ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

04 fevereiro, 2013

Câmara dos Deputados


Quatro deputados disputam presidência da Câmara nesta segunda-feira

Chico Alencar, Henrique Eduardo Alves, Júlio Delgado e Rose de Freitas são os candidatos; caso nenhum obtenha 257 dos 513 votos, será feita nova votação

Os deputados Chico Alencar (PSOL-RJ), Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Júlio Delgado (PSB-MG) e Rose de Freitas (PMDB-ES) são os candidatos que disputam nesta segunda-feira, a partir das 10 horas, o cargo de presidente da Câmara dos Deputados. O prazo para a inscrição das candidaturas junto à Secretaria-Geral da Mesa terminou às 22 horas do domingo.
Mesmo com o registro, porém, nada impede que durante a sessão que vai eleger a Mesa Diretora um deputado apresente oralmente sua candidatura.
Na Câmara, o processo eleitoral é diferente do que ocorre no Senado, em que há apenas uma votação. Caso um deputado não obtenha 257 dos 513 votos, será feita nova eleição que terá como candidatos os dois mais votados.
Para dar mais celeridade à apuração, serão usadas urnas eletrônicas no processo que escolherá o nome que comandará a Casa no biênio 2013 e 2014. Antes de votar, porém, o deputado precisa digitar um código personalizado e confirmar a identidade em impressão digital (biometria).
Caso seja eleito em primeiro turno, o novo presidente é empossado imediatamente e, em seguida, serão contabilizados os votos para os demais cargos. O posto de presidente da Câmara é o terceiro na escala sucessória. Na ausência do presidente da República e do vice é ele quem assume o comando do país.
Fonte: Agência Brasil
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: