ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

03 setembro, 2011

Igualdade de oportunidades para todos. Nada mais justo!

Graduada em Pedagogia pela UERN; Pós Graduada em Língua Portuguesa: Leitura e Produção de texto: pela UFRN; Secretaria de Mulher da FETAM e CUT/RN.
Já foi dito por alguém extremamente inteligente que “o que a humanidade possui de mais belo e enriquecedor é a diversidade”. Li a frase, achei linda e concordo literalmente com a mesma. Temos um universo de diversidades: de ideias, culturas, crenças, e tantas, mas tantas que não caberiam em um só texto. Entretanto diversidade não deve servir para respaldar a desigualdade. Por este motivo é que a igualdade de oportunidades deve ser um tema a ser debatido por todos os segmentos da sociedade, tendo em vista a prática oposta ocorrida ao longo dos séculos, em que negros, idosos, mulheres, pessoas com limitações físicas, mentais e até por orientação sexual, são tratados à margem e vistos como menos capazes.
É com esperança e convicção, que percebemos essa realidade (a passos lentos) se alterando, a exemplo da recente eleição da primeira mulher para governar o nosso país. Todos nós devemos comemorar essa grande conquista, entretanto não nos esqueçamos das muitas mulheres que são cotidianamente excluídas do mercado de trabalho, pois no momento em que competem com o sexo oposto são preteridas pelo simples fato de serem mulheres, engravidarem, amamentarem, cuidarem dos seus filhos, e dos parentes idosos ou doentes.
É fato que a mulher vem marcando seus espaços em vários setores, inclusive na política, contudo paga o preço da dupla ou até tripla jornada, comprovando que as oportunidades não são tão iguais assim. Infelizmente não são apenas as mulheres as vítimas desse processo mascarado de exclusão, a exemplo dos negros e negras do nosso país, tão duramente discriminados e marginalizados por uma sociedade que não reconhece a imensa contribuição que esse bravo povo deu para o desenvolvimento e progresso dessa nação.
Também são discriminados os nossos idosos e não são reconhecidos o acúmulo de conhecimento e o muito que estes ainda têm a contribuir com as suas experiências. Não é aceitável a forma como são menosprezados e agredidos violentamente gays, lésbicas, travestis e afins, por causa da sua orientação sexual, como se isso os fizesse menos humanos ou dignos. Ter limitação física ou mental e tentar ocupar um lugar no mercado de trabalho, em vez de ser algo elogiável é visto muitas vezes como atrevimento e haja obstáculos para serem superados por estas pessoas, sendo o pior de todos, o do preconceito de não considerá-los capazes. Não podia faltar nesta nossa conversa, as barreiras que são enfrentadas por aqueles que pertencem às classes sociais menos favorecidas e moram nas periferias  das grandes cidades.
É preciso que nos mobilizemos em busca de oportunizar a todos os cidadãos e cidadãs do nosso país, igualdade de oportunidades de fato, onde cada um e cada uma se sobressaiam por sua competência, independente do sexo, cor da pele, orientação sexual, idade ou classe social. Quando este fato for realidade, seremos então uma nação que valoriza o ser humano por suas habilidades profissionais, intelectuais e morais, daí teremos todos, igualdade de oportunidades. NADA MAIS JUSTO!
 Gilv@n Vi@n@

CUT/RN promoveu ato público contra a corrupção

Concentração na Sede da CUT / RN
Presidente da CUT / RN, José Rodrigues (pronto para caminhada)
Dentre a programação da 13ª Plenária Estadual da CUT, foi realizada uma caminhada até a Rodoviária Velha onde teve uma grande uma manifestação de apoio a faxina ética provida pelo Governo Dilma.

Cominhada segue pela Avenida Rio Branco
A direção da Central Única dos Trabalhadores - CUT/RN , federações e sindicatos filiados, e movimento sociais realizaram na quinta-feira, dia 31 de agosto de 2011, às 17h, em frente ao IFERN - Instituto Federal de Educação, no Centro de Natal, ato público contra a corrupção . A programação de luta ainda envolveu uma caminhada até a Rodoviária Velha onde foi realizado uma manifestação de apoio a faxina ética provida pelo Governo Dilma.
Gilvan Viana, representando o SINDSPUMC - Caraúbas / RN
A Central tem entre as suas bandeiras históricas o combate a qualquer forma de utilização do poder ou autoridade para conseguir obter vantagens e fazer uso do dinheiro público para o seu próprio interesse, de um integrante da família ou amigo. Dentro de uma sociedade tão carente de investimentos sociais, a corrupção desvia preciosos recursos da educação, saúde, segurança pública, transportes, agricultura familiar e reforma agrária. Cada centavo desviado dos cofres públicos aumenta a necessidade de mais impostos nos setores produtivos o que afeta a geração de emprego e renda para a população.
Gilberto Diógenes - Presidente da FETAM / RN; Eliete Vieira - Sec. de Mulheres da FETAM e CUT / RN; José Rodrigues - Presidente da CUT / RN; e Gilvan Viana - Rep. SINDSPUMC - Caraúbas / RN
Gilvan Viana (SINDSPUMC) e Gilberto Diógenes (FETAM/RN), caminhando juntos
Por isto, a CUT/RN apóia a “faxina ética” promovida pela presidente Dilma Rousseff em todos os escalões de seu governo. A Central vai continuar cobrando do Governo Dilma, a Polícia Federal, o Ministério Público e o Supremo Tribunal Federal a apuração dos casos de corrupção e punição dos comprovadamente envolvidos nos delitos assim como ocorreu na Casa Civil e nos Ministérios do Turismo, Transporte e Agricultura.
Dep. Estadual - Fernando Mineiro (PT/RN), presente no evento
DESTAQUE:
Segundo o Presidente da CUT/RN - senhor José Rodrigues, foi expedidos convite - ofício para a Governadora do Estado, Vice- Governador, Prefeita de Natal, Vice-Prefeito, Deputados Federais e Estaduais do RN e a todos os Vereadores da Capital, mas só o Deputado Estadual Fernando Mineiro (PT/RN) esteve presente.
Vamos todos dar um basta! Junte-se a este movimento de moralidade ao serviço público. Diga não à corrupção!
Gilv@n Vi@n@

02 setembro, 2011

Ontem (01/09) a Paróquia de São Sebastião de Caraúbas comemorou 153 anos de criação

153 anos de criação da Paróquia de São sebastião de Caraúbas / RN.

Depois de terem iniciado a construção da Igreja Matriz, os caraubenses ficaram interessados pela possibilidade de se criar a paróquia de São Sebastião do povoado de Caraúbas. Obtiveram logo o apoio das autoridades eclesiásticas que fizeram relatórios e declarações explicando ao poder legislativo da província do Recife as necessidades de se criar esta.Manoel Jácome afirma que: “Recebendo a representação dos habitantes de Caraúbas, acompanhados dos documentos mencionados, a Assembléia Legislativa da Província do Recife que os submete à apreciação das Comissões de Estatísticas, Eclesiásticas e de Justiça. Essas comissões eram constituídas pelos Deputados: Pe. Francisco de Paula Soares da Câmara, Dr. Firmino José Doria, Dr. Francisco Xavier Pereira de Brito, Srs. Joaquim Bernardo de Sá Barreto e João Crisóstomo Bezerra Cavalcante de Albuquerque, que, aos 03 dias do mês de agosto do ano de 1858, apresentaram um projeto elevando a categoria de Matriz a Capela de São Sebastião do povoado de Caraúbas, da freguesia do Apodi. Projeto esse que fora aprovado imediatamente, e a 1º de setembro daquele mesmo ano o Dr. Antonio Marcelino Nunes Gonçalves, Presidente da província, sancionava o aludido projeto que, convertido em lei, tomou número 408. Estava deste modo, concretizada a justa e legitima aspiração do povo de Caraúbas”.

A paróquia de São Sebastião de Caraúbas comemora 153 anos de criação, tendo a frente o pároco Francisco das Chagas Neto.

Criança mineira contrai paralisia após tomar vacina contra pólio - caso é raro (1 em 3,2 milhões), mas acontece

Criança moradora de Pouso Alegre, no Sul de Minas, apresentou sintomas de paralisia infantil após ser vacinada contra a poliomielite. O caso está sendo investigado pelo Ministério da Saúde, desde 12 de agosto, quando o órgão recebeu comunicado oficial da Secretaria de Saúde da cidade de que uma criança de um ano e quatro meses foi diagnosticada com quadro de paralisia flácida aguda. A principal suspeita é que a criança tenha contraído vírus da pólio pós vacinal, caso em que a criança desenvolve a doença depois de receber a vacina Sabin. Segundo o Ministério, é raro o desenvolvimento de paralisia flácida aguda depois de se receber a vacina, com freqüência de um caso para cada 3,2 milhões de doses aplicadas. O estado de saúde da criança de Pouso Alegre apresenta sensível evolução do quadro clínico, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. 
Fonte: montesclaros.com
Gilv@n Vi@n@

Pedido de registro do PSD é encaminhado ao Ministério Público Eleitoral

De acordo com a Resolução 23.282/2010 do TSE, o MPE tem até o dia 12 deste mês para emitir o parecer e, se for o caso, apontar as falhas a serem corrigidas pelo pretenso novo partido. Na hipótese de haver falhas no pedido de registro, o PSD terá outros 10 dias para corrigi-las.
Depois de atendidas as diligências ou caso não haja diligências a serem feitas, a relatora deverá levar o pedido para ser julgado pelo Plenário dentro de 30 dias, independentemente da publicação em pauta.
Essas regras estão previstas na Resolução 23.282/2010 do TSE, que disciplina a criação, organização, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos.
Pedido
O PSD apresentou o pedido de registro no TSE no último dia 23 de agosto e solicitou a utilização do número 55 para sua legenda. A criação de um partido pressupõe o apoiamento mínimo de 0,5% dos votos válidos para a Câmara dos Deputados na última eleição, percentual equivalente a cerca de 490 mil eleitores. Esse apoio deve estar distribuído em pelo menos nove Estados (um terço), entre outros requisitos também previstos na Resolução 23.282 e na Lei dos Partidos Políticos (9.096/95).
Gilv@n Vi@n@ 

Decisão sobre banimento de remédios para emagrecer é adiada

Para Conselho de Medicina, remédios auxiliam no combate à obesidade e, se banidos, reduzem possibilidades de tratamento.
A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa adiou a decisão sobre o veto ao uso de remédios para emagrecer. Os diretores decidiram deixar a votação do parecer que trata da questão para uma reunião aberta ao público, com data a ser definida.
O parecer técnico propõe banir os remédios à base de anfetamina (anfepramona, femproporex e mazindol) e permite o uso da sibutramina com restrições. De acordo com nota divulgada pela Anvisa, a sibutramina será recomendada para o tratamento de obesidade em pacientes com Índice de Massa Corporal – IMC acima de 30% e que não tenham doenças cardiovasculares.
O médico e os pacientes terão de assinar um termo de responsabilidade no caso da prescrição do remédio. Os pacientes terão de ser avaliados a cada mês e o médico será obrigado a notificar às autoridades de saúde qualquer reação adversa ao uso do medicamento.
A proposta inicial da Anvisa era retirar do mercado os medicamentos anfetamínicos e também a sibutramina, a mais usada no país, por apresentarem riscos a saúde superiores aos benefícios, como problemas cardíacos e alterações no sistema nervoso central. Segundo a Anvisa, os técnicos decidiram manter a sibutramina, pois está comprovado que o medicamento ajuda a reduzir o peso de 5% a 10% em um prazo de quatro semanas.

Entidades médicas repudiam banimento

A ideia de fechar o cerco aos inibidores de apetite foi bombardeada pelas entidades médicas. A Anvisa realizou dois grandes debates públicos, em que a proposta foi criticada pelos especialistas do setor. Para o Conselho Federal de Medicina – CFM, os remédios auxiliam no combate à obesidade e, se banidos, reduzem as possibilidades de tratamento para quem precisa perder peso. Caso a Vigilância Sanitária proíba os medicamentos, o CFM ameaça recorrer à Justiça.
A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade – Abeso e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia lançaram um abaixo-assinado contra o banimento dos anorexígenos. Segundo as organizações, os remédios, quando prescritos de forma correta, contribuem para a perda de peso. As entidades ressaltam que os médicos têm conhecimento das contraindicações.
Informações de Agência Brasil
Fonte: novohamburgo.org
Gilv@n Vi@n@ 

Educação profissional: Programa de acesso ao ensino técnico é aprovado na Câmara

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 31, o substitutivo ao projeto de lei nº 1.209/11, que cria o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O programa oferecerá um conjunto de ações que ampliarão a oferta de vagas na educação profissional brasileira. A meta é beneficiar 3 milhões de estudantes do ensino médio da rede pública e trabalhadores com a oferta de cursos técnicos e profissionais.
A bolsa de formação do estudante será ofertada por meio do Sistema S e redes públicas, e as vagas em cursos técnicos serão oferecidas a alunos do ensino médio da rede pública, de forma concomitante. A meta é capacitar 530 mil estudantes. Já a bolsa de formação do trabalhador e seguro desemprego buscará capacitar os beneficiários do seguro-desemprego e de programas de inclusão produtiva com cursos de formação inicial e continuada. O Sistema S, redes públicas e entidades privadas sem fins lucrativos oferecerão os cursos, que atenderão 2,4 milhões de trabalhadores.
As capacitações serão ofertadas pela rede federal de educação profissional e tecnológica, pelas redes estaduais de educação, pelo Sistema S, redes privadas de educação e entidades privadas sem fins lucrativos.
Acesse o projeto de lei
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
portal.mec.gov.br
Gilv@n Vi@n@

Enem de 2011: Provas de 22 e 23 de outubro serão aplicadas a 5,3 milhões de pessoas

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 será aplicado a 5.366.780 pessoas, em todo o país. O número corresponde ao total de participantes que tiveram a inscrição confirmada. Foram considerados isentos 3.798.874 (70,8%) dos inscritos. Eles estão, portanto, liberados do pagamento da taxa de inscrição, de R$ 35. As provas serão realizadas em 22 e 23 de outubro, sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do Ministério da Educação.
Entre os estudantes matriculados no último ano do ensino médio (concluintes), 1.224.157 são oriundos de escolas públicas; 276.465 informaram vínculo com instituições da rede particular de ensino. Em busca do certificado de conclusão do ensino médio, registraram-se 545.798 inscrições.
Pedidos de atendimento especial para a realização da prova foram apresentados por 60.543 inscritos, dos quais 33.328 são pessoas que guardam o sábado. No dia 22 de outubro, elas farão o exame em horário diferente — começarão a responder o caderno de provas após o pôr do sol, mas devem chegar aos locais de prova no mesmo horário dos demais inscritos — entre 12h e 13h. Eles ficarão em salas específicas, à espera do momento de iniciar o exame, e terão o mesmo tempo (quatro horas e meia) que os demais para fazer a prova.
Pediram salas de mais fácil acesso 11.606 participantes; sala hospitalar, 842. Os pedidos de prova com letras ampliadas foram feitos por 5.994 pessoas; outras 325 farão o exame em braile e 3.079, com um auxiliar para a leitura (ledor). Vão precisar de ajuda para a transcrição 3.867 candidatos; 1.502 necessitarão de intérprete da língua brasileira de sinais (libras).
Regiões — Entre as regiões, o Sudeste registrou o maior número de participantes, com 1.971.958 inscrições. Vêm a seguir, Nordeste (1.692.830), Sul (667.581), Norte (552.511) e Centro-Oeste (481.900).
Por faixa etária, o exame deste ano tem a maior concentração de inscritos entre 21 e 30 anos (1.704.820 estudantes).
As provas do sábado, 22 de outubro, abordarão as áreas de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. As de domingo, 23, abrangerão linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias.
As diretrizes do Enem de 2011 constam do Edital do Inep nº 7, de 18 de maio de 2011, publicado no Diário Oficial da União de 19 de maio último, seção 3, página 40.
Confira o número de inscritos, por unidade da Federação e por faixa etária
Fonte: Assessoria de Imprensa do Inep
portal.mec.gov.br
Gilv@n Vi@n@  

Qualidade dobrará recurso de 17 mil equipes de Saúde

Um dos critérios de avaliação será a satisfação do usuário. Formulário para adesão está disponível no portal do Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde iniciou a primeira fase do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), lançado em julho. Os municípios podem, a partir desta quinta-feira (1º), inscrever até 17.600 equipes da Atenção Básica ao plano (confira formulário). Elas serão avaliadas regularmente e receberão até o dobro do financiamento, dependendo dos resultados obtidos no atendimento à população. Um dos critérios será a satisfação do usuário.
“Para o Ministério da Saúde, é preciso enfrentar de maneira direta e permanente a necessidade de qualificação dos serviços de atenção básica, ofertados a população brasileira”, diz o diretor de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Hêider Pinto. Segundo ele, os repasses vinculados ao programa representam um importante incremento no orçamento dos municípios. “Os recursos contribuem fortemente no financiamento de ações, com o objetivo de assegurar uma atenção básica mais preparada para atender à população”, completa.
Pelo programa, serão verificados indicadores como atendimento pré-natal, acompanhamento de pessoas em situação crônica, redução do tempo de espera por consulta e adequada atenção à saúde do idoso. Nesta primeira etapa de implantação do programa, o Ministério prevê a adesão de, no máximo, 17.600 equipes de todo Brasil.
Assim que tiver a sua adesão ao Programa efetivada, o município receberá 20% do Componente de Qualidade do PAB-variável, o que representa um valor adicional de até R$ 1.700,00 por equipe a cada mês. A verificação in loco do Ministério, que determinará novos valores de repasse para o município, acontecerá seis meses após a adesão ao Programa. Nas situações em que o desempenho da equipe for considerado ótimo, o município poderá receber mensalmente até R$ 8.500 por equipe, ou seja, 100% a mais.
“Pela primeira vez, o Ministério da Saúde incorpora em sua política de atenção básica a possibilidade de reconhecer o esforço dos gestores municipais e profissionais de saúde, por meio da transferência de recursos mediante desempenho”, afirma o diretor. Ele explica que o programa prevê um conjunto de estratégias que apoiarão os municípios e equipes a alcançarem bons resultados. Ao longo do programa, o resultado será comparado entre as equipes  e a evolução do trabalho de cada grupo.
PADRÕES – Além de avaliar a satisfação do usuário, acesso, utilização e qualidade dos serviços, o Ministério estipulará metas para os municípios. Para isso serão emitidos certificados de desempenho, o que contará com o envolvimento de instituições de ensino e pesquisa, além dos gestores municipal, estadual e federal. O programa também estimula a educação permanente, o apoio institucional e monitoramento.
Só neste ano, serão destinados R$ 104 milhões para a ação. A expectativa é que, em 2012, sejam aplicados R$ 900 milhões no programa. As equipes que tiverem um desempenho insatisfatório terão o incentivo suspenso.
Fonte: portalsaude.saude.gov.br
Gilv@n Vi@n@

Sindicalistas pedem derrubada de veto ao reajuste de aposentadorias

Senador Paulo Paim (C) preside audiência pública na CDH: líderes sindicais argumentam que aumento nas despesas previdenciárias reduz gastos com assistência
Pedido dos líderes sindicais refere-se a dispositivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2012 que foi vetado pela presidente Dilma Rousseff. Ele assegurava recursos para reajuste acima da inflação de aposentadorias e pensões
Líderes sindicais que participaram ontem de audiência na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH)defenderam a derrubada, por senadores e deputados, de veto da Presidência da República a dispositivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que assegurava recursos para conceder reajustes acima da inflação para aposentadorias e pensões.
Para Celso Amaral de Miranda Pimenta, diretor da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), houve quebra de ­compromisso.
— O governo assumiu compromisso com os sindicatos e com o próprio Congresso, mas depois vetou. O veto pegou [as centrais sindicais] de surpresa.
Também Lourenço Ferreira do Prado, coordenador do Fórum Sindical dos Trabalhadores, manifestou inconformismo com o veto.
Para Warley Martins ­Gonçalles, presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), apenas a união de todos os trabalhadores, ativos e inativos, poderá conquistar a aprovação de uma política de ganhos reais para aposentadorias e pensões.
A importância da união das entidades sindicalistas foi reafirmada por Paulo José Zanetti, representante da Força Sindical.
— Nada cai do céu, temos que fazer pressão sobre o Congresso para reverter essa situação.
Gonçalles lembrou que a Previdência é a segunda maior arrecadação do país, abaixo apenas do Tesouro Nacional, e negou que o sistema esteja quebrado.
— Passamos a vida toda pagando rigorosamente nossa aposentadoria e machuca ouvir que o trabalhador da ativa está sustentando os aposentados. Nós trabalhamos 30, 40 anos para pagar nossa aposentadoria.
Ao criticar decisão do governo de fazer superávit em detrimento dos direitos dos aposentados, os líderes sindicais disseram confiar na derrubada do veto à política sustentável de recomposição de aposentadorias e pensões.
Voto secreto
Na opinião de Paulo Paim (PT-RS), presidente da CDH, um dos obstáculos ao atendimento dessa demanda é a votação secreta de vetos. Para ele, o movimento sindical deveria fazer uma "cruzada nacional" pelo fim do voto secreto no exame de vetos, pois, "quando o voto é aberto, todos são a favor do trabalhador".
André Luiz Marques, presidente do Instituto dos Advogados Previdenciários (Iape), disse que, historicamente, as mudanças feitas na Previdência têm por objetivo o fim do ­sistema público.
— Paulatina e silenciosamente, estão privatizando a Previdência. Ela está sendo tão adulterada que está deixando de ser social.
Para Marques, quanto maior for a Previdência, menor será a necessidade de o governo ­gastar com assistência social.
Hélio Gustavo Alves, presidente de honra do Iape, afirmou que todas as reformas do sistema previdenciário foram inconstitucionais, por terem modificado regras para os que já contribuíam para a Previdência.
— Temos que fazer uma reforma daqui pra frente, não para quem já contribui. 
Fonte: senado.gov.br
Gilv@n Vi@n@

Mulheres apoiam projeto de mais igualdade no trabalho

Em audiência da CRA, medidas que promovem oportunidades iguais para os gêneros recebem aprovação de sindicalistas que atuam em defesa dos direitos da mulher 
Ana Amélia (C) ouve as sindicalistas Jussara Lopes, Sônia Zerino, Ailma de Oliveira e Maria Auxiliadora dos Santos
 Mais proteção e igualdade de direito às mulheres nas relações de trabalho. Esse foi o pedido feito ontem por quatro sindicalistas ligadas à defesa dos direitos das mulheres. Elas participaram de audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) para discutir o projeto de lei (PLS 136/11) que estabelece medidas de proteção à mulher e procura garantir iguais oportunidades de acesso, permanência e remuneração no trabalho. Todas defenderam a aprovação da proposta, de autoria de Inácio Arruda (PCdoB-CE) e que tem Jayme Campos (DEM-MT) como relator na CRA.
A secretária nacional de Políticas para a Mulher da Força Sindical, Maria Auxiliadora dos Santos, afirmou que o Brasil é discriminador, principalmente no mercado de trabalho. Segundo ela, mesmo com mais qualificação, a mulher ainda ganha menos que os homens. "O projeto é fundamental", disse.
Já para a diretora executiva da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CBT), Ailma Maria de Oliveira, a falta de autonomia econômica, a falta de oportunidades de ascensão, os assédios moral e sexual, a discriminação, o preconceito e a sobrecarga devido à dupla jornada de trabalho são algumas das formas de violência sofrida pela mulher no trabalho.
Agravante racial
Para Ailma, a aprovação do PLS 136/11, de autoria de Inácio Arruda , traz grandes perspectivas porque promove a discussão inclusive com relação a cor, já que, segundo ela, mulheres negras sofrem ainda mais preconceito do que as brancas.
A diretora para Assuntos da Mulher e da Juventude da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Sônia Zerino da Silva, lembrou que as trabalhadoras rurais também sofrem discriminação. Para garantir maior proteção tanto no meio urbano quanto no rural, Sônia sugeriu incluir no projeto a criação da Comissão Interna Pró-Igualdade (Cipi), um órgão fiscalizador das empresas. Também sugeriu a criação do Cadastro de Empregadores Responsáveis por Atos Discriminatórios (Cerad).
A secretária nacional da Mulher da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Jussara Silva Lopes, ressaltou que a segunda jornada da mulher, em casa, não costuma ser compartilhada com seus companheiros. Ela assinalou que, aos poucos, as mulheres estão rompendo essas barreiras. 
Fonte: senado.gov.br
Gilv@n Vi@n@ 

MEC vai distribuir tablets para escolas públicas em 2012, diz ministro


O MEC (Ministério da Educação) vai distribuir tablets a escolas públicas a partir do próximo ano.
A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante palestra a editores de livros escolares, na 15ª Bienal do Livro. O objetivo, segundo o ministro, é universalizar o acesso dos alunos à tecnologia.
Haddad afirmou que o edital para a compra dos equipamentos será publicado ainda este ano. "Nós estamos investindo em conteúdos digitais educacionais. O MEC investiu, só no último período, R$ 70 milhões em produção de conteúdos digitais. Temos portais importantes, como o Portal do Professor e o Portal Domínio Público. São 13 mil objetos educacionais digitais disponíveis, cobrindo quase toda a grade do ensino médio e boa parte do ensino fundamental."
O ministro disse que o MEC está em processo de transformação. "Precisamos, agora, dar um salto, com os tablets. Mas temos que fazer isso de maneira a fortalecer a indústria, os autores, as editoras, para que não venhamos a sofrer um problema de sustentabilidade, com a questão da pirataria."
Haddad não soube precisar o volume de tablets que será comprado pelo MEC, mas disse que estaria na casa das "centenas de milhares". Ele destacou que a iniciativa está sendo executada em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia.
"O MEC, neste ano, já publica o edital de tablets, com produção local, totalmente desonerado de impostos, com aval do Ministério da Fazenda. A ordem de grandeza do MEC é de centenas de milhares. Em 2012, já haverá uma escala razoável na distribuição de tablets."
Fonte: DA AGÊNCIA BRASIL 
Gilv@n Vi@n@

Revolta do Supremo deve forçar Dilma a refazer Orçamento

Uma revolta dos ministros do Supremo Tribunal Federal, que culminou em ameaças até de mandado de segurança contra a presidente Dilma Rousseff, levou o governo a rever a proposta orçamentária para 2012 e estudar reajuste ao Judiciário, informa reportagem de Felipe Seligman e Natuza Nery, publicada na Folha desta sexta-feira (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
O pacote pode elevar o teto do funcionalismo para R$ 30,6 mil e inclui aumento de até 56% para os servidores. A equipe econômica considera a demanda do Judiciário impraticável, por onerar os cofres públicos e provocar efeito cascata em outras categorias.
Plenário do Supremo durante sessão de votação; ministros querem que projeto orçamentário de 2012 contenha reajuste
A proposta do Orçamento de 2012 foi enviado na última quarta-feira (31) ao Congresso. O projeto prevê aumento de despesas puxado pelo reajuste do salário mínimo, que em janeiro subirá de R$ 545 para estimados R$ 619,21 --o valor costuma ser arredondado para um múltiplo de cinco.
No início do mês, o Supremo aprovou sua proposta orçamentária para 2012, que prevê um orçamento total de R$ 614 milhões. Além do reajuste salarial, a proposta aprovada também prevê outros gastos, como R$ 4 milhões para trocar vidros do prédio principal (com a possibilidade de blindagem) e um projeto de R$ 2,8 milhões para construir um prédio da TV Justiça.
O valor enviado este ano é R$ 10 milhões maior do que o proposto no ano passado, quando o STF pediu R$ 604 milhões. Acontece que o Executivo cortou cerca de R$ 100 milhões relativos que se referiam aos possíveis reajustes salariais de ministros e servidores.
Por causa disso, os ministros decidiram enviar este ano uma mensagem à presidente Dilma Rousseff dizendo que o Poder Executivo não poderia fazer ajustes à proposta enviada pelo Supremo, o que só pode ser feito pelo Legislativo. 
Fonte: 1.folha.uol.com.br
Gilv@n Vi@n@

13ª Plenária da CUT/RN homenageia Francisca Alves Rodrigues (Fanquinha)

Sua história se confunde com a luta por uma educação de qualidade e inclusiva no estado, na qual deixou a sua marca.

Francisca Alves Rodrigues, que todos carinhosamente tratavam por Fanquinha, fez da sua vida um ato de generosidade ininterrupta para com o próximo. Sua história se confunde com a luta por uma educação de qualidade e inclusiva no estado, na qual deixou a sua marca. Foi ainda dedicada ao Partido dos Trabalhadores e os movimentos de luta por um estado e um país melhor.
Fanquinha iniciou sua militância nos movimentos ligados a igreja. Em seguida teve participação destacada na Antiga APRN – Associação dos Professores do Rio Grande do Norte sempre atuando na região do Mato Grande.
Em 1989 teve fundamental importância na fundação do SINTE – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte por onde passa a atuar por dois mandatos consecutivos na Regional deste Sindicato em João Câmara.
Fez parte por quatro gestões seguidas da direção estadual do SINTE/RN chegando a presidência desta entidade sindical.
Sua vida também foi dedicada ao movimento político, sendo uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte. Assumiu a presidência do Partido em João Câmara e foi a primeira mulher a disputar a prefeitura desta cidade.
Ainda foi membro do diretório estadual do PT, assessora parlamentar do mandato de Fátima Bezerra e professora da rede estadual de ensino. Era absolutamente engajada nas boas batalhas, e o fazia de maneira alegre, viva, apaixonada.
O Movimento sindical, o Partido dos Trabalhadores e a Educação do nosso estado perdem no dia 17 de julho de 2011 um de seus melhores militantes.
Não se preocupe, Fanquinha, a nossa batalha continua e os seus sonhos mais generosos serão, um dia, realidade!
Escrito por: Assessoria de Comunicação da CUT/RN
Gilv@n Vi@n@

Estou de Volta

Caros Servidor@s e seguidoes deste Blog.
Estou de vota para alimentar este blog, depois que Estive participando da 13ª Plenária Estadual da CUT/RN, em Natal. Desculpe por não ter alimentado por estes dois últimos dias.
Gilv@n Vi@n@

30 agosto, 2011

Combate ao crack é ineficiente, mostra revista Em discussão!

