ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

27 julho, 2013

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 2013

Fiéis lotam a praia de Copacabana

Peregrinos vão passar a noite na praia de Copacabana à espera da missa final da JMJ, que será realizada amanhã

Os peregrinos que estão no Brasil para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) estão lotando a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, neste sábado (27). Muitos irão passar a noite na praia, para a vigília, a espera da Missa do Envio, no domingo. O papa Francisco estará com os fiéis em Copacabana neste sábado e domingo. Acompanhe, em tempo real, o dia a dia do Papa no Brasil .
Gilv@n Vi@n@


26 julho, 2013

Coordenação do SINDSPUMC, Governo Municipal e Equipe reuniram-se na manhã de hoje (26)

A Coordenação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas - SINDSPUMC, Prefeito Municipal Ademar Ferreira da Silva e alguns de seus Auxiliares, se reuniram na manhã de hoje (26) para discutir pauta reivindicatória dos Servidores Públicos Municipais.




Dentre a pauta discutida foram destacados pontos importantes que diz respeito aos Servidores Públicos Municipais, mas o ponto principal foi a discussão do Plano de Cargos Carreira e Salários de todos os Servidores que prioritariamente apresenta uma maior necessidade de ser analisado, visto que até então os referidos não dispõe de uma política de valorização da carreira, como também salarial. 
ENCAMINHAMENTOS:
* A Equipe de Governo fará o levantamento do impacto financeiro do PCCS até o dia 20 de agosto de 2013; 
*Posteriormente dia 23 de agosto do corrente ano sentará novamente com a Coordenação do Sindicato.
Por Herculana Neta
Coordenadora Geral do SINDSPUMC
GILV@N VI@N@

Improbidade: Juiz inocenta Rosalba de suposto crime ocorrido em 2000

Processo de improbidade administrativa, movido pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte contra a médica Rosalba Ciarlini (DEM), foi julgado improcedente. A decisão do magistrado Airton Pinheiro, que atua junto à Vara da Fazenda Pública da Comarca de Mossoró, apreciou pedido de condenação da atual governadora por suposto crime de improbidade cometido no ano de 2000 (quando ela era prefeita).
No entendimento do Ministério Público Estadual, Rosalba Ciarlini teria utilizado indevidamente recursos oriundos do FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), conforme informação preliminar emitida pelo corpo técnico do Tribunal de Costas do Estado (TCE).
Erros teriam sido detectados por ocasião da aquisição de uniformes e materiais, bem como quando da reforma de uma escola.
A defesa da governadora negou que tenha ocorrido ato de improbidade, acusando somente falhas técnicas na prestação de contas apresentada.
Tais equívocos, ainda no entendimento da defesa, não teriam caracterizado desvio, menos ainda enriquecimento ilícito ou dano ao erário.
Gilv@n Vi@n@

Terça-feira, 30 Cristovam Buarque fará palestra em Natal

Próxima terça-feira, 30 de julho, o senador pelo Distrito Federal, Cristovam Buarque (PDT-DF) estará em Natal, a convite do Diretório Estadual do Partido Verde do RN. Quem conhece a trajetória desse político, nascido em Pernambuco, sabe que sua principal bandeira de luta é a melhora na Educação no Brasil
Cristovam: educação como foco
Defensor da federalização de todas as escolas, ele fará palestra aberta ao público na Assembleia Legislativa, a partir das 19h30.
Para o presidente do Diretório Estadual e também senador, Paulo Davim (PV-RN), Cristovam Buarque é um dos nomes mais respeitados dentro do Senado Federal, sobretudo pela sua coerência e constância em suas ideias políticas. Costuma ser chamado pelos colegas como “o senador da Educação”, não à toa, já que foi ministro da Educação durante o Governo Lula, a partir de 2003.
Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque nasceu em fevereiro de 1944 em Recife (PE). Formado em Engenharia Mecânica.
Militante da Ação Popular (AP), de origem católica, fundada por nomes como o sociólogo Herbert de Souza, o “Betinho”, se viu obrigado a sair do Brasil, com o acirramento da tensão política pós-AI 5, e foi cursar o Doutorado em Economia na tradicional Sorbonne, em Paris. Viveu quase 10 anos na França.
Quando voltou trabalhou no BID, onde chefiou equipes de elaboração de projetos financiados pela instituição em toda a América Latina. No BID, consolidou a certeza de que o liberalismo econômico não é suficiente para enfrentar a pobreza e incluir os necessitados e que o Estado tem que investir em áreas-chave para que isso aconteça.
Depois passou a lecionar na UnB e chegou a ser reitor daquela universidade, lugar onde estabeleceu as linhas gerais de seu pensamento sobre o desenvolvimento econômico e inclusão social, presentes nos 20 livros que escreveu.
Gilv@n Vi@n@

Professores no "paredão"

Servidores, em pé de guerra, devem recrudescer luta (Foto Márlio Forte, em 2011)
A Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte informa, através de notícia oficial emitida por sua Assessoria de Comunicação, que “o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública do Rio Grande do Norte (SINTE-RN), não possui registro sindical.”
Segundo ainda a notícia oficial, “a informação foi confirmada pela Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, em resposta a requerimento da Procuradoria Geral do Estado.”
Veja abaixo o restante da nota distribuída à imprensa, em mais três parágrafos:
O procurador-geral, Dr. Miguel Josino, e a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, ficaram surpresos com a notícia, uma vez que o registro sindical é o que legitima as ações dos sindicatos em defesa de suas categorias.
Ainda segundo a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, o processo de solicitação de registro sindical do SINTE-RN, datado de 26 de fevereiro de 2008, tramita na Secretaria Nacional de Relações do Trabalho, reafirmando que, até o momento, a entidade não dispõe de personalidade sindical. “Esse é um fato que causou surpresa, pois o sindicato existe desde 1989, possui estrutura organizacional e financeira, cobra que a Secretaria da Educação cumpra com as suas obrigações legais, no entanto, não faz a sua parte e permanece irregular”, ressaltou a secretária.
De acordo com o procurador-geral do Estado, Dr. Miguel Josino, a ausência do registro deixa o sindicato em uma posição delicada, já que existe no Supremo Tribunal Federal, jurisprudência que impossibilita de estar em juízo, em defesa dos interesses de determinada categoria, entidade sindical cujos estatutos não se encontram devidamente registrados no Ministério do Trabalho.
GILV@N VI@N@

Imbecilidade

“Rixa entre torcedores de Potiguar e Baraúnas deixa um morto e um ferido”.
O manchetão de hoje do jornal “O Mossoroense” é mais uma prova de que a estupidez humana não tem limites.
Numa cidade que não tem sequer um estádio de futebol de verdade, um time é lanterna de sua chave na Série D do Brasileirão e o outro está na rabeira da Série C em seu grupo,  um magote de imbecis mata e morre por suas cores.
Imagine se estivéssemos falando de Mancherter United e Barcelona.
Francamente!
Gilv@n Vi@n@

Empréstimo: Cláudia levanta recursos para modernizar prefeitura

A Prefeitura de Mossoró conseguiu junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) um empréstimo de R$ 10 milhões para projetos de modernização da máquina administrativa. A prefeita Cláudia Regina (DEM) esteve nesta terça-feira (24), na sede do Banco, no Rio de Janeiro, para tratar do assunto.
Cláudia e Adonias: "modernização"
Acompanharam-na o secretário municipal do Planejamento, Adonias Vidal, e do Oficial de Relacionamento Institucional, Petras Vinicius.
A proposta do município é criar projetos de modernização da máquina administrativa municipal. Um deles, por exemplo, é a criação de Centrais de Atendimento ao Cidadão, onde os mossoroenses poderão ter acesso direto às informações do Cadastro Único, atualizar dados do sistema e obter atendimento mais rápido e eficiente.
UBS´s
Outro projeto prevê a modernização das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), agilizando o sistema de marcação de consultas. “Neste caso, por exemplo, estamos visando o fim das filas para os procedimentos da Saúde. Com um sistema moderno, o cidadão vai poder ter acesso ao atendimento de forma mais direta e rápida”, disse a prefeita durante entrevista a emissoras de rádio da cidade, direto do Rio de Janeiro.
As Centrais de Atendimento seriam úteis também aos mossoroenses que estão cadastrados no Minha Casa, Minha Vida. De acordo com a prefeita, o s projetos contemplam também a modernização de secretarias importantes da prefeitura, como a Fazenda e Administração. “Isso trará um ganho muito importante para o servidor público municipal”, disse o secretário Adonias Vidal. As ações vão reduzir também as barreiras entre o cidadão e o governo.
Cidade Digital
Outro projeto interessante que pode ser viabilizado através do empréstimo conseguido no BNDES é o Cidade Digital, que prevê uma série de ações na área de tecnologia facilitando o acesso do cidadão às informações referentes à gestão municipal. “Conseguimos firmar mais esta parceria e, assim, juntos, com apoio das entidades e da sociedade vamos construindo uma Mossoró cada vez maior e melhor”, comentou a prefeita.
Gilv@n Vi@n@

Guerra que se arrasta...

