ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

09 abril, 2011

Declarações do Imposto de Renda dos Servidores que receberam precatórios em 2010, aconteçem aos sábados

Hoje mais um atendimento foi realizado para Declaração de Imposto de Renda dos Servidores que receberam precatórios em 2010. Os serviços estão sendo realizados na Sede do SINDSPUMC aos dias de sábados no horário de 08h às 11h.

Aldimar Oliveira - Secretário do SINDSPUMC
e Domingos - Auxiliar de Dr. José Carlos

Servidores na fila para fazer declaração

Serviços sendo realizados
Segundo o Advogado das causas trabalhistas Dr. José Carlos de Brito, as pessoas que receberam precatórios deverão declarar a renda até o dia 29 deste. O Sindicato disponibilizou o Secretário da entidade Professor Aldimar Oliveira para junto ao Sr. Domingos auxiliar de Dr. José Carlos para realizarem os serviços. Quem ainda não agendou o seu atendimento procure o mesmo durante a semana.

SINDSPUMC faz investimento visando melhorias nos serviços

A Coordenação de Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas - SINDSPUMC, adquirui com recursos próprios equipamentos visando melhorar a organização nos arquivos e documentos da entidade para o melhor atendimento aos Servidores que nela buscam serviços.
Nesta primeira etapa foram comprados:
01 gabinete-estação (para Sala da Coordenação-Geral);
10 cadeiras plásticas (para sala de reuniões);
02 ventiladores móveis;
01 arquivo (para a secretária, tesouraria e previdência); e
01 birô (para secretária geral).

01 GABINETE-ESTAÇÃO para Coordenação-Geral
10 CADEIRAS PLÁSTICAS para Sala de Reuniões
02 VENTILADORES MOVÉIS
01 ARQUIVO DE AÇO para Secretaria, Tesouraria e Previdência
01 BIRÔ para Secretaria
Professor Valcides: Sub-Coordenador financeiro;
Prefessora Herculana Neta: Coordenadora-Geral; e o
Agente de Saúde Glaydstone Bezerra: Coordenador Financeiro.
A Coordenadora Geral - Professora Herculana Neta e o Coordenador Financeiro - Agente de Saúde Glaydstone Bezerra, informaram que outros equipamentos em breve serão comprados, como prioridade a aquisição de 01 computador (na entidade só temos um e o mesmo não dá conta da demanda de serviços prestados aos servidores); uma câmera digital para registro das atividades a serem desenvolvidas pela entidade e outras. Segundo eles tudo que fazem é planejado com o setor de finanças pois os recursos são limitados e as receitas fixas são pagas mensalmente, não podendo deixarem de ser pagas.
Outra prioridade da Coordenação para este ano será a conclusão da Sede com a murada e posteriormente o auditório.
Por: Herculana da Costa Neta Viana
Coordenadora Geral do SINDSPUMC

08 abril, 2011

CUT Rio Grande do Norte agora tem sede própria

Central Única dos Trabalhadores do RN
Depois de alguns anos de espera, finalmente a CUT Rio Grande do Norte ganhou uma sede. A aquisição faz parte do projeto “sede própria”, encampado pela CUT Nacional, que prevê a compra de imóvel para abrigar as CUTs nos estados.
A inauguração foi realizada no dia 6 de abril e contou com a presença de mais de 200 pessoas, entre dirigentes sindicais e políticos.
Vagner Freitas, secretário nacional de Administração e Finanças da CUT, presente no evento, diz que a CUT-RN é a primeira a receber sua sede própria e que este espaço não deve se limitar a ser apenas físico, mas sim, um local de ideias, de elaboração e discussão política, e assim, ser referência para o movimento sindical do Rio Grande do Norte.
O presidente da CUT-RN, José Rodrigues Sobrinho, diz: “tenho certeza que a nova sede irá estimular a militância a frequentar a CUT e ocupar as ruas, que é a nossa verdadeira casa”.
Comunicação
A CUT também inaugurou seu site – www.cut-rn.org.br – e lançou a edição nº 1 da Revista da CUT RN, publicação que traz um apanhado das principais ações da Central no estado, em suas mais diversas frentes de luta e atuação.
O lançamento do site da CUT-RN integra a segunda fase do Plano Nacional de Comunicação da CUT, que prevê a construção e implantação de sites nas CUTs estaduais e ramos que ainda não possuem.
Para Janeayre Souto, secretária de Administração e Finanças da CUT-RN, “a CUT da um passo importante no estado com a inauguração da sede, e agora, com o site e a revista, entra em uma nova era, que deve ser aproveitada ao máximo para divulgarmos nossas ideias, princípios e compromissos”.
Escrito por: Paula Brandão e Adriano Medeiros
Fonte: cut.org.br

Senado promete mais leis para coibir violência


Tragédia em escola pública do Rio de Janeiro
é lamentada por parlamentares, que cobram
 medidas para proteger melhor jovens e crianças 

Pelo menos 12 alunos da Escola Municipal Tasso da Silveira,
no Rio de Janeiro, foram mortos ontem de manhã por um atirador
Além de manifestações de senadores chocados com o assassinato de 12 crianças no Rio de Janeiro, ocorrido ontem de manhã, o Senado reagiu ao massacre com promessas de novas leis para coibir a violência. As principais manifestações partiram do presidente da Casa, José Sarney; dos senadores pelo Rio, Marcelo Crivella (PRB), Francisco Dornelles (PP) e Lindbergh Farias (PT); dos integrantes da Comissão de Relações Exteriores (CRE); e do presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Eunício Oliveira (PMDB-CE).
Um esforço para votar projetos contra a violência foi anunciado ontem pelo presidente da CCJ. Eunício afirmou que, na véspera, já havia pedido levantamento dos projetos que tratam de segurança pública, que considera a maior preocupação dos brasileiros.
Referindo-se à tragédia em Realengo, Eunício Oliveira disse que a segurança nas escolas deve ser hoje uma preocupação nacional. Segundo Eunício, diariamente morrem crianças vítimas da violência nas escolas, o que exige das autoridades medidas preventivas.
 Nossos jovens estão expostos a todo tipo de violência, e não podemos assistir passivamente a essa onda criminosa. Os traficantes estão viciando e matando os jovens nas imediações das escolas e isso é intolerável —acrescentou.
Lindbergh Farias ressaltou que o momento é de mobilização social e de repensar os valores da sociedade.
— Falo como brasileiro que conhece aquele povo. Ninguém sabe o que se passa na cabeça de uma pessoa como essa quando resolve assassinar crianças. O povo do Rio, em especial os pais daquelas crianças, não merece isso — afirmou o parlamentar.
Francisco Dornelles disse que estava chocado com o ocorrido e que se sentia "como os pais das crianças", que enviaram seus filhos para estudar e que jamais esperavam por uma tragédia como a ocorrida nesta manhã.
Marcelo Crivella disse estar com o "coração estraçalhado de tristeza". Foi dele o requerimento para que a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional aprovasse voto de pesar às famílias das vítimas.
Sarney classificou como "atentado terrorista" o ataque à escola.
— Não pode passar pela nossa cabeça que isso ocorra nas nossas escolas. De certo modo, é um ato de terrorismo — disse Sarney, para quem o governo deve passar a dar mais atenção à questão da segurança nas escolas.
Fonte: jornal do senado

Evangelho do dia

Jesus fala de si e do Pai
Leitura orante
Jo 7,1-2.10.25-30
Depois disso, Jesus percorria a Galiléia; não queria andar pela Judéia, porque os judeus procuravam matá-lo. Estava próxima a festa dos judeus, chamada das Tendas. Depois que seus irmãos subiram para a festa, Jesus subiu também... em segredo. Alguns de Jerusalém diziam: "Não é este a quem procuram matar? Olha, ele fala publicamente e ninguém lhe diz nada. Será que os chefes reconheceram que realmente ele é o Cristo? Mas este, nós sabemos de onde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá de onde é". Enquanto ensinava no templo, Jesus exclamou: "Sim, vós me conheceis, e sabeis de onde eu sou. Ora, eu não vim por conta própria; aquele que me enviou é verdadeiro, mas vós não o conheceis. Eu o conheço, porque venho dele e foi ele quem me enviou!" Eles procuravam, então, prendê-lo, mas ninguém lhe pôs as mãos, porque ainda não tinha chegado a sua hora.

Comentário do Evangelho
Crer em Jesus
João apresenta densos momentos de revelação e destaca o conflito de Jesus com o sistema religioso a partir de suas principais festas. Enquanto nos sinóticos o conflito de Jesus é com os dirigentes judeus, fariseus, escribas, sacerdotes, em João o conflito é, genericamente, com os judeus. Por outro lado, o evangelho de João transparece grande simpatia pelos samaritanos, podendo-se pensar que teria aí a sua origem. "Vós me conheceis e sabeis de onde eu sou". É a expressão da comum condição humana de Jesus. Ele já era conhecido, é o galileu. A seguir Jesus fala da sua origem divina, a qual não foi reconhecida pelos judeus. Seus próprios discípulos eram vacilantes em reconhece-lo. Da parte dos judeus já estava decidida a sua morte. Crer em Jesus, Filho de Deus, é reconhecer a sua presença nos homens e mulheres, hoje!
José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org.br

Hoje tem Retreta na Praça Reinaldo Pimenta

Logo mais às 19h, na Praça Reinaldo Pimenta a Banda de Música Municipal Maestro Joaquim Amâncio fará apresentação de seu repertório para o público presente. O evento tem cobertura da Inter TV - Cabugi de Natal - RN.

1ª Foto da Banda de Música no ano 1898
A retreta em praça pública já acontecia nos anos 60 quando o Maestro Joaquim Amâncio esteve a frente da Banda, sendo que esta tradição foi resgatada pelo idealizador do projeto Sr. Cassiano Fernandes no ano de 2010.


Banda de Música nos dias de hoje

A idéia é que aconteça todas as últimas sexta-feiras de cada mês. Diante dos acontecimentos ocorridos no Brasil nos últimos dias, como o falecimento do ex-vice-presidente da república José de Alencar o evento foi transferido para hoje.

07 abril, 2011

Tragédia em Escola Municipal, no RJ

Atirador se suicidou após matar pelo menos 11 crianças.
13 ainda estão internadas após ataque na manhã desta quinta-feira.

 Na carta encontrada com o atirador que abriu fogo dentro da Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta quinta-feira (7), Wellington Menezes de Oliveira fala de questões religiosas e dá indícios de que o ataque foi premeditado, além de pedir perdão pelo crime. Segundo o hospital para onde foram levadas vítimas, 11 crianças morreram e 13 estão feridas, sendo 4 em estado grave. 

Leia trechos da carta:
“Primeiramente deverão saber que os impuros não poderão me tocar sem luvas, somente os castos ou os que perderam suas castidades após o casamento e não se envolveram em adultério poderão me tocar sem usar luvas, ou seja, nenhum fornicador ou adúltero poderá ter um contato direto comigo, nem nada que seja impuro poderá tocar em meu sangue, nenhum impuro pode ter contato direto com um virgem sem sua permissão, os que cuidarem de meu sepultamento deverão retirar toda a minha vestimenta, me banhar, me secar e me envolver totalmente despido em um lençol branco que está neste prédio, em uma bolsa que deixei na primeira sala do primeiro andar, após me envolverem neste lençol poderão me colocar em meu caixão. Se possível, quero ser sepultado ao lado da sepultura onde minha mãe dorme. Minha mãe se chama Dicéa Menezes de Oliveira e está sepultada no cemitério Murundu. Preciso de visita de um fiel seguidor de Deus em minha sepultura pelo menos uma vez, preciso que ele ore diante de minha sepultura pedindo o perdão de Deus pelo o que eu fiz rogando para que na sua vinda Jesus me desperte do sono da morte para a vida.”

Wellington Menezes de Oliveira, homem que atirou
contra escola municipal Tasso da Silveira,
em Realengo (Foto: Reprodução/TV Globo)

"Eu deixei uma casa em Sepetiba da qual nenhum familiar precisa, existem instituições pobres, financiadas por pessoas generosas que cuidam de animais abandonados, eu quero que esse espaço onde eu passei meus últimos meses seja doado a uma dessas instituições, pois os animais são seres muito desprezados e precisam muito mais de proteção e carinho do que os seres humanos que possuem a vantagem de poder se comunicar, trabalhar para se alimentarem, por isso, os que se apropriarem de minha casa, eu pelo por favor que tenham bom senso e cumpram o meu pedido, por cumprindo o meu pedido, automaticamente estarão cumprindo a vontade dos pais que desejavam passar esse imóvel para meu nome e todos sabem disso, senão cumprirem meu pedido, automaticamente estarão desrespeitando a vontade dos pais, o que prova que vocês não tem nenhuma consideração pelos nossos pais que já dormem, eu acredito que todos vocês tenham alguma consideração pelos nossos pais, provem isso fazendo o que eu pedi."


O ataque
Wellington, de 23 anos, entrou em uma escola municipal nesta manhã, atirou contra alunos em salas de aula lotadas, foi atingido por um policial e se suicidou. O crime foi por volta das 8h30.
Segundo autoridades, Wellington é ex-aluno, como era conhecido na escola, e entrou sob alegação de que iria fazer uma palestra. Seu corpo foi retirado por volta das 12h20, segundo os bombeiros. De acordo com a polícia, Wellington não tinha antecedentes criminais.  
A polícia diz que ele portava dois revólveres calibre 38 e equipamento para recarregar rapidamente a arma. Esse tipo de revólver tem capacidade para 6 balas. 
Segundo testemunhas, Wellington baleou duas pessoas ainda do lado de fora da escola e entrou no colégio dizendo que faria uma palestra.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ele falou com uma professora e seguiu para uma sala de aula. O barulho dos tiros atraiu muitas pessoas para perto da escola.
O sargento Márcio Alves, da Polícia Militar, fazia uma blitz perto da escola e diz foi chamado por um aluno baleado. "Seguimos para a escola. Eu cheguei, já estavam ocorrendo os tiros, e, no segundo andar, eu encontrei o meliante saindo de uma sala. Ele apontou a arma em minha direção, foi baleado, caiu na escada e, em seguida, cometeu suicídio", disse o policial.

Fonte: Thamine Leta 
Do G1 RJ
Gilv@n Vi@n@ 

Critérios de complemento do piso dos professores beneficiam nove estados


Foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) os critérios para que os Municípios que não estão conseguindo pagar o piso salarial do Magistério Público solicitem o apoio financeiro da União. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) está atenta às informações porque tem recebido inúmeras ligações de prefeitos com dúvidas sobre o piso.
De acordo com a portaria, o apoio federal poderá beneficiar apenas os nove Estados, e seus respectivos Municípios, que recebem a complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em 2011, são contemplados os Estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí.
Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, as preocupações se confirmam. A complementação não contempla todos os Municípios que não tiverem disponibilidade orçamentária para cumprir o piso definido pela lei. Somente os 1.755 Municípios dos Estados que recebem a complementação do Fundeb terão direito ao recurso.
A portaria define ainda seis critérios que devem ser atendidos, cumulativamente, para solicitação do recurso federal.
- aplicar no mínimo 25% das receitas na manutenção e no desenvolvimento do ensino;
- preencher o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope);
- ter o órgão da educação como gestor dos recursos;
- dispor de plano de carreira específico para o magistério;
- demonstrar plenamente o impacto da lei do piso nos recursos do Estado ou Município;
- apresentar planilha de custos detalhada, que apresente a incapacidade para o cumprimento do valor do piso.
Outras exigências
Também é necessário que os Municípios observem os parâmetros definidos pelo MEC para verificação da incapacidade de pagamento do piso. As planilhas de custo devem apresentar a relação professor/aluno por etapa, o comprometimento de recursos com o pagamento dos profissionais do magistério, a variação da remuneração do magistério no Município e a aplicação de recursos acima do mínimo constitucional.
De acordo com levantamento prévio da CNM, dos 1.755 Municípios, 1.651, o equivalente a 94% cumprem, cumulativamente, os requisitos de preenchimento do SIOPE e aplicação de no mínimo 25% em Educação.
A CNM reconhece que esses critérios são mais flexíveis que os estabelecidos em 2009, que exigiam, entre outros requisitos, a aplicação de no mínimo 30% das receitas na educação e que o Município tivesse a maioria plena dos alunos em área rural. Mas segundo a entidade, ainda é preciso avaliar quantos Municípios possuem a gestão plena dos recursos da educação, planos de carreira específicos do magistério e como será feita a apresentação dos comprovantes de necessidade e do impacto do pagamento do piso.
Segundo Ziulkoski, “é importante que os gestores municipais conheçam os critérios para solicitar a complementação ao piso e caso tenham necessidade, apresentem as demandas ao governo federal, para que a União possa apoiar efetivamente o pagamento do piso pelos Municípios”.
As solicitações de complementação ao piso e a documentação que demonstra a necessidade do apoio federal devem ser encaminhadas ao Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Daniel Silva Balaban, no seguinte endereço:
SBS Quadra 2, Bloco F, Edifício FNDE – Brasília/DF
CEP: 70.070-929
Recursos para a complementação
De acordo com os cálculos da CNM, o montante de recursos que deve ser disponibilizado para complementar o pagamento do piso é de R$ 1,6 bilhão. O valor diz respeito ao total de recursos da complementação do Fundeb reservados a essa ação em 2010 e 2011.
No ano passado, de acordo com a portaria do Fundeb, foram destinados R$ 762 milhões da complementação da União ao Fundo para assistência financeira ao pagamento do piso. “No entanto, o MEC não definiu os critérios para distribuição desses recursos, que acabaram não sendo distribuídos aos Municípios e nem devolvidos ao Fundeb. É preciso que o MEC defina como esses recursos chegarão a Estados e Municípios”, destaca Ziulkoski. Para 2011, a previsão é de R$ 866 milhões da complementação do Fundeb para o apoio federal ao piso.
Fonte 01: piaiuhoje.com
Fonte 02: CNM / Editor: Orlando Portela

Exclusivo: Ministros que votaram pela Procedência da ADIN

Veja os Ministros
que votaram contra os Professores

Ministro Marco Aurélio Mendes de Faria Mello
Marco Aurélio Mendes de Faria Mello (Rio de Janeiro, 12 de julho de 1946) é um dos onze ministros do Supremo Tribunal Federal, no Brasil.
Foi nomeado pelo presidente Fernando Collor de Mello, seu primo, em maio de 1990, para a vaga decorrente da aposentadoria do Ministro Carlos Alberto Madeira, tomando posse em 13 de junho de 1990.


Ministro Gilmar Ferreira Mendes
Gilmar Ferreira Mendes (Diamantino, 30 de dezembro de 1955) é um jurista brasileiro.
Foi Advogado-Geral da União no Governo Fernando Henrique Cardoso (FHC), sendo empossado ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em 20 de junho de 2002, por indicação de FHC, então Presidente da República do Brasil. Foi presidente do STF de 2008 a 2010. Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.
 Gilv@n Vi@n@

Evangeldo do dia

O testemunho de Jesus
Leitura Orante
Jo 5,31-47
Se eu dou testemunho de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro. Um outro é quem dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. Vós mandastes perguntar a João, e ele deu testemunho da verdade... Mas eu tenho um testemunho maior que o de João: as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, pois mostram que o Pai me enviou... Examinais as Escrituras, pensando ter nelas a vida eterna, e são elas que dão testemunho de mim. Vós, porém, não quereis vir a mim para terdes a vida! Eu não recebo glória, que venha dos homens, pelo contrário, eu vos conheço: não tendes em vós o amor de Deus. Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a esse receberíeis.... Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do Deus único?...
Comentário do Evangelho

É Jesus que comunica a vida eterna
Este texto do evangelho é a parte final do longo discurso de Jesus, por ocasião da cura de um paralítico na piscina de Bezata, em um sábado, tendo suscitado a ira dos chefes judeus. Além de curar no sábado, Jesus afirmava estar agindo como enviado do Pai, afirmando sua filiação divina. Os judeus pensam ter nas Escrituras a vida eterna, porém é Jesus que comunica a vida eterna, na comunhão com o amor de Deus. As obras de Deus são obras de amor. A criação é obra de transbordamento de amor de Deus. Deus cria por amor e a criação encontra sua culminância no desabrochar e na manifestação da vida plena. O Pai é o Deus da vida, e a vida que se comunica na plenitude do amor é a obra de Deus realizada por Jesus. A esta obra somos vocacionados.
José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org.br

STF derruba ação que questionava piso dos professores

Cinco governadores, incluindo o cearense Cid Gomes (PSB), apontavam ilegalidade em alguns pontos da Lei Nacional do Piso do Magistério. Entretanto, por 7 votos contra 2, a Corte manteve sua legalidade

Joaquim Barbosa foi o relator da ADIN
Contra o PISO dos Professores
(Foto: Carlos Humberto/SCO/STF)
Após dois anos de mobilizações em todo o País, a categoria dos professores garantiu ontem vitória importante na Justiça. Por sete votos a dois, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu derrubar a ação direta de inconstitucionalidade (Adin) que questionava parte da Lei Nacional do Piso do Magistério.
A ação havia sido apresentada em 2008, por cinco governadores, dentre os quais o cearense Cid Gomes (PSB), que não concordavam com a parte da Lei que definia o piso como remuneração mínima dos professores.
As entidades sindicais defendiam que o valor estabelecido (na época, R$ 950,00) deveria ser entendido como vencimento básico, sem contar com gratificações e outros extras. Os governadores, no entanto, queriam que o termo “piso” fosse interpretado como remuneração mínima, incluindo benefícios, sob a alegação de que Estados e municípios não teriam recursos para arcar com o aumento.
Mas a maioria do STF demonstrou pensar o contrário. “Não há restrição constitucional ao uso de um conceito mais amplo para tornar o piso mais um mecanismo de fomento à educação”, defendeu o ministro Joaquim Barbosa, relator da ação.
O ministro Ayres Britto ressaltou que as questões orçamentárias não podem ser consideradas no julgamento da constitucionalidade de uma matéria. Somente os ministros Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello votaram pela procedência da Adin.
Outro ponto de divergência dos governadores diz respeito à parte da Lei que separa um terço da carga horária dos professores para atividades fora da sala de aula. Eles argumentam que esse ponto fere a autonomia dos estados para definir o tamanho dessa prerrogativa. Tal aspecto não pode ser avaliada ontem, mas deverá entrar na pauta da próxima sessão do STF.
Ceará
Alguns parlamentares cearenses acompanharam a votação na Corte. “Agora, as categorias poderão, inclusive, pedir a reposição do piso salarial, que em 2011 está calculado em R$ 1.187,00”, afirmou o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB).
Conforme explicou o tucano, os cinco estados autores da Adin haviam conseguido liminar para suspender os pontos questionados na lei, mas não mais terão como fugir das determinações.
Também presente no STF, o deputado federal Chico Lopes (PCdoB) comemorou. “Estamos muito satisfeitos que o STF tenha finalmente votado essa ação e concluído a favor dos professores. Afinal, o papel do tribunal é zelar pelo cumprimento da lei. E o piso nacional dos professores, com direito a um terço da carga horária para extra-sala, é lei. Então, tem de ser cumprida”, complementa o deputado, que é aliado do Governo Cid Gomes. (com agências)
E agora?

ENTENDA A NOTÍCIA
Com a queda da Adin, Ceará, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul ficam obrigados a pagar o piso salarial independentemente das gratificações. Entretanto, o ponto que trata da carga horária extra-classe ainda será avaliado pelo STF.
Fonte: opovo.com.br

Carta aberta de juventude às entidades filiadas a Fetam/RN

O movimento sindical vem trabalhando para sua renovação, com responsabilidade e compromisso com a história do sindicalismo no Brasil. Essa renovação depende de ações conjuntas entre os/as jovens trabalhadores e as entidades sindicais. Atualmente, existem algumas iniciativas para a inclusão de jovens no setor público brasileiro. Essas iniciativas dependem da realidade e do contexto que este setor atravessa.
A precarização do trabalho impactou de maneira negativa sobre os serviços públicos e contribuiu para o aumento de jovens fora do mercado de trabalho, ou ainda para o ingresso destes nesse mercado através de mecanismos flexibilizados.
Faz-se necessário, portanto melhorar a qualidade de vida dos/das jovens trabalhadores(as) construindo um serviço público de qualidade e construindo no setor privado condições dignas que permitam ao jovem sua ascensão dentro desse mercado. Para isso o/a jovem trabalhador(a) precisa estar inserido nos sindicatos, atuando como protagonista nas transformações históricas e políticas.
Entendemos então, que a continuidade dessa luta depende da renovação das entidades sindicais, daí a necessidade da inserção de jovens no movimento. E para fortalecer essa política de inclusão a ISP/Brasil e a FETAM/RN vem através deste documento solicitar aos sindicatos filiados que discutam ou tratem das questões relativas àa juventude, inserido estes jovens dentro do movimento sindical, fazendo com que ocupem espaços de disputa e construção coletiva. Para isso foi definido em plenária realizada em Caicó nos dias 3 e 4 de dezembro de 2010, algumas meta e objetivos a serem alcançados:
1. Campanha de sindicalização de jovens nas bases;
2. Criação de Comitê de jovens nas bases;
3. Ampliação do espaço de participação dos/das jovens nas decisões coletivas dos sindicatos;
4. Garantia de inserção de jovens nas direções executivas dos sindicatos,
5. Cursos de Formação Sindical para jovens;
6. Política de comunicação com destaque para juventude;
7. Seminários Regionais para discutir políticas públicas para jovens;
8. Criação de mecanismos para aperfeiçoar a ferramenta de realização de concursos públicos.
Para tanto e certos do compromisso que temos, bem como das bandeiras de luta dos nossos sindicatos, CUT, ISP, esperamos a colaboração de todos para fazer desses objetivos uma realidade dentro dos movimentos, onde tenhamos o reflexo dessa luta na nossa sociedade.
Adriana Emília dos Santos e Silva_Mossoró/RN (Comitê de juventude da FETAM/RN)
Regineide Martins Barros_Angicos/RN (Comitê de juventude da FETAM/RN)
Luciano Pinheiro de Almeida_Luís Gomes/RN (Comitê de juventude da FETAM/RN)
Fonte: fetamrn-cut.com

06 abril, 2011

ADI do Piso da Educação será votada hoje pelo STF

Leão, presidente da CNTE, convoca ato em favor da Lei na Praça dos Três Poderes
O julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4.167 é o primeiro item da pauta de votação do STF nesta quarta-feira, 6 de abril. O julgamento, que deveria ter acontecido no último dia 30, foi adiado em função do luto pelo falecimento do ex-vice-presidente José Alencar, morto na terça-feira, 29. Por se tratar de um momento decisivo para a educação pública brasileira, sindicatos filiados à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) disponibilizarão televisões em suas sedes para que os associados possam acompanhar o julgamento. Um telão também será instalado na Praça dos Três Poderes, onde educadores realizarão um ato a partir das 13hs.
A ADI foi impetrada em 2008 por cinco estados (MS, PR, SC, RS e CE) e contesta alguns pontos da Lei 11.738, sancionada no mesmo ano, também conhecida como Lei do Piso do Magistério.
A CNTE, entidade que representa aproximadamente dois milhões e meio de professores e funcionários de escola, está confiante que este será o dia em que a Lei do Piso terá definitivamente que ser cumprida por todos os estados e municípios. "Nossa expectativa é de que o Supremo respeite o desejo do povo que teve o apoio do Congresso Nacional ao votar por unanimidade em favor do Piso", afirmou o presidente da CNTE, Roberto Leão.
Diretores da Confederação e deputados da Frente Parlamentar em Defesa do Piso estiveram reunidos com o presidente do STF, ministro César Peluso, no dia 22 de março, 5 dias após a Ação ter sido retirada da pauta de julgamento. Na ocasião, o ministro afirmou que a ADI seria votada o mais breve possível.

Entenda o caso
Em 2008, o então presidente Lula sancionou a Lei 11.738, conhecida como Lei do Piso do Magistério e que regulamenta a base salarial dos professores em todo o Brasil. Na época, a Lei determinava um valor de R$950,00, somados aí o salário e as gratificações e vantagens para uma carga horária de até 40 horas semanais para os profissionais com formação de nível médio. O valor ainda que não fosse o ideal e reivindicado pela CNTE, dava forças para que a categoria seguisse confiante no trabalho e na luta por um salário melhor.
Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Su l e Ceará contestaram e, com o argumento de que não tinham recursos para pagar o valor determinado em Lei, entraram no mesmo ano com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade. Em dezembro de 2008, a Ação foi julgada (liminarmente) pelo Supremo que reconheceu a legitimidade da Lei, porém com a limitação de dois dispositivos: o da composição do piso e o que trata da jornada fora de sala de aula. Estes dois pontos ficaram para ser julgados mais tarde e são estes pautados para julgamento no dia 17. Em janeiro deste ano o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, pediu a exclusão do seu estado da Ação. Pedido que foi negado pelo ministro Joaquim Barbosa, já que, no entendimento dele, o relatório já havia sido entregue.

Composição do Piso
De acordo com os governadores que entraram com a ADI, os estados não estão preparados para suportar a despesa de pagar um valor mínimo para os professores. Argumento que foi arduamente contestado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Segundo ele, no texto que criou o Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), em 2006, já havia a previsão para a instituição de um piso nacional para os professores. "Eu entendo que essa ADI não deva prosperar porque foi feita uma mudança na Constituição prevendo o piso. Então, se foi feita uma emenda constitucional, não há porque julgar inconstitucional uma lei que regulamenta esse dispositivo", alegou.
Além disso, o MEC anunciou que vai liberar este ano, 1 bilhão de reais para as prefeituras que comprovarem que a falta de dinheiro fo i causada exclusivamente pela implementação do Piso e seus reajustes. Em fevereiro, o MEC reajustou o valor do Piso de R$1.024,00 para R$1.187,97.

Jornada extraclasse
A Lei define no parágrafo quatro do artigo 2º o cumprimento de, no máximo, 2/3 da carga dos professores para desempenho de atividades em sala de aula. Sobre este ponto, os governadores alegam que com o aumento das horas que cada professor terá que cumprir para o planejamento das aulas e a consequente diminuição das horas dentro de sala de aula, os estados vão ser obrigados a contratar mais profissionais. Com a aprovação da Lei do Piso os mestres devem reservar 33% do seu tempo com planejamento. Para os governadores, esta obrigação interveio na organização dos sistemas de ensino estaduais. A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) diz como seriam os sistemas de ensino nos estados, mas cada estado tem sua autonomia.
Para a CNTE, o tempo destinado para o planejamento das aulas é importante para elevar a qualidade do ensino. “Um professor sem tempo para planejar o que irá passar para o aluno, acaba fazendo um mau trabalho. Esta jornada extraclasse não é para descansar. Continua sendo mais uma etapa do trabalho”, explicou Leão.

Reajustes
Além da luta pela implementação do Piso, a CNTE briga pela aplicação do reajuste conforme estabelece a Lei. A lei aprovada pelo Congresso fixa como parâmetro o aumento de gasto por aluno/ano no Fundeb. A divergência é se deve ser considerada a variação do ano anterior, isto é, de 2009 e 2010, ou a atual, de 2010 para 2011. A Advocacia-Geral da União (AGU) argumenta que, em 2011, só existe uma estimativa de receita e que seria temerário dar um reajuste com base em previsões. Já a CNTE diz que a lei é clara e fala no ano atual e aconselha os sindicatos a contestarem o Piso do MEC na justiça.
No ano passado o MEC reajustou o Piso de R$950,00 para R$ 1.024,67, mas a CNTE reivindicou o aumento para R$ 1.312,85, que, infelizmente, não foi atendida. Para este ano, a CNTE afirma que o reajuste deveria ser de 21,71%, o que elevaria o valor do Piso para R$1.597,87. No dia 24 de fevereiro o MEC anunciou o reajuste de 15,84%, o que significa que o valor do Piso dos Professores passa a ser de R$1.187,97. Uma diferença considerável.

Fonte: cut.org.br
Escrito por: Frisson

Evangelho do dia

Os que ouvem e vivem a Palavra, viverão
Leitura Orante
Jo 5,17-30
Jesus, porém, deu-lhes esta resposta: "Meu Pai trabalha sempre, e eu também trabalho". Por isso, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, pois, além de violar o sábado, chamava a Deus de Pai, fazendo-se assim igual a Deus. Jesus então deu-lhes esta resposta: "Em verdade, em verdade, vos digo: o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz igualmente. O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda... Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer... Em verdade, em verdade, vos digo: quem escuta a minha palavra e crê naquele que me enviou possui a vida eterna e não vai a julgamento, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade, vos digo: vem a hora, e é agora, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão...
Comentário do Evangelho
A obra do Pai é a obra do amor
O texto de João, por repetições didáticas com variantes de expressão, comunica uma mensagem central. Jesus era acusado de violar o sábado. Jesus justifica-se dizendo que seu Pai trabalha sempre e que ele faz o que vê o Pai fazer. Então condenam Jesus porque chamava Deus de Pai e fazia-se igual a Deus. A obra do Pai é a obra do amor. É eliminar a morte pela promoção da vida. É esta a obra de Jesus e a obra a ser assumida pelos discípulos, a partir da conversão. "Quem escuta a minha palavra e crê naquele que me enviou possui a vida eterna... passou da morte para a vida...". O "crer" não se limita a um ato intelectual ou de devoção. Crer é fazer as obras do Pai, como Jesus, é promover a vida , e quem crê promovendo a vida já tem a vida eterna.
José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org.br

Comissão de Reforma Política aprova financiamento público de campanhas

Líder do PT, Humberto Costa defendeu o financiamento público exclusivo — acolhido por 12 votos a 5 — como forma de acabar com a corrupção e baratear as campanhas. Decisão sobre candidaturas avulsas ficou para hoje
Humberto Costa: recursos exclusivamente público para combater a corrupção,
Ao lado de Francisco Dornelles (D), presidente da Comissão de Reforma,
Itamar Franco questiona o destino do Fundo Partidário após a criação do Fundo Eleitoral

Os senadores da Comissão Especial de Reforma Política aprovaram o financiamento público exclusivo nas campanhas eleitorais. O item vai compor o projeto que será consolidado ao final dos trabalhos.
Três modelos estavam em discussão: o sistema misto público e privado, existente hoje; o financiamento público exclusivo para todas as eleições; e o financiamento público unicamente para as eleições do Executivo, mantendo-se o sistema atual para as do Legislativo. Foram 5 votos a favor do sistema misto, e 12 pelo financiamento exclusivamente público. A outra proposta não recebeu votos.
O líder do PT, Humberto Costa (PE), afirmou que "a visão do senso comum" — de que sistema de financiamento público retira o dinheiro da educação ou da saúde para ser usado nas campanhas — já vale para o modelo atual, com recursos públicos destinados diretamente aos partidos, pelo Fundo Partidário, e indiretamente, pelo horário eleitoral gratuito. O senador defendeu o financiamento exclusivamente público como forma de combate à corrupção.
— Sai mais barato para o Estado o financiamento público. Quem tiver o cuidado de olhar a relação de quem são os financiadores de campanha no Brasil, verá que são empreiteiras, prestadores de serviços, bancos, exatamente as empresas que, de alguma forma, guardam alguma relação de interesse com o público — ressaltou.
Wellington Dias (PT-PI) também votou pelo financiamento público, mas disse que "não há regra de financiamento que impeça a corrupção". A opinião foi compartilhada por Aloysio Nunes (PSDB-SP), que votou pela manutenção do sistema atual.
Dois temas relacionados à questão do financiamento de campanha serão decididos nos ajustes finais do projeto. O primeiro, sugerido por Jorge Viana (PT-AC), é um teto para o custo das campanhas eleitorais. O segundo, levantado por Itamar Franco (PPS-MG), é o destino do Fundo Partidário após a criação do Fundo Eleitoral.
Candidatura avulsa
A possibilidade de candidaturas avulsas, sem a obrigatoriedade de filiação partidária, foi outro ponto discutido. Mas, em razão de Humberto Costa e Demóstenes Torres (DEM-GO) terem deixado o debate para participar da reunião de líderes, a comissão decidiu fazer nova votação na reunião de hoje.
A proposta de Itamar Franco (PPS-MG), Pedro Taques (PDT-MT) e Waldemir Moka (PMDB-MS) de que a população se manifeste sobre o sistema eleitoral por meio de consulta popular, gerou manifestações contrárias. As alegações foram de que não seria produtivo submeter apenas parte da reforma a plebiscito ou referendo, e de que a consulta popular poderia diminuir a importância do Congresso. Por sugestão de Humberto Costa e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), a discussão ocorrerá depois da decisão sobre os demais itens.
Fonte: senado.gov.br

05 abril, 2011

13ª Reunião do Conselho Nacional de Política Cultural acontecerá nos dias 5 e 6 de abril, em Brasilia, e discutirá Plano Nacional de Cultura

A 13ª Reunião do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), a primeira de 2011, será realizada nos dias 5 e 6 de abril, das 9h às 18h, na Sala de Reuniões do Edifício Parque Cidade, em Brasília (SCS, Quadra 9, Lote C, Torre B, 12º andar). Até o momento, 66 integrantes do órgão colegiado confirmaram presença no encontro. A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, participará do evento na manhã de terça-feira, às 9h.
Um dos temas a serem debatidos está relacionado ao Plano Nacional de Cultura (PNC), instituído pela Lei nº 12.343/2010, sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 2 de dezembro do ano passado e publicada no Diário Oficial da União do dia 3.
Durante a reunião, o Ministério da Cultura vai apresentar aos conselheiros um termo de parceria com o Via Pública – Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Pública e das Organizações de Interesse Público – visando ao desenvolvimento de uma metodologia a ser aplicada na construção das metas do PNC para os próximos dez anos. Os conselheiros farão uma análise do termo para decidir se ele será assinado pelo MinC.De acordo com a Lei 12.343/2010, o MinC tem o prazo de 180 dias – a contar da data de publicação no Diário Oficial da União – para estabelecer as metas do plano. O Ministério da Cultura é o responsável pela coordenadoria-executiva do PNC e também pela avaliação periódica do alcance das diretrizes e a eficácia do plano, baseando-se, para isso, nos indicadores nacionais e regionais.

CNPC

O Conselho Nacional de Política Cultural é um órgão colegiado que faz parte da estrutura básica do Ministério da Cultura. Sua finalidade é a de propor a formulação de políticas públicas, com vistas a promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo e a sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais no território nacional.
Fonte: cultura.gov.br 
Texto: Glaucia Ribeiro Lira, Ascom/MinC

STF julgará a ADI 4.167 no dia 6 de abril

Entidades filiadas à CNTE acompanharão o julgamento na Praça dos Três Poderes
Está marcada nova data para o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4.167. A ADI impetrada por governadores de cinco estados que contestam o Piso Salarial dos Professores é o primeiro item da pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) desta quarta-feira, 06 de abril. As entidades filiadas à CNTE acompanharão o julgamento na Praça dos Três Poderes.
A expectativa da CNTE é que o supremo julgue a favor dos educadores e contra os estados que entraram com a Ação. Roberto Leão, presidente da entidade, espera que os juízes do STF sejam sensíveis e votem de acordo com o relatório do ministro Joaquim Barbosa, que foi francamente favorável não somente aos professores, mas à educação pública brasileira.
Ao entrar com a Ação, os governadores do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Ceará afirmam que os estados não possuem recursos suficientes para pagar o valor do piso. Leão explica que a justificativa não procede, já que o MEC destina verbas para os estados que comprovarem não ter os valores em caixa. “É uma questão de organizar a contabilidade do estado e dos municípios e aplicar o dinheiro da educação em educação”, disse.
No início deste ano, o atual governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, pediu a exclusão do estado na Ação, atitude que, segundo Leão, deve ser levada em consideração pelo STF no dia seis. “Esperamos que essa atitude do governador do Rio Grande do Sul possa contribuir e ter um peso significativo na tomada de decisão dos ministros do STF. E gostaríamos muito que os outros estados que patrocinaram a ADI também tomassem essa posição”, ressaltou Leão.
No mesmo dia, às 13h, na Praça dos Três Poderes, as entidades filiadas à CNTE realizarão um ato a favor da legalidade da Lei. A Ação seria julgada no dia 30 de março, mas foi adiada por luto oficial pelo falecimento do ex-vice-presidente José Alencar, que morreu no último dia 29. (CNTE, 01/04/11)
Fonte: jambientalista.blogspot.com.br
domingo, 3 de abril de 2011

