidade nos projetos que deixamos encaminhados”.
Sobre seu futuro, como profissional, Renato Fernandes comentou: “Volto à iniciativa privada, às minhas empresas do setor salineiro, e à atividade sindical neste setor. Mas não me desligarei totalmente do turismo. Esse vírus ficou em mim e estarei agora do outro lado, como empresário. São projetos futuros”.
Gilv@n Vi@n@

Fátima é o nome da executiva nacional para o governo do Estado

Durante a reunião da cúpula do PMDB e PT hoje em Brasília as duas cúpulas da legenda vão exigir candidaturas próprias ao governo dos Estados.
No Rio Grande do Norte o PMDB já assegurou que seguirá orientação da executiva nacional. A executiva nacional do PT também tomou a mesma decisão.
Neste caso…
O nome escolhido para o governo do Estado no RN será o da deputada federal Fátima Bezerra que já admite a possibilidade conforme declarou em uma TV da capital do Estado.
GILV@N Vi@n@

Atuais prefeitos já receberam mais recursos do FPM

Muitos prefeitos do interior potiguar têm reafirmado crises e mais crises... Mas, segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o acumulado do FPM de janeiro a novembro é positivo. Nestes 11 meses o FPM chegou a R$ 63,9 bilhões - 1,9% maior do que o mesmo período do ano passado, em termos reais – descontada a inflação.
A previsão da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), para o mês de dezembro é um aumento de 8,5%, em relação ao mês de novembro. Isso significa que os atuais prefeitos receberam até agora mais recursos que os prefeitos que deixaram os cargos, ano passado.
GILV@N Vi@n@

Eleitores de dez municípios voltam às urnas neste domingo

Novas eleições serão feitas neste domingo (1º) em 10 municípios de seis estados. Segundo a Justiça Eleitoral, mais de 163 mil eleitores voltarão às urnas para eleger novos prefeitos e vice-prefeitos, porque o resultado das eleições de 2012 foi anulado.
As novas eleições serão em Tarrafas (CE), Pires do Rio (GO), Água Boa, Água Azul do Norte (PA), Montezuma, Mathias Lobato e Santa Helena de Minas (MG), Água Azul do Norte (PA), Colinas (RS), Descalvado e Santana do Parnaíba (SP).
As eleições em Lajes Pintadas, no Rio Grande do Norte, e em Palestina, em Alagoas, também previstas para ocorrer no dia 1º de dezembro, foram suspensas por decisão liminar dos ministros Gilmar Mendes e Luciana Lóssio, respectivamente.
GILV@N VI@N@

Petrobras reajusta gasolina e diesel a partir deste sábado

A Petrobras informou nesta sexta-feira (29) que, a partir da 0h deste sábado (30), os preços da gasolina e do diesel serão reajustados. Para a gasolina A, o aumento é de 4% e para o diesel, 8% (média Brasil). O reajuste foi decidido nesta sexta durante a reunião do conselho de administração da empresa. De acordo com a estatal, os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais Cide e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS.
"Seguindo recomendação de seu conselho de administração, por razões comerciais, os parâmetros da metodologia de precificação serão estritamente internos à companhia. Caberá ao conselho de administração avaliar a eficácia da política de preços da Petrobras por meio da evolução dos indicadores de endividamento e alavancagem da companhia", disse a estatal.
GILV@N VI@N@

MEC vai divulgar indicadores que avaliam qualidade do ensino superior

O Ministério da Educação (MEC) deve divulgar nos próximos dias o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC) referentes a 2012, indicadores que avaliam a qualidade do ensino superior do país. As instituições tiveram acesso antecipado aos índices e puderam pedir a revisão dos conceitos do dia 23 de outubro ao dia 1° de novembro.
Segundo o secretário da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Paulo Speller, os indicadores devem mostrar melhoria na qualidade da etapa de ensino. “Acredito que estamos caminhando para uma regulação mais rigorosa da educação superior brasileira, tanto pública quanto privada. E o que observamos é uma melhoria na qualidade do ensino, não apenas na graduação, estamos enxergando isso também na pós-graduação”, disse Speller.
GILV@N VI@N@

Dados do IBGE apontam aumento em 10% no número de famílias chefiadas por mulheres no país

11503
Os jovens saem de casa mais tarde e cresceu o número de mulheres chefe de família. É o que mostram os dados da Síntese de Indicadores Sociais (SIS) divulgados nesta sexta-feira (29), pelo IBGE. Segundo eles, a última década assistiu a rearranjos na organização familiar brasileira. A pesquisa indica que os jovens estão saindo mais tarde da casa dos pais: em 2002, 20% dos jovens entre 25 e 34 anos moravam em seus domicílios de origem. Em 2012, esse percentual saltou para 24%. Segundo o IBGE, trata-se de um fenômeno cada vez mais comum no país. Tão comum que recebeu um apelido – geração canguru. A geração canguru é majoritariamente masculina (60%) e ocorre com mais frequência nas famílias com renda mais elevada: chega a 15,3% das famílias com renda per capita entre 2 e  5  salários mínimos, contra 6,6% daquelas com renda familiar per capita de meio salário mínimo.
É grande no país o número de jovens da geração nem-nem: 1 em cada 5 jovens entre 15 e 29 anos nem estuda nem trabalha. Desses, a maioria é do sexo feminino. Mesmo assim, melhorou o acesso dessa população ao ensino superior - o percentual de jovens entre 18 e 24 anos que frequenta uma faculdade saltou de 9,8% em 2002 para 15,1% em 2012. A proporção de mulheres como pessoa de referência dos arranjos familiares aumentou de 28% em 2002 para 38% em 2012. De cada 100 mulheres na posição de pessoas de referência ou de cônjuges, aproximadamente 52 declararam estar ocupadas. É um número semelhante ao encontrado em meio às mulheres com 16 anos ou mais - dessas, 51,3% estão ocupadas. Para o IBGE, tal semelhança entre os indicadores é um sinal de que a condição da mulher na família não interfere seriamente no seu ingresso no mercado de trabalho.
GILV@N VI@N@

Morre no Rio o produtor musical João Araújo, pai de Cazuza

O produto musical João Araújo, de 78 anos, morreu em casa na manhã deste sábado (30), vítima de uma parada cardíaca. A informação foi confirmada pela organização não governamental Viva Cazuza, instituição criada pela esposa de João e mãe do cantor Cazuza, Lucinha Araújo, que presta assistência a crianças e adolescentes com vírus HIV.
O velório do produtor musical esta sendo feito no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na zona sul do Rio. O enterro está previsto para as 17h, no mesmo local. Vários artistas e personalidade prestam homenagens por meio das redes sociais. O cantor Lulu Santos escreveu no Twitter: “Querido João Araújo, pode subir levitando, porque aqui tem um coro de vozes cantando baixinho para você. Paz & Amor Big John! Nosso abraço, Lucinha”.
Além de ter sido um dos principais executivos da gravadora Som Livre por décadas, João era pai do músico Cazuza, que fez rápida e consagrada carreira no país. Cazuza morreu aos 32 anos, em 1990, em decorrência do vírus HIV. Naquele mesmo ano, a mãe do músico, Lucinha Araújo começou a ONG Viva Cazuza, de apoio a pessoas com o vírus.
GILV@N VI@N@

215 mil jovens não estudam nem trabalham no Rio Grande do Norte

215 mil jovens potiguares com idade entre 15 e 29 anos não estudam e também não possuem qualquer ocupação remunerada. Conforme a Síntese de Indicadores Sociais 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada ontem e elaborada com base em dados colhidos em 2012, no Rio Grande do Norte, 23,7% da população dessa faixa etária encontra-se nessa situação, ou seja, 6,78% da população total do Estado. O índice está acima da média nacional, de 19,6%. Segundo IBGE, o Nordeste é a região com maior proporção de jovens que não estudam e nem trabalham. A pesquisa aponta também que as mulheres brasileiras são maioria entre os jovens nessas condições: 70,3%. Entre as garotas pesquisadas, 58,4% tinham pelo menos um filho.
A evasão escolar no limiar dos ensinos Fundamental e Médio também está entre os pontos abordados pela pesquisa do IBGE. Os indicadores mostram que a maior parte dos jovens do país que nem trabalham nem estudam, 38,6% deles, têm ensino médio completo, mas outros 32,4% sequer completou o Ensino Fundamental. No Rio Grande do Norte, a análise de frequência líquida escolar aponta que apenas 44,2% das crianças de 15 a 17 anos cursavam o Ensino Médio na época da pesquisa. Este número de evasão escolar é bem maior se comparado com o ensino fundamental, em que as crianças de 6 a 14 anos que frequentam as aulas chegam a 91,9% no Estado. “Muitos acabam largando os estudos porque estão trabalhando para tentar a sobrevivência da família. Outros foram reprovados e se afastaram da escola, desmotivados. Então é um conjunto de fatores. E essas pessoas acabam ficando excluídas do mercado de trabalho”, avalia Ivanilton Passos, analista do IBGE.
GILV@N VI@N@

Aliança entre PT e PMDB vai continuar em 2014, diz Raupp

O presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp, disse hoje (30) que não há nenhum risco de a aliança nacional com o PT não continuar nas próximas eleições. Lideranças dos dois partidos se reuniram hoje na Residência Oficial da Granja do Torto, em Brasília, para tratar do cenário político e eleitoral de 2014.
Segundo Raupp, há ainda pendências quanto às candidaturas aos governos do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Ceará e da Paraíba, no entanto já foi resolvida a questão do Maranhão. “A ala do PT que apoia o candidato da governadora Roseana Sarney ganhou a convenção e deverá nos apoiar”, disse o senador.
Um dos estados em que os dois partidos mais têm encontrado dificuldade para chegar a um acordo é o Rio de Janeiro. “O PT ainda está tomando a decisão sobre se sai ou não do governo [local]. Temos que dar tempo ao tempo nesse estado, porque está muito claro que a divisão do PT e do PMDB poderá prejudicar as duas candidaturas. É o que está acontecendo segundo as pesquisas de intenção de votos”.
Participaram da reunião Lula; Dilma; Raupp; o vice-presidente Michel Temer, o senador José Sarney (PMDB-AP); o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL); o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN); o ministro da Educação, Aloizio Mercadante; o presidente do PT, deputado estadual em São Paulo Rui Falcão e o presidente do PT em São Paulo, deputado estadual Edinho Silva.
GILV@N VI@N@

Procurador da República recebe denúncia de infidelidade partidária contra Betinho Rosado

O deputado federal Betinho Rosado (PP) poderá responder a um novo processo de infidelidade partidária. O procurador regional Eleitoral, Paulo Sérgio Rocha, confirmou que enviou ofício ao procurador- geral da República, Rodrigo Janot, comunicando a mudança partidária do parlamentar. Como é deputado federal, o processo contra Betinho Rosado deverá ser impetrado pela Procuradoria Geral da República, em Brasília. Caso ocorra, será o segundo contra o parlamentar e tendo a mesma denúncia, já que o Democratas acionou a Justiça Eleitoral denunciando a infidelidade partidária de Rosado, que foi eleito pelo DEM e se filiou, este ano, ao PP.
Tendo mandato, se você migra de um partido para outro, sem que exista nenhum motivo, isso é infidelidade partidária. Mas, em relação aos deputados federais e senadores, não cabe ao procurador regional fazer essa análise, é ao procurador-geral”, disse o procurador regional eleitoral, Paulo Sérgio Rocha. Ao analisar a situação dos prefeitos eleitos em 2012, cassados pelos juízes e que continuam no cargo por entendimento do Tribunal Regional Eleitoral e do Tribunal Superior Eleitoral, Paulo Sérgio Rocha é duro nas críticas. “O TRE tem suspendido toda e qualquer decisão dos juízes de primeiro grau e o TSE tem feito a mesma coisa com o TRE. Na prática, os recursos na Justiça Eleitoral estão tendo um efeito suspensivo que a lei não dá, a lei diz expressamente o contrário”, analisou.
Gilv@n Vi@n@

Datafolha mostra crescimento de Dilma na corrida presidencial

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado pela Folha de S.Paulo mostra um avanço da presidente Dilma Rousseff frente a seus adversários de oposição. Além dela, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também lidera todos os cenários em que aparece como candidato.
Segundo a pesquisa, Dilma pontua 47% contra 19% de Aécio Neves (PSDB) e 11% de Eduardo Campos (PSB). Em outubro, ela tinha 42% contra 21% e 15% de Aécio e Campos, respectivamente. O percentual de eleitores que vota em branco, nulo ou indeciso continua em 23% desde outubro.
Em outra simulação, a petista teria 41% contra 24% de Marina Silva (PSB) e 19% de José Serra (PSDB). Em outubro, os possíveis candidatos tinham, respectivamente, 37%, 28% e 20%.O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, aparece em um dos cenários. Ele tem 15% das intenções de voto, contra 44% de Dilma, 14% de Aécio e 9% de Campos.
Lula oscila entre de 52% a 56% nas intenções de voto em quatro cenários em que aparece – ou seja, venceria em primeiro turno em todos. Segundo o jornal, foram 4.557 pessoas entrevistadas em 194 municípios na quinta e na sexta-feira. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Gilv@n Vi@n@

28 novembro, 2013

Conferência Nacional de Cultura discute diretrizes para o país

Teve início ontem (27) em Brasília a 3ª Conferência Nacional de Cultura. O evento vai reunir 1.126 representantes de todos os estados e do Distrito Federal que irão discutir e votar uma lista de 64 diretrizes a serem seguidas pelos gestores culturais de todo o país. O tema central da conferência é Uma Política Nacional de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura. Até domingo (1º), a conferência reunirá cerca de 2 mil participantes.
Criado em 2012, o Sistema Nacional de Cultura (SNC) pretende fortalecer a gestão pública da cultura em modelo que dá autonomia, em regime de colaboração, à sociedade civil, União, aos municípios, estados e ao Distrito Federal. “Cada ente federativo desenvolve o seu plano de cultura. Dessa forma um município de 10 mil habitantes vai fazer seu plano de cultura e vai ter o seu fundinho de Cultura e vai ter um Conselho de Cultura com participantes da prefeitura e da sociedade civil, quando tiverem todos esses itens nos municípios e estados, nós vamos começar a transferir os recursos para as cidades e os estados”, detalhou a ministra da Cultura, Marta Suplicy, na abertura do evento.
GILV@N VI@N@

Dengue no RN reduz 32,83%, mas 5 cidades preocupam por alta de casos suspeitos

O Rio Grande do Norte registrou uma redução de pouco mais de 30% dos casos de dengue que foram registrados entre o início deste ano e 2012. Esse percentual significa menos 11.301 casos. Os dados foram divulgados hoje pela Secretaria de Estado da Saúde Pública e mostra que cinco cidades estão na contramão, com aumento nas notificações de casos suspeitos.
Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde (SASAP), o RN apresentou 23.123 casos notificados como suspeitos de dengue, entre o início deste ano até o último dia 09 de novembro, o que aponta uma queda de 32,83%, em comparação ao mesmo período de 2012, quando foram registradas 34.424 notificações da doença.
O levantamento é feito através do Programa Estadual de Controle da Dengue e refere-se à à Semana Epidemiológica nº 45. Nesse período, foram confirmados 8.713 casos de dengue no Rio Grande Norte, número que, no mesmo período do ano de 2012, correspondeu a 13.013, o que representa um decréscimo de 33,04%.
Do total de municípios do RN, 104 apresentam alta incidência da doença, 24 estão com média, 34 com baixa e 5 com incidência silenciosa. Os cinco municípios que apresentam as maiores notificações de casos suspeitos são: Natal (4.074), Parnamirim (2.017), Santa Cruz (1.567), Pau dos Ferros (1.314), e Caicó (1.314).
GILV@N VI@N@

Vergonha

Comandante do 6º BPM passa “vexame” ao ter que devolver viatura que o conduzia à Natal

O Major Walmary Costa passou por um constrangimento daqueles, quando viajava à Natal nesta quarta-feira (27), acompanhado de mais três de seus subordinados, para participar das homenagens por ocasião do aniversário da Polícia Militar. A primeira dor de cabeça foi para conseguir uma viatura que o levasse à Natal, já que a empresa que loca os veículos ao Governo do Estado tinha bloqueado a que serve para o comando do 6º BPM.
Costa precisou pedir emprestado uma viatura à PM de Jardim do Seridó. Só deu tempo chegar em Natal, e o veiculo também foi recolhido pela empresa, alegando falta de pagamento por parte do Governo do Estado. Major Costa e seus comandados tiveram que retornar à Caicó em um Gol providenciado as pressas em Natal.
GILV@N VI@N@

Governo do Estado paga salários de 97% do funcionalismo na próxima sexta-feira

A Secretaria de Planejamento do Governo do Estado comunica que os salários de 97% do funcionalismo serão pagos nesta sexta-feira, dia 29. Nesta data, receberão todos os funcionários da Saúde, Educação, Segurança, UERN, Detran e órgãos com receita própria, independente do valor do contra cheque, e todos os outros funcionários de outras secretarias que recebem até R$ 4.000,00 líquidos. Isso corresponde a 97% do total do funcionalismo estadual. Os 3% restantes receberão seus salários no dia 10 de dezembro (terça-feira).
Gilv@n Vi@n@

STJ libera pagamento milionário a 68 juízes federais

Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) garantiu a 68 juízes federais o recebimento, de uma só vez, de R$ 1,2 milhão a R$ 2 milhões, cada um, conforme dados do governo. O valor se refere ao pagamento de quintos aos magistrados que, antes de se tornarem juízes, ocuparam cargos públicos com função comissionada.
GILV@N VI@N@

Renato Fernandes acaba de entregar carta de exoneração da Secretaria de Turismo do RN

O ex-vereador de Mossoró, Renato Fernandes já não responde mais pela Secretaria de Turismo do Governo Rosalba. Renato, que era a única indicação do PR no atual governo deixou agora a pouco a Casa Civil, onde fez questão de entregar pessoalmente à governadora, sua carta de exoneração. Renato decidiu deixar a secretaria quando o PR anunciou oficialmente seu rompimento com o Governo.
11436
Gilv@n Vi@n@

Quem será o novo vice de Rosalba?

Já que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) vai investir no seu projeto de reeleição, começa a ser especulado quem poderá ser o novo vice da “Rosa”. Entre os aliados estão o PP do deputado federal Betinho Rosado, o PTB do secretário Aldair da Rocha, o PMN comandado pelo deputado-pastor Antônio Jácome, o PSDB do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho e o PRB do subsecretário de Pesca e Aquicultura, Abraão Lincoln.
Quem será o vice de Rosalba?
Vamos aguardar, a ” seca está braba”, mas muita água ainda passará por baixo desta ponte.
Gilv@n Vi@n@

Ídolo do Botafogo, Nilton Santos morre aos 88 anos no Rio de Janeiro

11437
Do Uol - Morreu ontem quarta-feira (27), aos 88 anos, Nilton Santos, ex-jogador e ídolo do Botafogo. Ele foi internado no último domingo por causa de uma insuficiência respiratória e cardíaca. Ele havia passado por uma melhora nos últimos dias, mas não resistiu às complicações na noite da última terça-feira e faleceu no início desta tarde. Ex-companheiros e personalidades do esporte lamentaram a perda. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) também emitiu nota de falecimento e decretou um minuto de silêncio nos próximos jogos.
Nilton Santos disputou 718 jogos pelo Alvinegro. Ele divide o posto de maior ídolo da agremiação com Mané Garrincha. O velório do ex-craque será realizado na sede de General Severiano, a partir das 20h. O time jogará de luto contra o Coritiba, domingo, às 17h (de Brasília), no Couto Pereira, pelo Campeonato Brasileiro. Já o enterro será no Cemitério São João Batista, em Botafogo, pela parte da tarde, embora o horário ainda não tenha sido definido.
O ídolo deixa a mulher Célia, que reside em Araruama, cidade localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, desde o fim de 2012, quando passou a ser cuidada pela irmã em razão de um tumor cerebral. O casal não tinha filhos. Nilton Santos apresentava dificuldades de locomoção por causa de problemas médicos e precisava do acompanhamento de enfermeiros. Nos últimos anos de vida, o ex-jogador pouco deixava a clínica de repouso, já que dependia do Botafogo para qualquer atividade diferente.
A bandeira na sede do clube está em meio mastro. Nilton Santos foi tratado com bastante atenção pela diretoria comandada pelo presidente Maurício Assumpção nos últimos anos. Dirigentes estavam constantemente em contato com o ídolo e bancavam a sua estadia em uma clínica de repouso, local no qual estava internado por conta do Mal de Alzheimer.
Gilv@n Vi@n@

Eliminação tricolor na Sul-Americana gera provocações de rivais. Confira

Bastou o árbitro apitar o fim de jogo entre Ponte Preta e São Paulo, na noite desta quarta-feira, em Mogim Mirim, para que provocações contra os tricolores começassem a pintar na internet. O empate em 1 a 1 no interior paulista eliminou o time do Morumbi e garantiu a Macaca na decisão da Copa Sul-Americana.
Os rivais não perderam tempo com a despedida do São Paulo no torneio e já começaram a provocar os são-paulinos. Confira!


Gilv@n Vi@n@

O PMDB teme Wilma de Faria

Apostem no que estou dizendo. A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) não vai compor na chapa majoritária do PMDB. Nem como candidata a governadora, já que a legenda exige um nome do próprio partido, e nem como senadora.
PMDB pode até caminhar para o suicídio para o governo do Estado nas eleições de2014, mas não indicará Wilma na cabeça da chapa, principalmente.
Já interlocutor do deputado federal e presidente da câmara Henrique Eduardo Alvesmetendo a boca no trombone na tentativa de minimizar o efeito Wilma.
Gilv@n Vi@n@

O protesto silencioso da Polícia Militar contra o Governo Rosalba Ciarlini

Diferentemente dos protestos com vaias, dezenas de policiais militares protestaram como o Governo Rosalba Ciarlini, só que de uma forma diferente, durante solenidade no Centro de Convenções de Natal nesta quarta-feira (27). Durante todo o seu discurso na solenidade de entrega de honrarias da PM, muitos dos policiais permaneceram de pé e duas mulheres exibiram uma faixa com os seguintes dizeres: “Senhora Governadora, Lei de Promoção de Praça Já! Essa medalha nós merecemos”. Rosalba viu a manifestação, mas não comentou o assunto.
11440

Gilv@n Vi@n@

Dilma sanciona lei que proíbe cobrança de material escolar

A presidente Dilma Rousseff sancionou projeto de lei que proíbe as escolas de exigirem dos alunos o fornecimento de material escolar de uso coletivo ou de cobrar pagamento adicional para cobrir os custos desse material. Segundo a Lei 12.886/2013, publicada no Diário oficial da União, os custos do material de uso coletivo deverão ser sempre considerados no cálculo do valor da anuidade ou da semestralidade.
A lei veta a exigência de itens como papel ofício em grandes quantidades, papel higiênico, álcool, flanela e outros produtos administrativos, de consumo, de limpeza e higiene pessoal. Estão incluídas nesta lista fita adesiva, cartolina, estêncil, grampeador e grampos, papel para impressora, talheres e copos descartáveis e esponja para louça, entre outros itens. Caso constem da lista ou do contrato firmado entre a escola e os pais, a cláusula do contrato que dispõe sobre o material será considerada nula. Escolas autuadas poderão pagar multas.
Gilv@n Vi@n@

Bancada federal define emendas para orçamento de 2014

11444
A bancada federal potiguar, coordenada pelo deputado João Maia, voltou a se reunir nesta quarta-feira (27) e definiu as emendas para o orçamento do próximo ano. A reunião aconteceu no início da tarde, na sala da Presidência da Câmara dos Deputados, com a presença dos seguintes parlamentares: Coordenador João Maia, senador Paulo Davim e os deputados Henrique Eduardo Alves, Fátima Bezerra, Sandra Rosado, Fábio Faria, Felipe Maia e Paulo Wagner. Como sempre, a bancada foi compreensiva com os pleitos das entidades e o consenso não demorou, pois denota que quando o assunto é o bem do Rio Grande do Norte a bancada no Congresso Nacional está mais do que unida. Das 15 emendas de apropriação, 11 foram apresentadas/sugeridas por cada parlamentar no valor de 40 milhões de reais, com a seguinte destinação:
Senador José Agripino: Fortalecimento de Infraestrutura Hídrica: Aquisição de Equipamentos.
Senador Paulo Davim: Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde no Município de Natal.
Senador Garibaldi Alves: Apoio a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano para a cidade de Natal
Deputado João Maia: implantação e readequação da Malha Rodoviária Federal no Rio Grande do Norte
Deputado Henrique Eduardo Alves: está definindo
Deputada Fátima Bezerra: Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica
Deputada Sandra Rosado: Reurbanização e Reestruturação do Campi de Mossoró.
Deputado Felipe Maia: Apoio à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano para a Cidade de Natal.
Deputado Betinho Rosado: Aquisição de Equipamentos de Saúde.
Deputado Paulo Wagner: Aquisição de Equipamentos (Caminhão Equipado com Compactador para Lixo).
Deputado Fábio Faria: Construção da Barragem Bujari.
As quatro restantes foram de consenso e foram contempladas:  Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, UFERSA, Governo do Estado ação na Segurança Pública, Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer. As três de remanejamento: FEMURN (DNIT), Construção do Trecho Rodoviário - Trecho BR 406 Macau, Afonso Bezerra, Pedro Avelino, Divisa RN/PB. IFRN e UFRN. Por fim, o deputado federal João Maia frisou: pelo Rio Grande do Norte fazemos qualquer coisa. O bem estar da população em primeiro lugar. Ao final da reunião, João Maia resumiu a importância da união de toda a bancada. “Pelo Rio Grande do Norte fazemos qualquer coisa. O bem estar da população em primeiro lugar”.
Gilv@n Vi@n@

Mortes por armas de fogo no Brasil superam índices de países em conflito

No Brasil, 38.892 pessoas, aproximadamente, morreram por armas de fogo em 2010. O índice supera taxas verificadas nos dois anos anteriores em países onde há conflitos separatistas, como Etiópia, Rússia e Chechênia, onde a média de mortes foi de 50 mil.
As informações foram destacadas pela coordenadora-geral de Prevenção da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Beatriz Cruz, que participa de audiência pública, na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, sobre a implementação do Plano Juventude Viva, de prevenção à violência contra a juventude negra.
Segundo Beatriz Cruz, a maior parte das mortes violentas atinge jovens negros no Brasil. O problema exige, de acordo com ela, respostas complexas e integradas entre os diferentes órgãos nas esferas federal e estaduais. Nessa linha, a técnica citou o Plano Juventude Viva como exemplo. “Precisamos superar o falso paradigma da repressão como único meio para prevenção da criminalidade”, afirmou.
Gilv@n Vi@n@

Procon/RN aguarda decisão do judiciário sobre uma Ação Civil Pública contra telefonias

11452
Ainda na audiência para discutir a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia celular na capital potiguar, o diretor do Procon/RN, Ney Lopes Júnior, disse que convocou as operadoras para que elas apresentem seus planos de execução com vistas a oferecer bons serviços em todo o Estado.
 “As empresas apontam as responsabilidades da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que, em contrapartida, também reclama das empresas”, disse. Ele informou que aguarda decisão do judiciário sobre uma Ação Civil Pública enviada pelo Procon que impedi as operadoras de vender novas linhas sem antes aperfeiçoar os serviços”, concluiu.
GILV@N VI@N@