Oitavo número da publicação, que é produzida pela equipe do Jornal do Senado, se baseou em debates realizados por subcomissão da Casa sobre dependentes químicos
 
Rede de atendimento desarticulada e número limitado de leitos para dependentes são alguns dos problemas encontrados
O Brasil precisa ser mais eficiente na reação à dependência química de drogas, especialmente do crack. Essa é a constatação do oitavo número da revista Em discussão!, que, produzida pelo Jornal do Senado, começa a circular hoje.
Os debates da Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, Crack e Outras Drogas, iniciados em abril, serviram como base para a revista. A edição mostra que até 2 milhões de brasileiros devem ter experimentado o crack, que tem potencial para viciar mais rapidamente e causar mais danos à saúde que outras drogas ilícitas.
Além de o tratamento contra a dependência ser um desafio para os médicos, a rede de atendimento no Brasil é desarticulada e com poucos leitos para internação. Diante da falta de investimentos, comunidades terapêuticas, geralmente ligadas a religiosos, são a única opção para famílias que tentam recuperar dependentes. Essas entidades são responsáveis por cerca de 80% das vagas para internação, mas não obedecem a padrões de ­atendimento.
Assim como a subcomissão ligada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS), a revista aborda o problema mais como uma questão de saúde pública que de segurança. Essa tendência pode ser observada em outros países. Comissão da ­Organização das Nações Unidas (ONU) avaliou que a atual estratégia de repressão não é suficiente, custa caro, discrimina os dependentes e abastece a violência.
— Além de trazer uma radiografia sobre a questão do crack e da dependência química no país, a revista apresenta as possíveis saídas para minorar o problema sugeridas pelos senadores — diz o diretor da Secretaria Especial de Comunicação Social do Senado, Fernando Cesar Mesquita, ­responsável pela publicação.
Essa e as demais edições de Em discussão! podem ser acessadas pelo endereço www.senado.gov.br/emdicussao. 
Fonte: senado.gov.br
Gilv@n Vi@n@

FHC e Aécio dizem que oposição pode ajudar 'faxina' de Dilma

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmaram nesta segunda-feira (29), em eventos em Belo Horizonte, que, se a presidente Dilma Rousseff quiser, a oposição poderá ajudá-la a fazer as reformas e a "faxina" no governo.
FHC disse que, se o governo quiser mesmo fazer a faxina para combater a corrupção nos órgãos da União, pode convergir com a oposição.
"Se quiser avançar mais, acho que é buscar a convergência. Isso não deve ser confundido com adesão, não pode ser. Nós temos pontos de vista diferentes em muitas matérias e vamos manter [esses] pontos de vista [diferentes]", disse o ex-presidente.
"Falta ao governo, na minha avaliação, a coragem necessária para chamar as oposições e acertar conosco um pacto de governabilidade que impeça que aqueles que querem se locupletar, aqueles que queiram se aproveitar do Estado para objetivos menos nobres, não tenham o status que estão tendo hoje", afirmou Aécio.
O senador disse que a oposição precisa separar as questões de Estado das questões de governo.
"Combater, fazer oposição, cobrar resultados é responsabilidade da oposição. Absolutamente necessário. Mas ter a capacidade de sentar à mesa com o governo para discutir, por exemplo, as grandes reformas que aí estão imobilizadas e paralisadas, é também responsabilidade da oposição."
Aécio disse que sempre é cobrado pelos seus aliados para ter "uma ação oposicionista mais dura, mais frontal ao governo". E acrescentou: "Digo sempre: oposição ao governo, contem comigo, ao Brasil, jamais".
Também em Belo Horizonte nesta segunda-feira, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, ao ser questionado sobre a proposta tucana de pacto ou convergência para fazer as reformas e a faxina, disse que "até hoje, nem o PSDB, DEM e o PPS têm apoiado os projetos do Executivo, que é uma condição para sentar e negociar".
Segundo o petista, a oposição continua "sem rumo". 
Fonte: 1.folha.uol.com.br
PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE 
Gilv@n Vi@n@

CUT-RN debate plano de lutas aos trabalhadores em sua 13ª Plenária Estadual

A Central Única dos Trabalhadores – CUT/RN vai realizar hoje (30), amanhã (31) de agosto e quinta (1º) de setembro de 2011 no Instituto Federal de Educação - IFERN, em Natal/RN, sua 13ª Plenária Estadual. O evento deste ano homenageia a líder sindical Francisca Alves Rodrigues (Franquinha) e tem como objetivo elaborar um plano de lutas para a classe trabalhadora no Estado.
Temas importantes da agenda da para classe trabalhadora serão discutidos tais como a Redução de Jornada de Trabalho, Ratificação das Convenções 151 e 158 da OIT, Reforma Agrária, Agricultura familiar e Organização das mulheres no mundo CUTista. Ainda serão feitas uma avaliação de conjuntura internacional e nacional, um balanço da gestão da CUT, bem como um debate sobre a Política Nacional de Formação CUTista.
Confirmaram presença na Plenária como expositores: o membro do Conselho de Desenvolvimento Nacional e secretário de Organização Sindical da CUT Nacional, Jacy Afonso de Melo; o secretário de Relações do Trabalho da CUT Nacional, Manoel Messias Melo; secretário Nacional de Reordenamento Agrário, Adhemar Lopes de Almeida e a coordenadora Geral da Escola de Formação CUT Nordeste, Lucia Silveira.
Veja abaixo programação da 13ª Planária Francisca Alves Rodrigues (Franquinha):
PROGRAMAÇÃO DA PLENÁRIA DA CUT/RN
Terça-feira, 30 de agosto de 2011:
16h às 19h: Credenciamento
19h30: Abertura
19h40: Homenagem a Francisca Alves Rodrigues (Franquinha)
20h: Debate de conjuntura
Expositor: Jacy Afonso de Melo – Membro membro do Conselho de Desenvolvimento Nacional e secretário de Organização Sindical da CUT Nacional.
Quinta-feira, 31 de agosto de 2011
8h: Credenciamento
8h30: Leitura e aprovação do regimento
8h45: Exposição e debate sobre a conjuntura econômica e política nacional
10h30: Apresentação e discussão do texto base
12h: Almoço
13h30: Trabalho decente
Expositor: Secretário Nacional de Administração e Finanças da CUT, Vagner Freitas.
16h: Ato público contra a corrupção em frente ao IFERN – Instituto Federal de Educação – IFERN. Caminhada para a Rodoviária Velha onde será realizada uma manifestação de apoio a faxina ética promovida pela presidente Dilma
Sexta-feira, 1º de setembro de 2011
8h: Instrumentos de acesso à terra
Expositor: Secretário Nacional de Reordenamento Agrário, Adhemar Lopes de Almeida
9h30: Programas de formação da CUT no NE
Expositor: Coordenadora Geral da Escola de Formação CUT Nordeste, Lucia Silveira
10h30: Eleição dos Delegados da Plenária Nacional
11h: Encerramento
CARAÚBAS / RN
De Caraúbas participarão dois Delegados Sindicais:
José Maria Júnior - Representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais - STRC e Raimundo Gilvan Viana - Representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas - SINDSPUMC.
Fonte: cut-rn.org.br
Gilv@n Vi@n@

