ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

07 abril, 2011

Carta aberta de juventude às entidades filiadas a Fetam/RN

O movimento sindical vem trabalhando para sua renovação, com responsabilidade e compromisso com a história do sindicalismo no Brasil. Essa renovação depende de ações conjuntas entre os/as jovens trabalhadores e as entidades sindicais. Atualmente, existem algumas iniciativas para a inclusão de jovens no setor público brasileiro. Essas iniciativas dependem da realidade e do contexto que este setor atravessa.
A precarização do trabalho impactou de maneira negativa sobre os serviços públicos e contribuiu para o aumento de jovens fora do mercado de trabalho, ou ainda para o ingresso destes nesse mercado através de mecanismos flexibilizados.
Faz-se necessário, portanto melhorar a qualidade de vida dos/das jovens trabalhadores(as) construindo um serviço público de qualidade e construindo no setor privado condições dignas que permitam ao jovem sua ascensão dentro desse mercado. Para isso o/a jovem trabalhador(a) precisa estar inserido nos sindicatos, atuando como protagonista nas transformações históricas e políticas.
Entendemos então, que a continuidade dessa luta depende da renovação das entidades sindicais, daí a necessidade da inserção de jovens no movimento. E para fortalecer essa política de inclusão a ISP/Brasil e a FETAM/RN vem através deste documento solicitar aos sindicatos filiados que discutam ou tratem das questões relativas àa juventude, inserido estes jovens dentro do movimento sindical, fazendo com que ocupem espaços de disputa e construção coletiva. Para isso foi definido em plenária realizada em Caicó nos dias 3 e 4 de dezembro de 2010, algumas meta e objetivos a serem alcançados:
1. Campanha de sindicalização de jovens nas bases;
2. Criação de Comitê de jovens nas bases;
3. Ampliação do espaço de participação dos/das jovens nas decisões coletivas dos sindicatos;
4. Garantia de inserção de jovens nas direções executivas dos sindicatos,
5. Cursos de Formação Sindical para jovens;
6. Política de comunicação com destaque para juventude;
7. Seminários Regionais para discutir políticas públicas para jovens;
8. Criação de mecanismos para aperfeiçoar a ferramenta de realização de concursos públicos.
Para tanto e certos do compromisso que temos, bem como das bandeiras de luta dos nossos sindicatos, CUT, ISP, esperamos a colaboração de todos para fazer desses objetivos uma realidade dentro dos movimentos, onde tenhamos o reflexo dessa luta na nossa sociedade.
Adriana Emília dos Santos e Silva_Mossoró/RN (Comitê de juventude da FETAM/RN)
Regineide Martins Barros_Angicos/RN (Comitê de juventude da FETAM/RN)
Luciano Pinheiro de Almeida_Luís Gomes/RN (Comitê de juventude da FETAM/RN)
Fonte: fetamrn-cut.com

Nenhum comentário: