ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

05 fevereiro, 2013

CASAMENTO GAY


Parlamento britânico apoia casamento gay em votação inicial

Aprovado inicialmente com 400 votos contra 175, projeto propõe legalizar casamento homossexual em 2014 e ainda passará por várias fases até se converter em lei

Casal gay se beija do lado de fora de prefeitura de Belfast, Irlanda do Norte (19/12/2005)
Os parlamentares britânicos apoiaram nesta quarta-feira a legalização do casamento entre homossexuais na Inglaterra e no País de Gales, na primeira de várias votações sobre o assunto após um debate que dividiu o governista Partido Conservador do primeiro-ministro David Cameron.

O projeto de lei, que propõe legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo em 2014, foi aprovado com 400 votos a favor e 175 contra.
O projeto ainda passará por várias fases até se converter em lei, mas expôs as fraturas do partido de Cameron, enquanto o premiê enfrenta crescentes rumores de um possível desafio à sua liderança.
Se foi convertido em lei, o projeto colocará o Reino Unido no seleto grupo de 11 países que já permitem o chamado casamento igualitário, entre os quais a Argentina, a Holanda e a Noruega. Assim como no Brasil , o Reino Unido permite, desde 2005, a união civil, que não concede direitos plenos ao casal.
No fim de semana, um grupo de 20 líderes locais do Partido Conservador entregou uma carta a Cameron alertando que a agremiação pode ser derrotada na próxima eleição por causa do tema. Cameron disse nesta terça-feira que o casamento homossexual é "um importante avanço" que fará a sociedade britânica "mais forte".
Nos últimos dias, ele também escalou ministros e a secretária de Cultura Maria Miller para defender a medida. "As propostas para mudança são simples e diretas. Se um casal se ama, o Estado não pode impedi-los de se casar, a não ser que haja uma boa razão. E ser gay não é uma razão suficiente", disse Miller em um artigo em jornais britânico.
Ironicamente, a proposta tem apoio da oposição trabalhista e dos liberais-democratas, que dividem a coalizão de governo com os conservadores. O britânicos também dão sinais de que apoiam a nova lei. Na última semana de 2012, duas pesquisas do jornal The Independent e do The Guardian mostraram que 62% concordam com a proposta.
A lei vale apenas para a Inglaterra e o País de Gales. A Escócia e a Irlanda do Norte tem legislação própria sobre o tema.
Para prevenir ações na Justiça e na Corte Europeia de Direitos Humanos, a lei faz uma concessão e proíbe casamentos entre pessoas do mesmo sexo na Igreja Anglicana (algo passível de mudança, caso os religiosos assim o decidam).
Outras religiões, no entanto, estarão livres para conduzir casamentos gays com validade civil. A discussão no Parlamento britânico se dá na mesma semana em que o tema também é debatido na França .
*Com Reuters e BBC
GILV@N VI@N@

Nenhum comentário: