ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

17 fevereiro, 2012

Música alta e batuques podem causar danos à audição

Sensação de abafamento e zumbido podem ser sinal de lesão.
Veja dicas de especialistas para evitar prejuízos ao sistema auditivo.

Mestre Adamastor, da Acadêmicos do Tucuruvi, diz que já perdeu parte da audição (Foto: Raul Zito/G1)
Abafamento nos ouvidos, zumbido e sensação de surdez por minutos e até horas. Esses são alguns dos sintomas comuns a quem festeja o carnaval ao som do batuque das baterias e música alta. Mas o que nem todos sabem é que a exposição prolongada ao barulho excessivo pode causar prejuízos irreversíveis à audição se alguns cuidados não forem tomados.
No carnaval, de acordo com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, medições de anos anteriores chegaram a apontar uma intensidade de som de 120 decibéis, seja na folia pelas ruas, ao som de trios elétricos, ou no sambódromo. O ouvido humano, no entanto, suporta apenas uma intensidade de até 85 decibéis. A Associação estima que cerca de 20% dos brasileiros sofram com algum tipo de perda auditiva.
“O ouvido humano suporta, em média, sons de até 85 decibéis por cerca de oito horas diárias. Se o som atinge 110 decibéis, a tolerância cai para apenas meia hora. E no caso de 120 decibéis, seriam apenas 15 minutos de tolerância para evitar traumas e danos”, explica Marcelo Hueb, presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial.
A exposição prolongada ao barulho, como é o caso de trabalhadores de fábricas e indústrias que não protegem os ouvidos, pode levar à perda definitiva da audição. O mesmo pode acontecer, segundo Hueb, em caso de exposição a som muito alto, mesmo que por um curto período. “No carnaval, os foliões costumam ficar muito perto das fontes de som e expostos durante horas, sem descanso para os ouvidos. Isso pode causar sérios problemas”, diz.
Há 39 anos à frente da bateria da Vai-Vai, o Mestre Tadeu afirma que faz acompanhamento médico para evitar problemas auditivos, mas garante que nunca teve nenhum sintoma. “Ensaiamos cerca de quatro horas por dia e não costumo usar protetores, mas nunca tive problemas. Em todos esses anos tivemos apenas um caso de uma pessoa que começou a perder a audição, mas ainda assim eu prefiro que a bateria não use o protetor porque pode atrapalhar o andamento do ritmo durante o desfile”, afirma.
A rainha Priscila Bonifácio, que desfila junto à bateria da Unidos de Vila Maria, acredita que a adrenalina dos ensaios e do desfile “anestesia” o corpo para qualquer incômodo. “A gente sabe que o barulho não faz bem, mas nunca senti nada. Sou rainha de bateria há três anos e se puder vou sambar no meio dos ritmistas. É maravilhoso. Uma emoção e uma adrenalina que superam qualquer coisa”, conta a musa, de 30 anos.
Apesar da resistência de Mestre Tadeu e Priscila, Hueb afirma que as pessoas que se expõem prolongadamente ao barulho não têm o ouvido “treinado”. “Alguém que fica diretamente exposto ao ruído só não sente os efeitos se for extremamente resistente ou porque ainda não deu tempo de aparecerem os zumbidos causados pela permanência crônica no barulho.”
O otorrinolaringologista Pedro Luiz Mangabeira Albernaz, do Hospital israelita Albert Einstein, e professor da Escola Paulista de Medicina, explica que os sintomas de lesões auditivas podem demorar a aparecer. “Estudos apontam que o trauma acústico pode levar até dez anos para atingir o seu máximo. Um operário submetido a um ruído acima do permitido pode levar dez anos para sentir os sintomas. Esse é o aspecto mais traiçoeiro dos problemas auditivos”, explica.
No caso do Mestre Adamastor, foram necessários 17 anos para sentir os efeitos da exposição ao som alto. Ele comanda a bateria da Acadêmicos do Tucuruvi e procura usar protetores para evitar danos ainda maiores. “Eu já perdi parte da minha audição em virtude de todos esses anos à frente da bateria. Hoje procuro usar protetores sempre que possível, principalmente às vésperas do carnaval, quando os ensaios são mais frequentes. Os agudos da bateria são muito prejudiciais. É preciso cuidado”, conta Mestre Adamastor, que recomenda o uso de protetores por seus ritmistas e demais integrantes da escola.
O técnico de som da Acadêmicos do Tucuruvi, Yves Garcia, confirma a intensidade preocupante do som nos ensaios e desfiles de carnaval. “Na quadra, durante os ensaios, chegamos a registrar um som de cerca de 120 decibéis, porque o ambiente é fechado. No sambódromo, por ser aberto, fica um pouco mais ameno, em torno de 100 decibéis, mas o cuidado ainda assim é imprescindível”, diz.
Com perceber os excessos
Um bom indicador de que o ambiente não está adequado para a saúde dos ouvidos, segundo especialistas, é o nosso tom de voz ao conversar. “É automático que, em locais muito barulhentos, nós aumentemos o volume da voz durante uma conversa. Isso já indica que o ambiente não está adequado”, afirma Albernaz.
Em caso de exposição intensa ao som alto, vale destacar que se o zumbido ou sensação de abafamento durarem por mais de três dias, a recomendação é procurar um especialista para verificar se houve alguma lesão.
Dicas para a folia
O uso de protetores auriculares de silicone moldável é bastante recomendado para os foliões que querem evitar problemas auditivos sérios neste carnaval, porém o acessório pode atrapalhar a comunicação e, por isso, especialistas consideram que o índice de utilização do protetor seguirá muito baixo durante os festejos.
“Seria muito otimista achar que as pessoas irão usar o protetor, então uma boa dica é fazer intervalos de 10 minutos longe do barulho, a cada 30 minutos. Assim o ouvido tem tempo para se recuperar”, orienta Albernaz. Outra dica importante é ficar a uma distância de pelo menos 10 metros da fonte sonora.
Fonte: Nathália Duarte  
Do G1, em São Paulo
Gilv@n Vi@n@

Chico Anysio apresenta novo quadro de infecção pulmonar

Paciente iniciou tratamento com antibióticos para tentar controlar problema.
Humorista de 80 anos vinha tendo melhor progressiva nos últimos dias.

Após vários dias de melhora progressiva, o humorista Chico Anysio, de 80 anos, apresentou novo quadro de infecção pulmonar, de acordo com boletim médico divulgado nesta sexta-feira (17) pelo Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, onde ele está internado no CTI.
Para tentar controlar a infecção, o paciente está sendo medicado com antibióticos. O humorista faz fisioterapia respiratória e motora e respira sem ajuda de aparelhos durante algumas horas por dia.
Segundo o médico Luiz Alfredo Lamy, que assina o texto, seu estado de saúde é grave e inspira cuidados. Não há previsão de alta.
Atendido no CTI do hospital carioca desde o dia 22 de dezembro por conta de um sangramento, Chico Anysio chegou a ter o problema controlado, mas apresentou uma infecção pulmonar e retornou à internação.
O ator também já foi submetido a uma laparotomia exploradora, procedimento cirúrgico que serve para revelar um diagnóstico. Essa cirurgia fez com que Chico Anysio tivesse um segmento de seu intestino delgado retirado.
Fonte: Do G1 RJ
Gilv@n Vi@n@

16 fevereiro, 2012

ANO LETIVO PODERÁ NÃO SER INICIADO EM CAICÓ

Assembleia decidirá rumos das lutas em 2012
Os Professores da rede municipal de ensino de Caicó poderão decretar GREVE logo no início do ano letivo. Duas questões que podem ser motivo de novo movimento paredista é o fato de os Professores não terem recebido, até agora, a diferença do 13º salário 2011 que foi pago errado aos funcionários da educação, fato que vem causando forte descontentamento na categoria, isso porque, a folha do 13º de 2011 não foi paga com o valor total da remuneração devida e de direito.
Apesar da folha para o pagamento da diferença do 13º já esta pronta, segundo informações da secretaria Municipal da Educação e da Secretaria Municipal da Administração, até agora a prefeitura vem adiando o pagamento sem maiores justificativas.
Outro forte motivo que pode trazer a tona os conflitos entre governo e Professores é o não reajuste do Piso Salarial Nacional do Magistério, que deveria ter sido efetuado desde o dia 1º de janeiro, em observância a Lei 11.738/2008 e até agora nada foi apresentado aos Professores, causando prejuízo salarial que se acumula desde janeiro de 2009. O percentual para o reajuste anual de acordo com os valores do MEC é de 22,22%.
Segundo informações do SINDSERV.,  se até 8 de março não for apresentada nenhuma proposta sobre estas duas questões em conflito aos Professores da rede municipal de ensino caicoense, nova GREVE deve ser decretada por tempo indeterminado. O início das aulas está previsto para o dia 1 de março e a Semana Pedagógica para o período de 23 a 27 de fevereiro.
O caldeirão começou a ferver!
Fonte: http://professorantonioneves.blogspot.com
Gilv@n Vi@n@

Giro pelo RN: CARNAVAL 2012 "PROGRAMAÇÃO"

Na Cidade de Almino Afonso
Em Caicó na ilha de Santana
No Hotel Olho D`agua do Milho - Caraúbas / RN
Apodí / RN * "ESSA É DE TODOS"*
CARNAVAL DE UPANEMA "VIROU MANCHETE EM JORNAL"
Gilv@n Vi@n@

Carnaval 2012: Dilemas e/ou Realidades

DILEMAS ENTRE A ESCOLA REAL E A ESCOLA DA FANTASIA!

COMEÇOU O CARNAVAL, E A COISA É MAIS OU MENOS ASSIM...

SERÁ APENAS UMA QUESTÃO DE APARÊNCIA?!!!
ft. anaf
Gilv@n Vi@n@

Avança projeto que obriga uso do farol do carro de dia

Proposta, que determina o uso do farol em estradas e túneis, foi aprovada pela CCJ e, caso não haja recurso, irá para a Câmara; estudos mostram que luzes ligadas durante o dia evitam acidentes 
Iluminação é fundamental para a segurança, diz Eunício, autor da proposta
Motoristas poderão ser obrigados a ligar os faróis baixos quando trafegarem de dia por rodovias e túneis.
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou ontem, em decisão terminativa (sem necessidade de aprovação pelo Plenário), a inclusão dessa exigência no Código de Trânsito Brasileiro.
Atualmente, tal medida é apenas recomendada, por uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O projeto de lei (PLS 303/11) foi apresentado pelo presidente da CCJ, Eunício Oliveira (PMDB-CE).
"A iluminação é um elemento fundamental para a segurança do trânsito porquanto antecipa a visualização do veículo a uma distância maior. Desse modo, alerta o motorista sobre situações de risco, permitindo-lhe agir preventivamente no sentido de evitar acidentes", ponderou Eunício na proposta.
Esse argumento convenceu o relator, Ricardo Ferraço (PMDB-ES), que votou pela aprovação do projeto. Segundo Ferraço, a providência sugerida é "de simples aplicação e baixo custo, mas que pode se revelar eficaz na redução de acidentes".
Acidentes
O impacto do uso diurno de faróis baixos na diminuição de desastres automobilísticos começou a ser observado em países nórdicos na década de 1970. De acordo com Eunício Oliveira, estudo realizado na Holanda constatou que veículos que transitam de dia com o farol aceso têm 15% menos risco de se acidentarem.
No Brasil, essa precaução já é exigida no Rio Grande do Sul.
Se não houver recurso para votação pelo Plenário do Senado, o projeto de lei irá para a Câmara dos Deputados.
Pesquisas realizadas em países europeus comprovam que o uso do farol durante o dia evita acidentes no trânsito
 Fonte: senado.gov.br
Gilv@n Vi@n@

Estatuto da Juventude passa em primeira comissão no Senado

CCJ aprova Estatuto da Juventude após três horas de debate intenso
Demóstenes Torres abre mão de voto em separado para voltar a discutir suas divergências nas outras três comissões do Senado onde o projeto ainda será examinado 
Relatório de Randolfe Rodrigues foi muito questionado por Demóstenes Torres, que depois abriu mão do voto em separado
Após três horas de discussão e muita polêmica sobre a emissão da identidade estudantil, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou ontem parecer de Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) ao projeto do Estatuto da Juventude (PLC 98/11). A matéria segue para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
Apelo do presidente da CCJ, Eunício Oliveira (PMDB-CE), convenceu Demóstenes Torres (DEM-GO) a desistir dos destaques para votação em separado em quatro pontos: faixa etária de cobertura do estatuto; meia-entrada em espetáculos financiados com recursos privados; desconto em passagens de transporte interestadual; e confecção da carteira de estudante. Demóstenes decidiu voltar a discutir esses temas na CAS e nas comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), que também vão examinar o PLC 98/11.
Além de emendas próprias, Randolfe decidiu incorporar sugestões de Demóstenes, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Alvaro Dias (PSDB-PR) e Pedro Taques (PDT-MT).
Idade e meia-entrada
Randolfe não abriu mão de manter como beneficiários do estatuto as pessoas de 15 a 29 anos. Segundo justificou, sua posição segue recomendação da Convenção Ibero-Americana dos Direitos da Juventude. Demóstenes defendia a redução da faixa para 18 a 21 anos.
Em relação à meia-entrada para estudantes em espetáculos culturais, de lazer e esportivos, Randolfe também não reviu sua proposta de limitar o benefício a 50% da capacidade do espaço em eventos financiados pelo Programa Nacional de Cultura e a 40% da lotação nos bancados com recursos privados. Demóstenes reivindicou a restrição da venda desses ingressos promocionais às apresentações patrocinadas ou subsidiadas exclusivamente pelo poder público, por entender que a classe artística não pode arcar com o ônus financeiro.
Apesar de Demóstenes ter apoiado a decisão de Randolfe de excluir do texto o desconto generalizado de 50% nas passagens de transportes intermunicipais e interestaduais, ele divergiu da decisão do relator de reservar — apenas no transporte coletivo interestadual — duas vagas gratuitas por veículo para jovens com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Ocupados esses assentos, ainda haveria mais duas vagas por veículo com desconto mínimo de 50% para estudantes nessas mesmas condições. 
Fonte: senado.gov.br
Gilv@n Vi@n@

Supremo deve concluir nesta quinta julgamento sobre Lei da Ficha Limpa

Sessão foi suspensa quando placar era de quatro votos a um a favor da lei.
Decisão vai definir regras a serem aplicadas a partir das eleições de 2012. 

O Supremo Tribunal Federal (STF) continuará nesta quinta-feira (16) a julgar a aplicação da Lei da Ficha Limpa. Depois de quase cinco horas de sessão, a análise do assunto foi interrompida nesta quarta (15) quando o placar era de quatro votos a um para manter a proibição às candidaturas de políticos condenados pela Justiça em decisões colegiadas ou que renunciaram a cargo eletivo para evitar processo de cassação.
A expectativa é que o julgamento seja concluído nesta quinta e que fiquem definidas as regras que serão aplicadas aos candidatos em eleições a partir de outubro.
Entre os 11 ministros do STF, cinco já manifestaram seus votos sobre a Ficha Limpa, quatro a favor da aplicação da lei (Foto: Carlos Humberto/SCO/STF)
Antes de ser suspensa a sessão, votaram, dentre os 11 ministros, o relator, Luiz Fux, e os ministros Joaquim Barbosa, Rosa Weber e Cármen Lúcia, todos a favor da aplicação da lei. Somente o ministro Dias Toffoli foi contrário a pontos da ficha limpa.
 O julgamento será retomado nesta quinta com o voto do ministro Ricardo Lewandowski. Além dele, ainda faltam votar o presidente do STF, ministro Cezar Peluso, e os ministros Ayres Britto, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello.
Quase dois anos depois de entrar em vigor, a Ficha Limpa gerou incertezas sobre o resultado da disputa eleitoral de 2010 e chegou a ter a validade derrubada para as eleições daquele ano. Proposta no Congresso por iniciativa popular, a lei teve o apoio de mais 1 milhão de pessoas.
O julgamento desta quarta decide sobre ações apresentadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo PPS e pela Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), que buscam esclarecer pontos controversos da lei.
Presunção de inocência
O principal questionamento sobre a ficha limpa é de que a lei seria inconstitucional ao tornar inelegíveis políticos condenados que ainda poderiam recorrer da decisão. Para quatro ministros que já votaram no Supremo a favor da ficha limpa, a lei é uma forma de considerar a "vida pregressa" dos candidatos e de verificar se eles teriam condições de assumir cargos públicos.
Durante os debates, vários ministros criticaram a lei por desconsiderar o princípio da presunção de inocência, pelo qual uma pessoa só pode ser considerada culpada quando se esgotarem os recursos judiciais. Em seu voto, o ministro Dias Toffoli disse que a ficha limpa é resultado de "profunda ausência de compromisso com a boa técnica legislativa".
Renúncia
A proibição da candidatura nos casos de renúncia de cargo eletivo para escapar de cassação também teve quatro votos favoráveis. Os cinco integrantes do STF, que já se pronunciaram, defenderam que a renúncia é um ato para "fugir" do julgamento e deve ser punido com a inelegibilidade.
Fatos passados
A ficha limpa também é contestada por atingir fatos que ocorreram antes da sua vigência, inclusive ao aumentar de três para oito anos o prazo que o político condenado ficará inelegível.
Os ministros que criticam a ficha limpa admitem a necessidade de "banir da vida pública pessoas desonestas", mas afirmam que é preciso respeitar as regras da Constituição.
Órgãos profissionais
O Supremo também vai definir nesta quinta se pessoas condenados por órgãos profissionais, devido à infrações éticas, ficarão proibidas de se candidatar por oito anos. A regra, prevista na Lei da Ficha Limpa, já recebeu cinco votos para continuar em vigor.
Fonte: Débora Santos 
Do G1, em Brasília 
Gilv@n Vi@n@ 

'Prévia do PIB' tem alta de 2,79% em 2011, informa Banco Central

Instituição divulgou nesta quarta-feira o IBC-Br, antecedente do PIB.
Mercado financeiro, por sua vez, prevê crescimento de 2,84% para 2011.

O nível de atividade econômica do país avançou 2,79% em todo ano de 2011, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (16) pelo Banco Central. O Índice de Atividade Econômica do BC, o IBC-Br, é um indicador criado para tentar antecipar o resultado do PIB pela autoridade monetária.
O valor estimado pelo Banco Central ficou um pouco abaixo da previsão do mercado financeiro, que espera um crescimento de 2,84% para o último ano, de acordo com estimativas coletadas na última semana pela autoridade monetária. O Ministério da Fazenda, por sua vez, prevê um crescimento pouco acima de 3% para 2011.
O resultado do PIB do último ano será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) somente no começo de março. Em 2010, segundo o IBGE, a economia brasileira registrou um crescimento de 7,5%. Foi a maior taxa de expansão dos últimos anos, visto que, em 2009 e 2008, por exemplo, foi registrada uma retração do PIB de 0,6% e um crescimento de 5,2%. Em 2007, por sua vez, a expansão da economia somou 6,1%.
Desaceleração
A desaceleração da atividade econômica do ano passado reflete as medidas tomadas pelo governo para conter a inflação, como o aumento do compulsório e de exigências para empréstimos, adotados pelo BC no fim de 2010, assim como a subida dos juros até meados do ano passado pela autoridade monetária e o bloqueio inicial de R$ 50 bilhões no orçamento de 2011 efetuado pela equipe econômica.
A atividade menor da economia também é reflexo da nova etapa das turbulências externas, que começou, com mais intensidade, no início de agosto de 2011 com as dificuldades do governo Barack Obama em aprovar um novo limite de endividamento para o país, e com o posterior anúncio de rebaixamento da nota dos Estados Unidos pela Standard & Poors. A crise na dívida da Grécia, e de outros países da Europa, também contribuiu para aumentar a tensão nos mercados.
Os dados do Banco Central mostram que o nível de atividade foi desacelerando no decorrer do ano passado. Até maio, por exemplo, o IBC-Br havia registrado crescimento de quase 4%, recuando para 3,74% no período de janeiro a junho e de 3,43% na parcial até agosto. Até setembro, a expansão foi de 3,19% e, nos onze primeiros meses do ano (até novembro), somou 2,88%, contra igual período de 2010.
Definição dos juros
O IBC-Br é uma das ferramentas utilizadas pelo Banco Central para definir a taxa básica de juros da economia brasileira. Atualmente, os juros básicos estão em 10,5% ao ano. A taxa começou o ano de 2011 subindo para controlar as pressões inflacionárias. Foram cinco elevações consecutivas até julho do ano passado.
Com a piora do cenário internacional, porém, o BC resolveu baixar a taxa no fim de agosto e repetiu a dose em outubro e no final de novembro, quando os juros recuaram mais 0,5 ponto percentual em cada reunião, para 11% ao ano. No começo deste ano, os juros recuaram para 10,5% ao ano e o BC indicou que vai baixá-los para um valor abaixo de 10% ao ano no futuro.
Pelo sistema de metas de inflação, que vigora no Brasil, o BC tem de calibrar os juros para atingir as metas pré-estabelecidas. Para 2011 e 2012, a meta central de inflação é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Deste modo, o IPCA pode ficar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida.
Fonte: Alexandro Martello 
Do G1, em Brasília
Gilv@n Vi@n@ 

14 fevereiro, 2012

Amanhã (15)

Gilv@n Vi@n@

Informações Sobre o Imposto de Renda

Para o declarante do Imposto de Renda no ano de 2012, deve-se observar os prazos e rendimentos anuais da seguinte forma.
Prazo para declarar: 
01 de março de 2012 até 30 de abril de 2012
Rendimento anual de até:
R$ 23.499,00 (vinte e três mil, quatrocentos e noventa e nove reais)
Obs: 
01. As declarações podem ser entregues pela internet, disquete nas agências do Banco do Brasil - BB / ou Caixa Econômica Federal - CEF;
02. Quem perder o prazo pagará multa a partir  de R$ 165,74 (cento e sessenta e cinco reais e setenta e quatro centavos);
03. Os Servidores que atingirem este valor procurem seu CONTADOR para melhores informações.
Fonte: Coordenação do SINDSPUMC
Gilv@n Vi@n@

Agente de cultura assume Casa de Cultura “Manoel do Violão”

Gilvan Viana - Agente de Cultura da Casa de Cultura Popular "Manoel do Violão"
Após mais de um ano tendo seu funcionamento comprometido devido à falta de um Agente de Cultura, devidamente nomeado e com as prerrogativas de coordenar os seus trabalhos a Casa de Cultura Popular Manoel do violão recebeu no início desse mês a nomeação do seu novo agente. 

Trata-se do servidor público e músico GILVAN VIANA. A nomeação do novo agente contou com o aval e o empenho do Prefeito Ademar Ferreira, junto ao governo do estado. “Essa situação a muito vinha me preocupando em vê como se encontrava a Casa de Cultura da nossa cidade”- cita o Prefeito Ademar.  

Com o retorno de um Agente, a Casa voltará a ter seu funcionamento regularizado, com expedientes e um maior zelo para com as suas instalações. Durante todo o mês de fevereiro estão sendo trabalhada a parte de caráter mais interno e administrativo, como a realização de um planejamento da gestão, normas de funcionamento da Casa e a elaboração de um Calendário de Atividades que será colocado em atividade apartir do mês de Março.

 A intenção do novo agente é de que gradativamente a Casa vá adquirindo o seu verdadeiro perfil, qual seja o de ser um espaço de produção e de preservação das diferentes manifestações culturais do povo caraubense. ”A Casa será aberta a todos, os artistas, entidades e órgãos públicos da nossa cidade, desde que para promover ações que tenha fins sociais e culturais de interesse coletivo, como exposições, seminários, shows artísticos, teatro, cinema, cantorias, dentre outros. 

A Casa só não pode ser utilizada para fins estritamente particulares como aniversários, etc... porque esse tipo de atividades não faz parte do objetivo desse espaço cultural” – esclareceu o novo agente de Cultura da Casa. O horário de funcionamento da Coordenação será das 08 às 12h (permanente) e das 15 às 18h podendo haver flexibilidade nesse segundo turno, de conformidade com as atividades agendadas. 
Fonte: icemcaraubas.com
Gilv@n Vi@n@

Justiça condena Marcos Valério a mais de nove anos de prisão

Sentença da Justiça Federal deve ser publicada após feriado de carnaval.
Valério é acusado de sonegação e falsificação de documento público.

Em dezembro de 2011, Marcos Valério ficou 12 dias
preso em Salvador por suspeita de grilagem e
sonegação.
(Foto: Reprodução/TV Bahia)

A Justiça condenou Marcos Valério e seus sócios na empresa SMP&B, Cristiano de Mello Paz e Ramon Hollerbach Cardoso, a mais de nove anos de prisão. A informação foi divulgada nesta terça-feira (14) pelo Ministério Público Federal (MPF). Nesse processo, os réus envolvidos no caso do mensalão respondem pelos crimes de sonegação fiscal e falsificação de documento público.
Segundo a assessoria de comunicação da Justiça Federal em Minas Gerais, a pena determinada para Valério é de nove anos e oito meses de prisão. Já os outros réus foram condenados a nove anos e um mês.
De acordo com a denúncia do MPF, Marcos Valério e os sócios reduziam tributos e contribuições federais, como IRPJ, CSLL, PIS, COFINS e IRF, na administração da empresa de comunicação durante os anos de 2003 e 2004. Segundo o órgão, para cometer o crime, eles adotavam diversas condutas fraudulentas, como a inserção de elementos inexatos em documentos e livros exigidos pela lei fiscal.

Ainda de acordo com o Ministério Público Federal, outra fraude detectada pela Receita Federal diz respeito à movimentação bancária efetuada pela empresa junto a diversos bancos. Parte desses recursos, segundo a denúncia, seria lançada como empréstimos para o Partido dos Trabalhadores (PT), mas com registros incorretos na contabilidade original da SMP&B.
Segundo a Justiça Federal em Minas Gerais, a sentença condenatória foi dada pela 11ª Vara no dia 7 de fevereiro e só deve ser publicada no Diário Oficial da União na próxima semana, após o feriado de carnaval. Até o momento, somente o MPF foi intimado sobre a decisão e os réus poderão recorrer em liberdade.
A defesa de Marcos Valério e de seus sócios informou que vai recorrer junto ao Tribunal Regional Federal (TRF). O advogado Marcelo Leonardo defende que os réus não praticaram fraude ou sonegação fiscal. Ele alega que, antes de qualquer fiscalização, em 2005, a empresa SMP&B fez espontaneamente retificações de suas declarações à Receita Federal e informou todos os rendimentos da empresa que antes haviam sido omitidos.
Prisão em Salvador
Em dezembro de 2011, o empresário, apontado como o operador do mensalão, ficou 12 dias preso em Salvador. Marcos Valério foi levado para a capital baiana, após ser detido em Belo Horizonte na operação “Terra do Nunca” por suspeita de grilagem de terras e sonegação.
Fonte:  globo.com
Gilv@n Vi@n@

13 fevereiro, 2012

"A LUTA é constante e fazemos parte dessa HISTÓRIA".

Nós vivemos num mundo tão contaminado pela discórdia, que esquecemos o verdadeiro sentido da LUTA COLETIVA, pois apesar de estamos juntos, não conseguimos conciliar nossos esforços na busca de um só objetivo. A participação social gera transformação, mesmo que não cause resultados imediatos os quais almejamos. A vida percorre caminhos que muitas vezes não podemos mudar. 
No Caminho existe tantos espinhos os quais podemos furar nossos pés. Mas é preciso retirar o espinho do desconhecimento, da crítica desconstrutiva e fazer florescer rosas que representem saber ouvir, opinar, compreender e ver criticamente os problemas com participação contínua almejando assim resultados favoráveis.
Entendemos portanto que os Conselhos, Sindicatos e Associações são espaços reinvindicatórios, de participações sociais e principalmente instituídos legalmente para defender os direitos de seus associad@s.
Com esse objetivo é necessário que a comunidade opine com sabedoria e critique expondo soluções que integrem o interesse coletivo, pois sem isso não precisaríamos de uma instituição para representar nossos anseios, pois percebemos que sem essas organizações não teríamos tantos avanços.
"A LUTA  é constante e fazemos parte dessa HISTÓRIA".
Herculana Neta
Coordenadora-Geral do SINDSPUMC
Gilv@n Vi@n@

PROFESSORES EM PÉ DE GREVE

Professores da rede municipal de Natal-RN podem entrar em greve
Os professores da rede municipal de ensino de Natal-RN podem entrar em greve a partir do dia 2 de março. O indicativo foi aprovado durante uma assembleia realizada na sexta-feira (10), após uma reunião com o secretário municipal de Educação, Walter Fonseca. Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN), Fátima Cardoso, as propostas apresentadas pela prefeitura foram insuficientes e não agradaram a categoria.
Fátima Cardoso afirmou que uma das propostas apresentadas pelo secretário Walter Fonseca foi a reposição da inflação em três meses: janeiro, fevereiro e março. "Também foram apresentadas datas muito distantes para o pagamento do 1/3 de férias que se venceram em janeiro e das promoções verticais e horizontais", disse. A presidente do Sinte informou que na segunda-feira será enviado um ofício para a Prefeitura para que as negociações avancem.
As aulas para cerca de 50 mil estudantes da rede municipal de ensino começariam na próxima segunda-feira, mas foram remarcadas para começar no dia 1º de março. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), o compromisso é de que o calendário de 200 dias letivos vai ser cumprido.
Segundo a assessoria da , alguns unidades ainda estão passando por obras de reparo na estrutura física, necessárias ao pleno funcionamento das atividades. A questão da merenda escolar também influiu no adiamento, uma vez que a administração está enfrentando questões burocráticas no processo licitatório.
Fonte: DN
Gilv@n Vi@n@

Tribunal impõe multa de R$ 100 mil à Ambev por humilhações impostas a trabalhador

Segundo o TST, ex-vendedor passou por maus-tratos, como corredor polonês e usar fraldão, por não atingir metas de venda

Multa de R$ 100 mil à Ambev por humilhações impostas a trabalhador
O Tribunal Superior do Trabalho (TST), por meio de sua Quarta Turma, manteve decisão regional (TRT) que fixou em R$ 100 mil a indenização devida pela Companhia de Bebidas das Américas (AmBev) a um ex-vendedor, por maus-tratos e humilhação impostos a ele ao não atingir metas de venda.  "O vendedor trabalhou na Ambev de março de 2003 a julho de 2007 e, de acordo com prova testemunhal, durante esse período os empregados eram obrigados pelos gerentes a pagar prendas, como usar fraldão, fazer flexões e passar pelo corredor polonês, quando não atingiam as metas de vendas. Além disso, os supervisores usavam palavras de baixo calão contra eles nessas ocasiões", informou o TST. "Uma das testemunhas afirmou que viu o autor da ação no corredor polonês e que ele era alvo de apelidos pejorativos."
O TRT do Rio Grande do Sul havia aumentado de R$ 30 mil para R$ 100 mil a indenização ao trabalhador, por entender que a quantia inicial (fixada em primeira instância) não reparava o dano causado nem levava em conta a capacidade econômica da empresa. "Constata-se que o procedimento ofensivo era adotado a uma coletividade de empregados, o que também se conclui pelas inúmeras ações que tramitam nessa Justiça com pedidos idênticos", disse o TRT. "A indenização, portanto, além do caráter punitivo e reparatório, deverá também servir como medida educativa quanto à forma de tratamento dos seus empregados e no sentido de abolir definitivamente tais práticas abusivas perpetradas no desenvolvimento do contrato de trabalho."
No TST, a ministra Maria de Assis Calsing, relatora do processo, considerou – segundo o tribunal – que "não foi demonstrada desproporcionalidade entre o dano causado ao trabalhador e a culpa da empresa capaz de justificar a redução do valor, como pretendia a empresa". 
Escrito por: Rede Brasil Atual 
Gilv@n Vi@n@

Copa do Mundo: o que está em jogo para os trabalhadores

CUT quer trabalho decente nas obras e no evento. Mas projeto do Senado, o AI-5 da Copa, quer classificar greves durante o torneio como crime

