ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

28 março, 2015

A CRISE

passofundo
Gilv@n Vi@n@

Técnicos do Banco Central entram em greve na próxima segunda

banco-central-cespe-concurso-organizadoraOs técnicos do Banco Central entram em greve de 30 de março a 3 de abril, justamente na semana em que o BC completa 50 anos.
Segundo informações do sindicato da categoria (SinTBacen), o movimento tem apenas o objetivo de expor a insatisfação dos servidores e pressionar o governo a cumprir os acordos assinados (2005, 2008 e 2012), que garantiam a reestruturação da carreira, inclusive com a exigência de nível superior em concursos públicos.
Gilv@n Vi@n@

Prefeito de Mossoró analisa criação de coordenação de políticas para mulheres

16944084442_86e9ab0c53_z (1)
O prefeito Francisco José Júnior recebeu, na manhã desta sexta-feira, 27, a visita da secretária de Políticas Públicas para as Mulheres do RN, Teresa Freire, e a assessora do Núcleo de Enfrentamento à Violência Melayne Macedo. A conversa foi acompanhada pela secretária municipal de Cultura, Isolda Dantas.Durante o encontro, foi discutida a criação e implantação de um organismo de políticas públicas direcionado às mulheres em Mossoró. O prefeito mostrou-se bastante sensível à proposta.
“Esse órgão é de extrema importância não só para combater a questão da violência doméstica, mas para viabilizar igualdade de direitos no mercado de trabalho e em vários outros setores da sociedade”, falou o prefeito, destacando a presença marcante de mulheres na administração municipal. “Das 24 secretarias que temos, 14 são coordenadas por mulheres, elas já são maioria, o que mostra uma presença feminina muito forte na nossa administração”, ressaltou o prefeito Francisco José Júnior, comprometendo-se em analisar a viabilidade da proposta.
Gilv@n Vi@n@

Assembleia Cidadã orienta população sobre prevenção ao câncer de pele

alpele
Conscientizar a população e alertar sobre a prevenção ao câncer de pele. Estes são os principais objetivos da primeira edição da Assembleia Cidadã 2015, que aconteceu na manhã deste sábado (28), próximo à estátua de Iemanjá, na Praia do Meio. Foram distribuídos mais de 300 kits à população com orientações educativas no local. O evento aconteceu em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, Dia 8 de abril.
“A Assembleia Legislativa sai do prédio e vai de encontro às pessoas, mostrando a preocupação da Casa com a população. Vamos dar continuidade a ações como essa que trata de um assunto tão importante como a prevenção ao câncer”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PMDB).
A ação disponibilizou ainda uma tenda com um especialista em dermatologia. O médico João Gomes atendeu à população que apresentava algum sintoma de doenças de pele. “Foram detectadas pelo menos 90 lesões pré-cancerígenas e pelo menos um caso confirmado de câncer de pele. Nesse caso, as pessoas são orientadas a procurar um centro especializado em atendimento”, disse o dermatologista.
Natal é a cidade com maior incidência de radiação ultravioleta. Na América Latina, só perde para La Paz. “Diante deste cenário, nosso objetivo é levar às pessoas o maior número de informações possíveis para que elas se conscientizem sobre os riscos de se expor ao sol indevidamente”, disse Magaly Cristina, coordenadora do projeto Assembleia Cidadã.
Gilv@n Vi@n@

IBGE mostra que 7,4 mi de brasileiros estudam ou trabalham fora da cidade em que residem

8ed49587-8c82-4ad2-94f8-f180166e25c8Um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que em todo o Brasil, 7,4 milhões de pessoas se deslocam para cidades vizinhas de onde moram para trabalhar ou estudar. A pesquisa foi baseada no Censo de 2010, sobre concentrações urbanas e arranjos populacionais.
Segundo o IBGE, os arranjos populacionais se formam principalmente por motivos econômicos, já que, em geral, habitantes de cidades menores e mais pobres buscam alternativas de emprego e estudo em vizinhos. Há ainda situações em que a causa da formação do arranjo é política, no caso de cidades que são separadas, mas mantêm ligação histórica como se ainda fossem uma só.
Gilv@n Vi@n@

Número de filhos de beneficiários do Bolsa Família tem diminuído, diz pesquisa

bolsa-familiaEm dez anos, o número médio de filhos nas famílias mais pobres do País caiu mais do que a média brasileira, o que prova que as mães do programa Bolsa Família não têm mais filhos para ganhar um benefício maior.
Entre 2003 e 2013, enquanto o número de filhos até 14 anos caía 10,7% no Brasil, as famílias 20% mais pobres do País – faixa da população que coincide com o público beneficiário do programa de complementação de renda – registravam uma queda mais intensa: 15,7%. Para as mães das famílias 20% mais pobres do Nordeste, a queda foi ainda maior, alcançando 26,4% no período analisado.
Gilv@n Vi@n@

Jovem teria usado Facebook para ameaçar explodir escola e matar 17 crianças na PB

facebook loginUm jovem foi denunciado na polícia suspeito de postar mensagens no Facebook com ameaças de que iria explodir uma bomba para matar 17 alunos de uma escola de São Francisco, no Sertão, a 429 quilômetros de João Pessoa. A postagem foi removida do perfil do rapaz, mas as aulas dessa sexta-feira (27) foram suspensas na instituição. Até o começo da tarde deste sábado (28), ele era procurado.
Após as postagens, a polícia local disse que recebeu denúncias de várias pessoas que ficaram assustadas com a possibilidade de uma tragédia. Os pais dos alunos foram a escola buscar os filhos e retirá-los da instituição com medo.
A Companhia de Polícia Militar em São Francisco atendeu ao chamado das pessoas e localizou a casa do suspeito. O rapaz mora na cidade e, segundo os pais dele, teria problema psiquiátrico e sofreria de esquizofrenia. Os pais teriam informado aos policiais que ele teria se recusado a tomar o medicamento de uso contínuo; apesar disso, o jovem não foi encontrado em casa.
Gilv@n Vi@n@

PRÓXIMA ATRAÇÃO: O RECEITÃO

Receitao
Gilv@n Vi@n@

Neste domingo (29), Nordeste tem pancadas de chuva e trovoadas

chuvaiconeNeste domingo, a região Nordeste tem tempo nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas no Maranhão, Piauí, Ceará, no Rio Grande do Norte, na Paraíba, em Pernambuco, Alagoas, Sergipe, no oeste e no Recôncavo baiano, na Bahia.
A temperatura mínima na região vai ser de 17 graus e a máxima de 37. Em Salvador, a temperatura mínima vai ser de 20 e a máxima de 31 graus. Em Recife, os termômetros vão variar entre 22 e 31 graus. Em Fortaleza, a temperatura mínima vai ser de 24 e a máxima de 31 graus. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
Gilv@n Vi@n@

STF reconhece a unificação dos fundos da previdência

MED_12.09.10-22.16.34-teori-albinoO Rio Grande do Norte teve concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, nesta sexta-feira (27), a liminar que reconhece a constitucionalidade da lei que unificou os Fundos Financeiro e Previdenciário de regime próprio da Previdência Social do Estado. A liminar esclarece que a unificação dos fundos não é motivo para que o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) seja negada. O mérito ainda será julgado pelo STF.
A negação da CRP significa a impossibilidade do estado de receber transferências voluntárias, celebrar acordos, convênios, solicitar financiamentos, aval, operações de créditos interna a externa. As pendências administrativas remanescentes serão resolvidas no âmbito do Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern), uma vez que as questões jurídico-legais foram solucionadas.
Gilv@n Vi@n@

Inter TV Costa Branca entru no ar ontem (26)

tvcostabrancaEntrou no Ar ontem (27), às 19h15, a mais nova afiliada Globo do Brasil: a Inter TV Costa Branca, os moradores de 123 cidades do interior do Rio Grande do Norte serão beneficiados com este grande empreendimento.
A nova emissora contará com programação e jornalismo locais, promoção e cobertura de eventos, espaço comercial em total sintonia com os anunciantes da região e de grandes marcas nacionais atentas ao potencial econômico da área de cobertura.
Gilv@n Vi@n@

Câmara deve discutir reforma política em maio

cunhaelO presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse quinta-feira (26), em São Paulo, que o debate sobre a reforma política deve ser feito, pela Casa, no mês de maio. “Vamos fazer uma semana, que será em maio, para votarmos única e exclusivamente tudo o que tivermos que votar em matéria de reforma política”, disse ele.
Segundo ele, na semana agendada, serão votadas questões envolvendo a legislação eleitoral, por exemplo. “De lá sairão algumas alterações, certamente, na legislação eleitoral e na Constituição Federal, que tratam sobre o tema reforma política”, disse ele, ressaltando que as alterações já deverão valer para as próximas eleições, em 2016.
Gilv@n Vi@n@

MPF denuncia prefeito de Rafael Godeiro por fraude em licitação

abel belarminoO Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia contra Abel Belarmino de Amorim Filho, prefeito de Rafael Godeiro, no Rio Grande do Norte, por irregularidades na aplicação de verbas federais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos anos de 2003 e 2004 (quando exercia o segundo de seus quatro mandatos à frente da Prefeitura daquele município). Também foram denunciados Olga Evarista Jales Belarmino, esposa do prefeito; Francisca Gomes Rocha, ex-membro da Comissão Permanente de Controle Interno (CPCI); Maria Jeane de Paiva Nunes, ex-secretária de Administração; Aluizio Fernandes da Silva, ex-secretário de Finanças, e sua esposa, Maria Joseni Gomes de Araújo Fernandes, ex-tesoureira do município.
Dentre as acusações mais graves, destaca-se a aquisição de produtos alimentícios sem o devido procedimento de licitação, por meio de contratação de empresas de forma dirigida, com pendência junto aos fiscos estadual e federal. De acordo com o MPF, os denunciados, de comum acordo, utilizaram-se dos cargos que ocupavam para desviar e se apropriar de recursos federais oriundos do PNAE e do EJA. As acusações baseiam-se em declarações de testemunhas, além de provas documentais – cheques, empenhos e fitas de auditorias.
Gilv@n Vi@n@

Presidente da Câmara defende redução do número de ministérios

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, afirmou ontem (27), em entrevista coletiva, que a proposta de emenda à Constituição que estabelece o número máximo de 20 ministérios é um simbolismo para mostrar que o governo deve fazer a sua parte no ajuste fiscal.
Questionado se seria atualmente o equivalente a um Primeiro-Ministro, ele negou. “Não tenho atribuição executiva. O poder Legislativo tem cumprir o seu papel, estamos exercendo a sua função constitucional. Não queremos substituir a função do Executivo”, disse.
Gilv@n Vi@n@

Deputados estaduais apresentam mais de 500 atos nos primeiros meses de 2015

materiasal
Depois de pouco mais de um mês do início da primeira sessão, a 61ª legislatura da Assembleia já deixou evidenciada que está atenta aos anseios da sociedade do Rio Grande do Norte.  Do dia 15 de fevereiro, quando iniciaram os trabalhos até agora, os parlamentares já registraram 514 atos legislativos.
“O balanço que fazemos deste início de legislatura é o melhor possível. A nossa missão é, acima de tudo, defender os interesses do Rio Grande do Norte. Por isso, a Casa tem se mostrado atuante e célere para atender às demandas”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB).
Segundo o balanço da Secretaria Legislativa, 433 requerimentos com solicitações de benefícios para a população foram registrados. Os parlamentarem apresentaram ainda 42 Projetos de Leis Ordinárias, onze Projetos de Leis Complementares, oito Projetos de Resolução e dois Projetos de Emenda à Constituição (PEC). Em 2015, foram realizadas quatro audiências Públicas de grande interesse para a sociedade.
Gilv@n Vi@n@

Beto Rosado defende consolidação de um polo pesqueiro no RN

betopesca
O deputado federal Beto Rosado foi ao ministro da Pesca, Helder Barbalho, pedir o apoio do ministério para a consolidação de um polo pesqueiro de atum na região da Costa Branca do estado. De acordo com levantamento realizado junto aos produtores, somente o município de Areia Branca produz anualmente 10 mil toneladas de Atum e essa produção poderia ser alavancada com mais investimentos do governo.
Beto Rosado saiu satisfeito da audiência porque recebeu do ministro a informação de que o governo federal quer ampliar a produção do atum em regiões como o litoral potiguar. “Haja visto que o Brasil ainda não atingiu a sua cota de exploração de 15% da pesca do atum. Estamos com apenas 8%. Então, dentro de uma perspectiva de investimento, de incentivo à pesca, o Polo Costa Branca está inserido nesse projeto do ministério”.
Gilv@n Vi@n@

Procurador-geral aciona TCU para impedir que RN perca recursos de sistema penitenciário

lucianoramos
O procurador-geral do Ministério Público de Contas, Luciano Ramos, entrou com representação junto ao Tribunal de Contas da União para impedir a devolução de recursos para segurança pública e sistema penitenciário dentro do Programa Brasil Mais Seguro.
A representação, endereçada ao procurador-geral do Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas da União, Paulo Soares Bugarin, foi impetrada na última quinta-feira (26) em conjunto com a Procuradoria Geral do Estado e a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Norte. Segundo o MPC, há pelo menos R$ 42 milhões disponíveis para o RN no Programa Brasil Mais Seguro. Por ser dinheiro federal, a competência para dar andamento ao assunto é do TCU.
O objetivo é conseguir por parte do TCU que se determine “as medidas imprescindíveis para não permitir que o descumprimento dos prazos pactuados pelos Governos Federal e Estadual implique na devolução, pelo Estado do RN, dos recursos públicos federais disponibilizados através do Programa Brasil Mais Seguro”. Além disso, “determinar as medidas cabíveis à necessária repactuação dos recursos federais já devolvidos”.
Gilv@n Vi@n@

Estado Islâmico aplicaria 80 chibatadas em quem assistisse Barça x Real

barça
O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) teria imposto uma pena de 80 chibatadas a militantes que fossem flagrados acompanhando a partida entre Barcelona e Real Madrid , no último domingo, pelo Campeonato Espanhol . Segundo o jornal inglês The Sun, a punição seria aplicada porque o movimento considera o futebol “um produto da decadência do ocidente”.
O diário publica uma declaração de uma fonte do Partido Democrático do Curdistão explicando o motivo e dizendo que o Estado Islâmico proíbe a prática ou acompanhamento de qualquer esporte, especialmente o futebol. Segundo ele, o aviso dado era que, “se alguém fosse pego assistindo a partida em um bar ou até mesmo pela internet, seriam aplicadas 80 chibatadas”.
A restrição teria valido para uma área na Síria e no Norte do Iraque, ambos territórios sob influência do grupo. O jornal The Sun não diz se alguém tentou burlar a recomendação e sofreu a punição.
A mesma reportagem cita acusações de ativistas contrários ao Estado Islâmico de que o grupo teria executado 13 adolescentes em janeiro por assistirem à partida Iraque x Jordânia pela Copa da Ásia.
Terra
Gilv@n Vi@n@

“Pai de santo” visita Dilma no Planalto

dilmamagra
Um pai de santo identificado com Pai Uzêda conseguiu entrar no Palácio do Planalto quinta-feira (26) para tentar entregar uma carta para a presidente Dilma Rousseff, na qual existe uma orientação para que ela se defenda de alguns políticos, principalmente o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Gilv@n Vi@n@

Governos Estadual e Federal apresentam metas para o Sistema Prisional

robinson segurança
O governador do estado, Robinson Faria, juntamente com o ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SNSP) e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), anunciou metas e medidas para o sistema prisional do Estado, um dos maiores problemas enfrentados pela sociedade não só em nível local, como nacional.  Dentre as medidas anunciadas, destacam-se: permanência da Força Nacional durante 60 dias nos presídios que estão sendo recuperados, para dar um reforço ao policiamento durante as obras; doação pelo Depen de equipamentos tecnológicos de inspeção como detectores de metais sendo, 18 do tipo pórtico; 83 do tipo manual, 36 detectores do tipo banqueta e dois aparelhos de Raio-X, o que vai melhorar substancialmente as revistas dos visitantes aos presos, uma das reivindicações dos amotinados.
Como o déficit de vagas nas penitenciárias é de 4 mil presos há pelo menos 10 anos no Estado, os esforços conjuntos do Governo estadual e do Ministério da Justiça também vão possibilitar a aceleração da obra de construção da Cadeia Pública Masculina que será localizada a cerca de 10 quilômetros do perímetro urbano de Ceará-Mirim, com 603 vagas, num aporte de recursos federais na ordem de R$ 14,7 milhões.  “Estamos vivendo um momento histórico no que diz respeito à união de esforços entre Governo Estadual, Federal e sociedade civil”, disse Robinson Faria, referindo-se ao trabalho conjunto que vem se configurando desde o início de sua gestão com os diversos agentes institucionais.
Gilv@n Vi@n@

Dilma sanciona Lei proposta por Fábio Faria que beneficia consumidor

fabio carros
A presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou a Lei 13111/2015, proposta pelo deputado federal Fábio Faria (PSD/RN) e aprovada no Congresso Nacional. A nova lei obriga vendedores de carros novos ou usados a discriminarem o valor dos impostos incidentes sobre a comercialização do veículo. Segundo o texto publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 26 de março de 2015, a informação deverá constar no contrato de compra do veículo. A lei entrará em vigor após 60 dias da publicação.
“Essa é uma lei que defende o consumidor e ajuda-o a decidir melhor sobre a compra, avaliando sua capacidade financeira com os valores a serem reembolsados. O custo do automóvel não se resume ao seu preço de venda, mas deve considerar os impostos, taxas de registro e transferência, por exemplo, que o comprador tem o direito de conhecer. Esse é mais um instrumento que prevê a transparência nas relações de consumo”, afirma Fábio Faria.
A Lei 13111/2015 também obriga o vendedor a esclarecer sobre a situação de regularidade do veículo com as autoridades policiais e de trânsito em relação a “furto, multas, alienação fiduciária ou quaisquer outros registros que limitem ou impeçam a circulação do veículo”.
Gilv@n Vi@n@

MP abre nova investigação para apurar gastos com festa em Macau

dinheiro (1)As investigações da Operação Máscara Negra ainda não acabaram. E a informação, que já havia sido noticiada pelo procurador-geral de Justiça adjunto, Jovino Pereira, foi confirmada na edição de hoje do Diário Oficial do Estado (DOE). A promotora de Macau, Isabel Menezes, instaurou mais um inquérito civil público para apurar os gastos com festas da cidade. Desta vez, a investigação será sobre as despesas públicas com Festa de São Pedro, realizada em 2013, primeiro ano da administração do atual prefeito, Kerginaldo Pinto, do PMDB.
“O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, por sua Promotora de Justiça titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Macau, resolve instaurar inquérito civil público, com objetivo: investigar a contratação de bandas para os festejos de São Pedro, no ano de 2013, pelo Município de Macau”, explicou a promotora Isabel Menezes, na portaria número 019/2015.
É importante ressaltar que as investigações da Máscara Negra, que apuram as milionárias despesas da Prefeitura de Macau com festas públicas, levaram o ex-prefeito da cidade, Flávio Veras, também do PMDB, à prisão no início da semana. Ele é acusado de comandar o esquema de desvio de recursos públicos por meio do superfaturamento na contratação de bandas.
Jornal de Hoje
Gilv@n Vi@n@

Rafael Motta ressalta meritocracia do concurso Eu na Câmara dos Deputados

rafaelconcurso
Deputado federal e vice-líder do PROS na Câmara dos Deputados, Rafael Motta ressaltou a importância da meritocracia que norteia o concurso “Eu na Câmara dos Deputados”, lançado por ele, com o objetivo de levar dois estudantes universitários para passar uma semana em Brasília, com hospedagem e passagens garantidas. Segundo Rafael Motta, dessa forma, é possível dar igualdade de condições a todos aqueles que tenham o sonho de conhecer a Capital do Brasil e, também, saber mais sobre o dia a dia do Legislativo Federal.
“Já existe hoje na Câmara dos Deputados um programa que viabiliza a hospedagem de estudantes que querem conhecer o trabalho legislativo mas, para isso, eles precisam ser indicados por um deputado federal e isso acaba criando uma barreira para muitos e os privando de uma experiência enriquecedora, que é conhecer Brasília. O que estamos fazendo com o concurso é tirando essa barreira e definindo a nossa indicação por meio meritocracia, dando condições para todos os estudantes participarem”, explicou Rafael Motta.
Gilv@n Vi@n@

Henrique Alves é o novo ministro do Turismo

henriqueimpositivo
O UOL destaca que a presidente Dilma Rousseff vai anunciar o ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB) como novo ministro do Turismo. A presidência anunciou nesta sexta que o filósofo Renato Janine Ribeiro, professor de Ética e Filosofia Política da USP, será titular do Ministério da Educação. Ribeiro entra no no lugar de Cid Gomes (Pros-CE), que pediu demissão na semana passada. Ele acertou sua ida para o ministério com a presidente Dilma em reunião nesta sexta e sua posse será no dia 6 de abril.
O comando da Educação estava interinamente nas mãos de Luiz Cláudio Costa, secretário-executivo da pasta, desde quarta-feira (18), depois da conturbada saída de Cid, que se desentendeu com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. Cid havia sido convocado a se explicar na Câmara sobre uma declaração na qual disse que a Casa tem “uns 400 deputados, 300 deputados” achacadores.
Gilv@n Vi@n@

Loterias arrecadam R$ 13,5 bilhões em 2014

loteriasEm 2014, as Loterias da Caixa Econômica Federal (CEF) arrecadaram uma R$ 13,5 bilhões. O valor é 18,5% superior ao registrado em 2013. Segundo a CEF, o resultado foi alavancado pelo crescimento de 31,64% da Mega-Sena e de 68,7% da Timemania.
Com um prêmio de R$ 263 milhões, sorteado no último dia do ano passado, a sexta edição da Mega da Virada também entrou para a história com o maior prêmio já pago pelas loterias. No período, os dez produtos das Loterias da CEF repassaram R$ 6,38 bilhões para o financiamento de ações sociais, já incluído R$ 1,1 bilhão a título de imposto de renda sobre os prêmios.
Gilv@n Vi@n@

Vereadora propõe criação da Patrulha Maria da Penha

foto ilustrativa
foto ilustrativa
A vereadora Júlia Arruda apresentou aos representantes da rede proteção à mulher o Projeto de Lei de sua autoria que cria a Patrulha Maria da Penha (PMP) em Natal.
A iniciativa, que já é realidade em outros municípios brasileiros, tem o objetivo de qualificar os serviços de atendimento, apoio e orientação policial no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
“Nossa ideia é que a Patrulha passe a fazer parte da rede municipal de atendimento e apoio à mulher em situação de violência, atuando na garantia de medidas protetivas”, destacou Júlia Arruda.
Gilv@n Vi@n@

Corpo de homem sugado por tubulação é encontrado em Natal

Homens da Defesa Civil e bombeiros encontraram o corpo de Klebson dos Santos, que havia sido sugado por uma tubulação no bairro de Mãe Luiza, em Natal. Ele havia desaparecido no último sábado (21). A próxima etapa será a remoção através de um equipamento da CAERN. O Itep já está no local. Confira no vídeo o início da operação para retirada do corpo:
Gilv@n Vi@n@

Turismo confirma voo semanal de Campinas (SP) para Natal

campinas
Após a conquista de voo internacional vindo de Buenos Aires pela Gol Linhas Aéreas e da possibilidade de mais dois voos de Estocolmo (Suécia) e Milão (Itália), com operação prevista para até o fim deste ano, o Turismo do Rio Grande do Norte recebeu nesta sexta-feira outra ótima notícia: a companhia Gol confirmou um voo Campinas-Natal-Campinas agendado já para o próximo 04 de julho em parceria com a operadora CVC. O voo será todos os sábados.
Para o titular da pasta estadual de Turismo, Ruy Gaspar, isto é mais um reflexo da medida tomada pelo governador Robinson Faria em desonerar o ICMS no querosene de aviação (QAV). “Tínhamos certeza do ganho inestimável ao nosso estado com essa iniciativa. Apenas este voo representará R$ 16 milhões que entrará na economia do nosso RN, irrigando todas as 52 atividades que orbitam em torno do turismo”, ressaltou o secretário.
Gilv@n Vi@n@

Banco Central lança moeda comemorativa do aniversário de 50 anos

moeda50anosbc_0O Banco Central lançará, na segunda-feira (30), moeda comemorativa do aniversário de 50 anos da instituição. A moeda, cujo valor de face é R$ 1, traz a fachada do edifício-sede do BC no verso. O BC foi criado por uma lei de 1964 e iniciou suas atividades em 31 março de 1965.
As moedas são bimetálicas, com o centro prateado circundado por um anel dourado. O núcleo é de aço inoxidável e o anel, de aço carbono revestido de bronze. De acordo com o BC, a tiragem inicial será 50 milhões de unidades. As moedas entrarão em circulação por meio da rede bancária.
Gilv@n Vi@n@

Professores da Paraíba tendem a decretar greve na próxima quarta

O vice-presidente da APLP, professor Odenilson Medeiros, alegou que na Paraíba os professores do Estado vão estar reunidos em assembleias nos próximos dias 30 e 31 de março.
Ele explicou que no dia 31 vai acontecer a assembleia geral, quando a greve pode vir a ser anunciada, caso o Estado não cumpra o reajuste de 20% prometido para o magistério.
– O magistério está revoltado e não aceita que o Governo do Estado venha anunciar 20% e pague apenas 4,5%. Dia 31 teremos a assembleia geral para decidir e vamos decretar greve no dia 1º de abril, que é a tendência. O Estado que quer isso e não atende a categoria – pontuou.
Gilv@n Vi@n@

Na Paraíba, nível do açude Coremas começa a subir

201503271005140000004484Uma chuva de 103,1 milímetros (mm) foi registrada  no município de Coremas, fazendo com que o volume do açude local aumentasse cerca de 8,5% apenas nas últimas horas.
Conforme dados obtidos, ‘Coremas’ está, nesta sexta-feira (27), com 114 milhões e 253 mil metros cúbicos de água, o que representa 19,3% de sua capacidade total, que é de 591.646.222 m3.
Gilv@n Vi@n@

Empreiteiras da Lava Jato descumprem próprios códigos de ética

20140729042758_cv_CORRUPUrodoanel_trecho_norte_gdeOs possíveis acordos de leniência firmados entre as empresas da Lava Jato e a Controladoria-Geral da União (CGU) preveem a adoção de práticas anticorrupção (compliance) a serem aplicadas nas empresas. No entanto, muitas das empreiteiras já possuem esse tipo de conduta firmada no papel. O problema está na prática.
De acordo com o superintendente-geral da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Jairo Martins, é preciso harmonizar os códigos e a cultura da ética, o que não acontece do dia para a noite. “Ter os códigos de conduta são partes importantes no processo de compliance. Porém, o lado mais subjetivo, por exemplo, da própria integridade, é essencial”, aponta.
A dificuldade da passagem do papel para a aplicação efetiva ficou clara com as empresas investigadas pela operação Lava Jato. Pelo menos 12, das 23 empreiteiras investigadas pela operação possuem códigos de ética expostos em seus sites. É o caso, por exemplo, da Odebrecht, Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, OAS e Queiroz Galvão.
Gilv@n Vi@n@