ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

25 maio, 2010

EDUCAÇÃO: Exibição de filmes nacionais pode entrar na grade escolar

De iniciativa de Cristovam Buarque, proposta tem voto favorável da senadora Rosalba Ciarlini e deve ser votada hoje, em caráter terminativo, pela Comissão de Educação
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) deve analisar hoje, a partir das 10h, projeto que modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para tornar obrigatória a exibição de filmes brasileiros pelas escolas de educação básica. O projeto inclui essa atividade como componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola e fixa carga mínima de duas horas ao mês.
O autor da proposição (185/08), senador Cristovam Buarque (PDT-DF), argumenta que o contato com o cinema contribui para o enriquecimento cultural dos alunos.
A única forma de dar liberdade à indústria cinematográfica é criar uma massa de cinéfilos que invadam nossos cinemas, dando uma economia de escala à manutenção da indústria cinematográfica. Isso só acontecerá quando conseguirmos criar uma geração com gosto pelo cinema e o único caminho é a escola diz Cristovam.
A proposta, com voto favorável da relatora, Rosalba Ciarlini (DEM-RN), será examinada em caráter terminativo.
Outro projeto (PLS 174/05) em discussão na CE, de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), também muda a LDB, de modo a assegurar ao estudante com renda familiar comprovadamente inferior a dez salários mínimos prioridade de matrícula em caso de empate no processo seletivo.
Desvantagem
No seu parecer favorável à proposta, que também receberá decisão terminativa na comissão, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) observa que os jovens de menor poder aquisitivo concorrem em visível desvantagem às vagas das instituições públicas de ensino. Portanto, nada mais justo do que dar-lhes preferência em caso de empate no processo seletivo, afirma a senadora.
Figura ainda na pauta da CE projeto (PLS 515/09) de Marisa Serrano (PSDB-MS) que autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Universitário de Apoio ao Esporte. O objetivo do programa é promover o esporte em escolas de educação básica e em comunidades carentes, com a participação de estudantes de graduação, especialmente dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física.
Para sua realização, a entidade de ensino superior na qual o aluno estiver matriculado deverá ter projeto específico aprovado no órgão competente do Executivo, conforme regulamento a ser estabelecido.
Em defesa da medida, Cristovam Buarque ressalta no seu parecer os benefícios da proposta para o esporte nacional, como facilitar o surgimento de novas gerações de praticantes e ampliar as possibilidades de preparação de atletas e técnicos. A matéria também terá decisão terminativa na comissão. 96789.

Senador(es) Relacionado(s):
Cristovam Buarque
Fátima Cleide
Marisa Serrano e
Rosalba Ciarlini
senado.gov.br
Comissões - CE
Fonte: Jornal do Senado
Edição de terça-feira 25 de maio de 2010
Secretaria do SINDSPUMC

ECONOMIA: Desenvolvimento Nacional

PIB cresceu 9,3% e investimentos 27,8% em março, segundo a Serasa
A economia brasileira apresentou crescimento de 9,3% em março na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo projeção da Serasa Experian. O desempenho, o melhor desde 1995 de acordo com a empresa, foi sustentado principalmente pelos investimentos produtivos, que avançaram quase 30%.
O resultado representa a maior taxa anual de expansão da atividade econômica desde abril de 1995. Descontados os fatores sazonais, a elevação do Produto Interno Bruto (PIB) mensal registrado em março foi de 1,8% ante o mês anterior.
Crescimento e inflação
Segundo a empresa de análise de crédito, sob a ótica da demanda agregada o crescimento da atividade econômica foi determinado pela elevação de 27,8% nos investimentos produtivos (Formação Bruta de Capital Fixo - FBCF) e de 11% no consumo das famílias. Também as exportações, com avanço anual de 18,5% no período, contribuíram para o resultado positivo.
Já do ponto de vista da oferta, o setor industrial foi o grande responsável pelo avanço da atividade econômica, com crescimento de 17,7% frente a março do ano passado. O segmento de serviços apresentou uma alta mais modesta, de 7% na mesma base de comparação. Com o resultado, a variação estimada do PIB do primeiro trimestre de 2010 foi de 2,8% em relação ao trimestre anterior, sinalizando que a economia brasileira cresceu 11,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
Esses dados desmentem a opinião dos economistas conservadores de que o ritmo de expansão da economia nacional estaria baseado apenas na expansão do consumo e estaria abaixo do potencial de crescimento da produção em função do baixo nível de investimentos. O fato de as taxas de crescimento dos investimentos (FBCF) e da produção industrial serem bem superiores à do consumo das famílias (27,8% e 17,7% contra 11%) significa que a expansão da demanda terá a contrapartida de um crescimento ainda maior da produção e, portanto, da oferta de bens para o consumo doméstico e exportação, o que afasta o risco de inflação.
Mas a expectativa dos economistas da Serasa Experian é de que o ritmo de crescimento da atividade comece a mostrar desaceleração a partir do segundo trimestre, com a retirada de estímulos fiscais, cortes orçamentários e pelos efeitos da elevação da taxa básica de juros (Selic) promovida pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom).
24 de Maio de 2010 - 15h52
Da redação, com Valor
portalvermelho.org.br
Secretaria do SINDSPUMC.

24 maio, 2010

MAIS UM: dissidentes do PV - Partido Verde se mobilizam para formar um novo partido

Não satisfeitos com a entrada da senadora Marina Silva no Partido Verde, um grupo de dissidentes resolveu se mobilizar para criar um novo partido. Trata-se do LIVRE, que significa Liberdade, Igualdade, Verdade, Responsabilidade e Educação.
Sábado (22), aconteceu a primeira convenção nacional Livre, mostrando que o partido político está mesmo em formação. Na ocasião, também foi anunciado apoio a pré-candidata petista, Dilma Rousseff, em troca de ajuda na coleta de assinaturas para oficilizar a legenda. Até agora os militantes conseguiram 100 mil, bem longe das 500 mil assinaturas necessárias.
Mesmo antes de ser oficializada, a legenda já usa o seguinte slogan: "Partido LIVRE: Uma nova forma de fazer política"
Por MAYKON OLIVEIRA
CaraubasHotNews
Secretaria do SINDSPUMC

BRASIL:Governo lança plano integrado de combate ao crack

Considerado uma situação crônica no país, sobretudo nos grandes centros urbanos, o governo federal decidiu combater de frente o problema do crack. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta (20) decreto que cria o Plano Integrado para Enfrentamento do Crack, prevendo o treinamento das equipes de saúde e tratamento dos usuários da droga, dando ênfase aos estudos sobre o crack.
Para viabilizar as atividades, o governo anuncia o investimento ainda este ano de R$ 410 milhões para o combate ao uso da droga no país. “Precisamos acabar com o ‘achismo’ e entender com precisão o problema do crack”, afirmou Lula.
O plano vai envolver treinamento de profissionais na rede pública de saúde e assistência social para atender os usuários e a família.
Permitirá a prevenção e o tratamento de usuários e a reinserção social. Além disso, contempla ações de caráter estruturante com estudo aprofundado e em conjunto com universidades e centros de pesquisa sobre os efeitos do uso da droga e seus efeitos econômicos.
Durante o ato da assinatura, Lula citou a elaboração de estudos aprofundados sobre as consequências do uso do crack e o impacto econômico, além do mapeamento das rotas do tráfico.
“Sabemos que não é uma droga de rico, é mais para pobre, e sabemos que ela está sendo utilizada nas pequenas cidades. É uma droga mais barata e está tendo um efeito devastador. Vamos tentar encontrar um jeito de jogar muito duro para combater o crack em parceria com os prefeitos. Queremos a participação das igrejas, dos sindicatos”, disse Lula, durante o anúncio.
Problema permeia outros extratos sociais
Em declaração dada ao Vermelho, o presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Renato Rabelo, afirmou que o consumo do crack não é mais um problema apenas de uma camada social mais baixa. "Pelo seu baixo preço, esta droga ficou por muito tempo conhecida como algo utilizado somente por moradores de rua. Atualmente 40% dos usuários de crack são provenientes da classe média".
"Há uma década as estatísticas relatavam de cada 10 dependentes químicos que procuravam alguma internação em clínicas particulares, apenas dois eram viciados em crack. Hoje, nove são usuários desta droga. No SUS neste mesmo período de tempo, triplicou a assistência a este tipo de dependente: em 1999 eram 20% dos casos, hoje chega a 60%. Existe um apelo da sociedade no sentido de dar solução a este problema", afirmou.
O que éCrack
É uma droga fabricada a partir da mistura de cocaína com bicarbonato de sódio. Para consumi-la, o usuário queima a pedra e aspira a fumaça. É uma forma impura de cocaína e não um sub-produto.
O nome deriva do verbo "to crack", que em inglês significa "quebrar", devido aos pequenos estalidos produzidos pelos cristais (as pedras) ao serem queimados, como se estivessem sendo quebrados.
A fumaça produzida é aspirada e chega ao sistema nervoso central em dez segundos, porque a área de absorção pulmonar é grande. O efeito dura de três a dez minutos, com resultado mais intenso que o da cocaína. Ao passar o efeito, o usuário é acometido de depressão, tornando a consumir a droga para compensar o mal-estar, gerando intensa dependência.
De Brasília com informações do Blog do Planalto.
20 de Maio de 2010 - 16h20
PORTAL:www.vermelho.org.br
Secretaria do SINDSPUMC