ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

20 abril, 2011

RECEITA DE UM OVO DE PÁSCOA ESPECIAL

Ingredientes:
Perdão, alegria, paciência, fé, perseverança, vontade de ser feliz e paz.
Modo de fazer:
Misture no recipiente bem lavado de sua alma, chocolate, mais perdão e alegria.
Deixe calmamente em banho-maria até que todas as mágoas e rancores sejam depurados.
Espere esfriar um pouco, salpicando perseverança e paciência e despeje nos dois lados do coração.
Prepare seu bombom predileto com recheios de paz e vontade de ser feliz. Reze nesta hora.
Desenforme as duas partes moldadas no coração, coloque dentro os bombons, embrulhe com papel transparente de amizade, verdejante e luzente de esperança.
Amarre com fitas prateadas de carinho e mande muitos, muitos, pra quem não lhe entende, também...
é tempo de redenção.


Símbolos de Páscoa

O cartão é importante:
"Quero passar com amor na sua vida, e ficar se você me permitir.
Feliz Páscoa, com chocolate no coração".
(Texto de Vilma Duarte)
À COORDENAÇÃO DO SINDSPUMC 

Fonte: portaldafamília.org

Evangelho do dia

Um de vós me vai entregar
Leitura Orante
Mt 26,14-25

Um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes e disse: "Que me dareis se eu vos entregar Jesus?" Combinaram trinta moedas de prata... No primeiro dia dos Pães sem Fermento, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: "Onde queres que façamos os preparativos para comeres a páscoa?" Jesus respondeu: "Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: 'O Mestre manda dizer: ... vou celebrar a ceia pascal em tua casa, junto com meus discípulos'". Os discípulos... prepararam a ceia pascal... Enquanto comiam, Jesus disse: "Em verdade vos digo, um de vós me vai entregar". Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a perguntar-lhe: "Acaso sou eu, Senhor?" Ele respondeu: "Aquele que se serviu comigo do prato é que vai me entregar... Ai, porém, daquele por quem o Filho do Homem é entregue! Melhor seria que tal homem nunca tivesse nascido!" Então Judas, o traidor, perguntou: "Mestre, serei eu?" Jesus lhe respondeu: "Tu o dizes".
Comentário do Evangelho
Judas passa a servir os poderosos
A liturgia, conforme a teologia da morte redentora de Jesus e sua ressurreição gloriosa, apresenta durante a Semana Santa, com tom dramático e doloroso, as narrativas dos últimos dias de Jesus em Jerusalém. Na leitura de hoje temos a versão de Mateus sobre o tema da traição de Judas e do diálogo na última ceia. No gesto de Judas revela-se a contraposição entre o poder/dinheiro e a vida. É a opção pelo dinheiro e o desprezo da vida. Judas passa a servir os poderosos que, para manterem seus privilégios e suas riquezas, desprezam a vida e promovem a morte. É a prática característica da sociedade de mercado, que busca o lucro, despreza os pobres e promove a morte. Porém o Deus da vida prevalece sobre a morte.
 José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org.br

Escolas públicas devem enviar planos de trabalho até o dia 26 de abril


Escola Estadual Antonio Carlos - Caraúbas / RN
As escolas públicas de educação básica pré-selecionadas para participar, em 2011, do programa Mais Educação podem aderir ao programa e apresentar planos de trabalho até 26 de abril. Em todo o país, foram pré-selecionadas 16 mil escolas para receber recursos do programa, e a proposta do Ministério da Educação é atender 15 mil escolas e oferecer educação integral a cerca de 3 milhões de alunos neste ano. Até o momento, em torno de 14,3 mil estabelecimentos públicos de ensino aderiram.
O principal objetivo do Mais Educação é garantir às crianças da educação básica outros espaços e oportunidades de aprendizado. Para que seja aceita no programa e receba recursos do MEC — em média, R$ 37 mil por unidade escolar —, a escola precisa informar o número de alunos a serem atendidos, indicar as atividades oferecidas, apontar quantos monitores serão necessários e quem vai coordenar a educação integral.
Os dados devem ser registrados no sistema de informações integradas de planejamento, orçamento e finanças do MEC (Simec), ao qual a escola tem acesso por meio de senha.
Com base na quantidade de estudantes informada pela escola, o MEC determina o valor dos recursos a serem enviados. O repasse, em cota única, cabe ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Criado em 2007, o programa Mais Educação começou a funcionar efetivamente em 2008. Desde então, passou de 386 mil para 2,2 milhões de estudantes atendidos em tempo integral, especialmente no ensino fundamental urbano.
Confira a relação dos municípios do oeste do Rio Grande do Norte e escolas que podem incluir estudantes no programa.
MUNICÍPIO / NOME ESCOLA
Apodi ESCOLA ESTADUAL FERREIRA PINTO
Apodi E M PROFA LOURDES MOTA
Apodi E M LINDAURA SILVA
Areia Branca ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA LAURETANEA ROLIM B
Areia Branca EM ALUIZIO ALVES
Areia Branca EM VALDECIR NUNES DA SILVA
Baraúna EE PROF TERTULIANO P FILHO ENS I 2G
Baraúna ESCOLA MUL PEDRO DE AZEVEDO MAIA
Caraúbas EE ANTONIO CARLOS ENS DE 1 GRAU
Caraúbas E E PROF LOURENCO GURGEL OLIVEIRA ENS FUND E MEDIO
Mossoró ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR FRANCISCO DE SALES CAVALC
Mossoró EE LIONS ABOLICAO
Pau dos Ferros ESC EST 4 DE SETEMBRO ENS 1 GRAU
Pau dos Ferros ESC EST JOAO ESCOLASTICO ENS 1 GRAU
Pau dos Ferros ESC EST JOSE GUEDES DO REGO
Pau dos Ferros ESC EST PROF MARIA EDILMA DE FREITAS
Pau dos Ferros ESC EST UBIRATAN GALVAO ENS DE 1 GRAU
Pau dos Ferros ESC EST FRANCISCO NUNES
Pau dos Ferros ESC MUL FRANCISCO TORQUATO DO REGO
Pau dos Ferros ESC MUL PROF SEVERINO BEZERRA ENS 1 GRAU
Pau dos Ferros ESC MUL PROFA NILA REGO
Pau dos Ferros ESC MUL SAO BENEDITO
Assessoria de Imprensa da SEB
Fonte: mec.gov.br

Professor pode ter prioridade para receber restituição do IR


O contribuinte que tenha no magistério sua maior fonte de rendimentos poderá receber a restituição do Imposto de Renda logo após os idosos e antes dos demais cidadãos. O benefício aos professores consta de projeto aprovado ontem, em decisão terminativa, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Se não houver recurso para apreciação no Plenário, o texto seguirá para a Câmara.
O Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03) assegura ao contribuinte com mais de 60 anos prioridade no recebimento da restituição. A intenção do autor do projeto (PLS 6/09), Cristovam Buarque (PDT-DF), é colocar os professores em segundo lugar nessa ordem de prioridade.
— Esse projeto visa dizer a todo o Brasil que professor é uma pessoa especial e, como tal, será tratado de forma especial — diz o senador.
O relator, Jayme Campos (DEM-MT), apresentou voto pela rejeição do projeto, sob o argumento de inconstitucionalidade. O parecer foi lido pelo relator, Cyro Miranda (PSDB-GO). No entanto, o parecer foi derrubado por 9 votos a 5. A proposta já tinha sido aprovada na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
Fonte: JORNAL DO SENADO

CAE aprova criação de um fundo de incentivo à leitura

Captação de recursos quer estimular produção, distribuição e venda de livros, além de financiar a ampliação e a atualização dos acervos das bibliotecas públicas

Relator, Inácio Arruda (E)
lembra que brasileiro vê muita TV, mas lê pouco
O Projeto do senador José Sarney (PMDB-AP) que cria o Fundo Nacional Pró-Leitura (FNPL) foi aprovado ontem pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa. Para entrar em vigor, a proposta (PLS 294/05) precisa ainda ser aprovada pela Câmara. A aprovação ocorreu um dia depois do Dia Nacional do Livro Infantil.
O fundo visa captar recursos para fomentar a produção, a distribuição e a comercialização de livros, incluindo a exportação, como prevê a Política Nacional do Livro (Lei 10.753/03). Terá recursos do Tesouro Nacional, de doações, legados, subvenções e auxílios, entre outras fontes, e não terá prazo determinado de duração.
Entre os objetivos do FNPL, está a atualização do acervo de bibliotecas públicas e a inclusão de livros em sistema braile, além da capacitação de pessoas que trabalham nos setores gráfico, editorial e livreiro.

Na comparação com pessoas de outros países,
brasileiros vê muita TV e ouve muito Rádio mas
ainda lê pouco: fundo pretende icentivar o
hábito da leitura desde cedo.
Financiamentos
Os financiamentos com recursos do FNPL serão feitos a fundo perdido ou por empréstimos reembolsáveis para a produção e a distribuição de publicações.
A execução de projetos buscará estimular a regionalização da produção literária, técnica e científica. Os recursos do fundo poderão financiar até 80% do custo total de cada projeto de edição ou distribuição de obras literárias, conforme previsto no projeto.
O relator na CAE, Inácio Arruda (PCdoB-CE), acolheu cinco emendas feitas pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que tratam da gestão do FNPL. No debate, o relator elogiou a proposta e ressaltou a necessidade de aumentar o acesso dos brasileiros aos livros.
— Nosso povo ainda lê pouco. Vê muita televisão, ouve muito rádio, mas lê pouco — resumiu.
Fonte: JORNAL DO SENADO

19 abril, 2011

CONVOCAÇÃO


A Coordenação do Sindicato dos Servidores Público Municipais de Caraúbas – RN (SINDSPUMC) CONVOCA as pessoas abaixo relacionadas para comparecer na Sede desta Entidade nos dias 19, 20 e 25 do mês em curso, para tratar de assuntos do seu interesse.
Relação das pessoas convocadas a comparecer no SINDSPUMC
01 – Sandra Maria de Medeiros
02 – Maria Gomes Rodrigues
03 – Loenilza Florêncio de Morais
04 – Cosme Oliveira da Silva
05 – José Nerialdo
06 – Maria Eloíza Gurgel
07 – Cleide Suzana Benevides Sales Leite
08 – Josivan Antonio da Silva
09 – Maria Neuma da Silva Maia
10 – Rosimeire Dantas de Almeida
11 – Gutemberg Sales da Silva
12 – Aloízio Carneiro Benevides
13 – Maria do Socorro da Silva
14 – Francisco Paulo Rodrigues
15 – Francisco Fernandes de Medeiros
16 – Francisca Irismar Pessoa
Atenciosamente.
A Coordenação do Sindicato.
Por: Herculana da Costa Neta Viana

Educação indígena: Avanço no ensino contempla direitos, identidade e cidadania

Se fosse dar uma aula nesta terça-feira 19, Dia do Índio, Gersem Baniwa diria que as crianças indígenas nascem hoje com expectativa de futuro, com os direitos de identidade e de cidadania reconhecidos. Indígena de uma tribo do Amazonas, o coordenador-geral de educação escolar indígena do Ministério da Educação conta que há 40 anos essa aula de otimismo não seria possível. “A criança nascia sem perspectiva e ela não tinha nem interesse em aprender a própria língua materna”, afirma. “Diziam a ela que essa língua estava fadada a desaparecer e que era melhor aprender o português.”
Na última década, houve avanços significativos na política para a educação indígena, segundo Baniwa, a começar pelo reconhecimento à escola como um direito, não mais como um serviço de assistência. Hoje, todos os indígenas brasileiros estão na escola. São 2.836 unidades de ensino e 200 mil estudantes da educação básica, segundo dados do censo escolar de 2010. “Não foi fácil, mas a universalização foi atingida”, diz Baniwa. “O desafio agora é garantir a qualidade do ensino.”
Falta ainda melhorar a infraestrutura das escolas e continuar o processo de formação superior de professores indígenas, iniciado em 2003. Atualmente, 30% das escolas estão com problemas. “Algumas nem existem fisicamente, mas funcionam debaixo de árvores, na maloca do cacique”, explica o coordenador. Dos 12 mil professores indígenas, cinco mil já têm curso superior ou fazem cursos de graduação.
Outro desafio é ampliar o material didático específico para as diferentes comunidades indígenas. “Conseguimos produzir 150 títulos, mas é um número pequeno”, afirma. “Temos 234 povos indígenas no Brasil, com seus costumes e tradições.”
Culturas — Para se ter ideia da complexidade da educação escolar indígena, são 180 línguas faladas por esses povos no Brasil. A conquista do direito a uma educação diferenciada teve início em 1988, com a Constituição Federal. O parágrafo 2º do artigo 210 assegura aos povos indígenas o ensino fundamental em língua portuguesa, além do uso de suas línguas maternas. A Constituição avança também no ensino da história do Brasil, que passou a levar em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro.
Antes, explica Susana Grillo, da Coordenação de Educação Escolar Indígena do MEC, os livros de história traziam apenas uma visão romantizada do indígena brasileiro. “Eram geralmente tratados no passado e citavam, quase sempre, os tupinambás, que moravam em ocas, que formavam a aldeia”, comenta. “Eles já estão extintos há muito tempo e são muito diferentes da realidade e diversidade indígena no Brasil.”
Hoje, há livros didáticos que trazem o mapa das terras indígenas. Pouco a pouco, a sociedade brasileira, segundo Susana, derruba os mitos. Um deles é a ideia de que os índios estão em extinção. “Declarava-se nos anos de 1970, que em 2000 não haveria mais índios no Brasil, mas o declínio demográfico indígena se inverteu; hoje, eles crescem, em média, 3,6% ao ano, enquanto a população brasileira registra índice de 1,6%”, diz Susana.
E é dela a sugestão de que, neste 19 de abril, em vez de apenas fantasiar as crianças de indiozinhos, as aulas sejam bem mais educativas, que se estendam além da abordagem folclórica: “Os indígenas são parte da sociedade brasileira contemporânea, povos com culturas singulares, ricas em tradições, que buscam seus direitos de cidadãos, lutam pela proteção de seus territórios e por uma educação diferenciada.”
Rovênia Amorim
Fonte: mec.gov.br

Reajuste do salário mínimo em 2012 tornará mais difícil controle da inflação, dizem especialistas


BRASÍLIA – O governo enfrentará um desafio para trazer a inflação de volta ao centro da meta em 2012. Se os preços subirem nos próximos meses conforme o previsto pelos analistas financeiros, o salário mínimo será reajustado em 14% no ano que vem. Por um lado, o aumento injetará mais renda na economia e estimulará o crescimento. Por outro, o mínimo agravará o desequilíbrio fiscal e elevará a pressão sobre o custo e os preços.
O reajuste do salário mínimo é consequência da fórmula aprovada pelo Congresso Nacional e que valerá até 2014. Pela regra, o mínimo será corrigido no início de cada ano pela inflação do ano anterior e pela variação do Produto Interno Bruto (PIB) dos dois anos anteriores. Dessa forma, o aumento em 2012 será de 7,5% (crescimento do PIB em 2010) mais a inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2011.
O mercado não tem estimativas sobre o INPC, mas trabalha com projeções para a inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que tem base de dados semelhante ao INPC. De acordo com o Boletim Focus, pesquisa com instituições financeiras divulgadas toda semana pelo Banco Central, o IPCA deve fechar 2011 em 6,26%. Se forem somados o crescimento e as estimativas de inflação, a correção ficaria em pelo menos 13,76%.
“A política de reajuste resultou no pior dos cenários possíveis para o governo, que é de inflação alta combinada com o crescimento extraordinário de 2010”, ressalta o economista-chefe da consultoria Austin Rating, Alex Agostini. Para ele, o reajuste recorde do mínimo acentua a preocupação com o controle da inflação porque injetará um volume considerável de dinheiro na economia num momento em que o consumo e a produção precisam ser desaquecidos.
De acordo com relatório da consultoria LCA, o aumento do mínimo no ano que vem acrescentará R$ 9 bilhões na economia brasileira. Segundo Agostini, a circulação desse montante poderá até anular os esforços do governo para conter a inflação e agravar a alta no preço dos alimentos. “O mínimo maior vai impulsionar o consumo das classes de baixa renda, que consomem mais itens como alimentos e bens não duráveis. Quando aumenta a demanda, a tendência é que o preço também suba”, explica.
O economista-chefe do banco West LB, Roberto Padovani, ressalta o desequilíbrio fiscal como efeito colateral do reajuste. Isso porque o salário mínimo corrige os benefícios dos aposentados e pensionistas que recebem o piso. Para cada R$ 1 de aumento, a despesa extra é de R$ 184 milhões por ano segundo a própria equipe econômica.
Para os dois especialistas, o governo terá de aumentar o rigor nos gastos públicos e apertar a política monetária (aumentando juros e restringindo o crédito) para impedir que a inflação fuja do controle no próximo ano. “O governo não poderá mais tratar a inflação com medidas paliativas”, diz Agostini. Na avaliação dele, o ideal seria que o corte de R$ 50,7 bilhões fosse aumentado e que o Banco Central reduzisse a postura gradualista no combate à inflação com uma política mais agressiva de alta dos juros.
Padovani acredita que o Banco Central não está tecnicamente errado ao abandonar o centro da meta de inflação este ano, como anunciado no fim de março. “Quando ocorre um choque de preços provocados por fatores externos, como no caso dos alimentos, os manuais recomendam isso mesmo”, diz.
O economista do West LB, no entanto, afirma que o governo precisa endurecer as políticas fiscal e monetária para mudar as expectativas do mercado, principalmente tendo em conta o impacto do salário mínimo no próximo ano. “Pode até ser que a inflação tenha condições de convergir para o centro da meta em 2012, mas o governo, ainda precisa construir uma reputação de que está lutando contra a inflação”, avalia.
Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil
Fonte: Jornal o Mossoroense

TV Escola Documentário conta a história da matemática desde as origens


 De onde vem o zero? E o número pi? Qual a influência de egípcios, babilônios, romanos e gregos para o desenvolvimento da matemática? Como o homem começou a contar? Traçar a história dos números até sua origem é o foco do documentário Números, a linguagem universal, que estréia nesta segunda-feira, 18, às 22 horas, na TV Escola.
O filme, feito com imagens animadas, procura apresentar a evolução da matemática no tempo, desde a pré-história até os dias de hoje, e mostrar a influência de diversas civilizações em seu desenvolvimento.
Recomendado, especialmente, para professores e alunos do ensino médio, o filme aborda temas como os conjuntos de números naturais, reais, inteiros e racionais, bem como o sistema numérico decimal, utilizado hoje. Também aborda a formação dos símbolos matemáticos, a conceituação dos números e o cálculo, instrumentos usados por sumérios, árabes e egípcios para a contagem.
A TV Escola pode ser assistida no canal 112 da Sky, 694 da Telefônica TV Digital, 123 da Via Embratel, por antena parabólica analógica, na horizontal, frequência 3770 e digital banda C vertical, frequência 3965, e também pela página eletrônica da emissora.
Fonte: mec.gov.br
Diego Rocha

Evangelho do dia


Judas e Pedro na Ceia com o Mestre
Leitura Orante
Jo 13,21-33.36-38
"Em verdade... vos digo: um de vós me entregará"... Bem ao lado de Jesus estava reclinado um dos seus discípulos, aquele que Jesus mais amava... O discípulo, então... perguntou: "Senhor, quem é?" Jesus respondeu: "É aquele a quem eu der um bocado...". Então, Jesus molhou um bocado e deu a Judas Iscariotes... Jesus, então, lhe disse: "O que tens a fazer, faze logo"... Então, depois de receber o bocado, Judas saiu imediatamente. Era noite. Depois que Judas saiu, Jesus disse: "Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. Se Deus foi glorificado nele, Deus também o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. Filhinhos, por pouco tempo eu ainda estou convosco... : 'Para onde eu vou, vós não podeis ir'". Simão Pedro perguntou: "Senhor, para onde vais?... Eu darei minha vida por ti!" Jesus respondeu: "Darás tua vida por mim? Em verdade, em verdade, te digo: não cantará o galo antes que me tenhas negado três vezes".
Comentário do Evangelho
Em Jesus se manifesta a glória de Deus
Durante a última ceia, Jesus lava os pés de seus discípulos. Seis dias antes, na ceia em casa de Lázaro, Maria, em um gesto de amor, ungira os pés de Jesus com perfume. Agora, Jesus anuncia duas negações. Uma, radical, da parte de Judas, que trai Jesus. Outra, da parte de Pedro, que, em um momento, negará ser discípulo de Jesus. Em Pedro estão representados os demais discípulos que se afastaram de Jesus no momento de sua prisão. Porém, tudo contribuirá para a glorificação de Jesus. Neste evangelho, por vinte e três vezes, Jesus faz referências à sua glorificação. Em Jesus se manifesta a glória de Deus, pela sua fidelidade ao Pai, toda sua vida, em seu amor misericordioso e comunicador da vida eterna.
José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org.br

