ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

09 fevereiro, 2013

CARNAVAL 2013

MAMÃE EU QUERO!!!

NA FOLIA!!!
Gilv@n Vi@n@

Wilma de Faria:


“Robinson é um excelente candidato a governador”

A presidente estadual do PSB, vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, afirmou ontem (08), pela primeira vez, que o vice-governador Robinson Faria (PSD) “é um excelente candidato” a governador do estado. Foi durante entrevista ao Jornal da Cidade, da FM 94. Wilma salientou, no entanto, que a oposição ainda não chegou a uma conclusão a respeito de candidatura.
“É um excelente candidato da oposição que está se colocando como opção. É um nome que está bem focado, mas como ainda não chegou o ano, a gente vai discutir o ano todo, para exatamente chegarmos a uma conclusão”, disse Wilma.
Wilma também abordou a possibilidade de que partidos aliados do governo do Estado rompam e passem a integrar a oposição. Ela afirmou que os adversários da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) não fazem restrição ao diálogo com estes partidos. “A oposição não tem restrição a que outros partidos que rompam com o governo venham se juntar à oposição. Nós estamos abertos a dialogar, inclusive o meu partido, o PSB”.
Indagada se o PMDB, aliado do DEM no Rio Grande do Norte, seria bem-vindo à oposição, e se haveria espaço para os peemedebistas na chapa majoritária oposicionista, Wilma disse que sim. “Tudo isso são coisas possíveis, mas ainda é muito cedo para se colocar”, ressalvou, citando a importância de conversas neste sentido com os partidos que estão na oposição.
“É importante que a gente coloque tudo isso conversando com todos os partidos que estão na oposição, como o PDT, o PCdoB, o PRB, o PT, que é um partido importantíssimo, enfim, todos os partidos, inclusive o nosso partido. Todos estamos juntos para somar e os partidos entendem que é possível essas mudanças. Nós estaremos dispostos a sentar à mesa para discutirmos”, avaliou Wilma de Faria.
Do Jornal de Hoje
Gilv@n Vi@n@

Fátima Bezerra


Fátima diz ser incompreensível governo bater recorde de arrecadação e permanecer em crise

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) disse não compreender por que o governo Rosalba Ciarlini (DEM) encontra-se em crise mesmo batendo recordes de arrecadação. Ela analisou a reportagem do O Mossoroense que mostrou um crescimento de 23% na arrecadação do Estado desde que a governadora assumiu em 2011. São R$ 1,7 bilhão a mais em dois anos. “O governo tem arrecadado cada vez mais, porém os investimentos não acompanham esse ritmo. Não existe matemática que bata com as justificativas por parte do governo do DEM no RN. Pior. A governadora e seus auxiliares insistem em declarar que enfrentam crise e com isso não cumprem compromissos com os servidores e não assistem a população nos seus direitos mais elementares”, declarou.
Para a líder petista, há uma crise administrativa e não falta de recursos. “Incompetência. Essa é a melhor palavra para tentar, quem sabe, justificar esse descalabro administrativo do governo Rosalba. Crise financeira fica provado que não existe. É inconcebível aceitar que enquanto a receita do Estado cresce ano após ano, a população assista as crises na saúde, na segurança pública, na educação, a falta de assistência às vítimas da seca, enfim, a precarização total de todos os serviços públicos”, destacou.
Sobre as disputas judiciais com os servidores estaduais, a deputada não poupou a governadora e cobrou bom senso: “No caso dos servidores, esperamos que a governadora Rosalba tenha o mínimo de bom senso e responsabilidade e cumpra a lei e os acordos feitos com os sindicatos. É inaceitável que a governadora continue descumprindo a lei no que diz respeito à implantação dos Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração dos órgãos da administração direta. Além de afirmar aos quatro cantos que os planos ‘não atendem aos critérios da Lei de Responsabilidade Fiscal e não condizem com a realidade financeira do Estado’, o governo ameaça agora entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) junto ao Supremo Tribunal Federal. Isso é inaceitável. O governo tem o dever de apresentar alternativas que garantam o cumprimento de todos os planos”.
Para Fátima Bezerra, esses fatos refletem na impopularidade da governadora apontada em todas as pesquisas. “Já estamos no terceiro ano do governo Rosalba e o que temos assistido é uma gestão inoperante, que não conseguiu responder aos anseios e expectativas da população norte-rio-grandense”, analisou.
Gilv@n Vi@n@

MEDIDAS PROVISÓRIAS


Senado e Câmara terão de votar 23 medidas provisórias

A Câmara e o Senado terão de votar, nos próximos dias, 23 medidas provisórias (MPs) que tratam tanto de temas triviais da administração pública, como a abertura de créditos extraordinários no Orçamento, quanto de assuntos de grande impacto nas relações federativas, como a compensação aos estados e ao Distrito Federal pela redução gradual das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
O excesso de MPs foi um dos temas principais do discurso de posse do novo presidente do Senado e do Congresso, Renan Calheiros. Depois de eleito no dia 1º, Renan ressaltou a importância do equilíbrio entre os poderes e saiu em defesa de um Legislativo mais forte. O parlamentar alagoano criticou o excesso de medidas provisórias que chegam ao Congresso, e prometeu acabar com o acúmulo de vetos aguardando deliberação.
Gilv@n Vi@n@

SEMANA PEDAGÓGICA

Confira a Programação da Semana Pedagógica 2013
A prefeitura Municipal de Caraúbas, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Educação, da Cultura e do Desporto, realiza a Jornada Pedagógica 2013, objetivando fortalecer as discussões referentes à melhoria do processo do ensino e aprendizagem. Nesse sentido, o foco principal é a busca da construção e reconstrução de ações pedagógicas e administrativas, que favoreçam a organização e o sucesso da Educação Básica.

Com o tema “Revendo as nossas práticas, humanizando a educação", objetiva-se construir dentro do fazer pedagógico reflexivo, metas e estratégias que possibilitem a melhoria da qualidade do ensino no município de Caraúbas/RN. Com a semana pedagógica os participantes terão subsídios para elaborar um planejamento educacional baseado na realidade da escola. É um momento para reflexão, no qual serão levantados os avanços e desafios da escola, pensados coletivamente por quem está nesse contexto.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL
DIA: 19 de fevereiro de 2013 (Terça-feira)
Local: Escola Municipal Josué de Oliveira.
7h30min – Credenciamento
8h - Abertura Oficial
Presenças:
Prefeito de Caraúbas Ademar Ferreira da Silva.
Vice-Prefeito de Caraúbas Francisco Ivanildo Gomes Fernandes.
Secretária de Educação Vânia Maria Praxedes de Sales.

9h – Palestra 01

Tema- O Potencial Humano como fator decisivo para elevar a qualidade da Educação.
Professor: Joaquim Juraci Farias de Oliveira – Secretário Adjunto do Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte.

#Momento Cultural

12h - Palestra 02

Tema: O PPP (Projeto Político Pedagógico) e o PDE (Programa Desenvolvimento da Escola) na melhoria da qualidade do desenvolvimento da Escola.
Professora: Rosângela Maria de Holanda Angelim Nogueira. COASE (Coordenadora de Articulação com os Sistemas de Ensino).

9h - FORMAÇÃO PARA TED's E GESTORES.
Sala n°: 12

Tema: Curso de Redação Oficial: Trabalhando com documentos de uso escolar.
Ministrante: Juscileide Câmara da Cruz Gurgel

9h –. FORMAÇÃO PARA BIBLIOTECÁRIOS

Sala n°: 13

Tema: Projetando um caminho eficaz para a Biblioteca Escolar
Ministrante: Maria Bernadete dos Santos Duarte e Maria Luzineide Almeida.

9h - FORMAÇÃO PARA ASGs. 
Sala n°: 14


Tema 01: O ASG como agente de educação: atuação e responsabilidade.
Ministrante: Professor Vandilson Ramalho de Oliveira.

Tema 02: Desenvolvendo práticas para melhoria da alimentação escolar.
Ministrante: Nutricionista Isabella Fernandes.

Dia 20 de fevereiro de 2013 -Planejamento nas escolas.

Dia 21 de fevereiro de 2013 - Formações com as Escolas do Ensino Infantil.

Tema: Currículo e Práticas da Educação Infantil.
Ministrantes: Francisca Maria Gomes Cabral Soares, Mayria Rodrigues Fernandes Ribeiro e Giovana Carla Cardoso (Professoras da UERN).
Fonte: J. Marcolino
Gilv@n Vi@n@

Paulo Davim:


“Não vejo planejamento, nem ações que possibilitem recuperação do governo”

Questionado pelo Jornal de Hoje pela possibilidade de recuperação da imagem do governo Rosalba Ciarlini, o senador Paulo Davim (PV) disse que “dificilmente isso ocorrerá”.
“Não vejo planejamento estratégico nem ações governamentais de curto, médio e longo prazo que possibilite essa recuperação. Vejo uma convivência extremamente difícil entre governo e profissionais da saúde”.
Gilv@n Vi@n@

OPOSIÇÃO


Senador Agripino Maia sugere “oposição branda”

Com o título “Nem tão DEM assim”, a coluna Panorama Político, do Globo, informa que, nas últimas reuniões da Executiva Nacional do DEM e da bancada na Câmara, o presidente do partido, senador Agripino Maia (RN), passou a defender a “oposição branda” ao Planalto.
A ideia só não abriu crise interna porque transita por uma minoria de um partido já pequeno e fragilizado pelas deserções que ocorreram com a criação do PSD.
Mas serviu para reacender as conversas sobre uma fusão do DEM com o PMDB. As duas propostas são rejeitadas pela ala independente, que não aceita negociar, e sugere que os descontentes se desfiliem, em vez de querer sepultar o partido.
Gilv@n Vi@n@

DINHEIRO PÚBLICO


O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) denunciou à Justiça Federal o ex-prefeito de Caraúbas, Luciano Augusto da Cruz; o ex-secretário de Obras do Município, Zilenildo Moraes de Menezes; e João Miguel Câmara Araruna por desvio de recursos públicos. Um total de R$ 180 mil em verbas da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) deveriam ser utilizadas para construir 180 unidades sanitárias. A prefeitura utilizou os recursos, mas apenas 153 foram concluídas.

Luciano Augusto foi denunciado por crime de responsabilidade, falsidade ideológica e concussão, ou seja, exigir vantagem indevida em razão da função pública que exercia. Em dezembro de 2001, a Funasa assinou o convênio com a Prefeitura de Caraúbas. O órgão federal repassou ao município R$ 180 mil, porém entre abril e novembro de 2003 o ex-prefeito desviou parte desses valores, utilizando-se de um esquema montado com o então secretário de obras e o representante da C&T Construções e Serviços Ltda., João Miguel Câmara.

A denúncia, assinada pelo procurador da República Fernando Rocha de Andrade, aponta que a fiscalização da Funasa constatou que o objeto do convênio não foi executado em sua totalidade. Das 180 unidades sanitárias previstas, 27 não foram construídas, embora todo o dinheiro repassado tenha sido gasto. Além disso, o montante pago à empresa responsável foi maior que o previsto na licitação.
Fonte: J.Marcolino
Gilv@n Vi@n@

ONG


ONG diz que 2012 registrou o maior número de jornalistas assassinados

O ano de 2012 foi o mais negro na história para a liberdade de imprensa. Nunca se havia registrado números tão devastadores: 90 jornalistas e 48 blogueiros assassinados, quase 300 profissionais detidos e uma enxurrada de repórteres exilados, ameaçados ou censurados.
Os Repórteres Sem Fronteiras (RSF) pintaram um panorama sombrio sobre a situação da imprensa no mundo, atribuindo parte do problema à guerra na Síria, ao caos que reina na Somália e à violência dos talibãs no Paquistão.
GILV@N VI@N@

Presidência


Representando o Nordeste, Eduardo Campos prepara saída do PSB do governo Dilma para disputar presidência

Governador de Pernambuco é o nome do Nordeste para a disputa
Se optar mesmo pela candidatura a presidente em 2014, o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, deve entregar os cargos no governo da presidente Dilma Rousseff no final deste ano.Com isso, Eduardo Campos teria um discurso forte, como único nome do Nordeste a disputar a presidência da República. Em 2010, foi o Nordeste quem deu a vitória a Dilma Roussef, que é natural do Rio Grande do Sul. 
 
Essa foi umas das mensagens que passou a integrantes do partido recentemente no sentido de planejar sua pré-campanha presidencial. Outro aspecto importante nesse sentido foi o mapeamento dos palanques estaduais. No desenho atual, são pelo menos 12 candidaturas próprias (Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins). Nos Estados em que as candidaturas não se viabilizarem, o partido negociará com os aliados.
Gilv@n Vi@n@

CIÊNCIA


Viagra pode se tornar remédio para emagrecer

Medicamento para disfunção erétil ajudou a converter células de gordura em ratos no laboratório, mas cientistas ainda precisam estudar uso em humanos

Comprimidos de Viagra: novos usos para o medicamento estão sendo estudados
Novas evidências sugerem que o Viagra, um medicamento para disfunção erétil, pode ter outro uso: ajudar a queimar a gordura em excesso.
A droga, genericamente conhecida como sildenafil, ajudou a converter indesejáveis células brancas de gordura em células bege de gordura que queimam energia em ratos de laboratório, de acordo com o que pesquisadores da Universidade de Bonn, na Alemanha, reportaram no periódico The Journal of the Federation of American Societies for Experimental Biology.
Já se sabia que os ratos que recebiam Viagra tornavam-se menos propensos à obesidade quando alimentados com uma dieta rica em gordura. O que não estava claro era a razão disso.
O Dr. Alexander Pfeifer, diretor do Instituto de Farmacologia e Toxicologia da Universidade, disse que já tinha algumas pistas: o Viagra funciona impedindo a degradação do mensageiro intercelular cGMP. Há muito tempo que Pfeifer vem testando os efeitos do cGMP em células de gordura. 
Assim, ele deu o medicamento aos ratos por sete dias e monitorou suas células de gordura. Como se viu, as incômodas células brancas de gordura, que estão associadas com problemas como os temidos pneus sobressalentes, estavam sendo convertidas em um tipo benéfico de células de gordura a uma taxa maior do que a habitual. Pfeifer considerou os resultados "muito promissores".
Ainda assim, ele adverte sobre tomar o medicamento apenas para fins de emagrecimento. "A ideia de ingerir uma pílula e a obesidade ir embora é um sonho, mas não é fácil de se conseguir", disse ele. "O que estamos fazendo é uma pesquisa básica com ratos. Esta pílula é aprovada pela Administração de Alimentos e Medicamentos para um propósito particular."
Gilv@n Vi@n@

Mais Um Partido Brasileiro


Partido de Marina vai se chamar Rede

Nome surgiu de debates online na página dos Sonháticos na internet e foi o preferido da ex-senadora por sintetizar o conceito que ela quer dar à sigla; oficialização será no dia 16

Marina Silva oficializará novo partido dia 16
O partido a ser fundado pela ex-senadora Marina Silva vai se chamar Rede. O nome e até mesmo a decisão de criar ou não um novo partido serão definidos apenas no dia 16 quando os Sonháticos, como se autodenominam os integrantes do Movimento por uma Nova Política e apoiadores de Marina, vão se reunir em Brasília.
Segundo fontes próximas de Marina, o nome surgiu nos debates online feitos a partir da página dos Sonháticos na internet. Uma pequena roda de apoiadores próximos da qual fez parte a própria Marina avaliou várias sugestões e acabou escolhendo o nome Rede.
O nome foi o preferido por sintetizar o conceito que Marina quer imprimir ao partido. Ao contrário das demais legendas, a (ou ‘o’) Rede terá uma estrutura horizontal e “multicentralista” no qual todos militantes, em tese, terão poder de orientar os rumos do partido.
A ex-senadora evita dizer que aprovou ou escolheu pessoalmente o nome do partido. Ela e seu grupo vão apresentar a sugestão no encontro do dia 16, em Brasília. A estimativa é que o evento de fundação da (‘do’) Rede tenha a participação de mais de três mil sonháticos que vão pagar as passagens e hospedagens do próprio bolso.
Gilv@n Vi@n@

