ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

26 dezembro, 2015

NASCIMENTO DE CRISTO

Espirito Natalino

Robinson Faria se confraterniza com secretários e deputados na terça (29)

robinson_TNDurante jantar de adesão, na terça-feira (29), o governador Robinson Faria vai se confraternizar com o seu secretariado e deputados estaduais. O local escolhido foi a churrascaria Fogo e Chama.
Na segunda-feira (28), a partir do meio-dia, Robinson se encontra com imprensa, no hotel Holiday Inn, para almoço. Às 16h ele recebe os cumprimentos na Escola de Governo, no Centro Administrativo.
Gilv@n Vi@n@

O desajuste nas contas públicas prejudica os mais pobres

semdinheiroO Orçamento do governo federal para 2016 foi aprovado na quinta-feira (17), sem cortes no Bolsa Família. O relator do Orçamento, deputado Ricardo Barros (PP-PR), integrante da base governista, havia proposto cortar R$ 10 bilhões do programa e tentar compensar a redução de verba com ganhos de eficiência e combate a fraudes. Não obteve apoio de seus colegas aliados do governo nem da oposição, e o Bolsa Família foi preservado. A informação é da revista Época.
É uma boa notícia no combate à pobreza? Sim – mas tanto quanto a colocação de gaze sobre uma fratura exposta. A economia brasileira estrebucha, com inflação e desemprego em alta, em grande parte por causa das contas públicas em estado caótico. E os pobres serão as maiores vítimas dessa pane. Só será possível consertar a fratura exposta com ajuste fiscal – neste momento, o programa social mais eficiente que o país poderia fazer. É importante que o novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, tenha isso em mente.
Gilv@n Vi@n@

Preço do carro deve subir no mesmo ritmo da inflação

carros nova
Depois de terminar 2015 com a maior queda nas vendas em quase 30 anos, o mercado automotivo brasileiro se prepara para adotar uma estratégia arriscada em 2016: deixar o veículo mais caro no momento em que o consumo se retrai, o desemprego sobe e o crédito tende a ficar mais restrito. Embora o reajuste seja uma decisão de cada montadora, todas as marcas passam, segundo analistas e executivos do setor, por uma forte pressão de custos.
Uma projeção feita pela consultoria Tendências, divulgada pela Isto É Dinheiro, aponta que os preços dos veículos novos deverão subir em 2016 no mesmo ritmo da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), pondo fim a um período de 10 anos em que a variação sempre ficou em nível mais baixo.
Na previsão da consultoria, os veículos novos deverão ter aumento de 5,8% em 2016, a mesma estimativa para o IPC. Para este ano, a expectativa é de que os preços dos carros subam 5,4%, abaixo dos 8,4% previstos para a índice geral. A última vez em que houve queda dos veículos foi em 2012, de 5%. À época, as montadoras ainda contavam com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que deixou de vigorar em 31 de outubro de 2014.
Gilv@n Vi@n@

Bancos fecham dia 31 e reabrem só dia 02 de janeiro

caixabancoOs bancos estarão fechados ao público a partir da quinta-feira (31) e no dia 1º de janeiro de 2016, feriado do Dia Mundial da Paz, informa a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Assim, alerta a entidade, a quarta-feira (30) é o último dia do ano para quem optar em realizar transações financeiras nas agências bancárias.
Na quarta, as agências funcionam normalmente e todas as operações bancárias estão disponíveis ao público. No dia 31 de dezembro, os bancos não atenderão os clientes porque para realizar operações internas e fechamento de balanços.
Gilv@n Vi@n@

“Temos de eliminar o Aedes aegypti em todo país”, diz pesquisador

dengueG1A Fundação Oswaldo Cruz criou um gabinete de crise para coordenar os estudos sobre a epidemia de microcefalia e traçar estratégias para o enfrentamento do vírus zika. O grupo, que reúne pesquisadores de diferentes institutos ligados à Fiocruz, definiu como prioridades desenvolver um kit diagnóstico que permita identificar com um só exame se a pessoa foi contaminada pelos vírus da dengue, zika ou chikungunya e desenhar estudo de longo prazo para avaliar os efeitos da microcefalia. A ideia é acompanhar desde o diagnóstico de zika na grávida aos primeiros anos da criança.
“Essa é a única certeza hoje: temos de eliminar o Aedes. Seja no desenvolvimento de larvicidas ou na possibilidade de usar técnicas novas e mobilizar a população. Defendemos que sejam criados comitês populares para o controle do mosquito, que mobilizem o setor público a fazer ações de combate que tenham permanência. Não teremos resultado nessa situação se não houver maneiras de a sociedade se organizar em torno do controle do vetor”, afirmou Valcler Rangel, vice-presidente da Fiocruz ao jornal O Estado de S. Paulo.
Gilv@n Vi@n@

Empresa contrata mil de uma só vez em Mossoró

silveira_call
A prefeitura de Mossoró conseguiu driblar a crise em 2015 e intermediar quase 14 mil novos empregos entre janeiro e novembro. Na última quarta-feira, 23, o prefeito Francisco José Júnior e os empresários da call center AeC deram as boas-vindas a mil novos empregados que começam a trabalhar no próximo dia 4 de janeiro.
O ano não podia terminar melhor para a segunda maior cidade do RN que, como os demais municípios brasileiros atravessa o caos da crise econômica. Com R$ 102 milhões a menos nas contas, a gestão precisou de muita criatividade e trabalho dobrado para manter a cidade aquecida.
Pelo menos 70% dos mil novos contratados da AeC são jovens que estão no primeiro emprego, um dado surpreendente para uma cidade nordestina de médio porte. Os novos empregados lotaram o teatro Dix-huit Rosado numa grande festa que surpreendeu até os empresários.
Para o prefeito Francisco José Júnior, Mossoró é uma cidade diferente porque, mesmo em meio à recessão econômica por que passa o país, consegue tornar o ambiente favorável para a geração de emprego. “São mil novos trabalhadores que entram no mercado e isso me deixa feliz, principalmente em uma época como essa. A cidade ganha um grande e importante presente de Natal”, finalizou.
Gilv@n Vi@n@

Prefeitura realizou uma das maiores festas de Natal da história em Jucurutu

natal_jucurutu
Ao lado da primeira-dama Carolina Sindeaux Queiroz, do deputado estadual Nelter Queiroz, da vice-prefeita Paula Lopes, do ex-prefeito Luciano Lopes, dos secretários municipais e dos vereadores, o prefeito de Jucurutu, George Queiroz na noite da quinta-feira (24) a Missa de Natal, celebrada pelo administrador da paróquia de São Sebastião, padre Luiz Carlos.
Depois foi realizada a tradicional festa natalina do município, na Praça Janúncio Afonso de Medeiros. O Natal de Jucurutu contou com o apoio do ministério do Turismo e se concretizou como uma das maiores festas já registradas na cidade. O espaço que compreende o centro comercial foi ocupado por gente de todas as partes do Rio Grande do Norte e de algumas localidades do país. Isaque Galvão, Bonde do Brasil, Geraldinho Lins, Jonas Esticado, Kiko Almeida e Forró de Mala e Cuia, e Mano Walter, foram as atrações responsáveis pela animação do público, que dançou até às 08h da manhã desta sexta-feira (25).
“É uma satisfação enorme realizar esse evento, que ultrapassa mais quatro décadas de existência e pela primeira vez nos registros da festa, a prefeitura do município conseguiu aprovar convênio junto ao Ministério do Turismo, conquistando a liberação de recursos para contratação de atrações conhecidas nacionalmente”, comemorou o prefeito. “É a maior festa do município, por isso todos esperam o ano todo para celebrar, com isso se observa um grande impacto na economia e geração de renda para as famílias”, comentou Queiroz.
Mais de 20 câmeras fizeram o monitoramento da festa, auxiliadas por policiais de plantão, na plataforma móvel de observação – uma sala montada dentro de um caminhão, onde um profissional treinado opera o equipamento comandando o movimento das lentes, com imagens reproduzidas em tempo real – da Secretaria Estadual de Segurança Pública. A presença da Plataforma Móvel de Observação no Natal de Jucurutu foi uma solicitação feita pelo prefeito George Queiroz.
Gilv@n Vi@n@

População idosa de Catolé do Rocha pode receber pílulas para disfunção erétil

viagraQuem gosta de acompanhar o processo legislativo, existem leis inusitadas aprovadas nas câmaras municipais. Em Catolé do Rocha/PB, aqui perto na nossa vizinha paraíba, os idosos do município que sofram com disfunção erétil ganharam o direito a receber medicação específica para resolver o problema.
Gilv@n Vi@n@

Presidente da Assembleia destaca efetivação do Portal da Transparência

ezequiel_lei
Ao assumir o comando da Assembleia Legislativa, o deputado Ezequiel Ferreira de Souza estabeleceu junto com a mesa diretora que a transparência iria além do discurso. Seria uma prática diária e necessária diante dos desafios no gerenciamento de recursos públicos. Ainda em maio deste ano foi criada uma comissão para modernizar e dar mais publicidade aos atos da Casa. Por isso mesmo, surgiu a necessidade de uma completa reformulação do portal da transparência que existia.
No setor de informática da Assembleia Legislativa, pelo menos três dos 18 técnicos da Casa se dedicaram a estudar e desenvolver em quatro meses um novo sistema para disponibilizar toda a prestação de contas das atividades financeiras do poder Legislativo, em linguagem simples e direta. “A partir de janeiro entra no ar o novo portal da transparência e junto com ele a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte alcança um dos objetivos da nossa gestão, e talvez o mais importante, que é trazer à luz do conhecimento de todos o que acontece nesta casa Legislativa”, afirmou Ezequiel Ferreira.
O coordenador do MARCCO, Carlos Cavalcanti, chegou a comparar com outros sistemas eficazes de transparência. “Nós já tínhamos conhecimento de que essa gestão da Assembleia estava preocupada em dar transparência à população e, analisando o novo portal, constatamos o avanço. O site está no nível dos bons portais de transparência do país”, disse o coordenador.
Gilv@n Vi@n@

Movimento é normal em aeroportos de todo o país

aviao
Os aeroportos operam hoje (26) dentro da normalidade para o período das festas de fim de ano. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), dos 667 voos programados para o período da meia-noite às 10h, apenas dois permanecem com atraso no momento, em todo o país.
Foram cancelados 43 voos por motivos diversos. Maceió e Porto Alegre, com dois voos, registram os maiores atrasos. O maior número de cancelamentos ocorreu em Campinas, com dez voos.
Entre os aeroportos que têm voos internacionais, a situação também é tranquila. Dos 20 voos previstos para o exterior, apenas um registrou atraso no aeroporto de Brasília e um no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
Gilv@n Vi@n@

MEC aponta a Ufersa como a melhor do interior do Norte-Nordeste

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Ufersa – foi apontada pelo Ministério da Educação como a melhor instituição federal de ensino do interior do Norte-Nordeste brasileiro. Pelo levantamento divulgado esta semana, o Índice Geral de Cursos (IGC) da Universidade do Semiárido ficou em 3,283. Em relação ao último IGC, a Ufersa subiu uma posição ultrapassando a Universidade Federal de Campina Grande.
No ranking de 2015, a Ufersa ficou em 6º lugar na região, a frente de universidades como as federais de Alagoas (UFAL), Maranhão (UFMA) e do Amazonas (UFAM).  No Rio Grande do Norte, a Ufersa ficou no topo como a melhor instituição de ensino superior junto com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a UFRN. Ambas obtiveram conceito 4, numa escala que vai até 5.
Gilv@n Vi@n@

Cobertura vacinal antirrábica no RN está abaixo da meta

vacina caicoA Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP-RN) prorrogou a campanha antirrábica no Estado até o dia 30 de janeiro, devido à ocorrência de novos casos da doença no Rio Grande do Norte, atingindo o maior patamar dos últimos cinco anos, e a baixa cobertura vacinal canina alcançada até o momento, de 45,10%, quando a meta é vacinar 80% dos animais em todos os municípios. Em 2015, já foram diagnosticados laboratorialmente 37 casos de raiva animal no Rio Grande do Norte, sendo a grande maioria em cães.
Além da prorrogação, a Sesap emitiu nota de alerta aos municípios e à população sobre a importância da vacinação dos animais domésticos, principalmente do cão, por ser o animal com maior registro da doença e por ser mais próximo do homem. E ainda recomenda à população que busque assistência médica em casos de acidentes com animais potencialmente transmissores da raiva.
Gilv@n Vi@n@

Vendas de Natal caíram 1% neste ano

Pai-Natal-E-Presentes-71051As vendas no período do Natal nos shopping centers brasileiros caíram 1% em 2015, já descontada a inflação, se comparadas com as do mesmo período do ano passado. O recuo é o maior registrado nos últimos 10 anos. O levantamento da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), divulgado hoje (26), não informa os valores das vendas do período natalino, apenas a variação em relação a 2014.
As vendas registradas durante todo o ano de 2015 nos centro comerciais, no entanto, superaram as de 2014 em 1,07%: totalizaram R$ 145 bilhões, ante R$ 143,47 bilhões no ano passado. Descontada a inflação, porém, as vendas foram de R$ 130,5 bilhões, uma queda de 2,82% no ano em relação a 2014, o maior recuo da última década. No entanto, considerado os valores deflacionados, as vendas de 2015, nos últimos 10 anos, só não foram maires que as de 2014 (R$ 134,29 bilhões).
De acordo com a Alshop, os resultados foram influenciados pela dificuldade de obtenção de crédito, associado a período de aumento de juros; elevação do dólar, o que gerou aumento de preços em vários segmentos; a alta do desemprego, da inflação e a insegurança em relação às medidas econômicas adotadas.
Gilv@n Vi@n@

Últimos pescadores resgatados de naufrágio recebem alta no Ceará

Os dois últimos pescadores que ainda estavam internados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Praia do Futuro, em Fortaleza, depois de resgatados de um naufrágio entre o litoral de Recife e o Arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, já receberam alta.
Francisco Monteiro de Oliveira, de 64 anos, Carlos André dos Santos, de 31 anos, ficaram internados mais tempo do que os outros seis homens que também estavam no barco porque precisavam tratar de uma infecção na pele, devido ao longo período em que ficaram expostos ao sol dentro do mar. Eles devem seguir ainda hoje para Natal onde já estão os demais pescadores.
O grupo foi resgatado na noite do dia 24 na Praia do Mucuripe, em Fortaleza, e trazido por uma embarcação cearense. Segundo a Capitania dos Portos do Ceará, a embarcação pesqueira apresentou um problema no sábado (19) e afundou perto do arquipélago pernambucano. O grupo ficou seis dias à deriva em um bote salva-vidas até serem avistados. Um inquérito investiga as causas do acidente.
Gilv@n Vi@n@

‘Divisor de águas’, dizem cantores do Aviões do Forró sobre o ano de 2015

avioesG1
“Um divisor de águas”, é assim que Solange Almeida e Xand avaliam 2015, ano em que o Aviões do Forró embarcou numa sonoridade que contemplou ritmos que vão além do forró no DVD “Pool Party”. Duzentos e quarenta e sete shows depois (quase 1 a cada dois dias), a banda comemora o sucesso do recente trabalho com expectativas de novos projetos para 2016. Em entrevista ao G1, os vocalistas fazem um balanço de 2015 e falam sobre a festa que vão lançar neste domingo (27) em Fortaleza, turnê na Europa e aposta de hit para o Carnaval.
Banda que consolidou a mistura do forró com o axé em micaretas e no carnaval de Salvador, o Aviões do Forró trouxe na “Pool Party” o que Solange classifica como “forrónejo”. “Buscamos inovar e sair do óbvio. Esse trabalho foi o mais eclético de todos. Ele traz músicas para agradar a gregos e troianos. Fomos do forró ao sertanejo, do romântico ao arrocha e até um reggae nós fizemos. Isso mostra a nossa versatilidade e era isso que queríamos mostrar”, revela Solange. Para Xand, o trabalho é um retrato da “ousadia” do grupo que já tem 13 anos de carreira: “Foi um divisor de águas porque o repertório da Pool Party trouxe uma nova roupagem, mas que é forró”.
Dois meses após o lançamento do DVD gravado em um parque aquático de Fortaleza, o grupo comemora a boa aceitação de canções que trazem letras acompanhadas por melodias mais lentas, com elementos típicos do sertanejo: solos de sanfona menos agitados e refrões carregados de romantismo. “No inicio, algumas pessoas criticaram alegando que ficou sertanejo e mesmo que fosse é um ritmo próximo ao forró e que têm a mesma linguagem e hoje são justamente essas pessoas as principais consumidoras desse projeto”, conta Xand ao G1/CE.
Gilv@n Vi@n@

BNDES vai pagar R$4,8 bi em dividendos à União

bndes-size-598O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou pouco antes do Natal o pagamento de cerca de 4,8 bilhões de reais em dividendos à União, segundo reportagem publicada pela jornal O Estado de S. Paulo neste sábado, citando fontes com conhecimento da operação.
A reportagem diz que a decisão do BNDES veio depois de forte pressão da equipe econômica e que os recursos serão usados pelo governo para fechar as contas deste ano. O pagamento dos dividendos foi definido na mesma semana em que o governo decidiu acertar seu débito de 15,1 bilhões de reais com o banco por conta das chamadas pedaladas fiscais. Segundo a reportagem, o BNDES informou que não comentaria o repasse.
Gilv@n Vi@n@

Vídeo: Juiz que idealizou a ficha limpa diz que é preciso mudar a lei eleitoral

Gilv@n Vi@n@

“Ao tocar fogo no circo, Aécio se distancia do poder”

20141028040749_cv_aecios_gdeO PSDB e a oposição têm como principal desafio em 2016 não tocar fogo no circo, até porque ela está dentro dele e poderá vir a comandar o espetáculo quando houver alternância de poder”. A afirmação é do jornalista Kennedy Alencar.
Segundo ele, “os líderes da oposição, sobretudo do PSDB, argumentam que perderam a eleição presidencial, que possuem apenas cerca de 20% da Câmara e do Senado e que, portanto, não podem ser cobrados pela paternidade da crise”, mas, pontua o jornalista, “a ação radical da oposição agrava as dificuldades políticas e econômicas”.
“Essa atitude beligerante também aumenta a rejeição de parcelas da população aos políticos da oposição. Pesquisas já mostraram crescimento da rejeição do presidente do PSDB, o senador Aécio Neves (MG), que foi o candidato do partido em 2014. Hoje, as mesmas pesquisas apontam menor intenção de voto em Aécio do que na época da eleição. O risco que o PSDB corre é o de não chegar ao poder por resistência de segmentos que veem no partido a intenção de colocar fogo no circo.
Gilv@n Vi@n@

Feios, sujos e malvados

CHARGE-SPONHOLZ-044Gregorio Duvivier queixou-se em sua coluna da falta de representatividade do Congresso. Para ele, o Legislativo está longe de representar a população. Faltam mulheres, negros e homossexuais e sobram homens, brancos e empresários. A principal razão disso, diz o ator, é o alto custo embutido na eleição de um deputado, que estaria na casa dos R$ 6 milhões.
Concordo com a conclusão de Duvivier, de que o alto custo das campanhas é um problema grave para as democracias, mas tenho algumas observações quanto aos arrazoados utilizados para chegar a ela. Para começar, o argumento é muito forte. Se o aplicarmos à Presidência, o paradoxo fica evidente. Dilma é mulher, branca, e tem alta escolaridade. Ora, a maioria da população brasileira não se encaixa nessas características, mas nem por isso dizemos que a presidente não representa a nação.
Gilv@n Vi@n@

Governo federal projeta lascar mais tributos no lombo do brasileiro

impostosA Receita Federal projeta lascar mais o brasileiro, digo, melhorar que a arrecadação de tributos em 2016 em comparação a este ano, indicando chances de que a economia brasileira mostre recuperação rápida em ambiente político de menor incerteza.
A avaliação foi feita pelo chefe do Centro de Estudos Tributários da Receita Federal, Claudemir Malaquias, que disse acreditar que os investidores continuam apostando fichas nos fundamentos econômicos do Brasil.
“À medida em que a gente tiver um cenário político mais definido, claro e tranquilo, teremos condições de resgatar a atividade econômica rapidamente”, disse. “O Brasil tem chamado interesse por parte de diversos investidores estrangeiros. Tivemos o rebaixamento, e o País não foi para a UTI”, comentou.
Gilv@n Vi@n@

Filhos de mulheres que sofrem com estresse têm mais cáries, aponta estudo

mae filhoNão tem escapatória: uma vez mãe, a mulher será acometida pelo estresse. Os impactos do esgotamento físico e/ou mental em excesso, no entanto, não se limitam a ela. E são extensos. Chegam à saúde bucal dos filhos, segundo estudo publicado na revista American Journal of Public Health. Os cientistas descobriram que as cáries são mais comuns em crianças cuja genitora tem dois ou mais marcadores biológicos de estresse crônico. Além do maior risco para problemas dentais, a condição materna reduz a probabilidade de amamentação.
Erin Masterson, pesquisadora da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, e Wael Sabbah, da britânica King’s College London, notaram que 44,2% das crianças com cáries tinham mães com pelo menos dois marcadores de estresse crônico, sinais que refletem a forma como o organismo responde a eventos adversos frequentes. Basicamente, indicam o desgaste dos sistemas imunológico, cardiovascular, metabólico e nervoso. Caracterizado pelos níveis elevados de cortisol e adrenalina, o conjunto de marcadores é chamado carga alostática (CA) e gera alterações no colesterol e na glicose, por exemplo, além de desequilíbrios na circunferência abdominal, na pressão sanguínea, nos triglicerídios, na PCR e no fibrinogênio.
Gilv@n Vi@n@

Alistamento militar pode ser feito pela internet em nove estados

O prazo para alistamento militar obrigatório de jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2016 começa no dia 2 de janeiro e vai até o dia 30 de junho. Para fazer o alistamento, os jovens devem se apresentar às Juntas de Serviço Militar (JSM) de suas cidades, munidos de certidão de nascimento ou documento equivalente, como carteiras de identidade, de motorista, e uma foto 3×4 recente. O serviço também estará disponível pela internet em nove estados. Neste caso, o prazo de inscrição começa no dia 1º de janeiro.
Após a inscrição, o jovem será informado sobre a data de comparecimento à instalação da força militar escolhida (Exército, Marinha ou Aeronáutica) para participar da seleção geral ou ser dispensado. Quem não fizer o alistamento, deverá pagar multa, de acordo com a quantidade de dias que deixou de comparecer, e ficará impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargo público e fazer matrícula em universidades públicas.
Gilv@n Vi@n@

Humor: 

Dilma revela que Eduardo Cunha é seu amigo secreto

Gilv@n Vi@n@

Empresas de turismo terão R$ 1,1 bi para impulsionar o setor

turismoNE
As empresas de turismo terão disponíveis R$ 1,16 bilhão para financiar projetos de expansão, construção, reforma, modernização e aquisição de bens e serviços. O valor será disponibilizado pelos Fundos Constitucionais de Financiamento em 2016, e é quase três vezes maior que os R$ 412 milhões emprestados de janeiro a outubro de 2015 para o setor.
Com o crédito, o governo espera estimular o desenvolvimento de empreendimentos turísticos nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte. A verba para essas regiões é 30,6% maior que o disponibilizado em 2015 após a reprogramação, R$ 888 milhões.
O turismo do Nordeste deverá ser contemplado com a maior fatia dos recursos: R$ 700 milhões disponíveis no Banco do Nordeste. Os empreendimentos do Centro-Oeste contarão com R$ 317 milhões em linhas operadas pelo Banco do Brasil, enquanto, no Norte, serão R$ 150 milhões no Banco da Amazônia.
Gilv@n Vi@n@

Cobras criadas querem o comando do PMDB

cobras15Em jantar na semana passada, o governador Luiz Fernando Pezão, do prefeito Eduardo Paes e do ex-governador Sérgio Cabral defenderam a “pacificação e a união” no PMDB sob o comando do vice Michel Temer. A ala fluminense do partido, no entanto, liberou o suporte a uma chapa alternativa a Temer na convenção nacional da sigla, em março, segundo reportagem da Folha de S.Paulo.
Senadores liderados por Renan Calheiros já estão montando uma provável chapa pela eleição de Romero Jucá. Como Renan coordenou o retorno do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) –aliado do Planalto– à liderança da sigla na Câmara, aliados de Pezão, Paes e Cabral dizem que eles “não poderão deixar de retribuir” o gesto caso o senador mantenha a decisão de travar uma disputa contra Temer na convenção da sigla.
De acordo com o colunista Ilimar Franco, para esvaziar esse movimento, aliados de Temer, como Moreira Franco, adversário do governo Dilma, correm atrás de uma mão do “velho da montanha”, o ex-presidente Sarney.
Gilv@n Vi@n@

Banco Central acusa Eduardo Cunha de tentar atrapalhar investigação sobre contas

cunha_globoDe acordo com levantamento do Banco Central, realizado a pedido da Procuradoria-Geral da República, na base de dados de capitais no exterior entre dezembro de 2001 e dezembro de 2014, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de fato, não declarou nenhuma conta fora do Brasil.
O pedido foi feito logo após Cunha confirmar, no início de novembro, a existência de seus recursos no exterior. Agora, o peemedebista é investigado por suspeitas de crime de evasão de divisas, de omissão de informações e por atrapalhar a apuração dos processos e inquéritos em curso contra ele e sua mulher, Cláudia Cruz, de acordo com reportagem da revista Época.
Esses novos elementos, segundo a publicação, deverão reforçar o pedido da procuradoria para o afastamento de Cunha da presidência da Câmara no início do próximo ano e fundamentaram a instauração de um processo administrativo no Banco Central – que analisará, inclusive, as novas contas do parlamentar no exterior.
Gilv@n Vi@n@

Cenário pessimista na economia vai custar cerca de R$ 240 bilhões ao país

cortesAs perspectivas pessimistas, ao longo do ano, foram além das projeções e em 2015 serão ainda mais amargas para a economia brasileira. O Banco Central confirmou nesta quarta-feira, 23 de dezembro, retração de 3,6% do Produto Interno Bruto (PIB). A previsão anterior indicava queda de 2,7%. A constatação foi feita com a divulgação do Relatório Trimestral de Inflação (RTI).
Com isso, a recessão de 2015 vai custar ao país cerca de R$ 240 bilhões. São bens agrícolas e industriais que deixaram de ser produzidos e serviços que não foram prestados. A estimativa de recuo para produção na indústria passou de 5,6% para 6,3%. O setor de serviços deverá recuar 2,4%. Anteriormente, a projeção era de 1,6%. A produção agropecuária cresceu 1,7%. Antes, o a perspectiva era de 2,6%.
Na prática, esses números representam, por exemplo, uma grande quantidade de carros, máquinas, calçados que não foram produzidos e muitas consultas médicas, idas ao salão de beleza e trocas bancárias que não ocorreram. Os resultados dessa retração são desemprego e menos investimentos.
Gilv@n Vi@n@

Polícia Rodoviária Estadual monta barreiras para prevenir acidentes nas RN’s

CPRE
O Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) intensificou as fiscalizações de trânsito no litoral potiguar nesta sexta-feira (25) com barreiras policiais na rota das praias do litoral Sul da Região Metropolitana, em Tibau, na Região Oeste do RN e na cidade de Jucurutu, no Seridó. Nestes locais, dezenas de veículos, entre carros e motocicletas, foram abordados. Algumas infrações foram devidamente registradas e o trabalho de orientação e prevenção contra acidentes massificado durante as operações.
No Litoral Sul da Grande Natal e em Tibau não houve registro de ocorrências, já em Jucurutu, o 3º Distrito do CPRE notificou 10 condutores, sendo quatro por embriaguez, com o recolhimento da Carteira de Habilitação. Também foram flagrados condutores sem habilitações, sem capacete e com o veículo acima do limite de passageiros permitido por lei.
Gilv@n Vi@n@