ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

27 novembro, 2013

Programa de Qualidade de Vida e Seção de Assistência Médica realizam palestra pela prevenção do câncer

A Seção de Assistência Médica e Saúde Ocupacional (SAMS) do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, em parceria com a Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT), promovem hoje (27) evento para conscientizar os seus servidores quanto à prevenção do câncer bucal e de próstata, dentro do mês de alerta chamado pela classe médica de Novembro Azul. A data de 17 de novembro é considerada o dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
O evento começa às 16h, no Plenário da Sede do TRE, com palestra do odontólogo e servidor do tribunal Flávio Seabra, sobre prevenção do câncer bucal, e distribuição de kits odontológicos. Em seguida, a programação terá o depoimento do servidor Ricardo Morais sobre o câncer de próstata.
A SAMS conclama o público do TRE a participar do evento, pois é de extrema importância conscientizar para os exames preventivos; quanto mais cedo se recebe um diagnóstico, mais chances de cura o paciente tem. Dados do Instituto Nacional do Câncer mostram que 65% dos homens com tumores na próstata têm mais de 65 anos, mas a idade média do diagnóstico é 70 anos.
Como medidas preventivas, a SAMS indica dieta saudável, rica em frutas e verduras (carotenoides), grãos e cereais integrais, alimentos ricos em vitamina A, D, E e selênio, além de alimentos pobres em gorduras animais. Por outro lado, é importante ter hábitos de vida saudáveis: atividade física e diminuição do consumo de álcool e tabaco. Os exames para detecção precoce (dosagem do PSA e toque retal) também são essenciais.
GILV@N VI@N@

Nenhum comentário: