ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

23 fevereiro, 2017

Efraim Filho espera usar liderança do DEM na Câmara para dar voz à Paraíba

IMG_6520
O deputado Federal, Efraim Filho (DEM), falou do desafio de ter assumido liderança do DEM na Câmara Federal e disse que é “uma grande responsabilidade”, mas essa posição dele na liderança vai dar voz à Paraíba nos grandes debates.
“O DEM é um dos grandes protagonistas do debate das políticas e grandes pautas nacionais. Acredito que quando o Democratas escolhe um jovem parlamentar da nova geração, de 37 anos, para liderar, ele quer mostrar que está em sintonia com a sociedade, que exige uma oxigenação na imagem e nas ideias”, afirmou o deputado.
Gilv@n Vi@n@

Brasileiros que moram fora do país podem sacar FGTS de contas inativas

Os brasileiros que moram no exterior e têm contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que ficaram inativas antes de 31 de dezembro de 2015 também poderão sacar os recursos.
Caso o trabalhador já tenha conta na Caixa Econômica, o procedimento é o mesmo para cidadãos que vivem no Brasil: se for apenas uma conta-poupança, o crédito cairá automaticamente no dia previsto no calendário do FGTS inativo.
Se o cliente tiver conta-corrente e conta-poupança em seu nome ou apenas conta-corrente, é preciso informar, no site da Caixa, (caixa.gov.br/contasinativas) em qual conta deseja receber o dinheiro. Para acessar as informações no site é preciso ter o número do PIS/NIS/Pasep em mãos e cadastrar uma senha.
Gilv@n Vi@n@

Acessório promete transformar qualquer bike em “smart”

Um acessório integrado à bicicleta e que é capaz de controlar a iluminação da magrela, dar dicas de rotas, mostrar a previsão do tempo, tocar suas músicas favoritas, te colocar em contato com amigos e por aí vai. Assim é o Cobi, um aparelho desenvolvido pela empresa SDK e que foi financiado de forma coletiva via internet.
O acessório é integrado com o smartphone e tem o diferencial de ser utilizável em qualquer bike, a fim de tornar a experiência das pedaladas ainda mais completa. O moderno sistema possui um espaço para você acoplar seu celular e vem com uma lanterna integrada, que acende assim que os freios são acionados – a iluminação é ajustada de acordo com o ambiente.
IMG_6521
Gilv@n Vi@n@

Sethas-RN seleciona artesãos para o 9º Salão de Artesanato de Brasília

Artesãos interessados em participar do estande do Governo do RN, no 9º Salão de Artesanato de Brasília, já podem consultar o edital de seleção que foi publicado nesta quinta-feira (23), no Diário Oficial do RN. As inscrições seguem até o dia 03 de março.
O evento ocorrerá de 29 de março a 02 de abril, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, Brasília/DF, e será uma vitrine para divulgação e comercialização de produtos artesanais de cerca de 20 estados brasileiros.
Gilv@n Vi@n@

21 fevereiro, 2017

Casa de ferreiro

17051121
Michel Temer sinalizou à bancada do PMDB que considera ter ido além do limite sua pressão pelas nomeações do ministro da Justiça e do líder do governo na Câmara. O Planalto avalia que os dois cargos, assim como a chefia de algumas comissões, precisam ser definidos em conjunto para permitir compensações.
Ao entrar em guerra pública pela Justiça sem indicativo de que será atendida, analisa o governo, a bancada coloca Temer em posição delicada e pode ampliar o racha na base.
Gilv@n Vi@n@

Mulher de Cabral quer deixar cadeia para cuidar dos filhos

21618720Em pedido de habeas corpus ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), Adriana Ancelmo, mulher do ex-governador Sérgio Cabral, afirma que precisa deixar a cadeia para cuidar dos filhos, menores de idade.
O mais novo está com problemas no colégio. Um laudo psicológico que narra a situação foi anexado à solicitação.
Época
Gilv@n Vi@n@

Doria se achando

apode2102painell
João Doria voltou dos Emirados Árabes com jornais do Golfo Pérsico debaixo do braço. A imprensa local tratou a maratona do prefeito de SP na região como “um passo importante para o estreitamento das relações comerciais entre os países”.
Gilv@n Vi@n@

Projeto de lei pode derrubar nova regra da Anac sobre bagagem

2016_915275621-201606101303167919.jpg_20160610
Após a Anac aprovar a nova regra que permite a cobrança por bagagens despachadas, já há movimentação na Câmara para derrubar a instrução da agência reguladora.
O deputado Carlos Gaguim (PTN-TO) protocolou hoje um projeto de lei que obrigaria as companhias aéreas a seguir a norma antiga. No projeto, Gaguim acrescenta o seguinte trecho ao artigo 234 do Código Brasileiro de Aeronáutica:
— Além da bagagem registrada, em relação à qual se aplica franquia de vinte e três quilos, é facultado ao passageiro conduzir objetos de uso pessoal, como bagagem de mão.
Lauro Jardim
Gilv@n Vi@n@

Plano de recuperação dos Estados prevê privatizar empresas

MEIRELLES1    BSB  DF 21 12 2016  ECONOMIA HENRIQUE MEIRELLES/ENTREVISTA COLETIVA O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles  durante entrevista coletiva a imprensa, na sala do Conselho Monetario Nacional.FOTO:DIDA SAMPAIO/ESTADAO
O governo federal delimitou que ativos os Estados vão ter que privatizar para ter acesso ao novo regime de recuperação fiscal, cujo principal benefício é a suspensão do pagamento das dívidas com a União por até três anos.
Os Estados em dificuldades financeiras terão que aprovar nas assembleias legislativas leis autorizando a privatização de empresas dos setores financeiros, de energia e de saneamento. Os recursos obtidos deverão ser destinados para a quitação de dívidas.
Gilv@n Vi@n@

A febre Bolsonaro

63f32460b4A revista Veja desta semana traz uma reportagem, com chamada na capa, sobre o fenômeno Jair Bolsonaro, pré-candidato do PSC à Presidência da República. Traz informações impressionantes do repentino crescimento e da aceitação do nome dele especialmente nas redes sociais. Destaca que no deserto de homens e ideias da política brasileira, Bolsonaro arrasta multidões.
O deputado, capitão de reserva do Exército, dono de frases polêmicas, como “Nós vamos devolver o fuzil para o produtor rural” e “Cartão de visita para o MST é cartucho 762”, cresce pregando o uso da arma e da força para acabar com a bandidagem. Já passou o senador Aécio Neves e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ambos tucanos, nas pesquisas de intenção de voto.
Na semana passada, segundo a revista, Bolsonaro foi recebido como popstar na Paraíba. Trinta minutos antes de iniciar sua palestra em Campina Grande, o auditório já estava lotado. Homem e mulheres jovens entoavam a palavra de ordem “Um, dois, três, quatro, cinco mil, queremos Bolsonaro presidente do Brasil”.
Gilv@n Vi@n@

Prefeita de Mossoró anuncia antecipação de pagamento do funcionalismo para sexta-feira

rosalba bidA prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini emitiu comunicado oficial na noite desta segunda-feira confirmando a antecipação do pagamento do funcionalismo público municipal para a próxima sexta-feira.
A confirmação foi apresentada em vídeo gravado no gabinete da prefeitura por volta das 20h desta segunda-feira. Rosalba destacou a dificuldade para conseguir antecipar o pagamento e a importância da iniciativa que beneficiará servidores e o comércio.
Gilv@n Vi@n@

Inmet alerta para continuidade de fortes chuvas neste início de semana

chuva2-600x330
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu na manhã desta segunda-feira mais um alerta com a possibilidade do registro de fortes chuvas na região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo o boletim, após um fim de semana marcado por fortes precipitações na região, persistem as condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de chuva intensa (perigo potencial).
As chuvas podem vir acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento ocasionais em áreas isoladas da região Oeste do estado. O alerta é válido para o período das 10h30 da segunda-feira (20) até às 12h00 da terça-feira (21). Boletim similar foi emitido na última sexta-feira e confirmado pelas precipitações que caíram em boa parte da região.
Gilv@n Vi@n@

Medo da Lava Jato tira caciques do PMDB do sério

RenanCalheiros_RomeroJuca_OrlandoBrito1-696x477Cresce o nervosismo entre políticos poderosos que serão alvos nas delações da Odebrecht. Não conseguem nem mais encenar aquela aparente frieza, fruto de anos de treinamento para enfrentar adversários e engabelar eleitores.
Alguns estão à beira de perder as estribeiras. Há tempos, Renan Calheiros dá mostras disso ao entrar em bolas divididas que antes tirava de letra. Renan virou um fio exposto, gerador de tensões. Só que sem o mesmo poder de quando presidia o Senado.
Há senadores do PMDB que esbravejam em conversas reservadas, mas ainda se poupam em público. Temem que seus casos sejam abreviados nas investigações.
Gilv@n Vi@n@

Ivan Júnior é o novo Secretário de Recursos Hídricos do RN

O Diário Oficial desta terça-feira (21) trouxe a nomeação do ex-prefeito de Assu, Ivan Lopes Júnior para
exercer a função de Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, cargo ocupado até
ontem por José Mairton Figueiredo de França, cuja exoneração também foi publicada hoje.
Gilv@n Vi@n@

20 fevereiro, 2017

Policiais civis do RN realizam assembleia nesta terça-feira (21)

DSC_0743
Policiais civis do Rio Grande do Norte vão se reunir em assembleia geral extraordinária, nesta terça-feira, dia 21 de fevereiro, a partir das 8h, em frente à Governadoria, para deliberação de um indicativo de greve. A categoria cobra do Governo do Estado o início das negociações da pauta de reivindicações entregue ao governador Robinson Faria ainda em 2015.
“No dia 27 de agosto de 2015 nós entregamos essa pauta nas mãos do governador. Em setembro de 2016 reapresentamos, em reunião com a chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha. De lá para cá, no entanto, o Governo não recebeu o SINPOL-RN para tratar dessa pauta, que tem como objetivo principal a valorização da instituição Polícia Civil, tanto na parte operacional e funcional quanto valorização profissional”, explica Paulo César de Macedo, presidente do Sindicato.
Gilv@n Vi@n@

Campanha pede fim da violência sexual contra crianças e adolescentes

Para pressionar o poder público a fazer um diagnóstico sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes e, posteriormente, planejar ações efetivas de combate ao problema, a instituição Aldeias Infantis SOS lançou petição on-line para recolher assinaturas dentro da campanha Dê um Basta. O documento será entregue aos gestores municipais no dia 5 de março.
Segundo dados do Disque 100, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, no Brasil, 47 crianças por dia são vítimas de abuso, exploração ou turismo sexual. Para a gestora do projeto no Rio de Janeiro, Ana Almeida, os números são subestimados, já que contabilizam apenas as denúncias registradas. Ela destaca que é necessário ampliar o banco de dados, incluindo fontes de informação como as delegacias, escolas, conselhos tutelares, hospitais e centro sociais.
Gilv@n Vi@n@

Já está valendo o novo limite para compra de imóveis com o FGTS

noticia_152539_340x295Começa a valer hoje (20) a resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) que aumentou o limite máximo do valor dos imóveis novos adquiridos por meio do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Até 31 de dezembro deste ano, os mutuários poderão financiar imóveis de até R$ 1,5 milhão, utilizando recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Os financiamentos do SFH cobram juros menores que os demais financiamentos do mercado, de até 12% ao ano. Acima desses valores, valem as normas do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), com taxas mais altas e definidas livremente pelo mercado.
Gilv@n Vi@n@

Bandidos invadem escola da zona rural de Mossoró e levam 100 tablets

sireneBandidos invadiram a escola municipal na localidade de Jucuri, na zona rural de Mossoró, e levaram 100 tablets multilase MLX3 que seria utilizados por estudantes no ano letivo 2017. A ação aconteceu na madrugada de domingo (19), registrada pelas câmeras que monitoram o local, e que em seguida foram apagadas pelos bandidos.
A secretária de Educação do município, Magali Delfino, esteve no local após a ação do grupo, acompanhada de uma equipe da Guarda Municipal de Mossoró, e constatou o tamanho do prejuízo.
Gilv@n Vi@n@

Após assassinato de ex-prefeito, carnaval de Umarizal é cancelado

umarizal
O carnaval de rua da cidade de Umarizal, na região Oeste potiguar, foi cancelado. A informação foi confirmada por um dos coordenadores do evento, Marcos Paulo. “Não há mais clima na cidade”, lamentou. O carnaval aconteceria de 25 a 27 de fevereiro e contava com o apoio da prefeitura na iluminação e segurança. O ex-prefeito Marcos Fernandes (PSD), foi morto a tiros na manhã deste domingo (19) dentro de uma casa de jogos.
Segundo Paulo, o clima é tenso na cidade. “A família do ex-prefeito é daqui, ele era muito querido”, explicou. Ainda segundo Paulo, o carnaval aconteceria com doações e investimento privado e custaria cerca de 5 mil reais.
G1/RN
Gilv@n Vi@n@

Roubo ou exagero?

1612231
Desde de quando Michel Temer assumiu a Presidência, foi gasto pelo poder Executivo mais de R$ 29 milhões com cartões corporativos. Os gastos dispararam em todo o governo federal. Porém, o gasto que mais chama atenção é o de Marcela e Michel Temer, a Presidência da República, que gastou nos últimos seis mês R$ 12 milhões.
Trata-se de 40% do valor total gasto e é o maior gasto com cartão corporativo. Atualmente, só perde para os gastos do Ministério da Justiça (onde as despesas somaram R$ 11 milhões).
Gilv@n Vi@n@

Despedida de Solange será no Carnaval de Caicó

solange-carnaval-de-Caicó
O carnaval de Caicó promete ser um dos maiores de todos os tempos. O show de Aviões Forró será marcado pela despedida da cantora Solange Almeida. Será a última oportunidade dos fãs estarem juntos com a dupla Solange e Xand. As senhas para o clube poderão ser encontradas nas lojas On-Line localizada na Av. Coronel Martiniano e também em Natal, Patos e Campina Grande.
Programação da Arena AABB:
Dia 25 de fevereiro – Sábado – Aviões do Forró, Pegado e Avine.
Dia  26 de fevereiro – Domingo – Jonas Esticado, Márcia Felipe, Wallas e Mano Walter
CasasOs corretores de imóveis comemoram os alúgeis de casas e aprtamentos para o período. Todas as ofertas estão esgotadas com turistas vindo de várias partes do Brasil.
RestaurantesOs restaurantes e bares já preparam seus estoques para o período que aquece a economia da cidade.
Hóteis
O setor hoteleiro está animado com as reservas para o Carnaval de Caicó. Muitos estabelecimentos já estão lotados, mas para o folião que ainda quer vir para a cidade é possível encontrar vagas em alguns hotéis. O setor é um dos mais procurados e recebe reservas de outros estados do Nordeste brasileiro, além de Olinda que é tido como um dos melhores carnavais do Nordeste.
Os preços nas pousadas variam pela sua localização e quantidade de hóspedes no mesmo apartamento.
Para quem gosta de ficar hospedado próximo a folia dos blocos de rua as opções são Hotel Guanabara, Regente Hotel,além das pousada Acantoar, Queiroz, Central,dentre outras que ficam localizadas no centro do município.
Confira contatos telefônicos de alguns hotéis para a reserva:
Hotel Guanabara – (84) 98855-8671 (WhatsApp) 99681-0448 (TIM)
Pousada Queiroz – (84) 3417-1100
Hotel Regente – (84) 3417-1333
Varandas do Penedo – 3417-3130
Hotel Porto Belo – 3421-2662
Gilv#n Vi@n@

Pelo menos 2,5% dos brasileiros fumaram maconha nos últimos 12 meses

maconha
Nesta segunda-feira (20) é comemorado o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 180 milhões de pessoas – em todo o mundo – são dependentes da cannabis, a maconha.
No Brasil, a estimativa da OMS é de que 2,5% da população tenham usado a droga nos últimos 12 meses. Este percentual sobe para 3,5% entre os adolescentes.
Gilv@n Vi@n@

TSE ouve donos de gráficas investigadas em ação no TSE contra chapa Dilma-Temer

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ouve nesta segunda-feira, em São Paulo, as testemunhas ligadas às gráficas que teriam prestado serviços à campanha de 2014 da chapa Dilma-Temer à Presidência da República. No final do ano passado, agentes da Polícia Federal cumpriram mandados de busca e apreensão em cerca de 20 endereços de empresas subcontratadas por essas empresas.
Os depoimentos de Rodrigo Zanardo, Rogério Zanardo,Carlos Cortegoso e Jonathan Gomes Bastos começaram a ser colhidos a partir das 10h, na sede da Justiça Eleitoral, no centro de São Paulo.As gráficas alvo da ação do TSE são Rede Seg Gráfica,VTPB Serviços Gráficos e Focal Confecção eComunicação.
Gilv@n Vi@n@

Programa Trilhas Potiguares inscreve estudantes e servidores na edição 2017

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) continua com inscrições abertas, até o dia 25 de fevereiro, para seleção e participação de estudantes e coordenadores no Programa Trilhas Potiguares. Podem se inscrever alunos da graduação e da pós-graduação. Para ser coordenador é preciso ser servidor da UFRN.
O Programa Trilhas Potiguares busca a interação da comunidade acadêmica com municípios do Rio Grande do Norte com até 15 mil habitantes. São realizados trabalhos de campo para contribuir com o desenvolvimento das comunidades. A área temática deste ano é Viver na Diversidade. As inscrições dos municípios ainda estão abertas e seguem até o dia 24 de fevereiro.
Aqueles alunos e servidores que desejam participar devem preencher e enviar o formulário de inscrição disponibilizado no Sigaa de forma automática assim que o usuário acessa o sistema. Clique no link para acessar o edital para mais informações sobre a seleção.
Gilv@n Vi@n@

Governador descarta aumento para demais servidores: “Não existe dinheiro no país”

IMG_6329
O governador Ricardo Coutinho (PSB) comentou sobre a concessão de gratificações para os policiais militares e civis da Paraíba e destacou que um esforço concentrado foi feito para que o incentivo pudesse ser implantado para os agentes da segurança pública.
Ele descartou que os demais servidores do Estado tenham acesso a qualquer tipo de aumento, tendo em vista o período de crise que o país tem passado.
Gilv@n Vi@n@

Jaime Calado é eleito presidente da do Confederação das Cooperativas Habitacionais

IMG_6330
Em Assembleia realizada este mês em Brasília, o ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante Jaime Calado foi eleito presidente da Confederação das Cooperativas Habitacionais do Brasil – Confhab, para o quadriênio 2017/2020.
O Presidente da Cooperativa Habitacional do Senado Federal, José Afonso Jácomo foi eleito para superintendente. A Diretoria Administrativa e Financeira da Confhab será assumida pelo diretor da Cooperativa Habitacional da Câmara dos Deputados, Francisco de Assis Costa.
Gilv@n Vi@n@

