ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSPUMC, NESTE SÁBADO 04/O7 AS 09h NA SEDE SOCIAL DO SINDSPUMC

17 março, 2012

Professores convocados pelo governo do RN

Saiu convocação para professores do Estado do RN
O Diário Oficial do RN publicou neste sábado (17) a relação de professores convocados pelo estado do RN para assumir suas funções de acordo as determinações para cada área.

Para ter acesso a lista CLICK AQUI.
Gilv@n Vi@n@

Fábio Hollanda pede exoneração da SEJUC

Fábio Hollanda entrega o cargo de secretário da SEJUC
O Secretário de Estado da Justiça e Cidadania(SEJUC)  Fábio Hollanda entregou o cargo na tarde deste sábado. A governadora Rosalba Ciarlini desiginou o secretário de Segurança, Aldair Rocha, para acumular o cargo interinamente,
A crise na Secretaria de Interior, Justiça e Cidadania foi deflagrada com uma entrevista concedida pelo secretário e publicada no no jornal Tribuna do Norte, na qual ele reclamou da falta de autonomia para comandar a pasta e nomear auxiliares. Lamentou também deficiência de gestão e limitação de recursos.
Na manhã deste sábado, a governadora chegou a participar do encontro do PR Mulher, partido que indicou Fábio Hollanda para a Sejuc.
No início da tarde, a assessoria do governo divulgou nota a imprensa comunicando que Fábio Hollanda não ficaria mais na Sejuc. A expectativa agora fica por conta do posicionamento do deputado João Maia com relação a permanência ou não na base do governo depois que seu afilhado entregou a pasta.
Fonte: blogdeassis.com.br
Gilv@n Vi@n@

Faleceu aos 86 anos, Ernani Alves ex-prefeito de Natal

Ernani Alves, ex-prefeito de Natal
Faleceu na madrugada deste sábado(17) na Casa de Saúde São Lucas em Natal, aos 86 anos, Ernani Alves da Silveira, ex-prefeito de Natal e presidente da Câmara Municipal por quatro períodos.
Ernani foi também um dos mais influentes dirigentes da história do ABC Futebol Clube. Ele estava internado há 15 dias e morreu em decorrência de complicações de uma infecção urinária.
O velório está acontecendo na Loja Maçônica Bartolomeu Fagundes, que fica na avenida Alexandrino de Alencar, em Lagoa Nova, até às 8h de amanhã (18), enquanto que o sepultamento será no Cemitério Morada de Paz, às 10h, também do domingo. Antes, acontece a missa, às 9h.
Gilv@n Vi@n@

Zagueira!

Presidenta faz as pazes com o presidente da Fifa. Charge de Paixão ( Jornal O Dia)
Gilv@n Vi@n@

CNTE comemora sucesso da greve nacional

A greve nacional da Educação foi um sucesso. Durante três dias, professores e demais trabalhadores da área pararam suas atividades, para cobrar o cumprimento da Lei Nacional do Piso do Magistério e dos compromissos assumidos pelos governadores e prefeitos com a categoria. O movimento envolveu as redes estaduais e municipais de ensino. Em alguns estados, como Pernambuco, mais de 85% das escolas pararam. Em muitos municípios Brasil afora a adesão foi quase total, caso de Curitiba, onde 95% dos educadores saíram às ruas para protestar.
“Foram três dias muito bons. Mostramos para os governadores e prefeitos que nós não aceitamos que eles simplesmente digam que não têm dinheiro para cumprir a Lei do Piso. Consideramos que eles precisam se esforçar para encontrar condições de saldar essa dívida. Precisam fazer melhor as contas dos seus estados e municípios, provar que gastam com a educação aquilo que é disposto na Constituição”, avalia o presidente da CNTE, Roberto Franklin de Leão.
O dirigente da CNTE lembra que cumprir a Lei Nacional do Piso não significa apenas o pagamento da remuneração de acordo com o valor definido pelo Ministério da Educação (MEC). “É preciso que se tenha claro que a Lei do Piso não fala só do salário. Fala de jornada, de carreira. Esses são pontos importantíssimos que são descumpridos. Isso tudo precisa ser cumprido”.
De acordo com o presidente da CNTE, a próxima batalha dos trabalhadores da Educação é fazer uma campanha contra a votação, no Congresso, do projeto de lei que altera os critérios de reajuste do piso, colocando apenas o INPC como fator de correção. “Nós não aceitaremos isso. Aceitamos discutir sobre a questão, mas não vamos discutir nada que não seja valorização. Aliás, o próprio ministro Aluizio Mercadante já se manifestou a respeito e na sua fala ao Congresso Nacional ele disse que não dá para ser simplesmente o INPC o fator de reajuste do piso”, afirma.