ECONOMIA


Após cair 1% com Mantega, dólar ronda estabilidade com ação do BC

Moeda americana, cotada a R$ 1,97, operou com o valor mais baixo em nove meses

Após cair 1% ante o real pela manhã e chegar ao patamar de R$ 1,95, o dólar operava praticamente estável nesta sexta-feira após o Banco Central fazer uma intervenção e indicando que esse poderia ser o piso de uma nova banda informal.
A moeda norte-americana abriu os negócios nesta manhã em forte baixa após o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmar à Reuters que o governo não deixaria o dólar ceder a R$ 1,85 , alimentando as interpretações de que a divisa poderia cair ainda mais.
Para alguns analistas, no entanto, a intervenção do BC também teve o objetivo de retirar o excesso de volatilidade do dólar, que na véspera já havia recuado 0,82% ante o real.
Às 14h00, a moeda norte-americana registrava alta de 0,02%, cotada a R$ 1,9723 na venda. Segundo dados da BM&F, o volume negociado estava em torno de US$ 1,115 bilhão.
"Eles (BC) parecem estar fazendo duas coisas: uma é tentar desacelerar a apreciação do real, mas eles também parecem estar colocando um limite de R$ 1,95 por dólar, pelo menos por enquanto", afirmou o estrategista-chefe para a América Latina do IDEAglobal em Nova York, Enrique Alvarez.
O teto dessa nova banda informal, segundo operadores, é de R$ 2. Por boa parte do ano passado, o dólar também ficou preso a um intervalo restrito, entre R$ 2 e R$ 2,10.
Logo no início da sessão, o dólar bateu R$ 1,9510 na mínima do dia, com o mercado buscando novos patamares com a entrevista de Mantega. A fala veio após o pregão agitado da véspera, quando o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, expressou preocupações com a inflação, fazendo os contratos de juros futuros dispararem e o dólar recuar para o menor nível em quase nove meses.
Em resposta à rápida valorização do real, o BC anunciou um leilão de swap cambial reverso no final da manhã, equivalente a uma compra de dólares no mercado futuro e que ajuda a puxar o dólar para cima. O BC não realizava leilões de swap cambial reverso desde o final de outubro.
Uma fonte do governo já havia mostrado desconforto com o movimento do mercado na manhã desta sexta-feira, ao dizer à Reuters que a apreciação do real ante o dólar estava sendo "um tanto exagerada" diante dos fundamentos da economia brasileira e expectativas para a moeda.
Para o economista-chefe do BES Investimento, Jankiel Santos, o mercado estava tentando entender qual é o novo piso de negociação do dólar. Até as declarações de Mantega, o mercado via R$ 1,95 como limite, mas o número dado pelo ministro abriu espaço para interpretações de que o governo toleraria um dólar ainda mais depreciado.
"A falta de volatilidade da moeda ou a perspectiva de ter um dólar estável em torno de R$ 2 já traria benefício para a inflação", afirmou Santos.
O mercado tem apostado recentemente que as autoridades brasileiras usarão o câmbio como ferramenta de contenção da inflação, embora o governo já tenha rechaçado essa alternativa.
Após a divulgação do IPCA de janeiro na quinta-feira, Tombini afirmou que a inflação continuará pressionada e que deverá ficar na casa dos 6% em 12 meses durante o primeiro semestre do ano, muito próxima do teto da meta, de 6,5%.
Gilv@n Vi@n@

08 fevereiro, 2013

CULTURA


Ataque de Lampião a Mossoró vai virar filme e minissérie

Em reunião do Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará (GECC) – Cariri Cangaço nesta última terça-feira (5), em Fortaleza, ficou oficialmente formalizada a parceria entre as duas instituições com a Icapuí Filmes e Laser Vídeo, produtoras do Longa Metragem “Assalto a Mossoró” e da Minissérie “Cangaço-A História Verdade”.
Na oportunidade, o diretor da Icapuí Filmes e da FGFTv, Jonasluis da Silva,de Icapuí e o Conselheiro do Cariri Cangaço, também titular da Laser Vídeo, Aderbal Nogueira, receberam das mãos do presidente do GECC, Ângelo Osmiro e do Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, o documento que sela a parceria e a participação no ousado projeto cinematografico.
Segundo Jonasluis da Silva, “a justificativa para a produção cinematográfica desse episódio de Lampião, é de que em toda a sua história complexa e específica por si mesma, nada há igual. Para os historiadores essa epopeia não foi um ataque qualquer a um arruado, vila ou povoação. Nem mesmo a uma cidade pequena. Foi um ataque a uma cidade de grande porte para os padrões da época, a segunda maior do Rio Grande do Norte”.
Gilv@n Vi@n@