ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

30 junho, 2012

Charge: Brasil, Copa do mundo 2014!

Gilv@n Vi@n@

Deputado sugere criação de programa de atendimento a dependentes químicos


O deputado Gustavo Carvalho-PSB disse na última quinta-feira (28), que o Médio e o Alto Oeste do Estado não contam com uma casa especial para o tratamento de mulheres e adolescentes que têm algum tipo de dependência química. A falta de um espaço adequado para a internação de usuários de álcool e droga faz com que a maioria desses doentes fique sem atendimento e continue entregue ao vício.
Com base nessa constatação ele encaminhou, por meio da Assembleia Legislativa expediente ao secretário estadual de Saúde Pública Isaú Gerino Vilela, ao secretário de Segurança Pública e da Defesa Social Aldair e ao secretário do Trabalho e Ação Social Luiz Eduardo Carneiro pedindo a criação de um programa de atendimento aos dependentes químicos daquela região, com sede em Pau dos Ferros.
“A região conta com cerca de 50 municípios de pequeno e médio porte, mas nem um município ainda implantou algum projeto que trate, especificamente, desse grave problema que vem atingindo milhares de famílias. O tratamento disponível para mulheres e adolescentes funciona apenas no sistema aberto para acompanhamento familiar e do paciente, mas sem a possibilidade de internação para desintoxicação dos viciados”, afirmou.
Gustavo Carvalho disse ainda que municípios considerados pólos como Apodi, Alexandria, Caraúbas, Umarizal, Patu, Pau dos Ferros, Luís Gomes e São Miguel não dispõem de um serviço de atendimento especial a pessoas que sejam viciadas às chamadas drogas pesadas como crack, maconha, cocaína e quem se vicia tende a ficar cada vez mais envolvido no mundo das drogas.

Fonte:  DIARIODENATAL.COM.BR
Gilv@n Vi@n@

Completa hoje 10 anos de falecimento do Médium brasileiro Chico Xavier

Chico Xavier já foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz? 
Frâncisco Cândido Xavier - O MÉDIUM
O médium brasileiro Chico Xavier, morto há exatos 10 anos neste 30 de junho de 2012, é mundialmente conhecido por sua obra literária psicografada e pelo auxílio espiritual prestado às pessoas que o procuravam. Mas você sabia que ele também foi indicado ao Nobel da Paz?
Em 1980, por iniciativa de Augusto Cesar Vanucci, então diretor da TV Globo, começou um movimento para propor a candidatura de Chico para a premiação do ano seguinte. Listas percorreram o País e receberam cerca de dois milhões de assinaturas pedindo a candidatura do médium, que foi aceita. Ele não ganhou o prêmio, concedido em 1981 ao Alto Comissariado da ONU para Refugiados.
Nascido em 2 de abril de 1910 em Pedro Leopoldo, Minas Gerais, e radicado em Uberaba desde 1959, o médium faleceu em 30 de junho de 2002. Chico começou a psicografar seu primeiro livro em 1931, Parnaso de Além-Túmulo, publicado no ano seguinte pela Federação Espírita Brasileira. O mineiro possui mais de 400 livros psicografados e editados. Segundo informações da prefeitura de Minas, em 2000, o médium foi escolhido "O Mineiro do Século", e o Governo do Estado de Minas Gerais instituiu a "Comenda da Paz Chico Xavier", outorgada anualmente a pessoas ou entidades que trabalham pela paz.
Fonte: terra.com.br
Gilv@n Vi@n@

ELEIÇÕES MUNICIPAIS - PERÍODO PROPÍCIO PARA SITUAÇÕES COMO ESTAS

Gilv@n Vi@n@

Prefeita elogia o Mossoró Cidade Junina


Fafá Rosado no Corredor Junino, quinta - feira (28)

A prefeita Fafá Rosado, que visitou na noite de quinta-feira o Corredor Junino, elogiou o São João da cidade, que de acordo com ela, cresce a cada ano. Para a prefeita, a consolidação do  Mossoró Cidade Junina se deve ao fato de, a cada ano, novos projetos serem agregados à programação. Ela exemplificou o “Tapera Cor” ao dizer que se refere à casa do sertanejo.
Fafá enfatizou que o Mossoró Cidade Junina, que ao longo dos anos tem incorporado novas ideias e se constitui em fonte de geração de emprego e renda, bem como para atrair turistas de várias cidades nordestinas.
“Temos músicas e a valorização da cultura nordestina. O forte do Mossoró Cidade Junina, e o que o diferencia dos demais São João do Nordeste, é a valorização cultural. Temos o Chuva de Bala, que retrata fato ocorrido em Mossoró no ano de 1927 e que é apresentado por artistas da terra”, comentou a prefeita.
Fafá Rosado acrescentou que projetos foram ampliados, como o Cidadela. “Temos mais espaços e para atender a todos os gostos musicais”, disse.
Na visita que fez ao Corredor Junino, a prefeita esteve na Arena Deodete Dias para acompanhar apresentação da quadrilha junina de cadeirantes. “Foi a coisa mais linda do mundo. Uma quadrilha junina formada por mulheres e que deram um verdadeiro show”, afirmou.
Fonte: de fato.com
Gilv@n Vi@n@

Mossoró: Coligações que apóiam Larissa e Josivan lançam mais de cem candidatos à Câmara Municipal

Convenção de Larissa adiada para começar às 20h
A sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) no Alto de São Manoel está repleta de militantes em apoio a candidatura de Larissa Rosado e Josivan Barbosa à chapa majoritária para a Prefeitura de Mossoró no pleito deste ano. Aguardam, neste momento, além da chegada dos candidatos, as autoridades confirmadas entre elas, a Deputada Fátima Bezerra presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Estado.
A convenção é composta por três coligações e estas homologam nesta noite as candidaturas para disputa à Prefeitura de Mossoró oficializando a chapa composta por Larissa e Josivan, candidatos à proporcional, relativa à Câmara. 
Na disputa pelas vagas à Câmara Municipal estão cento e vinte e três candidatos,número significativo tendo em vista que a composição política que apóia a candidata Larissa é formada por quatorze partidos: PT, PDT, PT do B, PPS, PTC, PHS, PP, PRB, PTB, PSD, PC do B, PRP, PPL e PSB.
Coligação dos partidos que apoiam Claudia Regina lançaram 112 candidatos a vereador
Os partidos que apoiam a candidatura da vereadora Cláudia Regina (DEM) e Wellington Filho (PMDB) sairão na disputa eleitoral com 112 candidatos a vereadores entre os nove partidos.

Entre as proporcionais fechadas a aliança entre o PV e o PSL terá o maior número de candidatos com 27 nomes. Em seguida Já estão vem o PTN com 26 nomes; o PMDB e PSC com 25 postulantes; 17 do DEM, 11 do PMN; 7 do PMN e apenas um do PR.
Fonte:defato.com
 Gilv@n Vi@n@

Procuradoria Eleitoral promete ser implacável com os ‘fichas sujas’

O primeiro passo
é entender a seriedade das eleições municipais

O procurador Regional Eleitoral Paulo Sérgio Rocha vai reunir todos os promotores eleitorais do Rio Grande do Norte na próxima segunda-feira, na sede do Ministério Público Estadual, no bairro de Candelária, em Natal, para estudar as estratégias e formas de atuação que serão utilizadas nas eleições de 2012 em todas as comarcas do Estado.
O procurador avisa que a representação do Ministério Público Eleitoral será implacável com os candidatos que tiveram contas desaprovadas por colegiados: tribunais de Contas, de Justiça e Câmara Municipais, como foi o exemplo da prefeita Gorete Pinto (PMDB), de Apodi, Carlos Eduardo (PDT), em Natal, e Dariu Vieira (PSD), de São Miguel.
Conforme o Calendário Eleitoral, na próxima quinta-feira (5) o prazo para que os partidos políticos e coligações apresentem, nos cartórios eleitorais, o requerimento de registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Para todos os cargos, deverão ser obedecidos os critérios estabelecidos pela chamada Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010), que prevê os casos em que os candidatos ficam submetidos a inelegibilidade.
Veja o Calendário Eleitoral 2012 AQUI.
Contas de campanha eleitoral x contas de gestor público
A decisão tomada pelo TSE que permite, nas Eleições 2012, a participação de candidatos que tiveram contas de campanhas eleitorais anteriores reprovadas não impede a aplicação da Lei da Ficha Limpa. As contas de campanha são diferentes das contas relativas ao exercício de funções públicas, ou seja, as contas dos gestores públicos (prefeitos, governadores, secretários estaduais ou municipais etc).
As contas de campanha são regidas pela Lei das Eleições (Lei 9.504/97), que, em seu texto, condiciona a obtenção do registro de candidatura à mera apresentação da prestação de contas dos recursos arrecadados por meio de doações e utilizados na eleição. Essas contas são analisadas e julgadas pela Justiça Eleitoral e a decisão do TSE apenas manteve a aplicação literal da norma elaborada pelo Congresso Nacional.
Já as contas dos secretários estaduais e municipais, prefeitos e governadores, por exemplo, que movimentam os recursos públicos, são analisadas pelos tribunais de contas e pelo Poder Legislativo. Nesses casos, a reprovação das contas acarreta a aplicação da Lei da Ficha Limpa e torna o gestor público inelegível, impedindo que seja candidato na eleição.
Ficha Limpa
A Lei da Ficha Limpa, fruto da iniciativa do povo brasileiro, determina a inelegibilidade, por oito anos, de políticos condenados em processo criminais em segunda instância, cassados ou que tenham renunciado para evitar a cassação, entre outros critérios. 
São considerados inelegíveis o governador e o prefeito que perderam os cargos eletivos por violação à Constituição Estadual e à Lei Orgânica do Município. Também não podem se candidatar quem tenha sido condenado pela Justiça Eleitoral em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político.
A inelegibilidade alcança, ainda, os que forem condenados pelos crimes contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público; contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falência; contra o meio ambiente e a saúde pública; eleitorais, para os quais a lei determine a pena de prisão; de abuso de autoridade, nos casos em que houver condenação à perda do cargo ou à inabilitação para o exercício de função pública; de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores; de tráfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e hediondos; de redução à condição análoga à de escravo; contra a vida e a dignidade sexual; e delitos praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando.
A Lei da Ficha Limpa ainda torna inelegíveis os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure improbidade administrativa, como foi o caso de Carlos Eduardo Alves, em Natal, Goreti Pinto, em Apodi, e Dariu Vieira, em São Miguel. Nestes casos, assim como muitos outros, o Ministério Público Eleitoral se mostra favorável ao impedimento.
Estão na mesma condição aqueles detentores de cargos públicos que beneficiarem a si ou a terceiros, pelo abuso do poder econômico ou político.
Estão incluídos na condição de inelegíveis os que forem condenados por corrupção eleitoral, compra de votos, doação, captação ou gastos ilícitos de recursos de campanha ou por conduta vedada aos agentes públicos em campanhas eleitorais que impliquem cassação do registro ou do diploma.
Os políticos que renunciarem a seus mandatos desde o oferecimento de representação ou a abertura de processo por infringência a dispositivo da Constituição Federal, da Constituição Estadual, da Lei Orgânica do Distrito Federal ou da Lei Orgânica do Município também são inelegíveis. Estão na mesma condição os que forem condenados à suspensão dos direitos políticos, por ato intencional de improbidade administrativa que cause lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito.
Da mesma forma são inelegíveis os que forem excluídos do exercício da profissão, em decorrência de infração ético-profissional, e os que forem condenados em razão de terem desfeito ou simulado desfazer vínculo conjugal ou de união estável para evitar caracterização de inelegibilidade.
A lei inclui os que forem demitidos do serviço público em decorrência de processo administrativo ou judicial, e a pessoa física e os dirigentes de pessoas jurídicas responsáveis por doações eleitorais tidas por ilegais.
São inelegíveis, também, os magistrados e os membros do Ministério Público que forem aposentados compulsoriamente por sanção, os que tenham perdido o cargo por sentença ou que tenham pedido exoneração ou aposentadoria voluntária na pendência de processo administrativo disciplinar.
Com informações da Assessoria de Comunicação do TSE/LF.
Gilv@n Vi@n@

CRIANÇAS SOBRE A PROTEÇÃO DO ESTADO

Senado aprova pena maior para quem submeter crianças à prostituição

Estão sujeitas à pena de seis anos a 12 anos de reclusão pessoas que submeterem criança ou adolescente à prostituição. Esse foi o teor do projeto de lei aprovado em caráter terminativo, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, no último dia 27 passado. Agora, a matéria segue para análise da Câmara dos Deputados. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece pena para esse crime de quatro anos a dez anos. O projeto, de autoria do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), estabelece ainda que a mesma pena valerá para quem facilitar ou estimular a prostituição de menores na internet.
Proprietário ou gerente responsável pelo local – hotel, motel, propriedade privada, bares ou restaurantes, entre outros – usado para essas práticas também poderão ser condenados a penas previstas no projeto de lei. A matéria estabelece que caiba à União colaborar com estados e municípios na promoção de campanhas institucionais e educativas para combater a exploração sexual de menores.
Fonte: senado.gov.br
Gilv@n Vi@n@

Número de evangélicos cresce no RN

Nos últimos dez anos, o número de evangélicos quase que dobrou no Rio Grande do Norte. De acordo com informações do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última década, houve um crescimento de 96,9% da população evangélica potiguar. A Igreja Católica também avançou, no entanto, o crescimento foi em proporções inferiores. Comparando os  dados dos Censos nos anos 2000 e 2010, o número de católicos cresceu apenas 3,6% no Estado. A quantidade de pessoas que se declara "sem religião" também aumentou.
Marcha para Jesus, símbolo das grandes mobilizações
 coordenadas pelos evangélicos brasileiros
Em 2000, o rebanho da Igreja Católica era composto de 2.321.344 fiéis. Após dez anos, a religião comandada pelo Papa Bento XVI conquistou, no RN, 84.969 novos adeptos. No início da década passada, havia no Estado 247.755 evangélicos. Pastores das diversas igrejas viram esse número crescer para 487.948. Uma conquista de 240.193 novos fiéis.
Entre as igrejas evangélicas que mais cresceram, está a Assembleia de Deus. Atualmente, a igreja está presente nos 167 municípios do Estado. Em alguns deles, não há templos, mas a presença de um pastor é o suficiente para reunir fiéis em frente de casas ou no meio da rua de vilas, distritos ou assentamentos rurais. "É uma semente. Você planta, cuida, rega e espera que a árvore cresça. Foi isso que fizemos. Em todos os cantos desse Estado, plantamos uma semente e hoje percebemos esse crescimento", conta o pastor José Ilmar Ferreira, da Assembleia de Deus do Santarém Bairro.
A Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte (IADERN) comemora, esse ano, 94 anos de atuação. No período de dez anos, o número de fiéis que a igreja conseguiu agregar foi maior que o da Igreja Católica, 91.221. "E esse crescimento aconteceu sem promessas de enriquecimento ou cura milagrosas. Apenas anunciamos o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo", disse Ilmar.
A Igreja Católica do RN não viu seu rebanho diminuir, mas o crescimento foi quase imperceptível. No país, durante os últimos 50 anos, a porcentagem de católicos caiu do 93,1% para 64,6%. De acordo com padre Francisco das Chagas Souza, Vigário Episcopal Urbano, é preciso fazer uma análise dos números antes de tecer comentários a respeito dos dados disponibilizados pelo IBGE. Porém, o padre disse que não há preocupação com quantidade de fiéis. "Não nos preocupamos com quantidade, o importante é ter qualidade. Ter fiéis que se dizem católicos e de fato vivem sua vida como católicos", colocou.
Já o pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, padre Júlio César, afirmou que é necessário que a Igreja Católica crie novas paróquias para se fazer mais próximas aos fiéis. O religioso também acredita que há muita mobilidade das pessoas entre as religiões. "Há a necessidade de criação de novas paróquias. Também sinto que há uma mobilidade grande das pessoas. Alguns que antes pertenciam a uma determinada denominação religiosa, passam para uma outra apenas por sentir desejo de mudança", colocou.
O Censo 2010 mostra ainda que houve um crescimento entre os potiguares que afirmaram não pertencer a nenhuma religião. Em 2000, esse grupo era composto por 166.412 pessoas. O Censo de 2010 apontou que o grupo é formado agora por 203.055.
Gilv@n Vi@n@

Igreja católica tem queda recorde de fiéis

A pesquisa divulgada ontem pelo IBGE mostra que o Brasil é um país cada vez menos católico, embora esta ainda seja a religião majoritária. A queda da população católica foi recorde entre 2000 e 2010. A proporção caiu 12,2%: passou de 73,6% dos brasileiros para 64,6%. Em 1991, os católicos eram 83% da população. Em 20 anos, a população católica diminuiu 22 pontos porcentuais, ou seja, em proporção, a Igreja Católica perdeu mais de um quinto de seus fiéis.
Procissões como a de Nossa Senhora Sant'Ana, em Caicó,
são exemplos de manifestações de fé nos ensinamentos da Igreja Católicia
Em números absolutos, a Igreja Católica perdeu quase 1,7 milhão de fiéis no País, saindo de 124,9 milhões para 123,2 milhões em 2010. Entre 1991 e 2000, a queda na proporção de católicos também tinha sido elevada, de 11,3%, mas o número absoluto tinha aumentado. Se o ritmo de queda da última década for mantido, em 20 anos os católicos serão menos da metade da população.  O recuo  está diretamente ligado ao aumento de 44% da proporção de evangélicos. Eram 15,4% da população brasileira em 2000 e passaram para 22,2% em 2010. Na década anterior, entre 1991 e 2000, o crescimento dos evangélicos foi muito maior, de 70%. 
Apesar do aumento, os três grandes segmentos da religião tiveram comportamento completamente diferentes. Os evangélicos tradicionais, ou de missão, ficaram estagnados em proporção. Tiveram um pequeno aumento em números absolutos, passando de 6,9 milhões para 7,6 milhões, mas proporcionalmente houve ligeiro recuo. Os evangélicos tradicionais eram 4,1% da população em 2000 e em 2010 passaram a 4%. Esses evangélicos são das igrejas históricas como Adventista, Luterana, Batista e Presbiteriana. 
Comportamento oposto tiveram os evangélicos desvinculados de igrejas. Segundo técnicos do IBGE, nesta categoria se enquadram tanto os que circulam entre várias denominações quanto os que se consideram evangélicos mas não frequentam igrejas. Esse grupo cresceu mais de cinco vezes em uma década: os evangélicos "independentes" eram menos de 1,7 milhão em 2000 e passaram para 9,2 milhões em 2010. Em proporção, pularam de apenas 1% para população brasileira para 4,8%.
Já os evangélicos pentecostais - da Assembleia de Deus e de igrejas como Universal, Maranata, Nova Vida, Evangelho Quadrangular, entre outras - continuaram a crescer, mas o ritmo diminuiu na última década. Em números absolutos, os evangélicos pentecostais mais que dobraram na década de 1990 (aumento de 119%). Entre 2000 e 2010, eles cresceram 44%. 

Fonte: AE
Gilv@n Vi@n@

Avaliação do Governo Dilma é superior aos de Lula e FHC


Governo Dilma tem avaliação positiva recorde de 59%, diz pesquisa CNI/Ibope

 Mais uma vez, a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) feita em parceria com o Ibope, divulgada ontem, apontou que o governo Dilma Rousseff é melhor avaliado do que os dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso. Ao todo, 59% dos entrevistados consideraram que o governo Dilma é, atualmente, "ótimo ou bom". 
No segundo ano do primeiro mandato, Lula alcançou 29% de "ótimo ou bom" e, no segundo ano do segundo mandato, chegou a 58%. Já Fernando Henrique Cardoso, teve 35% de "ótimo ou bom" no segundo ano do primeiro mandato e apenas 20% também no segundo ano, agora do segundo mandato. Quando a pergunta é se os entrevistados aprovam a maneira de governar, Dilma alcançou 77% de aprovação, contra 51% de Lula, em idêntico período de mandato, e 54%, no caso de Fernando Henrique, nas mesmas circunstâncias.

Fonte: AE
Gilv@n Vi@n@

Proerd festeja hoje 10 anos de trabalho no RN

SD Hudson Neymar – instrutor do Proerd em Caraúbas
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD da Polícia Militar  completa hoje 10 anos de atuação no Rio Grande do Norte.
O PROERD tem se tornado referência no País de mobilização e compromisso com a construção de uma juventude mais consciente de suas responsabilidades e de uma sociedade mais participativa.
Em seus 10 anos de história, contando com um efetivo de 116 Policiais Militares e atuando em 46 municípios do RN, o PROERD alcançou a marca de 300 mil crianças atendidas, sendo neste semestre 12 mil crianças da Região Metropolitana de Natal e mais 8 mil em outras regiões do estado, totalizando 20 mil atendimentos.
Atualmente, as ações do PROERD são complementadas com trabalhos dentro e no entorno das unidades educacionais.

Gilv@n Vi@n@

Censo 2010: 8% dos brasileiros se declaram sem religião

Em 2000 eram quase 12,5 milhões de brasileiros que diziam não seguir nenhuma religião. Em 2010, esse número passou para 15 milhões
Com população menor apenas que os católicos e evangélicos, os brasileiros que se declararam sem religião chegaram a 8%, segundo dados do Censo 2010, divulgado nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em 2000 eram quase 12,5 milhões (7,3%) de brasileiros que diziam não seguir nenhuma religião. Em 2010, esse número passou para 15 milhões (8,0%).
Como característica, os brasileiros que diziam não seguir nenhuma religião tem o segundo pior nível de instrução. Os católicos (6,8%), os sem religião (6,7%) e evangélicos pentecostais (6,2%) são os grupos com maiores contingentes de pessoas de 15 anos ou mais de idade sem instrução. Em relação ao ensino fundamental incompleto são também esses três grupos de religião que apresentam as maiores proporções (39,8%, 39,2% e 42,3%, respectivamente).
Quem disse não seguir nenhuma religião também são segundo pior grupo quando se analisa rendimentos. Quando se analisa os grupos religiosos por pessoas concentrados na faixa até 1 salário mínimo de rendimento, os que se declaram sem religião (59,2%) só não estão pior que os evangélicos pentecostais (63,7%). No grupo dos sem religião, a declaração de cor mais encontrada foi parda (47,1%).
BRASIL e RESULTADOS:
divulgações do Censo 2010
"Clique no ASSUNTO ABAIXO e veja a MATÉRIA"
Fonte: IBGE
Gilv@n Vi@n@