O desembargador Expedito Ferreira, do Tribunal de Justiça do RN (TJRN), deu despacho em Mandado de Segurança, quanto à convocação de detentores de super-salários no Estado. O edital de convocação publicado pelo Estado está suspenso, segundo o desembargador.
Em seu entendimento, o Estado não esgotou procedimentos administrativos para executar os tais cortes. O princípio do amplo direito à defesa precisa ser respeitado.
Eis abaixo a essência de sua decisão
1) Determinar a suspensão do edital de convocação exarado pelas autoridades coatoras publicado no Diário Oficial do Estado do dia 18.07.13, intimando os administrados para, em 10 dias, apresentarem defesa;
a.1) A determinação dirigida aos ora impetrados para que expeçam cartas de notificação pessoal aos administrados relacionados no edital de convocação, intimando-lhes para, em 30 dias, apresentarem defesa no processo administrativo;
a.2) A determinação para que os impetrados executem as decisões administrativas que impliquem em corte de remuneração aos administrados somente após esgotadas as instâncias recursais administrativas.
No mérito, a concessão da segurança para ratificar todos os pleitos liminares constantes do item a” acima, tornando sem efeito o Edital de Convocação publicado no dia 18.07.13, pelos ora impetrados, determinando-se aos impetrados que procedam com a notificação pessoal de cada interessado, conferindo-lhe o prazo de 30 (trinta) dias para a apresentação de defesa, bem como determinando que as decisões que impliquem em redução da verba alimentar sejam executadas apenas quando esgotadas todas as instâncias recusais administrativas, ou seja, quando do trânsito em julgado administrativo.
Ante o exposto, defiro parcialmente o pedido liminar requestado pela parte impetrante, determinando:
1) A suspensão do edital de convocação exarado pelas autoridades coatoras, publicado no Diário Oficial do Estado do dia 18.07.2013, intimando os administrados para, em 10 dias, apresentarem defesa;
2) Que as notificações e intimações dos administrados interessados, veiculadas em mencionado edital, sejam realizadas de forma individual e pessoal, por meio que assegure certeza da ciência dos interessados, em atenção estrita a disposição do art. 44, incisos de I a VI, §2º, da Lei Complementar Estadual nº 303/2005, intimando-lhes para, em 15 (quinze) dias, apresentarem defesa no processo administrativo;
3) Que as autoridades impetradas apenas executem as decisões administrativas que impliquem em corte de remuneração aos administrados somente após esgotadas as instâncias recursais administrativas, sob pena de multa por cada desconto efetuado no contracheque de cada servidor interessado no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais), a ser suportada pessoalmente pelo Secretário de Administração e dos Recursos Humanos do Estado do Rio Grande do Norte e pelo Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte – IPERN.
De outro modo, em conformidade com artigo 7º, da Lei n.º 12.016/2009, notifiquem-se as autoridades coatoras, para que, no prazo legal, prestem as informações de estilo. Outrossim, seja dada ciência do feito ao órgão de representação judicial da pessoa jurídica interessada. Após, remetam-se os autos à Procuradoria Geral de Justiça para emissão de parecer, voltam-me, em seguida, os autos conclusos.
Gilv@n Vi@n@

Funcionários da Educação: Funcionários participam de encontro nacional em Maceió

O Rio Grande do Norte está representado no Encontro Nacional dos Funcionários da Educação promovido pela CNTE com 11 delegados. O RN tinha direito a 08 delegados, mas a direção do SINTE/RN conseguiu mais três vagas para profissionais das escolas.
O evento acontece em Maceió de 24 a 27 de julho. Confira a programação do evento AQUI.
A política do SINTE/RN para os funcionários da educação é de valorização e busca do reconhecimento social do profissionalismo desse segmento da categoria. Investir na formação é fundamental para que novos quadros possam contribuir diretamente no processo de mobilização e organização da categoria.
Gilv@n Vi@n@

Natal: SINTE/RN participa audiência com secretária de educação de Natal

Em audiência com a secretária municipal de educação nesta terça-feira (23), a direção do SINTE/RN confirmou a implantação dos 10% no salário do mês de julho, além do pagamento dos processos de promoção e progressão publicados referentes ao período de 2009 a 2012.
Na reunião foi tratado ainda do envio da lei que determina a data base da categoria para a câmara municipal. A secretaria assegurou que isso está sendo encaminhado. Já sobre a gestão democrática, a direção do Sindicato alertou para boatos de que existe uma conversa do adiamento das eleições para março de 2014. Antes mesmo da secretaria se posicionar, o SINTE/RN reiterou que não aceitará qualquer mudança. A secretária disse que o esforço na reformulação da lei de gestão deve ser feito para que tudo ocorra dentro do cronograma previsto no termo de compromisso.
Outro assunto tratado foi o pagamento da carga suplementar aos educadores infantis que entram no 4º mês sem receber o pagamento. Serão constituídos processos já que o plano de carreira não versa sobre essa situação. Ainda assim, foi indicado pela secretária um possível pagamento nos próximos 15 dias. A direção do Sindicato vai continuar cobrando o pagamento, uma vez que por motivos de recursos alguns servidores já deixaram de comparecer ao trabalho.
A direção do SINTE/RN continuará acompanhando a execução do termo de compromisso e buscando respostas para os pontos pendentes.
Gilv@n Vi@n@

