ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

18 julho, 2015

FETAM /RN


A Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM/RN), através da sua Secretaria de Mulheres, vem a público manifestar sua indignação, repúdio e revolta com o bárbaro crime que vitimou 5 mulheres na última quarta-feira, 15 de julho, em Itajá/RN.
A Secretaria de Mulheres da FETAM/RN entende que o brutal ocorrido, injustificável sob todos os aspectos, revela a visão machista que ainda impera na sociedade. Lamenta, destarte, que a condição de mulher coloque esses seres humanos em situação de fragilidade pela ausência de aparato estatal e de políticas públicas que lhes garantam viver com dignidade, desassombradas e distanciadas do signo do medo.
O feminicídio coletivo em comento requer das autoridades providências urgentes, mas sem o imediatismo que impeça a eficácia das investigações, a identificação e punição dos responsáveis, na forma da lei.
Finalmente, convoca a toda sociedade a acompanhar a luta das mulheres por igualdade de gênero, condição que lhe permita minimamente exercer a sua cidadania, configurada no respeito às suas escolhas, à sua forma de ser e à sua condição de mulher. E, em última instância, que lhes permita ao menos viver.
SECRETARIA DE MULHERES – FETAM/RN

Gilv@n Vi@n@

COMISSÃO DO PCCR DOS SERVIDORES DE TIBAU REALIZA REUNIÃO DE TRABALHO

TIBAU (1) TIBAU (2)
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tibau (SINDISPUMT) participou, na última quarta-feira, de reunião da comissão de construção do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) do funcionalismo público tibauense.
O encontro serviu para discussão de propostas a serem elencadas no referido documento. A reunião contou com a participação de Lairton Viana, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Baraúna.
Lairton apresentou à comissão a experiência de Baraúna, cujo servidores reais conseguiram recentemente a construção, votação e sanção do plano de carreira do servidor geral. A experiência de Baraúna vem contribuindo para o debate e construção da proposta de Tibau.
Gilv@n Vi@n@

DEFESA DA PETROBRAS ENTRA NAS BANDEIRAS DE LUTAS DA FETAM/RN

PETROBRAS
A Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM/RN) está se juntando aos movimentos sociais democráticos que estão defendendo o patrimônio brasileiro.
Um desses movimentos defende a Petróleo Brasileiro S/A (Petrobras). Na última quinta-feira, o presidente da FETAM/RN, Francisco de Assis Gomes Filho, participou da plenária de construção da luta em defesa do pré-sal e da Petrobras.
A empresa petrolífera é um dos grandes patrimônios dos brasileiros e tem conseguido se recuperar dos ataques que tem sido feitos a ela. Ademais, a empresa tem uma grande contribuição a dar ao país, sobretudo em relação ao pré-sal.
Há movimento no Congresso Nacional no sentido de mudar a forma de partilha dos royalties do pré-sal. Pelo regime estabelecido atualmente, 75% dos recursos dos royalties serão destinados para o ensino público. Há ainda uma previsão de investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em universidades, escolas e creches até 2023.
O ato mossoroense em defesa da Petrobras será realizado no próximo dia 24, a partir das 8h.
Gilv@n Vi@n@

FETAM DISCUTE NA ASSEMBLEIA PL 4330

A Federação dos Trabalhadores na Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM/RN) participa na próxima quarta-feira, dia 22/7, audiência pública para discutir o Projeto de Lei 4330, que dispõe sobre a terceirização.
O evento, que se realizará na Assembleia Legislativa, terá como expositor o senador Paulo Paim, e reunirá membros das centrais sindicais, dos movimentos populares, advogados trabalhistas, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DCE/UFRN), levante popular da Juventude, assessorias parlamentares e sociedade em geral.
A atividade é promovida pela FETAM/RN em parceria com os movimentos sociais.
Gilv@n Vi@n@