Veja como foi a mobilização nacional pelo piso nos estados:

ALAGOAS - Trabalhadores em educação fazem ato em frente à Secretaria de Educação
GOIÁS - Educadores estaduais em greve param BR-153                               
MINAS GERAIS - Greve nacional em Minas tem adesão de 35% das escolas e, em Belo Horizonte, a adesão é de 56%                                   
MATO GROSSO - Cresce mobilização das escolas públicas no interior de Mato Grosso
MATO GROSSO DO SUL - Carta entregue para Assomasul reivindica o cumprimento da Lei do Piso
PERNAMBUCO - Professor em greve fazem manifestação em Recife e na Região Metropolitana 
PIAUÍ - Trabalhadores mantém greve e farão protesto na segunda (19)
PARANÁ - Mais de sete mil foram às ruas em Curitiba, na paralisação em defesa da educação pública
RONDÔNIA - Trabalhadores em educação decidem na maioria das Regionais suspender a greve a partir de segunda-feira
RIO GRANDE DO SUL - Dia tem manifestação na SEC e ato público unificado em frente ao Palácio Piratini
SANTA CATARINA - Assembleia Estadual dos Trabalhadores em Educação rejeita proposta do Governo
SÃO PAULO - Profissionais de educação decidem manter luta por reivindicações e marcam próxima manifestação para 28 de março

Fonte: cnte.org.br
Gilv@n Vi@n@ 

Por meio judicial vereador toma a direção da rádio comunitária de Campo Grande


O ex prefeito Bebeto Almeida, principal articulador da conquista da FM comunitária de Campo Grande. Acaba de nos comunicar que recebeu nesta manhã (16/03) a ordem de uma ação judicial tocada pelo advogado Edimar Vieira em nome do Vereador Arnaldo Bezerra.
Segundo o ex prefeito, na ação o vereador alegou falta de espaço e reclamou o direito de exercer a direção da rádio comunitário sob o argumento de ter sido presidente em 2002.
O ex prefeito Bebeto Almeida disse ainda que o Juiz deu 15 dias e ele vai recorrer da decisão. “Neste acontecimento a população inteira sabe quem conseguiu e quem está querendo se apropriar de um meio de comunicação que serve tanto a Campo Grande” disse Bebeto.
Fonte: campograndern.com.br
Gilv@n Vi@n@

Apodí: "NOVA GERAÇÃO" VAI AS RÁDIOS PRESTAR ESCLARECIMENTOS E REAFIRMA CANDIDATURA DO PROF. FLAVIANO

A Nova Geração foi em todas as rádios do Apodi para prestar esclarecimento à eventuais distorções que possam ter ocorrido no que diz respeito a possibilidade de Flaviano Monteiro ser ou não candidato no pleito eleitoral deste ano.
A equipe se dividiu em dois grupos, sendo um formado por Flaviano Monteiro e Chico de Marite, que se dirigiram a Rádio AM Vale do Apodi 1030 e o outro composto por Paulo Viana (presidente do PC do B a nível municipal), Genivan Varela, Pedro Filho e Reginaldo Ponciano, os quais estiveram nas Rádios Cidade FM 87.9 e a Luta FM 88.5. Divididos sim, mas conversando em uma só diretriz e bem assessorados juridicamente.
 A estratégia era em primeiro plano ratificar a eficácia da Resolução já tão bem debatida por esse e outros meios de comunicação e, após sanada dúvidas da inexistência de possível inelegibilidade do professor, reafirmar categoricamente que não só é possível, bem como será realidade tal candidatura.
Rádio Cidade FM 87.9 
Rádio AM Vale do Apodi 1030
O grupo expôs que a resolução em pauta não é impedimento para a candidatura de Flaviano Monteiro, já que ela se refere aos candidatos que tenham suas contas desaprovadas, até a data de sua publicação, por autoridade competente (TRE, TSE) em decisão judicial transitada e julgada. O que não corresponde ao caso do Professor, tendo em vista a sua Prestação de Contas relativas a 2010, ainda estão em trâmite em juiz de segundo grau.
É bem verdade tal fato que o próprio partido fez questão de expedir Certidão de Quitação Eleitoral do Líder da Nova Geração, emitida na data 08/03/2012 as 12:21 h.
Ficou também transparente o motivo da desaprovação de tais contas, um sendo referente a uma doação feita por particulares que resolveram, em Natal, fabricar 'santinhos' do professor e distribui-los para ajudar a divulgação do candidato, mas que esses dados não entraram na contagem da tesouraria do partido em Apodi, pela falta de ciência. E o outro refere-se a uma vinheta produzida em empresa apodiense (JK Gravações), a qual teve dados equivocados.
"Estamos muito tranquilos, apesar da turbulência já atravessada. Vamos pra luta, já temos o candidato, o que nos resta é retomar uma candidatura com anseios e necessidades do povo de Apodi". Palavras de Flaviano.

Fonte: ApodiBaixo doPano
Gilv@n Vi@n@

Pais franceses vestem filha bebê com fantasias de profissões que ela poderá escolher

Os pais da bebê June, de apenas três meses de idade, encontraram uma forma criativa de refletir sobre o futuro da filha. O francês Eric Maloberti e a mulher criaram um conjunto de fantasias inusitadas para dar vida ao projeto fotográfico batizado de "Un jour, mon enfant tu seras" ("Um dia, minha filha, você será", em tradução livre).
“A ideia por trás do projeto é que não sabemos o que os nossos filhos irão se tornar. Como pais, esperamos que nossos filhos sejam símbolos ou ícones. Achei essa ideia incrível e então dei início ao projeto”, diz Maloberti.
Após desenhar e confeccionar os modelos, o casal vestiu o bebê e produziu uma série de fotos. June usa modelos de lutadora, médica, surfista, bailarina, toureadora e boxeadora (com o olho supostamente roxo, inclusive), entre outras possíveis profissões.
Pais de outros dois filhos, o casal tem a expectativa de que a foto estimulem outros pais a refletirem sobre o futuro de suas crianças.
Com informações do Daily Mail
Gilv@n Vi@n@

16 março, 2012

SINDSPUMC, FETAM e SINTE/RN Juntos realizaram Parada Nacional pela Educação em Caraúbas

PARADA NACIONAL 2012

Na manhã de hoje(16), na Sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Caraúbas - STRC, O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas - SINDSPUMC, a Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte FETAM/RN e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte SINTE/RN, estiverem reunidos com a base dos Trabalhadores em Educação das redes municipal e estadual de nosso Município.
AUDITÓRIO "MANOEL GERMANO" - STRC,  LOTADO
A Coordenadora do SINDSPUMC abriu os trabalhos clamando a todos e todas para um debate e que no final tenhamos os indicativos e encaminhamentos para que decisões posteriormente sejam tomadas.
COORDENADOR DO SINTE/RN, REGIONAL MOSSORÓ
RÔMULO ARNOULD
O Coordenador do SINTE/RN Regional de Mossoró  Professor Rômulo Arnoud, fez uma explanação a cerca de como vem sendo trabalhado a questão do piso salarial do Megistério e como deve ser trabalhado a questão da Carreira para os demais profissionais da Educação. Após abriu dedate e tirou algumas dúvidas dos servidores presentes inclusive da base dos já aposentados (Professores do estado)  que teve uma grande participação na reunião. 
FRANCISCA LUZIA (PROFª NINA), FETAM/RN
Francisca Luzia (Professora NINA), representando a FETAM/RN abriu debate a cerca da realidade em nosso Município, como e em que pé estão os debates/negociações com a Administração Municipal, visto que desde janeiro esperamos alguma resposta e até hoje nenhuma posição ainda não foi repassada.
HERCULANA NETA - COORDENADORA GERAL DO SINDSPUMC
A Professora Herculana Neta, Coordenadora-Geral do SINDSPUMC, relatou que sabe de fontes onde dizem que o município está atendendo o Piso Salarial com o reajuste de 22,22% para os profissionais do Magistério a partir deste mês, mas que o SINDSPUMC ainda não foi se que oficializado. Sebemos que é um momento difícil visto que estamos em perca salarial desde do ano passado.
PROFESSOR: CESIMAR MORAIS - EX-PRESIDENTE DO FUNDEB

PROFESSOR ANTONIO PINHEIRO
ESCOLA MUNICIPAL JOSUÉ DE OLIVEIRA
MÔNICA (foto), JUDITH JÁCOME, VICENTE DE PAULA, VÂNIA DANTAS,
e Dna. NENÉM - FIZERAM INTERVENÇÕES AOS REPRESENTANTES DO SINTE/RN
PROFESSORA GERUSA FREITAS (foto) e OZENILDA MORAIS
 ESCOLA ATIVA - FAZEM DESABAFOS RELATANDO DIFICULDADES
PROFESSOR ROBENILDO LIMA - ESCOLA FCO. PAULA PESSOA FILHO
FAZ REFERÊNCIA DA LUTA DO SINDSPUMC

Vários servidores usaram do espaço colocando seus entendimentos e alguns desabafos, mas que no final foi Sugerido pela Coordenadora do SINDSPUMC para que todos saissem em caminhada até a Administração Municipal, com o objetivo de obter resposta do Governo Municipal.
CAMINHADA PELAS RUAS DA CIDADE
COMISSÃO: NA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO
Na Secretaria de Administração os Educadores formaram uma Comissão composta por profissionais das escolas do campo e da cidade.
COMISSÃO COM A SECRETÁRIA DE ADMINISTRAÇÃO
PROFESSORA VÂNIA PRAXEDES
Foram recebidos pela Secretária Municipal de Administração, Professora Vânia Praxedes, a mesma disse que não poderia dar uma resposta completa visto que o Gestor Municipal não se encontrava na Sede do Município e a mesma não tinha poder de decisão. Mas assumiu o compromisso de articular os demais Secretários e dará uma resposta até terça-feira (20) ao SINDSPUMC. 

Por FETAM/RN e SINDSPUMC
Gilv@n Vi@n@

Convocação e nomeação de professores aprovados no concurso público da SEEC serão publicadas no DOE neste sábado (17)

O Diário Oficial do Estado (DOE) publicará neste sábado (17) a convocação e a nomeação de 1.013 professores aprovados no Concurso Público de Provas e Títulos da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC). Serão convocados mil professores e treze especialistas em educação para apoio pedagógico. 
Nesta sexta-feira (16), o DOE republica e homologa o resultado final do concurso por classificação, polo, cargo, inscrição, local e situação (classificado dentro do número de vagas previstas no edital e aprovados fora do número de vagas). Clique aqui e confira o resultado.
São requisitos para a nomeação, a apresentação dos documentos
relacionados a seguir (Original e Cópia autenticada), que devem ser entregues nas Diretorias Regionais de Educação (Dired's) ou na própria SEEC. 
  • Prova de conclusão de curso de habilitação para o cargo, mediante a apresentação do respectivo Diploma, ou de documento oficial da instituição de ensino superior que ateste a conclusão do curso pelo candidato, acompanhado de protocolo de requerimento de expedição do Diploma e Histórico Escolar.
  • Título de eleitor e certidão de quitação eleitoral
  • Certificado de reservista, para os candidatos do sexo masculino
  • Certidão negativa de antecedentes criminais expedidas pelas Justiças estadual e federal, assim como pela Polícia Civil da localidade em que o candidato possuir residência nos últimos 5 (cinco) anos
  • Atestado de saúde ocupacional (ASO), habilitando o candidato para o exercício do cargo, expedido por junta médica oficial
  • Inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda (CPF)
  • Documento de identidade expedido por órgão oficial
  • Outros documentos que forem exigidos na portaria de nomeação.
  • Fonte: Por Assecom-RN
  • Gilv@n Vi@n@

Câmara de Janduís aprova Fundo Municipal de Cultura


A Câmara Municipal de Janduís, aprovou neste mês, o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, que cria o Fundo Municipal de Cultura, com garantia de repasses de 1% das Receitas Correntes do município.
O Fundo Municipal de Cultura faz parte de um dos compromissos do Acordo Federativo do Sistema Nacional de Cultura, publicado no Diário Oficial da União, em 15 de fevereiro de 2012.
Além de ser estabelecido no acordo, o referido fundo foi uma das deliberações da I Conferência Municipal de Cultura, realizada em dezembro de 2012. Mais uma vitória para a classe artística local.
"Nós que fazemos a Cia. Ciranduís reconhecemos o trabalho realizado pela Prefeitura de Janduís, através da FUNCULT, assim como, a seriedade da Câmara Municipal em aprovar um projeto tão importante e por unanimidade". Destacou Lindemberg Bezerra.
Estavam presentes à Sessão os vereadores: Raimundo do Sindicato, Paulinho de Vitor e Rênio (PT); Jacinto Fernandes (PSDB); Adeilson Alves, Fábio Dantas e Jozenildo Morais (PSD). O vereador Braga (PT) e Lígia (PSDB), se ausentaram por compromissos maiores.
Gilv@n Vi@n@

Ex-deputado vai de jumenta para Salvador

Ronaldo Soares vai a Salvador de jumenta

Depois de viajar de Assu a Recife, Juazeiro e Canindé no Ceará, montado na burra Carmosina, o ex-deputado Ronaldo Soares, pai do deputado George Soares, está preparando a sela para mais uma viagem.
Ronaldo embarca no dia 10 de novembro para Salvador, na Bahia, onde espera chegar no dia 2 de dezembro, para participar, no dia 3, da cerimônia comemorativa pelos 5 anos de beatificação de Irmã Lindalva, assuense sepultada na capital baiana.
Fonte: Robson Pires
Gilv@n Vi@n@

A fera e as feras!


Crise na base aliada devido a fome por cargos se agrava. 
Charge de Humbeto(Jornal do Comércio)
Gilv@n Vi@n@

Partidos articulam para livrar 91 políticos da inelegibilidade

Os 91 políticos potiguares com as contas desaprovadas no pleito de 2010 aguardam ansiosos pelo desfecho do recurso apresentado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pede a revogação da decisão de não conceder registro eleitoral àqueles cujas contas tenham sido rejeitadas. Entre os integrantes da lista da Corte Regional Eleitoral há muitos que já se colocaram como pré-candidatos ao pleito 2012, como é o caso da vereadora de Natal Sargento Regina (PDT), o presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, Rosano Taveira (PRB), e o vereador de Mossoró, Genivan Vale (PR). Também há lideranças do interior, como é o caso do ex-prefeito Pio X Fernandes (PSB) de Luiz Gomes, que estava cotado como pré-candidato a prefeito de  Pau dos Ferros; o professor Flaviano Monteiro, pré-candidato a prefeito de Apodi. Os candidatos ao Senado e ao Governo em 2010, respectivamente Simone Dutra (PSTU) e Sávio Hackradt (PDT), também figuram na lista dos "temerosos".   
Líderes de bancadas e dirigentes partidários decidem pedir a reconsideração da Justiça Eleitoral
Embora tenha sido encabeçado inicialmente pelo PT, outros 18 partidos devem insurgir contra a norma do TSE que está contida na resolução 23.376, que disciplina as eleições municipais de outubro. O advogado e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Erick Pereira, observou que as legendas alegam que uma inelegibilidade não pode ser criada através de uma interpretação (ou norma através de decisão administrativa, como foi o caso) e que o correto seria fazer valer o entendimento por meio de uma lei. Ele destaca também que deve ser avaliado o princípio da "não surpresa", que não teria sido considerado também, uma vez que os candidatos que concorreram a eleição de 2010 tiveram a preocupação apenas de apresentar as contas à Justiça Eleitoral e não de vê-las aprovadas, já que a rejeição dos cálculos não gerava inelegibilidade.
Erick acredita que o julgamento no âmbito do TSE deve ocorrer na próxima semana. O prazo máximo deve ser em 5 de julho, último dia para os partidos políticos e coligações apresentarem no Cartório Eleitoral competente o requerimento de registro de candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador. Caso os Tribunais não considerem os entendimentos questionados pelos partidos, os que se sentirem prejudicados terão que procurar a Justiça comum para afastar o impedimento.
Apesar de elencar alguns questionamentos que podem ser feitos  quanto à eficácia da norma que proíbe candidaturas a políticos com as contas desaprovadas, o advogado e professor da UFRN destaca que considera a medida coerente com a lei 105/2010, que nada mais é que a lei da Ficha Limpa. "Se um órgão colegiado como os Tribunais de Contas dos Estados e da União, através de decisões administrativas geram o impedimento porque não a da própria Justiça Eleitoral?", interrogou. "Por coerência ela também gera", emendou Erick Pereira. Mas só q essa interpretação não aplicava para as resoluções deles. Erick Pereira assinalou, por fim, que como a decisão do TSE se deu por um placar apertado de 4 a 3 - e como haverá uma nova composição do Tribunal a partir de 25 de abril - esse entendimento poderá sofrer modificação, a depender do conceito de cada magistrado. "O meu entendimento é que para que haja uma sistematização do sistema tem que fazer respeitar a lei 135 (lei da Ficha Limpa). Se o TCE tem força de criar essa incompatibilidade o Tribunal Regional também poderá ter", opinou o advogado.
Gilv@n Vi@n@

