ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

20 abril, 2013

Funcionário da Educação


Manifestação dos funcionários da educação faz ministro Joaquim Barbosa entrar pelos fundos da Governadoria

Os funcionários da rede estadual estiveram acampados em frente à Governadoria nesta sexta-feira (19). A mobilização fez com que o ministro Joaquim Barbosa entrasse na pelos fundos do gabinete da governadora.
De acordo com a coordenadora geral Fátima Cardoso isso revela o medo da governadora Rosalba em dialogar com os servidores. “Nós estamos apenas mostrando nosso descontentamento com a falta de atenção do governo com esse segmento da categoria, não motivos para se esconder”, criticou.
A categoria resolveu promover uma parada de advertência para chamar a atenção do descaso do governo com o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos funcionários.
Gilv@n Vi@n@

SINTE/RN envia ofício à secretária de Educação pedido providências para os educadores infantis


A direção do SINTE/RN enviou ofício à secretária de Educação de Natal pedido uma série de providências para os profissionais da Educação Infantil. Os pontos foram deliberados na assembleia realizada nesta quinta-feira (17).
Confira o documento na íntegra AQUI.
As seguintes reivindicações apresentadas pela categoria são:
1. Pagamento imediato do padrão de acordo com os artigos 11 e 12, da Lei Complementar Nº 114/2010;
2. Ajuste imediato na jornada de trabalho do Educador Infantil, sendo para o turno matutino de 7 as 11h30 e turno vespertino de 13 às 17h30; 
3. Instituir o tempo de intervalo para o Educador/a através de instrumento normativo dirigido aos Diretores/as dos Centros Municipais de Ensino;
4. Ajuste do número de crianças por sala e de profissionais;
5. Apresentar soluções para as salas de aulas com problemas de ventilação;
6. Correção no pagamento do 1/3 de férias dos ex-gestores, cujo cálculo foi feito sobre o salário de março/2013 representando prejuízo, uma vez que os mesmos eram gestores durante 2012.
7. Concessão do gozo de férias aos ex-gestores que têm direito;
8. Pagamento imediato dos quinquênios devido à categoria e,
9. Prover as condições para que os/as professores/as que cursam licenciatura afaste-se do local de trabalho nas sextas-feiras para esta finalidade.
Gilv@n Vi@n@

NOS BASTIDORES DA POLÍTICA DO RN


O que andam comentando por aí:
Não duvidem! Se Rosalba Ciarlini (DEM) não estiver bem avaliada até o final do ano o candidato a governador do Rio Grande do Norte será o presidente da câmara federal Henrique Eduardo Alves (PMDB). Com Fátima Bezerra (PT) na chapa para o senado.

Henrique continua fingindo que Rosalba é a candidata ao governo

Mas…

Henrique continua fingindo e assegurando por cima de pau e pedra que a candidata será Rosalba Ciarlini (DEM). E morreu Maria Preá. Disse ao blogue um deputado estadual.

Garibaldi tem que engolir Rosalba mesmo querendo Walter pro governo

… E o ministro Garibaldi Alves Filho morre de vontade de emplacar o nome do seu filho e deputado estadual Walter. Henrique pode até perder a eleição com Rosalba, mas não deixará de apoiá-la diz uma fonte. Walter nunca! É o que mais irrita Garibaldi; engolir Rosalba de goela abaixo.

Para observadores da cena política o PMDB está dividido no Rio Grande do Norte em duas fatias. Uma que pertence ao ministro da Previdência Garibaldi Alves e a outra que é pertence ao deputado federal Henrique Eduardo Alves.
A batalha tem sido dura entre eles pelo controle. Mas, fingem bem.


Gilv@n Vi@n@

Governo do RN convocará 1.200 professores para cinco polos


Em uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (19), a governadora Rosalba Ciarlini anunciou a convocação de 1.200 professores para a rede pública de ensino do Rio Grande do Norte. A princípio, 600 profissionais terão os nomes publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) até o próximo dia 27 de abril deste ano. Os demais serão convocados em até 60 dias, o que garante mais agilidade ao processo de admissão e direciona os professores para suprir a necessidade das escolas em todas as regiões do estado.
A primeira metade dos educadores será distribuída para todos os cinco polos do RN, entretanto os aprovados para o Polo 1 serão encaminhados prioritariamente para as escolas da Zona Norte da capital potiguar e os convocados para o Polo 4 serão direcionados para a região de Angicos, da 8ª Diretoria Regional de Educação (DIRED).
De acordo com a governadora Rosalba Ciarlini, a convocação dos professores “atende uma demanda urgente porque todos os 1.200 educadores estão substituindo os profissionais que se aposentaram ou que não se apresentaram na última convocação feita”, falou a governadora lembrando o aumento de 76,7% concedido ao setor que já tem 3.500 professores convocados por concurso público desde 2011.
Gilv@n Vi@n@

Ford é multada em R$ 165 mil por propaganda enganosa


O Ministério da Justiça multou nesta sexta-feira a Ford em R$ 165.360,00 por publicidade enganosa do veículo Ford F-250 Super Duty.
De acordo com a assessoria do ministério, a publicidade induzia o consumidor ao erro por omitir informação sobre a necessidade do condutor possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria C – necessária para dirigir caminhões.
Segundo o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), a veiculação da publicidade, sem informações claras sobre a necessidade de carteira diferenciada para a condução dos veículos, violou os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor.
“A informação correta e precisa é fator fundamental para se garantir a transparência nas relações de consumo e o direito de informação dos consumidores”, afirmou Amaury Oliva, diretor do DPDC, em nota distribuída à imprensa.
De acordo com o assessoria, o valor da multa deve ser depositado em favor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e será aplicado em ações voltadas à proteção do meio ambiente, do patrimônio público e da defesa dos consumidores.
Gilv@n Vi@n@

Prefeito de Porto Alegre é opção de vice do PSB

Para o nordestino Eduardo, parceria com Fortunati facilita entrada no Sul

Josias de Souza lembra que o governador pernambucano Eduardo Campos já analisa opções de vice para a sucessão de 2014. No atual estágio das composições, a alternativa tida como mais vantajosa é a de ceder a segunda posição na chapa ao PDT. Em privado, o presidenciável do PSB revela uma queda pelo nome de José Fortunati, reeleito prefeito de Porto Alegre no ano passado.
Há 11 dias, de passagem pela capital gaúcha, Eduardo reuniu-se com Fortunati. Falaram sobre a eventualidade de formalização da parceria. Não foi uma conversa conclusiva. Mas ficou entendido que há interesse das duas partes. Na qualidade de presidente do PSB, o próprio Eduardo negocia o apoio do PDT de Fortunati com o mandachuva da legenda, Carlos Lupi.
Gilv@n Vi@n@

STF divulga resumo do acórdão do mensalão


O resumo de 14 páginas do acórdão do julgamento do mensalão foi divulgado no “Diário de Justiça Eletrônico”, no site do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo O Globo. a íntegra dos votos dos ministros, no entanto, será publicada na segunda-feira no andamento processual no site do Supremo.
O prazo para os réus apresentarem recursos vai começar a contar a partir de terça-feira, dia 23, e termina no dia 2 de maio. Em votação no plenário, a Corte decidiu dobrar o prazo para a apresentação dos recursos da defesa. O Ministério Público Federal também poderá apresentar recursos contra as absolvições. Só depois de julgados esses recursos os réus condenados começarão a cumprir pena.
Em fevereiro último, à imprensa estrangeira, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, disse que as penas dos 25 condenados seriam executadas até 1º de julho. “As ordens de prisão devem ser expedidas antes desta data”, comentou na ocasião.
Gilv@n Vi@n@

Internauta brasileiro passa mais de 10 horas por mês nas redes sociais


No Brasil os internautas passam mais de 10 horas por mês navegando nas redes sociais, segundo dado da Net Insight, estudo do Ibope Media. O país registrou aumento de 13,5% no uso da internet em comparação ao mesmo período de 2012 e as faixas etárias mais ativas são entre 25 a 49 anos, que juntas correspondem a 52,7% dos internautas.
Gilv@n Vi@n@

Humberto diz que Transposição passa por remobilização


O senador Humberto Costa (PT) acompanhou ontem (19) mais uma vistoria às obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O senador, que é o relator da Comissão Externa do Senado que trata do tema, visitou o Eixo Leste, que corta principalmente os Estados de Pernambuco e Paraíba, junto com ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB) e os demais senadores que integram a comissão.
O roteiro começou no município de Floresta (PE), com visita ao canal de aproximação e a Estação de Bombeamento 1 (EB). A previsão é que até o final do mês de maio, essas obras estejam totalmente concluídas. Logo depois, o grupo sobrevoou o lote 9 e o lote 13, em Floresta (PE), seguindo pelos lotes 10 e 11, em Custódia (PE). Em Sertânia, a comitiva acompanhou o trabalho de mais de 360 pessoas que estão empregas no lote 12. A agenda vai ser finalizada em Monteiro, na Paraíba, numa audiência pública sobre o Projeto São Francisco na Câmara Municipal.
Segundo Humberto, já é possível perceber os benefícios que a Transposição está trazendo para a população. “Esta obras significam muita coisa para as pessoas que vivem aqui do ponto de vista econômico e social. Do ponto de vista econômico, estamos criando as condições para que se possa ter uma agricultura, uma agropecuária e um polo de indústrias no Interior do Nordeste. Do ponto de vista social, a Transposição vai assegurar água de qualidade e a possibilidade de emprego e renda”, defendeu o senador.
Gilv@n Vi@n@

Henrique procura Carlos Eduardo para firmar compromissos


O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB), vivendo o momento de todo poderoso, visitou na noite de sexta-feira (19) o prefeito de Natal, seu primo, Carlos Eduardo Alves (PDT).
Foi dizer que o gestor pode contar com a sua influência em Brasília para solucionar os problemas da capital do Estado.
A promessa feita por Henrique não causou surpresa, afinal, ele tem dito a mesma coisa por onde passa.
O surpreendente foi o encontro com o primo depois de uma década de distância um do outro. Henrique e Carlos Eduardo, apesar de Alves, não se bicavam deste o início da década 2000, quando o primeiro se sentiu traído pelo segundo.
História que todo mundo conhece.
Henrique sonhava ser candidato a governador. Nome dos Alves para a sucessão do então governador Garibaldi Filho (PMDB), primo de Henrique e Carlos Eduardo.
Para evitar surpresa, dois anos antes os Alves haviam colocado Carlos Eduardo vice-prefeito de Wilma de Faria (PSB), para impedir que a “Guerreira” quebrasse o acordo de apoiar Henrique.
Wilma quebrou a palavra, mas com a ajuda de Carlos Eduardo, que traiu os primos Alves.
Wilma saiu para ser candidata ao governo, com sucesso, e entregou a Prefeitura de Natal a Carlos Eduardo. Os Alves se dividiram. Eduardo ficou com Wilma para desgosto de Henrique.
Sem outra alternativa, Henrique Alves foi candidato à reeleição e pouco não perdia a disputa. Foi o menos votado entre os oito eleitos. Sem esquecer que antes ele se afundou no escândalo do dinheiro em ilhas fiscais, denunciada pela ex-mulher Mônica, o que lhe tirou da chapa presidencial de José Serra (PSDB).
Depois daí, Henrique e Carlos Eduardo não se falaram mais. Nas eleições do ano passado, Carlos atiçou os primos para a “briga”, quando chamou Garibaldi de velho para a atividade política. Henrique respondeu com apoio à candidatura de Hermano Morais, sem sucesso.
Eduardo se elegeu prefeito e agora, de coração aberto, espera a ajuda do primo Henrique.
Gilv@n Vi@n@

Aprovado projeto que permite estados e municípios renegociar dívidas com a Previdência


Municípios, estados e o Distrito Federal (DF) vão poder refinanciar as dívidas com a Previdência Social, caso a presidenta Dilma Rousseff sancione o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 4/2013, aprovado quinta-feira (18) pelos senadores. Pela proposta, construída e aprovada na Câmara dos Deputados e mantida no Senado Federal, os governos locais vão poder negociar as contribuições sociais vencidas até 28 de fevereiro de 2013.

Atualmente, os estados, municípios e o DF só podem repactuar dívidas até a data limite de 31 de outubro de 2012. Além de dilatar o prazo, o relator da matéria no Senado Federal, senador Romero Jucá, ainda incluiu a redução total das multas e o abatimento de metade do valor dos juros de mora.

Gilv@n Vi@n@

Conselho Monetário Nacional prorroga por dez anos dívidas de agricultores afetados pela seca

O Conselho Monetário Nacional (CMN) oficializou, em resoluções divulgadas ontem (19), a prorrogação por dez anos das dívidas de agricultores afetados pela seca. A decisão vale para as parcelas vencendo em 2012, 2013 e 2014. O pagamento do valor refinanciado começa em 2015 para produtores em geral e em 2016 para agricultores familiares. A flexibilização foi anunciado pela presidenta Dilma Rousseff. Segundo João Rabelo, secretário adjunto da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, o custo para o Tesouro será R$ 2,1 bilhões.
Além do direito de renegociarem as parcelas referentes aos três anos, os agricultores familiares terão um desconto de 80% caso quitem em dia as prestações do refinanciamento. De acordo com João Rabelo, o alocamento do início da quitação para os anos de 2015 e 2016 visa a dar tempo aos produtores rurais para recomporem as perdas com a estiagem que prejudicou-os em 2012 e 2013.
O CMN publicou ainda uma terceira resolução autorizando agricultores da Região Nordeste a renegociar dívidas contratadas até 2006, utilizando recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE) e do Fundo Constitucional do Norte (FNO). A taxa de juros do refinanciamento será 4,12% ao ano, mas pode cair para 3,5% graças a um bônus de adimplência de 15%. Além disso, foi retirada a obrigatoriedade de entrada para os financiamentos. A resolução concedeu ainda outro bônus de adimplência de 15% sobre a parcela, além do concedido sobre os juros.
Gilv@n Vi@n@

RN: Reinaldo Reis ganha disputa para procurador-geral de Justiça


O Ministério Público do Rio Grande do Norte realizou nesta sexta-feira (19) a eleição para formação de lista tríplice ao cargo de procurador-geral de Justiça.
Segundo o MP, Rinaldo Reis obteve 132 votos, e Oscar Hugo recebeu 82. Foram registrados ainda 4 votos em branco e ainda 19 abstenções
O resultado será homologado na próxima semana. Em seguida, será encaminhado à governadora Rosalba Ciarlini (DEM) para nomeação.
A votação aconteceu em Natal e Mossoró.
Os promotores de Justiça Oscar Hugo de Souza Ramos e Rinaldo Reis Lima disputaram a sucessão de Manoel Onofre de Souza Neto. O nomeado pela governadora ficará no cargo no biênio 2013/2015.
Gilv@n Vi@n@

Prefeitura garante: É “improcedente” notícia sobre falta de merenda escolar


A Prefeitura de Mossoró apresenta Nota de Esclarecimento à denúncia feita pelo Sindicato dos Servidores Municipais (SINDISERPUM), atestando que tem faltado merenda escolar em unidades de ensino da municipalidade.
Eis, abaixo, a nota na íntegra – assinada pelo secretário de Comunicação da Prefeitura de Mossoró, jornalista Julierme Torres:
A respeito da informação, alardeada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDSERPUM), de que está faltando merenda nas escolas da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Mossoró tem a informar que a denúncia é IMPROCEDENTE.
É lamentável que uma denúncia de tamanha gravidade seja lançada dessa forma para a opinião pública, sem apresentar um único exemplo ou caso concreto que lhe dê o mínimo de embasamento.
O repasse de recursos para que as unidades de ensino renovem os estoques de mantimentos para a merenda segue o tramite normal.
Por fim, reafirmamos que não existe falta de merenda nas escolas e demais unidades da Rede Municipal de Ensino.
Julierme Torres – Secretário de Comunicação
Veja AQUI a denúncia do Sindiserpum.
Gilv@n Vi@n@

Inspeção: Joaquim Barbosa faz visita à Penitenciária de Alcaçuz

Barbosa evitou qualquer comentário (Foto Fernanda Zauli)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, chegou à penitenciária estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte, às 14h30 desta sexta-feira (19). O ministro estava acompanhado do juiz de Execuções Penais do RN, Henrique Baltazar, e da diretora do presídio, Dinorá Simas.
A comitiva visitou o pavilhão 2 da unidade.
“A visita durou 15 minutos. Ele não chegou a conversar com os detentos. Eles gritaram pedindo ajuda, mas o ministro não respondeu nada. Apenas olhou tudo. Foram mostradas para ele as infiltrações, os vasos sanitários quebrados, os problemas em geral. Ele apenas observou sem dar uma palavra”, resumiu Dinorá.
Aprovados no concurso de 2008 para agentes penitenciários foram à Alcaçuz para protestar, já que ainda não foram chamados para assumir o cargo.
“A gente já fez exames médicos e físicos. Agora só falta o curso de formação para assumir o cargo. Fizemos as provas em 2008 e o concurso foi homologado em 2010. Deveria ter vencido em 2012, mas foi prorrogado para 2014″, expôs Jarbas Targino, presidente do conselho dos aprovados em concurso público para agentes penitenciários.
Saiba mais AQUI.
Gilv@n Vi@n@

Mercadante é internado em Brasília com quadro de inflamação


De acordo com boletim médico, ministro apresentava dor moderada na região esquerda do abdômen e foi diagnosticado com apendagite

Mercadante foi diagnosticado com apendagite epiplóica, está internado, mas passa bem
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, foi internado na tarde de quinta-feira no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, com quadro inflamatório. De acordo com boletim médico, divugado pelo MEC, o ministro chegou ao hospital com quadro de dor moderada na região esquerda do abdômen.
O boletim, assinado pelo médico Túlio Fonseca Chebli, diretor do hospital, informa que foi diagnosticado um "processo inflamatório discreto, compatível com apendagite epiplóica ( inflamação no apêndice ), cujo tratamento é clínico, consistindo em dieta alimentar,  antibiocoticoterapia e repouso".
O estado geral do ministro é "muito bom e sua evolução clínica, de ontem para hoje, foi excelente, com expressiva redução da dor e melhora dos parâmetros laboratoriais".
Gilv@n Vi@n@

Guido Mantega diz ver risco de crise internacional prolongada


Ministro também mostrou preocupação com o mix de política macroeconômica na maioria dos países avançados, mas vê programa econômico japonês contribuindo para a economia

O ministro da Fazenda, Guido Mantega
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira, em Washington, que vê risco de uma crise prolongada apesar de todos os esforços internacionais e do G20, grupo das principais economias mundiais.
Ele afirmou ainda que continua preocupado com o mix de política macroeconômica na maioria dos países avançados, mas que o programa econômico japonês pode contribuir para a economia global se medidas fiscais forem implementadas.
Gilv@n Vi@n@

19 abril, 2013

REUNIÃO DOS PLANOS DE CARGOS DOS SERVIDORES



O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas - SINDSPUMC enviou nesta manhã de sexta-feira dia 19 de abril o Ofício nº 017/2013 para a Secretaria Municipal de Administração, solicitando a reunião com objetivo de estudar os Planos Municipais que não ocorreu na data do dia 16 de abril como estava prevista. Em resposta a Secretaria Municipal de Administração e Secretaria Municipal de Governo enviaram o ofício nº. 011/2013, recebido pela Coordenadora Geral do SINDSPUMC na mesma data às 11h e 06 minutos propondo para o dia 29 do corrente mês às 11h na Sala da Secretaria de Governo "REUNIÃO PARA DISCUSSÃO DOS PLANOS DE CARREIRA".

A LUTA CONTINUA.
Por: Secretaria do SINDSPUMC.

ETERNAS SAUDADES




O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais se solidariza com o Servidor Público Municipal Professor Gleidistone Rubens de Santana e seus Familiares pela partida do seu genitor Elias Pompeu de Santana para a morada eterna. Que Deus nesse momento de dor e saudade possa confortar a Família, amigos, parentes e vizinhos confortando com a luz e a fé do Nosso Senhor Jesus.
O Sepultamento ocorrerá as 9h desta sexta-feira 19 de abril no Cemitério da Ursulina. 

Cientistas descobrem método genético para regenerar coração


Experimento feito em camundongo dá esperanças para que no futuro seja possível recuperar a função cardíaca sem a utilização de métodos como o cateterismo ou pontes de safena

Um novo estudo dá esperanças para pacientes com problemas cardíacos. Pesquisadores conseguiram fazer com que o coração de um camundongo adulto se regenerasse, algo impossível, até então, para qualquer mamífero adulto. Os cientistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, descobriram que ao bloquear a atividade do gene chamado Meis1 , as células cardíacas voltaram a se proliferar e o coração do animal funcionava normalmente.
Os testes foram realizados em camundongos geneticamente modificados desenvolvidos sem o geneMeis1 . O próximo passo dos os cientistas é agora tentar encontrar novos compostos que inibam a atividade do gene Meis1 nas células sem a necessidade de engenharia genética.
“Achando estes compostos, poderemos fazer experimentos com animais maiores e depois iniciar os testes clínicos. Estamos ainda só no começo para desenvolver uma terapia contra a insuficiência cardíaca, a fase terminal da maioria dos problemas de coração”, disse ao iG Hesham Sadek, fisiologista que liderou o estudo publicado nesta quarta-feira (17) no periódico científico Nature .
Sonho antigo 
A capacidade de regeneração do coração é tida um sonho para a medicina. “Um grande obstáculo das doenças cardíacas em geral está na incapacidade do coração regenerar as células musculares avariadas. A insuficiência cardíaca é uma doença que não tem cura, a solução é o transplante ou a substituição por um coração mecânico”, disse Sadek.

A regeneração cardíaca evitaria uma série de procedimentos caros e complicados, como o cateterismo e pontes de safena, para a recuperação da função cardíaca. Ao contrário de órgãos como o fígado, por exemplo, os corações de mamíferos adultos não se regeneram. As células cardíacas são incapazes de se dividirem e proliferarem.
Em 2011, a equipe de pesquisadores da Universidade do Texas descobriu, no entanto, que aproliferação de células cardíacas ocorre em filhotes de mamíferos de apenas sete dias de vida.
No novo estudo, a equipe descobriu o motivo da proliferação das células apenas em um pequeno período da vida. Eles perceberam que a atividade do gene Meis1 aumentava significativamente após o nascimento e esta situação se mantinha por um curto período, até o momento em que as células musculares cardíacas paravam de se dividir, quando o animal atinge uma semana de vida.
Foi descoberto que o gene Meis1 codifica uma proteína de mesmo nome que encerra a habilidade das células de se dividirem. “Portanto, quando nós apagamos o gene, as células cardíacas continuaram a se dividir”, disse Sadek. “Como o Meis1 pode possivelmente ser apagado e reativado em células adultas sem acarretar em problemas, esta capacidade poderia iniciar uma nova era no tratamento contra a insuficiência cardíaca”, completou.
Gilv@n Vi@n@

Barbosa entra na lista dos 100 mais influentes da 'Time'

Revista destacou o fato de o ministro ser o primeiro negro a comandar o STF e por ter sido o responsável pelo julgamento do mensalão

Joaquim Barbosa, presidente do STF
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, está na lista das 100 personalidades mais influentes do mundo da revista americana Time. A publicação destacou o fato de Barbosa ser o primeiro negro a comandar a Corte e lembrou ter sido ele o juiz que "presidiu o maior julgamento político contra a corrupção no País", em referência ao julgamento do mensalão .

O chef Alex Atala também está na lista da publicação , que no ano passado destacou a presidente da Petrobrás, Maria das Graças Foster, o empresário Eike Batista, fundador do grupo EBX, e a presidente Dilma Rousseff - a petista já havia saído na edição de 2011. Em 2004, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou no ranking.

Para a autora do texto sobre o ministro, Sarah Cleveland, professora de direito da Universidade de Columbia, Barbosa é símbolo de uma promessa de um País "novo, compromissado com a diversidade cultural e a igualdade", afirmou, lembrando que o Brasil foi o que mais "importou" escravos em comparação a outros países das Américas.

Mensalão:  Defesa irá ao STF para provar que não houve dinheiro público no mensalão

No perfil, a revista narra o passado pobre de Barbosa e diz que o ministro usou a educação para sair da pobreza. "Trabalhou como faxineiro e tipógrafo no Senado para se sustentar na faculdade de direito", diz a publicação. O texto brinca que a máscara mais popular no carnaval deste ano foi a de Barbosa e não a de um jogador de futebol ou artista famoso.

A autora lembra ainda que Barbosa foi indicado para integrar o STF pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, mas afirma que a relação não comprometeu a atuação do ministro no julgamento do mensalão, já que condenou políticos próximos de Lula.
Gilv@n Vi@n@

Política


Senado aprova contratação de 7 mil servidores

Projeto recebe aval para elevar número de funcionários públicos, com destaque para ciência e tecnologia com mais de 5 mil vagas; impacto no orçamento será R$ 484 milhões


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quinta-feira (18) um projeto de lei de autoria do Palácio do Planalto, autorizando a contratação de 6.818 funcionários públicos federais. A criação das novas vagas vai representar um aumento de R$ 484 milhões na folha de pagamento da União.

O destaque do projeto é a contratação de mais de 5 mil vagas na área de ciência e tecnologia - incluindo pesquisadores, técnicos, assistentes analistas de TI, etc. Serão criados também 250 vagas para analista de infraestrutura. Os cargos devem começar a ser preenchidos a partir de 2014.
As novas vagas fazem parte da previsão do orçamento federal de 2013, que reserva o acréscimo de R$ 5,1 bilhões na folha de pagamento para contratar 61.682 novos servidores para os três Poderes ao longo do ano – somente no Executivo, serão 49.347 novos postos de trabalho público.
O crescimento vai fazer com que a União gaste R$ 225,9 bilhões com pessoal - montante equivalente a quase 10% do orçamento de R$ 2,276 trilhões aprovado pelo Congresso para a União em 2013.
O Senado havia aprovado a contratação de 2.622 servidores no final do mês passado , também por iniciativa de projeto de lei elaborado pelo Planalto. Agora, com as vagas anunciadas hoje o montante atinge um total de 9.440 postos de trabalho na esfera pública.
Gilv@n Vi@n@

17 abril, 2013

CONQUISTA

SINTE/RN ganha ação de correção de gratificações por títulos e pecuniária

O SINTE/RN ganhou na justiça uma ação relativa à gratificações por títulos e pecuniária. Mais de 15 mil serão beneficiados e irão receber a correção dos últimos cinco anos.
Depois de uma Emenda Constitucional que congelou as gratificações previstas nos estatutos do magistério da educação, o governo do estado – desde o governo Garibaldi Filho – impôs aos professores uma perda significativa. Além do congelamento, a correção obrigatória deixou de ser feita.
Desde 2000 as gratificações perderam a razão de ser. Mesmo com permanência da emenda na Constituição, as referidas gratificações mereciam ajustes até o mês de setembro daquele ano.
Com a negação desse direito pelo estado, o SINTE/RN ingressou como substituto processual em uma ação judicial solicitando a correção dessas gratificações. Para a direção do SINTE/RN o ideal seria o descongelamento das gratificações, mas para isso seria necessário alterar a Constituição, uma causa mais do que justa para modificar situações como essa.
Gilv@n Vi@n@

Lula transforma Dilma na mulher tomate

A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilizaram ontem um evento do PT para minimizar o risco de persistência da alta da inflação no país e indicar que o “efeito tomate” não vai abalar a economia brasileira. Em Belo Horizonte, onde participou de seminário em comemoração dos dez anos do partido no Planalto, a presidente disse que a inflação está sob controle.”A tendência da inflação é de queda, eu asseguro a vocês”, afirmou, acrescentando haver uma tentativa de jogar a culpa no tomate.
O fruto, cujo preço mais que duplicou no último ano, se tornou símbolo da alta dos preços de alimentos. Em sinal de que o possível impacto eleitoral do tema incomoda, Lula também tocou no assunto. ”Tenho ouvido discurso que eles [oposição] têm feito, a novidade do tomate. O que não sabem é que uma mulher calejada na luta como esta mulher não vai permitir que um tomatezinho’ venha quebrar as forças da economia e de um país que teve um povo que aprendeu a viver com inflação controlada.”
Gilv@n Vi@n@ 

Senado aprova projeto do Estatuto da Juventude

Quarenta por cento dos ingressos para espetáculos culturais e esportivos do país serão obrigatoriamente reservados para estudantes e jovens pobres. O benefício foi assegurado ontem (16) pelos senadores que aprovaram o Estatuto da Juventude. Eles conseguiram contornar as divergências que atrasavam a apreciação do texto que reúne um conjunto de direitos às pessoas entre 15 e 29 anos que vivem no país. O direito à meia-entrada, com uma reserva clara de lugares, era um dos pontos mais polêmicos da proposta.
“O fundamental do Estatuto da Juventude é que ele é uma declaração de direitos para a juventude brasileira e não pode ser aceita a restrição a esses direitos. Quero confiar que com a regulamentação [que deverá ser elaborada pelo governo para assegurar essa cota] não seja cedido 1 milímetro sequer”, disse o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), um dos relatores do projeto de lei complementar.
Gilv@n Vi@n@

Inflação “lança fogo” nos planos de Dilma

A inflação lança fogo no projeto de reeleição de Dilma:
Não é só o tomate, que subiu até 300% em algumas regiões, mas outros produtos como a farinha, mais cara do que o feijão, que assusta o Governo e põe um alerta a reeleição da presidente Dilma. Farinha de trigo, óleo e arroz, também componentes da cesta básica, dispararam.
A volta da inflação é o único componente que estressa o Planalto. O jornal Financial Times e outras mídias internacionais já alertaram para os estragos que a retomada do processo inflacionário pode provocar ao projeto do PT de se manter por 20 anos no poder.
 
Gilv@n Vi@n@

Encontro de prefeitos da região Nordeste discute soluções para problemas comuns das capitais

Os prefeitos das capitais dos estados nordestinos se reuniram nesta segunda-feira (15) em Recife para discutir e buscar soluções para os problemas comuns das cidades. O secretário chefe do gabinete civil da Prefeitura do Natal, Sávio Hackradt, representou o prefeito Carlos Eduardo que não pode comparecer a reunião, pois está no Rio de Janeiro, buscando parcerias para fortalecer o Encontro Natalense de Escritores (ENE) e o Natal em Natal. Participaram do evento os prefeitos ACM Neto (Salvador), Geraldo Júlio (Recife), Roberto Cláudio (Fortaleza), Rui Palmeira (Maceió), Firmino Filho (Terezina) e João Alves (Aracajú). Os ausêntes foram os prefeitos de São Luís e João Pessoa, Edvaldo Holanda e Eduardo Cartaxo respectivamente.
Os problemas comuns das capitais do nordeste foram debatidos no encontro. Saúde, mobilidade urbana, transporte público e a baixa capacidade de investimentos dos municípios estiveram na pauta dos debates entre os gestores. A partir do encontro, ficou decidido que cada um dos gestores vai indicar um secretário que ficará responsável pelo diálogo e a troca de informações entre as capitais. O fórum criado vai acontecer a cada três meses e a segunda reunião deve acontecer na cidade de Salvador, na Bahia, em data ainda a ser acertada.
Sávio Hackradt destacou o sentimento de unidade entre os comandantes das capitais nordestinas, atentando para o fato de que em conjunto, as soluções para os gargalos nas administrações municipais são solucionados com mais eficiência. O secretário chefe do Gabinete Civil da Prefeitura do Natal contou que a equipe da Prefeitura do Recife vai redigir um documento com uma síntese das discussões para ser encaminhado para o Governo Federal.
Gilv@n Vi@n@

Com erro no site, TAM vende passagens mais caras até 300% para brasileiros

A TAM vende passagens mais baratas para o mesmo voo no site da companhia em inglês ou espanhol, que pode ser acessado por brasileiros normalmente. A discrepância entre os preços cobrados em dólares e em reais chega a 300% – e o valor em real é sempre mais caro. Também acontece de alguns voos aparecerem como esgotados na versão brasileira do site, enquanto assentos do mesmo voo estão continuam sendo vendidos para quem paga em outra moeda.
Procurada, a companhia disse que um erro, já corrigido, provocou “uma grande diferença nos preços, para iguais trechos, em nossos sites do Brasil e do exterior“. Mas ressaltou que o valor das passagens é determinado pela demanda de cada perfil de passageiro e a oferta disponível, “o que pode variar de acordo com cada mercado“.
A reportagem do Estado fez a comparação entre os valores cobrados para um mesmo trecho em moedas diferentes. O voo 3226 (Congonhas – Confins), pesquisado para HOJE (17 de abril), custava R$ 664 no site brasileiro. Mas basta o cliente mudar o país de compra no topo do site da TAM para Estados Unidos e o mesmo voo passa a custar U$ 70 (cerca de R$ 140).
Isso só acontece na TAM. Na versão em inglês do site da GOL, concorrente direta, os preços são equivalentes em reais e em dólares. A TAM informa, em nota, que “cada uma  das versões (do site) só permite compras com cartões de crédito emitidos no país selecionado pelo cliente”.
GILV@N VI@N@

Brasil retoma produção nacional de insulina

O Ministério da Saúde, por meio de parceria do laboratório público Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com a empresa brasileira Biomm, promoverá a retomada da produção nacional de insulina, medicamento vital para o controle de diabetes.
A previsão de investimento é de R$ 430 milhões nos próximos cinco anos – R$ 80 milhões do Ministério da Saúde e Fiocruz, e o restante via financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O anúncio ocorreu na manhã desta terça-feira (16) em Belo Horizonte, em cerimônia com a presidenta da República, Dilma Rousseff, e os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel.
Gilv@n Vi@n@

Concurso da Caern tem mais de 13 mil inscritos para os 27 cargos

O concurso público 2013 da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) teve um total de 13.804 inscritos para o provimento de 27 cargos, dentre vagas e cadastros de reserva, conforme levantamento inicial da Comissão do concurso, que tem como organizadora a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern).
Do total, 489 inscritos foram beneficiados com a taxa de isenção. A concorrência por cargo tem previsão de ser divulgada até a próxima semana, mas, inicialmente, dentre os 13.315 candidatos pagantes, algumas funções já se destacam pelo número de inscritos. No nível superior, o cargo de Advogado oferece duas vagas e registrou 584 candidatos não isentos.
Para os de nível médio-técnico, destaque para a vaga de Técnico em Segurança do Trabalho, com 324 inscritos pagantes concorrendo e, na escolaridade fundamental, Auxiliar/Operador de Sistema de Água e Esgoto e Veículo Médio, que teve 682 inscritos não isentos na concorrência para duas vagas.
As provas serão aplicadas no próximo dia 5 de maio nos municípios de Natal, Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó e o resultado final está previsto para 17 de julho.
Gilv@n Vi@n@

Gestores de programas de cisternas discutem em Brasília execução dos programas nos estados

Gestores e executores de programas nacionais de cisternas em todo o país participam nesta quarta (17) e quinta-feira (18), em Brasília, do 1º Encontro de Gestores e Executores do Programa Cisternas. O secretário de Estado de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social-Sethas, Luiz Eduardo Carneiro Costa, também participa do evento, representando o Governo do RN.
O encontro tem por objetivo reunir os gestores e executores dos programas “Primeira e Segunda Água”, para avaliar a execução das metas estabelecidas até 2012, aprimoramento das ações de monitoramento, pactuação física e financeira das metas 2013-2014 e atualização sobre as ações relacionadas à “Agenda da seca”.
Gilv@n Vi@n@

Coquetéis são utilizado para barrar efeitos colaterais de anabolizantes

O Correio Braziliense destaca que nem os efeitos colaterais são capazes de desencorajar os mais obcecados pelo corpo perfeito. Ao contrário. Para combater os desagradáveis (e perigosos) efeitos colaterais do uso indiscriminado de anabolizantes e suplementos, os “marombeiros” adotam atitudes cada vez mais arriscadas, associando outros remédios às “bombas”. Alguns, que preferem se manter anônimos, revelaram que se automedicam com hormônios femininos e, até, com remédios usados no combate ao câncer de mama.
Muitos consumidores assíduos de estimulantes, como a efedrina, também fazem uso diário de aspirina para “afinar” o sangue, que fica espesso devido à substância, cujo uso em suplementos é proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A popularidade de tais associações é tão grande que a indústria já oferta compostos prontos, como o famoso ECA, um coquetel de efedrina, cafeína e aspirina, vendido ilegalmente no país. Especialistas consideram a prática criminosa, se recomendada por profissionais de saúde, e irracional, se adotada por conta própria.
Gilv@n Vi@n@

Estiagem: Mineiro alerta para falta de água para população

O deputado Fernando Mineiro (PT) chamou atenção para o problema do abastecimento de água para consumo humano do Rio Grande do Norte e solicitou ao Governo do Estado a criação de um sistema integrado de recursos hídricos. Segundo ele, muito tem se falado sobre os efeitos da seca, sobre a situação do gado e as dívidas dos produtores, mas é preciso observar as questões do abastecimento de água.
“Todas essas questões são muito graves. Mas o abastecimento de água para o consumo humano está entrando em colapso”, afirmou. Segundo Mineiro, a Companhia de Água e Esgotos do RN (Caern) opera em 154 municípios, e em outros 13 existe o sistema próprio de abastecimento.
Colapso
“Teoricamente, a Caern atinge uma população de 2.878 milhões. No entanto, na realidade, essa água não está sendo levada a todas essas pessoas. O sistema autônomo abastece cerca de 290 mil pessoas. Precisamos de um sistema integrado de recursos hídricos, pois hoje ele só existe no papel”, declarou.
Para o deputado, a seca agravou a situação do abastecimento, no entanto, ele acredita que o colapso se deu por má gestão.
“Existe outra seca, a estiagem da administração. Fiquei sabendo que existem recursos no Governo para serem usados no enfrentamento da seca e não foram utilizados. Ou o Estado determina uma ação conjunta e decide quem vai coordenar, ou a situação não irá melhorar”, declarou.
Gilv@n Vi@n@

Decisão: Polícia não vai mais custodiar presos em delegacias

Após um dia inteiro reunidos em assembléia discutindo estratégias de luta contra o retorno de presos para delegacias e pela convocação de concursados, os policiais civis do Rio Grande do Norte decidiram que não vão mais, sob hipótese alguma, custodiar ilegalmente presos nas delegacias.
Diante disso, o sindicato da categoria, Sinpol/prodRN, uzirá uma recomendação que será enviada para todas as delegacias da Grande Natal e interior informando como devem proceder com presos de justiça e flagranteados.
O documento recomendará, por exemplo, que os policiais não recebam mais presos com mandado de prisão vindos da Polícia Militar ou por populares. Nestes casos, deverão ser entregues diretamente ao sistema penitenciário. E mesmo nos casos dos flagranteados, os juízes e promotores de plantão devem ser comunicados de imediato, pelas delegacias, para que possam designar local apropriado no sistema penitenciário.
A categoria decidiu ainda que dará um prazo de 30 dias para que o Governo finalmente adote medidas no sentido de resolver a questão dos presos em delegacias.
Gilv@n Vi@n@