ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

06 abril, 2013

Cultura: Feira do Livro de Mossoró será lançada


A 9ª edição da Feira do Livro de Mossoró será lançada na próxima quarta-feira, 10, durante solenidade no auditório da Secretaria de Educação do município. O evento tem início às 10h da manhã e contará com a presença da Prefeita de Mossoró, Claudia Regina (DEM), que anunciará o valor disponibilizado para o cheque-livro. Estarão presentes também autoridades, escritores e livreiros da região.
Durante o evento serão divulgadas as novidades e os detalhes técnicos da Feira, além da programação já confirmada. Na quarta-feira será lançado também o 7ª Prêmio Cosern Literatura de Cordel.
Com o slogan “Um livro na mão e um sorriso no rosto”, a 9ª Feira do Livro do Mossoró que integra o Circuito Potiguar do Livro será realizada entre os dias 07 e 11 de agosto.
Neste ano a musicalidade e a literatura serão o ponto de partida para as discussões. Temas como o Centenário de Vinícius de Moraes e o Forró, por exemplo, serão debatidos por autores de várias partes do país e do RN.
Gilv@n Vi@n@

Provas do concurso da Assembleia Legislativa serão em julho e será realizado pela Fundação Carlos Chagas


A Fundação Carlos Chagas vai realizar o primeiro concurso público da história da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O edital do certame, elaborado pela organizadora, será publicado em maio e as provas realizadas até julho. Nos próximos dias, será designada a Comissão do Concurso Público e realizada a assinatura do contrato administrativo com a Fundação Carlos Chagas.
 
 No concurso público, serão oferecidas 85 vagas nos níveis médio e superior com salários que variam de R$ 2.609,48 a R$ 17.025,00. Para os cargos de nível superior – 25 no total – serão disponibilizadas 10 vagas de analista legislativo para qualquer área de formação, uma de arquitetura, duas de biblioteconomia, duas de enfermagem, uma de engenharia civil, três de analista de sistema, uma de medicina, uma de jornalismo, uma de psicologia e uma de assistência social e uma de assessoria técnica de controle interno. Serão 60 vagas de nível médio, sendo 46 técnicos legislativos, três operadores de som, cinco programadores, cinco taquigrafistas e quatro técnicos em hardware.
Gilv@n Vi@n@

“PMDB não tem nome motivado para disputar Governo do RN e nem eu quero”, diz Garibaldi


Na entrevista concedida ao Blog do Marcos Dantas em Jardim de Piranhas, o ministro Garibaldi Filho voltou a negar seu desejo de disputar o Governo do Estado em 2014. Mesmo reconhecendo o grande momento que o PMDB vive em nível estadual e nacional, Garibaldi não vê dentro do partido um nome com motivação para encarar a disputa.
O PMDB pra disputar o governo primeiro precisa ter candidato, e até agora nós não temos um candidato que esteja com alguma motivação para disputar o Governo. Eu, por exemplo não tenho. Eu digo com toda sinceridade porque acho que já cumpri o meu dever com relação a isso. Acho que Henrique poderia ser cogitado, mas como houve esse crédito de confiança dado ao Governo Rosalba, você não pode falar duas linguagens ao mesmo tempo, tem que ser coerente”, disse.
Fonte: Blog de marcosdantas
Gilv@n Vi@n@

Rosalba Ciarlini garante a aliados que vai disputar a reeleição


Não é por acaso que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) tem intensificado suas visitas administrativas a várias regiões do Rio Grande do Norte. Nesta sexta-feira (05) em conversas reservadíssimas com alguns aliados, Rosalba adiantou seu projeto para 2014: já está decidida a disputar a reeleição para o governo.
As palavras da governadora contaram: “Peguei um governo totalmente quebrado, e levei dois anos para enxugar a máquina e equilibrar as finanças. E não será agora que vou entregar o governo assim tão fácil”, disse.
Gilv@n Vi@n@

CAICÓ: Em 50 anos de existência, pela primeira vez uma mulher vai presidir o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó

Ana Aline nos estúdios da Rádio Caicó AM

Realizada neste sábado (06) a eleição para a escolha da nova presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó. A chapa vencedora foi a de numero 01 que teve como candidata a presidente a jovem agricultora Ana Aline Morais, moradora do sitio Barra da Espingarda. Ana disputou com Emanoel Soares, da chapa 02. O detalhe é que ambos são jovens e integrantes da diretoria que se despede da presidência.
A vitória de Ana Aline marca um novo momento no Sindicato. Prestes a completar 50 anos de existência no dia 06 de maio deste ano, foi a primeira vez em que dois candidatos disputaram a presidência. Até então, toda eleição terminava em consenso. E Ana Aline é a primeira mulher a chegar a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.  Ana Aline teve 479 votos, enquanto Emanuel 182. A maioria de Aline foi de 297 votos. A nova presidente tinha o apoio de importantes segmentos do campo.
Gilv@n Vi@n@

Quase 20% das crianças de 4 e 5 anos estão fora da escola


Pais terão obrigação de matricular filhos até 2016, mas atualmente não há vagas suficientes

Ato lúdico da Campanha Nacional pelo Direito à Educação
pediu ampliação do acesso de crianças a creches e pré-escolas
Quase 20% das crianças de 4 anos e 5 anos estão fora da escola, segundo análise feita pelo movimento Todos pela Educação a partir de uma combinação de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os cálculos mostram que faltam atualmente 1.050.560 vagas. De acordo com a Lei 12.796, publicada nesta semana no Diário Oficial, os pais passam a ser obrigados a matricular os filhos na escola com essa idade a partir de 2016.
Segundo especialistas, essa é uma etapa que precisa de atenção especial e alguns cuidados devem ser tomados, tanto pelos professores quanto pelos pais, para que a criança tenha um bom aproveitamento, que contribua com a formação escolar.
"Nesta etapa do desenvolvimento deve ser priorizada a socialização. A criança que vai para a escola começa a partilhar espaços e a ter disciplina. Ela reconhece o professor como alguém a quem deve obedecer", explica a presidenta do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal, Carla Manzi. "Muitas crianças são filhas únicas ou convivem com o irmão ou irmã do mesmo sexo. É interessante para elas serem introduzidas em um novo contexto", acrescenta.
Carla explica que não pode haver exagero nas exigências ou uma sobrecarga de conteúdo para essas crianças. Os pais devem estar atentos a qualquer sinal de estresse dos filhos. Segundo ela, as crianças não costumam falar, mas, por meio de atitudes, mostram que estão sofrendo com algum tipo de excesso.
"É preciso observar se a criança apresenta algum comportamento que não apresentava, como agressividade, ranger de dentes, sono inquieto e até mesmo voltar a fazer xixi na cama". Nesses casos a escola deve ser procurada. Para Carla, a participação dos pais no dia a dia das crianças é importante para o desenvolvimento, e não deve ocorrer apenas quando acontecem problemas.
"Alguns pais acreditam que “colocou a criança na escola, acabou, dever cumprido”. Não é assim. É importante que os pais tenham paciência, que levem e busquem os filhos na escola, que perguntem sobre o dia deles. A criança está começando a introjetar o que é viver em sociedade. Nesse processo, até mesmo a participação dos pais em eventos na escola é importante".
A professora de educação infantil Paola Aragão acredita que a obrigatoriedade do ensino a partir dos 4 anos vai trazer benefícios para as etapas posteriores da vida escolar. "Isso tira o grande gargalo na alfabetização. Quando o aluno chegava ao 1º ano [início do ciclo da alfabetização, aos 6 anos], nós tínhamos que começar tudo de novo, pois nem todos os alunos passavam pela educação infantil". Com isso, diz a professora, "aqueles que tinham o aprendizado anterior, perdiam o interesse nas aulas".
Gilv@n Vi@n@

Dois em cada 10 professores da educação básica não têm curso superior


Dados do Censo da Educação Básica 2012 mostram que, apesar de formação ter melhorado no País, há docentes sem diploma de graduação em todas as etapas escolares

De cada 10 professores que dão aulas na educação básica brasileira, dois trabalham sem diploma de ensino superior. O índice de docentes não graduados é maior nas turmas da educação infantil, mas há professores trabalhando sem formação adequada inclusive no ensino médio.
Os números do Censo Escolar 2012 mostram que 22% dos 2.101.408 professores brasileiros – 459 mil – não chegaram à universidade. Desse total, 8.339 terminaram apenas o ensino fundamental, 115.456 concluíram o ensino médio regular e 335.418, o magistério. Entre os 1,6 milhão diplomados, 223.777 não cursaram licenciatura, modalidade que prepara professores.
É na educação infantil que trabalha grande parte dos professores sem formação superior. Dos 443,4 mil professores dessa etapa, 36,4% não se graduaram. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, é permitido que um professor que concluiu apenas o magistério lecione nessa fase, mas 10% dos docentes sequer têm essa formação mínima.
Nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, fases em que todos os professores, por lei, deveriam ter cursado licenciatura para dar aulas, o cenário se repete. Do 6º ao 9º ano do fundamental, 22% dos 801 mil educadores não têm formação adequada (não cursaram faculdade ou licenciatura). No ensino médio, 18% dos 497 mil docentes estão nessa situação.
Para a ex-secretária de Educação Básica do Ministério da Educação e diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, todos os professores deveriam ser formados no ensino superior. “A profissão docente é muito complexa e requer formação específica e séria. A qualidade da educação está intimamente ligada à qualidade do profissional da educação. Aquela visão de que basta boa vontade e gostar de crianças está ultrapassada”, afirma.
A formação dos professores brasileiros, de modo geral, melhora a cada ano. Em 2011, o número de educadores sem curso superior (530.029) representava um quarto do total. Apesar disso, as diferenças regionais ainda persistem. Grande parte dos docentes com formação precária atua no Nordeste. Quase metade dos educadores com apenas o diploma de ensino médio regular – 50 mil dos 115 mil do País – leciona nas salas de aula nordestinas.
A Bahia é um dos Estados com mais problemas de formação dos docentes. Dos 157 mil professores, 1.150 têm apenas o ensino fundamental (13,8% de todos que estão nessa condição); 19 mil cursaram apenas o ensino médio regular e 50,8 mil não passaram do curso normal (magistério). Apenas a metade cursou uma faculdade.
Problemas na carreira
Sem incentivos para atrair os melhores estudantes para a carreira, especialistas acreditam que será difícil superar os problemas de formação dos professores, que não se esgota apenas com o estímulo à graduação. Na opinião de Daniel Cara, coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, há problemas estruturais de formação dos alunos que só são solucionados dentro dos cursos de graduação.
“O aluno que não teve uma formação básica adequada não vai conseguir ser um bom professor. E, na média, infelizmente, são os alunos que tiveram mais dificuldades que acabam na profissão. A tendência do Brasil sempre é boa, mas temos um problema de ritmo dessa evolução na qualidade de ensino”, pondera. Segundo ele, a aprovação do Plano Nacional da Educação é importante para garantir recursos que acelerem a formação dos professores.
Pilar defende melhores salários e uma perspectiva mais atraente de carreira para mudar o cenário da educação. “A profissão não pode ser escolhida enquanto o jovem não acha coisa melhor”, comenta. Cara acredita que os cursos presenciais têm de expandir de forma mais direcionada, especialmente nas regiões em que eles são escassos.
Maioria feminina
Os dados do Censo Escolar mostram também que 1,6 milhão do total de professores do País é mulher. A região Nordeste é a que, proporcionalmente, possui mais educadores homens na educação básica. Dos 613 mil professores da região, 20% são homens. Metade dos docentes tem entre 25 e 40 anos de idade.
Dos 2 milhões de docentes da educação básica, 443 mil dão aulas na educação infantil; 1,4 milhão no ensino fundamental, 497 mil no ensino médio e 253 mil na educação de jovens e adultos.
Gilv@n Vi@n@

IVANILDO PESSOA CONFIRMA FAVORITISMO NAS ELEIÇÕES DO STRC EM CARAÚBAS/RN

Hoje (06), foi um dia bastante movimentado para os Trabalhadores e Trabalhadoras rurais de Caraúbas. As Eleições foram bastante tranquila tanto na Sede onde teve 04 urnas coletora de votos e nas comunidades de Cachoeira, Mirandas, São Geraldo e Mariana com 01 urna em cada comunidade.
José Maria Júnior, Ivanildo Pessoa e Rivelino Moura
Favoritismo:
Após apuração dos votos foi confirmado o favoritismo da chapa 01 encabeçada pelos sindicalistas Ivanildo Pessoa de Morais e Roberto Rivelino da Silva Moura chapa apoiada pelo atual presidente José Maria Júnior.
Esteve presente ao pleito várias autoridades e lideranças sindicais de municípios vizinhos com também o Presidente da FETARN  Sr. Ambrózio e o Presidente da CUT / RN Sr. José Rodrigues.
RESULTADO:
MAPA DE APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2013 DO SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE CARAÚBAS/RN – STRC.
SECÇÃO
CHAPA 01
“IVANILDO”
CHAPA 02
“ADRIANO”
NULO
BRANCO
SEDE 01
154
71
*
*
SEDE 02
139
51
*
*
SEDE 03
32
13
*
*
SEDE 04
23
05
*
*
CACHOEIRA 05
20
120
2
*
MIRANDAS  06
111
09
1
*
SÃO GERALDO 07
66
58
1
*
MARIANA 08
94
0
*
*
TOTAL
639
326
4
*
MAIORIA
NA CIDADE

209
MAIORIA
NAS COMUNIDADES
104
TOTAL MAIORIA


313
Gilv@n Vi@n@

05 abril, 2013

Governo Dilma autoriza reajuste de até 6,31% no preço de remédios


O Governo Dilma autorizou nesta quinta-feira (4) o reajuste de até 6,31% no preço dos medicamentos. A alta no preço depende da categoria dos remédios. Para os de nível 1 (medicamentos em que a participação de genéricos no mercado é igual ou superior a 20%), o reajuste máximo será de 6,31%. Para os de nível 2 (medicamentos com participação de genéricos entre 15% e 20%), o reajuste máximo será de 4,51%.
 
Para os de nível 3 (medicamentos com participação de genéricos abaixo de 15% do mercado), o reajuste máximo será de 2,70%. O reajuste foi autorizado pela CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) e publicado no "Diário Oficial da União" de ontem. Em 2012, o reajuste autorizado pelo governo para medicamentos vendidos em todo o país chegou a 5,85%. Segundo o Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo), se todos os medicamentos forem reajustados pelos índices máximos autorizados, o aumento médio ponderado será de 4,59%.
Gilv@n Vi@n@

Projeto de Walter Alves determina que comerciante de bebidas alcoólicas informe telefones de pontos de táxi

Deputado quer contribuir para a prevenção dos riscos de acidentes de trânsito

Projeto de Lei de autoria do deputado Walter Alves (PMDB), trata da obrigatoriedade de os estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas informar número de telefone de pontos de táxi da região ou de centrais de rádio táxi. De acordo com o Projeto, a informação deverá ser disponibilizada por meio de adesivos ou placas, sendo obrigatória afixação no estabelecimento, em local de fácil visualização pelo consumidor, a critério do responsável. Os responsáveis que descumprirem a determinação ficarão sujeitos à advertência, quando da primeira autuação da infração e a multa, quando da segunda autuação.
 
“O Projeto de Lei tem por objetivo contribuir para a prevenção dos riscos de acidentes de trânsito, facilitando aos condutores de veículos automotores que ingerem bebidas alcoólicas em bares, restaurantes ou afins, o número de telefone do ponto de táxi mais próximo do local ou de uma central de rádio táxi. É, sem dúvida, mais uma alternativa para que os objetivos buscados pela Lei Federal 11.705, a chamada “lei seca” sem alcançados com êxito”, justifica o deputado.
Gilv@n Vi@n@

Mossoró do Presente:



Mossoró - RN
Hábito de sentar à calçada, em qualquer lugar de Mossoró, é procedimento de risco. Trata-se de atitude que pode ser enquadrada como componente de “vitimologia”.
É dar “sorte ao azar”, digamos de forma mais simplificada e popularesca.
A prosa comum à nossa cultura, própria da natureza sertaneja, herança multissecular, está proibida pelo bom senso e sanha dos marginais.
Quem insistir, pode ser vítima de assalto, sequestro-relâmpago ou bala perdida.
O bairro Santo Antônio enfrenta um verdadeiro estado de sítio. Depois das 19h, os comerciantes têm que atender através de grades de proteção. É rotina troca de balas entre polícia e bandido todos os dias – relata o empresário Gérson Nóbrega, sustentando o clima de terror vivido por Mossoró.
Gilv@n Vi@n@

Situação incomum: TCE está há 18 meses sem um de seus titulares


O Tribunal de Contas do Estado (TCE) continua com uma vaga aberta em seu colegiado. A situação é constrangedora e incomum. A vacância ocorre desde o final de setembro de 2011.
O espaço foi originado por aposentadoria do conselheiro Alcimar Torquato.
Já se passaram mais de 18 meses, ou seja, um ano e meio, de seu afastamento compulsório (devido ter atingido a idade de 70 anos). Um auditor da corte é quem tapa o “buraco” interinamente.
A indicação cabe à governadora Rosalba Ciarlini (DEM), mas ela transformou o caso num rumoroso enredo de moeda eleitoreira. A princípio, era o trunfo da governadora para convencer a então prefeita mossoroense de direito, Fátima Rosado (DEM), “Fafá”, a renunciar ao cargo, viabilizando candidatura a prefeito de sua vice e irmã de Rosalba, Ruth Ciarlini (DEM).
Bizarro
A manobra terminou sendo frustrada. Mesmo assim, a governadora não fez qualquer indicação após as eleições, mesmo tendo prometido fazê-lo antes do final do ano passado.
O caso fica ainda mais bizarro, porque nova vaga foi aberta com aposentadoria do conselheiro Valério Mesquita em novembro de 2012. Em menos de trinta dias houve escolha do deputado estadual Poti Júnior (PMDB) como seu substituto.
A posse de Poti aconteceu no dia 13 de dezembro.
Nunca ocorrera uma situação tão vexatória para o TCE, em se tratando de escolha de um de seus componentes.
O temor, é que a proximidade de nova eleição – em 2014 – termine renovando a possibilidade de outra vez o cobiçado cargo ser posto à mesa de negociações, com fins meramente eleitoreiros.
Gilv@n Vi@n@

Dilma sanciona sem vetos Orçamento de 2013


Peça orçamentária prevê despesas totais de R$ 2,276 trilhões e investimento de R$ 110,606 bilhões

A presidente Dilma Rousseff sancionou sem vetos, nesta quinta-feira, o Orçamento para o ano de 2013, que prevê despesas totais de R$ 2,276 trilhões e investimento de R$ 110,606 bilhões, informou o Palácio do Planalto.
A sanção ocorreu no limite do prazo legal. A peça orçamentária foi elaborada com base numa expectativa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) este ano de 4,5%, apesar de o governo já ter admitido que o desempenho da economia será inferior, ficando entre 3% e 4%.
Por conta da discrepância, o governo deve editar por volta do dia 20 deste mês um decreto orçamentário com as revisões dos parâmetros de receita, despesa, crescimento econômico e com o valor que deverá ser contingenciado, segundo informações do Tesouro Nacional.
A peça orçamentária teve votação finalizada pelo Congresso em 12 de março, após cerca de três meses de atraso. Isso obrigou a União a editar uma medida provisória para garantir a execução dos investimentos. Despesas como o pagamento do funcionalismo público, que são obrigatórias, têm os recursos mensais garantidos.
A principal despesa que consta no Orçamento de 2013 está relacionada com pessoal e encargos sociais, no montante de R$ 225,983 bilhões. Outros R$ 610,065 bilhões referem-se à rolagem da dívida pública.
O Orçamento de 2013 tem previsão de superávit primário do setor público - economia feita para pagamento de juros da dívida - de R$ 155,9 bilhões. De acordo com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é possível abater até R$ 65,2 bilhões por conta do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e de desonerações tributárias.
Gilv@n Vi@n@

STJ nega novo pedido de prisão domiciliar para ex-juiz Nicolau


Condenado por desvio de R$ 169 milhões do Fórum Trabalhista em São Paulo, ex-juiz continuará preso na penitenciária de Tremembé

O ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou novamente nesta quinta-feira (4) o pedido de prisão domiciliar do ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, que continuará na penitenciária de Tremembé (SP). Outro pedido já havia sido negado no último dia 27.
Nicolau foi condenado, junto com o ex-senador Luiz Estevão, pelo desvio de R$ 169 milhões da obra de construção do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo e, desde 2007, cumpria prisão domiciliar em sua casa no Morumbi, na zona sul de São Paulo. No último dia 25, o Tribunal Regional Federal da 3ª região cassou a decisão porque o ex-juiz teria instalado câmeras de vídeo para vigiar os agentes policiais que o fiscalizavam em casa.
A defesa de Nicolau pede que o STJ reconheça a prescrição do processo e alega que a prisão preventiva do ex-magistrado extrapolou o limite razoável de duração. Os advogados sustentam que a longa duração da prisão preventiva permite que o ex-juiz tenha direito à progressão de regime mesmo sem decisão definitiva.
Nicolau dos Santos Neto tem 83 anos e responde a vários processos cíveis e penais, todos sem decisão definitiva, por ter participado do esquema que desviou R$ 169 milhões da construção de um dos prédios do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo.
O ministro Og Fernandes reafirmou que o TRF3 tomou as cautelas de determinar o recolhimento do condenado em prisão especial, ou mesmo hospital penitenciário, caso demonstrada a necessidade perante o juízo de execuções.
Quanto às alegações de que a punibilidade estaria extinta e de que já haveria possibilidade de progressão para um regime menos grave que o fechado, o ministro afirmou que os argumentos serão examinados no julgamento do mérito do habeas corpus.
Gilv@n Vi@n@

04 abril, 2013

Educadores e pais de alunos lotam a Câmara Municipal em busca de soluções ao movimento grevista

Na tarde de hoje educadores e pais de alunos lotam a Câmara Municipal em sessão ordinária em busca de soluções ao movimento grevista.


Na tarde desta quinta-feira os educadores da municipalidade caraubense e pais de alunos estiveram presentes na 6ª sessão ordinária do 1º período legislativo de 2013 da Câmara Municipal de Vereadores no intuito de provocar os senhores edis no tocante a greve dos Servidores Públicos da Educação que já soma mais de 15 dias letivos prejudicando assim todo o conjunto educacional alunos, pais, educadores e a administração municipal e o comprometimento do calendário escolar do ano letivo de 2013. 
É a terceira vez consecutiva que os Servidores vem a sessão, mais desta vez foi mais esperançoso visto constar em pauta um requerimento nº 030/2013 de autoria do vereador Ailton Praxedes onde solicita uma reunião entre a prefeitura municipal de Caraúbas e SINDSPUMC, visando resolver este impasse que vem assolando em nosso município, requerimento este aprovado por unanimidade.
Nas falações pessoais a Coordenadora do SINDSPUMC Herculana Neta colocou que em nenhum momento nos espaços públicos desrespeitou as autoridades locais e agradeceu pelo requerimento do Vereador Ailton Praxedes.Enfatizou também que a greve objetiva unicamente o resgate dos direitos que foram achatados desde 2011.
O Secretário de Governo Gilvandro Fernandes disse que a municipalidade está aberta para o dialogo e torce que enquanto antes seja resolvido tal problema. Acredita que na próxima segunda-feira estejam reunidos Poder Executivo, Poder Legislativo e Sindicato para que juntos buscam resolver este impasse e que todos saiam ganhando visando o bem para a educação de Caraúbas. Ainda sugestiona que a reunião seja realizada na Câmara Municipal.

Gilv@n Vi@n@

Educação: " MP tenta fazer Estado cumprir sua obrigação

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ingressou nesta terça-feira (02) com uma ação civil pública (ACP) na Justiça, com pedido de tutela antecipada. Quer que o Governo do Estado execute reparos na Escola Estadual Monsenhor Francisco de Sales Cavalcanti (Caic Belo Horizonte) em Mossoró.
Vale ressaltar que em outubro de 2012 uma funcionária pública faleceu depois de receber uma descarga elétrica, sofrida no consultório médico do Caic.
Incrível!
Esse governo parece carro velho: só funciona no empurrão e, na maioria das vezes, nem com “trancos” da Justiça e do Ministério Público.
Gilv@n Vi@n@

RN: Estado e Governo Federal distribuem tablets

Os professores de Ensino Médio da rede estadual vão começar a receber os tablets educacionais adquiridos pelo Governo do Estado para apoiar o trabalho dos educadores em sala de aula.
A distribuição dos equipamentos será realizada por polos. A primeira entrega será feita pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM), para os professores das escolas da Zona Leste de Natal, a partir das 10h desta quinta-feira (04), no Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire – CENEP, em Petrópolis.
Por meio de convênio com o Governo Federal, foram investidos mais de R$ 2 milhões na compra de 4.301 tablets de 7 polegadas para os professores que atuam em sala de aula, e 1.764 tablets de 10 polegadas, para a direção das escolas.
As ferramentas foram fabricados no Brasil, possuem bateria com duração de 6 horas, peso abaixo de 700 gramas, tela multitoque, câmera e microfone para trabalho multimídia, saída de vídeo, conteúdos pré-instalados, entre outras características.
Com informações do Governo do Estado do RN.
http://blogcarlossantos.com.br/
Gilv@n Vi@n@

OS PARLAMENTARES MAIS ASSÍDUOS EM 2012

Dos 649 parlamentares que exerceram o mandato no ano passado, 17 deputados e dois senadores registraram presença em todas as sessões cujo comparecimento era obrigatório.
Ano que cresceu a bancada dos mais faltosos, também aumentou a dos mais assíduos. 

Um grupo de 19 parlamentares conseguiu conciliar os compromissos político-partidários com as exigências do mandato e comparecer a 100% das sessões reservadas a votações em 2012. Nesse tipo de sessão, a presença dos congressistas é obrigatória. Apesar do crescimento, a bancada dos sempre presentes ainda é diminuta: 556 deputados e 93 senadores exerceram mandato ao longo de 2012. Os dados são de levantamento da Revista Congresso em Foco.

Ao todo, 17 deputados e dois senadores foram a todas as sessões destinadas à votação. 
 
Veja (ABAIXO) a lista dos parlamentares que registraram presença mais vezes ano passado, de acordo com levantamento da Revista Congresso em Foco
 Gilv@n Vi@n@

ESTADOS UNIDOS PREPARAM NOVA GUERRA TERRORISTA

Imperialismo prepara opinião pública mundial para atacar Coreia do Norte
Intenção dos Estados Unidos é provocar conflitos de guerra entre as duas Coreias
A tensão crescente na península coreana, prenunciando o que alguns já chamam de “Segunda Guerra da Coreia”, já “ultrapassou a linha de perigo e entrou na fase de uma guerra real”, declarou o Comando Supremo do Exército do Povo Coreano na última terça.
Os grandes oligopólios de informação, a serviço do capital em sua campanha de (des)informação pública, constroem a imagem de que o governo coreano busca, irresponsavelmente e a qualquer custo, iniciar um conflito contra o país que é simplesmente a maior potência bélica do mundo.
Como parte dessa campanha pró-agressão à Coreia do Norte, o jornal estadunidense The Washington Post tentou vender a seus leitores na semana passada o velho golpe do “combate ao tráfico de drogas”, que estaria sendo organizado a mando do próprio governo coreano, mostrando assim a que ponto chegou o descaramento imperialista.
Em resposta a esta calúnia, a Central de Notícias da Coreia do Norte publicou nota informando que “isso não passa de uma sórdida e infundada campanha contra a Coreia do Norte”.
Diz ainda a nota:

“Os Estados Unidos estão abertamente preparando a atmosfera internacional [...], rotulando a Coreia do Norte como um ‘estado criminoso’ e ‘trapaceiro’, empregando todos os meios e métodos possíveis [...] O jornal busca atuar como uma brigada de choque executando a política hostil da administração dos EUA contra a Coreia do Norte e assim manchar a imagem do país e justificar tal política”.
“O uso ilegal, o tráfico e a produção de drogas, as quais reduzem o ser humano a aleijados mentais, não existe na Coreia do Norte.O país aderiu a convenções internacionais de controle de drogas e tem controlado com rigor sua entrada no país através de leis nacionais e internacionais.”
“É ilógico que os EUA, um país com graves problemas sociais como o abuso de drogas, o contrabando e a produção ilegal, venha falar sobre um inexistente ‘tráfico de drogas’ na Coreia do Norte.” Além de plantar falsas informações, é notória a omissão deliberada e criminosa por parte da grande mídia dos atos de provocação dos governos estadunidense e sul-coreano na fronteira com a Coreia do Norte.
Nesta semana a Coreia do Sul divulgou uma “lista de alvos” na Coreia do Norte, mirando principalmente monumentos dedicados a líderes norte-coreanos, símbolos da dignidade e da suprema liderança do país. Segundo os “gangsters militares” da Coreia do Sul, este plano de destruição resultaria num grande impacto psicológico sobre o povo norte-coreano.
Na última segunda-feira, segundo pronunciamento do Ministro do Exterior da Coreia do Norte, Pak Ui Chun, soldados estadunidenses sobrevoaram o céu da Coreia do Sul ensaiando um bombardeio nuclear surpresa sobre a Coreia do Norte, o que mostraria que o ato prova claramente que o plano dos EUA para iniciar uma guerra nuclear entrou numa fase incontrolável. Ainda segundo o ministro, os EUA temem que a prosperidade econômica da Coreia do Norte prove o fracasso de sua política hostil contra o país.
Nos últimos dois meses os EUA já inventaram duas “resoluções sobre sanções” através do Conselho de Segurança da ONU, criando um círculo vicioso de tensão escalonada para criar um pretexto internacional para iniciar uma guerra nuclear sob o mote da “não-proliferação nuclear”. Os ministros da União Europeia concordaram em proibir o comércio de títulos do governo norte-coreano, bem como de ouro, metais preciosos e diamantes, além de proibir os bancos do país de abrir filiais na União Europeia.  Bancos europeus também não podem se instalar no país. A ampliação das sanções também inclui mais empresas e indivíduos norte-coreanos numa “lista negra”, que impõe proibições de viagem e congela contas bancárias.
Mísseis estratégicos nucleares nos EUA já estão apontados para a Coreia do Norte, e submarinos com ogivas nucleares já estão saindo da região da Coreia do Sul em direção à região do Pacífico.
O secretário de defesa dos EUA, Ashston B. Carter, afirmou abertamente em sua visita à Coreia do Sul que o exército estadunidense considera top priority a “Segunda Guerra Coreana”, dando assim sinal verde para se iniciar uma guerra nuclear.

Fonte: Jornal A Verdade
Gilv@n Vi@n@ 

CAICÓ É CONSIDERADA UMA DAS CIDADES MAIS QUENTES DO PAÍS

Segundo matéria publicada no jornal O Globo, que levantou dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Caicó, no sertão do interior do Rio Grande do Norte, foi considerada uma das cidades mais quentes do Brasil.

O município chegou 24 picos de temperatura, ficando em terceiro lugar no ranking nacional. Só perde para Bom Jesus/PI e Guarujá/SP, respectivamente primeira e segunda colocadas.
Gilv@n Vi@n@

Royalties

A luta pelos royalties do petróleo para a educação continua!

Em dezembro de 2012, logo após a aprovação da Lei 12.734, a CNTE lançou em parceria com outras entidades da sociedade civil a campanha Veta Tudo, Dilma!, com vistas a impedir que a distribuição dos royalties ficassem à deriva, ou seja, totalmente desvinculada das principais políticas públicas, em especial a educação. À época, nossos esforços foram parcialmente contemplados com os vetos do Executivo ao texto da referida Lei e com o simultâneo envio da Medida Provisória nº 592 ao Congresso, destinando parte dos recursos dos royalties (somente de novos campos licitados no regime de concessão) e dividendos do Fundo Social para a educação pública.
O fato de a MP 592 não ter incorporado todos os recursos previstos no PL nº 2.565/11, fez com que a proposta do Governo recebesse duras críticas da comunidade educacional, que reivindica 100% das receitas dos regimes de concessão e partilha do Pré-sal, além de 50% dos recursos do montante do Fundo Social e não apenas sobre seus dividendos, para a educação pública. Pelos cálculos do PL 2.565, apoiado pela CNTE, em 2012, essa proposta de vinculação destinaria aos sistemas educacionais da União, dos Estados e dos Municípios cerca de R$ 8 bilhões, quase o equivalente a uma nova complementação da União ao Fundeb. No entanto, o texto da MP 592 não alcançaria nem R$ 1 bilhão em 2013.
A proposta original de distribuição dos recursos do petróleo à educação atendia também uma progressividade de vinculação, que deveria chegar a aproximadamente R$ 50 bilhões em 2020, quantia ainda abaixo da necessária para se atingir o percentual equivalente a 10% do PIB na educação. Daí a necessidade de se manter os esforços para vincular novas receitas à educação pública, além das provindas da exploração do petróleo.
Ocorre que, em meio às tratativas para adequação do texto da MP 592, o Congresso Nacional derrubou os vetos do Executivo à Lei 12.734, retornando a prerrogativa de Estados e Municípios poderem gastar as novas verbas do petróleo em inúmeras áreas, sem nenhuma prioridade. Essa condição, no entanto, encontra-se suspensa, neste momento, por ordem do Supremo Tribunal Federal que concedeu liminar à ação direta de inconstitucionalidade movida pelos estados produtores contra a Lei Federal. E essa decisão poderá motivar um novo acordo no Congresso em torno da distribuição dos royalties, devendo o movimento social agir em prol da destinação dos recursos para a educação.
No último dia 14 de março, a Comissão Especial encarregada em analisar a MP 592, sob a coordenação do deputado Carlos Zarattini, relator do PL 2.565/11, realizou audiência pública e os debates indicaram que a correlação com os entes federados tende a acirrar, cada vez mais, uma vez que os estados e municípios insistem em não querer vincular novas receitas para a educação.
Neste sentido, a CNTE convoca a sua base social para se posicionar a favor da destinação de 100% dos recursos do petróleo para a educação, devendo a categoria procurar os parlamentares nos Estados para cobrar dos mesmos o compromisso com essa agenda essencial para viabilizar as metas do novo Plano Nacional de Educação.
*do site da CNTE
GILV@N VI@N@