Senado coloca freio na contratação de pesquisas eleitorias

freio
O plenário do Senado aprovou nessa quinta-feira (16) projeto da Comissão da Reforma Política que impede os veículos de comunicação de contratar empresas de pesquisas sobre eleições ou candidatos que nos 12 meses anteriores ao pleito tenham prestado serviços a partidos políticos, candidatos e a órgãos ou entidades da administração pública direta e indireta em todos os níveis. O PLS 473/2015 estabelece também que a proibição se aplica somente às empresas que prestam serviço na mesma região onde vai ser feita a pesquisa eleitoral.
Gilv@n Vi@n@

CNT divulga pesquisa sobre popularidade de Dilma na terça (21)

Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulga no dia 21 de julho (terça-feira), às 10h30, na sua sede, em Brasília (DF), os resultados da 128ª Pesquisa CNT/MDA, com a avaliação dos índices de popularidade do governo e pessoal da presidente Dilma Rousseff e sobre a expectativa da população em relação a emprego, renda, saúde, educação e segurança pública.
Os entrevistados também foram ouvidos a respeito de política, eleições, Operação Lava Jato e outros assuntos. Foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 Unidades Federativas, das cinco regiões, entre os dias 12 e 16 de julho de 2015.
Gilv@n Vi@n@

Em resposta a Cunha, juiz da Lava Jato diz que não pode silenciar testemunhas

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos inquéritos decorrentes da Operação Lava Jato na primeira instância, rebateu hoje, por meio de nota, as acusações do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.
Cunha disse que o depoimento do empresário Júlio Camargo, quinta-feira (16) à Justiça Federal, foi ilegal. O empresário disse que Cunha recebeu US$ 5 milhões em propina para viabilizar um contrato de navios-sonda entre a Petrobras e a empresa Toyo Setal.
“A 13ª Vara de Curitiba conduz ações penais contra acusados sem foro privilegiado em investigações e processos desmembrados pelo Supremo Tribunal Federal. Não cabe ao Juízo silenciar testemunhas ou acusados na condução do processo”, disse Moro em nota.
Mais cedo, o presidente da Câmara disse que a delação de Júlio Camargo seria nula por ter sido feita à Justiça de primeira instância, porque, como parlamentar, tem foro privilegiado e só pode ser julgado pelo Supremo. “O juiz não poderia conduzir o processo daquela maneira. Vamos entrar com uma reclamação para que venha [o processo] para o Supremo e não fique nas mãos de um juiz que acha que é dono do país”, reclamou o peemedebista.
Gilv@n Vi@n@

Publicado aviso de licitação para reforma do aeroporto de Mossoró

robinson_aero
Conforme assegurado recentemente ao prefeito Francisco José Júnior pelo secretário estadual da Infraestrutura, Jader Torres, foi publicado na edição desta sexta-feira, 17, do Diário Oficial do Estado (DOE), o aviso de licitação referente à reforma no terminal de passageiros do Aeroporto Dix-sept Rosado, um sonho antigo da população mossoroense que se concretizará a partir da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Rio Grande do Norte.
“O governador Robinson Faria reafirma o seu compromisso com Mossoró ao não medir esforços para tornar esse sonho realidade. A obra beneficiará o turismo e a economia da nossa cidade. Ficamos ainda mais felizes ao constatarmos que já há o interesse assumido pela companhia Azul Linhas Aéreas em atuar no município, com voos priorizando as conexões com Recife, Natal e Fortaleza”, afirma o prefeito Francisco José Júnior.
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER/RN), a licitação, na modalidade Tomada de Preços, será realizada na sede do órgão, na Avenida Senador Salgado Filho, nº 1808, Lagoa Nova, Natal, no próximo dia 5 de agosto, a partir das 9h. Maiores informações podem ser obtidas no próprio endereço, em dias úteis, no horário das 8h às 12h.
Gilv@n Vi@n@

Encontro de Governadores: Robinson Faria propõe investimentos federais em segurança pública, recursos hídricos e abertura de crédito

robinson_encontroO governador Robinson Faria participou, ao lado de oito chefes de Executivo do Nordeste, do 4º Encontro de Governadores, realizado em Teresina (PI) nesta sexta-feira (17). No encontro foram debatidos temas como Previdência Social, justiça, ciência, tecnologia, segurança pública, inovação e estratégias para desenvolvimento integrado da região. O evento teve a participação dos ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, o da Previdência Social, Carlos Gabas, e a secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki.
No pronunciamento, Robinson Faria iniciou a apresentação destacando a segurança pública, citando a área como desafio também para os outros gestores estaduais. “Não poderemos triunfar, aquilo que o povo tanto espera, se não tivermos o apoio do governo federal. Não quero transmitir a responsabilidade, mas recebi meu estado com déficit no sistema penitenciário de mais de quatro mil vagas, 1 bilhão de reais a pagar e caixa zero, como poderei construir presídios se pagamos servidores com dificuldades e temos o mínimo para custeio?”, indagou.
O governador completou afirmando que o governo federal “precisa criar com urgência uma modalidade de financiamento para a construção de presídios do Nordeste. Se a maioria da população brasileira clama por segurança, está na hora do governo federal criar uma modalidade jurídica pra que possamos rapidamente, em poucos meses, oferecer vagas no sistema prisional, senão não conseguiremos vencer a batalha da segurança pública. Esse é um apelo que faço porque sou porta-voz da maior angústia do povo do meu estado”.
Gilv@n Vi@n@

B R A S I L

CUNHA X DILMA

Gilv@n Vi@n@

Deputados do RN visitam obras de transposição do Rio São Francisco

deputados_obras
A Frente Parlamentar da Água segue trabalhando na discussão e cobrança de ações efetivas de combate à seca no Rio Grande do Norte. Os deputados Ezequiel Ferreira (PMDB), Galeno Torquato (PSD), Gustavo Fernandes (PMDB) e George Soares (PR), integrantes da Frente, visitaram nesta sexta-feira (17) as obras de transposição do Rio São Francisco em trecho que inclui os municípios da Paraíba.
Os parlamentares se juntaram ao presidente em exercício da Assembleia Legislativa da Paraíba, João Henrique, e ao presidente da Frente de Combate aos Efeitos da Seca no estado paraibano, Jeová Campos (PSB), com o objetivo de integrar os projetos do dois estados e intensificar os pleitos junto ao Governo Federal e ao Ministério da Integração.
“A união das bancadas e o desejo de ver o Nordeste se tornar prioridade na agilidade dessa obra é a nossa missão. Esse é o primeiro passo. Iremos ainda a Pernambuco e Ceará para fortalecer essa luta, que é um grito de 40 milhões de nordestinos”, disse o presidente da Assembleia potiguar, Ezequiel Ferreira.
No município de São José de Piranhas, a comitiva percorreu as obras do canal (2km) e túnel (15km) responsáveis pelo transporte da água que chegará pelo estado do Ceará à Paraíba, com destino a barragem de Boa Vista, com capacidade de 300 milhões/m³. Em Cajazeiras, os deputados visitaram as obras da barragem de Caiçara, com vazão de 50 milhões/m³, que irá distribuir a água para o reservatório Engenheiro Ávidos e, em seguida, para o Rio Grande do Norte por meio do Rio Piranhas-Açu.
Gilv@n Vi@n@

Chance de obesos voltarem a peso normal é menor que 1%, diz pesquisa

obesoA chance de voltar ao peso normal dentro de um ano, depois de estar obeso, é apenas uma em 210 para homens e uma em 124 para mulheres, segundo uma pesquisa britânica. Em casos graves de obesidade, a perda de peso em apenas um ano é ainda menos provável, concluíram pesquisadores da universidade King’s College London.
O estudo diz ainda que as atuais estratégias de combate à obesidade estão fracassando. A equipe pede “políticas de saúde mais abrangentes” para prevenir a obesidade. A médica Alison Fildes, que liderou a equipe de cientistas, disse que, na Grã-Bretanha, as opções de tratamento disponíveis a obesos não dão certo para a maioria dos pacientes.
Gilv@n Vi@n@

EUA vencem França por 3 a 1 e eliminam Brasil da Liga Mundial

A Seleção Brasileira adiou o sonho de conquistar o 10º título na Liga Mundial. Os comandados de Bernardinho foram eliminados após a vitória dos Estados Unidos sobre a França por 3 sets a 1, com parciais de 25/21, 25/22, 24/26 e 25/20, resultado que deixou as seleções com as melhores campanhas no grupo I e as classificou para a semifinal do torneio.
Depois de estrear com derrota para a França por 3 sets a 1 na fase final, o Brasil se reabilitou e venceu o atual campeão pelo mesmo resultado. O time verde-amarelo dependia do resultado do jogo entre norte-americanos e franceses e poderia avançar diretamente com qualquer resultado, exceto se os EUA vencessem por 3 sets a 1. Nesse caso, o critério de desempate seria o saldo de pontos, já que as três seleções estavam empatadas em número de pontos, vitórias, derrotas e sets.
Após sofrer 74 pontos e anotar 69 nas três primeiras parciais, a França não poderia passar dos 14 pontos no último set para que o Brasil tivesse chance. Porém, os europeus anotaram 20 unidades e provocaram a eliminação brasileira diante da torcida no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Na classificação final, os EUA ficaram com média de 1.031 pontos, a França com 1.000 e o Brasil com 0.970. Ao término do jogo, as equipes estrangeiras foram vaiadas pelas arquibancadas.
Gilv@n Vi@n@

Sesed recebe comissão dos concursados da PM e garante publicar lista definitiva dos aprovados

sesed_concursados
A secretária de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Kalina Leite, recebeu na tarde desta sexta-feira (17), a comissão dos concursados que aguardam a nomeação pela Polícia Militar. Ao todo 709 interessados se apresentaram para a realização de exames, sendo 160 considerados aptos de imediato e outros aguardam a publicação de uma nova lista pela PM.
Diante da lentidão dos trâmites processuais, Kalina Leite se comprometeu a pessoalmente acompanhar o andamento das documentações nos setores administrativos da instituição e garantiu que até a próxima sexta-feira (24) o resultado final estará sendo publicado no Diário Oficial do Estado.
“Hoje, o maior desafio da segurança pública do RN é a falta de efetivo. A nomeação destes policiais é uma necessidade, nós precisamos deles. Estarei empenhada pessoalmente para que o resultado saia na próxima semana”, disse Kalina Leite.
Os representantes da comissão agradeceram a secretária da Sesed pela disposição em atender o grupo e resolver a situação. “Em nome da comissão queremos agradecer a Kalina Leite pela atenção e dizer que estamos confiando em sua gestão para resolver de vez nossa situação”, disse um dos concursados.
Gilv@n Vi@n@

Cunha vai ataque e autoriza criação de CPIs para investigar BNDES e fundos de pensão

Após anunciar o rompimento político com o governo, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), autorizou ontem (17) a criação de quatro comissões parlamentares de inquérito (CPI). Elas vão investigar os empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), supostas irregularidades nos fundos de pensão das estatais, maus-tratos contra animais e crimes cibernéticos no país.
O foco da CPI do BNDES são os empréstimos concedidos a empreiteiras e outras empresas investigadas na Operação Lava Jato. Entre 2003 e junho de 2014, o banco concedeu financiamentos de R$ 2,4 bilhões para essas empresas. O alvo da CPI dos Fundos de Pensão será a Fundação dos Economiários Federais (Funcef), a Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros), a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), da Câmara dos Deputados e do Instituto de Seguridade Social dos Correios e Telégrafos (Postalis).
Gilv@n Vi@n@

Prefeituras solicitam apoio da bancada federal para liberação de recursos atrasados por parte da união

Os prefeitos estão numa correria junto aos senadores e deputados federais, solicitando apoio para liberação de recursos empenhados e que aguardam pagamento do Governo Federal. Em Assú, por exemplo, a prefeitura tem uma série de projetos que, somados, chegam a cerca de três milhões de reais.
Gilv@n Vi@n@

Procuradora decreta sigilo em investigação contra Lula

lula-e-a-linguaA procuradora da República Mirella Aguiar decretou na tarde desta sexta-feira o sigilo da investigação que apura se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva praticou tráfico de influência para beneficiar a empreiteira Odebrecht com obras no exterior. Segundo a Procuradoria da República no Distrito Federal (PR-DF), o objetivo é preservar a confidencialidade de parte das informações repassadas por empresas e órgãos públicos envolvidos no caso.
Durante a investigação, a procuradora solicitou informações a vários órgãos, entre eles o Instituto Lula, a Odebrecht, o Itamaraty e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Alguns desses dados têm natureza confidencial, incluindo informações repassadas pelo BNDES e pelo Itamaraty. Por causa disso, houve a necessidade de decretar o sigilo para toda a investigação.
Gilv@n Vi@n@

Dilma fica em último em ranking de popularidade na América

dilma_pinga
Os presidentes dominicano, Danilo Medina, e o boliviano, Evo Morales, são os líderes políticos mais bem avaliados na América, de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto mexicano Consulta Mitofsky. A brasileira Dilma Rousseff aparece na última colocação. Enquanto Medina e Morales possuem 89% e 75% de aprovação da população, respectivamente, a petista aparece na 21ª posição, com apenas 10% de aceitação pública.
Dilma perdeu para o venezuelano Nicolás Maduro (17ª posição, com 26%) e para o cubano Raúl Castro (7ª posição, com 47%). O norte-americano Barack Obama ocupa a 10ª colocação, com 46%, à frente da argentina Cristina Kirchner (11º lugar, com 40%) e do mexicano Enrique Peña Nieto (12º lugar, com 39%).
Os cinco melhores colocados, além de Medina e Morales, são o panamenho Juan Carlos Varela (3º lugar, com 63%), o equatoriano Rafael Correa (4º lugar, com 61%) e o nicaraguense Daniel Ortega (5º lugar, com 57%). Na outra ponta, além de Dilma, aparecem o peruano Ollanta Humala (20ª posição, com 17%) e o costarriquenho Luis Guillermo Solis (19ª posição, com 20%). De acordo com o instituto, que analisa o estado de ânimo e as percepções da população, a média de aprovação na América caiu sete pontos percentuais e passou de 49% para 42%, atingindo a menor nível em uma década.
Gilv@n Vi@n@

Cientistas americanos explicam por que gritamos

Pesquisadores da universidade de psicologia e neurociência de Nova York descobriram que escutar um grito pode ativar no cérebro a reação de sentir medo, e esse é o motivo pelo qual gritamos. O estudo foi publicado na quinta-feira, dia 16, na revista Current Biology.
A pesquisa foi realizada com vídeos de YouTube, filmes e 19 voluntários. O primeiro passo foi medir o tom dos gritos e compará-los aos de uma conversa casual, observando os volumes e a reação das pessoas. Depois, foram analisadas imagens do cérebro dos participantes e descobriu-se que os gritos não são interpretados como o restante dos barulhos. Eles passam pela área das amídalas, o processador de medo do cérebro.
Gilv@n Vi@n@

Governadores do Nordeste defendem Dilma

Na Carta de Teresina, ao final do encontro dos governadores do Nordeste, houve uma clara intenção de combater qualquer movimento pelo impeachment de Dilma. Nós demonstramos que acreditamos no Brasil e avaliamos que não há sentido cair na onda de pessimismo, porque a gente olha o cenário do mundo e percebe que o Brasil tem condições de superar a crise”, diz um dos trechos da nota.
Gilv@n Vi@n@

Por questão orçamentária, TRE/RN cancela concurso

tre rnA corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte aprovou a Resolução nº 17/2015, revogando resolução anterior de nº 12/2015 que autorizava a realização de concurso público para o provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal deste TRE. A revogação se deu por questões de ordem orçamentária e administrativa.
Gilv@n Vi@n@

Investigações da Lava Jato devem demorar dois anos

O procurador chefe da força-tarefa da Operação Lava JatoDeltan Dallagnol, revela que as investigações do caso devem durar até mais dois anos. “A expectativa nossa é mais um a dois anos. Vamos nos esforçar para apurar a responsabilidade de todas as pessoas e buscar a punição de todos os criminosos e o ressarcimento dos cofres públicos”, disse. Deflagrada em 17 de março de 2014 pela Polícia Federal (PF), a Operação Lava Jato investiga um esquema bilionário de desvio e lavagem de dinheiro envolvendo a Petrobras.
Gilv@n Vi@n@

Destino de Eduardo Cunha é o pior possível

89b62dd1-e055-4c2c-829c-32a3b303a3a7Se você acha que o cargo de presidente da Câmara Federal é grande trampolim político, veja o destino dos últimos que ocuparam esta boquinha:
UIisses Guimarães – caiu com helicóptero no mar e seu corpo nunca foi achado; antes disso, disputou eleição presidencial e teve votação ridícula.
Paes de Andrade – foi embaixador do Brasil em Portugal.
Ibsen Pinheiro – foi envolvido (dizem que injustamente) no escândalo dos anões do Orçamento e acabou ficando pequeno para sempre.
Aécio Neves – ex-candidato à Presidência da República; imaginem, perdeu para Dilma Rousseff!
Efraim de Moraes – acabou eleito senador, mas desmoralizou-se nesse cargo e morreu politicamente.
Luiz Eduardo Magalhães – morreu-se!
João Paulo – escreveu um livro na Papuda.
Severino Francisco – foi transformado num mandacaru e vive perdido no Agreste de Pernambuco.
Aldo Rebelo – dizem que virou ministro de Ciência e Tecnologia, mas  é péssimo de software.
Arlindo Chinaglia – anda por aí.
Michel Temer – sem votos em São Paulo, acabou aceitando ser vice-presidente da República, mas sem função.
Marco Aurélio – será que a Câmara já teve mesmo um presidente chamado Marco Aurélio?
Henrique Alves – virou ministro do Turismo, mas a presidente Dilma desconhece a sua existência.
Eduardo Cunha – é embaixador do Congo do ebola, mas terá graves problemas com a Justiça se voltar ao Brasil, pois o ministro do Supremo Tribunal, o novato Sérgio Moro, não esquece nunca dele.
Gilv@n Vi@n@

17 julho, 2015

Rodrigo Bico persegue a Casa da Cultura de Caicó

Diretor geral da FJA, Rodrigo Bico,
Diretor geral da FJA, Rodrigo Bico,
Para o presidente da Fundação José Augusto, Rodrigo Bico, a Casa da Cultura de Caicó inexiste. Até hoje Rodrigo não tem destinado uma única ação cultural em favor da Casa desde que a nova gestão assumiu. Nem mesmo agora para a Festa de Santana. Ele torceu mesmo o “bico” para Caicó. Dizem que Rodrigo não tolera a nova direção e faz retaliação.
A gestão – com muito esforço – montou uma programação própria para os dias da Festa de Santana sem nenhuma ajuda da fundação. Quem dirige a Casa da Cultura de Caicó é Zilma Fernandes.
Gilv@n Vi@n@

Governo suspende verbas do ‘Minha Casa’ das famílias mais pobres

size_810_16_9_casas-precos
O governo federal suspendeu novas contratações da faixa 1 do programa habitacional Minha Casa Minha Vida, a que contempla as famílias mais pobres, que ganham até R$ 1,6 mil por mês. Quase 4 milhões de famílias precisam de moradia no Brasil.
Gilv@n Vi@n@