ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

14 julho, 2012

Barraco do Tadeu abrilhantou a noite Cultural Caraubense, nesta sexta-feira(13)

A Casa de Cultura Popular "Manoel do Violão" abriu as portas para o resgate da cultura caraubense nesta sexta-feira (13). O Programa BARRACO DO TADEU que fez tantos sucessos em audiência nas décadas de 80-90 em nosso município, foi a atração principal na noite cultural caraubense, ontem (13).
Uma comissão de idealizadores pensando em ver nossa Caraúbas com outros conceitos para a região oeste e para o estado, decidiu resgatar o BARRACO DO TADEU, programa de Rádio difusão que tem como objetivo levar aos ouvintes os nossos valores culturais, artistas na música, poesia, arte, entre outras diversidades culturais. 
Veja algumas fotos da noite de ontem, sexta-feira (13)
Nosso Mestre da Sanfona, Caçula Benevides, apresentou-se no palco com um presente que talvez seja o mais precioso em sua carreira musical, uma Sanfona que foi presenteado por um dos grande artistas de carreira nacional, filho de nossa região, trata-se de Dorgival Dantas, Sanfoneiro e Compositor, filho da nossa vizinha cidade de Olho Dàgua do Borges.  
O Programa foi apresentado pelo o CORONÉ LARANJEIRA - Tadeu Benevides, sendo auxiliado pala competente radialista Camila Fernandes.
Seu Raimundo (pandeiro), Gilson Freitas (violão) e Luiz Carlos Prestes faz bela apresentação.
Na voz da Cantora Rafaela, tivemos a apresentação de Marcelo show, no Teclado. 
Seu Raimundo de Alípio e sua sanfona, parceria de longas décadas.
Todos juntos tocam TICO, TICO no FUBÁ, acompanhando o...
Clarinetista Carlos José. 
O evento fechou com a participação de CAÇULA BENEVIDES "O MESTRE DA SANFONA", executando parte de seu repertório...
Bom público esteve presente...
no Auditório Externo, da Casa de Cultura Popular.
Equipe organizadora do Evento
Durante a programação do Barraco do Tadeu, foram lembrados alguns músicos e artistas caraubenses que já partiram para outra vida, mas que curtiam o Barraco no tempo de sua existência, como: Manoel do Violão, Caboquinho do Cavaquinho, Maestro Luiz Antonio (Seu LUIZINHO), Maestro Salustriano Sales (SALÚ), Chiquinho de Valdemar, Antonio Coceira, Tinini de Edivaldo, Dodó sapateiro,  Gumercindo Amorim, entre outros ...
A Comissão/Equipe de organização já agendou o próximo programa Barraco do Tadeu para o dia 03 de agosto do ano em curso na Casa de Cultura Popular "Manoel do Violão" das 20hs às 22hs. com transmissão da FM LIDERANÇA 87.9, TV Mossoró e também pela INTERNET.
O programa tem como apoiadores: 
Casa de Cultura Popular "Manoel do Violão, Fundação José Augusto - FJA, Secretaria Extraorinária de Cultura do Rio Grande do Norte - SECULT/RN, Fundação Elizabete Elita de Lima, Rádio Liderança 87.9 (transmissão ao vivo) e TV Mossoró (que também faz a cobertura completa do programa).
Gilv@n Vi@n@

ELEIÇÕES 2012: TSE JÁ DISPONIBILIZA INFORMAÇÕES DOS CANDIDATOS CARAUBENSES

 Caraubas-RN: Pórtico na entrada da cidade
Em meio a notícia de que dezenas de candidaturas foram impugnadas ontem (13) no município de Caraúbas/RN, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) através de um sistema online, passou a divulgar as informações referentes aos postulantes.

Confira a lista publicada pelo Blog Sociedade Ativa. 
Clique nos nomes e veja as informações:

