ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

11 julho, 2015

Exame: Distribuidora potiguar ALE é destaque na edição “Melhores e Maiores”

A potiguar ALE Distribuidora foi destaque no ranking de setor atacadista da edição especial “Melhores e Maiores”, da revista Exame, que a classificou como a quarta maior do setor do Brasil. No ranking geral, avançou oito posições e ocupa agora o 33º lugar nacional.
ale_exame
Gilv@n Vi@n@

Diretor de editora diz que lei de Fátima Bezerra é absurda e inconstitucional

Deu na coluna de Ancelmo Gois, de O Globo:
fatima_fator
César Benjamin, ex-militante da luta armada e atualmente diretor da Contraponto, disse em seu Facebook que, caso o Senado aprove a lei da petista Fátima Bezerra, que regula o preço do livro, ele vai partir para a “desobediência civil” e, no limite, fechar a editora: – Eu me disponho a descumpri-la, por ser absurda e inconstitucional.
– Em vigor em alguns países, a lei do preço fixo é vista por muitos como uma forma de salvar a pequena livraria da concorrência das grandes lojas e também da Amazon, que, pelo tamanho, conseguem vender mais barato. Já para Benjamim, a lei é uma maluquice:
“Um professor de Santarém não vai poder comprar um livro pela internet a preço acessível. Ele terá de pagar o mesmo preço do cliente de um shopping do Leblon, mais os custos do frete”.
Gilv@n Vi@n@

Reforma política e CPI da Petrobras movimentam semana na Câmara

A votação de temas da reforma política movimentou a Câmara dos Deputados nesta semana. Após ter votado em segundo turno o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma política, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pôs em votação o projeto de lei que regulamenta pontos da legislação eleitoral.
Deputados do PSB, PCdoB, PT e PSOL argumentaram que, antes de votar a legislação infraconstitucional, o plenário deveria finalizar a votação dos temas que modificam a Constituição. Ainda falta votar os destaques dos temas aprovados, em especial os supressivos, que podem excluir partes já aprovadas no primeiro turno. Os parlamentares também consideraram que houve pouco tempo para apreciar o projeto, que faz mudanças em três legislações eleitorais.
Gilv@n Vi@n@

Supremo nega liminar para suspender votação da PEC da Maioridade Penal

maioridade
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello negou a liminar para suspender a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, na Câmara dos Deputados. A partir de agora, a decisão depende do plenário da Corte, que pode se reunir apenas depois do recesso do Judiciário, que termina no dia 1º de agosto.
O pedido foi feito por um grupo de mais de 100 deputados de 14 partidos – PMDB, PSB, PDT, PT, PC do B, PPS, PROS, PSOL, PSDB, PV, DEM, PR, PSC e PTC – que questionam a condução de votações polêmicas pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o resultado dessa votação.
Há mais de uma semana, o plenário da Câmara rejeitou uma proposta de redução da idade mínima penal e, após acordo com líderes, no dia seguinte, outro texto semelhante foi colocado em votação com algumas alterações. Cunha defendeu que, com a rejeição do texto que foi apresentado como substitutivo, uma emenda aglutinativa – que funde textos de outras emendas ou do teor do texto de proposição principal – poderia ser apreciada.
Gilv@n Vi@n@

MP do Salário Mínimo e reforma política mobilizam senadores

O líder do governo, Delcídio do Amaral, durante sessão para votação dos projetos de decretos legislativos que criam o Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como Banco do Brics (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)O assunto que mais movimentou o Senado na última semana foi a votação da medida provisória (MP) que prorroga por mais quatro anos a política de valorização do salário mínimo. Embora seja um tema convergente entre os senadores, houve polêmica por causa da emenda da Câmara dos Deputados que estendeu aos aposentados o direito a reajuste anual atualizado pela inflação do ano anterior, mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) do país de dois anos antes. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país.
Para o líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS), a aprovação da emenda foi uma irresponsabilidade. Delcídio lembrou o peso para a Previdência Social da concessão do reajuste a todos os aposentados e comparou com outras votações recentes do Senado, que representam grande impacto nas contas públicas – caso do reajuste de até 73% concedido aos servidores do Judiciário. “Estamos caminhando para a nau da insensatez, praticando irresponsabilidades uma atrás da outra”, disse o senador no plenário, durante a votação.
Gilv@n Vi@n@

Dilma nega rebelião no Parlamento

A presidenta Dilma Rousseff, durante visita ao Pavilhão Brasil na Expo Milão 2015 (Roberto Stuckert Filho/PR)
A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (11), em Milão, na Itália, que o governo tem ganhado mais do que perdido com os resultados de votações de matérias de interesse do Executivo no Congresso Nacional e descartou que haja uma “rebelião” do Parlamento. “Eu não chamo de rebelião votação no Congresso em que há divergências. A gente perde umas e ganha outras”, afirmou.
Dilma ressaltou que o debate de opiniões é característico da democracia e que não é possível apostar na vitória em todas as matérias de interesse de um governo. “Nos [países] mais democráticos é que se torna mais complexa a aprovação, não é? Nos mais democráticos, onde há liberdade de opinião, onde há uma ampla manifestação de opiniões, como é o caso dos Estados Unidos.”
As declarações foram feitas depois da visita da presidenta ao Pavilhão do Brasil na Expo Milão 2015, que tem como tema “Alimentar o Planeta – Energia para a Vida”. Dilma, que elogiou a feira, caminhou sobre uma rede instalada no pavilhão para representar a integração de produtores, e relatou ter sido uma missão “dificílima”. Perguntada se a experiência pode ser uma metáfora ao seu segundo mandato, a presidenta descartou semelhanças.
Gilv@n Vi@n@

Lula está no “volume morto”

lula estante
Se disputasse hoje uma eleição presidencial contra o tucano Aécio Neves, Luiz Inácio Lula da Silva venceria apenas no eleitorado de menor renda e escolaridade, e em algumas das áreas geográficas que tradicionalmente votam no PT. A informação é do Estado de São Paulo. O lulismo, além de menor, está menos diverso: em quase duas décadas, este é o momento em que o apoio ao ex-presidente mais se concentra na população mais pobre.
Os dados são de pesquisa Ibope, realizada na segunda quinzena de junho, que mostra que Lula seria derrotado por 48% a 33% em um eventual 2.º turno com Aécio – em votos válidos, sem contar os indecisos e os que não optariam por nenhum dos dois, o resultado seria 59% a 41%. Se o adversário fosse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, haveria empate técnico: 40% para o tucano e 39% para o petista – ou 51% a 49%, em votos válidos.
É como se a pesquisa desse sentido numérico à citação de Lula, feita durante encontro com líderes religiosos, no mês passado, de que ele e o governo estão no “volume morto” – uma referência à reserva técnica de água que só é consumida em situações de crise.
Gilv@n Vi@n@

Concorrente ao hub da TAM, aeroporto do Ceará tem jumentos no saguão

Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza/CE, concorre com o Rio Grande do Norte e Pernambuco pelo hub da TAM. Ontem (10), os usuários foram surpreendidos com inusitados frequentadores: dois jumentos.
Eles desfilaram pelo saguão ente passageiros e funcionários. Depois do passeio, saíram pela estreita área de embarque e desembarque. Confira no vídeo abaixo a saída da dupla:
Gilv@n Vi@n@

Mulher teve imagem envelhecida no computador para fraudar o Ipern

mulher_velha
A Polícia Civil encontrou fotos que eram envelhecidas através de programas de computador, como o Photoshop, na casa do delegado Olavo Dantas de Medeiros, preso na quarta-feira (08) suspeito de comandar esquema de fraudes no Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais do RN (IPERN).
Segundo a equipe da Delegacia Especializada de Investigações de Crimes Conta a Ordem Tributária (Deicot), o material comprova a participação do delegado na fraude. As fotos encontradas na casa do delegado são de Maria Cosme Sobrinho, também presa na quarta-feira, e que, segundo a Polícia, fingiu ser companheira de um ex-aditor fiscal para receber pensão dele. As fotografias teriam sido envelhecidas para que ela parecesse com uma idade aproximada do ex-auditor.
O delegado Olavo Dantas, suspeito de comandar as fraudes, em depoimento, negou a participação no crime. Além dele foram presos José Laércio Ferreira de Melo, filho de um ex-auditor fiscal; a advogada Thayana de Moura Macedo; Maria Cosme Sobrinho e Ana Claudia de Oliveira Dantas. Em depoimento à Polícia, a advogada também envolvida no esquema, Thayana de Moura Macedo, confessou o crime e apontou o delegado como ser o mandante no esquema de fraudes.
Mossoró Hoje
GILV@N VI@N@

Ronaldinho Gaúcho confirma acerto com o Fluminense

R10
Após uma curta novela, a ida de Ronaldinho Gaúcho ao Fluminense está confirmada. Através de rede social, o meia publicou uma foto de sua silhueta com as cores do clube das Laranjeiras e legendou-a com a hashtag “R10 no Flu”. O craque, que deixou recentemente o Querétaro, do México, se reuniu com a diretoria da equipe carioca nesta sexta-feira e, após ficar “a uma assinatura” de acertar, enfim concretizou a negociação neste sábado. Em breve mais informações.
Gilv@n Vi@n@

ROMBO…

OLIVEIRA 090715 Face

Com ajuste, governo reduz 36% do PAC

PAC 2O ajuste fiscal atingiu em cheio o carro-chefe do governo federal. O Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) não resistiu à tentativa do governo em fechar em contas de 2015. De acordo com levantamento do Contas Abertas, no primeiro semestre deste ano, o volume de dispêndios orçamentários com o programa caiu quase 36% em relação ao mesmo período de 2014.
Em valor constantes, atualizados pelo IPCA, de janeiro a junho, foram aplicados R$ 19,9 bilhões.
Enquanto isso, no ano passado, os valores tinham atingido R$ 31,2 bilhões. Os números absolutos,representam retração de R$ 11,2 bilhões em obras e compra de equipamentos em uma das maiores bandeiras da administração petista.
Gilv@n Vi@n@

Construtoras do “Minha Casa, Minha Vida” anunciam demissão de 30% dos trabalhadores

tumblr_lrqpapi0Gx1qeg3bco1_5001
Construtoras que atuam no programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) anunciaram que, por causa do atraso no pagamento pelo Governo Federal, 30% dos empregados serão demitidos na próxima semana. Em Mossoró, as demissão por causa do atraso já estão certas.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Mossoró (Sintracom), Francisco Neves de Brito, conta que, até a semana passada, eram homologadas, em média 80 demissões por dia. Contudo, com a promessa de pagamento, as empresas pararam de demitir os funcionários esta semana.
Gilv@n Vi@n@

MP aprova aumento a seus servidores

desviodinheiropublico3Apesar de o Senado ainda não ter concluído a votação de um projeto que aumenta os salários de servidores do Ministério Público Federal, o Conselho Superior do órgão aprovou nesta sexta-feira (10) a proposta orçamentária do órgão para 2016 com a previsão do reajuste. A proposta inclui os recursos necessários ao pagamento do reajuste do subsídio dos servidores que tem impacto de R$ 471 milhões em 2016. O aumento é da ordem de 60%, semelhante ao concedido a servidores.
O texto seria votado nesta semana, mas acabou adiado. Após dois dias deprotestos da categoria com muito barulho dos servidores munidos de vuvuzelas, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), chegou a sugerir a análise do projeto para silenciar as vuvuzelas. Se aprovado, será uma nova derrota para o Palácio do Planalto.
Gilv@n Vi@n@

TRT-RN esclarece mudanças da Lei do Trabalho Doméstico

Cautela, acordos feitos por escrito e boa fé do empregador e do empregado no trato da relação empregatícia. Essas foram algumas das recomendações feitas pela juíza do trabalho Jólia Lucena e pelo advogado Klevelando dos Santos, durante o debate promovido pelo projeto CLT 70 minutos deste mês.
O encontro que é promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), em parceria com a Livraria Saraiva (Midway Mall), reúne especialistas, advogados, sindicalistas e interessados em debater temas relacionados à Consolidação das Leis do Trabalho.
Gilv@n Vi@n@

Governo bloqueia Bolsa Família de 17.000 funcionários públicos

bolsa-familiaO Ministério Desenvolvimento Social bloqueou o pagamento do Bolsa Família a mais de 17.000 servidores públicos responsáveis pela gestão do programa. A suspeita é de que 16.915 funcionários e 183 gestores estejam recebendo o dinheiro de forma irregular. O governo federal determinou aos municípios que investiguem os casos.
Funcionários públicos podem ser beneficiários do programa, desde que se encaixem nos requisitos: a família precisa ter renda mensal inferior a 154 reais por pessoa. Em nota, o MDS informou que os pagamentos foram bloqueados na folha de junho por “precaução”, depois que os processos de controle identificaram a presença dos funcionários públicos entre os beneficiários. Atualmente, 13,7 milhões de famílias no país recebem Bolsa Família.
Gilv@n Vi@n@

Concurso do Banco do Brasil edital sairá nos próximos meses

Para quem prossegue focado no concurso do Banco do Brasil, a boa notícia é que todos terão um maior prazo para prosseguir estudando. A divulgação do segundo edital para Escriturário, cargo que exige o nível médio, poderá acontecer a partir do último trimestre do ano (final de 2015), uma vez que ainda há concurso em andamento.
Segundo informou o site Concursos no Brasil, o certame contemplará regiões brasileiras que não foram incluídas no primeiro edital (parte dos estados do Amazonas e Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul). O diferencial a partir de agora é a impossibilidade de ter edital exclusivamente voltado para cadastro de reserva, como antes.
A decisão é resultado de acordo judicial firmado com o Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal (MPT-DF), que havia processado o banco para garantir mais transparência nas seleções da instituição. Segundo o MPT, o cadastro de reserva poderá continuar a ser utilizado, porém, sem criar falsas expectativas nos candidatos aprovados, que terão direito assegurado, caso estejam dentro do quantitativo inicial previsto.
Gilv@n Vi@n@

Reforma política aprovada pela Câmara dificulta fiscalização de doações

dinheiro (1)O Globo alerta que o texto base do projeto que regulamenta a reforma política tira poder de fiscalização da Justiça Eleitoral sobre as campanhas políticas. Na avaliação de integrantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o texto encurta o prazo para investigar empresas ou pessoas que tenham doado a candidatos e partidos acima do limite estabelecido em lei, o que poderia inviabilizar a apuração de irregularidades. Ainda reduz o valor das multas por descumprimento de regras de financiamento das campanhas e acaba com a possibilidade de suspender cotas do Fundo Partidário em caso de desaprovação das contas partidárias, principal sanção aplicada hoje pelo tribunal.
De acordo com o texto aprovado, que ainda poderá sofrer modificações na próxima semana, a desaprovação de contas dos partidos terá como sanção “exclusivamente” a devolução do montante considerado irregular, acrescido de multa de 20%. Em abril deste ano, o TSE julgou contas do PT de 2009 e aplicou como sanção a devolução de R$ 4,9 milhões, além da suspensão de três cotas do fundo partidário. A última cota de fundo do PT, em junho, foi de R$ 9 milhões. Pelo texto aprovado, além de acabar com a suspensão das cotas, a multa ainda poderá ser abatida do fundo partidário.
Outra preocupação de integrantes do TSE é em relação às doações acima do teto. Pelo projeto de lei aprovado na quinta-feira na Câmara, o tribunal considera que fica praticamente inviabilizada a abertura de processos contra empresas e pessoas físicas que doarem acima do limite estabelecido por lei. Hoje, o Ministério Público tem até o dia 19 de junho do ano seguinte à eleição para fazer denúncias. Pela nova regra, esse prazo seria reduzido em seis meses. Passaria a ser 19 de dezembro do ano da eleição — menos de um mês após as prestações de contas do segundo turno serem entregues.
Gilv@n Vi@n@

Cerimonial de Lula pediu helicóptero de empreiteira para convidados, diz e-mail

helico-16Relatório de análise de mídia apreendida pela Operação Lava Jato na sede da construtora Camargo Corrêa destaca e-mail de um executivo que cita suposto pedido do chefe do cerimonial do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva para providenciar helicóptero a um grupo de seis convidados do petista para uma visita à Usina Hidrelétrica Jirau, no Rio Madeira, em Rondônia.
Segundo o Estadão, a correspondência, de 9 de março de 2009, foi enviada às 22h53 por Antonio Carlos Portugal a outros seis executivos da Camargo Corrêa, que está sob suspeita de ter integrado cartel de empreiteiras no esquema de corrupção na Petrobras.
No início de junho, a Polícia Federal juntou aos autos da investigação laudo pericial que indica pagamento da empreiteira no valor de R$ 3 milhões para o Instituto Lula e mais R$ 1,5 milhão para a LILS Palestras Eventos e Publicidade, de Luiz Inácio Lula da Silva, entre os anos de 2011 e 2013.
Gilv@n Vi@n@

Mulheres cultas tendem a beber mais álcool, diz estudo

Universitárias consomem mais bebidas alcoólicas do que mulheres com menor grau de instrução, sugere uma nova pesquisa da London School of Economics, realizada na Grã-Bretanha. De acordo com o estudo, as mulheres cultas também são mais propensas a admitirem problemas envolvendo o abuso do álcool. Uma relação semelhante entre o grau de escolaridade e o consumo de bebidas alcoólicas também foi identificada entre os homens, entretanto ela é bem menos influente do que o que ocorre com o público feminino.
Os pesquisadores acompanharam milhares de pessoas, de ambos os sexos, nascidos em uma mesma semana de 1970, na Grã-Bretanha. O relatório concluiu que quanto mais culta for uma mulher, maior as chances dela beber semanalmente. Os estudos afirmaram, ainda, que quanto maior o grau de instrução escolar, maior a tendência de um profissional do sexo feminino admitir problemas de dependência com relação ao álcool.
Os testes foram feitos anos antes dos voluntários chegarem à vida adulta, enquanto ainda estavam na fase escolar. As adolescentes que registraram notas mais altas no colégio, de acordo com a pesquisa, mostraram ter até 2,1 mais chances de beber no dia a dia do que alunas de desempenho inferior.
Gilv@n Vi@n@

Mossoró é o único município do RN a integrar o G-20 do Semiárido Nordestino

mossoro cidade
O município de Mossoró é o único do Rio Grande do Norte a integrar o que está sendo chamado de G-20 do Semiárido Nordestino. Trata-se dos 20 municípios com as melhores indicações econômicas da região Nordeste. A ideia nasceu na Prefeitura de Petrolina (PE).
O Ceará é o estado com maior número de municípios incluídos neste Grupo. São sete ao todo: Caucaia, Crato, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maranguape, Iguatu e Sobral. Em segundo lugar, está a Bahia, com cinco municípios: Feira de Santana, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso e Vitória da Conquista.
Da Paraíba entram Campina Grande e Patos e de Pernambuco: Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns e Petrolina. Rio Grande do Norte só entra com Mossoró e Alagoas com Arapiraca. Os demais estados do Nordeste não estão na lista.
Os critérios para a criação do G20, são a densidade demográfica e a influência econômica exercida pelos municípios em outras localidades. O PIB movimentado pelo grupo gira em todo de R$ 50 bilhões e reúne 4,6 milhões de habitantes.
Gilv@n Vi@n@

No Brejo da Paraíba, crianças caçam ratos para comer carne no almoço e no jantar

153238,362,80,0,0,362,271,0,0,0,0A escassez de comida na mesa de muitos paraibanos está levando uma família da cidade de Alagoa Grande (na região do Brejo, a 148 km de João Pessoa), à uma situação extrema: caçar roedores para complementar a alimentação. Na comunidade Barreiras, no Sítio Tambor, virou rotina crianças saírem quase todos os dias, sempre à tarde, para colocarem armadilhas para ‘rato de Junco’.
A caça ao animal é artesanal e feita em uma lagoa que fica no centro da cidade. Uma das crianças revelou que há uma semana sua família se alimenta com rato, porque não tem dinheiro para comprar a “mistura” e nem outros alimentos. “A gente vai um dia sim, outro não. A gente mete o pau no ninho e mata os ratos (sic)”, contou um menino de 10 anos.
O registro da situação de extrema pobreza de uma família que é comandada por uma mulher de nove filhos foi feito pelo blogueiro Júlio Araújo. Ele flagrou um grupo de crianças saindo de um matagal com os animais já prontos para o consumo.
Gilv@n Vi@n@

TÁ “RUSSO”

Dilma em viagem a Rússia
Gilv@n Vi@n@

Queda de 20% no FPM deixa prefeitos “de cabelo em pé”

images (1)A situação de crise nos municípios do Rio Grande do Norte teve um agravante recentemente: a inesperada queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A redução de 20% no repasse dos recursos oriundos na união tem causado preocupação em prefeitos, em especial os das cidades de menor porte.
Gilv@n Vi@n@

Greve do INSS será intensificada na próxima semana, diz confederação

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), Sandro Cezar, afirmou ontem (10) que a greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que entrou no quarto dia, deve ser intensificada na próxima semana. A expectativa da entidade é que na segunda-feira (13) os 26 estados e o Distrito Federal tenham aderido a greve.
“Sabemos que o nível de greve é diferente e o movimento vai crescendo. Temos adesão de 80% dos servidores e não concordamos com o balanço do ministério, que diz que pouco mais de mil [servidores] estão parados”, disse Sandro Cezar.
Pelos dados do último balanço do Ministério da Previdência Social, divulgado na tarde de ontem (9), das 1.605 agências do país, há 212 totalmente paradas e 322 com atendimento parcial. Os dados divulgados não incluem o estado de São Paulo em razão de feriado local.
Gilv@n Vi@n@

Delator do mensalão está internado no Rio de Janeiro

roberto jefersonO ex-deputado Roberto Jefferson foi internado na noite de quinta-feira (9) no Hospital Samaritano da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, com febres “moderadas intermitentes”, conforme divulgou ontem (10) a equipe de comunicação de Jefferson em seu blog.
Segundo a nota, o ex-deputado “passa por exames para avaliar a causa da febre, que vem sendo contida pelos médicos com doses de antitérmicos” e ficará internado até a conclusão dos exames. A assessoria de imprensa do hospital apenas informou que Jefferson “está bem” e que não teve autorização da família para divulgar o boletim médico. A filha do ex-deputado, deputada federal Cristiane Brasil, informou que não vai se manifestar sobre o assunto, mas que fará uma visita ao pai no hospital na tarde de hoje.
Condenado a sete anos de prisão na Ação Penal 470, o processo do mensalão, Jefferson atualmente cumpre pena em prisão domiciliar, após ter cumprido um sexto da pena em regime semiaberto. Ele foi operado em 2012 para a retirada de um tumor no pâncreas e de partes de outros órgãos do sistema digestivo.
Gilv@n Vi@n@

Juiz usa WhatsApp para notificar partes e agilizar processo

appp-whatsO uso de redes sociais e aplicativos de mensagens pelo Poder Judiciário são cada vez mais frequentes. As vantagens são inúmeras, desde a agilidade até a redução de gastos. E o objetivo principal é entregar uma prestação jurisdicional efetiva ao cidadão. Um bom exemplo aconteceu no último mês de junho.
O juiz Ney Maranhão, titular da Vara do Trabalho de Tucuruí (PA), utilizou o aplicativo de mensagens por celular WhatsApp para notificar e dar ciência da sentença aos reclamados que se encontram no Suriname. O caso, movido pelo Ministério Público do Trabalho, envolve empresa do setor madeireiro e possui fortes indícios de tráfico humano internacional.
A urgência da ação deve-se ao fato de que o trabalhador desenvolveu grave doença ocupacional. Após várias tentativas convencionais, com utilização de carta rogatória, gastos com tradutor juramentado e os trâmites envolvendo o Ministério das Relações Exteriores, o que restou como efetivo foi o uso da inovação, que permitiu o andamento do processo.
Gilv@n Vi@n@

Fumar pode aumentar risco de desenvolver esquizofrenia

fumante
Cientistas do Kings College de Londres relacionaram o hábito de fumar com o desenvolvimento da esquizofrenia, segundo informa nesta sexta-feira a revisa “Lancet Psychiatry”.
Os pesquisadores, que pediram que fossem realizados estudos mais profundos, apontaram que os fumantes são mais propensos a desenvolver essa doença mais novos.
No entanto, os especialistas especificam que a maioria dos fumantes não desenvolve esquizofrenia, mas acreditam que o tabaco representa um risco.
Fumar sempre esteve vinculado com esta doença, mas acreditava-se que os pacientes faziam isso para aliviar os sintomas.
No entanto, o motivo de disputa da pesquisa do Kings College é que os doentes já fumavam antes de seu primeiro surto psicótico, após analisar 61 casos que sugeriam que a nicotina poderia alterar o cérebro.
Os resultados indicaram que 57% dos pacientes já eram fumantes antes de desenvolver a doença.
Além disso, os pesquisadores constataram que os que fumam diariamente têm o dobro de possibilidades de desenvolver psicoses dio que os que não.
Nesse sentido, os que consomem tabaco desenvolvem a doença, em média, um ano antes, acrescenta a pesquisa.
Os cientistas comprovaram que a nicotina altera o nível da dopamina no cérebro, hormônio relacionado com à psicose. (EFE).
Gilv@n Vi@n@

Chef que participará do Festival Gastronômico e Cultural da Pipa é eleito o melhor do Brasil

chef_paulo
Paulo Machado recebeu no último dia 3 de julho, o Prêmio Dólmã como melhor chef brasileiro. A premiação, considerada o Oscar da gastronomia está em sua segunda edição e é dividida em duas categorias, a estadual que premia um chef por estado entre três concorrentes, e a nacional, que premia um chef entre cinco finalistas. Neste ano, 70 chefs indicados concorreram ao prêmio.
Junto com a chef gaúcha Jaqueline Faraco, Paulo Machado será o responsável pelo cardápio do Festim, um banquete com “menu confiance”, que será realizado no dia 16 de outubro no restaurante do Hotel Ponta do Madeiro, com participação limitada a 50 pessoas e reservas pelos telefones: (84) 3246.4221 ou 3246.4220. O evento integra a programação do 11º Festival Gastronômico e Cultural da Pipa que acontecerá de 9 a 17 de outubro.
Natural do Mato Grosso do Sul, Paulo Machado é graduado em Gastronomia e Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi, além de ter cursado o programa de cozinha francesa do Institut Paul Bocuse em Lyon, na França.
Gilv@n Vi@n@

Ministro Henrique Alves quer ampliar ganhos com Olimpíada

henrique_olimpico
O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, vai promover, em agosto, um encontro com gestores municipais de todas as cidades que estão na rota da tocha olímpica, entre elas, Natal, Parnamirim, Lajes, Angicos, Assu e Mossoró. Na pauta da reunião, a estratégia de nacionalização da Olimpíada e medidas para ampliar os ganhos do evento para o maior número possível de cidades brasileiras. O anúncio foi feito em agenda do ministro com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, nesta sexta-feira (10). Em visita técnica às obras do parque olímpico, Henrique Alves defendeu a mobilização de estados e municípios em torno dos jogos.
Durante o evento, em Brasília, Paes apresentará o modelo de organização dos jogos na capital carioca. Mais da metade dos investimentos na construção do parque olímpico vem da iniciativa privada. “Ganha o país como um todo, com a economia de recursos públicos e a realização de uma olimpíada memorável. A iniciativa privada, por sua vez, terá a possibilidade de recuperar o investimento no pós-evento. Tudo num processo claro e transparente”, afirmou Henrique Alves.
Gilv@n Vi@n@

Governo autoriza mais de 2 mil vagas de medicina no país

Os ministérios da Saúde e da Educação divulgaram nesta sexta-feira (10) a lista das instituições particulares autorizadas a criarem novos cursos de medicina. Serão 2.290 vagas em 36 novos cursos distribuídos em 39 municípios. A ação faz parte das medidas do Programa Mais Médicos que visam a expansão e a interiorização da formação médica no país. A expectativa é de que, com as novas vagas, o país passe de 374 mil para 600 mil médicos até 2026 (o equivalente a 2,7 médicos para cada mil habitantes).
Confira aqui a lista completa de instituições selecionadas
Gilv@n Vi@n@