ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

25 junho, 2011

Professora Rosemary Sobral foi reconduzida ao cargo de presidente do Sindicato dos Servidores Público Municipais de Upanema – SINDSERPUP

Rosemary Sobral, foi reconduzida ao SINDSERPUP
A professora Rosemary Sobral foi reconduzida no último dia 13 de junho ao cargo de presidente do Sindicato dos Servidores Público Municipais de Upanema – SINDSERPUP em uma eleição com chapa única que transcorreu tranquilamente durante todo o dia.
Uma eleição que poderia passar despercebida aos olhos de todos, mas que na realidade ela é emblemática. Rosemary, ou Rosinha como é mais conhecida, por muito tempo afirmou que não iria disputar a reeleição mesmo sem nenhum concorrente, alegando o motivo de que o desgaste nos últimos dois anos foi gigantesco, com greves, constantes audiências, ações na justiça, etc..
A situação começou a mudar quando aflorou em Rosinha o sonho de disputar as eleições municipais do próximo ano. Ela foi alertada que, caso deixasse a presidência do SINDSERPUP, seu nome sairia de evidência e ela perderia uma de suas bases eleitorais, abrindo inclusive espaço para concorrentes. Seu posicionamento passou a mudar lentamente até admitir sua candidatura.
Portanto, ao aceitar permanecer mais dois anos a frente do Sindicato, Rosinha também confirma suas pretensões políticas no próximo pleito a um cargo que será pensado a régua e compasso pela família e principalmente pelo professor e ex-vereador Josiel Gondim que há muito tempo articula essa candidatura.

UNE participa da 15ª Parada do Orgulho LGBT em SP

Mais uma vez o movimento estudantil participa do evento, que em sua 15ª edição traz como tema "Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia!"
 
Organizado  pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBT), o 15º Mês do Orgulho LGBT apresenta um vasto calendário de atividades, entre elas a 15º Parada do Orgulho LGBT  que acontece neste domingo (26) na Avenida Paulista em São Paulo. Considerado o maior encontro LGBT do mundo, mais de três milhões de pessoas são esperadas para esta edição.
Trazendo mais uma vez a questão política para a avenida, a Parada do Orgulho LGBT irá combater o preconceito. Com o tema “Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia! 10 anos da Lei 10.948/01, rumo ao PLC 122/06” o evento comemora uma década da lei que garante a população LGBT uma nova forma legislativa de coibir e reduzir as manifestações discriminatórias em razão de suas orientações sexuais e pede pela aprovação que desde 2006 tramita no Congresso do Plano de Lei que torna crime a homofobia.
Como de tradição todos os anos, as entidades estudantis marcam presença na Parada para engrossar o coro na luta contra a homofobia no Brasil. Nesta edição, representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), União brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), a União Estadual dos Estudantes (UEE-SP) e União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES) estarão no 6º trio elétrico que entrará na Avenida Paulista com o tema "Em apoio do kit LGBT".
Com um total geral de 16 trios, a manifestação segue até a Praça da República. O objetivo da participação das entidades estudantis é chamar a atenção de toda a sociedade para as ações homofóbicas que acontecem dentro das escolas e universidades.
 “Acreditamos que podemos realmente transformar sonho em realidade. A UNE  participando, reforçando a luta pelo combate de qualquer tipo de repressão e estando presente na Parada do Orgulho LGBT é mais uma demonstração de comprometimento da entidade com a causa .  Queremos junto com a sociedade, construir uma melhor educação, sem machismo,  sem racismo e sem homofobia, atingindo assim a escola e universidade que nós almejamos”, afirmou o diretor LGBT da UNE, Denílson Júnior.
Segundo Denílson, dados divulgados com base nos questionários socioeconômicos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) revelou um crescimento de 160% no número de pessoas que se declararam vítimas de homofobia apenas no estado de São Paulo. “O grande desafio das entidades, em especial a UNE e a UBES, é intensificar os debates sobre a diversidade nas escolas, bem como nas universidades”, afirmou.
Uma série de atividades estão programadas para a comemoração do 15º Mês do Orgulho LGBT além da Parada. A 11ª Feira Cultural LGBT trará um stand com fotos de todas as atividades promovidas pela atual gestão da UNE e durante o 11º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade que reconhece pessoas, instituições e os fatos mais significativos no cenário político, social e cultural para a população LGBT a entidade estará concorrendo a um prêmio.
Confira a programação:
26 de junho (amanhã)
12h
15ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo - Avenida Paulista e Rua da Consolação (concentração em frente ao MASP)
6º trio: União Nacional dos Estudantes
19h
Show de encerramento da 15ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, com a cantora Wanessa
Vale do Anhangabaú
Fonte: une.org.br
Gilv@n Vi@n@

Material pedagógico simples ou sofisticado gera bom resultado

Materiais baratos e sucata, juntamente com modernos recursos tecnológicos, são utilizados, sem preconceito, pelos professores da Escola Estadual de Educação Profissional Adelino Cunha Alcântara, no município cearense de São Gonçalo do Amarante, a cerca de 60 km de Fortaleza. Para participação na Olimpíada Brasileira de Foguetes, por exemplo, canos, barras de ferro e pedaços de madeira foram utilizados para a construção da base de lançamento. Já os foguetes foram feitos de garrafas pet e papelão.
“Até mesmo um pincel ou uma moeda podem se transformar em experimentos. Contudo, priorizo sempre o que pode ser um maior facilitador da aprendizagem”, assegura o professor de física, Caniggia Carneiro Pereira, que também é o responsável, na escola, pela participação na Olimpíada Brasileira de Física (OBF), na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), além da Olimpíada Brasileira de Foguetes. Segundo ele, como a física estuda tudo o que acontece no universo, não é difícil encontrar exemplos e materiais para utilizar nas aulas.
Para o professor, que está concluindo licenciatura plena em física na Universidade Federal do Ceará (UFC), os vídeos, sejam documentários ou pequenos filmes da internet, também são boas estratégias para trazer novos conhecimentos aos alunos. Ele também se utiliza de apresentações em slides. “Elas permitem que eu possa inserir com mais facilidade imagens, animações e outros recursos tecnológicos nas aulas”, diz Cannigia. Em sua opinião, animações e simulações são recursos muito ricos, pois aliam interatividade e conhecimento, estimulando a aprendizagem e motivando os alunos.
Em suas aulas, Cannigia também aproveita os benefícios das novas tecnologias. Para ele, os recursos computacionais permitem a análise de situações mais complexas, difíceis de serem reproduzidas na sala de aula ou no laboratório. Assim, ao planejar uma aula sobre gravitação, abordando os efeitos da gravidade no comportamento dos corpos, especialmente dos planetas, utilizou recursos como o Applet Laboratório de Força Gravitacional, onde os alunos puderam visualizar a proporcionalidade entre a força da gravidade e a massa e distância entre dois corpos. Na mesma aula, os estudantes tiveram a oportunidade de manipular a simulação Gravity Car - um carrinho com gravidade aumentada que atrai os corpos por onde passa.
Outro recurso usado nessa mesma ocasião foi o My Solar System, para que os alunos montassem seu próprio sistema solar. A partir de mudanças introduzidas nos valores das massas e velocidades dos corpos, eles conseguiram padrões de sistemas bem diferentes, com estrelas duplas e choques planetários, entre outros efeitos. “Foi muito interessante ver a satisfação deles ao criar sua própria realidade virtual”, salienta o professor. 
Destaque – De acordo com a coordenadora pedagógica Nakeida Cristina de Castro Costa, 20 anos de magistério, a Adelino Cunha Alcântara é uma escola que se destaca na comunidade, graças a alguns pontos. Um deles é o fato de a instituição oferecer aulas diferenciadas, onde os professores utilizam recursos didáticos variados, tais como: teatro, música, internet, blogs, aulas de campo, visitas técnicas, seminários e feiras de ciências, entre outros.
Segundo Nakeida, as aulas de química são equilibradas entre teoria e prática, com aulas no laboratório de ciências, utilizando material reciclado. Ela explica que, em comemoração ao Ano Internacional da Química, o professor Francisco Sá vem desenvolvendo atividades lúdicas e de pesquisa, interdisciplinares, por meio da construção de paródias, jogos e dinâmicas para socializar o aprendizado da disciplina. Já nas aulas de língua portuguesa, há uma integração entre os ambientes de aprendizagem da biblioteca e do laboratório escolar de informática: os estudantes fazem a leitura de clássicos da literatura e constroem material de divulgação em mídias como resenhas e slides.
Fátima Schenini
Saiba mais no Jornal do Professor
Leia o blog da escola Adelino Cunha Alcântara

