ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

20 dezembro, 2013

Famosos lamentam a morte de Reginaldo Rossi

O cantor morreu nesta sexta-feira, 20. Ele estava internado desde o dia 27 de novembro para tratamento contra um câncer de pulmão.

A notícia da morte de Reginal Rossi nesta sexta-feira, 20, está movimentando as redes sociais. Amigos e fãs do cantor prestaram homenagem ao artista com declarações e fotos na web.
Serginho Groisman: "A música Brega é talvez a mais popular. Seu rei está morto.Passou a vida fazendo o que mais amava: cantar. RIP Reginaldo Rossi".
Gaby Amarantos e Reginaldo Rossi (Foto: Instagram / Reprodução)
Gaby Amarantos homenageou o cantor em seu
Instagram (Foto: Instagram / Reprodução)
Gaby Amarantos: "Nem consigo explicar o que estou sentindo, um mix de tristeza com alívio pois quando a gente ama alguém ñ aguenta ver o ser amado sofrendo e este homem na minha opinião é um dos MAIORES artistas do Brasil, estando no mesmo nível de Roberto Carlos mas a hipocrisia que alimenta o preconceito fez com que esse REI da música/voz/coragem não tivesse o reconhecimento que merecia mas agora que ele partiu as rádios vão voltar a tocar suas músicas e os tributos vão começar a capitalizar a comercialização da pós vida artística. Eu me envergo desse preconceito musical camuflado que faz com que pessoas medíocres neguem a música popular que fala de amor mas que nos "karaokês" da vida ela vire opção libertária sobe efeito alcoólico, chega dessa merda de achar que MPB é que presta e o "resto" é conversa, e pra mim Música Popular Brasileira é aquela que o povo canta tipo GARÇOM, e tantas obras lindas que este homem deixou que, se fossem compostas por tom/Vinicius/buarques (amo os 3) aí sim seriam pérolas. Tenho orgulho de ter te abraçado Reginaldo e de ter olhado em seus olhos, mas o que mais me marcou foi vc me chamar de "filha" e agradecer minha luta em ajudar nosso povo a assumir seus sentimentos, e me da vontade de gritar: BRASIL, se assuma, se aceite, dando umas boas tapas. Viva Reginaldo!!! Vc é uma das minhas maiores referências musicais/vida, viva sertanejo, MPB, Sampa etc e a "porra" toda. Viva o Brasil que tem orgulho de ser assim "BREGA" e brega estilo músicas está MUiTo longe do adjetivo por isso hoje eu grito CHEGA dessa injustiça de anos que ocorre com geremos que nascem do gueto, da perifa, dos becos, chega da ignorância de pessoas que ñ sabem ou se recusam a discernir um do outro. Eu sempre vou te amar Reginaldo, obrigada por tudo.#SerVregaÉSerFeliz ".
Ivete Sangalo: "O céu está em festa! Reginaldo foi pra lá e vai fazer falta demais . Ele é alegria e música . Regi, lhe quero muito bem! Vá em paz".
Preta Gil: "Nunca esquecerei seu beijo, seu carinho, seu talento. você é unico e muito especial. Reginaldo Rossi, descanse em Paz !!!".
Fafá de Belém: "Saiba que o meu grande amor hoje vai se casar. Vou tomar todas, vou me embreagar. #RIPReginaldoRossi”  Voa RegRei".
Nívea Stelmann: "Reginaldo querido,sempre carinhoso em todas as vezes que nos encontramos".
Roberta Miranda: "Fiquei meio atordoada com a notícia. Olho pro meu teclado do meu pc e não sei mais o que dizer, só sentir. É muito triste perder um companheiro de estrada, ele sempre esteve lutando para ser um artista de sucesso, e foi! Espero que Deus conforte os familiares. Com certeza ele ficará eternizado em seus sucesso, tanto no nordeste como no Brasil inteiro".
Alcione: "Hoje perdi um Amigo, Talentoso, Alegre, alto astral dessas pessoas que não se encontra todo dia. O mundo musical chora. O céu canta com ele. Descanse em paz Reginaldo Rossi. Alcione sua eterna fã e amiga".
Rita Cadillac: "Acabei de saber que um grande amigo se foi, pessoa do bem, amigo, saudades. Meus sentimentos a familia Rossi".
Banda Calypso e Reginaldo Rossi (Foto: Instagram / Reprodução)
Banda Calypso e Reginaldo Rossi (Foto: Instagram/
Reprodução)
Joelma e Chimbinha: "Bom, infelizmente estamos aqui para falar de algo muito triste, o falecimento do nosso irmão Reginaldo Rossi. Não perdemos só o grande artista da música popular brasileira, nós da Banda Calypso tínhamos uma relação de amizade muito forte com ele, sempre muito especial e presente em nossas vidas. Mas quem sabe de tudo é Deus e hoje o céu ganhou mais uma grande estrela.
A nossa história juntos começou há 18 anos, quando nos conhecemos em Belém fazendo show e quando nos mudamos pra Recife a nossa amizade fortaleceu. Durante esse tempo sempre visitamos um a casa do outro, Reginaldo sempre foi a nossa sede, enfim, nunca ficamos um dia sem se falar. E a nossa amizade foi além, fizemos várias parcerias musicais, gravamos CD e DVD juntos, Reginaldo faz parte da Banda Calypso e fará para sempre!
Estamos em oração aqui, de mãos dadas por você Reginaldo, nosso rei, nosso amigo e nosso irmão. Os nossos mais sinceros e profundos sentimentos aos familiares, amigos e a todos os fãs do REI Reginaldo Rossi. As lembranças da sua alegria, da sua música e dos nossos bons momentos estarão guardadas sempre em nossos corações".
Cantor Falcão: "#Triste Um amigo/irmão acaba de passar pro andar de cima...Grande Reginaldo Rossi! Que Deus o tenha. O céu ficou mais brega, alegre e romântico".
Tico Santa Cruz: "Figuras emblemáticas de qualquer estilo merecem nosso respeito. O Brega de Reginaldo Rossi sempre foi leve e divertido. Fica esse brega de mal gosto atual e parte mais um artista que marcou sua história na música brasileira. Quando trabalhei como operador de Videokê, ouvi e até cantei sorrindo muitas vezes suas músicas. Luz no seu caminho".
Gugu Liberato: "Descanse em paz amigo".
Valesca Popozuda: "Fica registrado meus pêsames aos fãs e familiares do #ReginaldoRossi Garçom... Aqui nessa mesa de bar".
Sônia Abrão: "Eu o chamava de "REIginaldo" e ele gostava disso!!! Descanse em paz, meu rei!"
Astrid Fontnelle, apresentadora: "RIP meu querido #reginaldorossi. Muitas entrevistas, muita bagunça... Sujeito da melhor qualidade".
Lobão: "Morre o nosso muito querido Reginaldo Rossi.Grande tristeza. R.I.P".
Ana Hickmann: "Gente estou muito triste, nosso grande amigo Reginaldo Rossi partiu. Papai do céu recebe este anjo ao seu lado, ele vai fazer muita falta. Força pra toda a família e para os fãs deste grande cantor".
Funkeira Tati Quebra Barraco: "Hoje é um dia de luto para todos os garçons o reu do brega Reginaldo Rossi, infelizmente fez a passagem. Vai em paz, vai com Deus!"
Emanuelle Araújo: "Meu querido do coração, seja bem recebido no andar de cima com a mesma alegria que você deixou pra gente aqui. Você merece Luz , Amor e Paz. Fica com Deus, sentirei saudades".
Leo Jaime: "Obrigado, Reginaldo Rossi, por sua valorosa colaboração à nossa música!"
Bruno, da dupla Bruno & Marrone: "Nossa ... muito triste perder um companheiro de trabalho, deixa a música órfã, com certeza! Mas que ele descanse e agora  nos resta homenagea-lo. Já estávamos pensando em gravar uma música dele no próximo DVD, mais que merecido".
Reginaldo estava internado desde o dia 27 de novembro no Hospital Memorial São José, no Recife, para tratamento contra um câncer de pulmão. O cantor apresentou piora nesta madrugada. Murilo Guimarães, médico que tratava do cantor, disse em entrevista à radio Jornal Pernambuco que Reginaldo morreu por volta das 10h. "Ele teve falecimento múltiplo dos órgãos. Teve insuficiência circulatória, respiratória, renal".
Gilv@n Vi@n@

Governo do RN anuncia ponto facultativo nos dias 23 e 24 deste mês

Dia 31 de dezembro também terá ponto facultativo.
Anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (20).

A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, anunciou na manhã desta sexta-feira (20) que será decretado ponto facultativo nas próximas segunda e terça-feira (23 e 24) e no dia 31 de dezembro (terça-feira), que antecede o feriado do Ano Novo.
O anúncio aconteceu durante a confraternização dos servidores estaduais na manhã desta sexta, na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio Sales, que fica no Centro Administrativo do Estado, no bairro de Lagoa Nova, na zona Sul de Natal.
O decreto será publicado na edição deste sábado (21) do Diário Oficial do Estado.
Gilv@n Vi@n@

INDICATIVO DE GREVE

Governo mantém silêncio sobre comunicado oficial de greve

Até o momento o Governo não deu qualquer resposta ao Ofício que anuncia o indicativo de greve para o dia 22 de janeiro. O comunicado oficial foi protocolado no último dia 12. Para a coordenadora do Sinte-RN, Fátima Cardoso, o silêncio do Governo reforça mais ainda a certeza da deflagração do movimento. “O governo Rosalba finge que nada está acontecendo para se fazer de vítima perante a sociedade quando a greve for deflagrada”, denuncia Fátima.
Mas para a coordenadora do Sinte-RN, o Governo já tentou esse ardil em outras greves, sem sucesso. Ela avalia que a sociedade vai exigir ouvir outros argumentos por parte do Governo. “O que vai dizer aos estudantes depois de um ano com falta de professor em sala de aula e o que dizer quando tem o concursado e não foi convocado?”
Fátima lembra também que com o comprometimento dos prédios escolares, só no mês de dezembro desabaram tetos de três escolas. “Será que o governo vai voltar a falar do Siga Eduque como a grande contribuição para a educação do RN ou vai se penitenciar pela sua indiferença aos problemas reais que afetam alunos e profissionais da educação. Qual será o discurso para tentar enganar a população?” Questiona.
GILV@N VI@N@

Pesquisa aponta carência em mais de 6 milhões de habitações no país

Uma pesquisa feita pela Fundação João Pinheiro (FJP) e o Ministério das Cidades mostrou que, em 2010, existiam no país 6,94 milhões de habitações com algum tipo de carência, ou seja, 12,1% dos domicílios. Desse total, os estados de São Paulo, com 1,495 milhão, Minas Gerais, com 557 mil, e da Bahia, 521 mil, concentravam o maior número de unidades catalogadas.
Os números de São Paulo superaram os demais estados se explica, de acordo com Adriana Ribeiro, pesquisadora da FJP, pela própria característica populacional do estado. “São Paulo tem população em número superior às dos demais estados e, por isso, em termos absolutos, os indicadores são maiores”, disse.
Para o levantamento, foi considerado como déficit habitacional residências que apresentavam alguma dessas características: habitações rústicas ou improvisadas, coabitação familiar (soma de cômodos e famílias conviventes visando a uma residência exclusiva), gastos com aluguel superiores a 30% da renda familiar e locais onde havia mais de três pessoas morando no mesmo dormitório.
Em comparação com o total de domicílios existentes, os estados da Região Norte, além do Maranhão, no Nordeste, apresentaram os piores índices: Maranhão (27,3% de habitações com alguma carência), Amazonas (24,2%), Amapá (22,6%), Pará (22%) e Roraima (21,7%).
Gilv@n Vi@n@

Congresso inicia recesso branco e já ficou esvaziado ontem

O Globo – O Congresso Nacional já estava nesta quinta-feira em clima de recesso parlamentar, embora oficialmente o último dia de trabalhos deste ano seja o próximo dia 23. Tanto na Câmara, quanto no Senado, não foram realizadas sessões de votações, somente sessões de debates esvaziadas. Ainda estão previstas sessões de debates, nas duas Casas, na segunda-feira, mas a maioria dos parlamentares já viajou para seus estados. A retomada dos trabalhos só acontecerá em fevereiro, com a sessão de abertura marcada para o dia 3 de fevereiro de 2014, uma segunda-feira.
Na Câmara, 78 deputados registraram presença e 22 se revesaram em plenário para discursar cobrando ações dos governos federal e estaduais, mas também desejando boas festas aos eleitores. No Senado, 10 senadores usaram a tribuna. Alguns senadores fizeram um balanço positivo dos trabalhos, destacando projetos aprovados. Outros, no entanto, não esconderam o desânimo com o resultado da atuação neste ano de 2013.
Gilv@n Vi@n@

Meteorologistas apontam cenário favorável à estação chuvosa

Tribuna do Norte – A previsão para a estação chuvosa no semiárido do Nordeste em2014 tem indicativo favorável. O consenso é preliminar, mas já é visto com boa expectativa pelos técnicos. Os meteorologistas dos principais centros de pesquisa do país se reuniram ontem em Campina Grande para discutir os dados meteorológicos para o primeiro trimestre do próximo ano. Este é o primeiro de vários encontros para avaliar e discutir o cenário.
Segundo o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot, ainda há muitas dúvidas, mas já é possível observar que os próximos três meses terão condições próximas à normalidade. Só haverá uma reposta exata quando forem fechados e analisados os dados de referência de dezembro.
“Observo que 2014 será diferente de 2012 e 2013. A situação será melhor. O grupo de pesquisadores ficou bastante animado com relação à temperatura dos oceanos, bem melhor do que em 2012 e 2013. O vento do sudeste está mais fraco e é fator fundamental para boas chuvas”, analisa Gilmar Bristot. Na reunião, alguns pontos foram debatidos, como a temperatura dos oceanos pacífico e atlântico, que está melhor do que no ano passado. Segundo ele, o quadro atual indica um cenário otimista, mas ainda não dá para saber se será um ano de chuvas.
O meteorologista acredita na necessidade do Governo do Estado de prorrogar o estado de emergência. “Se puder, a prorrogação deve ser feita, porque as chuvas não vão resolver o problema da falta de água e alimentação para o gado de uma hora para outra. Não é indicado parar a situação de emergência”, comenta. As próximas reuniões estão previstas para janeiro, em Fortaleza e fevereiro, em Natal.
Gilv@n Vi@n@

TJRN inicia recesso forense hoje

A partir de hoje, sexta-feira, dia 20, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte entra no período de recesso forense que vai até o dia 6 de janeiro de 2014. Com isso, ficam suspensos, pelo mesmo período, os prazos judiciais e processuais no TJRN, além do expediente forense. O recesso atende ao disposto no parágrafo único do art. 73 do Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Estado.
Durante o período do recesso, as secretarias funcionarão em sistema de plantão. A escala de plantão terá periodicidade diária, conforme disposto no artigo 12 da Resolução nº 26/2013.
Atendendo a pedido da seccional potiguar da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), o TJRN aprovou a Resolução nº 29/2013 que determina a suspensão dos prazos processuais e audiências entre os dias 7 e 20 de janeiro de 2014, sem prejuízo das sessões dos órgãos colegiados a serem realizadas no referido período. A medida visa possibilitar descanso aos profissionais da Advocacia do Rio Grande do Norte.
Gilv@n Vi@n@

EMPARN registra chuvas no interior do Estado

A Gerência de Meteorologia da EMPARN) registrou a ocorrência de chuvas, nas últimas 24 horas, em várias regiões do Estado, em decorrência de um Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCAS), que está atuando no Oceano Atlântico. Esse fenômeno pode atuar de dois a três dias, segundo os meteorologistas.  Em novembro foi registrada nos dias 4 e 5, a presença de um vórtice que trouxe chuvas ao litoral e interior do RN.
Na Mesorregião Oeste Potiguar foram registradas chuvas, entre outros, nos municípios de Pau Dos Ferros, com 35 milímetros; Tenente Ananias  30,0; Coronel João Pessoa com 25,0mm, em Venha Ver, 25,0mm; São Miguel,  20,8mm; Luis Gomes, 20,0mm; Martins, 12mm; Janduis, 10mm; Portalegre, 7,0. Na Mesorregião Central Potiguar, as chuvas foram registradas, entre outros, nos municípios de Serra Negra do Norte, 28,0mm; Carnauba dos Dantas, 10,8mm; Santana do Serido,  9,1mm; Jardim de Piranhas, 8,4mm e Cruzeta (Base Fisica da Emparn), 6,3mm.
Gilv@n Vi@n@

Mega-Sena acumula pela sétima vez.

A Mega-Sena acumulou pelo sétimo sorteio seguido no concurso 1.558, realizado excepcionalmente na quinta-feira (19), em Osasco (Grande SP). Agora, a Mega poderá pagar um prêmio de R$ 53 milhões amanhã (21).
As dezenas sorteadas foram: 
07 – 15 – 17 – 31 – 42 – 54.
O prêmio sorteado ontem era de R$ 44 milhões. Ao todo 186 apostadores acertaram a Quinta e levam R$ 18.644,94 cada. Outros 11.538 jogadores acertaram a Quadra e faturam R$ 429,38 cada.
Nesta semana, para compensar a falta de concurso na semana do Natal, serão realizados três sorteios. O primeiro deles foi realizado na terça-feira (17) e o último está marcado para sábado (21). Normalmente, a Mega-Sena tem apenas dois concursos semanais (quartas e sábados).
A aposta mínima custa R$ 2 e pode ser feita até às 18h do dia do concurso em qualquer uma das mais de 12.600 lotéricas do país.
Gilv@n Vi@n@

Governo não deixa SINPOL participar de reunião para discutir cortes de plantões dos servidores no ITEP

O SINPOL, sindicato que representa legitimamente os servidores do ITEP no Rio Grande do Norte, acaba de ser impedido de participar de reunião na SESED que discute a jornada de trabalho no órgão. Preocupados com a possibilidade de decisões ainda mais prejudiciais, os diretores aguardam do lado de fora do gabinete do secretário Aldair da Rocha o desfecho da discussão, que conta inclusive com a participação do Ministério Público. O SINPOL solicita aos funcionários do órgão que fiquem em estado de alerta, uma vez que precisam se mobilizar para evitar ainda mais prejuízos.
O Governo do Estado adotou mais uma medida prejudicial, não apenas aos servidores, mas principalmente à população do Estado. Com o pequeno efetivo técnico-especializado e com a adoção de apenas sete plantões de 24 horas por servidor, vários setores ficarão sem atendimento durante vários dias de cada mês, a partir deste mês de dezembro. A suspensão de alguns serviços inadiáveis prejudica sobremaneira a solução de crimes graves. Estão deixando de ser feitos, por até 10 dias do mês,  exames de conjunção carnal (ligados aos crimes sexuais) corpo de delito e flagrantes de entorpecentes. Com isso, bandidos não poderão permanecer presos, por falta da constatação do crime.
As necrópsias também estão prejudicadas. Em dezembro são seis dias sem a realização dos exames e sem liberação dos corpos. Já o serviço de recolhimento de cadáver em local de crime, em Natal, ficará três dias totalmente parado.  E o serviço de limpeza e desinfecção do necrotério do ITEP, na Ribeira, terá 24 dias em dezembro com as atividades suspensas, aumentando assim o já alto grau de insalubridade do local. O problema não afeta só o ITEP em Natal, mas se estende a Mossoró e Caicó.
Gilv@n Vi@n@

Nova lei proíbe escolas de pedirem material de uso coletivo em lista

Quem nunca se deparou com uma lista de material gigantesca e se questionou sobre a legalidade da solicitação? Produtos como papel higiênico, álcool, giz, grampeador, etc. Será que os pais têm mesmo que compra-los? A resposta é não. As instituições de ensino estão proibidas de pedir produtos de uso coletivo, como itens de escritório, limpeza e material usado pela área administrativa.
Já havia um consenso entre as instituições de Defesa do Consumidor que os colégios só poderiam solicitar materiais de uso pedagógico do aluno, mas agora é lei. A presidente Dilma Rousseff sancionou no dia 27/11 a Lei 12.886. A nova legislação acrescenta um novo parágrafo, (o 7º), ao Artigo 1º da Lei 9.870, de 1999, que proíbe as escolas de incluírem na lista artigos de uso coletivo, além da cobrança de pagamento adicional para cobrir esses custos. O texto aprovado diz ainda que os gastos com o material escolar de uso coletivo deverão ser sempre ser considerados no cálculo do valor das anuidades.

Gilv@n Vi@n@

Situação dos principais reservatórios de água do RN


Gilv@n Vi@n@

João Maia faz apelo ao governo federal para honrar dívidas com prefeituras do RN

11840
O coordenador da bancada federal potiguar e deputado João Maia encaminhou nesta quinta-feira (19) um ofício para a ministra da Secretaria Institucional da Presidência da República, Ideli Salvatti, solicitando uma ação no tocante ao pagamento de obras realizadas pelas prefeituras do Rio Grande do Norte, realizadas através de emendas, e que estão atestadas pela Caixa Econômica Federal.
No ofício, o deputado João Maia relata a situação dramática das prefeituras que estão inadimplentes com fornecedores devido ao atraso no repasse de recursos federais garantidos em emendas individuais. O deputado faz um apelo para que o Governo Federal regularize os pagamentos e cita que: "Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, 96 prefeituras estão totalmente inadimplentes no CAUC e, praticamente, 100% delas estão deixando de pagar os fornecedores para honrar o pagamento de pessoal, o que já é considerado um milagre na conjuntura atual".
O deputado chega a considerar o oficio um desabafo. No ofício João Maia escreveu: "Não é justo, Senhora ministra, que a despeito de todo esforço levado a cabo pelas Prefeituras para honrar compromissos com pagamentos de impostos e prestação de contas de contratos objetivando permanecerem adimplentes na esperança de conseguirem algum convênio com o Governo, mesmo levando em consideração o momento atual que se instala a pior crise financeira dos últimos 20 anos, ocasionada, principalmente, pelas transferências de ônus sem o devido bônus por parte do Governo Federal, e ainda conviver com atrasos de pagamento das escassas obras em operação, que sem sombra de dúvida, ainda movimenta a economia do município e leva bem estar aos seus habitantes”, escreveu o deputado.
Gilv@n Vi@n@

Comissão de Precatórios decide oficiar Tribunal de Justiça sobre não repasse do Governo do Estado

A Comissão de Precatórios, integrada por representantes das Justiças Federal, Estadual e do Trabalho, decidiu oficiar o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Aderson Silvino, sobre o fato do Governo Estadual não ter feito o repasse integral previsto para o ano de 2013 para o pagamento de precatórios, “a fim de que sejam tomadas as providências que se entenderem cabíveis”.
A Comissão é integrada pelos magistrados da Justiça Federal Marco Bruno Miranda, do Tribunal de Justiça Tatiana Socoloski e do Tribunal Regional do Trabalho Lisandra Cristina Lopes. A definição para enviar o ofício ao presidente do TJRN ocorreu durante reunião do grupo, esta semana, na sede Justiça Federal potiguar.
Gilv@n Vi@n@

“Assumi o Governo com a sensação de que o Estado estava no SPC e no Serasa”, diz Rosalba Ciarlini

11848
Dentro da série de entrevistas de início de ano, do programa Muito Mais Você, a radialista Suerda Medeiros entrevistou nesta tarde de quinta-feira (19), a governadora Rosalba Ciarlini. A conversa foi dentro do carro-oficial do Governo, no trajeto entre Caicó e Currais Novos, após a inauguração do SAMU e outras obras na Capital do Seridó.  Durante 50 minutos, as duas conversaram sobre política, administração, dificuldades do Governo, baixa popularidade da governadora, dentre outros assuntos, que serão levados durante a entrevista, a ser veiculada na Rádio Caicó AM, no dia 02 de Janeiro.
Quando o assunto caminhou para as dificuldades que seu governo tem enfrentado, Rosalba não perdeu a oportunidade de reconhecer, inclusive a frustração de muitos potiguares com sua atuação, mas manteve a postura de responsabilizar os governos anteriores, e que foram necessários dois anos para um trabalho que muitos não sentem, o de resgatar a credibilidade do Rio Grande do Norte, junto aos órgãos federais, as instituições financeiras, tanto nacionais como internacionais, preparar projetos e procurar tornar o nosso Estado adimplente.
O RN estava desarrumado demais. Veja o número de escolas que nós já reformamos, já são 250 escolas em três anos, e essas escolas eu encontrei todas nesta situação muito difícil. Centrais do Cidadão abandonadas, aqui mesmo em Caicó; falta de vagas em presídios, precisamos começar novos e ampliar os existentes; as delegacias sem equipamentos, os policiais sem armamento. Tudo isso, até que a gente consiga chegar a uma situação de que está tudo bem, é tempo. Reconstruir é algo muito demorado, não é tão fácil não. É como juntar todos os cacos de um vaso que você quebra em um minuto. O nosso Estado, apesar de termos muitas dificuldades, de termos passados por momentos críticos, de falta de recurso até pra honrar as questões que são obrigatórias no dia a dia, mas mesmo assim o Estado está hoje com obras em todo o RN”, disse.
Na entrevista, Rosalba chegou a comparar a situação de como assumiu o Governo do Estado, com a de qualquer cidadão que teve seu nome fichado no SPC ou Serasa, e não pode mais comprar devido a falta de crédito no comércio. Ela também reconheceu que sua atuação destacada, por três vezes como prefeita de Mossoró, e o mandato de senadora despertou nas pessoas, a confiança de que ela faria  uma excelente administração à frente do Governo do Estado.
Eu sou pé no chão e tenho consciência de que a população esperava, pela minha atuação na prefeitura de Mossoró e no Senado, a expectativa era de que quando Rosalba assumisse, todos os problemas do RN estariam solucionados... Era uma situação muito difícil, a educação que tinha passado oito anos tendo 10 secretários, professores sem diário de classe, éramos lanterninha na educação. Nos hospitais, tudo parado, estamos reformando 26 hospitais, e além do mais o funcionalismo esperava que seus planos seriam atendidos de imediato. Quando me deparei no inicio da administração, me senti como que estava no Serasa e SPC, que não pode fazer nada, impedido de conseguir convenio, de fazer empréstimo, só com dívidas, foi assim que eu entrei no Governo. E tanta coisa, que outros governos colocaram pra debaixo do tapete estouraram no meu colo. Em função disso, muitos ficaram achando que o Governo não estava fazendo o que deveria, quando eu passei dois anos tentando de todas as formas criar as condições do Estado ficar adimplente, para conseguirmos as coisas. E também pegamos dois anos da pior seca dos últimos 100 anos do nosso Nordeste”, finalizou.
Gilv@n Vi@n@

Cláudia Regina consegue liminares e fica perto de voltar a Prefeitura de Mossoró

Uma vitória importante que, ainda, não vale de nada, mas já causa instabilidade em Mossoró. Na noite de ontem (19), a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Laurita Vaz, concedeu duas liminares com efeito suspensivo para permitir a prefeita afastada de Mossoró, Cláudia Regina (DEM), e o vice, Wellington Filho (PMDB), voltar a Prefeitura de Mossoró. Agora, porém, ainda será preciso anular mais três decisões contrárias do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que a dupla volte às cadeiras do Executivo Municipal.
As decisões favoráveis, vale lembrar, não entraram no mérito dos processos. A decisão foi semelhante a dada em favor de Rosalba Ciarlini, para evitar a alternância e a instabilidade no combate do administrativo. Por sinal, Laurita Vaz foi a mesma que concedeu o mandado de segurança em favor da governadora mantendo-a no cargo na semana passada.
Se era para não gerar uma instabilidade na gestão municipal de Mossoró, acabou tendo efeito, exatamente, inverso. Afinal, em Mossoró, o prefeito interino Francisco JoséJúnior, do PSD, já bastante a vontade no cargo, mudou 12 cargos de primeiro escalão do Executivo municipal. Além disso, o TRE marcou esta semana para o dia 2 de fevereiro a eleição suplementar na cidade, com a campanha eleitoral já começando no dia 10 de janeiro.
Portal Noar
Gilv@n Vi@n@

19 dezembro, 2013

Gustavo Fernandes articula implantação do “Rastreamento do Câncer de Mama” no RN

Com o objetivo de avançar no trabalho preventivo da Saúde da Mulher, o deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB) começou a articular em Brasília a implantação do projeto “Rastreamento do Câncer de Mama” no Rio Grande do Norte. O projeto foi implantado pelo proprietário do Natal Hospital Center, Delfin Gonzalez, na Bahia.
Na companhia de Gonzalez, o deputado se reuniu com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na semana passada, ocasião em que apresentou o projeto e pediu o apoio do Governo Federal para viabilizar a implantação da iniciativa no Rio Grande do Norte, começando pela Região Oeste. O projeto consiste em equipar unidades móveis para oferecer exames preventivos de câncer de mama e outros serviços.
Gilv@n Vi@n@

Para Maria da Penha, lei só no papel não funciona

11821
O combate à violência praticada contra a mulher tem um símbolo no Brasil: Maria da Penha. Farmacêutica bioquímica, Maria da Penha chegou a ficar internada por quatro meses devido a um tiro disparado pelo ex-marido, que a deixou paraplégica. O caso ganhou repercussão e, apesar da morosidade da Justiça, resultou na principal ferramenta jurídica de defesa das mulheres vítimas de violência. Ter seu nome vinculado à lei não a faz esmorecer. Em entrevista ao programa 3 a 1, da TV Brasil, ela admitiu que a lei sozinha, só no papel, não funciona. O programa foi ao ar ontem quarta-feira (18), às 20h.
“Falta criar políticas públicas, [e investimentos em] delegacias da mulher, centros de referências da mulher, casa-abrigo e juizado”, disse Maria da Penha. “Mas não adianta ter a política pública se quem está trabalhando não for sensível e não for capacitado [para atender à mulher]”, acrescentou. Foram necessários quase 20 anos para que o ex-marido fosse condenado pelo crime que cometeu. Ele ficou preso dez anos e hoje está livre.
Penha considera a divulgação de casos iguais ao dela, ocorrido em 1983, muito importante. Em outra ocasião, lembrou a farmacêutica, ele tentou eletrocutá-la, danificando o chuveiro elétrico. “[Por isso] vou escrever um livro e contar minha história”, anunciou durante o programa. “O livro vai mostrar que o Poder Judiciário não faz justiça e que as políticas públicas que devem ser criadas para atender à lei não existem. [E mostrar que] gestor público não se sensibiliza [em casos que envolvem violência contra mulheres]”.
A lentidão do Judiciário foi criticada por ela durante a entrevista. “Eu vi a demora do Poder Judiciário, deixando o processo dentro das gavetas e atendendo recursos procrastinadores [impetrados com o objetivo de atrasar o processo]”. Penha lembrou que no primeiro julgamento o marido foi condenado a uma pena de oito anos, mas acabou livre por causa de recursos.
“Naquele momento, eu fiquei muito angustiada. Já era conduta do Judiciário garantir a impunidade dos agressores na época”, disse ela ao lembrar os efeitos que a situação causava em sua família. “Precisamos criar nossos filhos em um ambiente saudável, uma ambiente sem violência”, acrescentou. “E não adianta ter a política pública se quem está trabalhando não for sensível e não for capacitado. Mudar a cultura é difícil. Tem de haver um olhar público para quem tem a responsabilidade de aplicar e dar agilidade aos processos”.
Gilv@n Vi@n@

Paraibano Pezão é flagrado no exame antidoping e é suspenso do UFC por nove meses

11823Pezão (direita) todos os anos vem rever familiares e amigos em Caicó
Aquela que muitos consideraram como uma das lutas mais espetaculares de 2013 pode ter seu brilho um pouco ofuscado. Na noite desta terça-feira (17), o site "MMA Junkie" divulgou que Antônio 'Pezão' foi flagrado no exame antidoping realizado após a luta do último dia 7 de dezembro, diante de Mark Hunt, com níveis de testosteronas acima do permitido. "Pezão está aprovado para utilizar o TRT e esteve em cumprimento com as diretrizes terapêuticas durante todos os testes realizados pré-luta. Os resultados do teste dele no dia do evento indicaram um nível de testosterona fora do limite aceitável. Silva foi informado que um nível elevado de testosterona é uma violação à Política de Conduta dos Lutadores do UFC e ao acordo promocional com a Zuffa", informou o comunicado do UFC.
Com o resultado do exame, a luta deixa de ser considerada um empate apenas para o brasileiro, e agora será taxada como "sem resultado". Já o neozelandês mantém o empate em seu cartel. Pezão também perdeu a premiação que havia ganhado com o bônus de "Luta da Noite". O valor do prêmio era de R$ 116 mil. Não é a primeira vez que o brasileiro, natural de Campina Grande e casado com uma caicoense, é flagrado no antidoping. Em 2008, Pezão foi suspenso por um ano pelo uso de boldenona, esteroide proibido. O peso-pesado ficará suspenso por nove meses.
Gilv@n Vi@n@

Direitos Humanos aprova reserva de vagas para negros em concursos públicos

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputado aprovou proposta (PL 6738/13, do Executivo) que reserva 20% das vagas nos concursos públicos da esfera federal para negros. O texto foi aprovado nos termos do relatório do deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), que incluiu uma emenda para que a reserva de vagas também seja aplicada na ocupação de cargos comissionados no funcionalismo público. Além disso, o relator acatou o voto em separado do deputado Pastor Eurico (PSB-PE) que prevê um percentual específico de vagas para negros oriundos de escolas públicas.
Pela proposta aprovada, dentro da cota de 20%, 75% dos postos serão destinados a negros que concluíram seus estudos em escolas públicas; o restante (25%) ficará para os que estudaram em instituições privadas. A matéria, que tramita em regime de urgência constitucional, ainda será examinada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), antes de seguir para o Plenário. A proposta do Executivo já havia sido aprovada pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.
Gilv@n Vi@n@

Operação Higia: Justiça Federal do RN condena 11 pessoas

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte condenou 11 pessoas e absolveu completamente outras três no processo da Operação Higia. A sentença, com 287 páginas, foi do Juiz Federal Mário Azevedo Jambo, da 2ª Vara Federal. Além das penas de prisão, aos condenados também foram aplicados a obrigatoriedade do pagamento de multas. A Operação Higia  denunciou um esquema de corrupção na Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, recaindo sobre fraudes em processos licitatórios, crimes de corrupção e tráfico de influência.
“A corrupção é um delito devastador em relação à credibilidade da Administração Pública. Além do dano moral, causa gigantesco prejuízo aos cofres públicos e é executado de forma dissimulada e silenciosa.  No entanto, em verdade, representa um delito de extrema violência, da violência indireta, porque faz o sangue respingar longe, geralmente nas filas dos hospitais públicos, abarrotados e sem estrutura, ou na supressão das possibilidades e esperanças de futuro para aqueles que buscam uma escola pública de qualidade”, destacou o Juiz Federal Mário Jambo, na sentença.
ABSOLVIDOS
Genarte Medeiros de Brito Júnior
Marco Antônio França de Oliveira
Maria Eleonora Lopes D’albuquerque Castim
CONDENADOS
Edmilson Pereira de Assis –  crimes pelos quais foi condenado: quadrilha, corrupção ativa, fraude ao caráter competitivo do procedimento licitatório. PENA TOTAL: 12 anos e 4 meses, a ser cumprido inicialmente em regime fechado
Francinildo Rodrigues de Castro –  crime pelo qual foi condenado: corrupção ativa. Pena total: 3 anos e 1 mês, substituída por pena restrititiva de direito
Francisco Alves de Sousa Filho - crimes pelos quais foi condenado: quadrilha, corrupção ativa, fraude ao caráter competitivo do procedimento licitatório. PENA TOTAL: 12 anos e 4 meses, a ser cumprido inicialmente em regime fechado
Herbeth Florentino Gabriel – crimes pelos quais foi condenado: quadrilha, estelionato, corrupção ativa, fraude ao caráter competitivo do procedimento licitatório. PENA TOTAL: 14 anos a ser cumprido inicialmente em regime fechado
Jane Alves de Oliveira Miguel da Silva – crimes pelos quais foi condenada: quadrilha e corrupção ativa. A ela foi aplicada a delação premiada. PENA TOTAL: 2 anos, 4 meses e 20 dias, convertida em restritiva de direito.
João Henrique Lins Bahia Neto – crimes pelos quais foi condenado: quadrilha, corrupção passiva, tráfico de influência. PENA TOTAL: 12 anos, 5 meses e 26 dias, a ser cumprido inicialmente em regime fechado
Lauro Maia – crimes pelos quais foi condenado: quadrilha, corrupção passiva e tráfico de influência. PENA TOTAL: 16 anos, 3 meses e 18 dias, a ser cumprido inicialmente em regime fechado.
Luciano de Sousa – crimes pelos quais foi condenado: quadrilha e corrupção ativa. PENA TOTAL: 5 anos, 7 meses e 10 dias a ser cumprido inicialmente em regime semiaberto
Mauro Bezerra da Silva - crimes pelos quais foi condenado: quadrilha, corrupção ativa, fraude ao caráter competitivo do procedimento licitatório. ENA TOTAL: 12 anos e 4 meses, a ser cumprido inicialmente em regime fechado
Rosa Maria D’apresentação Caldas Simonetti – crimes pelos quais foi condenada: quadrilha, corrupção passiva. PENA TOTAL: 8 anos, 8 meses e 26 dias, a ser cumprido inicialmente em regime fechado
Ulisses Fernandes de Barros – crimes pelos quais foi condenado: corrupção passiva. PENA: 2 anos, substituída por restritiva de direito.
Gilv@n  Vi@n@