19 de abril "Dia do Índio"

História do Dia do Índio, comemoração, 19 de abril, criação da data, cultura indígena
Índio brasileiro

História do Dia do Índio
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?
Origem da data
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
 
Comemorações e importância da data
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

Fonte: suapesquisa.com

18 abril, 2011

UPANEMA / RN: Professores voltam à sala de aula e comemoram conquistas da greve

Depois de quase duas semanas com as portas fechadas, as escolas da rede municipal de ensino de Upanema voltaram a receber os alunos nesta sexta-feira, 15.
 É que os professores do Município encerraram o movimento grevista e retornaram à sala de aula.
A greve foi encerrada por uma decisão judicial e também por aprovação dos professores em assembleia realizada na noite de quinta-feira, após avaliação da proposta de reajuste apresentada pela prefeita Maristela Freire em audiência realizada no Ministério Público.
Na audiência realizada na Promotoria de Justiça da comarca de Upanema pelo promotor de justiça substituto Flávio Sérgio de Souza Pontes Filho, ficou decidido que a Prefeitura de Upanema concederá reajuste de 5% aos servidores da educação no próximo mês de maio, em caso de aumento de receita do Município. Caso a receita continue inalterada, o reajuste será de 6,5%, sendo 3,25% no mês de maio e os outros 3,25% no mês de setembro deste ano.
A presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Upanema (SINDSERPUP), Rosemary Sobral, destacou que a categoria saiu vitoriosa da disputa com a Prefeitura de Upanema. Ela destacou a importância da audiência realizada na Promotoria de Justiça. "Graças à intervenção do promotor, a prefeita finalmente apresentou uma proposta à categoria. Conseguimos o que queríamos quando solicitamos a ajuda da Promotoria", afirmou Rosemary.
A prefeita Maristela Freire assumiu outros compromissos com os servidores da educação durante a audiência.
Um deles foi o pagamento da produtividade dos servidores que não foi efetuado nos meses de fevereiro e março. A prefeita prometeu pagar o mês de fevereiro ontem e o mês de março assim que a Prefeitura tiver disponibilidade de recursos financeiros.O promotor Flávio Sérgio determinou ainda que as transferências e remoções de servidores pela Prefeitura devem ser motivadas pelo interesse público, através de portaria e publicada no Diário Oficial.
Rosemary Sobral denunciou que a prefeita Maristela Freire estava usando as transferências como arma para fazer pressão nos integrantes do sindicato.
Por fim, Flávio Sérgio determinou que a escolha do dirigente sindical cedido pela Prefeitura compete ao Sindserpup. "A Promotoria assegurou a autonomia sindical que estava ameaçada pela prefeita", observou Rosemary.
Outros pontos reivindicados pelos servidores da educação serão negociados a partir da próxima semana, como a reforma do plano de carreira dos professores e a implantação do plano de carreira para os demais funcionários.
Um termo de ajustamento de conduta (TAC) foi assinado por Maristela na Promotoria.
MARISTELA: Prefeita Municipal de Upanema / RN
Maristela diz que fez o que pôde 
A prefeita Maristela Freire declarou que o reajuste concedido aos servidores da educação foi o máximo que a Prefeitura poderia fazer. Ela disse que tinha o desejo de atender os anseios não só dos servidores da educação, e sim de todas as categorias, "mas no momento não é possível por conta da queda de receita do Município, que "empurrou" o Município para o limite prudencial e com grandes possibilidades de infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Maristela Freire acrescentou que a perspectiva de demissão de cargos comissionados e contratados também impede que um reajuste maior para os servidores seja concedido. "A demissão de pais e mães de famílias nunca foi sua intenção e, somente em último caso isso irá ocorrer", afirmou a prefeita.

