ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

07 janeiro, 2017

Um Brasil autoritário à espreita

autoritarismo
Qualquer um que tenha entrado numa repartição pública já deve ter se deparado com aviso onde se lê: “Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela. Pena: detenção, de seis meses a dois anos, ou multa.” O recado é claro: o destinatário do serviço público já entra sendo advertido de que pode ser preso. Pode?
Em julgamento recente, o STJ decidiu que a criminalização da conduta de desacatar funcionário público é incompatível com a Convenção Americana de Direitos Humanos. A jurisprudência do STF é firme no sentido de que os diplomas internacionais que versam sobre direitos humanos têm caráter supralegal. Prestigia-se a liberdade de expressão preconizada nos tratados e convenções dos quais o Brasil é signatário.
GILV@N VI@N@

Cavalos nunca esquecem as verdadeiras amizades

ciencia-cavalo-amigo-450Os cachorros que se cuidem! Um estudo da Universidade de Rennes, na França, mostrou que os cavalos podem ser mais leais até que nossos amigos de longa data – desde que bem tratados, é claro.
A pesquisa analisou o comportamento de 20 cavalos anglo-árabes e três franceses em um estábulo em Chamberet, também na França. Os cientistas testaram o quão bem os cavalos se lembravam de um treinador do sexo feminino e das instruções que ela havia dado aos bichanos depois de oito meses longe dos animais.
Eles constataram que o animal possui uma excelente memória e que, além de recordar dos “amigos” humanos mesmo depois de longos períodos distantes, também se lembra de informações complexas (como uma estratégia que aprendeu para resolver algum problema) por dez anos ou mais.
O resultado mostrou que os cavalos são leais, inteligentes e têm memórias de longa duração. Mas, cuidado: essas lembranças são de boas e más experiências. Nada de tratar mal o animal, ok?
Gilv@n VI@n@

Delcídio ferrou-se de vez

Uma delação premiada do pacote da Odebrechet ameaça a liberdade do ex-senador e ex-petista Delcídio do Amaral. O ex-presidente da Braskem Carlos Fadigas contou, em um dos quatro anexos de sua delação, como repassou 500 000 reais ao ex-líder do governo Dilma em troca de “apoio” na aprovação do PRS 72/2010, que favoreceu a empresa em questões ligadas ao ICMS.
Também há e-mails sobre o caso, em que Delcídio é tratado como “Ferrari”. O problema para o ex-senador é que a negociata não consta da sua própria delação. Se ficar provado que escondeu isso, pode deixar sua fazenda de gado e voltar para trás das grades.
delcidio
Gilv@n Vi@n@

Prefeitos continuam com o mesmo “disco arranhado”

downloadOs prefeitos eleitos continuam passando o mesmo disco arranhado.
O formato é o mesmo: contas deixadas pelos antecessores e sem muita coisa para fazer no momento.
Do mesmo jeito, sem tirar nem pôr.
Gilv@n Vi@n@

“Diga aonde você vai que eu vou varrendo”!

depositphotos_5871547-stock-illustration-broom-sweep-floorO momento nas prefeituras é de cortar na carne as despensas e o alvo principal são os comissionados:
É hora de faxina nos cargos e de rolar a melodia: “Diga aonde você vai que eu vou varrendo”!
Gilv@n Vi@n@

O verão rende boas risadas aos políticos

tumblr_mu0at6cYQw1s9vzsko1_500Fim de semana e os políticos veraneando nas praias…
Comenta-se nos bastidores, que entre um gole e outro de um boa cerveja e um vinho, conversas vai e vem sobre como será o ano de 2017 …
E rende boas risadas, viu!
Afinal, é verão uma vontade boa de soltar a gargalhada.
Gilv@n Vi@n@

Gasolina atinge maior valor em 1 ano no país, diz ANP

Litro-da-gasolina-chega-a-R-10-na-ParaíbaOs dados mostram que o reajuste da gasolina ganhou fôlego a partir de dezembro do ano passado, quando a Petrobras aumentou o preço da gasolina nas refinarias. Apenas nas últimas quatro semanas, o valor do combustível subiu 1,92%. Em todo o ano de 2016, o preço da gasolina se apreciou 3,3%, abaixo da inflação. Na semana, a alta foi de 0,18%.
Os dados são de levantamento divulgado nesta sexta-feira (6) pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que monitora semanalmente os preços dos combustíveis no país.
Gilv@n Vi@n@

Marketing desnecessário

doria_e_regina_duarte105001
A atriz Regina Duarte, tucana se juntou na manhã deste sábado,07, com o prefeito de São Paulo, também tucano João Doria (PSDB), e foram varrer um trecho da calçada da avenida Paulista.
Doria e Regina chegaram a  interromper o “trabalho” dos vendedores várias vezes para conversar e fazer fotos.
Sem necessidade esse marketing forçado de Doria.
Gilv@n Vi@n@

Encerrada reunião de Temer com Cármen Lúcia sobre situação em presídios

thumb (1)
Foto: Alan Marques
Aconteceu hoje a reunião entre o presidente Michel Temer e a presidente do STF ministra Cármem Lúcia, que tratou sobre a crise nos presídios do Brasil, agravada nos últimos dias com a chacina dos presos em  Roraima e Amazonas.
A reunião durou cerca de duas horas e meia, e aconteceu na casa da ministra, no Lago Sul, em Brasília, não estava registrado na agenda oficial de nenhum dos dois.
Gilv@n Vi@n@

Morre ex-presidente de Portugal Mario Soares

mariosoares
Mario Soares, ex-presidente de Portugal, morreu neste sábado (7) aos 92 anos, segundo afirmou à agência France Presse um porta-voz do hospital em que ele estava. De acordo com a Agência Lusa, Soares estava no Hospital da Cruz Vermelha de Lisboa. A agência EFE afirmou que ele estava internado desde 13 de dezembro.
Histórico dirigente socialista com quatro décadas de atividade política, Mario Soares foi presidente de Portugal entre 1986 e 1996 e ocupou o cargo de primeiro-ministro em duas ocasiões.
Também foi fundador do Partido Socialista português, também foi ministro das Relações Exteriores e deputado europeu.
Gilv@n Vi@n@

Ministro da Saúde cumpre agenda em Mossoró na próxima quarta

images (1)O ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), cumprirá agenda em Mossoró, no Rio Grande do Norte, na próxima quarta-feira (12), a convite do deputado federal Beto Rosado (PP). O ministro será recebido também pelo governador Robinson Faria (PSD) e a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP).
Ele visitará Unidades de Saúde da cidade, firmará parcerias com os Municípios e participará de um encontro com prefeitos do Estado, cujo tema é “Reflexão sobre ações em Saúde”.
Gilv@n Vi@n@

Ritchie critica o atual hit do verão Deu Onda: “Deu vontade de me aposentar”

ritchie-696x462
O cantor Ritchie, autor de Menina Veneno, grande sucesso na década de 80, resolveu criticar o hit Deu Onda, do MC G15, que contagiou os brasileiros, inclusive, famosos.
Nas redes sociais, o músico disse que teve vontade de “se aposentar” ao ouvir a música. “Ontem ouvi a dita “música” do verão e, sinceramente, deu vontade de me aposentar de vez desse ofício”, escreveu o cantor no microblog.
Ritchie fez questão ainda de criticar a estrutura da canção. “Melodia em tom maior, base em tom menor… e o Tom maior de todos vira na cova!”, completou.
Bol
Gilv@n Vi@n@

Sejuc confirma fuga de 15 presos da Penitenciária Estadual de Parnamirim

noticia_150978
Quinze presos fugiram da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP) no início da manhã deste sábado (7). Segundo o secretário da Justiça e da Cidadania, Walber Virgulino, os detentos que escaparam são acusados de cometerem crimes sexuais.
O secretário revelou que os presos escaparam através de um buraco feio em um das paredes do pavilhão 1 do presídio. “Infelizmente o presídio está com a estrutura precária e os apenados estavam soltos no pavilhão, isso acabou facilitando a fuga”, lamenta Walber Virgulino.
O secretário contou que os detentos que escaparam não são ligados a nenhuma facção criminosa, e que os mais perigosos são os do PCC, que estão no pavilhão 2. Para dificultar uma nova evasão, Virgolino revelou que irá reforçar a segurança no pavilhão 1 e irá colocar as grades.
Nominuto.com
Gilv@n Vi@n@

Fora os Salários

corrupcao-propina-homem-entregando-dinheiro-1458826055355_615x300Além dos reembolsos de passagens aéreas, os deputados receberam em 2016, em cada período de 6 meses, mais de R$ 121 milhões em salários.
Fora o salários.né!
Gilv@n Vi@n@

Seguro-desemprego automático

carteira-sine-720x478O calvário dos trabalhadores em busca do seguro-desemprego, incluindo os do Rio, pode acabar no segundo semestre deste ano. O Ministério do Trabalho está implementando um sistema que vai encaminhar, automaticamente, o benefício aos demitidos sem justa causa, de forma que eles não precisem mais procurar os postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para dar entrada no pedido.
A pasta trabalha na edição de uma norma que vai obrigar todos os empregadores a informar diariamente ao governo demissões e admissões, que fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Hoje, as empresas têm prazo de até 37 dias para prestar essas informações. A mudança nessa regra é necessária, porque o trabalhador pode conseguir um emprego logo após dar entrada no pedido, e, neste caso, o benefício tem de ser suspenso. Além disso, a exigência vai tornar mais rápida a identificação e o atendimento ao desempregado.
Gilv@n Vi@n@

Nova fase da Operação Lava Jato

size_810_16_9_jose-serraJosé Serra, codinome “Vizinho”, recebeu 23 milhões de reais do departamento de propinas da Odebrecht.
Seu arrecadador, Ronaldo Cezar Coelho, confessou à Folha de S. Paulo o recebimento do dinheiro no exterior…
A vista, uma mudança de estratégia de defesa, assume caixa dois e a lavagem de dinheiro, jamais corrupção!
Gilv@n Vi@n@

Vai morrer no abraço?

images-cms-image-000529507
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deve reforçar sua aliança com Michel Temer nas primeiras semanas de janeiro.
Os dois teriam marcado um encontro para discutir a relação entre PSDB e PMDB durante um telefone na véspera de Natal, quando trocaram votos de boas-festas.
Gilv@n Vi@n@

Saques da poupança superam depósitos em mais de R$ 40 bilhões em 2016

quanto-custa-abrir-uma-conta-poupancaA queda da renda e a perda de atratividade em relação a outras aplicações fizeram a caderneta de poupança registrar retirada líquida de recursos pelo segundo ano consecutivo. Em 2016, os brasileiros sacaram R$ 40,7 bilhões a mais do que depositaram na poupança.
Gilv@n Vi@n@

Polícia Militar prende quadrilha em Brejo do Cruz

825924ac4fc2cdcfa4afdd724dc0aad0
Um grupo composto por cinco suspeitos foi preso na Zona Rural de Brejo do Cruz, no Sertão da Paraíba, a 420 km de João Pessoa, na noite desta sexta-feira (dia 06 de janeiro). Com o bando foram encontrados armamentos e diversos materiais que, segundo a Polícia Militar, seriam utilizados em ataques a bancos.
De acordo com o soldado Lucas, do 12º Batalhão da PM, da cidade vizinha de Catolé do Rocha, que fica responsável pelas ocorrências da região, o grupo já era monitorado.
No confronto entre polícia e bandidos, um dos elementos do bando foi alvejado, mesmo tendo sido socorrido para o Hospital de Brejo do Cruz, a vítima não resistiu e veio a óbito. Há uma semana, duas explosões de carro-forte no Sertão no interior da Paraíba. Uma na Região de Paulista, e a outra entre Aparecida e Pombal na BR 230.
Gilv@n Vi@n@

Por onda de frio, Papa ordena que abrigos fiquem abertos 24h

PAPA-FRANCISCO-300x201O papa Francisco ordenou neste sábado (7) que os dormitórios criados para os moradores em situação de rua no Vaticano fiquem abertos 24 horas para receber as pessoas que não tem onde ficar durante a onda de frio que atinge a Itália. As informações foram divulgadas pelo monsenhor Konrad Krajewski, responsável pela Esmolaria Vaticana à ANSA.
Para aqueles que não quiserem se dirigir aos pontos geridos pela Esmolaria, a Igreja doará sacos de dormir especiais, que conseguem aguentar temperaturas de até -20º C. “Nós também colocamos à disposição os nossos carros da Esmolaria para que quem não quer vir até aqui possa dormir dentro deles durante à noite”, acrescentou.
Gilv@n Vi@n@

Volkswagen diz estar perto de acordo com Justiça sobre fraude em teste de emissões

62788129_COLMA-CANOVEMBER-18-The-Volkswagen-logo-is-displayed-on-a-flag-at-Serramonte-Volkswa
A Volkswagen informou que está se aproximando de um acordo para pagar mais de US$ 2 bilhões e resolver uma investigação criminal federal nos EUA sobre sua fraude em testes de emissões, de acordo fonte envolvidas na negociação que não quiseram ser identificadas. As informações são do site do jornal americano “The New York Times”.
De acordo com a publicação, a empresa ou uma de suas entidades corporativas deve se declarar culpada de acusações criminais como parte do acordo. O acordo poderia ser feito na próxima semana.
Gilv@n Vi@n@

Em enquete da UNESCO, internautas dizem o que desejam para a educação em 2017

4866238051_b2509ddb6d_bEm dezembro, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) convidou usuários do Facebook a responderem à pergunta: “o que você deseja para a educação do seu país em 2017?”. Na rede social, a enquete da agência da ONU recebeu quase 170 comentários de internautas de diferentes partes do mundo.
Entre os temas mais frequentes nas respostas, estão a necessidade de ampliar o acesso ao ensino, transformar o currículo para incluir assuntos como as mudanças climáticas, garantir um número maior de professores — e também a qualificação desses docentes — e aumentar a taxa de alfabetização entre as mulheres.
Gilv@n Vi@n@

Material apreendido pela PF revela gastanças da mulher de Cunha

eduardo-cunhaA jornalista Cláudia Cruz, mulher do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, preso em Curitiba, provou-se uma profissional na arte de gastar quando propinas milionárias, segundo a Lava-Jato, custeavam a vida faustosa do casal. Fotos e mensagens apreendidas pela Polícia Federal e obtidas pela VEJA mostram mais: a senhora Cunha gostava de exibir a gastança.
São registros de viagens ao exterior, de hospedagens em hotéis centenários e do prazer que só marcas como Louboutin e Louis Vuitton lhe proporcionavam. Por mensagens de texto, as sessões de compras eram compartilhadas com familiares e amigos. Em março de 2014, o casal passou quase uma semana na Itália torrando dinheiro em lojas como Prada, Salvatore Ferragamo e Ermenegildo Zegna. Em Florença, Cunha e Cláudia se hospedaram no luxuoso hotel Four Seasons.
Empolgada com o lugar, ela enviou uma mensagem à publicitária Danielle Dytz, filha de Cunha: “Deus! O hotel aqui eh num palacio!! A suite eh surrrrealllllll Nunca vi algo igual! Original do second 15!”. Danielle respondeu à madrasta: “Meu pai se superou, hein!!!!”.
Veja
Gilv@n Vi@n@

Calendário para saque do FGTS será divulgado até 1º de fevereiro

BRASILIA DF BSB 22/12/2016 POLITICA / Presidente Michel Temer acompanhado do Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles e do Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Dyogo Oliveira durante Café da manhã com jornalistas no Palácio da Alvorada. FOTO DIDA SAMPAIO/ESTADÃOO ministro do Planejamento, Dyogo de Oliveira, informou que até 1º de fevereiro o governo divulgará um cronograma para os trabalhadores interessados em sacar os recursos disponíveis em contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) até 31 de dezembro de 2015.
O calendário, explicou o ministro, seguirá ordem determinada pelas datas de nascimento dos beneficiários.
Gilv@n Vi@n@

Governo federal quebra recorde de exonerações

Nunca o governo federal expulsou tantos servidores quanto no ano passado. Ao todo, 550 funcionários públicos efetivos e comissionados foram desligados ou tiveram as aposentadorias cortadas em 2016, um recorde desde que a Controladoria Geral da União começou a fazer esse balanço, em 2003.
A maioria deixou a máquina pela porta dos fundos: 343 foram demitidos por causa de corrupção.
Blog do BG
Gilv@n Vi@n@

Inativo da União custa 13 vezes mais que o beneficiário do INSS

20170106065921289239eO governo gasta 13 vezes mais para garantir a aposentadoria dos servidor público do que com os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), conforme dados do Tesouro Nacional.
O cálculo leva em conta o rombo de R$ 144,9 bilhões acumulado pela Previdência Social de janeiro a novembro para pagar benefícios a 26,8 milhões de segurados e a necessidade de financiamento de R$ 71,8 bilhões, registrada no mesmo período, para garantir as aposentadorias de 973.707 servidores inativos.
Gilv@n Vi@n@

Receita Federal divulga o cronograma da declaração do IR de 2017

Crédito: Amaro Jr/CB/D.A Pres e Pablo Alejandro/Esp. CB/D.A Press. Leão ruge e saem pela sua boca cédulas de dinheiro na direção de um homem.A hora do acerto anual de contas com o Fisco está chegando, e é preciso que os contribuintes fiquem atentos para evitar problemas. A Receita Federal divulgou ontem o cronograma para a declaração do Imposto de Renda de pessoa física deste ano. O prazo para a entrega começa em 2 de março e termina em 28 de abril.
Após essa data, haverá cobrança de multa. O programa para a geração da declaração estará disponível no site da Receita a partir de 23 de fevereiro, mas, em 20 de janeiro, já poderão ser baixados os programas auxiliares: o Carnê Leão e Ganho de Capital e o Rascunho da Declaração. O Rascunho é um aplicativo que possibilita ao contribuinte fazer um esboço do documento a ser entregue.
Gilv@n Vi@n@

