ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

04 agosto, 2012

Avaliação positiva do governo Dilma é de 56,6%, diz pesquisa da CNT


No último levantamento feito pela Confederação Nacional dos Transportes, em agosto de 2011, índice era de 49,2%; aprovação pessoal da presidenta é de 75,7%

A avaliação positiva do governo da presidenta Dilma Rousseff
subiu sete pontos percentuais em menos de um ano, diz CNT
A avaliação positiva do governo da presidenta Dilma Rousseff ficou em 56,6 % no mês de julho, contra 49,2 % em agosto de 2011, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgada nesta sexta-feira (3).
Para 35,5%, o governo da petista foi regular, ante 37,1 % em agosto do ano passado. A avaliação foi negativa para 7% dos entrevistados, contra 9,3% no levantamento anterior.
A pesquisa da CNI também apontou que a aprovação pessoal de Dilma está em 75,7%, ante 70,2% de agosto de 2011.
Foram entrevistadas 2 mil pessoas em 134 municípios de 20 estados brasileiros entre os dias 18 e 22 de julho. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.
Fonte: REUTERS
Gilv@n Vi@n@

03 agosto, 2012

Comissão Organizadora do Programa Barraco do Tadeu, cria página eletrônica

A Comissão Organizadora do Programa Barraco do Tadeu, criou uma página eletrônica para que os nossos Caraubenses Ausentes residentes em outras federações do nosso Brasil possa assistirem ao vivo o Programa via NET.
Entenda o Programa BARRACO DO TADEU:
A VOLTA DO BARRACO DO TADEU
em 20 de julho na CCP "MANOEL DO VIOLÃO"
O Barraco do TADEU é um programa de Rádio que antes era apresentado nos bares e clubes de nosso município, na década de 80/90. Através de um Grupo de idealizadores, estamos resgatando essa tradição para divulgarmos nossos valores. Este programa é aberto para os que fazem cultura (poetas, calouros, músicos e artistas locais...) em diversos segmentos que na oportunidade mostram suas habilidades e que na hora da apresentação é transmitido este programa de rádio na locução de Tadeu Benevides na rádio liderança FM 87.9.
COMISSÃO ORGANIZADORA
APOIADORES:
Fundação Elizabeth Elita de Lima
Rádio Liderança FM 87.9
Secretaria Extraordinária de Cultura do Rio Grande do Norte
Fundação José Augusto
Casa de Cultura Popular "Manoel do Violão"

COMISSÃO ORGANIZADORA:
DIRETOR TÉCNICO: 
Francisco Carneiro
DIRETOR ARTÍSTICO: 
Rivaldo Fernandes
DIRETOR DE EDIÇÃO
Juninho Carneiro
CÂMERA:
Paulinho
SONOPLASTA: 
Paulão
AGENTE DE CULTURA: 
Gilvan Viana
COORDENADORA MUNICIPAL DE CULTURA: 
Terezinha Fernandes Gurgel
APRESENTAÇÃO: 
Tadeu Benevides e Camila Fernandes
DIRETOR DE RÁDIO E TRANSMISSÃO: 
João Gomes Filho



Gilv@n Vi@n@

Reunião do Fórum de Cultura do Oeste Potiguar, foi realizado na manhã de ontem (02)

Na manhã de ontem (02), na Escola das Artes em Mossoró, realizou-se mais uma reunião do Fórum de Cultura do Oeste Potiguar, a qual foi realizado a apresentação das propostas elaboradas nas 04 Conferências Culturais do Oeste para o PLANO ESTADUAL DE CULTURA, especificamente os Eixos IV e V do documento base, uma vez que os demais eixos (I - II e III) já foram amplamente debatidos na reunião anterior na Cidade de Grosso/RN. 
Bom público esteve presente representando cidades como:
Mossoró, Gov. Dix  Sept Rosado, CARAÚBAS, Grossos, Janduís...
Em seguida foi realizado a eleição do representante da Mesorregião Oeste no Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte, foram eleitos por aclamação CRISPINIANO NETO - Titular e MARCUS FONTES - Suplente.