18 DE ABRIL DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

MONTEIRO LOBATO
"Um país se faz com homens e livros"
(Monteiro Lobato)
José Bento Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882, em Taubaté, no Vale do Paraíba. Estreou no mundo das Letras com pequenos contos para os jornais estudantis dos colégios Kennedy e Paulista.
No curso de Direito da Faculdade do Largo São Francisco, em São Paulo, dividiu-se entre suas principais paixões: escrever e desenhar. Colaborou em publicações dos alunos, vencendo um concurso literário, promovido em 1904 pelo Centro Acadêmico XI de Agosto.
Morou na república do Minarete, liderou o grupo de colegas que formou o "Cenáculo" e mandou artigos para um jornalzinho de Pindamonhangaba, cujo título era o mesmo daquela república de estudantes.
Nessa fase de sua formação, Lobato realizou as leituras básicas e entrou em contato com a obra do filósofo alemão Nietzsche, cujo pensamento o guiaria vida afora.
Viveu um tempo como fazendeiro e foi editor de sucesso. Mas foi como escritor infantil que Lobato despertou para o mundo em 1917.
Escreveu, nesse período, sua primeira história infantil, "A menina do Narizinho Arrebitado". Com capa e desenhos de Voltolino, famoso ilustrador da época, o livrinho, lançado no natal de 1920, fez o maior sucesso. Dali nasceram outros episódios, tendo sempre como personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Anastácia e, é claro, Emília, a boneca mais esperta do planeta.
Insatisfeito com as traduções de livros europeus para crianças, ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperando costumes da roça e lendas do folclore nacional. E fez mais: misturou todos eles com elementos da literatura universal da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema.
No Sítio do Picapau Amarelo, Peter Pan brinca com o Gato Félix, enquanto o Saci ensina truques a Chapeuzinho Vermelho no país das maravilhas de Alice. Mas Monteiro Lobato também fez questão de transmitir conhecimentos e ideias em livros que falam de história, geografia e matemática, tornando-se pioneiro na literatura paradidática - aquela em que se aprende brincando.
Trabalhando a todo vapor, Lobato teve que enfrentar uma série de obstáculos. Primeiro, foi a Revolução dos Tenentes que, em julho de 1924, paralisou as atividades da sua empresa durante dois meses, causando grande prejuízo. Seguiu-se uma inesperada seca, obrigando a um corte no fornecimento de energia. O maquinário gráfico só podia funcionar dois dias por semana.
E, numa brusca mudança na política econômica, Arthur Bernardes desvalorizou a moeda e suspendeu o redesconto de títulos pelo Banco do Brasil. A conseqüência foi um enorme rombo financeiro e muitas dívidas. Só restou uma alternativa a Lobato: pedir a autofalência, apresentada em julho de 1925. O que não significou o fim de seu ambicioso projeto editorial, pois ele já se preparava para criar outra empresa.
Assim surgiu a Companhia Editora Nacional. Sua produção incluía livros de todos os gêneros, entre eles traduções de Hans Staden e Jean de Léry, viajantes europeus que andaram pelo Brasil no século XVI. Lobato recobrou o antigo prestígio, reimprimindo na empresa sua marca inconfundível: livros bem impressos, com projetos gráficos apurados e enorme sucesso de público.
Sofreu perseguições políticas na época da ditadura, porém conseguiu exílio político em Buenos Aires. Lobato estava em liberdade, mas enfrentava uma das fases mais difíceis da sua vida. Perdeu Edgar, o filho mais velho, e presenciou o processo de liquidação das companhias que fundou e, o que foi pior, sofreu com a censura e atmosfera asfixiante da ditadura de Getúlio Vargas.
Partiu para a Argentina, após se associar à Brasiliense e editar suas "Obras Completas", com mais de dez mil páginas, em trinta volumes das séries adulta e infantil. Regressou de Buenos Aires em maio de 1947 para encontrar o país às voltas com situações conflituosas do governo Dutra. Indignado, escreveu "Zé Brasil".
No livro, o velho "Jeca Tatu", preguiçoso incorrigível, que Lobato depois descobriu vítima da miséria, vira um trabalhador rural sem terra. Se antes o caipira lobatiano lutava contra doenças endêmicas, agora tinha no latifúndio e na distribuição injusta da propriedade rural seu pior inimigo. Os personagens prosseguiam na luta. Porém, seu criador já estava cansado de tantas batalhas. Monteiro Lobato sofreu dois espasmos cerebrais e, no dia 4 de julho de 1948, virou "gás inteligente" - o modo como costumava definir a morte.
Monteiro Lobato foi-se aos 66 anos de idade, deixando uma imensa obra para crianças, jovens e adultos e o exemplo de quem passou a existência sob a marca do inconformismo.
Fonte: Pesquisa no site www.lobato.com.br

Evangelho do dia

Qual é a linguagem do amor?
Leitura Orante
Jo 12,1-11
Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele tinha ressuscitado dos mortos. Lá, ofereceram-lhe um jantar. Marta servia, e Lázaro estava à mesa com ele. Maria, então, tomando meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os cabelos. A casa inteira encheu-se do aroma do perfume. Judas Iscariotes... aquele que entregaria Jesus, falou: "Por que este perfume não foi vendido por trezentos denários para se dar aos pobres?" Falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas, porque era ladrão: ele guardava a bolsa e roubava o que nela se depositava. Jesus, porém, disse: "Deixa-a! Que ela o guarde em vista do meu sepultamento. Os pobres, sempre os tendes convosco. A mim, no entanto, nem sempre tereis"... Os sumos sacerdotes, então, decidiram matar também Lázaro, ressuscitado por Jesus, pois por causa dele muitos se afastavam dos judeus e começaram a crer em Jesus.

Comentário do Evangelho
Jesus hospeda-se em Betânia
Como era seu costume, Jesus hospeda-se em Betânia, na casa de Marta, Maria, e Lázaro, seis dias antes da Páscoa dos judeus. Após a ressurreição de Lázaro, os chefes dos sacerdotes e os fariseus tinham ordenado que quem soubesse onde Jesus estava o denunciasse para que o prendessem. Esta ceia, em casa de Lázaro, antecede a outra ceia na véspera da Páscoa, em Jerusalém, onde Jesus lava os pés dos discípulos. A casa de Lázaro representa o reduto dos excluídos. Na ceia Maria unge os pés de Jesus com perfume precioso e os enxuga com seus cabelos, o que agrada Jesus. Este gesto de amor feminino é uma expressão do amor a ser vivido nas comunidades dos discípulos. A comunhão na mesa continua na comunhão de vida com os empobrecidos.
José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org.br

Prova do Enade será no dia 6 de novembro, informa portaria do MEC

Inscrições vão de 18 de julho a 19 de agosto de 2011.
Portaria relaciona cursos que serão alvo de avaliação.

Portaria do Ministério da Educação publicada no Diário Oficial na edição desta segunda-feira (18) informa que a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) deste ano será aplicada no dia 6 de novembro, às 13h (horário de Brasília). As inscrições começarão no dia 18 de julho e vão até o dia 19 de agosto.
Serão avaliados estudantes dos cursos de arquitetura e urbanismo, engenharia, biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, química, pedagogia, educação física, artes visuais e música. Alunos de cursos de tecnólogo em alimentos, construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental também deverão fazer as provas.
De acordo com a portaria, estão dispensados do Enade 2011 os estudantes dos cursos listados que colarem grau até o dia 31 de agosto deste ano ou que estiverem matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil na data do exame. Quem estuda outro curso que não está relacionado na portaria do ministério não precisará fazer o Enade.
Fonte: Do G1, em São Paulo

Rejuste do Piso Salarial dos Profissionais da Educação de Caraúbas ainda sem definição

Segundo a Coordenação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas - SINDSPUMC, a Administração Municipal não se posicionou com relação ao reajuste do piso salarial dos Profissionais em Educação do Município de Caraúbas a qual já está concretizado com a decisão do Supremo Tribunal Federal - STF, que considerou o Piso Constitucional. A Coordenadora - Geral da Entidade Professora Herculana Neta espera que ainda esta semana a Administração Municipal e Equipe de Governo, procure o Sindicato, pois a categoria cobra uma resposta diante desse fato. As negociações foram iniciadas em janeiro, e ainda sem avanços.

 Por: Herculana da Costa Neta Viana
Coordenadora-Geral do SINDSPUMC