Fonte: portal.mec.gov.br
Gilv@n Vi@n@

Eleições: Perda de mandato por desfiliação na pauta da CCJ

Das propostas que fazem parte da reforma política, ainda tramitam na Comissão de Constituição e Justiça um projeto já lido, dois aguardando relatório e três PECs 
Eunício Oliveira apresentou emenda ao projeto, que recebeu pedido de vista coletiva na última reunião
A reforma política voltará a ser tema da reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) nesta quarta-feira, às 10h, quando os senadores apreciarão mais uma rodada de proposições. Um dos projetos na pauta é o PLS 266/11, que prevê a perda de mandato para deputados e vereadores que, sem causa justa, se desfiliarem do partido pelo qual se elegeram.
O PLS 266/11 foi lido na última sessão da comissão e deve ser votado em decisão terminativa. Relator da proposta, o presidente da CCJ, Eunício Oliveira (PMDB-CE), apresentou emenda limitando a perda de mandato aos políticos eleitos pelo sistema proporcional (deputados federais, estaduais e distritais, e vereadores). Os eleitos pelo sistema majoritário (presidente e vice-presidente, governadores e vice-governadores, prefeitos e senadores) poderão mudar de partido sem perda de mandato, desde que a nova legenda também integre a coligação pela qual se elegerem. A matéria teve pedido de vista coletiva.
Ainda na pauta da CCJ, estão três propostas de emenda à Constituição. A PEC 42/11 exige referendo popular para que qualquer mudança no sistema eleitoral entre em vigor. Já a PEC 40/11 proíbe coligações partidárias nas eleições proporcionais. À espera de relatório na CCJ, está a PEC 43/11, que institui o sistema de lista fechada nas eleições para a Câmara dos Deputados, e tramita em conjunto com a PEC 23/11.
Também aguardam relatório na CCJ e fazem parte do pacote da reforma política os PLSs 267/11 (que tramita em conjunto com o 29/11) e 268/11.  
Fonte: senado.gov.br
Gilv@n Vi@n@

CNTE: Mobilização para avançar na luta

A luta dos trabalhadores em educação, neste segundo semestre de 2011, tem início no próximo dia 6 de julho, por ocasião do Dia de Mobilização Nacional organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) em conjunto com diversas entidades do movimento social. Nesta data, concomitantemente ao ato da CUT, a CNTE lançará a Jornada Nacional de Luta pelo Piso, Carreira e PNE em todo país.
Diante do descaso de muitos gestores públicos frente à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF,) que julgou a Lei do Piso integralmente constitucional, a CNTE, através de seus sindicatos filiados, reforçará a luta pela implementação da Lei 11.738 devendo-se observar o piso nacional como vencimento inicial mínimo para as carreiras de magistério (previsto para o profissional com formação Normal de nível médio) e 1/3 de hora-atividade aplicado às jornadas previamente definidas nos planos de carreira, conforme orienta a legislação federal.
Além de exigir a vinculação do Piso às Carreiras de magistério (com base no valor defendido pela Confederação - R$ 1.587,87 - e na composição da carga de trabalho prevista na Lei 11.738), a Jornada de Luta da CNTE também pautará a aprovação do Plano Nacional de Educação à luz dos encaminhamentos deliberados pela Conae 2010. Desta forma, compõem nossa pauta de reivindicação: a aplicação de 10% do PIB na educação, a constituição do sistema nacional de educação, a revisão dos parâmetros de avaliação da educação básica, a implementação do Custo Aluno Qualidade, a valorização de todos os profissionais da educação, a garantia de gestão democrática em todos os níveis e instâncias de organização educacional, dentre outras questões.
As inúmeras greves deflagradas pelos trabalhadores da educação básica pública no país, sobretudo após o dia 11 de maio (Dia de Paralisação Nacional organizado pela CNTE), têm mostrado, mais uma vez, a força e o nível de organização de nossa categoria, sobretudo em defesa dos planos de carreira - direito garantido pela Constituição Federal. Por isso, não temos dúvidas de que, se preciso for, “vamos encher o Brasil de marchas” na luta pela valorização profissional e pela educação de qualidade para todos/a os/as cidadãos/ãs.
Em seu papel de articuladora da luta nacional, neste momento, a CNTE também tem cobrado do MEC a imediata instalação da mesa de negociação para aplicação (imediata e correta) do PSPN em todos os estados e municípios.
6 de julho: Dia de Mobilização Nacional da CUT e lançamento da Jornada Nacional de Luta pelo Piso, Carreira e PNE (com atos nos estados e municípios). Todos/as à luta! 
Por: CNTE, em: 23-06-2011
Gilv@n Vi@n@

24 junho, 2011

Banda de Música maestro Joaquim Amâncio, participará do 15º São Pedro de Venha Ver / RN

A Prefeitura Municipal da Cidade de Venha Ver, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, divulgou a Programação do 15º São Pedro, desta vez o Prefeito Expedito Salviano e toda sua equipe de apoio, comemora o 19º ano de Emancipação Política daquele município.
As festividades Alusivas terão datas específicas para rechear ainda mais o São Pedro mais falado do Alto Oeste.
A cidade de Venha -Ver completa ano e os convidados é quem ganha com uma programação imperdível. Confira abaixo toda sequência do que teremos a oferecer aos visitantes de toda região que virão festejar com a gente. Uma das novidades deste ano é a participação da Banda de Música Municipal Maestro Joaquim Amâncio da cidade de Caraúbas / RN,  cidade natal do anfritião da festa Prefeito Municpal Expedito Salviano.
Banda de Música Municipal Maestro joaquim Amâncio - Caraúbas / RN

A Banda de Música foi fundada em 1871, (140 anos) formando gerações
Programação
26 DE JUNHO DE 2011-DOMINGO:
05:00 HS-ALVORADA COM A BANDA MUNICIPAL DANIEL AMORIM DE LIMA.
07:00 HS- ABERTURA OFICIAL COM A FALA DO PREFEITO EXPEDITO SALVIANO.
07:30-HS CAFÉ COMUNITÁRIO LOCAL SEDE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE VENHA-VER/RN.
16:00- ENCONTRO DE BANDAS DE MÚSICAS INTERMUNICIPAIS.
27 DE JUNHO DE 2011-SEGUNDA FEIRA.
08:00HS- AÇÃO CIDADANIA, LOCAL SEDE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE VENHA-VER/RN.
28 DE JUNHO DE 2011- TERÇA –FEIRA
08:00HS- JOGOS ESCOLARES MUNICIPAIS.
29 DE JUNHO DE 2011-QUARTA-FEIRA
15:00HS- CAMPEONATO DE FUTEBOL COM TIMES DAS COMUNIDADES LOCAIS.
30 DE JUNHO DE 2011-QUINTA FEIRA
18:00HS- CINEMA & CULTURA. APRESENTAÇÃO DO FILME (INÁCIO GARAPA, UM MATUTO SONHADOR).
01 DE JULHO DE 2011- SEXTA-FEIRA
16:00HS- APRESENTAÇÕES CULTURAIS, COM AS QUADRILHAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS, ESTADUAIS, PETI, PROJOVEM, QUADRILHA DOS IDOSOS,APRESENTAÇÃO DO SEGUNDO TEMPO, O GRUPO DE KARATÊ DO PETI, E SHOW DE VIOLEIROS.
02 DE JULHO DE 2011- SÁBADO
20:00HS- FESTA DANÇANTE EM PRAÇA PÚBLICA COM AS BANDAS, BOTA PRA MOER, ANÍZIO JR E DEDIM GOUVEIA.
Fonte: estudioplaygravacoes.blogspot.com
Gilv@n Vi@n@

Em seis anos, uma em cada três bolsas do Prouni fica ociosa

Uma em cada três bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) oferecidas desde o começo do programa, em 2005, não foi preenchida. O total de bolsas ociosas em seis anos chegou a 427.438 – 33,1% de todas elas.

O número foi obtido por meio de dados de um levantamento estatístico do MEC (Ministério da Educação), disponível na página do Prouni na internet. Entre 2005 e o primeiro semestre de 2011, foram ofertadas 1.291.209 bolsas, com 863.771 (66,9%) preenchidas. O restante representa o total ocioso.
No primeiro semestre deste ano, 4% das 123 mil bolsas oferecidas ficaram ociosas na primeira etapa, apesar de mais de um milhão de candidatos terem se inscrito. A maioria, disse o MEC na época, era de cursos de educação à distância e/ou bolsas parciais. A ocupação foi maior nas integrais. O programa concede incentivos de 25%, 50% e 100% da mensalidade.
Até o primeiro semestre deste ano, o Prouni funcionava por meio de isenção fiscal em relação às bolsas oferecidas –se a universidade oferecesse 100 bolsas, a redução nos impostos seria relativa a todas, mesmo que não fossem totalmente preenchidas. Ou seja: neste período, o governo simplesmente deixou de arrecadar dinheiro.
Em 2009, uma análise do TCU (Tribunal de Contas da União) estimou que possa ter sido perdido, só nos dois primeiros anos do programa, um valor em torno de R$ 100 milhões.
Regras
Para José Roberto Covac, diretor jurídico do Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de SP), uma das principais razões para que sobrem tantas bolsas são as próprias regras do Prouni. Elas determinam faixas de renda e proíbem que o candidato tenha feito o ensino médio em escola particular sem bolsa integral.
"É usar o critério passado-presente. 'Eu paguei R$ 1 numa escola particular. Hoje tenho renda per capita de um salário mínimo. E não tenho o direito'", exemplifica.
Segundo Covac, não é possível dizer que as instituições usem as bolsas do Prouni como "artifício" para pagar menos imposto. "A lei diz: ofereça as vagas. O MEC faz a seleção naqueles critérios. Como os critérios estão na lei, se não se preenche [a vaga], a instituição não pode ser penalizada por isso", afirma.
Detalhamento
O secretário de Educação Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, diz que o órgão está preparando um levantamento mais detalhado para tirar eventuais casos de dupla contagem, já que a mesma vaga pode ter sido oferecida duas vezes. Ele lembra, no entanto, que também há dificuldade de preencher determinadas bolsas, como as reservadas para cotas.
Costa afirma que o MEC tomou duas ações para tentar reverter o número de bolas que sobraram. “A primeira delas foi a lista de espera [após as etapas de seleção normais]. A medida provisória que determina que a isenção fiscal seja proporcional a vagas efetivamente preenchidas foi a segunda“, diz.
Fonte: correiodoestado.com.br
Gilv@n Vi@n@

Comunicação: O que você precisa saber sobre a comunicação do SINTE-RN e o uso das notas pagas na greve

O SINTE-RN é o sindicato com maior presença nos veículos de comunicação do RN, com matérias favoráveis. A nossa luta estampa páginas de jornais, ocupa espaço na TVs e rádios e é presença constante na Internet. Nosso Sindicato também é pioneiro em comunicação institucional. É o único do Norte/Nordeste, e um dos poucos do Brasil, a manter um programa semanal de TV. Isso há 10 anos! O Sinte-RN também é o Sindicato estadual que mais faz uso de notas pagas em rádio jornal e TV.
Mas não é só isso. Há cerca de três anos, o Sinte-RN, implantou um portal que é acessado em média 60 mil vezes por mês e possui ainda uma comunidade no Orkut que já reúne mais de 700 profissionais de educação. Temos orgulho de dizer que a comunicação do Sinte-RN é modelo para diversas outras entidades sindicais, inclusive fora do Rio Grande do Norte. Veja a seguir alguns esclarecimentos acerca da comunicação do SINTE-RN e do uso das notas pagas na greve.
Por que o Sindicato não veicula Vts com maior frequência?
Uma nota na televisão é um investimento de alto custo. Nem mesmo o Governo usa esse recurso o tempo todo. Para se ter uma ideia, um anúncio (VT) de apenas 30 segundos no Jornal Nacional, custa aos cofres do Sindicato exatamente R$ 4.263,00, isso sem falar na produção, que nunca fica menos que R$ 1.470,00. Um plano de mídia envolve anúncios em vários programas e em várias TVs para ser eficaz. Um investimento tão caro e estratégico não pode ser usado de forma corriqueira. O recurso usado de maneira errada impede a realização de outras ações e com isso prejudica a categoria.
Qual é o melhor momento para se veicular um anúncio na TV?
Na maioria das vezes, o Sindicato consegue transmitir sua versão de forma "gratuita", através da imprensa e dos seus próprios veículos. Devemos usar as notas pagas quando as informações e opiniões acerca do movimento não estiverem chegando à sociedade e ao conjunto da categoria, pela via da responsabilidade social do jornalismo. Nesta greve temos uma das maiores coberturas já vistas. Tvs, rádios, jornais e a Internet tem mantido a sociedade e a categoria informadas, até mesmo em nível nacional! Além disso, os veículos de comunicação do Sindicato garantem o fluxo de opinião e de informação ainda mais específica e direta. O Programa Extraclasse TV, por exemplo, é assistido semanalmente por mais de 40 mil pessoas, segundo o Ibope.
No caso específico desta greve, a nota paga na TV não está saindo atrasada?
Basta ver o índice de mais de 90% de adesão da categoria e a aceitação do Movimento pela opinião pública, para se entender que a nota não saiu atrasada. Se tivesse sido colocado antes, o VT teria apenas repetido o que o Sindicato já estava dizendo através da imprensa. A diretoria “guardou a carta maior” para o momento mais oportuno. E se houvesse uma retaliação como corte de ponto? E se o Governo pedisse a ilegalidade da greve? E se o Governo veiculasse um VT com inverdades? Todas essas ações são comuns e exigem resposta através de notas pagas. Gastar os recursos de forma apressada impediria o Sindicato de defender a categoria à altura, no momento oportuno.
 Este é o momento oportuno para veicular o VT?
Entramos no segundo mês de greve. A imprensa não tem mais interesse em repetir nossos argumentos de que o Governo tem dinheiro para atender as nossas reivindicações. Precisamos reforçar nossas denúncias para que a greve se mantenha forte e a opinião pública continue do nosso lado. Portanto, este é um momento estratégico para o sucesso da nossa luta.
Basta pagar para o anúncio ir ao ar?
Não. O meio tem outras exigências. Por exemplo, as TVs usam e abusam do direito de recusar os VTs que não lhes interessam comercialmente ou politicamente. As regras também são rígidas. A Inter TV Cabugi, por exemplo, exige que o VT chegue até o meio-dia do dia anterior à veiculação e nem sempre os horários escolhidos pelo Sindicato estão disponíveis.
Por que a veiculação de um VT demora?
Antes de chegar à TV, o vídeo precisa ser criado e submetido a aprovação da diretoria. É um investimento caro e são apenas 30 segundos para falar de coisas extremamente delicadas. O Sindicato não pode se dar o direito de errar o alvo numa questão tão importante. Por isso é preciso ter tempo para avaliar e aprovar. Depois de aprovado o roteiro segue para produção e veiculação.
Por que a maioria dos VTs do Sinte-RN não tem imagens em movimento?
Depois de criado e aprovado, o roteiro é enviado para uma produtora fazer a filmagem e a edição. Quanto mais elaborado, mais a empresa precisa de tempo para executar o que foi criado. É por isso, que muitas vezes optamos pela nota apenas com os letreiros. É mais rápido, mais barato e tem o status de formalidade.
Quais as atribuições da Assessoria de Comunicação nesse processo?
O papel da assessoria de comunicação é tão somente criar o roteiro do anúncio de acordo com a determinação da diretoria e supervisionar o processo de produção e veiculação do VT. Não é justo, portanto, responsabilizar qualquer assessoria de comunicação por um VT não ir ao ar, como se pode ver são vários os fatores que influem nessa questão.
Por que a comunicação do Sindicato não está presente em todos os eventos da categoria?
A Assessoria de Comunicação tem obrigação contratual de divulgar para a sociedade e a categoria todas as atividades, fatos e opiniões do Sindicato. Isso é feito a partir de vários métodos de coleta de informações: cobertura local, entrevistas, pesquisas, reportagens etc. O Sindicato exige bons resultados, mas por uma questão de coerência, respeita os métodos de trabalho de todos os profissionais que lhe presta serviços.
Mas a TV do Sindicato não deveria cobrir todos os momentos?
Esta seria a condição ideal, mas fazer as filmagens e edição do Programa Extraclasse TV, não são tarefas da Assessoria de Comunicação e sim de outra empresa: a Prisma Produções. Produzir um programa de TV é caro. É por isso que não se vê esse serviço sendo mantido por outros sindicatos. Para viabilizar o programa, o contrato reza que a Produtora é obrigada a fazer apenas uma reportagem semanal externa e em Natal. É por isso que a equipe de TV do Sindicato não está presente em todos os eventos realizados.
E como estão as atualizações do portal do Sindicato na internet?
A página do Sinte-RN na Internet é atualizada diariamente de segunda a sexta e as vezes no final de semana. As matérias em destaque ficam expostas por, pelo menos, 24 horas para garantir a leitura de todos os usuários. Nesta greve, houve um aumento de visualizações mensais do portal na ordem de 77,30%. O número de páginas visualizadas saltou de 131.437 mil para 314.487 mil. As páginas foram visualizadas em aproximadamente 60 mil visitas, feitas através de 20 mil computadores diferentes. Os dados são do Google Analytics, um serviço especializado em estatísticas de sites de todo o mundo.

23 junho, 2011

Conselho da Alimentação Escolar avalia cumprimento dos Cardápios, intensificando as visitas


O Conselho da Alimentação Escolar - CAE/Caraúbas,  ontem (22), fez a 3ª etapa de visitas nas Escolas Municipais, com o objetivo de fiscalizar e acompanhar o cumprimento do Cardápio Escolar das Creches e Ensino Fundamental, analizando o armazenamento, estrutura física e outros problemas relacionadas a Alimentação Escolar.
Thazia Tatiane - Nutricionista, entrevistando as Merendeiras

 Gessivan Geraldo, responsável do setor de alimentação e Thazia Tatiane, Nutricionista  conversando com as Merendeiras
Estas visitas estão acontecendo com o acompanhamento da Nutricionista Thazia Tatiane Marinho Maia; o responsável do setor de Alimentação do municipio Gessivan Geraldo e Souza e representantes do CAE. 
Gessivan Geraldo, avaliando estoque
Desta vez foram visitadas creches  e escolas municipais da zona rural nas Cominidades de: Cachoeira, PA - Petrolina, Lajes/Livramento, Morada Nova, Baixa Fechada, Sitio Dois Irmãos, Galho do Angico, Mirandas, Petrolina e Santo Antonio. 
Hortas orgânicas nas escolas, idéia que dá certo
Asg´s e Merendeira, trabalhando como manda o figurinho
No dia  (15) deste já tinhamos visitados as Comunidades de: PA Santa Agostinha, Pedrêz, Mariana, Santana, Língua de Vaca, Boàgua, São Geraldo, Apanha Peixe e Xique-Xique.
Após concluir todas as visitas, será elaborado um relatório avaliativo para que o mesmo seja entregue a Administração Municipal e Secretaria de Educação em Audiência e que algumas providências sejam tomadas, visando melhor qualidade/quantidade e acompanhamento da Alimentação Escolar do nosso município. 
 Rita de Cássia - Representente de Prefessores(as) no CAE
 DESTAQUE:
Escola de Morada Nova - tem o menor número de alunos  no Município

"Em nosso Município temos crianças que são de classe baixa e não tem uma alimentação adequada em sua casa, sendo que isto é uma das causas que afeta no seu desenvolvimento de aprendizagem, por isso primamos por uma Alimentação Escolar e não por uma Merenda", destacou Gilvan Viana - Representante de Pais de Alunos no Conselho da Alimentação Escolar de Caraúbas.
Gilvan Viana - Representante de Pais de Alunos no CAE
 A Presidente do Conselho Herculana Neta, avalia de suma importância essas visitas e desde já agradeçe a receptividade dos Responsáveis das Escolas e das Merendeiras e que as visitas irão se estender em outras creches e escolas nos dois turnos tanto na zona zural como urbana, mas o conograma de visita é sigiloso. 
Presidente do CAE - Herculana Neta, avalia entrada e saída dos alimentos     
Todo o trabalho está sendo feito com o apoio da Prefeitura Municipal de Caraúbas e Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Educação , da Cultura e do Desporto.
Gilv@n Vi@n@

OMS: Homofobia atrapalha ações de prevenção e controle da aids

 A Organização Mundial da Saúde lançou uma cartilha com diretrizes e recomendações para a prevenção da aids entre homens homossexuais.  Segundo a OMS, esses casais têm 20 vezes mais chances de contrair o vírus do que a população em geral.  As vinte e uma novas recomendações tratam do acesso ao tratamento e a prevenção da doença. O  diretor-adjunto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Eduardo Barbosa, afirma que a cartilha reforça as ações do Ministério da Saúde.
Diretor-adjunto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Eduardo Barbosa
"A principal bandeira é o reconhecimento da questão de que a homofobia atrapalha todas as ações de saúde. Na medida em que você reconhece o direito da comunidade LGBT, da livre orientação sexual você possibilita que essa comunidade tenha acesso ao serviço de saúde. Essa é a principal questão abordada tanto pela OMS  e que já vem sendo adotada pelo Brasil estimulando nos serviços, estados e municípios também implementem ações nesse sentido."
O diretor afirma ainda que outra ação que o Ministério realiza e que está presente na cartilha da OMS é o reconhecimento de que a infecção pelo vírus da aids é uma epidemia concentrada. Por conta disso, esse público necessita uma atenção maior no tratamento e ações de prevenção. Dados do Ministério da Saúde apontam que em 2009, a taxa de incidência de HIV entre os homens foi de 25 casos por 100 mil habitantes e nas mulheres, o número  foi de 15,5 por 100 mil habitantes.
Reportagem, Vanessa Silvestre
Fonte: portal.saude.gov.br
Gilv@n Vi@n@

Meio Ambiente: Pauta inclui regulamentação do licenciamento ambiental

Projeto do deputado Sarney Filho obteve parecer favorável da relatora na CCJ, Kátia Abreu, e tramita em regime de urgência. Medida provisória ainda tranca a pauta. 
A proposta que regulamenta o licenciamento ambiental e define competências da União, dos estados e dos municípios está na pauta do Plenário em regime de urgência. O projeto de lei da Câmara (PLC 1/10-Complementar) pode ser votado logo que os senadores examinarem a Medida Provisória 526/11, que aumenta a capacidade de financiamento do BNDES. A MP está trancando a pauta. 
Apresentado pelo deputado Sarney Filho (PV-MA), o PLC 1/10 recebeu parecer favorável da relatora na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senadora Kátia Abreu (DEM-TO).
Pelo texto, o órgão encarregado de conceder a licença ambiental terá competência também para fiscalizar eventuais irregularidades e até multar empresas que descumprirem a legislação do setor na obra licenciada, ponto considerado polêmico entre os parlamentares. Segundo os críticos da medida, isso poderá reduzir a atuação do Ibama e dificultar o alcance da meta do governo federal de reduzir em 80% o desmatamento na região amazônica.
O projeto estabelece diversos instrumentos de cooperação entre os estados, municípios e Distrito Federal, como consórcios públicos; convênios e acordos de cooperação técnica; comissões tripartites em nível nacional, estadual e federal; fundos públicos e privados; entre outros.
Caberá à União, por meio do Ibama, elaborar zoneamento ecológico-econômico de âmbito nacional e regional, definir espaços territoriais a serem protegidos e controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas e substâncias perigosas. 
O Ibama será responsável também pelo licenciamento ambiental de empreendimentos e de atividades desenvolvidos com outro país ou que afetem o território de dois ou mais estados, bem como o que estiver localizado em mar territorial, em terras indígenas e em unidades de conservação de domínio da própria União, excetuadas as áreas de proteção ambiental.  
Fonte: senado.gov.br
Gilv@n Vi@n@

Prêmio Vivaleitura: Experiências de promoção da leitura concorrem a R$ 90 mil

Escolas públicas e privadas, universidades, empresas, organizações não governamentais ou pessoas físicas podem concorrer à sexta edição do prêmio Vivaleitura. Para participar, o concorrente deve apresentar sua experiência de promoção da leitura desenvolvida com crianças, jovens, adultos, comunidade rural ou urbana.
As inscrições podem ser feitas até 20 de julho. O prêmio é de R$ 90 mil, dividido entre três categorias. 
A inscrição é aceita com a entrega do relato. Para ajudar os concorrentes a escrever os projetos, a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), responsável pela coordenação do prêmio, preparou três vídeos com a especialista em leitura Alfredina Nery.
A justificativa do projeto, o contexto social onde a experiência de leitura é desenvolvida, os objetivos pretendidos estão entre os itens que devem constar no relato, segundo o regulamento. 
Participantes – Cada categoria concorre a R$ 30 mil, em dinheiro: bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; escolas públicas e privadas; sociedade, que compreende empresas, organizações não governamentais, pessoas físicas, universidades e instituições sociais.
De acordo com o regulamento, podem participar desta edição experiências que começaram em janeiro de 2009 e que serão concluídas até julho de 2011, ou projetos permanentes com indicadores de resultados. O relato do trabalho não deve ultrapassar seis páginas e cada participante pode inscrever um projeto por categoria.
As inscrições devem ser feitas na internet, ou por via postal, como carta registrada, com aviso de recebimento, para o endereço Prêmio Vivaleitura 2011, caixa postal 71.0377, cep: 03410-970 – São Paulo (SP). 
Iniciativa dos ministérios da Educação e da Cultura, o prêmio tem a coordenação da OEI, o patrocínio da Fundação Santillana, da Espanha, e o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Cobsed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). 
Evolução – Criado no Ano Ibero-americano da Leitura, em 2005, o prêmio pretende incentivar a leitura em espaços escolares, bibliotecas, instituições, entidades e residências. Da primeira edição, em 2006, a 2010, o Vivaleitura recebeu cerca de 10,3 mil projetos, 90 deles classificados e 15 premiados. No período, foram distribuídos R$ 450 mil. 
Democratizar o acesso ao livro, estimular a leitura e a formação cidadã, valorizar o livro e a leitura, e apoiar a criação e a produção literárias são objetivos do Vivaleitura.  
Ionice Lorenzoni 
Veja o regulamento, o formulário de inscrição e os vídeos na página eletrônica do prêmio.
Fonte: portal.mec.gov.br
Gilv@n Vi@n@

Evangelho do dia

Eu sou o pão vivo que desceu do céu 
Jo 6,51-58
"Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne, entregue pela vida do mundo". Os judeus discutiam entre si: "Como é que ele pode dar a sua carne a comer?" Jesus disse: "Em verdade, em verdade, vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por meio do Pai, assim aquele que de mim se alimenta viverá por meio de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram - e no entanto morreram. Quem se alimenta com este pão viverá para sempre". 
Comentário do EvangelhoO pão que eu darei é a minha carne
O tema do pão domina o capitulo 6 de João. Depois que Jesus afirmou: "O pão que eu darei é a minha carne, entregue pela vida do mundo", os judeus discutiam como podia ser isto. Em resposta, Jesus confirma, por quatro vezes, a sua carne e seu sangue como comida e bebida. Ao redor da mesa eucarística a comunidade de fé faz a experiência da comunhão com o ressuscitado. O "comer" e "beber" tem o sentido último de identificar-se com Jesus e segui-lo no cumprimento da vontade do Pai. É uma comunhão de amor que se traduz em gestos concretos em vista da libertação dos oprimidos e da restauração da vida em plenitude entre todos homens e mulheres, neste mundo. O próprio Jesus é o alimento e a fonte deste amor e desta vida, que é eterna.
José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org.br
Gilv@n Vi@n@

22 junho, 2011

O parcelamento da terra!

Apesar dos avanços conquistados na área social, a concentração da terra no Brasil cresceu cerca de 1%, segundo dados divulgados em 2009 pelo IBGE.

1% dos grandes proprietários de terras que possuem fazendas acima de mil hectares são donas de 40% de todas as terras do país.
No mesmo artigo, a autora afirma que 75% dos alimentos produzidos e consumidos no país vem da agricultura familiar e 25% ficam por conta do agronegócio.
Conteúdo da Reforma Agrária
"A terra deve ser parcelada em forma de propriedade familiar, em regime cooperativo, com acesso ao crédito e à técnica, a equipamentos, preço mínimo, seguro agrícola, direcionada para uma agroindústria avançada, de modo a elevar a qualidade de vida dos trabalhadores e de suas famílias".
Declaração do engenheiro Agrônomo Marcelo Cardia, dirigente do PCdoB em São Paulo.
Fonte: artigo de Fabíola Perez(Reforma Agrária: enfrentar o latifúndio e democratizar o campo) publicado no portal vermelho(www.vermelho.org.br), no dia 21 de junho de 2011 e Postado no canindedefranca.blogspot.com, em mesma data.
Gilv@n Vi@n@

Internações por Asma reduzem 51% em dez anos

Queda é atribuída à ampliação do acesso a medicamentos e melhoria da assistência a pacientes com doenças respiratórias


No Dia Nacional de Controle da Asma, lembrado nesta terça-feira (21), o Brasil apresenta avanços na assistência a pacientes com a doença atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O número de internações, na rede pública de saúde, caiu 51% nos últimos dez anos: diminuiu de 397.333, em 2000, para 192.601, em 2010. A queda se deve, entre outros fatores, à ampliação do acesso a medicamentos pelo SUS e à atuação dos profissionais da Estratégia Saúde da Família, principal política da atenção básica do Ministério da Saúde, focada em ações de prevenção e promoção da saúde. 
“O governo federal vem ampliando significativamente a oferta de medicamentos para o tratamento da asma nos últimos dez anos”, observa o diretor de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel Nascimento. Em 2000, o SUS ofertava apenas um medicamento para a doença, o Salbutamol, em uma única apresentação e concentração. Em 2003, foram incorporados no SUS mais seis medicamentos em 32 diferentes apresentações e concentrações. Atualmente, são oferecidos 11 medicamentos para asma em 86 apresentações e concentrações. 
Além de ter acesso a todos os medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde, os usuários do SUS também adquiri-los com 90% de desconto em mais de 15 mil farmácias privadas credenciadas ao Programa Aqui Tem Farmácia Popular e em 551 unidades da rede própria (administradas pelo governo) instaladas em todo o país.  
ATENÇÃO BÁSICA – Se por um lado o Ministério da Saúde ampliou a oferta de tratamento para a asma, por outro, também investiu na atenção básica, ampliando o acesso a ações de informação, educação, prevenção e atendimento à população por meio das Equipes de Saúde da Família. Tais medidas focam, principalmente, na prevenção a doenças crônicas, que é o caso da asma.
“Nos últimos anos, um dos esforços do governo federal tem sido expandir e melhorar o acesso à atenção básica para que ela seja a principal porta de entrada ao Sistema Único de Saúde”, afirma o diretor de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Heider Pinto. Os recursos investidos na ESF aumentaram mais de cinco vezes, saltando de R$ 1,8 bilhão, em 2003, para R$ 9,6 bilhões, em 2010. Atualmente, o Saúde da Família conta com 31,9 mil equipes que atuam em 5.281 municípios. Compostas por médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde, as equipes são responsáveis por uma comunidade específica e monitoram a saúde daquela população. 
Nos últimos anos, um dos esforços do governo federam tem sido fortalecer a Estratégia Saúde da Família (ESF) para que ela seja a principal porta de entrada ao Sistema Único de Saúde”, afirma o diretor de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Heider Pinto. Os recursos investidos na ESF aumentaram mais de cinco vezes, saltando de R$ 1,8 bilhão, em 2003, para R$ 9,6 bilhões, em 2010. Atualmente, o Saúde da Família conta com 31,9 mil equipes que atuam em 5.281 municípios. Compostas por médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde, as equipes são responsáveis por uma comunidade específica e monitoram a saúde daquela população. 
Estudos mostram que a atenção básica organizada pode resolver mais de 80% dos problemas de saúde da população assistida e que cerca de 30% das internações hospitalares poderiam ser evitadas pela atenção primária, representando 15% do gasto público total em saúde. Também existem evidências de que a expansão da Estratégia Saúde da Família reduz internações hospitalares por condições sensíveis à atenção básica, principalmente por diabetes e problemas respiratórios e circulatórios.