MARCUS FONTES e CRISPINIANO NETO
 Suplente e Titular respectivamente
Aqui de Caraúbas participaram Rivaldo Fernandes Pimenta - Produtor Cultural, Artista plástico e Presidente da ACRESEA; e Raimundo Gilvan Viana - Servidor Público Municipal, integrante da Banda de Música Municipal Maestro "Joaquim Amâncio" e Agente de Cultura da Casa de Cultura Popular "Manoel do Violão".
Gilv@n Vi@n@

Inscrições abertas para os Painéis Funarte de Regência Coral 2012

Cursos de técnica e regência serão realizados em Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Pará, Goiás e Paraíba

Estão abertas as inscrições para os Painéis Funarte de Regência Coral 2012 . Os cursos de técnica de regência, dinâmica de coro, técnica vocal e percepção musical vão ocorrer de junho a outubro, nas cidades de Araxá (MG), Natal (RN), Belém (PA), Goiânia (GO) e Campina Grande (PB). Durante seis dias, os participantes – que podem ser coralistas ou regentes corais – receberão aulas práticas e teóricas pela manhã e à tarde, enquanto as noites serão reservadas para apresentações e atividades diversas.
Embora sediados em determinadas cidades, os Painéis estão abertos a participantes das regiões próximas, de forma a provocar tanto o aperfeiçoamento da prática coral e o enriquecimento de repertórios, como o contato entre grupos de diferentes localidades. Em 2012, o programa conta novamente com a participação de renomados especialistas de diversas regiões do país e orientação pedagógica de Eduardo Lakschevitz. A coordenação é do Centro da Música da Funarte.
Os Painéis Funarte de Regência Coral prolongam uma reconhecida atuação do antigo Instituto Nacional de Música, da Funarte, que a partir de 1979, sob a direção de Elza Lakschevitz, iniciou um trabalho pioneiro de expansão e de aperfeiçoamento da prática coral em todo o Brasil, mediante a realização de cursos, concursos e edições de partituras. Desde o início, esse trabalho foi realizado com a colaboração de órgãos públicos e privados nas várias regiões do Brasil.
A ficha de inscrição deve ser enviada pelo correio ou por e-mail ao local de inscrições do painel desejado.
Baixe aqui a ficha de inscrição 
Painéis Funarte de Regência Coral 2012
Araxá (MG) – 18 a 23 de junho
Natal (RN) – 6 a 11 de agosto
Belém (PA) – 20 a 25 de agosto
Goiânia (GO) – 10 a 15 de setembro
Campina Grande (PB) – 1 a 6 de outubro

FICHA DE INSCRIÇÃO- regencia.docxFICHA DE INSCRIÇÃO- regencia.docx
50K   Visualizar   Baixar 
Gilv@n Vi@n@

FETAM-RN convoca candidatos a assinarem carta-compromisso


Francisco de Assis Filho, secretário-geral da FETAM-RN
A Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM-RN) está apresentando aos candidatos a prefeito e a vereador carta-compromisso com sugestões de ações a ser desenvolvidas em prol do serviço público de qualidade.
Segundo o professor Francisco de Assis Filho, secretário-geral da FETAM-RN, a carta-compromisso é oriunda da plataforma política discutida e aprovada pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público do Rio Grande do Norte (CONFETAM), durante o Décimo Primeiro Congresso da Central Única dos Trabalhadores (11º CONCUT), realizada em São Paulo, de 9 a 13 de julho.
"Essa carta-compromisso é composta de reivindicações dos trabalhadores que vamos apresentar aos candidatos a vereador e, na medida do possível, também aos candidatos a prefeito, para que eles a assinem, se comprometendo a implementar ações verdadeiramente propositivas", destaca Francisco de Assis Filho.
A FETAM-RN, através dos sindicatos filiados, já está se mobilizando para contactar os candidatos no sentido de que eles conheçam a carta, a discutam e a assinem. A FETAM-RN conta com 85 sindicatos filiados, englobando 105 cidades potiguares.
Mais informações e pedidos de entrevistas: 3314-1201 e 9929-9976 (Francisco de Assis Filho).
Fonte: fetamrn-cut.com
Gilv@n Vi@n@

Plano de Carreira dos Funcionários: SINTE-RN se reúne com chefe de gabinete da secretaria de Educação estadual


A direção do SINTE-RN conseguiu depois de muitos adiamentos e remarcações se reunir com representantes da secretaria de Educação do estado. O Sindicato continua cobrando do governo os acordos que ainda não foram cumpridos.
Um dos pontos em questão foi o Plano de Carreira dos funcionários que o estado tem descumprido a lei. A coordenadora de Recursos Humanos disse que o pagamento não foi feito por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal e que pagamentos que estão pendentes são apenas dos funcionários que não fizeram seus enquadramentos em 2010.
A coordenadora geral Fátima Cardoso lembrou que a categoria não querer justificativa pelo que não foi feito, mas que os acordos firmados sejam cumpridos. “Queremos a publicação e o pagamento dos funcionários que deram entrada no enquadramento, o pagamento dos aposentados e pensionistas que tiveram seu enquadramento publicado, mas não foram pagos, além da correção dos salários para quem passou a ganhar novamente o salário mínimo.
Fonte: sintern.org.br
Gilv@n Vi@n@

SINTE-RN buscou esclarecimentos sobre publicação e pagamento das Promoções Verticais

A direção do SINTE-RN conversou com o secretário de administração do estado para esclarecer questões relacionados ao pagamento das promoções verticais. Com relação à fonte dos recursos, foi dito que existe um trâmite entre secretarias, mas a verba é oriunda da secretaria de Educação que envia para a secretaria de administração, esta publica e para que o pagamento seja efetuado é preciso que a secretaria de Educação mande os recursos.

Depois dos esclarecimentos foi firmado o compromisso de agilizar o pagamento das publicações referentes a 2006 e 2007. De acordo com a secretaria de Educação já foi enviado para publicação na administração os processos de 2008, 2009 e 2010, entretanto não se tem previsão de quando serão pagos estes três últimos anos.
Fonte: sintern.org.br
Gilv@n Vi@n@

Concursados: Governo renova contratos ao invés de convocar concursados


Enquanto os aprovados no concurso do estado aguardam ser convocados, a secretaria de Educação renovou 1.254 contratos para mais um ano. A direção do SINTE-RN criticou o governo e considerou isso como uma forma de burlar o concurso público.
A coordenadora dos recursos humanos da secretaria justificou que parte desses contratados substituirão professores que terão suas licenças concedidas. Entretanto, ela não descartou que estes também poderão assumir salas de aula. De acordo com Vera Lúcia Messias, a diretora de legislação e defesa do trabalhador, “essa jornada de trabalho deveria ser assumida pelos dos concursados. Nós estaremos atentos”, criticou.
Fonte: sintern.org.br
Gilv@n Vi@n@

Cultura/Livros: Cartas de João Cabral de Melo Neto vão a leilão


Correspondências foram trocadas com Drummond, Vinicius de Moraes e Manuel Bandeira

Correspondências particulares de João Cabral de Melo Neto
serão  leiloadas no Rio de Janeiro
Quanto valem cartas particulares assinadas por Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira, três dos maiores poetas brasileiros? Para a família de João Cabral de Melo Neto, o destinatário, são papéis de pouco valor, "porcaria" empoeirada pelo tempo.
No leilão que será realizado nos dias 10 e 11, no Rio, pela Babel Livros, conjuntos de parte da correspondência deles ao amigo comum, mais um nome nessa lista de gigantes, têm lances que começam em R$ 600, no caso de Vinicius (13 cartas e telegramas enviados entre 1949 e 1966), e R$ 1.200, no de Drummond (35 cartas datadas de 1940 a 1953).
Os itens estarão em exposição aos interessados a partir de sábado. O catálogo pode ser visto em www.babellivros.com.br/miolo_para_site.pdf e inclui primeiras edições de outros autores, entre raridades diversas.
Também à venda, bilhetes de artistas espanhóis, como Joan Miró, Joan Brossa e Modest Cuixart, dos quais o pernambucano, poeta e diplomata, se aproximou quando trabalhou no Consulado Geral de Barcelona, além de rascunhos manuscritos por ele e uma primeira edição de "Duas Águas" (poemas reunidos) com a singela dedicatória: "Para Papai e Mamãe, lembrança do filho amigo, João. Recife, 1956".
A coleção de João Cabral é a de maior destaque do leilão. Tudo pertence à sua família e estava com sua filha Inez, que, com Rodrigo, o mais velho dos seis irmãos, cuida mais diretamente dos pertences do pai.
Quem explicou o motivo da venda foi o filho Luis: "Guardar para quê? Já está tudo registrado e nenhum de nós é apegado", ele disse, em alusão ao livro "Correspondência de Cabral com Bandeira e Drummond" (Nova Fronteira, 2001), organizado pela pesquisadora Flora Süssekind.
O material, 104 cartas, bilhetes, telegramas, poemas e cartões que haviam sido preservados pela primeira mulher do poeta, Stella Maria Cabral de Melo, por décadas, foi cedido a Flora pela sua segunda mulher, Marly de Oliveira (Stella morreu em 1986; João Cabral, em 1999).
"A gente se acostumou a guardar um monte de coisas, mas tem que se desfazer", explicou Luis, deixando claro que, ao contrário de muitos herdeiros de artistas, os Cabral de Melo são "muito unidos". "Não dá para guardar porcaria ao longo da vida, o sentimento não precisa de papel. Não precisamos disso para lembrar dele. Tem um valor sentimental, mas fica empoeirando na casa da minha irmã. Pode ter um colecionador que aproveite melhor."
Fonte: Agência Estado
Gilv@n Vi@n@

Meio Ambiente: Desmatamento na Amazônia Legal cai 23% em um ano


Imagens de satélite mostram que área de floresta derrubada no período é maior que o tamanho da cidade de São Paulo

Queimada na floresta amazônica
O desmatamento na Amazônia Legal caiu 23% entre agosto de 2011 e julho de 2012, de acordo com dados do Deter, o sistema rápido de detecção por satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). As imagens de satélite mostram que foram derrubados 2 mil quilômetros quadrados de floresta, uma área maior que a da cidade de São Paulo (1.530 km2).
Entre os nove Estados da região, apenas Roraima aparece com um crescimento do desmatamento, e significativo: 218%. O Amapá, que tem o menor grau, se manteve estável, com um quilômetro quadrado de desflorestamento. O Mato Grosso se manteve como o Estado com maior grau de desmatamento e teve uma redução muito pequena, de apenas 2,7%. O Estado, por mais um ano, desmatou quase mil quilômetros quadrados de floresta, caindo apenas de 978 para 952 quilômetros quadrados. A maior queda aconteceu no Maranhão, onde o desmatamento caiu para um terço do registrado no período anterior, chegando a 32 quilômetros quadrados. Durante os últimos 12 meses, houve queda em nove deles, na comparação com os mesmos meses do ano passado, chegando a 66% em junho deste ano.
Na terça-feira (31) a ministra do meio ambiente, Izabella Teixeira havia antecipado que o desmatamento na Amazônia havia caído mais uma vez. Mesmo com o balanço favorável, a ministra ressaltou que ainda havia muito para melhorar nas ações de controle, principalmente em relação ao abate de árvores concentrado em áreas inferiores a 25 hectares.
Fonte: Agência Estado
Gilv@n Vi@n@

BRASIL: JULGAMENTO do MENSALÃO

Gilv@n Vi@n@

Saiba o que fazem e por onde andam os réus do mensalão


Sete anos depois do maior escândalo do governo Lula, maioria dos envolvidos tem vida normal: uns viraram empresários, outros continuaram na vida política, alguns se deram bem como consultores e um deles virou poeta

 02 de agosto de 2012, deu início
o julgamento de 38 réus no mensalão
 
A maioria dos réus do mensalão, cujo julgamento começou ontem, 2 de agosto, no Supremo Tribunal Federal (STF), mantém as mesmas atividades que tinham antes da explosão do escândalo, em 2005. Entre os principais nomes, a única exceção é Marcos Valério, que deixou as empresas de publicidade, apontadas como financiadoras do esquema de pagamento de propina a políticos e partidos, e hoje presta consultoria.
Outros nomes continuam como referência em suas respectivas áreas. O publicitário Duda Mendonça, acusado de ter dissimulado a origem dos recursos que foram destinados ao PT, mesmo depois do escândalo, trabalhou em campanhas como a da governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), em 2010, e no plebiscito do Pará, no ano passado, pela frente a favor da divisão do Estado.
Cristiano Paz, ex-sócio de Marcos Valério, também não deixou a vida de publicitário. Ele mantém uma nova empresa no ramo, com grande atuação em Minas Gerais. Dois dos réus ainda mantêm suas funções como prefeitos, como Anderson Adauto e José Borba. Outros se afastaram um pouco da vida política, como o ex-deputado Carlos Rodrigues (bispo Rodrigues), hoje empresário do ramo das telecomunicações no Rio de Janeiro.
Confira a vida de alguns dos principais réus do mensalão:
Anderson Adauto - Acusado de ter sido um dos intermediários na "venda" de apoio do PTB, Adauto foi reeleito à Prefeitura de Uberaba em 2008, com 85 mil votos. Chegou a licenciar-se do cargo por três meses em 2010 para participar da campanha de Helio Costa ao governo do Estado;
Ayana Tenório – Acusada pela Procuradoria de autorizar empréstimos fraudulentos para o PT quando era executiva do Banco Rural, depois de anos de trabalho no mercado corporativo, ela tenta agora retomar a vida e reestruturar sua empresa de Recursos Humanos;
Carlos Rodrigues - Apontado como um dos beneficiados do esquema, o ex-deputado do PL hoje é empresário no ramo das telecomunicações, tendo controlado a Rádio Nova AM (hoje Rádio Record Rio) no Rio de Janeiro;
Carlos Alberto Quaglia - Ex-sócio da Natimar, Quaglia teve poemas inscritos no prêmio Talentos da Maturidade, do banco Santander, em 2010 e participou de marchas pela paz;
Cristiano Paz - Ex-sócio de Valério, hoje, tem uma badalada agência de publicidade em BH aberta com seu filho, João. Na festa de 5 anos da empresa, teve até show do Toquinho;
Delúbio Soares – Ex-tesoureiro do PT durante o escândalo do mensalão, é acusado de ter contraído os empréstimos que financiaram a compra de apoio político de deputados. Foi expulso do PT no auge dos escândalos, mas readmitido no partido depois. Hoje, se dedica a atividades partidárias e empresariais. Tenta voltar à política, mas tudo dependerá do resultado do julgamento;
Duda Mendonça - Acusado de ter recebido recursos do chamado 'valerioduto', o publicitário continua atuando em seu ramo e fazendo campanhas eleitorais - entre elas a de Elmano Freitas, em Fortaleza;
Emerson Palmiere – Ex-secretário do PTB foi acusado de ter mediado a compra de apoio político de integrantes do PTB. Ele ainda presta apoio informal a prefeitos e candidatos em Estados como a Bahia. Mas, oficialmente, trabalha apenas como fazendeiro;
João Paulo Cunha - Ex-presidente da Câmara que teria recebido R$ 50 mil do grupo de Valério é o único dos réus a disputar as eleições neste ano. Cunha é candidato à prefeito de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo;
José Borba - Ex-deputado do PMDB teria recebido pagamentos de R$ 2,1 milhões do esquema. Atualmente, é prefeito de Jandaia do Sul, no Paraná, tendo sido eleito em 2008 com 43,16% dos votos;
José Genoino - Acusado de formar o núcleo central do esquema instituído por Dirceu, o ex-presidente do PT é assessor especial da Defesa e recebe um salário de R$ 8.890;
José Dirceu - Acusado de ser o chefe do mensalão, Dirceu afastou-se oficialmente da vida pública depois de 2005. Mas mantém sua posição de líder dentro do PT e presta consultorias ao próprio partido e a empresários. Em sua defesa, fala que o mensalão foi uma invenção do ex-deputado federal Roberto Jefferson;
José Luiz Alves - Acusado de ser um dos intermediários entre Marcos Valério e deputados federais, hoje ele é presidente da Codau, empresa de tratamento de água de Uberaba;
Kátia Rabelo - Presidenta do Banco Rural na época do mensalão foi acusada de autorizar os empréstimos supostamente fraudulentos que sustentaram o esquema. Ela foi afastada da presidência do banco, mas ainda controla uma das holdings do grupo;
Marcos Valério - É acusado de desviar recursos de empréstimos e contratos com o Banco do Brasil e a Câmara dos Deputados para os cofres de campanha do PT. Hoje, trabalha com consultoria;
Pedro Corrêa - Acusado de receber dinheiro do PT em troca de apoio no primeiro mandato do governo Lula, Corrêa, que é formado em medicina, hoje trabalha como pecuarista. Ele cuida de suas fazendas de gado em Pernambuco;
Ramon Hollerbach - Acusado de integrar o núcleo do chamado mensalão, o publicitário Hollerbach hoje assessora empresas com pesquisas de mercado, sua especialidade. Ele possui um escritório em Belo Horizonte
Roberto Jefferson – Ex-deputado federal e delator do mensalão, Roberto Jefferson é presidente do PTB e recentemente passou por uma cirurgiapara retirada de um tumor no pâncreas. Como teve mandado cassado, está inelegível até 2015.
Fonte: Bruna Carvalho e Wilson Lima 
 iG São Paulo e iG Brasília 
Gilv@n Vi@n@