FEMURN convoca prefeitos para eleição da nova diretoria

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN – publicou na edição de seu diário oficial da última sexta-feira, 06, o edital de convocação para eleição da nova diretoria e conselho fiscal.
De acordo com o edital, assinado pelo atual presidente da Federação, Ivan Lopes Júnior, a convocação para o pleito está marcada para a próxima sexta-feira, 13 de janeiro, às 08h, e é necessária a presença de metade mais um dos prefeitos filiados à Federação para sua realização.
Na publicação, o edital também destaca que o registro das candidaturas deverá ser realizado na sede da FEMURN, e qualquer associado adimplente poderá se lançar candidato à diretoria, Inclusive ex-prefeitos, como previsto no estatuto da Federação.
Gilv@n Vi@n@

Exposição de Rosas do Deserto acontece em Natal no início de fevereiro

foto 6Em fevereiro, Natal vai sediar pela primeira vez uma Exposição de Rosas do Deserto, um tipo de planta totalmente adaptável ao nosso clima e de fácil cultivo. Além da exposição, acontecerão cursos gratuitos sobre cultivo e a comercialização de mudas.  A exposição será aberta dia 02 e segue até 05 de fevereiro, das 8h às 22h, no Sam’s Club, (Br – 101, Neópolis).
A rosa-do-deserto – nome popular da espécie denominada de Adenium obesum – é nativa de ambientes áridos do norte da África e do Oriente Médio. A planta tornou-se – assim como as orquídeas ou roseiras comuns – um vício para muitos jardineiros e admiradores. O que é absolutamente compreensível: além da floração magnífica, em tons que variam do branco ao rosa e ao carmim metálico, a rosa-do-deserto é um vegetal muito singular.
Gilv@n Vi@n@

Cientistas identificam mecanismo estratégico para a cura do HIV

bebe HIVCientistas do Instituto Salk, nos EUA, desvendaram a estrutura atômica de uma peça-chave no maquinário que permite ao vírus HIV se integrar ao DNA humano e começar a se replicar. Há décadas, os pesquisadores tentavam solucionar esse problema. A descrição desse complexo, chamado intassomo, foi feita na revista Science e pode ajudar no desenvolvimento de novas drogas.
“Estamos particularmente animados com a possibilidade de compreender e combater os mecanismos da resistência viral”, diz Dmitry Lyumkis, autor sênior do estudo. “O HIV é um vírus muito esperto e aprendeu a enganar mesmo algumas das melhores drogas do mercado. Entender os mecanismos do escape viral e desenvolver tratamentos mais amplamente aplicáveis será a principal direção (da pesquisa de medicamentos) do futuro.”
Gilv@n Vi@n@

Correios deve vender ativos para fecha conta no azul

correiosA Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) planeja se desfazer de ativos não essenciais para evitar fechar de novo com as contas no vermelho em 2017, após ter tido prejuízo de cerca de 2 bilhões de reais no ano passado, disse o presidente da companhia, Guilherme Campos.
“Já há algumas medidas, como o PDI (Programa de Demissão Incentivada, o reajuste de algumas tarifas de serviços”, disse Campos em entrevista à Reuters. “Mas virão outras.”
Gilv@n Vi@n@

olhaí o dinheiro da TelexFree

telexfreeProcuradores federais dos Estados Unidos anunciaram na quinta-feira que apreenderam US$ 20 milhões dentro de um colchão que seria de um brasileiro. Segundo as autoridades norte-americanas, Cléber Rene Rizério Rocha, de 28 anos, foi preso no mesmo apartamento, em Massachusstes, onde o montante foi descoberto. Rocha é acusado de lavagem de dinheiro em um esquema multibilionário de fraudes que envolve a TelexFree, uma empresa de telefonia por internet (Voip) acusada de promover pirâmides financeiras.
De acordo com a investigação norte-americana, Rocha atuava como mensageiro do sobrinho do brasileiro Carlos Wenzeler, sócio da TelexFree. No dia 31 de dezembro, Rocha chegou aos Estados Unidos e entregou uma maleta com US$ 2,2 milhões a uma pessoa que colabora com as investigações da procuradoria de Boston. Depois desse encontro, agentes federais seguiram Rocha até um apartamento em Westborough, em Massachusetts, onde o brasileiro foi detido. Após a prisão, os investigadores voltaram ao imóvel e descobriram o dinheiro. O próprio brasileiro afirmou que o montante chegava a US$ 20 milhões.
Gilv@n Vi@n@