Dilma veta fim da multa de 10% do FGTS em demissão sem justa causa

Projeto havia sido aprovado na Câmara no início do mês.
Dilma alegou que texto levaria à redução de investimentos na área social.
A presidente Dilma Rousseff vetou o projeto de lei que previa a extinção da multa rescisória de 10% sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) paga pelos empregadores nas demissões sem justa causa. O texto foi aprovado pelo Senado e, no início deste mês, aprovado também pela Câmara, quando foi enviado à sanção da presidente. O veto de Dilma foi publicado nesta quinta-feira (25) no "Diário Oficial da União".
A contribuição havia sido criada em 2001 para cobrir rombos nas contas do FGTS provocados pelos Planos Verão e Collor 1, em 1989 e 1990. De autoria do ex-senador Renato Casagrande (PSB-ES), atual governador do Espírito Santo, a votação do projeto gerou divisão na base governista na Câmara. O Palácio do Planalto defendeu que a base aliada votasse contra o texto, mas algumas bancadas desobedeceram a orientação.
Na justificativa para o veto, publicada no DOU, a presidente Dilma disse que "a sanção do texto levaria à redução de investimentos em importantes programas sociais e em ações estratégicas de infraestrutura, notadamente naquelas realizadas por meio do Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FI-FGTS. Particularmente, a medida impactaria fortemente o desenvolvimento do Programa Minha Casa, Minha Vida, cujos beneficiários são majoritariamente os próprios correntistas do FGTS".
Dilma disse também que a proposta de extinção da multa "não está acompanhada das estimativas de impacto orçamentário-financeiro e da indicação das devidas medidas compensatórias, em contrariedade à Lei de Responsabilidade Fiscal".
Segundo estimativas da Confederação Nacional da Indústria (CNI), durante os 11 anos em que a regra esteve em vigor, os empresários desembolsaram R$ 45,3 bilhões para reequilibrar as contas do FGTS.
Em fevereiro do ano passado, o Conselho Curador do FGTS informou ao governo que a conta com os trabalhadores estava quitada, e o adicional de 10% poderia ser extinto. Mas o governo manteve a contribuição.
A última parcela das dívidas geradas com os planos econômicos foi paga em junho de 2012. A CNI calcula que, entre julho de 2012 e abril de 2013, os empresários tiveram de arcar com R$ 2,7 bilhões.
Além da multa rescisória de 10%, o empregador que demite sem justa causa paga ao empregado indenização equivalente a 40% do saldo do FGTS.
Oposição
Em nota, o líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Carlos Sampaio (PSDB-SP), disse que vai defender "a derrubada do veto pelo Congresso até o final de agosto".  “O veto só comprova a sanha arrecadatória da gestão petista, que, ao invés de cortar gastos com a inchada máquina pública e reduzir o número de ministérios, transfere a responsabilidade para os empregadores", afirmou.
No dia 11 deste mês o Congresso aprovou nova regra para apreciação de vetos presidenciais. Pelo texto, vetos feitos a partir de 1º de julho trancarão a pauta do Congresso 30 dias após serem protocolados. O mecanismo é uma forma de evitar que vetos presidenciais deixem de ser analisados no Congresso.
Gilv@n Vi@n@

ADEUS

Ao som de sanfoneiros e com chuva de pétalas, Dominguinhos é enterrado

Dia foi de homenagens ao músico, durante o velório no Recife.
Sepultamento aconteceu no Morada da Paz, na Região Metropolitana.
Grupo de sanfoneiros, músicos e familiares acompanharam sepultamento de Dominguinhos (Foto: Priscila Miranda / G1)
Com uma chuva de pétalas de rosas, o cantor José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, 72 anos, foi sepultado, pouco antes das 19h desta quinta-feira (25), no cemitério Morada da Paz,  em Paulista, no Grande Recife. Com a presença de um grande grupo de sanfoneiros, canções do próprio Dominguinhos também não faltaram. A cerimônia encerra as homenagens deste dia em que Pernambuco se despediu do sanfoneiro, que morreu na última terça-feira (23), em São Paulo, onde estava internado desde janeiro.
Filha do artista, Liv Moraes, a ex-mulher Guadalupe e o músico Cezzinha se emocionaram no momento do sepultamento. Fãs e amigos se apertaram no espaço montado no cemitério para ver, pela última vez, o caixão de Dominguinhos. Após a apresentação dos sanfoneiros, o toque de uma corneta anunciou o sepultamento. Pétalas de rosa caíram em cima do caixão e os presentes bateram palmas.
Velório na Alepe
O velório começou às 8h e foi até as 17h, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Ao longo de todo o dia, amigos, parentes e fãs anônimos foram se despedir do sanfoneiro. A estudante Melizia Soares acompanhou o início do cortejo. "Ele marcou a nossa vida, assim como Luiz Gonzaga. Meu pai e minha mãe sempre escutaram as músicas dele, vim dar adeus a esse mestre da sanfona", contou.

Uma das últimas a chegar à Alepe, a cantora Elba Ramalho ficou ao lado da filha de Dominguinhos, Liv Moraes, e no discurso fez questão de ressaltar as qualidades do artista. "Ele nunca me magoou e eu nunca o magooei. Isso é algo raro. Dominguinhos era como uma fonte de água cristalina. Ele deixa um legado de simplicidade, humildade e capacidade. Que Deus abençoe e que a Ave Maria esteja com ele".
O músico Geraldo Azevedo cantou 'Assum preto' e afirmou que Dominguinhos vai estar sempre perto dele. "Sempre fomos muito amigos. Ele é o exemplo maior do artista real, aquele sem volúpia, sem vaidades. Gravou com os grandes nomes da música brasileira. A alma dele, a obra e as músicas vão ficar para sempre".
Durante a cerimônia, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos também fez questão de prestar sua homenagem. "Dificilmente se encontra um artista tão importante com tanta simplicidade. Os artistas têm a capacidade de sobreviver além da vida que Deus nos dá", apontou o governador, lembrando ainda que o músico ajudou muitas pessoas em seu caminho.
A celebração de encomendamento do corpo foi celebrada pelo padre Josenildo Tavares. "Dominguinhos deixou sua marca no mundo, que foi a simplicidade e a humildade. Junto a Luiz Gonzaga, Sivuca e Marinês, imaginem que festa deve estar lá no céu", disse o religioso durante a celebração. O cortejo com o corpo do artista saiu da Alepe em carro aberto, em um veículo do Corpo de Bombeiros, acompanhado de cinco batedores da Polícia Militar.
Histórico
corpo foi velado na Assembleia Legislativa de São Paulo desde a madrugada de quarta (24) e partiu para o Recife às 23h10 do mesmo dia. O velório no Recife foi aberto ao público. O artista morreu aos 72 anos. Ele lutava havia seis anos contra um câncer de pulmão. De acordo com o hospital Sírio Libanês, onde estava internado desde janeiro, o músico morreu às 18h da terça (23), em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas. Ao longo do tratamento, ele desenvolveu insuficiência ventricular, arritmia cardíaca e diabetes. Antes de ser transferido para a capital paulista, o artista esteve internado por um mês em um hospital do Recife.
Gilv@n Vi@n@

Resultado dos exames de Thiaguinho é divulgado; cantor tem tuberculose

Cantor tem forma não transmissível da doença, informou assessoria.
Ele saiu de hospital em SP no domingo e tem licença até 4 de agosto.

Foi divulgado nesta quinta-feira (25) o resultado dos exames de Thiaguinho. Segundo comunicado da assessoria de imprensa do cantor, o diagnóstico é de tuberculose pleural, forma não transmissível da doença.
Thiaguinho deixa hospital ao lado do médico David
Uip neste domingo (Foto: Marta Cavallini/G1)
O boletim médico diz que Thiaguinho "está bem e iniciará o tratamento específico". Em sua conta no Instagram, o cantor comentou o assunto após a divulgação do resultado.
"Obrigado por tantas orações, meu povo brasileiro! Graças a Deus, tenho 100% de chance de cura, e como constatei no início, não transmiti, não trasmito e não transmitirei para niguém a doença. Agora é focar no tratamento e já já voltar a fazer o que amo! Vou fazer de tudo para ficar bem, por mim e por vocês, tá? Amo todos. Força, raça e fé", escreveu Thiaguinho no Instagram, depois de o comunicado ser divulgado. No Twitter, o cantor também comentou o resultado, antes de sua divulgação à imprensa: "Ótimo dia, gente! Ótimas notícias! Obrigado, Senhor! Obrigado, Nossa Senhora Aparecida! Obrigado, Brasil, por tantas orações."
Segundo a assessoria do cantor, ele soube do diagnóstico no fim da tarde de quarta-feira (24). Thiaguinho permanece de licença médica até 4 de agosto. O diagnóstico foi feito pelo exame de PCR (sigla para Polymerase Chain Reaction), ao extrair um pouco de líquido do pulmão, por meio de uma agulha injetada no meio das costelas, ou pela biópsia da pleura, de acordo com o pneumologista Rafael Stelmach, do Instituto do Coração (Incor), em São Paulo. O tipo de doença é comum entre jovens.
A tuberculose pleural é uma doença causada por um micro-organismo chamado bacilo de Koch ou Mycobacterium tuberculosis, que causa a tuberculose nos pulmões. No caso de Thiaguinho, a doença atinge a pleura, membrana que reveste os pulmões. O cantor pegou a doença pelo ar e terá que se tratar com uma combinação de antibióticos durante cerca de seis meses, segundo o infectologista Adilson Westheimer, dos hospitais Albert Einstein e Heliópolis, em São Paulo.
Cantor saiu do hospital no domingo
Após ficar três dias internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo,Thiaguinho recebeu alta na manhã do domingo (21). O cantor, que teve uma doença pulmonar, foi liberado por volta das 10h20 e beijou algumas fãs que o aguardavam na porta do hospital.
Ele agradeceu aos fãs e à família dele pela força e pelas vibrações positivas. “São nesses momentos que a gente percebe que é amado”, afirmou. Thiaguinho disse que os médicos o trataram "com carinho”.
O cantor contou que começou a sentir dores no peito há pelo menos 10 dias e decidiu ir ao hospital. O infectologista David Uip, responsável pelo tratamento do cantor, afirmou que Thiaguinho tem um processo inflamatório nos pulmões e na pleura (a membrana que envolve os pulmões). “Estamos estudando as causas dessa inflamação. Estão afastadas as doenças malignas. Não tem câncer”, disse o médico neste domingo. Os médicos indicaram repouso por duas semanas. Por isso, 17 shows que Thiaguinho faria nos próximos dias continuam cancelados, entre eles a participação na Jornada Mundial da Juventude durante a visita do Papa Francisco ao Rio de Janeiro.
O médico David Uip ressaltou que, durante o período de internação do cantor, foram realizadas uma broncoscopia e a uma pleuroscopia para coleta do material da pleura e do pulmão. O material foi avaliado microscopicamente para estudar o processo inflamatório. Thiaguinho tomou remédios para tratamento da dor e da inflamação da pleura, o motivo das dores abdominais. “O cantor vai voltar a uma vida normal”, disse o médico.
Veja abaixo a lista de shows cancelados. "Aqueles que optarem pela devolução do ingresso, devem entrar em contato com o produtor local responsável pelo show na respectiva cidade de realização", diz a assessoria de Thiaguinho.
19/07 – Alegre (ES)
20/07 – São Paulo - Evento" Samba São Paulo"
21/07 – União da Vitória (PR)
22/07 – Rio - JMJ - Evento "Vida In Concert"
23/07 – São Paulo - Clube A
24/07 – Fortaleza - Participação no DVD de Dorgival Dantas
25/07 – Ribeirão Preto (SP) – Palco da Mega FM
26/07 – Rio - Participação DVD Péricles
26/07 – São José do Rio Preto (SP)
27/07 – Embu das Artes (SP)
28/07 – Londrina (PR)
28/07 – Maringá (PR) - Samba Maringá
29/07 – Rio - Clube Monte Líbano e Estúdio Nativa FM RJ
30/07 - São Paulo - Clube A
02/08 – São Paulo -Eucaliptos
03/08 – Recife (PE)  - Maior Show do Mundo e participação DVD Cláudia Leite
04/08 – Itabela (BA)
Gilv@n Vi@n@

Com 49%, avaliação negativa de Dilma supera positiva, diz pesquisa CNI/Ibope

Aprovação pessoal da presidente é de 45% dos entrevistados, quatro pontos percentuais a menos do que a desaprovação; governo é 'ótimo' ou 'bom' para 31%

Presidente Dilma Rousseff
O índice de desaprovação pessoal da presidente Dilma Rousseff cresceu, superando sua aprovação, mostra pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (25), encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). No levantamento, a avaliação negativa da presidente é de 49%, contra 45% de avaliação positiva. Na última pesquisa, realizada em junho, a aprovação era 71%.
A aprovação do governo Dilma caiu de 55% para 31%. O novo número representa uma queda de 24 pontos percentuais entre os que avaliam o governo como "ótimo" ou "bom", no intervalo de um mês. O número de brasileiros que avaliam o governo como "ruim" ou "péssimo" também é de 31%.
A pesquisa revela que o percentual da população que confia na presidente Dilma caiu 22 pontos percentuais em relação a junho e ficou em 45% em julho, menor do que os 50% que disseram não confiar na presidente.
Áreas de atuação
Na avaliação dos brasileiros, as áreas em que o governo federal têm a pior atuação são saúde (71%), segurança pública (40%) e educação (37%). As três áreas em que o governo apresenta melhor desempenho são: habitação e moradia (28%), fome e miséria (23%) e capacitação profissional (22%).
O levantamento ouviu 7.686 pessoas com mais de 16 anos de idade, em 434 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Pesquisas passadas: 
Gilv@n Vi@n@

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 2013

No 4º dia, papa faz discurso político e arrasta multidão para Copacabana

Pontífice defendeu, por exemplo, que a igreja “saia às ruas” e pediu para os jovens não desanimarem com a corrupção

O papa Francisco visitou o Complexo de Manguinhos, se reuniu com fiéis argentinos e discursou para uma multidão na praia de Copacabana nesta quinta-feira (25) no Rio de Janeiro, quarto dia do pontífice no Brasil por conta da Jornada Mundial da Juventude . O destaque, no entanto, foi para o tom político adotado pelo líder da Igreja Católica nos discursos aos peregrinos. Francisco defendeu, por exemplo, que a igreja “saia às ruas”, e pediu para os jovens não desanimarem com a corrupção. Apesar das mensagens séries, ele também elogiou a hospitalidade carioca depois de brincar com expressões brasileiras.
O dia do religioso começou com a visita ao Palácio da Cidade para a entrega das chaves pelo prefeito Eduardo Paes e bênção das bandeiras olímpicas e paraolímpicas, o que movimentou toda a rua São Clemente, em Botafogo, na zona sul. Na chegada, F rancisco abençoou o ex-jogador da seleção brasileira de basquete, Oscar Schmidt , que se ajoelhou diante do pontífice e atualmente está em tratamento contra um câncer.
Quem também aproveitou a passagem do líder religioso pelo bairro foram os comerciantes Eliana e Luiz Alberto Carvalho. Proprietários da padaria e restauranteGolden Bread, na rua São Clemente, eles tiveram motivo duplo para comemorar. Além de receberem peregrinos de todas as nacionalidades e aumentarem o faturamento também tiveram a honra de receber um aceno da santidade. ‘’Nossa, ele é uma pessoa extremamente simples. Nos passa uma mensagem de fé e esperança. Quando ele foi escolhido chorei de emoção’’, disse Eliana. Já o marido Luiz foi mais brincalhão: ‘’O Papa poderia vir aqui na rua todos os dias’’ 
Complexo de Manguinhos
De lá, ele foi para a favela Varginha, no Complexo de Manguinhos. Sorridente e solícito com os fiéis, Francisco discursou fortemente contra as injustiças sociais e ainda passou mensagem que remeteu às manifestações.
“Vocês, jovens, têm uma sensibilidade especial diante das injustiças, mas muitas vezes se desiludem com notícias que falam da corrupção de pessoas que, em vez de buscar o bem comum, procuram seu próprio benefício. Nunca desanimem, nunca percam a confiança. Não deixem que se apague a esperança, a realidade pode mudar. O homem podem mudar. Procurem ser vocês os primeiros a procurar o bem”, afirmou.
Para atrair fiéis, o papa também utilizou expressões do País como "colocar água no feijão" , citou que queria "pedir um cafézinho" e "não cachaça". "Quando planejava minha visita ao Brasil, tinha o desejo de visitar todos os bairros desse país e em cada porta pedir um copo de água fresca ou pedir cafézinho. E não um copo de cachaça", disse Francisco despertando risos entre os presentes.
Mas Varginha ganhou mais que a bênção do Santo Padre. A comunidade ganhou melhorias significativas para sua população . Segundo Jéssica Silva, de 23 anos, antes do anúncio da visita do papa, Varginha não era prioridade para as autoridades. “Vou te falar que nunca vi o campo de futebol tão cheio. Ele não deixa de ser uma celebridade, né? O melhor é que o papa vai deixar sua bênção em Varginha, mas também trouxe asfalto para as ruas, saneamento básico para as casas e até a poda das árvores, que estavam esquecidas”, explicou.
Reunião com argentinos e a Festa da Acolhida
Após deixar a favela, o papa se reuniu com cerca de 5 mil peregrinos argentinos na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. Na reunião com os conterrâneos, o pontífice fez um pronunciamento que incitou os fiéis a “saírem às ruas” na Argentina. Apesar de não ter pedido abertamente manifestações contra a presidente Cristina Kirchner, o ex-arcebispo de Buenos Aires sempre foi um crítico do atual governo argentino. “Não se deixem excluir. Quero que a Igreja vá para as ruas”, pediu sem mencionar a atual presidente. O encontro com os fiéis argentinos foi um pedido do próprio papa.
Após um breve descanso, Francisco voltou a usar o papamóvel para ir na Festa da Acolhida, que aconteceu na praia de Copacabana. Inicialmente, a celebração estava marcada para acontecer no Campus Fidei, em Guaratiba, na zona oeste, mas teve de ser transferida por conta das fortes chuvas que castigaram a cidade e deixaram o bairro completamente enlameado.
Apesar da confusão em torno do local onde iria acontecer a missa, o papa conseguiu arrastar uma multidão para Copacabana. A praia ficou lotada de fiéis, o que fez o pontífice elogiar agradecer a hospitalidade carioca e exaltar os jovens no Rio de Janeiro como “um exemplo para o mundo”.
"Sempre ouvi dizer que os cariocas não gostam do frio e da chuva, mas vocês estão mostrando que a fé de vocês é mais forte do que o frio e a chuva. Parabéns!", brincou o papa no começo de seu discurso. Depois de assistir apresentações de jovens, que encenaram a religiosidade nas cinco regiões do País, ele voltou a falar aos peregrinos. Francisco fez coro mais uma vez a um dos slogans da JMJ. "Bote fé e a vida terá um sabor novo. Bote fé, bote esperança e bote amor", disse.
"Mas o que podemos fazer? 'Bote fé'", pediu o Santo Padre, no discurso, no qual recorreu a uma imagem familiar - a preparação de comida - para expor seu pensamento. "A cruz da Jornada Mundial da Juventude peregrinou através do Brasil inteiro com este apelo. Bote fé: o que significa? Quando se prepara um bom prato e vê que falta o sal, você então 'bota' o sal; falta o azeite, então 'bota' o azeite... 'Botar', ou seja, colocar, derramar."
Com reportagem de Nina Ramos, Paula Costa e Waleria de Carvalho
Gilv@n Vi@n@

25 julho, 2013

Garibaldi: Não serei candidato a nada

O ministro da Previdência, Garibaldi Filho, já está na Feirinha de Sant’Ana. Ele confirmou que tirou dois dias para aproveitar os festejos da padroeira do Seridó.
Garibaldi também vai assistir a novena e participar, amanhã (26), do Baile dos Coroas. Sobre política, o ministro se esquivou de qualquer comentário. “Só posso dizer que não serei candidato a nada”, sentenciou.
Gilv@n Vi@n@

TelexFREE terá que devolver R$ 101 mil à pessoa prejudicada

Um advogado de Rondonópolis, no Mato Grosso, conseguiu garantir na Justiça o direito a ter o dinheiro investido na TelexFREE de volta. Decisão da 3º Vara Cível da cidade determinou na última sexta-feira que a empresa pague ao divulgador – como são chamadas as pessoas que vendem os supostos produtos da companhia – a quantia de 101,5 mil reais.
É o primeiro caso registrado de decisão judicial que obriga a empresa a restituir alguém prejudicado pela paralisação das operações, que permanece desde junho por determinação da Justiça do Acre.
O montante de 101 mil reais foi pago pelo advogado Samir Badra Dib, vice-presidente da OAB de Rondonópolis, justamente no dia em que a empresa teve os bens bloqueados e foi proibida de continuar a pagar vendedores ou oferecer serviços. Por causa da paralisação dos pagamentos, divulgadores têm feito protestos em todo o país pedindo a reversão da medida judicial.
Gilv@n Vi@n@

Papa pede aos jovens que saiam às ruas para levar ensinamentos da Igreja

O papa Francisco ficou animado em seu encontro com jovens argentinos, hoje (25), na Catedral de São Sebastião, no centro. Logo na chegada, ao ver que havia muita gente do lado de fora, ele fez questão de se dirigir a muitos dos que não conseguiram entrar na igreja.
Em seguida, acompanhado do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, e do presidente da Conferência Episcopal da Argentina e arcebispo de Santa Fé, monsenhor José María Arancedo, o pontífice entrou na catedral, que estava lotada, e foi saudado pelos jovens presentes.
“Esta é a juventude do papa”, diziam os jovens que, na sequência, gritavam o nome do país deles: “Argentina, Argentina, Argentina”. No caminho até o altar, Francisco cumprimentou muitos jovens.
No início da mensagem, o papa fez um agradecimento aos organizadores da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), por terem encontrado um lugar em que pudesse estar com os jovens argentinos, conforme tinha pedido. Em seguida, reforçou o conceito de evangelização. “Quero dizer o que espero como consequência da jornada. Quero que saiam fora. Quero que a Igreja saia às ruas”, pediu à atenta plateia.
GILV@N VI@N@

José Serra é submetido a cateterismo para posterior retirada da próstata

O Estado de S. Paulo – Boletim médico divulgado na tarde desta quinta-feira, 25, pelo Hospital Sírio-Libanês informa que o ex-governador de São Paulo José Serra foi submetido a um cateterismo cardíaco nessa quarta-feira, 24.
De acordo com a nota, Serra ingressou no hospital localizado na capital paulista para fazer apenas uma avaliação pré-operatória para cirurgia de prostatectomia por hiperplasia prostática benigna. “Em função disso”, diz a nota, “foi submetido a cateterismo cardíaco, sendo indicado tratamento percutâneo com colocação de um stent”.
Após os procedimentos médicos, segundo o boletim, o tucano “está apto a retomar as suas atividades rotineiras e poderá ser submetido à cirurgia originalmente programada num futuro próximo imediato”.
Gilv@n Vi@n@

Deputado acredita que desta vez reforma política sai

Apesar de várias tentativas frustradas de avançar em uma proposta de reforma política, o coordenador do grupo de trabalho sobre o assunto na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) garantiu nesta quarta-feira (24) que “desta vez vai ter votação da reforma política”.
O otimismo, segundo ele, se deve ao sentimento de que com os recentes protestos houve uma mudança no Brasil. Na avaliação do deputado, dois temas devem esquentar o debate em torno da proposta que será construída: financiamento público de campanha e sistema eleitoral.
Depois de enfrentar resistência dentro do próprio PT para coordenar as discussões, Vaccarezza adotou ontem um tom conciliador. Para ter sucesso no trabalho ele disse que não pode se basear em ideias que “deram errado no passado” e defendeu que o grupo foque no “bom-senso” e na busca do consenso entre a maioria.
Gilv@n Vi@n@

TJ deixa de julgar recurso da Telexfree por falta de pagamento de taxa

O Pleno do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) decidiu por unanimidade, na manhã desta quarta-feira (24) não julgar um novo recurso impetrado pelos advogados da empresa Telexfree. O agravo regimental n.º 0002028/83.2013 teve seu julgamento negado por ausência de preparo, devido a falta do pagamento de uma taxa de R$ 40.
A decisão foi lida pelo relator do processo, o desembargador Adair Longuini, cujo voto foi seguido pelo dos demais desembargadores. Os advogados não quiseram comentar a decisão.
A empresa ainda possui outros recursos que deverão ser apreciados pelo TJ-AC, porém, como eles ainda não deram entrada no Judiciário ainda não há data marcada para os julgamentos.
Gilv@n Vi@n@

Rosalba Ciarlini é considerada inocente em ação de Improbidade

Processo de improbidade administrativa, movido pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte contra a médica Rosalba Ciarlini, foi julgado improcedente, conforme sentença publicada nesta quarta-feira (24) no Diário da Justiça Eletrônico. A decisão do magistrado Airton Pinheiro, que atua junto à Vara da Fazenda Pública da Comarca de Mossoró, apreciou pedido de condenação da atual governadora por suposto crime de improbidade cometido no ano de 2000.
No entendimento do Ministério Público Estadual, Rosalba Ciarlini teria utilizado indevidamente recursos oriundos do FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), conforme informação preliminar emitida pelo corpo técnico do Tribunal de Costas do Estado (TCE). Erros teriam sido detectados por ocasião da aquisição de uniformes e materiais, bem como quando da reforma de uma escola.
A requerida defendeu-se afirmando que não praticou ato de improbidade, acusando somente falhas técnicas na prestação de contas apresentada. Tais equívocos, ainda no entendimento da defesa, não teriam caracterizado desvio, menos ainda enriquecimento ilícito ou dano ao erário.
Airton Pinheiro, em decisão final, considerou que as imputações do artigo 10º da Lei de Improbidade Administrativa (LIA) foram “meramente especulativas”, sem comprovação de qualquer desvio de valores do erário. “Pelo acima exposto, nos termos do artigo 269, I, do CPC, ausente comprovação de dano ao erário (indispensável para a configuração do art. 10 da LIA e ausente a configuração do dolo (indispensável para reconhecimento das condutas do artigo 11 da LIA), julgo integralmente improcedente a ação”, finalizou o magistrado.
Gilv@n Vi@n@