ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

02 junho, 2012

Igreja publica carta sobre seca no RN


 Moradores de Luís Gomes (RN) fazem fila para conseguir água

O documento expõe a situação do homem do campo e desenvolve 13 propostas direcionadas às autoridades.

Representantes de instituições que atuam no campo se reuniram na última quarta-feira (23) para debater o projeto de irrigação da Chapada do Apodi e o fenômeno da seca no Rio Grande do Norte. Como resultado da reunião, uma carta endereçada à presidenta Dilma Rousseff, à governadora do RN Rosalba Ciarlini, aos prefeitos dos municípios do Estado e a toda população Potiguar foi desenvolvida. O documento expõe a situação do homem do campo e desenvolve 13 propostas direcionadas às autoridades. A autoria da carta é do Fórum do Campo Potiguar (Focampo), Articulação no Seminário do RN (ASA Potiguar),  Província Eclesiástica de Natal, Arquidiocese de Natal, Diocese de Mossoró, Diocese de Caicó e Associação das Igrejas Evangélicas.
Segue a carta intitulada na íntegra: 
" CARTA DO CAMPO POTIGUAR: pela afirmação da VIDA no Semi Árido e o enfrentamento da SECA, sua indústria e seus (des)governos "
O grande problema não é a SECA, mas a sua mesquinha indústria e suas CERCAS... Vivemos hoje uma das piores secas dos últimos 30 anos de nosso semiárido brasileiro, que  poderá, infelizmente, se prolongar até 2013. Dos 167 municípios potiguares, 139 já decretaram Situação de Emergência. Muitas das populações desses municípios, até mesmo em casos de alguns servidos por adutoras, estão passando sede até na zona urbana com o colapso de seus sistemas de abastecimento. 
Pais e mães de família estão saindo de suas  comunidades rurais, de reconhecidas produções leiteiras,  para fazer filas nas mercearias e prefeituras a fim de conseguir 1 litro de leite para seus filhos. Agricultores/as sem o que colher e criadores/as sem o que oferecer para seus animais tentam fazer algum dinheiro com a venda de uma cabeça de gado, por um terço do valor, e muitas vezes não acham quem a compre.
Numa avaliação unânime dos movimentos sociais do campo, é preocupante a falta de iniciativa  própria do governo do RN. Percebemos a ausência de um plano de enfrentamento dos efeitos da seca (emergencial) e de convivência (estruturante e pedagógico) para a Agricultura Familiar e o semiárido, seus problemas e respectivas propostas de soluções às reivindicações apresentadas pelas representações dos trabalhadores/as. A postura é exclusivamente de pedir e esperar pelo governo federal. Nota-se a falta de planejamento, criatividade e postura pró-ativa!
Mediante este quadro emergencial de estiagem prolongada e de baixa resolutividade das autoridades públicas, no sentido de efetivar um diálogo produtivo com as representações da Agricultura Familiar e fazer acontecer medidas ágeis e eficazes, emergenciais e estruturantes, de enfrentamento aos efeitos cruéis da seca, o conjunto das Forças Sociais reunidas no Fórum do Campo Potiguar  - FOCAMPO vem através desta Carta, abrir o diálogo com toda a sociedade norteriograndense e suas autoridades constituídas. Falamos em nome dos que mais sofrem com a seca, aqueles que têm suas VIDAS EM RISCO. Somos nós: agricultores e  agricultoras, sem terra, igrejas, associações, sindicatos, federações de sindicatos, ongs, cooperativas... Povo de Deus calejado e organizado. Temos apreendido a respeitar e conviver com o nosso ambiente semiárido e seus ciclos de estiagem e queremos contar pra todo mundo: 'o semiárido é lindo e passível de uma agricultura diversificada e sustentável. Nós já vivenciamos esta experiência sócio-ambiental há décadas, mas nos faltam acolhimento e apoio do Estado para universalizá-la'!Há 10 anos atrás esta seca de hoje já teria se alastrado numa calamidade social de grandes proporções, de sede, fome e êxodo frenético para os grandes centros urbanos. Vivemos uma das maiores estiagens de nossa história e não estamos assistindo a cenas de desespero e saques de alimentos. Temos a convicção de que as experiências de convivência com o semiárido que, como sociedade civil organizada, conseguimos gerar e gerir, conquistar e difundir enquanto políticas públicas do Estado brasileiro, como o Programa 1 Milhão de Cisternas, efetivamente melhoraram as condições de vida e de produção das famílias camponesas e estão ajudando a fazer a diferença no enfrentamento deste início de seca. O que demonstra que a convivência com o semiárido e a superação das conseqüências da seca são possíveis, na medida em que há COMPROMISSO DE INVESTIMENTO DOS GOVERNANTES E ABERTURA PARA O DIÁLOGO E A ARTICULAÇÃO com as entidades organizadas do povo do semiárido, propondo e construindo alternativas apropriadas às realidades, às necessidades e às potencialidades das experiências já vividas por este povo.
Na contramão dessas experiências de produção agroecológica e convivência adequada com o ambiente semiárido, estão as propostas intervencionistas e excludentes das grandes monoculturas irrigadas de uso intensivo de agrotóxicos e a implantação das cisternas de plástico. A história dos Perímetros Irrigados nos moldes do atual Projeto do DNOCs para a Chapada do Apodi, comprova a completa inadequação social e ambiental desse modelo de produção e desenvolvimento para o nosso semiárido. As cisternas de plástico constituem-se num dos maiores equívocos do governo brasileiro. 
Trata-se de uma tecnologia extremamente cara, ineficiente, geradora de dependência externa e de lixo ambiental com extensão de impactos pelos próximos 500 anos. É muito importante destacar nesse momento crítico de seca que não é qualquer pseudo-solução exógena que vai promover o desenvolvimento, a justiça socioambiental e a qualidade de VIDA no campo que tanto almejamos e merecemos para todos e todas.
Assim, movidos por essa realidade adversa da atual estiagem; preocupados com a inoperância e as falsas soluções que permeiam os agentes do Estado; amparados na solidariedade das Igrejas Católica e Evangélica engajadas, e, principalmente, embasados nos processos e resultados animadores da experiência prática e teórica das tecnologias e metodologias socioambientais de agricultura familiar sustentável e convivência com o semiárido, já desenvolvido através da ASA Brasil, queremos chamar a 
atenção das autoridades e da sociedade potiguar para o que propomos:
1. Ampliação da representação da sociedade no "Comitê Estadual da Seca" com a inserção de 05 novos legítimos representantes: igreja católica, igreja evangélica, ASA, FOCAMPO e MST;
2. Divulgação e pressão popular sobre os municípios que ainda não implantaram suas Comissões Municipais de Defesa Civil, impedindo o acesso de seus agricultores a todos os repasses e ações de atendimento pelas políticas federais de emergência. Dos 139 em emergência, apenas cerca de 10 municípios concluíram os devidos procedimentos de habilitação;
3. Abastecimento com água potável das 75 mil cisternas (P1MC) de consumo humano já construídas no estado;
4. Abastecimento das 1.000 cisternas (P1+2) de água para produção já construída no estado;
5. Liberação imediata pelo governo do RN de recursos próprios para complementação de R$ 280,00 (5 parcelas de R$ 56,00) por família a ser atendida pelo Bolsa Estiagem, de forma a equiparar às atendidas pelo garantia safra;
6. Disponibilização pela CONAB para os agricultores familiares de um kit de ração animal composto por milho, trigo, babaçu, farelo de soja e torta de algodão ao preço de custo na fonte para salvação do rebanho;
7. Criação de um Programa de Assessoramento Técnico, Gerencial e Pedagógico para a Gestão Produtiva dos Recursos Hídricos, a ser executado em sistema de co-gestão com a ASA Potiguar pelo período de 3 anos ininterruptos.8. Concretização dos compromissos assumidos pelo governo do estado perante as organizações dos trabalhadores do campo:
a. Funcionamento autogestionário da Central de Comercialização nos próximos 30 dias
b. Funcionamento de todos os escritórios da EMATER com o Programa Compra Direta nas próximas 02 semanas
9. Revogação do Decreto do governo federal que desapropria terras de assentados da reforma agrária na Chapada do Apodi para instalação de Projeto de Perímetro Irrigado do DNOCs
10. Não à instalação das Cisternas de Plástico no estado. Com os recursos públicos destinados a uma cisterna plástica dá pra construir 02 Cisternas com a tecnologia social da ASA e o mesmo volume d água.
11. Que o Estado faça a instalação imediata de todos os poços perfurados, recuperação e manutenção dos existentes, perfuração e instalação de novos para garantir água aos animais e usos diversos para os agricultores familiares de todos os municípios do estado. Inclusive, disponibilizar os equipamentos e máquinas existentes no estado e municípios para os agricultores recuperarem seus açudes e fazerem poços amazonas. 
12. Que os Ministérios e órgãos competentes instituam um disque  denúncia por onde os cidadãos possam denunciar possíveis práticas viciadas da antiga Indústria da SECA, de manipulação política e de enriquecimento ilícito com os recursos e ações de emergência para "o polígono das secas"
13. Que o Tribunal Superior Eleitoral crie uma Campanha: "NÃO TROQUE SEU VOTO POR ÁGUA. ÁGUA É DIREITO SEU". O Brasil tem o dever ético de não consentir que as medidas emergenciais da seca se transformem em instrumentos de moeda eleitoral e desvirtuação das eleições.
Enfim, o que reivindicamos é que o agricultor familiar do semiárido potiguar precisa de justiça, solidariedade e respeito aos seus direitos e saberes. Que Nosso Senhor Jesus Cristo toque mais fundo o coração de nossos governantes para que acolham o clamor e as experiências de soluções apropriadas do Povo de Deus. Agora (na emergência da seca) e sempre (na estruturação de obras e processos pedagógicos de convivência com o semiárido).
Subscrevem este documento:
Arquidiocese Diocese de Natal
Pastor Airton Schroeder
ASA Potiguar
FETARN
MST
STR de Apodi
FETRAF 
PASTORAL DA CRIANÇA 
COOPERVIDA 
ATOS
SEAPAC 
INST. CHAPÉU DE COURO TECHNE SAR
TERRA VIVA 
RENAP 
SERTÃO VERDE 
SAUR
AACC 
DIACONIA 
PA Laje do Meio 
CEAAD
MST 
CPT 
STTR de Passa e Fica 
PASTORAL DO IDOSO 
CUT-RN
COOPERCACHO.
Fonte: cut-rn.org.br
Gilv@n Vi@n@