Evangelho do dia

Jesus cura um paralítico
Leitura Orante
Jo 5,1-16
Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, existe em Jerusalém, perto da Porta das Ovelhas, uma piscina... Muitos doentes, cegos, coxos e paralíticos ficavam ali deitados. Encontrava-se ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus o viu ali deitado e... perguntou-lhe: "Queres ficar curado?" O enfermo respondeu: "Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água se movimenta.. Jesus lhe disse: "Levanta-te, pega a tua maca e anda". No mesmo instante, o homem ficou curado... Aquele dia, porém, era um sábado. Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: "É sábado. Não te é permitido carregar a tua maca". Ele respondeu: "Aquele que me curou disse: 'Pega tua maca e anda!'"... Mais tarde, Jesus encontrou o homem no templo e lhe disse: "Olha, estás curado. Não peques mais..." Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.

Comentário do Evangelho
Conflitos no Templo
João, no seu evangelho, narra, ao longo do ministério de Jesus, cinco viagens a Jerusalém, por ocasiões de festas religiosas do Templo. Em todas estas viagens se dá um conflito entre os chefes do Templo e Jesus. Ao mencionar que se tratava de "uma festa dos judeus", o evangelista sugere que não era uma festa de Jesus. Estando em Jerusalém, Jesus não se dirige ao Templo, local da festa, mas encontra-se Porta das Ovelhas, onde se concentravam pagãos que vinham negociar em Jerusalém. Curando um paralítico aí presente Jesus revela se a fonte do amor e da vida para todos. Em contradição, os judeus promotores da festa religiosa perseguem Jesus por sua prática misericordiosa e libertadora, indiferente aos preceitos da Lei deles.
José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org.br

Comissão do RJU dos Servidores de Caraúbas faz reunião hoje

Logo mais às 14h na Sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas - SINDSPUMC, aconteçe mais uma reunião da Comissão de Estudo e elaboração do Anti-projeto do Regime Júridico Único dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas, no entendimento dos membros é trabalhar para que ainda no primeiro semestre deste seja concluído e elaborado o Anti-projeto para que entregando ao Poder Executivo, o mesmo encaminhe Projeto de Lei ao Legislativo.

Eleitor prefere voto distrital e facultativo

Pesquisa realizada nas capitais conclui que cidadão quer votar diretamente no candidato a deputado ou vereador, e que seja eleito o mais votado em parte do estado ou município

A maioria dos eleitores das capitais quer votar diretamente no candidato a deputado ou vereador e defende que seja eleito o mais votado, em uma parte do estado ou município — sistema conhecido como distrital puro. Também é vontade de seis em cada dez pessoas que o voto no Brasil seja facultativo. Isso é o que revela pesquisa realizada pelo DataSenado.
Entre os dias 21 e 29 do último mês, foram ouvidas por telefone 797 pessoas com idade a partir de 16 anos, residentes nas capitais de todos os estados e no Distrito Federal. Os pesquisadores utilizaram um questionário estruturado com respostas estimuladas e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
A preferência pelo sistema distrital puro se manifesta pelas respostas dadas a três questões: 83% dos entrevistados querem que o voto seja dado diretamente ao candidato (e não ao partido ou a uma lista pré-definida), 55% querem que sejam eleitos os candidatos mais votados e 64% defendem que a circunscrição eleitoral seja uma pequena região do estado ou do município.
Por contar com poucos adeptos na Comissão de Reforma Política do Senado, o sistema distrital não foi incluído entre as opções votadas pelo colegiado. Os senadores escolheram inicialmente entre o sistema proporcional com lista fechada, o distrital misto com lista fechada e o "distritão". Depois, a escolha ficou restrita aos dois mais votados: distritão e proporcional com lista fechada. Esse último recebeu mais votos e integrará o anteprojeto que o colegiado apresentará no fim dos trabalhos.
A decisão da comissão sobre a obrigatoriedade do voto também é diferente da opinião da maioria expressa na pesquisa. Os senadores vão propor que o voto continue sendo compulsório, enquanto a pesquisa apontou que 65% dos eleitores preferem o voto facultativo. Vale ressaltar que 85% dos entrevistados afirmaram que iriam às urnas, mesmo se o voto deixasse de ser obrigatório.
Para cargos eletivos do Executivo (prefeitos, governadores e presidente da República), a maioria (58%) quer manter o atual modelo de mandatos de quatro anos com direito a uma reeleição. A comissão vai recomendar o fim da reeleição e o aumento dos mandatos para cinco anos.
Conforme a vontade de sete em cada dez entrevistados, cada senador deveria ter apenas um suplente, que assumiria a vaga em caráter provisório. Essa é a posição aprovada pela Comissão de Reforma Política. Pela proposta, nos casos de morte, cassação ou renúncia, haveria nova eleição.
Fonte: jornal do senado

04 abril, 2011

Fátima participa de nova rodada de negociação na greve dos professores de Currais Novos


A Prefeitura de Currais Novos e os professores da rede municipal, em greve desde 11 de fevereiro, retomaram hoje (04/03) o processo de negociação mediado pelos mandatos da deputada federal Fátima Bezerra e do vereador Odon Júnior (PT).
“Pelas dificuldades que estavam acontecendo entre os professores e a Prefeitura, entendemos que a proposta hoje apresentada, que será discutida e avaliada pelos educadores, é um avanço neste processo. Tanto meu mandato quanto o mandato do vereador Odon nesse momento cumprem o papel de mediar e oferecer alternativas para os conflitos”, afirmou a deputada.
Na proposta apresentada pelo prefeito Geraldo Gomes estão os seguintes pontos: reajuste de 5%, reposição salarial dos dias parados mediante reposição das aulas, calendário de pagamento e criação de uma comissão permanente de negociação. Esta comissão, representada igualitariamente pelos professores e Prefeitura, ficará encarregada de acompanhar crescimento de receita e de despesas. Todos os itens serão discutidos e avaliados pela categoria durante assembléia que será realizada nesta terça-feira.
Além do prefeito Geraldo Gomes e da deputada Fátima Bezerra, participaram da reunião o vereador Odon Júnior, a secretária de Educação Elisângela Dantas, o secretário de Finanças Robert Kennedy Gama, a assessora Jurídica de Currais Novos, Rayanne Mirella Gomes, e os representantes do Sinte Estadual e de Currais Novos, Marinilson dos Santos e Francisca Palmeira, respectivamente.
Fonte: fatimabezerra.com.br

Cristovam apela por reforma política radical e abrangente


Cristovam Buarque diz
que não ouve falar
"em medidas claras moralizadoras"
Ao afirmar que o Brasil nunca promoveu qualquer reforma radical na direção de seu futuro, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) manifestou na sexta-feira, em Plenário, o temor de que a reforma política em debate seja também incompleta e restrita a aspectos eleitorais. O senador observou que até a abolição da escravatura só aconteceu quando a escravidão já estava quase extinta, "aos pouquinhos", passando pelo fim do tráfico, a Lei do Ventre Livre e a Lei dos Sexagenários.
— Não ouço falar da reforma que toque na cultura brasileira da política. Não vejo falar em medidas claras moralizadoras — criticou o parlamentar.
Avanços
Para Cristovam , o país também precisa de mudanças no funcionamento do próprio Legislativo, do Executivo e do Judiciário. Ele chegou a sugerir novos critérios para a escolha dos ministros dos tribunais superiores de Justiça e garantia de autonomia para o Banco Central, com mandatos fixos para sua diretoria.
— Moeda é como bandeira ou hino: não pertence ao governo.
Se não enfrentar questões mais abrangentes, conforme Cristovam, a reforma política vai frustrar os brasileiros. No que se refere a medidas moralizadoras, ele defendeu não apenas o financiamento público das campanhas, mas limites para as doações e medidas que funcionem para reduzir os custos.
Cristovam acolhe a ideia do voto em lista partidária, mas não uma lista fechada pelo próprio partido. Para o senador, o próprio eleitor escolheria entre os nomes da lista os que receberiam seu voto.
Quanto ao tipo de eleição, ele sugeriu uma inovação na escolha de deputados: 40% seriam escolhidos pelo sistema distrital, 50% seriam representantes de todo o estado e 10% seriam deputados nacionais, que poderiam se candidatar para receber votos de qualquer ponto do país.
— O Miguel Arraes tinha de ser deputado federal pelo Brasil; o Leonel Brizola, pelo Brasil. Claro, no meio desses deputados vai haver artistas ou líderes religiosos, mas disputando entre os grandes deste país — destacou.
Com relação aos vereadores, a sugestão do senador é que seja um trabalho voluntário nos municípios com população abaixo de 50 mil habitantes.
Cristovam foi aparteado em diversos momentos pelos senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), com elogios ou questionamentos a suas sugestões.
Fonte: senado.gov.br

Enade: Pesquisa dirá como está a situação de graduados no mercado de trabalho


Teve início na sexta-feira, dia 1°, estudo inédito destinado a identificar como os formados na educação superior estão situados no mercado de trabalho. A pesquisa sobre emprego e empregabilidade, sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), será feita com os participantes das edições de 2005 e 2008 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Eles receberão questionário, enviado por mensagem eletrônica, e terão prazo até o dia 29 para informar, entre outras coisas, como o currículo acadêmico ajudou na formação profissional.
O formulário, composto de 16 questões, leva em média cinco minutos para ser respondido. Duas das perguntas, subjetivas, permitirão ao graduado sugerir melhorias no curso em que se formou. O concluinte que não receber a pesquisa poderá respondê-la na página eletrônica do Inep. Ao ter acesso ao sistema, ele deve informar o CPF, a unidade da Federação da instituição de ensino e o curso. As informações serão validadas nas bases de dados da Receita Federal e do Inep. A pesquisa não divulgará respostas individuais.
A iniciativa integra o estudo qualitativo do segundo ciclo de aferição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) de 2005 e 2008. O estudo é composto por variáveis que permitem medir pontualmente a evolução dos cursos — as médias do Enade, do conceito preliminar de curso (CPC), os relatórios de autoavaliação realizados pelas instituições e, a partir deste ano, o perfil dos egressos.
Os resultados devem ser divulgados no segundo semestre. As informações do primeiro ciclo de avaliação, referente a 2004 e 2007, estarão disponíveis em breve na página eletrônica do Inep.
Em 2005 e 2008, o Enade avaliou os cursos de arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharia (oito grupos), filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química. No último ano, foram acrescentados os cursos superiores de tecnologia em construção de edifícios, alimentos, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental. Essas áreas serão avaliadas novamente este ano.
Assessoria de Imprensa do Inep
Fonte: mec.gov.br

Evangelho do dia

O pai creu e seu filho sarou
Leitura Orante
Jo 4,43-54
Jesus voltou a Caná da Galiléia, onde tinha mudado a água em vinho. Havia um funcionário do rei, cujo filho se encontrava doente em Cafarnaum. Quando ouviu dizer que Jesus tinha vindo... ele foi ao encontro dele e pediu-lhe que descesse até Cafarnaum para curar o seu filho... Disse-lhe Jesus: "Se não virdes sinais e prodígios não crereis". O funcionário do rei disse: "Senhor, desce, antes que meu filho morra!". Ele respondeu: "Podes ir, teu filho vive". O homem acreditou na palavra de Jesus e partiu. Enquanto descia para Cafarnaum, os empregados foram-lhe... dizer que seu filho vivia. O funcionário do rei perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: "Ontem, à uma da tarde, a febre passou". O pai verificou que era exatamente nessa hora que Jesus lhe tinha dito: "Teu filho vive". Ele, então, passou a crer, juntamente com toda a sua família. Também este segundo sinal, Jesus o fez depois de voltar da Judéia para a Galiléia.

Comentário do Evangelho
Jesus volta à Galiléia
Tendo recebido um bom acolhimento na Samaria, Jesus volta à Galiléia, de população predominantemente gentílica, onde desenvolve seu ministério. Aí é procurado, com fé, por um funcionário real. É alguém revestido de poder. Seria um gentio, se o considerarmos como sendo o centurião das narrativas paralelas de Mt e Lc. Após um desafio à fé do funcionário, Jesus anuncia a cura, à distância, de seu filho, salvando-o da morte. Nesta narrativa o destaque é a fé de um gentio, funcionário do rei, bem como de toda sua família. É feito assim um contraste com os judeus, que rejeitam Jesus. A confiança no amor e na palavra de Jesus faz passar da morte para a vida, em qualquer povo ou nação.
José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org.br