Se dependesse só da FIFA e das multinacionais, as áreas e atividades relacionadas à Copa do Mundo de Futebol 2014 formariam uma espécie de território autônomo, com jurisdição especial. Nesse reino, personagens como trabalhadores em greve, vendedores ambulantes ou idosos seriam tratados como vilões e, de preferência, mantidos do lado de fora das muralhas.
Diferentes entidades têm se mobilizado para impedir esse conto de fadas macabro. A CUT tem agido em três frentes: na elaboração e aprovação do Acordo Nacional da Indústria da Construção Civil; na inclusão de emendas no projeto de Lei Geral da Copa e, evidentemente, na mobilização. O rumor de uma greve nas obras de construção dos estádios, a partir de março, tem atraído curiosidade até da imprensa internacional.
De outro lado, há quem queira ajudar a monarquia do futebol internacional em seus interesses. No Senado, um projeto de lei assinado por Marcelo Crivella (PRB-RJ), Ana Amélia (PP-RS) e Walter Pinheiro (PT-BA) pretende instituir novas regras de segurança e punição penal que começariam a valer três meses antes do início das partidas e durariam até o encerramento do torneio.
Nessa proposta, há um capítulo dedicado ao direito de greve, que classifica 13 setores de atividade como estratégicos. Esse grupo de 13 setores ficaria, segundo o texto, “condicionado ao disposto nesta Lei”, ou seja, durante os quase cinco meses em que a proposta pretende vigorar, as greves poderiam ser punidas com sanções penais expressadas em mais de 50 artigos, que incluem até mesmo prisão.
Também segundo o projeto, caso as categorias decidam realizar a greve mesmo assim, deveriam avisar patrões, autoridades e usuários com 15 dias de antecedência e ainda manter 70% dos trabalhadores em serviço durante a paralisação. Caso contrário, bem, aí fica a cargo de quem – juiz, prefeito, governador etc. – vai avaliar o significado da frase “condicionado ao disposto nesta Lei”.
Lá pelas tantas, o projeto dos três senadores também prevê um regime de funcionamento especial da Justiça, em que casos surgidos antes e durante a Copa seriam julgados a toque de caixa, se preciso inclusive aos sábados e domingos, com a convocação extraordinária dos quadros dos tribunais de toda espécie.
Não é difícil imaginar que, avisados 15 dias antes que uma greve será realizada, os céleres magistrados, nessa espécie de regime de exceção, impetrarão interditos proibitórios e outras medidas para impedir as paralisações e até mesmo manifestações “por motivo político”.
Grafiteiro desenha sobre cerca das obras do Estádio Nacional de Brasília
"Estão querendo instituir o AI-5 da Copa”, ataca o presidente nacional da CUT, Artur Henrique. “É um absurdo querer criar um estado de exceção para tratar do direito de greve no Brasil”, completa. “Todo esse capítulo da greve é inconstitucional, por inviabilizar o exercício do direito de greve, previsto no artigo 9º da Constituição”, analisa o consultor jurídico da Central, Maximiliano Nagl Garcez. “É querer inviabilizar a greve”.
Por conta do surgimento desse projeto, que ainda gravita no Senado, mas que pode, ainda que em parte, ser incorporado à Lei Geral da Copa ou mesmo se tornar uma legislação adicional, a CUT decidiu enviar ofício aos seus autores pedindo sua imediata retirada. Líderes partidários também serão procurados pela Central.
Para compreender melhor a extensão e a rigidez da proposta dos três senadores, o texto diz, por exemplo, que “provocar ou infundir terror ou pânico generalizado mediante ofensa à integridade física ou privação da liberdade de pessoa, por motivo ideológico, religioso (...) e político (...)” é um crime que renderia prisão de 15 a 30 anos. Resta saber o que poderia ser interpretado como “terror” ou “pânico”. Uma passeata na Avenida Paulista, por exemplo, em que turistas desavisados pudessem se sentir com medo de sair do hotel, seria rotulada como crime? Na justificativa do projeto, os senadores alegam o risco de atividades terroristas. Porém, ao submeter as greves aos dispositivos da nova lei, tudo pode acontecer.
É importante destacar que esse projeto foi apresentado ao Senado em dezembro, muito antes que eclodisse a paralisação dos policiais militares na Bahia, e, portanto nada tem a ver com o episódio.
Na opinião do consultor jurídico Garcez, a proposta “concede poder excessivo e discricionário à ‘autoridade’ que nem se sabe quem seria”.
Além disso, o projeto de lei desconsidera o fato de que está sendo elaborado um projeto de lei chamado de Lei Geral da Copa, com a participação de diversos atores. No início, o texto base da Lei Geral foi enviado pelo Governo Federal ao Congresso. A partir daí, entidades passaram a pressionar pela inclusão de emendas. A CUT vem sendo representada neste esforço pelo secretário nacional de Relações de Trabalho, Manoel Messias Melo.
A Central reivindica, e já encaminhou ao relator do projeto, deputado Vicente Cândido (PT-SP), algumas modificações e inclusões:
a)    Que seja permitido o trabalho, nas imediações dos estádios, de vendedores autônomos e ambulantes que possuam cadastro nas prefeituras.
b)    Garantia de cotas de ingressos gratuitos para idosos, indígenas, pessoas inscritas em programas de transferência de renda e para os operários que trabalharam nas obras da Copa
c)    Garantia do pleno direito do exercício de greve
d)    Inclusão de uma campanha pelo trabalho decente no Brasil nos materiais de divulgação da competição. A FIFA já decidiu criar o slogan “Por um mundo sem armas, sem drogas e sem violência”, a ser exibido durante as partidas. O que a CUT reivindica é a inclusão, neste mesmo slogan, da frase “e com trabalho decente”.
e)    Que o trabalho voluntário, que a FIFA quer incluir na Copa, não substitua empregos ou precarize as condições de trabalho
f)    Fiscalização e punição para patrocinadores ou fornecedores que usem trabalho escravo ou infantil em suas cadeias produtivas
g)    Respeito aos acordos coletivos já existentes.
Completando as ações, há ainda o Acordo Nacional da Indústria da Construção Civil, elaborado e já assinado pelas centrais CUT, Força e UGT (que possuem representação no setor), as entidades patronais e o governo federal. Já pronto, o acordo será apresentado oficialmente pela presidenta Dilma, provavelmente no prazo de um mês.
Como se trata de um acordo de livre adesão por parte das empresas, a Conticom-CUT, confederação nacional que representa os trabalhadores da construção civil e da indústria da madeira, promete pressionar as empresas, em todos os canteiros de obra, a cumprir as regras lá estabelecidas.
“O acordo de livre adesão está pronto. Mas queremos que se torne um contrato coletivo nacional, ou seja, que seja cumprido já em nossa data-base, que em quase todo o Brasil é em maio. Portanto, a partir de março começaremos a pressionar. Se preciso for, vamos fazer greves nas obras dos estádios que vão sediar os jogos”, garante o presidente da Conticom, Cláudio Gomes.
Fonte: cut-rn.org.br
Escrito por: Isaías Dalle
Gilv@n Vi@n@

Operação da PM contabiliza onze foragidos recapturados em seis dias

Em seis dias do início da Operação Metrópole Segura, a Polícia Militar contabilizou a recaptura de onze foragidos de diversas Unidades Prisionais do Estado. Neste final de semana, a PM reconduziu mais quatro fugitivos às suas respectivas Unidades Prisionais. No último sábado, 11, foram recapturados Carlos Anderson Dias, foragido do Centro de Detenção Provisória de Candelária, e Francisco Lindemberg Maciel, fugitivo da Justiça.
Carlos Anderson Dias foi capturado por Policiais Militares da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM), no momento em que realizavam o patrulhamento ostensivo no bairro de Igapó, Zona Norte de Natal. Após a abordagem pessoal, Carlos Anderson foi reconhecido como foragido do CDP de Candelária desde o dia 12 de dezembro de 2011. Já Francisco Lindemberg Maciel foi capturado por Policiais Militares do Batalhão de Polícia de Choque, sob o Comando do Tenente Lenart, por volta das 3 horas da manhã de domingo (12) no bairro de Felipe Camarão. Francisco Lindemberg era considerado fugitivo da Justiça por haver contra o mesmo uma condenação por furto e um decreto de prisão preventiva emitido pelo Juiz de Direito da 8ª Vara Criminal de Natal.
Ainda no último domingo, 12, mais dois foragidos foram recapturados pela Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte. Luiz Carlos Silva de Oliveira foi recapturado por Policiais Militares do 4º Batalhão de Polícia Militar no bairro Nova Natal, Zona Norte da capital. Luiz Carlos foi preso após denúncia de populares de que o mesmo estava ameaçando sua ex-esposa. Com a chegada de Policiais Militares, Luiz Carlos fora reconhecido pelos PM's de ser fugitivo da Justiça. O outro fugitivo capturado na noite desse domingo foi Josenildo Nascimento da Silva, fugitivo do Complexo Penal João Chaves desde o dia 15 de outubro de 2011. Josenildo Nascimento foi reconhecido por Policiais Militares do 1º Batalhão de Polícia Militar que realizavam o patrulhamento ostensivo no bairro Mãe Luíza, Zona Leste de Natal.
Todos os foragidos foram reconduzidos às suas respectivas Unidades Prisionais conforme orientação dos Mandados de Prisão emitidos contra os mesmos.
Com a prisão desses quatro fugitivos, a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte já recapturou onze foragidos e condenados da Justiça, contabilizando cerca de duas capturas por dia desde o início da Operação Metrópole Segura, ocorrida na última quarta-feira (8).
Fonte: TN
Gilv@n Vi@n@

Letra de médicos: Não dá para entender!

Médico com letra difícil de entender é algo que a maioria das pessoas conhece desde criança. Atribuições em excesso, pressa, grande número de pacientes a atender, costume, hábito podem até ser justificativas para uma má caligrafia, mas quando se trata de saúde não pode haver dúvidas, incertezas e equívocos. Ingerir um medicamento errado devido a não compreensão do que estava escrito na receita pode gerar sérios riscos. 
Receitas ilegíveis, escritas à mão com caligrafia ruim, podem gerar dúvidas em farmacêuticos e vendedores, provocando troca de nomes de medicamentos e consequentes efeitos indesejáveis
Apesar de haver legislação específica regulamentando a prescrição de receitas médicas, os abusos com a má caligrafia continuam. O Código de Ética Médica, em seu artigo 39, diz ser vedado ao médico "receitar ou atestar de forma secreta ou ilegível, assim como assinar em branco folhas e receituários, laudos, atestados ou quaisquer outros documentos médicos."
O não cumprimento dessa determinação, com possíveis danos à saúde do paciente, pode implicar em punições e multas. De acordo com Jeancarlo Fernandes, presidente do Conselho de Medicina do Estado do Rio Grande do Norte (Cremern), qualquer pessoa que se sentir prejudicado por uma receita ilegível pode denunciar o profissional que a emitiu sem os devidos cuidados de clareza. O caso será investigado e medidas serão tomadas pela entidade.
Apesar de vários médicos ainda insistirem nos garranchos, há os que facilitam a vida do paciente digitando e imprimindo o receituário - afinal a tecnologia está aí para ser usada.
Para o presidente do Cremern, essa tradição, esse charme às avessas, da má caligrafia de grande parte dos médicos pode ter origem ainda na faculdade, quando se tem um conteúdo "gigantesco" a ser repassado e os alunos costumam copiar tudo no caderno, de forma apressada. "Com isso, eles não conseguem fazer uma letra perfeita e acabam transportando essa prática para a vida profissional.
Em alguns estados, a Vigilância Sanitária, responsável pela fiscalização dos médicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde, tem multado médicos por descumprir a legislação. No Acre, a multa prevista pela falha é de até R$10 mil. Em Londrina,  Paraná, o órgão fiscalizador multou três médicos em R$2 mil, cada, pela prescrição de medicamentos e tratamentos em receitas ilegíveis. O Distrito Federal também possui sistema semelhante.
Mas escrever receitas com caligrafia ruim não é algo praticado apenas no Brasil. O Instituto de Medicina da Academia Nacional das Ciências realizou um estudo que revela ser a má caligrafia responsável pela morte de sete mil pessoas a cada ano nos Estados Unidos.
Se caligrafia do mÉdico não é boa, o correto é digitar e imprimir receita
Como a farmacopeia é bastante ampla e variada, possuindo inclusive muitos nomes semelhantes e fáceis de serem confundidos, ou o médico tem uma boa caligrafia ou então digita a receita.  A avaliação é do doutor em Ciências da Saúde, Jeancarlo Fernandes, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado Rio Grande do Norte (Cremern), ao avaliar o artigo nº 11 do Novo Código de Ética Médica, aprovado em abril de 2010.
"Se o médico não tem uma boa caligrafia, tem de lançar mão da digitação. Caso contrário os pacientes podem sofrer danos", alerta Jeancarlo Fernandes, informando ainda que, caso sinta-se prejudicado por ter comprado ou ingerido um medicamento errado devido à má caligrafia na receita, o paciente pode denunciar o médico ao Cremern. "É um tipo de comunicação que não pode haver equívoco."
Dúvidas e equívocos gerados por uma receita ilegível, com danos para o paciente, podem resultar em consequências para os médicos.  O presidente do Cremern esclarece que, havendo uma denúncia formal, é aberta uma sindicância - espécie de inquérito para apuração dos fatos e de culpa. Caso o médico seja considerado realmente culpado, é aberto um Processo Ético Profissional.
"No Rio Grande do Norte nunca houve isso. Não sei se há algo em tramitação. Mas condenação, não", afirma Jeancarlo Fernandes. "É imprescindível prescrever um fármaco de forma legível."
A recomendação do Cremern, de acordo com o seu titular, é que o médico escreva a receita sempre de forma legível ou digitada, além de assinar e colocar o carimbo do Conselho Regional.
NAS FARMÁCIAS
Na maioria das farmácias, a recomendação é não vender o medicamento ao cliente caso a receita não esteja completamente legível ou digitada. De acordo com a farmacêutica Milena Dantas, 27 anos, sempre chegam prescrições com a caligrafia ruim. Nesse caso, é solicitado ao cliente retornar ao médico para retificações. "Tentamos decifrar, mas só não vendemos quando realmente não entendemos. Muitas vezes, o paciente liga da farmácia mesmo para o médico", comenta Milena. Segundo ela, são poucas as receitas digitadas.
Já de acordo com a farmacêutica Shirley Adressa Freire, 28, não é frequente chegar receitas ilegíveis na farmácia onde trabalha. Lá também vale a recomendação de não vender nada em caso de dúvida e, sim, procurar o médico. "Não aconselhamos procurar outra farmácia, pois eles podem vender o medicamento errado. E isso é um risco!"
Dermatologista digita receitas há dez anos
Foi a partir de um curso de informática, realizado há dez anos, que o dermatologista Maurício Lisboa Nobre percebeu a utilidade do computador para o seu trabalho em consultório, principalmente para prescrever receitas legíveis e claras. Para ele, a principal vantagem é a grande segurança em evitar troca dos medicamentos prescritos, ou ainda evitar que o paciente use-os erroneamente por não ter entendido a letra do médico.
Maurício Lisboa acredita que, desse modo, a determinação do Novo Código de Ética Médica, além de trazer uma enorme segurança para o tratamento correto das doenças, traz grandes vantagens para o profissional médico. 
"Como dermatologista, uso muito a prescrição de fórmulas de manipulação, que muitas vezes contêm cinco ou mais componentes em um só medicamento, em concentrações individualizadas para cada caso", comenta Maurício. "Dessa forma, se um desses componentes for compreendido erradamente pelo farmacêutico ou se for usado em concentrações erradas, podemos ter sérios problemas com a fórmula, inclusive com efeitos contrários aos desejados."
Além da segurança, outra facilidade destacada pelo médico é  a praticidade em salvar as fórmulas e copiá-las para a receita sempre que decidir usá-las, ajustando apenas a concentração de algum componente.
"Outra vantagem é a facilidade de, após fazer a receita, poder copiá-la e colá-la para o prontuário eletrônico, evitando ter que escrever tudo novamente. No meu consultório, é frequente ouvir elogios dos pacientes por medicá-los dessa forma", diz o dermatologista. Geralmente, as observações elogiosas são acompanhadas de depoimentos sobre alguma experiência pessoal desagradável ou desastrosa em consequência de uma receita recebida de algum colega. 
Por Isaac Ribeiro - Repórter / TN
Gilv@n Vi@n@

Hoje a Governadora Rosalba Ciarlini vai ao RJ participar da posse da nova presidente da Petrobras

A governadora Rosalba Ciarlini embarcou para o Rio de Janeiro. Ela viajou exclusivamente para participar da posse da nova presidente da Petrobras, Graça Foster, que assume na vaga deixada por Sérgio Gabrielli.
Amanhã a chefe do Executivo potiguar já voltará a cumprir agenda no Estado.

"Briga de Gente Grande..."

Detalhes de uma visita (06/02/2012) – Governo X Prefeitura

Durante a visita do ministro do Esporte Aldo Rebello foi visível o distanciamento entre a prefeita de Natal Micarla de Sousa e a governadora Rosalba Ciarlini. No discurso, a gestora da capital citou a chefe do Executivo estadual. Na fala do ministro, saudação e referência ao trabalho da duas gestoras: do Estado e do Município. Mas já a governadora Rosalba Ciarlini não fez referência a prefeita Micarla. Aliás, causou mal estar o fato da Assessoria do Governo ter preparado a entrevista coletiva apenas para Rosalba e o ministro, deixando de lado a prefeita, que de fato não participou da entrevista.
- Nesse episódio da coletiva, o próprio ministro mostrou desconforto ao perceber que o Governo do Estado não havia incluído a prefeita na coletiva.
- Foi visível a preocupação da governadora em tentar “municiar” o ministro do Esporte de informações para evitar qualquer afirmação que pudesse colocar em dúvida as obras da Copa na capital.
Fonte: TN
Gilv@n Vi@n@

Assembleia do SINDSPUMC, elege novos representantes para o Conselho Municipal do FUNDEB.

Professora NINA - FETAN /RN; Herculana Neta - Coordenadora-Geral; Aldimar Oliveira - Secretário- Geral; e Wésia Sena - Sub- Secretária / SINDSPUMC.
Aconteceu na manhã de sábado (11), na Sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas - SINDSPUMC, Assembleia Geral Extraordinária a qual foram escolhidos @s representantes para compor a nova equipe de Conselheir@s no Conselho Municipal do FUNDEB.
Bom número de Servidor@s fizeram presentes
Após ampla discussão foram eleitos:
REPRESENTANTES D@S PROFESSOR@S:
* Titular- Francisca Luzia da Silva (Professora NINA);
*Suplente- Maria Marlene da Costa.
REPRESENTANTES D@S FUNCIONÁRI@S:
* Titular- Ubirajara Brito de Morais;
*Suplente- Antonia Francisca linhares.
Reunião da Coordenação do SINDSPUMC, para esconha de seus Representantes
Posteriormente a Assembleia, aconteceu a reunião da Coordenação do SINDSPUMC, para escolher @s representantes da Entidade Sindical para o referido Conselho. Ficando assim eleitos:
REPRESENTANTES DO SINDSPUMC:
* Titular- Wésia Nogueira de Sena;
*Suplente- Antonias Duarte de Morais.
Por Herculana Neta
Coordenadora Geral do SINDSPUMC
Gilv@n Vi@n@