ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

02 julho, 2016

Adutora do Alto Oeste vai operar na próxima semana, diz governo federal

aduto
O Ministério da Integração Nacional informou que a adutora do Alto Oeste, que vai abastecer 26 municípios da região e beneficiar 208 mil pessoas, deve entrar em operação na próxima semana, após o término dos testes que estão sendo realizados em sua estrutura. Tão logo essa etapa seja concluída, o equipamento deverá ser inaugurado. No entanto, ainda não foi definida a data do evento.
Apesar de a obra estar sob responsabilidade da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e futuramente, quando em funcionamento, ser operada pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), a adutora será inaugurada pelo governo federal, que financiou a sua construção.
Gilv@n Vi@n@

Assim Chicago não aguenta. Leia. Vala à pena

chicago
O enredo do impeachment da companheira afastada está cada vez mais, por assim dizer, ridículo. Quanto mais aparece a floresta de crimes perpetrados pelo imaculado governo petista, mais surgem almas bondosas denunciando um golpe de Estado. A resistência democrática em favor da quadrilha é uma coisa comovente. Nunca antes.
A defesa daquele governo probo e injustiçado encomendou uma perícia para analisar o processo de impeachment. Desde o caso PC Farias o país não tinha uma perícia tão comentada. Na época, a pirueta espetacular foi a tese de que o assassinato do operador de Collor fora crime passional. O Brasil acreditou por um bom tempo nesse delírio, porque o Brasil acredita.
Agora, a pirueta é a alegação de que Dilma não pedalou. Vai ver foram pedaladas passionais — coisa de coração valente. É chato contrariar as almas penadas que amam a historinha do golpe — porque ela lhes permite tirar para dançar o fantasma da ditadura de 64, a assombração mais lucrativa do Brasil.
Gilv@n Vi@n@

O ‘susto’de Temer

temer pulando
Gilv@n Vi@n@

A partir de hoje (02) fica proibida veiculação de publicidade institucional

binoculo urnaA partir de sábado (02), um conjunto de vedações passa a valer aos agentes públicos. Fica proibida, por exemplo, a veiculação de publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos municipais ou das respectivas entidades da administração indireta.
A exceção à regra fica por conta da propaganda de produtos e serviços de governo que tenham concorrência no mercado e em casos de grave e urgente necessidade pública. Outra vedação que vale também a partir do dia 2 de julho é o pronunciamento em cadeia de rádio e televisão, fora do horário eleitoral gratuito, a não ser quando a Justiça Eleitoral entender como matéria urgente, relevante e característica das funções de governo.
Gilv@n Vi@n@

Dono da Delta é preso ao chegar no Rio

delta
G1 – O dono da Delta, Fernando Cavendish, chegou ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, por volta das 4h20 deste sábado (2). O empresário foi preso assim que desembarcou no terminal, de onde saiu escoltado por agentes da Polícia Federal e de cabeça baixa, sem responder a perguntas de jornalistas que estavam no local. Ele veio de um voo da Europa, onde estava desde o dia 22 do mês passado.
Cavendish passou pelo Instituto Médico Legal (IML) e, pouco antes das 6h, chegou ao presídio Ary Franco, em Água Santa, na Zona Norte da cidade. Às 6h20, o advogado do empresário esteve no presídio e afirmou que Cavendish nem deveria ter sido preso. Ele deixou o local cerca de 10 minutos depois e disse apenas que a ideia é soltar o dono da Delta ainda neste sábado.
Segundo os agentes da PF, Cavendish já sabia que era aguardado pela polícia no aeroporto. Ele teve prisão pedida pela Justiça, mas, nesta sexta (1°), o desembargador Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), transformou em prisão domiciliar.
Gilv@n Vi@n@

Brasil exportará urânio enriquecido pela primeira vez.

A empresa brasileira Indústrias Nucleares do Brasil (INB) exportará urânio enriquecido pela primeira vez. A empresa, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, firmou acordo com a empresa estatal argentina Combustibles Nucleares Argentinos (Conuar), que prevê o envio de quatro toneladas de pó de dióxido de urânio para a carga inicial de abastecimento de um reator nuclear localizado na cidade de Lima, ao norte de Buenos Aires. O contrato, no valor de US$ 4,5 milhões, foi assinado em junho.
Enriquecido na fábrica da INB em Resende (RJ), o produto ainda precisa de autorização da Coordenação-Geral de Bens Sensíveis do ministério e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) para completar o processo de exportação, o que deve ocorrer até o fim deste ano. As 4 toneladas serão divididas em três lotes, com teores de enriquecimento de 1,9%, 2,6% e 3,1%.
Gilv@n Vi@n@

Ao menos 28 pessoas morrem em ataque a restaurante de Bangladesh

Ao menos 28 pessoas morreram durante um ataque a um restaurante de Daca, capital de Bangladesh, entre elas, seis terroristas e dois policiais. A ação foi reivindicada pelo grupo extremista Estado Islâmico. Outros 13 civis foram resgatados. O ataque começou na noite de ontem (1º), quando os clientes foram feitos reféns.
Na manhã de hoje (2), os policiais invadiram o local. O diretor da operação militar, o general Nayeem Ashfaq Chowdhury, disse à imprensa que 20 reféns foram executados. Mais de cem agentes participaram da operação para libertar os reféns, entre os quais estavam pessoas da Índia, Sri Lanka, Itália e Japão, de acordo com várias fontes oficiais.
Nessa sexta-feira, gritando “Alá é grande”, vários terroristas com armas, explosivos e facas invadiram o restaurante, localizado num bairro diplomático de Daca e frequentado por estrangeiros. Fontes diplomáticas e especialistas em segurança alertaram durante meses sobre a possibilidade de um ataque como esse em Bangladesh, um país de maioria muçulmana, que desde 2013 sofreu uma série de ataques de extremistas islâmicos.
Gilv@n Vi@n@

MPF vai recorrer de prisão domiciliar concedida a presos da Operação Saqueador

O Ministério Público Federal (MPF) informou que vai recorrer da decisão do desembargador Antonio Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, que concedeu prisão domiciliar para Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, Adir Assad, Marcelo Abbud, Cláudio Abreu e Fernando Cavendish. A decisão do magistrado foi tomada em segunda instância nessa sexta-feira (1º) e reverteu a prisão preventiva, determinada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
“Vamos recorrer para tentar reverter essa decisão, que beira o abolicionismo penal, prisões domiciliares sem análise mais profunda e cuidadosa, num contexto de desvios de quase 400 milhões, soltura relâmpago”, diz o procurador-chefe da procuradoria Regional da República, José Augusto Vagos, que atua junto ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região.
Gilv@n Vi@n@

Proibição de recursos de empresas traz desafio para campanhas eleitorais

As campanhas eleitorais deste ano não poderão ser financiadas por empresas, apenas por pessoas físicas e pelos partidos políticos com o uso de verbas do Fundo Partidário. A proibição do financiamento por pessoa jurídica é uma das principais modificações trazidas pela minirreforma eleitoral (PL 5.735/13), aprovada no ano passado.
Pela nova legislação, pessoas físicas podem fazer doações para candidatos e partidos políticos por meio de uma conta bancária específica aberta para a campanha. A doação pode ser efetuada por cheque nominal, depósito identificado e cartão de crédito. O importante é que seja possível a identificação da origem do doador.
A pessoa física pode doar até 10% do seu rendimento bruto do ano anterior à eleição. Já o candidato a prefeito ou vereador poderá doar à sua própria candidatura até o limite do seu patrimônio, respeitado o teto de gastos para a campanha estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Gilv@n Vi@n@

Tomba agradece a Henrique Alves por tornar o sonho do teleférico uma realidade

tele1
Em uma noite marcada por discursos emocionados, a prefeita Fernanda Costa e o deputado estadual Tomba Farias (PSB) abriram para a visitação pública a estação de passageiros do teleférico de Santa Cruz, obra concluída da primeira etapa de um projeto que promete ser o divisor de águas do turismo religioso no estado do Rio Grande do Norte. Durante o evento, marcado por uma missa celebrada pelo padre Vicente, o parlamentar destacou que foi o ex-ministro Henrique Eduardo Alves a pessoa responsável por transformar o sonho do teleférico em realidade. Tomba Farias anunciou ainda que o presidente Michel Temer estará presente na inauguração do teleférico, prevista para acontecer no próximo ano.
tele2
“Henrique não está presente na noite de hoje (ontem) em Santa Cruz, mas eu gostaria de dizer a ele muito obrigado por ter acreditado nesse projeto desde o primeiro momento e ter contribuído para transformar esse sonho em realidade. Henrique não é mais Ministro, mas já me disse que continuará ajudando o teleférico em Brasília e que trará o presidente Michel Temer, de quem é amigo pessoal, para a sua inauguração no próximo ano”, enfatizou o parlamentar.
O evento de conclusão da primeira etapa da obra do teleférico contou ainda com a presença do engenheiro Arnaldo Gaspar Júnior, diretor da construtora A Gaspar, empresa responsável pela execução do projeto. O secretário adjunto de Turismo do RN, Manuel Neto Gaspar Júnior, também presente, destacou o esforço do governo estadual para tornar a interiorização do turismo uma realidade e disse que o teleférico será um dos mais importantes atrativos do turismo religiosos no Brasil.
Gilv@n Vi@n@

ONG internacional vai escolher “herói anticorrupção”

antiA ONG Transparência Internacional já está aceitando indicações para o “Prêmio Anticorrupção” de 2016. A premiação visa reconhecer a coragem e determinação de indivíduos e grupos que tomam medidas extraordinárias para combater a corrupção no seu próprio país.
O prêmio é parte da nova estratégia “Juntos contra a Corrupção” da Transparência Internacional. A entidade vem se esforçando para destacar ativistas que desempenham papel crucial na luta contra a corrupção, muitas vezes com grande risco pessoal ou das próprias vidas.
As indicações são abertas ao público e podem ser realizadas até o dia 5 de setembro de 2016. Você pode fazer a indicação clicando aqui. O vencedor ou vencedora neste ano vai receber a premiação na Conferência Internacional Anticorrupção, que acontecerá no dia 3 de dezembro, no Panamá.
Gilv@n Vi@n@

Tesouro Nacional não tem como socorrer estados

dinheiro bloqueadoO governo federal não tem espaço fiscal para atender ao pleito adicional de governadores do Norte e Nordeste por um socorro de R$ 8 bilhões, avisou a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, em entrevista ao Estadão, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado. Como alternativa, a União planeja oferecer garantias para que os governos estaduais com melhores condições fiscais busquem empréstimos em outras instituições.
Mas o aval para essas operações só será dado após a votação do projeto de lei que oficializará a renegociação da dívida dos Estados. Além disso, o espaço é limitado: apenas R$ 17 bilhões, compartilhados por todo o setor público. Não há predefinição de quanto poderia ser direcionado aos Estados.
Gilv@n Vi@n@

Dono de mercadinho é executado a tiros em Apodi

tiroA cidade de Apodi registrou na tarde deste sábado (2) uma morte violenta provocada por disparos de arma de fogo no bairro Bacurau II, já região periférica da cidade. A vítima foi identificada apenas como Assis, e teria sido baleado no final da tarde na Calçada de residência de Familiares.
De acordo com informações de populares, dois homens em motocicleta teriam se aproximado da vítima e efetuado os disparos de arma de fogo. Até o momento ninguém sabe quem praticou ou qual foi o motivo quer chegou a praticarem esse crime de homicídio. Assis tinha um pequeno comércio na sua própria residência. Familiares informaram que nas horas vagas ele fazia fretes particulares na região.
190 RN
Gilv@n Vi@n@

A partir de hoje (02) fica proibida veiculação de publicidade institucional

binoculo urnaA partir de sábado (02), um conjunto de vedações passa a valer aos agentes públicos. Fica proibida, por exemplo, a veiculação de publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos municipais ou das respectivas entidades da administração indireta.
A exceção à regra fica por conta da propaganda de produtos e serviços de governo que tenham concorrência no mercado e em casos de grave e urgente necessidade pública. Outra vedação que vale também a partir do dia 2 de julho é o pronunciamento em cadeia de rádio e televisão, fora do horário eleitoral gratuito, a não ser quando a Justiça Eleitoral entender como matéria urgente, relevante e característica das funções de governo.
Gilv@n Vi@n@

Casa da Moeda retoma produção de passaportes

passaporteA Casa da Moeda retomou a produção de passaportes, que havia sido interrompida na última quinta-feira (30) por causa de um defeito em um equipamento de perfuração a laser, utilizado na produção do documento.
Uma peça nova para a máquina, fabricada na Alemanha, chegou à instituição esta madrugada e está passando por testes e ajustes. Neste meio tempo, a Casa da Moeda produziu uma série especial de passaportes, para dar continuidade ao atendimento à população, segundo nota divulgada à imprensa.
Gilv@n Vi@n@

12 motivos para você praticar sexo cada vez mais

sexo  te
Em tempos de direitos iguais, encontrei uma lista criada pela sexóloga Carla Cecarello que pode te ajudar a desencanar das neuras e de alguns conceitos errados da sociedade e curtir um sexo casual, seja você homem ou mulher. Vale a pena dar uma conferida na lista.
1- Apenas prazer: ninguém pega no pé de ninguém, a pessoa faz aquilo apenas pelo deleite. Prazer por prazer;
2- Autoconhecimento: a pessoa passa a se conhecer mais, saber do que gosta. Aprende a lidar com as diferenças, pois está disposta a conhecer realmente o novo e percebe que não sabe tudo. Tem sempre algo que dá para fazer melhor;
3- Bom humor: na prática sexual é liberado o hormônio da dopamina no cérebro, que aciona a zona de prazer e traz a sensação de bem estar para o corpo humano. “Podemos enxergar claramente essa relação entre sexo e melhora do humor”, enfatiza a sexóloga. Segundo a Carla, a atividade sexual reduz os casos de humor depressivo, pois a sensação de bem estar e a melhora da autoestima;
4- Conhecer novas culturas: as pessoas acabam conhecendo um número maior de pessoas que têm o mesmo propósito. Porém, com experiências diferentes;
5- Faz bem para o corpo: a sexóloga explica que fazer sexo ativa a circulação sanguínea, isso contribui para que o corpo se sinta relaxado após o sexo. O sexo é uma grande atividade física, porém não há nada que mostre quantas calorias são dispensadas durante a prática. “O que sabemos é que a mesma quantidade de oxigênio que se precisa no cérebro no momento do orgasmo é a mesma quantidade usada no cérebro para subir dois lances de escada ou caminhar 1,5km durante 30 minutos”, explica Carla;
6- Inovação: As pessoas no sexo casual estão mais dispostas a coisas novas, pela própria característica do sexo casual que é se desprender e conhecer o novo;
7- Melhora da libido: fazer sexo também pode aumentar o apetite sexual e trazer uma vida sexual mais ativa para homens e mulheres;
8- Sem compromisso: quando não se tem um compromisso, a pessoa não precisa se preocupar em agradar o outro, em ligar ou encontrar no dia seguinte. A regra do jogo é: sem compromisso, sem preocupações!;
9- Sem frustrações: se as coisas não forem bem na hora H, a falta de expectativa em querer agradar para impressionar, facilitará as coisas neste sentido. Você não cria expectativas;
10- Sem timidez: por não ter que agradar ninguém, a pessoa acaba sentindo-se mais solta e apenas curtir o momento. “Como esse pode ser o único momento, a dedicação é grande e intensa”, afirma Carla Cecarello, sexóloga do C-date;
11- Sono dos deuses: depois que o corpo atinge o orgasmo, um hormônio chamado prolactina é liberado. Ele é responsável por trazer a sensação de relaxamento e sonolência, o que pode contribuir para a melhora na qualidade do sono;
12- Você melhor resolvido (a): Pessoas adeptas do sexo casual são pessoas mais resolvidas com as questões referentes à sua sexualidade, o que as tornam mais livres de preconceitos sexuais.
Via: Vírgula
Gilv@n Vi@n@

