ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

16 fevereiro, 2013

HORÁRIO DE VERÃO TERMINA HOJE À MEIA-NOITE

GILV@N VI@N@

BRASIL TEM FORTE CANDIDATO A PAPA

GILV@N VI@N@

PENSE NISSO!

Gilv@n Vi@n@

PREOCUPANTE


54% dos municípios potiguares têm alto risco de epidemia de dengue



A Tribuna do Norte destaca que o Rio Grande do Norte está com sério risco de epidemia de Dengue na maioria dos municípios. Nesta sexta-feira (15), a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) divulgou o mapa da vulnerabilidade para a identificação das áreas com maior risco para a ocorrência da doença neste ano. Ao todo, 53,7% dos municípios potiguares têm risco alto ou muito alto de uma epidemia.
De acordo com a Sesap, o mapa de vulnerabilidade é elaborado a partir de uma matriz estatística, cuja classificação final de risco é um indicador composto pelos por alguns parâmetros pré-definidos: incidência de dengue nos últimos 10 anos (número de casos suspeitos por cada 100.000 habitantes); Índice de Infestação Predial de 2009 a 2011 (percentual de imóveis que possuíam focos positivos de dengue); Índice de Infestação Predial de 2012; Índice de Pendências de 2012 (Porcentagem de imóveis que não foi realizada a visita domiciliar do agente de endemias); e Densidade Demográfica de 2012.
No levantamento realizado ficou constatado que as maiores cidades do Rio Grande do Norte aparecem como as mais vulneráveis a uma epidemia de dengue. Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Caicó e Macaíba são algumas das cidades com risco de epidemia considerado "muito alto".
GILV@N VI@N@

RECEITA FEDERAL


Receita deposita restituições da malha fina

A Receita Federal paga desde ontem (15) um lote residual de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física, que estavam retidas na malha fina. No lote constam declarações dos exercícios 2012, 2011, 2010, 2009 e 2008. O dinheiro estará depositado para um total de 92.562 contribuintes. Em relação ao exercício 2012, serão creditadas restituições para um total de 64.289 contribuintes, com correção de 6,6%. Para o exercício 2011, serão creditadas restituições a um total de 12.546 contribuintes, corrigidas em 17,35%.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, ligar para o Receitafone (146) ou utilizar um aplicativo para tablets e smartphones que permite, entre outras coisas, a consulta às restituições. O aplicativo, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), é gratuito e pode ser utilizado para o Android, sistema do Google, e o iOS, criado pela Apple.
Gilv@n Vi@n@

Inadimplência

Inadimplência do consumidor cai 1,5% em janeiro
A quantidade de consumidores que não honraram suas dívidas caiu 1,5% em janeiro de 2013  na comparação com dezembro de 2012. De acordo com a empresa de consultoria Serasa Experian, esse foi o terceiro recuo mensal consecutivo. Quando comparado com o mesmo período do ano passado, a inadimplência teve crescimento de 12,9%.
Os principais responsáveis pela queda do indicador no mês foram as dívidas não bancárias (com operadoras de cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.), que tiveram variação negativa de 0,5%, e a inadimplência com os bancos, que caiu 3,3%. A contribuição dos dois itens para o indicador chegou a 0,2% e 1,5%, respectivamente.
Gilv@n Vi@n@

Fecam/RN


Presidentes das Câmaras de Natal e Mossoró são os mais cotados para presidir Federação das Câmaras Municipais

A última eleição da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam/RN) aconteceu em abriu de 2011. Como o presidente, Edivan Martins (PV) não conseguiu se reeleger em Natal, a intuição já se organiza para reunir seus associados e realizar nova eleição.
 
O presidente da Câmara de Natal, vereador Albert Dickson (PP) é um dos cotados para a vaga. Já o presidente da Câmara de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD), que atualmente é o vice-presidente da Fecam/RN, também almeja o cargo. Na última eleição participaram 29 Câmaras Municipais, que eram associadas.
Gilv@n Vi@n@

PMDB prepara homenagem


Além de ser homenageado com jantar, Henrique será aguardado por lideranças no aeroporto potiguar

Peemedebistas e aliados vão aguardar chegada de Henrique
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB) vai receber uma homenagem dos sindicatos filiados a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern). Tudo acontecerá no dia oito de março, no Boulevard, em Nova Parnamirim.
E quando desembarcar no Rio Grande do Norte, pela primeira vez como presidente da Câmara e o segundo na linha de sucessão presidencial, Henrique será aguardado por lideranças, no aeroporto Augusto Severo. A homenagem será semelhante a que aconteceu com o hoje ministro Garibaldi Filho (PMDB), quando foi presidente do Senado Federal.
GILV@N VI@N@

VATICANO


Conclave para escolher novo Papa pode ser antecipado para a primeira quinzena de março

Deu n'O Globo... O Vaticano disse neste sábado que o conclave para escolher o sucessor do Papa Bento XVI pode começar antes do dia 15 de março caso já haja número suficiente de cardeais em Roma para eleger o novo Pontífice. O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que as regras da Igreja que regulam a data dos conclaves poderiam ser "interpretadas" de forma diferente desta vez por causa das circunstâncias únicas de renúncia histórica de Bento XVI.
 
Com a despedida do Papa marcada para o dia 27 de fevereiro, presume-se que todos os 117 cardeais que vão participar no conclave já estejam na capital italiana antes disso. Assim, o conclave poderia iniciar-se por volta de 10 de março, antecipando a reunião que deve se prolongar por três ou quatro dias. O novo Papa poderia inaugurar o seu pontificado em 19 de março, festa de São José, patrono da Igreja, e preparar-se para a Semana Santa, que se inicia a 24 de março.
GILV@N VI@N@

Mensagem


Governadora promete dar a volta por cima
Em sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos para 2013, presidida pelo deputado Ricardo Motta, na tarde desta sexta feira, a governadora Rosalba Ciarlini leu a mensagem anual do executivo, destacando as ações realizadas em 2012 e os programas e projetos que pretende desenvolver no terceiro ano do seu mandato.
“Começamos o terceiro ano da nossa gestão sob o signo do otimismo. Do mesmo modo que afirmamos que 2011 e 2012 foram anos de muita superação e dos primeiros avanços, temos convicção de que 2013 será pleno de realizações. Será um ano sem deslumbramentos, sem perder o fio-terra da realidade, mas sem recuar nos sonhos que mantemos vivos”, afirmou.
A governadora afirmou que estava otimista porque, pela primeira vez em sua gestão vai dispor de uma massa de recursos suficientes para concluir obras e programas já em curso, começar novos investimentos, qualificar os serviços públicos, acelerar o desenvolvimento econômico e realizar transformações sociais de fato.
“Pela primeira vez – continuou a governadora – vamos poder fazer mais do que simplesmente correr atrás do prejuízo cavado e deixado por outros, tentando fechar as contas a cada mês, sem margem orçamentária própria para grandes investimentos”.
GILV@N VI@N@

CAPACITAÇÃO

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Curso Prevenção do Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça e executado pela Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Este curso é uma importante ferramenta de disseminação de informações qualificadas sobre a temática drogas e, conforme previsto no “Programa Crack é Possível vencer”, possibilitará aos conselheiros e líderes a articulação de uma rede local preparada para abordagem das questões relacionadas ao uso de crack e outras drogas nos municípios brasileiros.
Nesta 5ª edição serão oferecidas 40.000 vagas para conselheiros municipais e líderes comunitários de todo o Brasil, buscando fortalecer a atuação em rede para a prevenção do uso de crack, álcool e outras de drogas.
Ofertado na modalidade de Ensino a Distância – EaD, o curso terá carga horária de 120 horas, com atividades desenvolvidas ao longo de 12 semanas de aula, por um período de 03 meses.
O curso é totalmente gratuito e oferece certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a todos os alunos que concluírem com êxito as atividades propostas ao longo das aulas.

Gilv@n Vi@n@

Patu / RN


O policial pescador Braga, capturou na sexta-feira(8), na barragem do Santuário do Lima, dois grandes peixes da espécie tambaqui, pesando aproximadamente 20 KG cada um.  
O volume d'água da barragem estar bastante reduzido, em decorrência da falta de chuvas na região, sendo necessário a retirada desses peixes do local, pois do contrário, eles poderiam morrer em decorrência da diminuição da oxigenação da água, sem no entanto, serem aproveitados para o consumo humano.  
Gilv@n Vi@n@

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA


Olimpíada de Matemática tem inscrições abertas a partir de segunda-feira

São esperados 20 milhões de participantes e a novidade são os grupos de estudo, chamados de Clubes de Matemática

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) tem inscrições abertas a partir de segunda-feira, 18 de fevereiro, para sua nova edição. Qualquer escola pública pode inscrever seus alunos de acordo em três níveis conforme a etapa de ensino: 6º e 7º ano do ensino fundamental; 8º e 9º ano do ensino fundamental; e ensino médio.

A novidade deste ano são os Clubes de Matemática. Alunos de todo o país podem formar Clubes Olímpicos de Matemática e inscrevê-los no bloghttp://clubes.obmep.org.br/blog a partir desta sexta, 15 de fevereiro.
Cronograma
As inscriçõe para a disputal vão até 5 de abril no site da olimpíada: www.obmep.org.br . As provas da 1ª fase da 9ª edição da OBMEP serão no dia 4 de junho, terça-feira, em horário definido pelas próprias escolas. Os alunos de cada unidadecom melhor desempenho na 1ª fase (de acordo com os critérios estipulados no regulamento da OBMEP 2013) se classificam para a 2ª fase, cujas provas serão no dia 14 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília), em locais a serem definidos.
No dia 29 de novembro, serão divulgados os premiados da OBMEP 2013, sendo 6.000 medalhistas (500 medalhistas de ouro, 900 medalhistas de prata e 4.600 medalhistas de bronze) e cerca de 46.200 ganhadores de menções honrosas. Os 6.000 medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC-OBMEP) que será realizado no ano seguinte.
História da Olimpíada de Matemática
Iniciada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e promovida pelo governo federal. Participaram da última edição da OBMEP, em 2012, mais de 19 milhões de alunos de 46.728 escolas, que abrangem 99.42% dos municípios brasileiros.
Além de produzir e disponibilizar pela internet material didático de qualidade, a OBMEP tem programas de iniciação científica voltados para alunos do ensino fundamental e médio (PIC), e do ensino superior (PICME).
Outros programas no âmbito da OBMEP são o Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI) e o Programa Olímpico de Treinamento Intensivo (POTI).
Gilv@n Vi@n@

EDUCAÇÃO


Avanço na educação no Brasil é mais lento que aumento no investimento

Estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria questiona eficiência dos gastos da área no Brasil

Os investimentos em educação feitos pelo Brasil nos últimos anos cresceram. Porém, ao contrário de outros países com o mesmo perfil de desenvolvimento, a qualidade de ensino não acompanhou o aumento desses gastos. A conclusão faz parte de um estudo feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no final do ano passado.
A pesquisa “Competitividade Brasil: comparação com países selecionados” mostra que o aumento da competitividade é o maior desafio do País. Entre as 14 nações selecionadas na avaliação, o Brasil ocupa a 13ª posição nesse quesito. Para a indústria, melhorar a qualidade do ensino oferecido nas escolas brasileiras fará toda a diferença nesse cenário.
Foram analisados 14 países: África do Sul, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Índia, México, Polônia e Rússia. Eles foram escolhidos por conta de suas características econômico-sociais e posicionamento no mercado internacional. As variáveis escolhidas foram custo da mão de obra e de capital, infraestrutura e logística, peso dos tributos, ambiente econômico, educação, tecnologia e inovação.
No que diz respeito à educação, três frentes foram avaliadas: a disseminação da educação entre a população brasileira, a qualidade de ensino e o volume de recursos investidos na área. O Brasil é o 6º país entre os 14 avaliados que mais investe em educação (o dado utilizado foi o percentual do PIB em 2010, 4,97%).
O índice é similar ao da Espanha (5%) e da Coréia do Sul (4,63%). No topo da lista, aparecem África do Sul (6,28%), Canadá (5,96%), Austrália (5,84%) e Polônia (5,42%). “A elevação do custo com educação é recente e sabemos que os resultados são lentos e geracionais, mas é importante perceber o que os outros países têm feito melhor”, avalia Rafael Lucchesi, diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Os itens avaliados para mensurar a qualidade de ensino mostram que o Brasil está bem atrás dos outros. O País aparece em 9º, superando apenas a Colômbia e a Argentina, nos quesitos considerados importantes nesse sentido: o nível de conhecimento dos estudantes em matemática, ciências e a capacidade de leitura .
“É uma fotografia importante para a sociedade brasileira. Há avanços que estão sendo feitos para melhorar a qualidade e os indicadores tem demonstrado isso. Mas temos também um desafio de gestão desses recursos a enfrentar. Os países que têm tido boa performance nos rankings educacionais investiram na profissionalização dos dirigentes, da carreira dos docentes”, diz Lucchesi.
Fator determinante para desenvolvimento
Lucchesi lembra que essa é a segunda vez que a CNI faz estudos sobre competitividade. A educação foi listada entre os itens importantes a serem avaliados desde então. Segundo ele, a preocupação da entidade se dá por conta do papel “central” do ensino no desenvolvimento econômico do País.
“A qualidade educacional influencia diretamente a competitividade porque determina a qualificação para o trabalho. Há um ano e meio, a pesquisa da CNI detectou que a deficiência na educação básica interferia na produtividade das indústrias. Há indicadores que mostram a necessidade de atenção do País”, afirma.
A conclusão dos estudos pela população, por exemplo, chamou a atenção dos pesquisadores. No quesito disseminação da educação, que avaliou as matrículas de alunos e suas respectivas idades em 9 países (Coreia do Sul, Canadá, Rússia, Austrália, Espanha, Polônia, Chile e México), o Brasil fica em penúltimo.
Apesar de muitas matrículas no ensino médio, o País tem um elevado índice de abandono em relação aos outros já que apenas 52% da população de 25 a 34 anos concluiu a educação básica. Nos dados que mostram a quantidade de pessoas nessa faixa etária que concluiu o ensino superior, o índice é pior ainda (12%) e coloca o País em último lugar da lista.
“Ainda temos poucos jovens no ensino superior e no ensino técnico, ao contrário dos outros países. No Brasil, apenas 6,6% dos jovens fazem educação profissional com ensino regular enquanto nos países desenvolvidos o percentual é de 42%”, comenta.
Gilv@n Vi@n@

HORÁRIO DE VERÃO


Horário de verão diminuiu em 4,5% a demanda por energia no horário de pico

Redução obtida no subsistema Sudeste/Centro-Oeste equivale a aproximadamente 55% da carga consumida durante o horário de pico da cidade do Rio de Janeiro

Com término marcado para a meia-noite deste sábado (16), o horário de verão economizou 2.477 megawatts (MW) no período de pico (entre as 18h e as 21h) nos estados em que foi implementado. Isso equivale a 4,5% da demanda máxima nos três subsistemas onde a mudança de horário vigorou. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (15) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Em nota, o diretor-geral do ONS informou que, dos 2.477 MW economizados, 1.858 MW foram no Subsistema Sudeste/Centro-Oeste; 610 MW no Subsistema Sul; e 9 MW no Subsistema Norte (onde apenas o estado do Tocantins adotou o horário de verão).
A redução obtida no primeiro subsistema equivale a aproximadamente 55% da carga consumida durante o horário de pico da cidade do Rio de Janeiro, onde vivem 6,4 milhões de pessoas, ou duas vezes a carga no horário de pico de Brasília, que tem 2,6 milhões de moradores.
A economia verificada no Subsistema Sul equivale a 75% da carga no horário de pico de Curitiba (com 1,8 milhão de habitantes), e a obtida no Subsistema Norte, a 10% da carga no horário de ponta da cidade de Palmas (228 mil habitantes), informou a nota do ONS.
Com a implantação do horário de verão, a segurança operacional do sistema elétrico nacional é beneficiada graças à diminuição dos carregamentos na rede de transmissão. Segundo o governo, a mudança do horário possibilita também uma melhor manutenção de equipamentos e a redução de cortes de carga em situações emergenciais, além de favorecer a recuperação dos reservatórios das hidrelétricas.
O ONS disponibilizou em seu portal a redução verificada na demanda por estado.
O horário de verão está em vigor desde a meia-noite do dia 20 de outubro de 2012. Hoje à meia-noite, os relógios devem ser atrasados em uma hora.
(Pedro Peduzzi)
Gilv@n Vi@n@

OBRA CENSURADA


Justiça proíbe livro sobre sindicalista amigo de Lula

Filha do sindicalista 'Bolinha' alega que não deu autorização para a publicação e que obra fere a memória do pai; livro narra os últimos 40 anos da luta sindical em Sorocaba

O livro "Companheiros - A Hora e a Vez dos Metalúrgicos de Sorocaba", com apresentação escrita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva , teve sua distribuição proibida pela Justiça e está sob censura há mais de um mês. A obra, do jornalista Carlos Araújo, destaca a trajetória do sindicalista Wilson Fernando da Silva, o "Bolinha", falecido em 2008, que foi colega de fábrica do ex-presidente e ajudou Lula a levar a Central Única dos Trabalhadores (CUT) para o interior.
O juiz Mário Gaiara Neto, da 3ª Vara Cível de Sorocaba, deu liminar em ação de indenização movida por uma filha de "Bolinha" que alegou não ter autorizado a publicação, nem o uso de fotos do acervo pessoal. Ela alegou ainda que o livro fere a intimidade e a memória do pai.
O lançamento, que estava marcado para o final de janeiro, foi suspenso após o juiz fixar multa de R$ 1 mil por exemplar vendido ou doado, e de R$ 10 mil em caso de noite de autógrafos, divulgação ou ato semelhante. Além do jornalista, estão no polo passivo da ação o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, que patrocinou a obra, e a editora Loja de Ideias.
O livro narra os últimos 40 anos da luta sindical em Sorocaba e destaca a participação de Lula no processo que levou seu ex-colega de Villares em São Bernardo do Campo à presidência do sindicato sorocabano. Na apresentação, o ex-presidente destaca o "grau de companheirismo" de "Bolinha" e os 40 anos de amizade entre os dois. O sindicalista participou com Lula da criação da CUT em 1983, mesmo ano em que venceu as eleições sindicais em Sorocaba e filiou o sindicato à nova central.
Entre as 32 imagens que ilustram a publicação, estão fotos do velório de "Bolinha" em 8 de dezembro de 2008. Na ocasião, Lula era presidente e viajou de Brasília a Sorocaba, causando atraso de uma hora e meia no sepultamento. O advogado Ronaldo Stange, que defende o autor do livro e a editora, classificou a ação como censura. "Além do direito de informar e da liberdade de expressão, o que está em jogo é o direito da coletividade de ser informada sobre fatos históricos. Não se pode ocultar a história", afirmou.
Segundo ele, as fotos usadas no livro são do acervo do sindicato. A viúva de "Bolinha", Lucília Rocha da Silva, e dois dos filhos do casal, Francis e Camila, assinaram declarações autorizando a publicação e defendendo o conteúdo do livro.
A outra filha, Daniela Silva Fernandes, autora da ação, alega que alguns fatos narrados, como a prisão de "Bolinha" por liderar greves, são vexatórios à família. Seu advogado, Reinaldo José Fernandes, disse que os herdeiros têm direitos sobre a imagem do pai, que está sendo explorada comercialmente sem a autorização de todos. "O livro estava à venda e geraria lucro", disse. Na ação, ele pede indenização de R$ 31 mil por danos morais em favor de Daniela. Os advogados do sindicato também entraram com recurso contra a liminar. Um recurso de agravo aguarda julgamento no Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo.
Gilv@n Vi@n@

Política

Lula receberá homenagem de ONG em NY

O International Crisis Group, que tem entre seus membros o megainvestidor George Soros, informa que o ex-presidente será premiado pelos programas que tiraram milhões da miséria

Lula receberá prêmio de ONG especializada em solução de conflitos armados
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será homenageado pela ONG International Crisis Group (ICG) com o prêmio In Pursuit of Peace (Em Busca da Paz) em um jantar em Nova York no dia 22 de abril. O ICG, que tem entre seus membros o megainvestidor global George Soros, também vai homenagear o presidente de Mianmar, U Thein Sein.

Segundo a página da ONG na internet, Lula será premiado pelos programas sociais que tiraram milhões de brasileiros da miséria mas também pela política externa praticada em seus oito anos de mandato.
De acordo com o ICG, o governo Lula tirou o Brasil de décadas de isolamento internacional ao atuar pela redução da fome na África, liderar as forças de paz no Haiti e ajudar na solução de conflitos internos em países vizinhos. O principal foco da ONG é a solução de conflitos armados em todo o planeta.
No rol de homenageados em edições anteriores estão os ex-presidentes norte-americanos Bill Clinton e George W. Bush e o cantor Bono Vox, da banda irlandesa U2.
Antes de receber o prêmio em Nova York, Lula vai à Inglaterra onde participará da abertura da exposição Genesis, do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, no Museu de História Natural de Londres.
Além disso o ex-presidente deve ir à África no mês que vem apesar de a FAO (organismo de combate à fome da ONU) ter adiado para o meio do ano o seminário sobre a fome no continente marcado para março.
A agenda internacional de Lula deve dificultar a participação do ex-presidente na série de seminários temáticos sobre os 10 anos do PT no governo federal.
Gilv@n Vi@n@

ESPECIAL VENEZUELA


Governo da Venezuela divulga primeiras fotos de Chávez após cirurgia

Nas imagens, presidente venezuelano aparece sorrindo e lendo jornal ao lado das duas filhas enquanto se recupera em Havana; Chávez enfrenta dificuldades respiratórias

Ao lado das filhas, Hugo Chávez lê edição de quinta-feira (14) do jornal cubano Granma
O governo da Venezuela divulgou nesta sexta-feira (15) as primeiras fotos do presidente Hugo Chávez desde que ele realizou a sua terceira operação contra a reincidência de um câncer há dois meses . Nas  imagens, ele está sorrindo e acompanhado de suas filhas, Maria Gabriela e Rosa Virgínia, em Cuba.

Chávez é mostrado lendo a edição de quinta-feira (14) do jornal estatal cubano Granma nas fotos, que foram divulgadas na televisão pelo genro de Chávez, o ministro da Ciência Jorge Arreaza.
De acordo com um comunicado lido pelo ministro de Comunicação venezuelano, Ernesto Villegas, o presidente tem dificuldades para falar e respira com a ajuda de uma traqueostomia, devido a sequelas da infecção respiratória adquirida após uma cirurgia para combater o câncer.
"A infecção respiratória (...) foi controlada, mas ainda persiste um certo grau de insuficiência. Devido a essas circunstâncias, que estão sendo devidamente tratadas, o presidente Chávez respira através de cânula traqueal, que lhe dificulta temporariamente a fala", afirmou Villegas, em pronunciamento transmitido em cadeia nacional de rádio e televisão.
Rumores
A divulgação das fotografias e de novos detalhes sobre o estado de saúde do presidente deve atenuar a tensão no país e dissipar rumores sobre uma piora na saúde de Chávez, como boatos de que teria voltado à UTI (Unidade de Terapia Intensiva) devido a novas complicações. Nas redes sociais, falsos documentos falavam da morte do presidente venezuelano.
Acostumados com a onipresença do presidente, os venezuelanos estranhavam o fato de Chávez não ter feito nenhuma ligação telefônica para o país - como ocorreu nas operações anteriores - para dar conta de seu estado de saúde e de sua recuperação.
"Com certeza alguma coisa o impede de falar, se não, já teria ligado para dar alguma notícia, algum sinal", disse, em tom preocupado, o jornaleiro Pedro Contreiras, horas antes do comunicado do governo.
Retorno
O governo não informou, porém, quando Chávez poderá regressar ao país. Sua prolongada ausência aumenta o clima de incerteza quanto ao futuro da Presidência. Na figura do vice-presidente e eventual sucessor de Chávez, Nicolás Maduro, o governo se esforça para preencher o "vazio" deixado pelo líder e tenta mostrar que o Executivo continua funcionando no mesmo ritmo, sem riscos à governabilidade.
A oposição, por sua vez, critica o hermetismo com o qual têm sido tratadas as informações relacionadas à saúde do presidente. Oposicionistas organizaram um protesto a algumas quadras da embaixada cubana em Caracas acusando o governo de Havana de ingerência nos assuntos internos do país. Outros dirigentes chegaram a afirmar que Chávez estava "sequestrado" pelos irmãos Castro em Havana.
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria GIS XXI, 54% dos venezuelanos afirmam que preferem esperar a recuperação de Chávez a "forçar" outro tipo de saída para o dilema político em que o país se encontra. Outros 38% dizem que o líder venezuelano deve renunciar ao cargo e convocar novas eleições. O restante aposta na intervenção de uma junta médica para avaliar as condições de saúde do mandatário e que, com base nessa avaliação, uma decisão seja tomada.
Em 8 de dezembro, Chávez admitiu que a reincidência de seu câncer poderia afastá-lo da vida política e apontou Maduro como seu sucessor político. Desde então, Chávez não havia sido visto ou ouvido em público. Membros de seu gabinete, no entanto, afirmam que ele continua à frente da Presidência e que está dando ordens.
*com BBC Brasil
Gilv@n Vi@n@

15 fevereiro, 2013

LUTO

Morre aos 74 anos o ex-ministro da Justiça Fernando Lyra

Ex-ministro do governo Sarney, político estava internado no Incor desde o início de janeiro com infecção sistêmica e insuficiência cardíaca

Fernando Lyra, ex-ministro da Justiça do 
ex-presidente José Sarney
O ex-ministro da Justiça Fernando Lyra morreu nesta quinta-feira (14) aos 74 anos em decorrência de falência de múltiplos órgãos, no Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde estava internado desde o início de janeiro.
Primeiro, Lyra havia dado entrada no Hospital Português no Recife com infecção urinária, quadro que se agravou devido a problemas cardíacos que ele já enfrentava havia 20 anos, e foi transferido para São Paulo no dia 5 de janeiro.
Em boletim médico divulgado no início do mês, Lyra estava sedado e respirava com ajuda de aparelhos. O ex-ministro apresentava insuficiência cardíaca congestiva grave, associada a uma infecção sistêmica e insuficiência renal aguda.
Fernando Lyra foi ministro da Justiça do governo Sarney, de março de 1985 a fevereiro de 1986, o primeiro pós-ditadura militar. Na fase mais intensa de combate à ditadura, Lyra pertenceu ao chamado "grupo dos autênticos" do MDB, mas aderiu aos moderados e se aproximou do então deputado Tancredo Neves. Com a eleição de Tancredo para a Presidência, no início de 1985, acabou convidado pelo presidente José Sarney - que assumiu o Planalto com a morte de Tancredo - para o Ministério da Justiça, onde ficou durante cerca de um ano.
Ele foi deputado federal por sete mandatos seguidos, entre os anos de 1971 e 1999. O último cargo público ocupado por ele foi o de presidente da Fundação Joaquim Nabuco, de 2003 a 2011. Atualmente, o político escreve artigos para a revista Carta Capital.
Dilma Rousseff
A presidente Dilma Rousseff lamentou a morte de Fernando Lyra. "A democracia brasileira perdeu hoje um de seus mais expressivos defensores", afirmou a presidente em nota.
"Primeiro ministro da Justiça da redemocratização, Lyra foi o responsável pelo fim da censura oficial, passo fundamental na reconquista da liberdade de expressão no País", destacou a presidente.
Dilma também ressaltou a capacidade de articulação política do ex-ministro. "Exímio articulador político, Fernando Lyra foi um dos expoentes da formação da Aliança Democrática. Teve atuação relevante na Assembleia Nacional Constituinte e representou com brilho os eleitores de Pernambuco na Câmara dos Deputados por 28 anos", afirmou Dilma.
"Em nome de todas as brasileiras e de todos os brasileiros, apresento meus votos de pesar a sua mulher, Márcia, suas três filhas, familiares e amigos, neste momento de dor", concluiu a presidente.
Com Agência Estado
GILV@N VI@N@

ASSEMBLEIA DO SINDSPUMC


EDITAL CONVOCAÇÃO


O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas-RN (SINDSPUMC), convoca todos os sócios ou não desta Entidade Sindical para participar de uma Assembléia Geral Extraordinária que se realizar-se-à na próxima Segunda-feira dia 18 de fevereiro a partir das 8h e 30 min. no Auditório do SINDSPUMC, sito a Rua Ozório Fernandes, n°. 105, Centro. (Por trás da Promotoria Pública de Caraúbas/RN).
         Ordem do dia:
Ø  Acolhida;
Ø  Escolha dos delegados: 5º Congresso FETAM/RN;
Ø  Piso Salarial e Planos de Carreira;
Ø  Escolha da Comissão Eleitoral – Eleição 2013;
Ø  Imposto Sindical 2013.


        
Saudações Sindicais
“Avançar para Conquistar”




Caraúbas/RN, em 13 de fevereiro de 2013
Gilv@n Vi@n@

14 fevereiro, 2013

Energia eólica ganha força e Brasil pode estar entre maiores produtores 

A escassez de chuvas e as falhas de planejamento encareceram e sujaram a matriz energética brasileira, famosa no mundo pelo uso predominante de fontes renováveis. Para acompanhar o crescimento acelerado do consumo nos últimos anos, o país foi forçado a recorrer ao aumento da presença dos combustíveis fósseis na geração elétrica, que dobraram sua participação no sistema interligado nacional, saltando de 6% em 2001 para 14% no ano passado. O lado positivo dessa crise é que ela poderá dar um novo impulso para a energia eólica, segmento ainda pouco explorado, cujos preços já estão competitivos em razão dos leilões promovidos pelo govern

O efeito concreto do acionamento de todas as usinas a óleo, carvão e gás desde outubro do ano passado, realidade que deverá ser mantida pelo menos até abril, será melhor dimensionado nas contas de luz em 2014. Conforme o modelo em vigor a partir deste ano, os gastos maiores que as distribuidoras tiverem em razão das térmicas serão cobrados da clientela no ano seguinte. De março em diante, os usuários serão avisados nas tarifas desse impacto futuro, via bandeiras tarifárias (verde, amarela e vermelha). Elas servirão como sugestão para se consumir menos quando a cor do sinal for desfavorável.

Gilv@n Vi@n@

PREFEITURAS TÊM ATÉ DIA 22 PARA CONVOCAR CONFERÊNCIAS DAS CIDADES

A 5ª Conferência Nacional das Cidades acontece de 20 a 24 de novembro desde ano em Brasília (DF), mas a preparação para o evento começa bem antes. Até 22 de fevereiro, as prefeituras devem convocar a etapa municipal e realizar suas respectivas conferências, no período de 1º de março a 1º de junho. Esta etapa define os delegados municipais e precede a eleição dos delegados estaduais na Conferência Estadual, que representarão os 27 estados no evento nacional.
 
A Conferência, este ano, tratará da Reforma Urbana com foco principal no debate sobre a implementação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), que integrará, consolidará e definirá os papéis dos entes federados, (Governo Federal, Estadual e Municipal) no que tange as políticas de Moradia digna, Mobilidade, Saneamento e Planejamento Urbano.
As Conferências municipais, estaduais e a nacional permitem conhecer as realidades locais, estaduais e regionais e propicia a articulação nacional de diversos segmentos da sociedade civil.
A Conferência das Cidades é resultado da consolidação do processo que se iniciou na constituição de 1988, com a inclusão dos artigos 182 e 183. Estes artigos foram regulamentados pelo Estatuto da Cidade, cuja autoria é do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), e são fundamentais para o avanço nas questões urbanas.
A partir de um amplo debate, ainda na Câmara dos Deputados, como presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Inácio realizou a Conferencia da Cidade, evento que reuniu entidades e parlamentares na discussão da cidade e das questões urbanas.
Hoje, as discussões sobre urbanidade acontecem no âmbito do poder executivo, sob organização do Ministério das Cidades, e do legislativo, sendo realizada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados.
A Conferência Nacional da Cidade faz parte da gestão pública que teve um grande empenho em construir uma nova relação entre o Estado e a sociedade civil organizada. A aplicação do Estatuto da Cidade, aprimorado por Inácio Arruda, permitiu a criação e implementação de canais que assegurem a consulta e a participação popular na discussão e definição da agenda prioritária do país.
As políticas públicas são formuladas através do diálogo com a sociedade, possibilitando mediações democráticas que fortalecem e incentivam a participação e o controle social, que são elementos fundamentais para construção de propostas de resoluções, programas, projetos e implementação de políticas públicas de desenvolvimento urbano.
Fonte: Agência Brasil
Gilv@n Vi@n@

CF 2013


Campanha da Fraternidade celebra 50 anos com programação no RN

A Arquidiocese de Natal anuncia que a programação em comemoração aos 50 anos de história da Campanha da Fraternidade está pronta. Amanhã (15), na capital potiguar, acontece o lançamento nacional da CF 2013, que este ano tem como tema ‘Fraternidade e Juventude’.
Hoje, a programação alusiva ao evento começa na cidade de Nísia Floresta, que fica na região metropolitana, a 35 quilômetros de Natal. Lá, as atividades têm início às 14h, com acolhida ao secretário nacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Leonardo Ulrich Steiner, e o assessor nacional da CF, padre Luiz Carlos Dias.
Ainda em Nísia Floresta, às 15h, haverá missa na Igreja de Nossa Senhora do Ó. Logo em seguida, reabertura da casa das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado. Às 16h30, visita ao túmulo de Nísia Floresta e, às 17h, visita à comunidade Timbó, onde aconteceu a primeira experiência da Campanha da Fraternidade no Brasil.
Gilv@n Vi@n@