29 agosto, 2011

Escola Municipal Josué de Oliveira promove desfile da mais bela e do mais belo estudante 2011

Na noite deste último sábado (27) foi marcada pelo desfile de muita beleza e simpatia em Caraúbas. A Direção da Escola Municipal Josué de Oliveira promoveu a escolha do mais belo e da mais bela estudante 2011.
O concurso foi dividido por nível de ensino, tanto no masculino quanto no feminino, e este ano a jovem Samara Cristina Rocha, com 886 pontos e o no masculino, Lucas Edson de Lima, com 851, ambos do Fundamental II, foram escolhidos os mais belos estudantes.
Eles receberam do casal Luciana Canuto e Paulo Éverton, as faixas de vencedores do Mais Belo e mais Bela estudante 2011. Luciana e Paulo Éverton, foram os mais belos estudantes de 2009.
Comissão organizadora da escola Josué de Oliveira recebeu elogios pela organização do evento, que foi apresentada pela Diretora da Unidade de Ensino, Professora Elizabeth Câmara e o professor Antonio Pinheiro.
O Grupo de Dança “DAJO” logo após o desfile animou a todos com uma bela apresentação de coreografia, o grupo tem como coreógrafo o jovem Josivan Dantas e Bailarinos – Victor Hugo, Mailson, Lamoniely, Joice Gurgel e Raine.
Os vencedores do Mais Belo e mais Bela estudante 2011 em suas respectivas categorias:

Fundamental I Masculino 1º e 2º Lugar: 
  1. Mauricio Pablo Belo de Lima – 663 Pontos; 
  2. Darlisson  André da Silva Gomes – 610 Pontos. 

Fundamental I Feminino 1º e 2º Lugar: 
  1. Thalia Carolaine da Silva – 868 Pontos;
  2. Gabriele Brilhante de Brito – 799 Pontos. 

Fundamental II Masculino 1º e 2º Lugar: 
  1. Lucas Edson de Lima Torres – 851 Pontos;
  2. Felipe Pereira Nunes – 772 Pontos.

Fundamental II Feminino 1º e 2º Lugar: 
  1. Samara Cristina rocha – 886 Pontos;
  2. Rubcilânia Thalia Alves do Nascimento – 818 Pontos. 
Logo após a realização do desfile houve show de confraternização A festa que já é tradição na escola, foi bastante prestigiada pelos alunos que caíram na festança.

Clique Aqui e veja as fotos do desfile da mais bela e do mais belo estudante da Escola Josué de Oliveira.
Fonte: icemcaraubas.blogspot.com
Por: Gidel de Morais