Prefeitos

Paulo Brasil – 22 – PR – Coligação “Unidos para Reconstruir Caraúbas”;
Ademar – 15 – PMDB – Coligação “Vitória do Povo”.
Vereadores
Novinho Praxedes – PMDB – 15.000;
Nerinha – PSDC – 27.000;
Antonieta – PT – 13.123;
Danuzia da Clínica – PSB – 40.000;
Francisca do Banco – PTC – 36.666;
Antonio Carlos – PT – 13.888;
Antonio Agemiro – PR – 22.444;
Danilo Ospa – PR – 22.337;
Douglas Benevides – PSB – 40.333;
Neguinho de Grosso – PMDB – 15.677;
Pelé – PTB – 14.444;
Emília – PTB – 14.000;
Eni Praxedes – PMDB – 15.111;
Evania – PT – 13.555;
Fabricio – PSDB – 45.555;
Fatima de Amauri – PSB – 40.123;
Flávio – PSDC – 27.111;
Irmã Fransualda – PT – 13.000;
Assis de Rumão – PMDB – 15.555;
Dr. Varela – PC do B – 65.123;
Bicudo – PR – 22.222;
Serginho do Pedrês – PR – 22.555;
Gentil Praxedes – PT – 13.444;
Gledestone – PDT – 12.333;
Izac Martorano – PMDB – 15.115;
João de Chicó – PT – 13.999;
Zeca do PT – PT – 13.456;
Dedé da Praça – PMDB – 15.888;
Silvio Viana – PT – 13.333;
Josean Amorim – PMDB – 15.123;
Jozias – PT – 13.111;
Julison – PT – 13.666;
Karine – PC do B – 65.555;
Valson – PT – 13.222;
Luzia de Nenem – PDT – 12.222;
Ceição Miranda – PR – 22.999;
Denise Alencar – PR – 22.123;
Socorro Melo – PMDB – 15.222;
Preta de Dedé Bento – PMDB – 15.666;
Jô Sales – PMDB – 15.444;
Ricardo Adriano – PR – 22.456;
Rita Coió – PSB – 40.111;
Samek Maia – PR – 22.333;
Pipi do Onibus – DEM – 25.555;
Tássio Farias – PR – 22.777;
Thayane – PR – 22.234.


Nesta sexta-feira chegou a notícia de que vários candidatos caraubenses tiveram seu registro de candidatura impugnado devido aos problemas na documentação. No entanto, os documentos exigidos já estão sendo providenciados para a maioria, mas tem postulante que está tendo dificuldade de se regularizar, sobretudo devido ao fato de não ter deixado o cargo (no setor público) dentro do tempo mínimo estabelecido pela Justiça Eleitoral.
Por MAYKON OLIVEIRA

caraubashotnews
Gilv@n Vi@n@

e no Brasil...

Gilv@n Vi@n@

Secultrn/FJA oferece curso de direção de arte cinematográfica


A Secretaria Extraordinária de Cultura (Secult/FJA) oferece 25 vagas para o Curso de Direção e Arte em Vídeo. O curso faz parte da programação do Festival Agosto da Alegria 2012 e será ministrado pela diretora de arte e cenógrafa Vera Hamburger, entre os dias 13 e 17 de agosto, em Natal, em local a ser definido. As aulas serão ministradas no horário vespertino, das 14 às 18 horas.
O curso proporcionará aos estudantes o conhecimento do processo de criação e realização de um projeto de direção de arte cinematográfica, suas matérias e ferramentas principais, além da compreensão da abrangência e especificidade do papel do diretor de arte como criador do universo visual de um filme ao lado do diretor e do diretor de fotografia.
Durante as atividades, serão apresentados como estudos de caso os filmes “Não por acaso” de Philippe Barcinscky, “Cafundó”, de Clóvis Bueno e Paulo Betti, “Brincando nos campos do Senhor”, de Hector Babenco e “Castelo Ratimbum, o filme”, de Cao Hamburger A discussão será fundamentada em fotografias de locação, desenhos de projeto; fotografias de construção e de cena, processo de criação e de produção.
São pré-requisitos para o curso interesse e vivência prática sobre o trabalho de direção de arte, produção, figurino e cenografia em projetos audiovisuais. Pessoas que já trabalhem no mercado, videográfico ou cinematográfico, e estudantes de cinema e comunicação têm prioridade.
A ficha de inscrição pode ser baixada no site da Secultrn/FJA (www.cultura.rn.gov.br) e deve ser encaminhada até o dia 31 de julho para a Fundação José Augusto no seguinte endereço: Curso de Direção em Arte e Vídeo. Rua Jundiaí, 641, Tirol. CEP: 59020 – 120, Natal-RN.
Sobre a ministrante
Vera Hamburger é diretora de arte e cenógrafa paulista, formada em arquitetura e urbanismo pela USP em 1989. Desde então, desenvolve trabalhos no cinema, teatro ou em filmes publicitários, além de ter atuado também em espetáculos de dança e óperas. Participou como cenógrafa dos filmes Lamarca (1993), de Sergio Rezende, O menino maluquinho (1994) de Helvécio Ratton, A ostra e o vento (1996) e Carandiru (2002), de Hector Babenco.
Como diretora de arte, trabalhou na série produzida pela HBO “Filhos do Carnaval”, de Cao Hamburger, e nos filmes “Não por acaso” (2006), de Philippe Barcinski, “Ó paí ó” (2006), de Monique Gardenberg, “O passado” (2006), de Hector Babenco e “Salve geral” (2009), de Sergio Rezende.
Fonte: Secult/RN - FJA
Gilv@n Vi@n@

Censo: NatalPrev inicia Censo Previdenciário

A Prefeitura do Natal, por meio do Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Natal (Natalprev) realizará de 16 deste mês a 21 de setembro, o Censo Previdenciário dos seus servidores. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município no último dia 06, por meio do Decreto nº 9.740, e abrangerá todos os servidores públicos titulares de cargo efetivo, ativos, aposentados e pensionistas.
O Censo ocorrerá em duas fases, sendo a primeira realizada de 16 de julho a 17 de agosto. Nesse período, cada servidor fará a atualização dos seus dados via Internet. Será fornecido login e senha para que o servidor possa utilizar o sistema público e gratuito desenvolvido pelo Ministério da Previdência para apoio dos Institutos de Previdência, o Siprev - Gestão de RPPS.
Na segunda fase, que ocorrerá de 20 de agosto a 21 de setembro, os servidores deverão apresentar os documentos de comprovação das informações. A entrega das cópias dos documentos deverá ser feita diretamente no Banco do Brasil, nas agências selecionadas.
A informação dos dados cadastrais atualizados poderá ser feita em casa ou no próprio ambiente de trabalho. O Banco do Brasil irá disponibilizar 50 pessoas que irão percorrer as secretarias municipais e esclarecer dúvidas que possam surgir. Esses facilitadores também irão auxiliar os servidores com dificuldade de locomoção ou de acesso a uma agência para entrega da documentação.
Segundo o presidente do Natalprev Sylvio Eugênio Araújo Medeiros, o referido censo se destina, basicamente, para que o instituto tenha os dados atualizados de todos os servidores municipais. "Dessa forma, poderemos utilizar plenamente as vantagens oferecidas pelo Siprev - Gestão de RPPS (Sistema da Previdência Social) e do novo software de gestão de pessoas adquirido pelo Natalprev para uso da Prefeitura."
Sylvio Eugênio ressalta que o censo servirá para reforçar o objetivo do Ministério da Previdência Social que é a construção de uma base de dados nacional sobre o servidor público. "O Natalprev se engajou em parceria com o Ministério e o Banco do Brasil nesse projeto de forma pioneira. Nós seremos o primeiro instituto do país a realizar o Censo Previdenciário utilizando o Siprev - Gestão RPPS por meio do Banco do Brasil."
O Natalprev alerta aos servidores que a não atualização cadastral no prazo determinado resultará na suspensão do pagamento de sua remuneração ou proventos já a partir do mês de setembro de 2012. Após a realização do Censo, cada servidor (ativo, inativo ou pensionista) deverá comparecer ao órgão na data de seu aniversário para nova atualização cadastral. 
Fonte: Natalprev
Gilv@n Vi@n@

Professora dá dez dicas para se sair bem em redações do Enem

As inscrições para a edição 2012 do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, foram recordes. De acordo com o balanço final do Ministério da Educação, mais de 6,5 milhões de pessoas se inscreveram. E para quem está se preparando para prestar esse e outros exames, é importante dar uma atenção especial à escrita, já que a prova de redação costuma ser um dos itens com mais "peso" nas avaliações.
A Doutora em Linguística e em Língua Portuguesa Vera Lúcia Pereira dos Santos, também suporte pedagógico de Português no Ético Sistema de Ensino, da Editora Saraiva, dá dez dicas para ajudá-lo a produzir um texto que seja bem-avaliado.

01* Organize as ideias antes de começar a escrever. Faça um plano, um roteiro de seu texto e siga o planejado. Partindo da situação-problema oferecida na prova, redija um material dissertativo-argumentativo, com fatos e argumentos para defender a sua opinião sobre o tema e possíveis soluções para o problema proposto;
02* Tenha cuidado com a gramática. Além de escrever de modo lógico e objetivo, é preciso saber acentuar, ficar atento à concordância verbal e nominal, conhecer os preceitos de ortografia e ter habilidade com conectivos, pronomes e verbos. É importante ainda o conhecimento da regência verbal e nominal.
03* Evite períodos longos e usar expressões como "eu acho" e "eu penso". Torne as frases leves e curtas, sem inversão da sequência de dados e opiniões usando linguagem simples. Desde que usados adequadamente, para encerrar frases que expressam ideias diferentes, não faça economia de pontos finais.
04* Saiba cercar-se de fontes. O estudante pode manejar uma coletânea de textos, que deve ser usada somente como referência para encaminhar seu próprio texto, mas sem transcrever frases alheias. A redação precisa ter autonomia em relação à proposta, ou seja, deve ser compreendida até por um leitor que desconhece o tema do exame;
05* Concilie tema e proposta. Seja qual for a sua opinião, defenda-a com sensatez. Leia atentamente o que é proposto, avalie os conceitos e os argumentos em contrário. Mostre que compreendeu o tema e que sabe contextualizá-lo, de forma crítica e reflexiva, em um texto em prosa que seja claro e coerente;
06* Evite fórmulas prontas. Há redatores que colecionam fórmulas mágicas e técnicas em um amontoado de efeitos que levam a um texto pífio ou sem noção de autoria. Utilize termos que sejam adequados ao seu tom e não tente usar expressões eruditas para impressionar os avaliadores. Seja simples e direto;
07* Tenha estilo próprio. É muito importante que a redação tenha um rosto, por meio do qual se vislumbre um estilo por parte do redator;
08* Enriqueça seu repertório. Manter-se atualizado e a par dos principais fatos é essencial;
09* Título e tema devem estar em sintonia. É comum desvirtuar o tema proposto quando o vestibulando coloca um título sem relação com o mote e discorre sobre outro assunto. Se houver necessidade de título, coloque-o depois de elaborar o texto, sintetizando o que foi dito ao longo da redação;
10* Utilize a norma culta prioritariamente. Fuja das abreviações do "internetês", das marcas de oralidade como "né" e "ok" e de equívocos insistentes como "mortandela", "rúbrica" e "perca" (em vez de "perda").
Para finalizar, a Doutora em Linguística e em Língua Portuguesa destaca que os dois maiores vilões de uma redação, em que a oralidade não deve predominar, são os modismos e os clichês. "No primeiro, incluo expressões ou hábitos, modo de falar admitido pelo uso de uma língua, com caráter passageiro, nem sempre contrário à norma culta. Já em clichês estão as frases feitas e os vícios de linguagem, caracterizados pela durabilidade. Ambos têm em comum a repetição, o fato de empobrecer o vocabulário e denotar falta de estilo próprio. Então, devem ser evitados", explica Vera.
Gilv@n Vi@n@

Maia ameaça descontar faltas de quem não for à Câmara na próxima semana


Impasse para votar lei orçamentária pode comprometer o recesso; oposição quer liberação de emendas parlamentares

Diante da dificuldade de selar um acordo que permita a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a análise de três medidas provisórias (MPs), o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), prometeu nesta quinta-feira (12) que os deputados que faltarem às sessões extraordinárias e não apresentarem justificativa “procedente” terão desconto nos contracheques. Os deputados e senadores estão convocados a comparecer à Casa na segunda-feira (16) e na terça-feira (17).
“Como não houve acordo, entendimento, vamos tentar buscar isso até a próxima terça-feira. Se houvesse acordo, os deputados não precisariam se deslocar até Brasília. Como não houve, é natural que realizemos sessões na segunda e na terça para buscar o acordo”, disse Maia.
O governo não conseguiu vencer a resistência dos partidos de oposição, em especial do DEM, e um acordo para votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) antes da data prevista para o início do recesso parlamentar tem pouquíssimas chances de ocorrer, o que deve impedir os congressistas de entrarem em férias no próximo dia 18. A principal reivindicação dos partidos de oposição é que o governo cumpra um acordo que prevê o empenho de até R$ 2,5 milhões em emendas para cada parlamentar. 
“[A falta] é descontada automaticamente e o que eu disse é que sempre entendemos as missões oficiais, as atividades partidárias, as atividades de representação dos parlamentares nos seus Estados como falta justificada, inerente à atividade parlamentar. No caso da próxima segunda-feira e terça-feira o pedido e o alerta que eu fiz é que não sejam marcadas atividades dessa natureza e que haja o empenho de todos para estar em Brasília”, acrescentou o petista.
Além da promessa de descontar as ausências, o presidente da Câmara cobrou dos partidos da base aliada o compromisso para viabilizar as votações. “A base tem que vir para garantir que haja votação mesmo sem acordo. Tenho estimulado a base do governo. Tem que estar aqui na segunda-feira e na terça-feira para votar.”
O vice-líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), também ressaltou a necessidade de os parlamentares da base estarem presentes para tentar superar a obstrução imposta pelos oposicionistas. “A base vai ter que rebolar e mostrar que tem força. Mãos à obra. Se a base tivesse se mobilizado, tínhamos votado todo. Reclamam da oposição, mas e a base, onde está?”, questionou o petista.
Além da LDO, que precisa ser aprovada pelo Congresso para que o Parlamento entre em recesso, estão na pauta da Câmara a votação das MPs 563 e 564, que concedem estímulos à economia e criam o Programa Brasil Maior, além da MP 565, que eleva recursos governamentais para o combate à seca e ainda dispõe sobre o refinanciamento da dívida de produtores de municípios em estado de emergência ou calamidade.
Com Agência Brasil e Reuters
Gilv@n Vi@n@

Governo propõe reajuste e novo plano de carreira a docentes de federais

Salário inicial do professor com doutorado e dedicação exclusiva passará a ser de R$ 8,4 mil em até 3 anos. Sindicato diz que proposta não corresponde às expectativas
Após um jejum nas negociações, o governo federal propôs nesta sexta-feira um reajuste e novo plano de carreira aos professores dos institutos e universidades federais, em greve desde o dia 17 de maio. O plano entraria em vigor a partir de 2013 e os aumentos chegam em alguns casos até 45% ao fim de três anos, considerando os 4% já concedidos em 2012.
A proposta foi apresentada em reunião entre representantes sindicais e o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça. O encontro inicialmente previsto para ocorrer em 19 de junho foi desmarcado pelo governo e só ocorreu nesta sexta.
Pela proposta, ao longo dos próximos três anos a remuneração do professor titular com dedicação exclusiva vai aumentar de R$ 11,8 mil para R$ 17,1 mil. Ao professor inicial com doutorado e dedicação exclusiva, o salário será de R$ 8,4 mil. A remuneração dos professores que já estão na universidade, com título de doutor e dedicação exclusiva, aumentará de R$ 7,3 mil para R$ 10 mil.
A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse que a proposta terá um impacto no Orçamento de R$ 3,9 bilhões para os próximos três anos. Esse valor será dividido em R$ 1,56 bilhão (40%) para 2013, R$ 1,17 bilhão para 2014 (30%) e outro R$ 1,17 bilhão (30%) para 2015.

Além disso, segundo o governo, “como forma de incentivar o avanço mais rápido e a busca da qualificação profissional e dos títulos acadêmicos”, os níveis de carreira serão reduzidos de 17 para 13. O documento do Ministério do Planejamento diz que “a proposta permite uma mudança na concepção das universidades e dos institutos, na medida em que estimula a titulação, a dedicação exclusiva e a certificação de conhecimentos”.

Sindicato insatisfeito 
Após quatro horas de reunião, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), que lidera a greve dos professores, considerou que a proposta não corresponde às expectativas e não atende as reivindicações da categoria. "O governo apresentou um conjunto de tabelas. Nós dissemos que o debate não é de tabelas, é necessário uma proposta de estruturação de carreira", afirmou Marina Barbosa, primeira secretária do Andes. 

Explicou que a lógica apresentada pelo Ministério do Planejamento mantém a mesma estrutura de organização da carreira. O sindicato vai fazer uma avaliação detalhada até este sábado e emitir uma posição no fim de semana. No início da próxima semana, serão realizadas assembléias para definir os rumos da greve, e uma nova conversa com o governo está marcada para o dia 23.
A paralisação dos professores, que completou 57 dias, atinge 56 das 59 universidades federais, além de 34 institutos federais de educação tecnológica, dos 38 existentes. 
*Com informações da Agência Brasil e Agência Estado
Gilv@n Vi@n@