Flamengo ameaça cobrar R$ 325 mi caso Palmeiras contrate Ronaldinho

Segundo jornal, diretoria flamenguista enviou notificação extrajudicial ao clube paulista por ter indícios que o meia foi induzido a romper seu contrato

Flamengo ameaça cobrar R$ 325 milhões do Palmeiras em caso de contratação de Ronaldinho Gaúcho. Uma notificação extrajudicial da presidente Patrícia Amorim foi enviada ao clube paulista, de acordo com o jornal "Estado de S. Paulo", na sexta-feira.
Conforme a publicação, a diretoria da equipe carioca diz ter indícios de que o jogador, que obteve liminar na quinta-feira para deixar o Flamengo - mas já não vinha aparecendo na Gávea antes -, foi induzido a romper o vínculo.
Na notificação, copiada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e à Federação Paulista de Futebol (FPF), Patrícia Amorim alegaria ter "evidências de que a Sociedade Esportiva Palmeiras iniciou tratativas para a contratação do atleta Ronaldo de Assis Moreira em data anterior à concessão de emancipação de tutela proferida pela 9ª Vara do Trabalho da Comarca do Rio de Janeiro".
O texto também conteria detalhes da negociação entre Palmeiras e Ronaldinho, que chegou a conversar com o clube paulista na mesma época em que acertou a ida para o Flamengo. Na ocasião, ele era disputado também pelo Grêmio, onde foi revelado, mas optou por defender as cores da equipe do Rio de Janeiro.
O meia obteve liminar na Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro e cobra R$ 40.177.140,00 do Flamengo. O valor é referente a 12 meses de previdência, fundo de garantia e cinco meses de direitos de imagem. Campeão do mundo em 2002 sob comando de Luiz Felipe Scolari, ele está livre para assinar com qualquer outro time.
Gilv@n Vi@n@

BRASIL: Cachoeira

Gilv@n Vi@n@

Municípios em estado de emergência são orientados a não gastar com festas


seca atinge a pecuária do  RN

Era tudo que alguns prefeitos queriam para não gastar com as festividades juninas. Representantes dos Tribunais de Contas do Estado e da União, Ministério Público de Contas e Ministério Público estadual se reuniram na manhã de ontem (1º) para recomendar aos  prefeitos de municípios em situação de emergência devido a seca, para evitar gastos com festas  juninas e de emancipação política.
Na reunião ficou decidido que o Ministério Público de Contas e o MP Estadual assinarão recomendação conjunta que será encaminhada aos prefeitos dos 138 municípios do RN em estado de calamidade Pública, para que se abstenham de fazer gastos com festividades.
Fonte: blogdeassis.com.br
Gilv@n Vi@n@

LER, AINDA É O MELHOR CAMINHO PARA A LIBERDADE!

Gilv@n Vi@n@

RIQUEZA CONTRADITÓRIA

Países ricos têm 30 milhões de crianças pobres
Países ricos têm 30 milhões decrianças pobres, diz Unicef
Os 35 países mais ricos do mundo concentram 30 milhões de crianças pobres – 15% da população infantil assistida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Segundo relatório divulgado hoje, somente na Europa há 13 milhões de crianças pobres.
Para os especialistas, o relatório do Unicef é um alerta aos líderes dos países ricos. O estudo foi feito nos 27 países da União Europeia, além da Noruega, da Islândia, da Austrália, do Canadá, dos Estados Unidos, do Japão, da Nova Zelândia e da Suíça. As democracias escandinavas têm somente 3% de crianças pobres.
O Unicef definiu alguns critérios de comparação para estabelecer pobreza, entre eles, o acesso a três refeições por dia, com frutas e legumes frescos, livros, conexão à internet e um local calmo para fazer as atividades escolares.
De acordo com o relatório, um dos casos que chamam a atenção é o da França. Para o Unicef, o país desperdiça dinheiro público. A França é o país que mais gasta verba pública em políticas familiares: 3,7% de seu Produto Interno Bruto (PIB) são investidos no setor, ficando atrás apenas da  Itália.
Apesar dos investimentos, a França ocupa o 14° lugar no ranking de crianças pobres. O relatório informa que há cerca de 1,3 milhão de crianças francesas consideradas pobres, o equivalente a 8,8% da população infantil. Do total, a metade mora em locais insalubres e 20 mil crianças não têm domicílio fixo.
Fonte: blog do professor Antonio Neves
Gilv@n Vi@n@

Presidente do Banco Central falará nesta terça no Congresso

Presidente do Banco CentralAlexandre Tombini
Em meio à repercussão de mais um corte na taxa Selic e de novos desdobramentos da crise econômica na Europa, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participará nesta terça-feira (05) de audiência pública conjunta da Comissão Mista de Orçamento (CMO) e de outras comissões do Senado e da Câmara. O objetivo é avaliar o cumprimento das metas da política cambial.
Fonte: 12.senado.gov.br
Gilv@n Vi@n@

BALANÇO: Enem, número de candidatos inscritos chegou a 1.966.270 nesta sexta 1º de junho


Até as 19h desta sexta-feira, 1º de junho, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou 1.966.270 de inscrições. O estado com mais inscritos até o momento é São Paulo, com 317 mil, seguido por Minas Gerais, com 200 mil. Em terceiro está o Rio de Janeiro, com 169 mil. A expectativa é de que em poucas horas o número de inscritos supere os 2 milhões. 

A região com maior número de candidatos até então é a Sudeste, que registrou 730 mil. O Nordeste contabiliza 650 mil. Lá, a maior parte das inscrições vem do Ceará: 115 mil. A região Sul tem 230 mil registros; Norte e Centro-Oeste têm, cada uma, 177 mil.

Do total de inscritos, 192 mil farão a prova para certificação do ensino médio. Os candidatos oriundos de escolas públicas que, por consequência, não precisam pagar a inscrição, somam 372 mil. O número dos que declararam ser de baixa renda é de 854 mil.

O sistema de acompanhamento das inscrições no Enem mostra, também, que 1,1 milhão dos inscritos já concluiu o ensino médio e 492 mil concluirão ainda em 2012. É possível ver, ainda, que 1,5 milhão de candidatos cursaram o ensino médio regular; 158 mil, educação de jovens e adultos, e 12 mil, educação especial. 

Assessoria de Comunicação Social
Gilv@n Vi@n@

Resultado fraco do PIB no 1º trimestre coloca Brasil atrás de seis países


Melhor resultado foi obtido pelo Chile, com alta de 1,4%; Brasil ficou atrás também do México, Japão, Coreia do Sul, Alemanha e Estados Unidos

O crescimento de 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre em relação ao trimestre anterior com ajuste sazonal, divulgado nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), deixa o Brasil atrás de seis países que já divulgaram os resultados das contas trimestrais na mesma base de comparação.
Embora o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) frise que a análise "serve apenas para comparação" e evite falar em ranking, o melhor resultado foi obtido pelo Chile, com alta de 1,4%.
O Brasil ficou atrás também do México, com alta de 1,3%; do Japão, com crescimento de 1%; da Coreia do Sul, com avanço de 0,9%; e da Alemanha e dos Estados Unidos, ambos com alta de 0,5%.
Com desempenho abaixo do brasileiro vieram França e União Europeia, ambos com estabilidade; Portugal, com queda de 0,1%; Holanda, com recuo de 0,2%; Espanha e Reino Unido, ambos com baixa de 0,3%; e Itália, cujo PIB recuou 0,8%.
Em termos de PIB per capita em paridade de poder de compra com base em valores de 2011, nesse mesmo grupo de países, o Brasil, com US$ 11,6 mil, ficou em último na lista.
A liderança coube aos Estados Unidos, com US$ 48,1 mil; seguido pela Holanda, com US$ 42,3 mil; Alemanha, com US$ 37,9 mil; Reino Unido, com US$ 35,9 mil; França, com US$ 35 mil; e Japão, com US$ 34,3 mil. Na outra ponta, além do Brasil, estão o México, com US$ 15,1 mil; Chile, com US$ 16,1 mil; Portugal, com US$ 23,2 mil; Itália, com US$ 30,1 mil; Espanha, com US$ 30,6 mil; Coreia do Sul, com US$ 31,7 mil; e União Europeia, com US$ 34 mil.
Com Valor Online
Gilv@n Vi@n@

Vênus passa na frente do Sol na terça-feira


Fenômeno, que só se repetirá em 2117, será observado como um pontinho sobre o Sol nos dias 5 e 6 de junho

Na próxima semana será possível ver um ponto passando lentamente sobre o Sol, em um raro trânsito de Vênus, quando o planeta passa entre a Terra e o Sol. Um evento tão raro, que o próximo só será observado em 2117. 

É um evento tão único que escolas e museus ao redor do planeta estão preparando festas para acompanhar o fenômeno e os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional também estão planejando acompanhar o evento.

O trânsito começa nesta terça-feira (dia 5, às 18h09 no horário de Brasília) a oeste do Meridiano de Greenwich e na quarta-feira (6) a leste dele. Ele vai durar seis horas e 40 minutos e será visível do oeste do Pacífico ao leste da Ásia e leste da Austrália. Mas no Brasil, ele só será visto por habitantes do extremo oeste do país, durante o pôr-do-sol.
Observadores no Canadá, Estados Unidos, México, América Central e norte da América do Sul poderão ver o começo do espetáculo antes que o sol se ponha. Europa, Ásia ocidental e central, África ocidental e o leste da Austrália pegarão o fim, depois que o Sol nascer. A Nasa está planejando disponibilizar webcasts ao vivo.
“Qualquer silhueta no Sol é interessante. Ver Vênus é algo extremamente raro”, disse à AP o astrônomo Anthony Cook do Observatório Griffith.
Houve 53 trânsitos de Vênus entre 2000 a.C e 2004, o último registrado até agora. "Uma vez que ocorre um trânsito, lhe segue outro em exatamente oito anos menos dois dias, mas depois devem passar 105 anos e meio para que aconteça outro par de trânsitos separados por oito anos", disse à EFE Bob Berman, colunista da revista "Astronomy Magazine".
Passado e futuro 
No passado, o trânsito de Vênus foi avistado por astrônomos como Galileu Galilei e James Cook. Cientistas dos séculos 6 e 7 observaram os trânsitos de Mercúrio e Vênus, os dois planetas "interiores", para medir a distância da Terra ao Sol em um esforço para calcular o tamanho de nosso Sistema Solar. O explorador James Cook observou um trânsito de Vênus no Tahiti no século 18.

No entanto, embora "já tenhamos esse número calculado, os trânsitos seguem sendo úteis", explicou em comunicado Frank Hill, do Observatório Solar dos EUA (NSO).
O último trânsito de Vênus neste século "nos ajudará a calibrar os diferentes instrumentos e na caça por planetas extra-solares com atmosferas", para aprender a avaliar outros sistemas solares em nossa busca por vida no universo.

O NSO utilizará seus telescópios no Arizona, Novo México, Califórnia, Havaí, Austrália e Índia para gravar esse momento com centenas de imagens que exibirá em tempo real em seu site.
Os telescópios do NSO tentarão obter medições complementares da estrutura da atmosfera de Vênus buscando os rastros espectrais produzidos pelas emissões de gás carbônico, abundantes na atmosfera de Vênus.
Com um grande encontro em Mauna Kea (Havaí), considerado o melhor ponto do planeta para ver o fenômeno, a Nasa retransmitirá o evento ao vivo em seu site e se conectará com analistas de seus centros assim como de 148 países de todo o mundo que realizarão atividades de acompanhamento.

Com informações da EFE e AP

Gilv@n Vi@n@

01 junho, 2012

CUT ENCERRA CONGRESSO ESTADUAL E ELEGE NOVA DIRETORIA


A Central Única dos Trabalhadores – CUT do Rio Grande do Norte encerrou seu 12º Congresso Estadual e elegeu sua nova diretoria. Depois de três dias de intensas discussões em torno dos rumos da maior central sindical do país e da América Latina, a CUT–RN reafirmou-se sobre os princípios da liberdade e autonomia sindical.
A nova direção da CUT-RN para o triênio 2012/2015 foi eleita e tem como presidente, José Rodrigues do STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais) e como vice-presidente o Professor Antônio Neves (Sindserv. Caicó).
Gilv@n Vi@n@

Nota de esclarecimento e agradecimento


Venho em público pedir minhas desculpas aos visitantes e seguidores deste Blog por não esta sendo alimentado desde o dia 24 de maio devido problema de saúde deste Blogueiro.
AGRADECIMENTOS:
Em primeiro lugar agradeço a DEUS pai e a MÃE RAINHA que foi a quem me apeguei neste momento em que estive na condição de interno no Hospital Wilson Rosado.
Agradecer especialmente a minha família: Esposa, Filhos, Irmãos, Irmã, Primos/as (Em especial a enfermeira Carmosina Aires - CARMOSA), Tios/as, Sogra, Cunhado/a, por estarem sempre ao meu lado.
Agradeço a toda a Equipe de trabalho do Hospital Wilson Rosado, pela dedicação a minha assistência que não faltou como aos demais companheiros de sala.
Agradeço a todos e todas amigos e amigas por terem rezado/orado pela minha recuperação aos twiteiros, blogueiros, radialistas por estarem sempre ligando para mim e minha esposa Herculana procurando notícias da minha recuperação.
Voltei e aqui estou, resta agora fazer a minha parte!
Gilvan Viana
Gilv@n Vi@n@