Por Bárbara Semerene, da Agência Saúde – Ascom/MS
(61) 3315-6248 / 3580 
Gilv@n Vi@n@

Sociedade: Seguro-desemprego a artista e músico passa na CE

Para ter direito ao benefício, profissional deve comprovar ter atuado em espetáculos por pelo menos 30 dias nos 12 meses anteriores à data do pedido  

Projeto de lei da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) que prevê seguro-desemprego a artistas, músicos e técnicos de espetáculos de diversão foi aprovado ontem pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A matéria ainda será examinada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em caráter terminativo.
De acordo com a proposta (PLS 211/10), para receber o seguro-desemprego, o profissional precisa comprovar ter trabalhado em atividades da área por, pelo menos, 30 dias nos 12 meses anteriores à data do pedido do benefício e não estar recebendo outro benefício previdenciário de prestação continuada ou auxílio-desemprego. Além disso, é necessário ter efetuado os recolhimentos previdenciários relativos ao período de trabalho, bem como não possuir renda de qualquer natureza.
O seguro será concedido por um prazo máximo de quatro meses, de forma contínua ou alternada. Para conceder o benefício, o projeto altera a Lei 7.998/90, que trata do Programa do Seguro-Desemprego, do abono salarial e institui o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Marisa Serrano explicou que apresentou a proposta por solicitação dos artistas, especialmente os mais idosos, em audiências públicas no Senado. 
Desamparo 
A senadora disse que a categoria é uma das menos amparadas pela proteção social no país. De acordo com estimativa do Ministério da Educação, ressaltou, cerca de 85% desses profissionais em atividade estão desempregados.
Além disso, destacou, a atividade acontece principalmente na informalidade, de modo que a maior parte desses trabalhadores jamais reuniria as condições estabelecidas por lei para obtenção do seguro-desemprego.
Sérgio Petecão (PMN-AC), em seu parecer, lido pr Waldemir Moka (PMDB-MS), argumentou que a maior parte da categoria enfrenta muitas dificuldades, embora haja casos excepcionais de profissionais bem-sucedidos ou que têm relações trabalhistas mais seguras, como membros de orquestras e corpos de baile estáveis.
Por sua vez, Walter Pinheiro (PT-BA) ressaltou que, em geral, a agenda dos artistas se concentra em determinadas épocas do ano. 
— Comparo o seguro- desemprego destinado ao pescador em período de defeso ao do artista. O músico é da mesma forma sujeito à safra, sua atividade é sazonal — observou o senador. 
Fonte: senado.gov.br
Gilv@n Vi@n@

Olimpíada de matemática: Dilma entrega 500 medalhas e lembra importância da educação

Durante a solenidade de entrega das medalhas de ouro da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), a presidenta da República, Dilma Rousseff, ressaltou o papel da educação para o crescimento econômico e social do Brasil. Acompanhada pelos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, a presidenta cumprimentou mais de 500 estudantes no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 
Em seu discurso, Dilma reforçou o compromisso do governo com a educação, a erradicação da pobreza e a criação de empregos. “Acredito que nós estamos em um momento muito especial no Brasil e essa cerimônia exemplifica todo o potencial de nosso país de criar uma sociedade que dê oportunidades aos nossos jovens”, disse ela.
Para a presidenta, “todo jovem brasileiro tem que ter domínio da linguagem e compromisso com a matemática, que são pré-condições para todos os outros conhecimentos”.
Dentre os 19,6 milhões de inscritos nesta edição da Obmep, cinco estudantes se consagraram pentacampeões do concurso. Um deles é Henrique Gasparini do Nascimento, de 15 anos, medalhista de ouro desde a segunda edição da Olimpíada. Para Henrique, a chave do sucesso é dedicar-se todos os dias e sempre querer aprender. “Os professores ensinam o que vai cair nas provas e o que devemos saber para o nosso dia a dia. Quanto mais dedicação, mais conhecimento é absorvido”, garante.
Outro destaque da Obmep foi o município piauiense de Cocal dos Alves, que, com apenas 5.600 habitantes, recebeu 12 medalhas. Os estudantes José Márcio de Brito, 15 anos, Antônio Wesley Vieira, 13 anos, Clara Mariane de Oliveira, 13 anos, e Sandoel de Brito Vieira, 17 anos, receberam quatro das cinco medalhas de ouro do estado do Piauí.
A Obmep surgiu para estimular o estudo da matemática, revelar talentos e criar um ambiente diferente e motivador na escola. Os estudantes mantêm contato com questões interessantes e desafiadoras e são estimulados a trabalhar em grupo. As provas são dirigidas a alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio das redes municipal e estadual.
A primeira olimpíada de matemática foi realizada em 2005, com a participação de 10,5 milhões de alunos, de 31 mil escolas. Na edição de 2010, foram reunidos 19,6 milhões de estudantes de 44,7 mil escolas públicas em 99,16% dos municípios brasileiros. Os sucessivos recordes de participação fazem da Obmep a maior competição de matemática do mundo.
A olimpíada é realizada pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Conta ainda com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). 
Diego Rocha
Fonte: portal.mec.gov.br
Gilv@n Vi@n@

21 junho, 2011

Assembleia decide pela continuidade da greve

Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira(21) a categoria decidiu pela continuidade da greve da educação. Até o momento não houve nenhuma proposta nova às reivindicações da categoria.
 A Assembleia teve acesso a um impresso do governo com uma releitura da única proposta apresentada até agora. Para a diretoria do Sinte-RN trata-se da velha proposta com nova roupagem.
A capa do panfleto anuncia um aumento de 34% salarial para os professores.
No entanto, o anuncio governamental esconde que o aumento, depois de seis meses, é zero e zero também é o aumento previsto para agosto. A atenção dada à reivindicação de reformulação do plano de carreira do magistério também é zero. Bem como, zero é nível de confiança de que em dezembro os professores receberão o que está sendo prometido agora.
Como se tudo isso não bastasse, é ainda zero a resposta dada às reivindicações dos funcionários da educação.
Essa realidade levou a categoria a decidir pela continuação e intensificação do movimento de greve.
Principais deliberações:
   - Continuar a veiculação de VT
   - Divulgar nota na imprensa escrita
   - Fazer anúncio para carro de som explicando os motivos da greve 

Rede Estadual

Sinte apresenta condições para suspender movimento

A direção do Sinte participou de uma reunião com a presidência da Assembleia Legislativa nessa segunda-feira (20). O encontro foi para discutir uma contraproposta ao Governo. O Sinte já elaborou o ofício, destinado ao presidente da Casa, Ricardo Motta, e elencou os pontos considerados fundamentais para que a categoria suspenda a greve. Para ver o documento na íntegra, clique aqui.
Fonte: sintern.org.br
Gilv@n Vi@n@

Prefeito Municipal Decreta Ponto Facultativo


MUNICÍPIO DE CARAÚBAS
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
CNPJ Nº  08.349.102/0001-29
 SECRETARIA DE GOVERNO

DECRETO Nº 014/11 - SEG, DE 21 DE JUNHO DE 2011. 
            EMENTA: Declara ponto facultativo a data que especifica e dá outras providências. 
           O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS, Estado do Rio Grande do Norte, no uso das atribuições que lhe confere o art. 27, III, da Lei Orgânica do Município; e
 
           DECRETA: 
 
           Art 1º. Fica declarado ponto facultativo o dia 24 de junho de 2011 (sexta-feira) no âmbito da Administração Municipal. 
           Art. 2º. Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
 
           Palácio Jonas Gurgel, Gabinete do Prefeito de Caraúbas, Em 21 de junho 2011; 143º de Emancipação Política.
 
           Registre-se, Publique-se e Comunique-se.

 
           ADEMAR FERREIRA DA SILVA
           Prefeito Municipal
Gilv@n Vi@n@

UFERSA/Caraúbas, ordem de serviço será assinada dia 30.

O professor Roberto Vieira Pordeus confirmou que na próxima semana, provavelmente quinta-feira (30), o reitor Josivan Barbosa vai dar a ordem de serviço para o início da construção do bloco de sala de aula e do Patrimônio Público, Almoxarifado e Garagem, do Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, no município de Caraúbas.

O trabalho de desmatamento da área começou ontem (20). A estrutura será erguida às margens da RN 223, saída de Caraúbas para o município de Apodi, num terreno doado pelo empresário Ademus Ferreira. A Construtora A & C venceu a licitação para construir o bloco de sala de aula, orçado em cerca de R$ 1,2 milhão. Já a construtora Antartida vai construir o complexo de almoxarifado, patrimônio público e transporte do Campus, orçado em R$ 800 mil.
O Bloco de Sala de Aula de Professores terá 10 salas de aula, sendo que cada uma com espaço para 62 alunos. A área construída será de 1,2 mil metros quadrados. Já o prédio do patrimônio público será erguido numa área de 860 metros quadrados. Roberto Vieira Pordeus disse que ainda neste mês serão definidas as empresas que vão construir biblioteca, muros, guarita, centro de convivência e laboratórios. "Temos R$ 14 milhões liberados e vamos trabalhar", diz.
Fonte:Jornal de Fato
Gilv@n Vi@n@

Direitos Sociais: Lídice aponta falta de política pública para semiárido do NE

Para senadora, é preciso buscar soluções conjuntas com a comunidade, no sentido de explorar potenciais e oportunidades para melhorar a vida da população nordestina.
Lídice: quadro descrito por Euclides da Cunha "permanece tristemente atual"
 A pobreza no semiárido nordestino, segundo Lídice da Mata (PSB-BA), não é apenas resultado da seca, mas também da falta de políticas públicas que considerem de forma efetiva as potencialidades econômicas da região. Só na Bahia, dissse a senadora, são 2,7 milhões de pessoas vivendo em situação de extrema pobreza. Ela mencionou estudos que analisam a pobreza do semiárido nordestino e citou registros históricos que demonstram como sucessivas políticas públicas praticadas pelo Estado brasileiro foram insuficientes e muitas vezes equivocadas, incapazes de desenvolver a região de modo eficaz.
— Nos dias de hoje, grande parte da população sobrevive da pecuária e da agricultura em pequenas propriedades desprovidas de meios efetivos à geração de produtos para a sua segurança alimentar, carecendo amplamente de programas de transferência de renda, a exemplo do Bolsa Família — observou.
Lídice da Mata registrou o estudo do professor Luiz Paulo Neiva, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), focado em Canudos (BA), segundo o qual os problemas históricos do semiárido estão relacionados ao crescimento regional desigual e a uma estrutura fundiária perversa. O sertão, de acordo com o estudo, é o "espaço sócioeconômico mais problemático do Brasil", marcado pela implementação de políticas inócuas.
A senadora lembrou a afirmação do escritor Euclides da Cunha, autor de Os sertões: "De sorte que, sempre evitado, aquele sertão, até hoje desconhecido, ainda o será por muito tempo".
Selo em Comemoração ao Centenário
— Essa afirmação profética de Euclides da Cunha sobre o semiárido nordestino, por ele tão minuciosamente descrito em Os Sertões, permanece tristemente atual no Brasil de nossos dias — disse ela.
Para Lídice da Mata, que relatou as diversas tentativas, no século 20, de equacionar o problema da pobreza no semiárido nordestino, é preciso encontrar soluções conjuntas com a comunidade, buscando explorar potenciais e oportunidades e melhorar a vida da população. 
Fonte: senado.gov.br
Gilv@n Vi@n@

ProUni: Inscrições abertas até sexta. Oferta recorde chega a 92 mil bolsas

Estão abertas até sexta-feira, 24, as inscrições de candidatos a bolsas de estudos do segundo semestre de 2011 do Programa Universidade para Todos (ProUni). A oferta, de 92.107 bolsas — 46.970 integrais e 45.137 parciais (50% da mensalidade) —, é um recorde na história do programa.
Criado em 2004, o ProUni, programa do Ministério da Educação, oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior particulares em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
Podem concorrer às bolsas os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010 e atingido no mínimo 400 pontos na média das notas em ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e que tenham obtido nota na redação, mesmo que mínima. 
As inscrições serão feitas em uma única etapa, com três chamadas sucessivas. Ao inscrever-se, o candidato pode escolher até três opções de curso e instituição.
O resultado da primeira chamada será divulgado na próxima segunda-feira, 27. Os candidatos pré-selecionados terão prazo até 6 de julho para comprovar a documentação e fazer a matrícula na instituição de ensino indicada. A segunda chamada está prevista para 12 de julho, com prazo para confirmação de documentação até o dia 19. A terceira e última chamada será feita em 25 de julho, com prazo até o dia 29 para a matrícula. 
Espera — Conforme o cronograma, ao fim das três chamadas, os candidatos excluídos da pré-seleção ou pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em entrar na lista de espera. O prazo para manifestação de interesse vai de 6 a 8 de agosto. A lista será usada pelas instituições de educação superior participantes do programa para a oferta das bolsas ainda existentes.
Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Além de ter feito o Enem 2010 e alcançado a pontuação mínima, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.
Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em curso de licenciatura, normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.
Os candidatos devem fazer a inscrição na página eletrônica do ProUni. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2010, além do CPF. Caso seja necessário recuperar esses dados, o estudante deve buscá-los na página eletrônica do Enem
O processo seletivo do ProUni referente ao segundo semestre deste ano foi regulamentado pela Portaria Normativa nº 14, do MEC, publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira, 17, seção 1, página 21.
Confira a oferta de vagas
Por Assessoria de Imprensa da Sesu
Fonte: portal.mec.gov.br 
Gilv@n Vi@n@