ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

31 julho, 2012

CIDADANIA: Mais de cinco mil pessoas recebem atendimento de saúde na AL, no primeiro semestre


Parte da equipe médica da Assembleia Legislativa

A Coordenadoria de Serviços de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa realizou 5.384 atendimentos entre os meses de janeiro e junho deste ano. Entre os serviços oferecidos diariamente aos servidores da Casa e seus dependentes, estão os de enfermagem, odontologia, clínica geral, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e psiquiatria. Além disso, o setor realiza ações de promoção, prevenção e proteção à saúde de forma humanizada, buscando a valorização e o reconhecimento do trabalhador de modo a viver melhor, com mais saúde e qualidade de vida, aumentando assim, a sua autoestima.
Segundo a coordenadora dos Serviços de Saúde e Assistência Social, a cirurgiã dentista Ederlinda Dias o clínico geral trabalha em regime de pronto-atendimento de segunda à sexta das 8h às 13h, além de consultas para cardiologista, gastroenterologista, ginecologista, pediatra, psiquiatra, hematologista, urologista, mastologista, angiologista, ortopedista. Outras especialidades também são oferecidas como dentistas, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionista, fonoaudiólogos, farmacêutico, educador físico e assistente social.
Na busca da prevenção foi elaborado um programa de Ginástica Laboral nos setores realizando atividades físicas com exercícios de alongamento pelos fisioterapeutas e educador físico ajudando a prevenir acidentes de trabalho, para que os funcionários desempenhem melhor suas atividades com menos estresse, maior poder de concentração, diminuição de tensões acumuladas durante a jornada de trabalho, diminuindo assim, os riscos de lesões e doenças ocupacionais.
Promover uma boa saúde bucal é um dos passos para evitar várias doenças bucais, e isso é uma realidade na Assembleia com atendimento odontológico diariamente, uma boa equipe de dentistas e excelente padrão de atendimento odontológico. Estimulando a prevenção que só estará completa com a visita periódica ao dentista que deve ser visitado pelo menos duas vezes ao ano, para que ele possa fazer uma avaliação, dar orientações sobre os procedimentos corretos e realizar uma profilaxia, fazendo a remoção da placa bacteriana que o paciente não consegue retirar, além de aplicação de flúor. Ao ser procurado o dentista faz uma análise da boca, detectando desde o início, cáries ou problemas gengivais e dando sequencia ao tratamento curativo.
A enfermagem realiza verificação da pressão arterial, testes de glicose, colesterol, triglicerídeos, além de alguns procedimentos e administração de medicamentos que são prescritos pelos médicos. Os profissionais de nutrição fazem avaliação corpórea de peso e altura, buscando através do acolhimento no atendimento conhecer os hábitos e comportamentos alimentares e prescrever as orientações nutricionais para práticas alimentares saudáveis.
Com a fonoaudiologia, são avaliadas as deficiências do paciente, realizando exames fonéticos, da linguagem, gravação, treinamento da fonética, auditivo, de dicção e organização do pensamento em palavras além de outras técnicas próprias. Além disso, o setor oferece o tratamento HEIKI, que é preventivo e harmonizador, agindo sempre na causa dos problemas. Utilizando uma técnica de massagem de imposição das mãos esse tratamento tem apresentado resultados concretos a diminuição da ansiedade, stress, depressão, insônia, medo, insegurança, assim como nos órgãos, tecidos e sistemas. A Assembleia ainda ofereceu vacinação na última campanha contra o vírus de gripe Influenza.
“Podemos concluir que estamos constantemente desenvolvendo ações para transformarmos nosso ambiente de trabalho num local melhor para a construção de vidas mais saudáveis que tem ocupado cada vez mais espaço no nosso dia-a-dia. Afinal, viver bem e com saúde é um desejo de todos”, declarou Ederlinda Dias. .
Atendimentos realizados de janeiro a junho de 2012
- Enfermagem: 2.384
- Odontologia: 371
- Clínica geral 1.664
- Fonoaudiologia: 121
-Nutrição: 57
- Psicologia: 604
- Psiquiatria: 193
Fonte: tribunadenoticias.net
Gilv@n Vi@n@

Nenhum comentário: