Sistema de inteligência artificial ajuda a detectar câncer
Uma equipe do MIT desenvolveu um software capaz de estudar informações de exames e pesquisas clinicas, auxiliando médicos a diagnosticar casos de câncer. Em um estudo publicado na revista científica Journal of the American Medical Informatics Association, a equipe do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT descreve como o sistema pode ser usado para identificar linfomas no organismo humano.
Existem 50 subtipos de linfoma, um câncer com origem no sistema linfático e de difícil diagnóstico: mais de 15% dos casos são inicialmente mal diagnosticados, impedindo que o tratamento comece mais cedo. O programa desenvolvido no MIT usa grandes bancos de dados com relatórios da doença, extraindo deles as informações médicas que podem ser combinadas para diagnosticar as cinco dezenas de subcasos de linfoma.
O sistema também analisa palavras geralmente usadas em registros médicos. O cruzamento de todos esses dados oferece aos médicos informações e descrições de casos similares. O software também sugere os tipos de linfoma que podem estar presentes no paciente examinado.
Gilv@n Vi@n@



Em protesto desde a última quarta-feira (22) pela definição de uma tabela com valores mínimos para o frete no país, os caminhoneiros continuam hoje (25) a fazer bloqueios em rodovias federais. De acordo com último balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no início da tarde, há nove pontos com interdições parciais ao longo de estradas federais: seis no estado do Mato Grosso e três no Rio Grande do Sul.
O ministro das Minas e Energia Eduardo Braga deixou no começo da tarde de hoje (25) o Palácio da Alvorada, onde a presidente Dilma Rousseff está reunida com ministros e representantes dos bancos públicos para tratar de um plano de investimentos para infraestrutura.




Uma doença misteriosa conhecida por ‘Eritema Infeccioso ou Parvovírus B19’ chega a Paraíba e já preocupa as autoridades de saúde. Várias pessoas apresentando os sintomas da doença estão procurando os serviços de saúde. Diante da situação, técnicos do Ministério da Saúde já se encontram em João Pessoa fazendo uma avaliação de todo os casos suspeitos, mas até agora não foi fechado nenhum diagnóstico preciso sobre doença.






O Governo de Pernambuco informou, através de nota enviada à imprensa pela Secretaria de Defesa Social ontem sexta-feira (24), que as provas para o concurso de delegado da Polícia Civil, que estavam marcadas para este domingo (26), foram suspensas. O documento diz que a decisão foi tomada em função de liminar concedida, em ação cautelar, pelo Juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública. O comunicado também evidencia que as provas “serão realizadas em data a ser definida após desfecho à referida demanda judicial”. O Executivo Estadual não informou se já recorreu da decisão.
Em razão da desobediência do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sisjern) à determinação do desembargador Glauber Rêgo, que em 16 de abril declarou a ilegalidade da greve e determinou o retorno imediato dos servidores às atividades, a Presidência do Tribunal de Justiça do RN resolveu suspender, enquanto perdurar a greve, a utilização do Registro Eletrônico de Ponto nas unidades do Poder Judiciário do Estado.





A juíza Gisele Lemke, da 2ª Vara Federal de Curitiba, determinou nesta sexta-feira (24/4) o bloqueio dos bens da empreiteira Engevix, investigada na Operação Lava-Jato, até o valor de R$ 153,9 milhões, ao deferir pedido liminar do Ministério Público Federal (MPF) para bloquear o valor a fim de garantir o ressarcimento pelos prejuízos causados com desvios de recursos na Petrobras.