FGTS: Ministério alerta que nada muda no saque de contas ativas

O Ministério do Trabalho usou as redes sociais para alertar que as regras para sacar o dinheiro das contas ativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) continuam as mesmas.
Em uma publicação no Twitter, o ministério esclarece que apenas as contas inativas do FGTS –quando a empresa deixa de depositar o dinheiro porque trabalhador pediu demissão ou foi demitido por justa causa– tiveram as regas modificadas para permitir o saque do benefício a partir de março. Até então, esse dinheiro só podia ser sacado ao se aposentar, para comprar a casa própria ou quando completava três anos desempregado.
Gilv@n Vi@n@

Trama erótica ‘Cinquenta tons’ lidera bilheterias

cinema-cinquenta-tons-mais-escuros-20170208-002
O filme “Cinquenta tons mais escuros” manteve a liderança nos cinemas brasileiros pela segunda semana consecutiva. A trama sadomasoquista atraiu 688.000, e teve bilheteria de 10,8 milhões de reais. Os dados foram divulgados pela consultoria ComScore.
Em segundo vem o infantil “Lego Batman – O Filme“, com público de 239.000 espectadores e renda de 3,9 milhões de reais.
Gilv@n Vi@n@

Pente fino na aposentadoria de militares

imageApós anos de resistência das Forças Armadas, o governo federal vai ser obrigado a colocar na ponta do lápis os compromissos presentes e futuros das aposentadorias e pensões dos militares da Aeronáutica, Marinha e do Exército.
O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou em 2015 que a contabilidade do passivo atuarial fosse feita, mas só agora, em meio à pressão por conta da reforma da Previdência, a Casa Civil vai criar oficialmente um grupo de trabalho interministerial para abrir a “caixa-preta” dos benefícios dos militares.
Gilv@n Vi@n@

FPM: Municípios recebem repasse extra nesta sexta

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) informou que os Municípios irão receber um repasse extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no valor de R$ 124.030.246,81, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, esse repasse corresponde a R$ 155.037.808,51. Segundo comunicado extraordinário publicado pelo órgão nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, o repasse deve ocorrer até as 18h desta sexta-feira, 17.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) esclarece que esse repasse ocorre separadamente porque a Receita Federal do Brasil (RFB) tem um programa que parcela as dívidas de vários impostos. Quando a pessoa jurídica ou física efetua o pagamento da guia de pagamento do Refis, a Receita Federal classifica por estimativa a quantia de cada imposto que foi recolhida, separando o que é Imposto de Renda (IR) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e efetua os repasses correspondentes ao FPM.
Gilv@n Vi@n@

Indicado por Dilma é reconduzido na Comissão de Ética

Mauro de Azevedo Menezes ficará à frente da Comissão de Ética Púbica da Presidência até 15 de março de 2018.
Ele foi reconduzido à função, registra a Coluna do Estadão.
Indicado por Janete, Menezes conduziu o processo da farra das quarentenas na mudança de governo.
O Antagonista
Gilv@n Vi@n@

Emparn divulga boletim com as chuvas do final de semana

chuvaiconeEmparn divulga boletim com as chuvas do final de semana em varias regiões do estado. Que as chuvas continuem produzindo felicidade ao povo do semiárido. Córregos, riachos, rios e açudes transbordam e garantam o precioso liquido
MESORREGIAO OESTE POTIGUAR
Umarizal – 148,0mm
Pau Dos Ferros – 128,0mm
Paraná – 125,0mm
Apodi – 122,3mm
Água Nova – 113,2mm
Ipanguacu – 113,1mm
Viçosa – 90,0mm
Campo Grande – 85,7mm
Riacho De Santana – 84,0mm
Severiano Melo – 83,5mm
Dr. Severiano – 80,5mm
Tenente Ananias – 78,5mm
Francisco Dantas – 74,2mm
Jucurutu – 70,6mm
Caraubas – 66,0mm
Marcelino Vieira – 65,0mm
Upanema – 64,6mm
Areia Branca – 62,7mm
Paraú – 59,5mm
Janduis – 59,0mm
Rodolfo Fernandes – 56,7mm
Felipe Guerra – 56,0mm
Luis Gomes – 50,0mm
Mossoro – 47,0mm
Gilv@n Vi@n@