 Gilv@n Vi@n@

CANCÊR DE MAMA: Rede de rastreamento incluirá unidades móveis

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta sexta-feira, em Salvador (BA), mais uma estratégia para o rastreamento do câncer de mama e colo do útero no país. Trata-se do uso de unidades móveis itinerantes em áreas com difícil acesso aos exames preventivos. “Usaremos os equipamentos mais adequados à diversidade de cada região, para garantir o acesso à prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero e de mama, sobretudo nos municípios do interior do Brasil distantes daqueles que dispõem desses exames”, anunciou Padilha.
A iniciativa, a ser desenvolvida em parceria com os estados e municípios, está incluída no plano do fortalecimento das ações de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo de Útero e de Mama, lançado em março. Com investimentos do Ministério da Saúde de R$ 4,5 bilhões até 2014, este fortalecimento visa a reduzir a mortalidade entre os dois tipos de cânceres mais comuns entre as mulheres.
O câncer de mama é o segundo tipo mais freqüente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos de câncer. No Brasil, são 49 mil novos casos a cada ano. O diagnóstico precoce desta doença é fundamental e aumenta significativamente as chances de cura das mulheres.
Um dos objetivos desse plano é a ampliação do acesso aos exames de rastreamento do câncer de mama com qualidade a todas as mulheres com idade entre 50 e 69 anos, faixa etária considerada de maior risco para desenvolvimento da doença. Para a execução das ações referentes ao rastreamento e diagnóstico do câncer de mama até 2014, estados e municípios contarão, ao todo, com R$ 867,3 milhões de recursos do governo federal.
Para a implantação da estratégia nos estados, as propostas devem partir dos gestores locais e serão analisadas de acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério. “Queremos cobrir os chamados vazios assistenciais, especialmente em algumas áreas das regiões Norte e Nordeste”, explica a coordenadora da Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde, Maria Inez Gadelha.
INICIATIVA – Em Salvador, o programa “Saúde em Movimento”, da Secretaria Estadual de Saúde, vai realizar o rastreamento do câncer de mama, durante dois anos, em mulheres na faixa etária indicada (50-69 anos). Os exames de diagnóstico e consultas especializadas serão realizados por meio do deslocamento de equipamentos e profissionais, nas 28 microrregiões do estado. A meta é realizar mais de 99 mil mamografias, 150 mil ultrassonografias de mama, 150 mil consultas com especialistas, 20 mil biópsias/punção, 20 mil exames anatomopatológicos e 7 mil biópsias cirúrgicas de mama nos próximos dois anos.
Os casos positivos serão encaminhados para os hospitais habilitados no SUS na Alta Complexidade em Oncologia (Unacon ou Cacon) existentes no estado. Nesses hospitais serão realizados os procedimentos terapêuticos necessários: cirurgia oncológica, quimioterapia e radioterapia de acordo com as indicações médicas para cada caso. Com isso, serão fortalecidas todas as ações para a prevenção e tratamento com qualidade do câncer de mama no estado.
MAMÓGRAFOS – Atualmente, existem 4.287 mamógrafos em uso no Brasil, incluindo SUS e o sistema privado de saúde. Há mamógrafos de comando simples (para o exame preventivo e diagnóstico precoce do câncer de mama) e com estereotaxia (que identifica a posição exata do tumor para a realização de biópsia e/ou retirada do tumor de forma precisa). No SUS, estão disponíveis 2.017 mamógrafos, sendo 1.574 de comando simples e 443 com estereotaxia. Esses mamógrafos têm capacidade de produzir cerca de 13,5 milhões mamografias por ano (considerando-se a produção diária de 25 exames por mamógrafo).
No primeiro semestre deste ano, o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) realizou visita às unidades de saúde que realizam mamografias no SUS para nortear as políticas públicas da área. A vistoria apontou que o número de mamógrafos existentes no SUS é quase duas vezes maior que o necessário para cobrir toda a população brasileira, conforme o parâmetro de um aparelho para cada 240 mil habitantes. No entanto, a distribuição geográfica, com concentração nas capitais – especialmente nas regiões Norte e Nordeste - e a baixa produtividade são entraves à plena oferta do exame.
Em realização à avaliação das usuárias do SUS para a mamografia, o serviço foi avaliado como bom ou muito bom por 91% das brasileiras pesquisadas. Esse levantamento foi realizado pelo Ministério da Saúde em todos os 1.399 estabelecimentos de saúde que fazem mamografias no país pelo SUS.
Fonte: Alethea Muniz, da Agência Saúde
Gilv@n Vi@n@ 

Paim: bons resultados permitem aumento real para aposentados

Os dados positivos que a Previdência Social vem apresentando indicam que é possível conceder aumento real para aposentados e pensionistas. A afirmação foi feita por Paulo Paim (PT-RS)com base em declarações do ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, ao jornal O Estado de S.Paulo, de que o resultado da Previdência em julho deste ano foi o melhor para os meses de julho dos últimos 12 anos.
— Existem recursos suficientes para acabarmos com o fator ­previdenciário e para garantir reajuste real às aposentadorias e pensões — afirmou.
Segundo o senador, recursos da seguridade social têm sido repassados ao orçamento Fiscal. De 2004 a 2010, disse, foram transferidos R$ 84,6 bilhões.
Paim criticou a pressão de alguns segmentos empresariais para reduzir a alíquota de 1,5% sobre o faturamento em troca da desoneração dos 20% da contribuição previdenciária sobre a folha salarial. Ele explicou que, com isso, as contribuições previdenciárias também seriam reduzidas, fazendo cair a ­arrecadação. 
Fonte: senado.gov.br
Gilv@n Vi@n@

Mortalidade infantil cai, mas não alcança meta da OMS

O índice de mortalidade infantil na capital apresentou queda em 2010, ficando em 11,8 por mil nascidos vivos, quase o mesmo da taxa estadual, que ficou em 11,9 por mil. Dos 173.912 nascimentos registrados, 1.997 morreram dias depois.
Em 2008 e 2009, esse índice havia sido de 12 por mil nascidos vivos (1,6% a mais). O índice preconizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é abaixo de 10 por mil.
Os dados são da Fundação Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados) e foram divulgados na última sexta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde.
A queda na taxa de mortalidade infantil na capital, de 1,6%, ficou abaixo da registrada no Estado, de 5% (eram 12,5 mortes por mil nascidos vivos e ficou em 11,9).
Apesar de estar aquém do preconizado pela OMS, a taxa de mortalidade infantil no Estado é uma das mais baixas do Brasil e vem caindo.
Na comparação com anos mais distantes -usada para constatar se há tendência -, houve decréscimo no Estado de 30% ante 2000 (quando eram anotadas 17 por mil) e 62% em relação a 1990.
Fonte: destakjornal.com.br
Gilv@n Vi@n@

28 agosto, 2011

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 63 milhões na quarta-feira

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 1.314 da Mega-Sena, sorteadas na noite deste sábado, e o prêmio acumulou.
Segundo estimativa da Caixa Econômica Federal, o próximo concurso, que será realizado na quarta-feira (31), pode pagar R$ 63 milhões.
Os números sorteados em Paraguaçu (MG) foram: 38 - 42 - 44 - 52 - 58 - 60.
Ao todo, 122 apostas acertaram a quina e devem levar R$ 27.514,75 cada um. Outras 7.797 apostas levaram a quadra e ganharão R$ 615,03 cada uma.
A Mega-Sena realiza sorteios duas vezes por semana, às quartas e aos sábados. As apostas devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima --seis números-- custa R$ 2. 
Fonte: 1.folha.uol.com.br
Gilv@n Vi@n@

Como carregar a bateria do carro

Não tem nada pior que entrar no carro e constatar que a bateria está arriada.
O jeito é chamar o guincho ou anotar a seguinte dica.
Abra a tampa das células da bateria – com muito cuidado, pois é perigoso – e jogue dois comprimidos de aspirina em cada uma. Espere alguns minutos e a mágica está feita.
A série "Urawaza" foi produzida pela TV iG e roteirizada por Alex Baldin. A palavra significa "gambiarra" em japonês, ou quem sabe "dar um jeitinho".
Cada episódio da série traz dicas bem-humoradas para se resolver pequenos problemas e dificuldades do dia a dia.
Veja também:
Fonte: tvig.ig.com.br 
Gilv@n Vi@n@