ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

30 julho, 2016

Secretaria de Segurança detém 25 suspeitos de atos de vandalismo no RN

presos_pmA secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) por meio da Polícia Militar deteve, na manhã deste sábado (30), mais três adolescentes e seis adultos em Macaíba e Santa Cruz suspeitos de envolvimento com atos de vandalismos no Rio Grande do Norte. Em Macaíba, o 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM) deteve em flagrante dois adolescentes e um adulto ao serem flagrados tentando abastecer recipientes em um posto combustíveis na RN160.
Já em Santa Cruz, a PM flagrou um adolescente e cinco adultos transitando com combustível em uma garrafa plástica. Entre eles, três possuem passagem pela Polícia e são suspeitos de outros crimes na cidade. Todos os detidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para as devidas apurações e demais procedimentos necessários. Com estas ações, sobem para 25 o número de suspeitos presos e apreendidos com envolvimento em ocorrências relacionadas a transportes e prédios públicos na Região Metropolitana de Natal e no interior.
Os outros suspeitos, conduzidos para averiguação, foram detidos na tarde de ontem (29) e madrugada de hoje (30) em Monte Alegre, Macaíba, Parnamirim, Parelhas e Natal. Com eles a PM apreendeu motos roubadas, arma e recipientes de combustíveis. Todos os detidos estão sendo apresentados à Polícia Civil que está realizando os procedimentos necessários para elucidar cada caso.
Até o momento 34 ocorrências foram registradas sendo 29 relacionadas a incêndios e tentativas frustradas, quatro de disparos contra prédios públicos ou proximidades e uma depredação. Foram confirmadas ações criminosas em dez cidades do estado: Natal, Parnamirim, Macaíba, São José de Mipibú, Caicó, Currais Novos, Caiçara do Norte, Santa Cruz, Mossoró e Jardim de Piranhas.
Gilv@n Vi@n@

Polícia Civil apreende adolescente suspeito de incendiar trailer da PM

Policiais Civis da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos (Defur) e do 2. Distrito Policial realizaram a apreensão de um adolescente de 16 anos por ter ateado fogo ao trailer da Polícia Militar no bairro das Rocas no dia de ontem. Ao receberem informações do suspeito, os policiais realizaram diligências e conseguiram localizá-lo. Ele foi reconhecido por uma testemunha que presenciou o momento em que o mesmo arremessou um coquetel molotov no trailer da PM e fugiu.
O adolescente infrator foi conduzido para a Delegacia de Plantão onde deve ficar à disposição da Justiça por ter cometido ato infracional análogo ao crime de Incêndio e por participação em organização criminosa. A Polícia Civil está intensificando as ações de patrulhamento e pede à população que denuncie os autores de qualquer ação criminosa pelo número 181.
Gilv@n Vi@n@

Justiça determina desbloqueio de R$ 38 milhões do Facebook

size_810_16_9_logo-facebookO Facebook do Brasil conseguiu reverter a decisão da Justiça Federal, que havia bloqueado R$ 38 milhões da empresa. A liminar foi expedida sexta-feira (29) pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília.
O bloqueio foi solicitado pelo Ministério Público Federal do Amazonas porque a empresa descumpriu uma determinação judicial que a obrigava a fornecer dados de cadastros e a quebrar o sigilo de mensagens do aplicativo WhatsApp para uma investigação que corre em segredo de justiça.
“Ao conferir proteção absoluta à intimidade, a empresa ultrapassa o limite do razoável, criando um ambiente propício para a comunicação entre criminosos, favorecendo aqueles que cometem crimes graves, como terrorismo, sequestro, tráfico de drogas etc”, declarou o procurador da República Alexandre Jabur, autor do pedido, em nota publicada no site do MPF-AM.
Gilv@n Vi@n@

PMDB oficializa candidatura de Marta Suplicy à prefeitura de São Paulo

marta suplicy
O PMDB confirmou hoje (30) a escolha da ex-prefeita e senadora Marta Suplicy como candidata do partido à prefeitura de São Paulo. A chapa será composta também por Andrea Matarazzo, candidato a vice-prefeito pelo PSD. A convenção que oficializou a chapa ocorreu na quadra da Escola de Samba Rosas de Ouro, na zona norte da capital paulista.
Em discurso, Marta Suplicy disse que cometeu erros e acertos em sua trajetória e agora está mais preparada para administrar a cidade. Marta foi prefeita de São Paulo de 2001 a 2004. A candidata relembrou a saída do PT, no ano passado, e como foi recebida pelo PMDB. “Não posso deixar de registrar o quanto sou grata pela oportunidade de estar aqui falando para todos sobre um projeto que não é apenas meu, não é do PMDB, não é do PSD. Não é da Marta, nem do Andrea. É de cada um. É de cada canto desta cidade desigual e fascinante”.
Segundo Marta, ela e o companheiro de chapa tem como ponto fundamental a paixão por São Paulo e o desejo de melhorar a cidade. “Tenho certeza de que a união entre PSD e PMDB, oficializada neste ato, tem a grandeza da nossa cidade e no nosso país. São Paulo precisa de coragem para mudar. São Paulo precisa ser menos desigual e mais tolerante. Precisa deixar de ser uma adversária para os paulistanos para ser sua amiga. Precisa deixar de ser tão árida para ser mais acolhedora. Precisa de gestão”.
Gilv@n Vi@n@

Chapa Carlos Eduardo/Álvaro Dias mais perto de ser anunciada

AlvaroDias-CarlosEduardo-Jornal-A-FontePara alguns analistas políticos, o anúncio do deputado Álvaro Dias (PMDB) como companheiro de chapa do atual prefeito de Natal e candidato à reeleição, Carlos Eduardo (PDT), é uma questão de tempo.
O próprio senador Garibaldi Filho disse em Caicó, ontem (29), que o PMDB estava entre Álvaro e outro deputado da legenda, Hermano Morais, para escolher. Há quem aposte que o anúncio sai nesse domingo (31).
Gilv@n Vi@n@

Dois ônibus são incendiados em Brasília Teimosa

fogo_onibus
Mais dois ônibus foram completamente incendiados por bandidos, na tarde deste sábado (30). O atentado aconteceu em um terminal da empresa Santa Maria, no bairro de Brasília Teimosa.
De acordo com testemunhas, dois homens em uma moto Traxx chegaram ao local e atearam fogo nos ônibus.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas. A polícia também foi acionada e está em diligências para tentar encontrar os suspeitos.
Portal BO
Gilv@n Vi@n@

Julgamento final do impeachment começará em 29 de agosto, diz STF

O julgamento final do processo de impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff começará no dia 29 de agosto e tem previsão para durar uma semana, informou o Supremo Tribunal Federal (STF) neste sábado (30) por meio de nota.
O cronograma divulgado prevê que no dia 9 de agosto, uma terça-feira, seja realizada a primeira sessão plenária sobre o impeachment, sob coordenação do presidente do STF, Ricardo Lewandowski. A partir de então, defesa e acusação terão 48 horas para apresentar seus argumentos e o rol de testemunhas que participarão da fase final do processo.
Em seguida, será respeitado um prazo de dez dias estipulado pela Lei 1079/1950, que regulamenta o impeachment, para que possa ter início o julgamento definitivo. Com isso, a primeira data possível para o início do procedimento final seria 26 de agosto, uma sexta-feira.
Gilv@n Vi@n@

Ônibus só voltam a circular com garantia de segurança, diz sindicato

Os rodoviários do Rio Grande do Norte ainda não sabem se retornarão ao trabalho amanhã (31). Depois de suspenderem as atividades no início da tarde deste sábado (30) devido a novos ataques, os motoristas aguardam garantias de que terão segurança para retomar o trabalho.
O diretor do Sindicato dos Rodoviários (Sintro), Harley Davison, disse que o Governo do Estado havia garantido que haveria segurança nas ruas para que os profissionais pudessem trabalhar. Porém, novos ataques ocorreram no sábado, sendo o mais grave em Brasília Teimosa, na zona Leste de Natal, onde três ônibus foram queimados.
“Ainda estamos discutindo se retornaremos ou não. É perigoso retornar sem garantias reais. Ontem o secretário disse que poderíamos rodar, mas tiveram outros ataques. Os trabalhadores não podem arriscar as vidas”, disse Harley Davison.
Até o momento, foram registrados 35 ocorrências no Rio Grande do Norte relacionadas à reação de criminosos à instalação de bloqueadores de sinal de celular nos presídios. Delas, 30 incêndios ou tentativas de incêndio a veículos, quatro sobre disparos de armas de fogo a prédios público e uma depredação.
Tribuna do Norte
Gilv@n Vi@n@

Papa reza para que Deus toque o coração de terroristas

papa_reza
O papa Francisco fez um apelo hoje (30) para que Deus “tocasse o coração dos terroristas”, em uma explícita menção aos atentados em série ocorridos em julho, sendo o último contra uma igreja na França, no qual um padre católico foi degolado.
“Toque o coração dos terroristas para que reconheçam o mal de suas ações e caminhem para a vida da paz e do bem, do respeito pela vida, da dignidade a cada homem, independentemente da religião, da proveniência, da riqueza ou da pobreza”, escreveu o papa em um bilhete de orações deixado na Igreja de São Francisco, na Cracóvia.
“Senhor, oremos a ti pelos que foram feridos nestes últimos anos de desumana violência. Crianças e jovens, homens e mulheres, idosos, pessoas inocentes envolvidas só por uma fatalidade do mal”, acrescentou Francisco.
Ele disse esperar que as “famílias atingidas pelas guerras encontrem a força e a coragem para continuarem sendo irmãs e irmãos para os outros, principalmente para os imigrantes”. A visita à Igreja de São Francisco, na Cracóvia, não estava prevista na agenda papal, que está em viagem oficial pela Polônia desde quarta-feira.
Gilv@n Vi@n@

39 suspeitos já foram detidos por atos de vandalismo no RN

A secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) por meio das Polícias Militar e Civil detiveram, em Natal, na tarde deste sábado (30), mais 11 pessoas suspeitas de envolvimento com atos de vandalismos no Rio Grande do Norte. Com estas ações, sobe para 39 o número de suspeitos presos e apreendidos com envolvimento em ocorrências relacionadas a transportes e prédios públicos na Região Metropolitana de Natal e no interior.
Em Nova Natal, dois homens foram flagrados tentando abastecer recipientes em um posto combustíveis. Em Nossa Senhora da Apresentação, quatro pessoas, sendo um homem e três mulheres foram detidos portando drogas, munições de uso restrito, recipientes de combustíveis e um veículo com registro de roubo. Este carro, modelo Golf, de cor branca, foi visto por testemunhas em ações de ataques a transportes na capital, na noite desta sexta-feira (29). Na ação foram detidos, Sebastião Sergio da Costa Patrício, de 28 anos, Luana Daniela de Souza, de 30 anos, Islanea de Abreu Lima, de 24 anos e Margarida Lorena Salustino, de 22 anos. Eles foram autuados pela Polícia Civil pelos crimes de organização criminosa, posse de munição de uso restrito, associação para o tráfico e uso de artefato para propagação de incêndio.
Já em Brasília Teimosa, o serviço de inteligência da Sesed levou a prisão pela Polícia Civil de cinco homens identificados por Gabriel Lucas Martins de Souza, 19 anos, Rafael Dantas Alves, de 21 anos, Rafael Barbosa da Silva, de 19 anos, Anderson Fábio Santos da Paz, de 27 anos e Neuremberg Melo do Nascimento de 23 anos. Dos cinco detidos, um estava com mandado de prisão em aberto por assalto, três respondem em regime semiaberto e um foi autuado por tráfico de drogas.
Também foi acrescentado ao boletim da Sesed, a prisão de mais dois adultos e um adolescente, no Centro de São Gonçalo do Amarante, pelo 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM), ocorrido na noite desta sexta-feira (29). Com eles foi apreendido um coquetel molotov. A prisão dos elementos aconteceu enquantos estes procuravam atendimento médico no município após sofrer cortes nas mãos ao tentar realizar um dos ataques ao terminal de ônibus do Bairro Rego Moleiro. Os três foram conduzidos à Delegacia de Plantão da zona Norte de Natal para as devidas providências.
Os outros suspeitos, conduzidos para averiguação, foram detidos entre a tarde de ontem (29) e a manhã hoje (30) em Monte Alegre, Macaíba, Parnamirim, Parelhas, Santa Cruz e Natal. Com eles a PM apreendeu motos roubadas, arma e recipientes de combustíveis. Todos os detidos estão sendo apresentados à Polícia Civil que está realizando os procedimentos necessários para elucidar cada caso.
Até o momento 36 ocorrências foram registradas sendo 31 relacionadas a incêndios e tentativas frustradas, quatro de disparos contra prédios públicos ou proximidades e uma depredação. Foram confirmadas ações criminosas em quatorze cidades do estado: Natal, Parnamirim, Macaíba, São José de Mipibú, Caicó, Currais Novos, Caiçara do Norte, Santa Cruz, Mossoró, João Câmara e Jardim de Piranhas.
Gilv@n Vi@n@

Mais dureza para quem quer se aposentar

charge_aposentadoriaO governo já definiu um dos pontos mais polêmicos da reforma da Previdência: quem será atingido pelas mudanças e como.
As novas regras devem ser mais rígidas e exigirão mais tempo de trabalho para se obter a aposentadoria, de acordo com o jornal.
Elas valerão para quem tiver até 50 anos de idade e para quem tiver direito a uma regra de transição – quem tiver 50 anos ou mais quando a reforma for promulgada – haverá um pedágio entre 40% e 50%. Ou seja, terão de trabalhar por período adicional para requerer benefício pelas normas atuais.
Gilv@n Vi@n@

Planalto acorda ministros com mensagem sobre eleições

id162716_1Os ministros do governo Temer acordaram neste sábado (30) com uma mensagem estranha no celular. Todos receberam orientações expressas do Planalto, no grupo deles no WhatsApp, sobre como se comportar nas eleições deste ano.
O guia, de cinco pontos, foi enviado ao grupo de ministros por Eliseu Padilha, chefe da Casa Civil e principal operador político do presidente interino. “Companheiros Ministros!”, começava a mensagem enviada às 8h30. “Assunto: Participação em Atos Partidários.”
Na mensagem, repleta de maiúsculas e redigida em termos solenes, Padilha disse ao grupo que escrevia em nome de Temer. Passou, então, a detalhar as regras estabelecidas pelo presidente interino.
Padilha ressaltou que a principal preocupação de Temer é não permitir disputas regionais que criem “dissidências” na base partidária do governo no Congresso.
Gilv@n Vi@n@

Carlos Eduardo termina a semana sem anunciar seu vice

Terminou a semana sem que o prefeito Carlos Eduardo tenha anunciado o nome de quem será seu companheiro de chapa. Henrique e Garibaldi não abriram mão da indicação dos nomes dos deputados estaduais Hermano Morais e Álvaro Dias. Carlos prefere Marcelo Queiroz.
Gilv@n Vi@n@

Governador Robinson Faria garante que o Estado não recuará no combate à criminalidade

robinson_crime
O governador Robinson Faria se reuniu nesta sexta (29) com o secretário da Segurança do Estado, Ronaldo Lundgren, e o secretário da Justiça e da Cidadania, Wallber Virgolino, para discutir as ações tomadas pelo Estado após as ocorrências envolvendo transportes coletivos em Natal e Região Metropolitana.
No Gabinete de Gestão Integrada do Estado (GGI), localizado no Centro Administrativo, o Chefe do Executivo afirmou que a reação dos criminosos veio depois que o Governo tomou providências para aumentar o controle sobre os apenados do sistema prisional do Estado.
“Bandidos estão reagindo porque o Governo instalou bloqueador de celular em um presídio. Mas não vamos recuar. Já declarei aqui: confio na polícia. A força policial tem toda a liberdade de atuar para garantir a segurança da população”. Também estiveram presentes do GGI, o Ministério Público, Judiciário, Polícia Federal e representantes de toda a cúpula da segurança do RN.
Gilv@n Vi@n@

Prédio do TRE é alvo de criminosos na Grande Natal

TRE1
G1/RN – O prédio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Parnamirim foi alvo de criminosos na noite desta sexta-feira (29). Homens armados dispararam vários tiros contra a fachada do prédio. Segundo a Polícia Militar, ninguém ficou ferido. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) relaciona esse ataque ao TRE aos que vêm acontecendo desde a tarde de sexta (29) em várias cidades do RN. Em todo o estado, pelo menos 19 veículos (ônibus e carros) foram incendiados e três postos policiais alvos de tiros desde a tarde de sexta-feira.
A instalação de bloqueadores de celular na Penitenciária Estadual de Parnamirim, na Grande Natal, é apontada pelo governo como motivo dos atentados. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), 13 suspeitos de envolvimento nos ataques foram presos.
No TRE, os tiros acertaram a porta de entrada do prédio e vários vidros da fachada. Na manhã deste sábado (30), funcionários faziam a limpeza do local recolhendo estilhaços de vidro que ficaram espalhados. A Polícia Militar foi acionada, mas ninguém foi preso.
Gilv@n Vi@n@

Imprensa nacional destaca que criminosos queimam ônibus no RN

onibus_uol
Destaque no UOL… Oito ônibus que fazem o transporte rodoviário em Natal (RN) e região metropolitana foram incendiados nesta sexta-feira (29). Segundo a Polícia Militar, foram ataques criminosos ordenados por presos do sistema prisional do Rio Grande do Norte. O motorista de um dos ônibus ficou com os braços queimados e não corre risco de morte. Até agora, não houve prisão de nenhum suspeito dos ataques criminosos.
Devido aos ataques, ônibus que fazem o transporte público em Natal foram recolhidos no começo da noite. Soldados da PM estão nas portas das garagens de empresas para manter a segurança dos veículos que estão recolhidos. A STTU (Secretaria de Mobilidade Urbana) de Natal autorizou que táxis, vans de transporte escolar e ônibus particulares, que têm cadastrados no DER (Departamento de Estradas e Rodagem), façam transporte de lotação. Os veículos de transporte alternativo devem cobrar o valor da tarifa de R$ 2,90.
Os secretários de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Ronaldo Lundgren, e da Justiça e Cidadania, Walber Virgolino, afirmaram que existem indícios de que os ataques ocorreram em retaliação às medidas ostensivas quem vêm sendo adotadas do sistema prisional do Estado.
Gilv@n Vi@n@

Governo libera R$ 790 milhões para ações de combate à seca no Nordeste

secaPBO presidente interino Michel Temer assinou ontem (29) uma medida provisória (MP) abrindo crédito extraordinário de cerca de R$ 790 milhões para ações e despesas emergenciais de combate à seca em estados do Nordeste.
O montante, no valor total de R$ 789.947.044, foi creditado em favor do Ministério da Integração Nacional e, além das ações de combate à seca, também poderá ser usado em situações de emergência e desastres naturais. O texto deve ser publicado no Diário Oficial da União de segunda-feira (1º).
Antes de editar a MP, Temer chegou a encaminhar uma consulta junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) para saber se poderia editar uma medida provisória de relevância e urgência para liberar crédito extraordinário ou se deveria liberar os valores de outra maneira.
O objetivo era evitar uma possível acusação de crime de responsabilidade por editar decreto de crédito suplementar sem autorização do Congresso Nacional, argumento utilizado como base do pedido de impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff.
Gilv@n Vi@n@

Lula diz se sentir provocado a disputar eleições de 2018

lula_ptO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (29) que se sente provocado a voltar a se candidatar à Presidência da República em 2018. Ele destacou que o partido tem outros nomes de qualidade, mas ele está disposto a “brigar” novamente. As declarações do ex-presidente foram feitas em discurso a trabalhadores e sindicalistas do ramo financeiro, quando Lula se queixou do tratamento dado a ele pela imprensa, das acusações que vem recebendo e de vazamento seletivos contra o PT.
“Eu tenho 70 anos de idade. Pareço um jovem de 30 anos. Mas o seguinte: eu tenho muita vontade de brigar. Se o que eles estão falando pela imprensa de que o objetivo de tudo isso é tirar o Lula da campanha de 2018, não precisava fazer isso. Porque a gente pode escolher um outro companheiro com mais qualidade ou uma companheira”, disse. “Agora, essa provocação me dá uma coceira, me dá sabe aquele chamegão. Achar que eu vou ficar quieto por conta de ameça, eu não vou. Eu duvido que tenha alguém nesse país que seja mais cumpridor da lei do que eu. A única coisa que eu quero é respeito”.
Gilv@n Vi@n@

Lei da Ficha Limpa pode tirar Lula da sucessão

lula_ficah
Convertido em réu pela primeira vez na Lava Jato, Lula declarou nesta sexta-feira que sente uma vontade incontida —“uma coceira”— de ser novamente candidato ao Planalto. Esse desejo, no entanto, já não depende apenas da sua vontade. Além do medo de ser preso, Lula passou a conviver com o receio de se tornar inelegível por oito anos. Nessa hipótese, sofreria um duplo revés: ficaria de fora das próximas duas sucessões presidenciais —2018 e 2022. E ainda entraria para a história como o primeiro ex-presidente da República a ser enquadrado numa lei que ele próprio sancionou: a Lei da Ficha Limpa (número 135/2010).
Afora a acusação de tentar obstruir a Lava Jato, que o levou ao banco dos réus na 10ª Vara Federal de Brasília, Lula deve ser alvejado por pelo menos mais três denúncias que estão no forno da força-tarefa de Curitiba. Envolvem a suspeita de que recebeu favores da Odebrecht e da OAS, empreiteiras que ajudaram a pilhar a Petrobras. Esses favores se materializaram nas reformas realizadas no tríplex do Guarujá e no sítio de Atibaia, além do transporte e aluguel de contêiners usados para guardar pertences de Lula.
Entre os crimes que devem ser imputados ao morubixaba do PT, estão lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Sancionada por Lula em junho de 2010, a Lei da Ficha Limpa relaciona 14 hipóteses de inelegibilidade. São delitos que sujeitam seus autores ao banimento eleitoral por oito anos. As encrencas foram incluídas na Lei das Inelegibilidades (número 64/1990). Encontram-se empilhadas no artigo 1º. A alínea ‘e’ anota que “lavagem de dinheiro ou ocultação de bens” são motivos para impedir alguém de se candidatar a cargos eletivos.
De acordo com a lei, para que um político seja tachado de “ficha suja”, sua condenação precisa ser confirmada por um “órgão judicial colegiado.” Assim, os direitos políticos de Lula seriam suspensos, por exemplo, se o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sediado em Porto Alegre, confirmasse uma eventual condenação decretada por Sérgio Moro. Para azar de Lula os desembargadores do TRF-4 não costumam reformar as decisões do juiz da Lava Jato.
Lula parecia sentir o cheiro de queimado ao se manifestar nesta sexta-feira. “Se o objetivo de tudo isso é me tirar de 2018, isso não era necessário, a gente escolheria outro candidato mais qualificado, mas essa provocação me dá uma coceira”, declarou, antes de exercitar o seu esporte predileto, o autoelogio: “Duvido que tenha alguém nesse país que seja mais cumpridor da lei do que eu, que respeite mais instituições do que eu.” O diabo é que o conceito que Lula faz de si mesmo combina cada vez menos com os fatos.

Josias de Souza

Gilv@n Vi@n@

Vídeos mostram ataque a ônibus e comemoração dos bandidos

Os bandidos filmaram a depredação dos veículos em Natal…
… Enquanto outros comemoram no presídio
Gilv@n Vi@n@

Governador: “Polícia tem liberdade de atuar para proteger população”

governo_ataque
O governador Robinson Faria determinou durante reunião com o Gabinete de Gestão Integrada, na noite desta sexta-feira (29), que a força policial do Rio Grande do Norte aja fortemente para conter possíveis atos violentos de facções ou grupos criminosos tanto na capital, na Grande Natal ou no interior do estado. A reunião, realizada na sede do GGI, no Centro Administrativo, contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Sejuc, Gabinete Civil, Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Ministério Público.
O GGI concentra o monitoramento das câmeras espalhadas pelos principais corredores de Natal e recebe informações em tempo real das ações policiais, registrando a atualização do número de abordagens ou prisões. À cúpula da segurança pública, o governador Robinson Faria reafirmou que todo o efetivo está empenhado em reprimir atos de violência e tem a liberdade para garantir, dentro dos princípios legais, a circulação dos cidadãos.
“Estamos aqui reunidos nesse momento de crise mostrando que essa parceria entre diversos atores é fundamental. Os casos que estamos vendo nas ruas são uma resposta dos bandidos porque instalamos, como medida preventiva, o bloqueador de celulares no Presídio de Parnamirim para evitar que os apenados continuem emitindo ordens de dentro das unidades prisionais e crimes continuem sendo praticados aqui fora. Não vamos recuar. Vamos mostrar que o estado não está emparedado. Dei liberdade para a polícia trabalhar para defender o cidadão”, enfatizou.
Robinson Faria declarou ainda que a adoção de medidas mais severas foi necessária para dificultar que os criminosos agissem. “Tomamos medidas corajosas para coibir de uma vez por todas essas ordens de dentro dos presídios. O enfrentamento passa por esse estágio de retaliação, mas ele é necessário porque nosso objetivo é acabar com a escalada da violência”, adiantou o chefe do Executivo Estadual.
O secretário de Segurança do RN, Ronaldo Lundgren, explicou que a operação da polícia também tem ramificações no interior do estado. “Já começamos a prender pessoas e frustrar ações criminosas. Tudo está acontecendo como o previsto. Nosso planejamento está pronto para atender tanto Natal como o interior do RN”.
Gilv@n Vi@n@

Temer: reformas na Previdência e trabalhistas devem ser aprovadas em 2016

O presidente interino Michel Temer, disse ontem (29), em entrevista a veículos estrangeiros, que não vai conseguir aprovar as reformas trabalhista e da Previdência, mas que fará todo o esforço para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que limita o teto dos gastos públicos. As alterações nas leis trabalhistas e na Previdência são defendidas pelo governo com o argumento de que ajudarão o país a sair da crise.
“Acredito que a PEC do teto de gastos será possível e temos hoje a colaboração do Congresso [Nacional]. As reformas trabalhista e previdenciária, não sei quanto tempo ainda vão levar”, disse o presidente interino, segundo publicação no site da Agência Reuters.
Gilv@n Vi@n@

Médico debocha de paciente na internet e é afastado de hospital

hs
Um médico plantonista do Hospital Santa Rosa de Lima, em Serra Negra, São Paulo, foi afastado do trabalho depois de ter debochado de um paciente. Em uma foto publicada na rede social Facebook, Guilherme Capel Pasqua mostra um receituário médico com os dizeres “Não existe peleumonia e nem raôis”.
O paciente que falou as palavras em questão foi o mecânico José Mauro de Oliveira Lima, de 42 anos, de acordo com o site G1. Ele estudou até o segundo ano do Ensino Fundamental e não pronuncia corretamente algumas palavras, segundo seu enteado, o eletricista Claudemir Thomaz Maciel da Silva, 25 anos, que o acompanhou na consulta.
Claudemir disse em entrevista ao G1 que o padrasto dele foi diagnosticado com pneumonia e que a reação do médico quando perguntado sobre o tratamento para “peleumonia” não foi nada profissional.
“Quando meu padrasto falou ‘pneumonia’ e ‘raios x’ de forma errada, ele deu risada. Na hora, não desconfiamos que ele iria debochar depois na internet. O que ele fez foi absurdo. O procurei e escrevi para ele na rede social que, independente de ele ser doutor, não existe faculdade para formar caráter. Assim que ele viu minha postagem, apagou a foto. Ele não quis conversar com a gente”, relatou ao G1.
Gilv@n Vi@n@

Advogado diz que Dilma ainda não ‘jogou a toalha’ sobre impeachment

cardozoAGU
Em entrevista à TV Estadão, o ex-advogado-geral da União e ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, negou que a presidente afastada Dilma Rousseff tenha “jogado a toalha” no processo de impeachment. Cardozo disse que Dilma não está lutando porque gosta do poder, e sim por seu “amor pela democracia”.
Segundo ele, a presidente é inocente e precisa lutar por justiça. O ex-ministro também voltou a defender a tese de que não há pressuposto jurídico para a acusação contra Dilma.
Gilv@n Vi@n@

Desemprego no País atinge 11,58 milhões e é o maior já registrado pelo IBGE

desempregoO IBGE informou ontem que a taxa de desocupação no Brasil ficou em 11,30% no segundo trimestre, no maior patamar de desemprego já registrado pela Pnad Contínua desde o início da série, em 2012.
A renda média real do trabalhador foi de R$ 1.972 no segundo trimestre de 2016. O resultado representa queda de 4,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. A massa de renda real habitual paga aos ocupados somou R$ 174,6 bilhões no segundo trimestre, queda de 4,9% ante igual período do ano anterior.
Gilv@n Vi@n@

Secretaria de Segurança Pública estimula a população denunciar atos suspeitos

181
O Governo do Estado do RN está desenvolvendo operações em todo o Estado, visando garantir a segurança do cidadão. Caso vislumbre alguma ação que interfira na segurança da sua rua, do seu bairro, chame a Polícia Militar pelo 190 e denuncie pelo telefone 181.
Colabore. Você é o principal parceiro na luta contra o crime. Não aceite que coisas erradas sejam vistas como normais. Faça com que a sua comunidade tenha paz e tranquilidade. A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social está atenta e sempre à disposição do cidadão.
Gilv@n Vi@n@

Morre em Natal ex-presidente do TST

francisco_fausto
Ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), faleceu neste sábado (30) o ministro potiguar Francisco Fausto. Natural de Areia Branca, Francisco Fausto Paula de Medeiros nasceu no dia 13 de maio de 1935.
O ministro faleceu vítima de complicações de um mieloma.
Gilv@n Vi@n@