Brasil aumenta importação de feijão para reduzir preço

feijaoCom a queda da safra do feijão no mercado doméstico, o Brasil aumentou a importação do produto vindo da Argentina. A expectativa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços é de que com a isenção do imposto de importação os volumes aumentem ainda mais nos próximos meses.
No primeiro semestre, a compra de feijão preto da Argentina registrou aumento de 146,1% na comparação com igual período do ano passado, aumentando de 26 mil toneladas para 64 mil. Os argentinos, por serem parte do Mercosul, já não pagavam essa taxa.
“Já temos notado aumento na importação de feijão. O que deve aparecer a partir de agora é feijão de outras origens. Da Argentina já tem aumento, de outras origens não”, explicou o diretor do Departamento de Estatística e Apoio à Exportação, Herlon Brandão.
Gilv@n Vi@n@

Produção de cerveja em junho cai ao menor nível desde 2012

comercialcerveja
A produção de cerveja no Brasil em junho recuou ao menor nível para o mês desde 2012, enquanto o volume produzido de refrigerantes caiu ao menor nível desde pelo menos 2011, segundo dados disponibilizados pela Receita Federal. A indústria de bebidas do país, liderada pela Ambev produziu 9,642 milhões de hectolitros de cerveja em junho, quedas de 1,2 por cento sobre um ano antes e de 4 por cento sobre maio.
Apesar disso, a produção da bebida no segundo trimestre deste ano cresceu 3,2 por cento sobre o fraco desempenho mostrado no mesmo período de 2015, para cerca de 29 milhões de hectolitros, segundo os dados do sistema da Receita de acompanhamento do setor.
A produção de refrigerantes, enquanto isso foi de 9,563 milhões de hectolitros no mês passado, quedas de 8,16 por cento sobre junho do ano passado e de 16 por cento sobre maio desde ano. Desde pelo menos 2011, a produção de refrigerante do país em um único mês nunca tinha ficado abaixo dos 10 milhões de hectolitros.
GILV@N VI@N@


NOSSAS FESTAS NORDESTINAS

I
EU NÃO SEI FALAR DE MÚSICA
FEITA NO SUL DO PAIS
MAS FALO DAS MÚSICAS FEITAS
PELO NOSSO REI LUIZ
QUE A MÚSICA NORDESTINA
DEIXA A GENTE MAIS FELIZ
II
0 LUIZ QUE EU FALO É
GONZAGA REI DO BAIÃO
QUE ESCREVEU E CANTOU
O JUMENTO NOSSO IRMÃO
E CONSAGROU ASA BRANCA
COMO HINO DO SERTTÃO
III
ESCREVEU O ASSUM PRETO
SA MARÍCA E KAROLINA
A VOLTA DA ASA BRANCA
FEZ O XOTE DAS MENINAS
A MULHER DO MEU PATRÃO
E PARAÍBA MASCULINA
IV
TODA MÚSICA NORDESTINA
É MELHOR DE SE DANÇAR
OS CHORINHOS DE CAÇULA
FAZ O VELHO SE ANIMAR
E A JUVENTUDE SE ANIMA
COM GIANINNI ALENCAR
V
PATATIVA DO ASSARÉ
POETA DO CEARÁ
ESCREVEU BONITA LETRA
CONTE LÁ QUE EU CANTO CÁ
E RAIMUNDO FAGNER GRAVOU
VACA PRETA E BOI FUBÁ
VI
GENIVAL LACERDA CANTA
PEGUE A ROLA MARIQUINHA
TENHA A FEIRA DE MANGAIO
CANTADA POR AMELINHA
E AMAZAN FEZ SUCESSO
MAMANDO NA CABRITINHA
VII
SEVERINA XIQUE XIQUE
DE GENIVAL TAMBÉM É
TEMOS ESPUMAS AO VENTO
QUEM CANTA É FLÁVIO JOSÉ
E A TRISTE PARTIDA FOI
PATATIVA DO ASSARÉ
 VIII
FOI LUIZ REI DO BAIÃO
QUEM GRAVOU CINTURA FINA
JÁ O PEBA DA PIMENTA
FOI MARINÊZ DE CAMPINA
EU MOSTREI ALGUNS VALORES
FALANDO MÚSICAS E AUTORES
DESSA MÚSICA NORDESTINA

Autor: JOÃO DO POSTO - Poeta Popular
                                                                                                  
Gilv@n Vi@n@