Hollanda disposto a deixar a Sejuc

O secretário de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc), Fábio Hollanda, está disposto a deixar o  cargo. Insatisfeito com o quadro de auxiliares e com a falta de estrutura estatal no que diz respeito principalmente à política de ressocialização de presos, Hollanda já comunicou à governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e ao deputado João Maia - presidente estadual do Partido da República (PR) e tutor da ida dele à Sejuc - que pretende deixar a pasta.
Fábio Holanda: sem apoio para nomear e alvo de ameaças na Sejuc

"Não é um ultimato. O cargo, juridicamente, é da governadora. Eu não terei nenhum constrangimento em deixar a Secretaria. Eu terei constrangimento em ficar na Secretaria e não conseguir desenvolver um bom trabalho com o dinheiro do contribuinte do Rio Grande do Norte. Se dependesse de mim, na condição de presidente do PR em Natal, o partido entregaria a Secretaria e manteria uma posição independente do ponto de vista administrativo do Governo Rosalba Ciarlini", falou Hollanda, em entrevista exclusiva à TRIBUNA DO NORTE  na tarde de ontem.
Sobre a fuga da penitenciária de Alcaçuz ocorrida poucos dias após ele assumir a Sejuc, Hollanda foi incisivo: "Os presos fugiram por um enfrentamento, fugiram por falta de cuidado, fugiram por negligência e fugiram porque alguns agentes públicos fizeram de conta que estavam segurando os presos e resolveram abrir a porta pra eles saírem".
Empossado secretário de Justiça e Cidadania há exatos dois meses, Hollanda ainda não recebeu nenhum salário, assim como as diárias das viagens que fez. Além disso, o homem que comanda o sistema prisional do Rio Grande do Norte vem sofrendo ameaças por telefone, sente-se seguido nas ruas e não conta com escolta da Polícia Militar.
Fábio Hollanda disse não temer pela própria vida, mas está receoso pelas dos filhos. "Eu soube através de informações oficiais do Ministério da Justiça que como o Comando Vermelho está aqui é necessário que se tenha cuidado e eu não tenho  escolta. Por quê? Porque essa escolta precisa ser feita pela Polícia Militar, através de homens do Bope e eu os pedi, e eles não foram enviados. Até a minha vida eu aceito colocar em risco, desde que eu veja o sistema evoluindo, mas as dos meus filhos não".
Fonte: Fred Carvalho - Editor da TN On Line
Gilv@n Vi@n@

15 março, 2012

Mais uma edição do espetáculo A Paixão de Cristo

Uma das edições anteriores
Artistas, grupos, produtores e estudantes janduienses realizam a X Edição do Espetáculo A Paixão de Cristo, em Janduís. É uma realização coletiva que gera enorme expectativas na comunidade todos os anos.
O texto é uma adaptação de Amilton Lima com direção de Daniel Vieira. Os atores são oriundos das Escolas, Grupos culturais locais, projetos e ganha força diante de tantas idéias apresentadas no coletivo.
Em 2012 o espetáculo consegue unir parcerias como a Prefeitura de Janduís, através da FUCULT, Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, Pontos de Cultura Semearte e Em Cena Ação, Casa de Cultura Vapor das Artes e outras que surgem durante o processo.
Gilv@n Vi@n@

CIRANDUÍS: 2ª Edição do Projeto Raízes

primeira e única edição em 2010
A Cia. Ciranduís estuda realizar a 2ª Edição do Projeto Raízes, entre os dias 19 e 22 de abril de 2012, em Janduís. O projeto é canalizado pelas discussões em torno da arte e cultura local, assim como, das ações regionais.
Pautado pela data de comemoração aos 19 anos da Cia. Ciranduís, a idéia é fazer um intercambio entre grupos locais e grupos convidados com a comunidade local. Além de discussões, serão oferecidos espetáculos a comunidade durante o período.
A direção da Ciranduís já busca parcerias e apoios necessários à realização. Alguns grupos como a Cia. Transformação, Arte e Riso, Culturarte, Arte e Ação, Arte na Veia e Brincantes do Sertão já confirmaram presença. Vamos dialogar com todos.
Gilv@n Vi@n@

Britânica que alegava invalidez é pega se divertindo em parque aquático


Tina Attansio, de 51 anos, terá que devolver 16 mil libras ao governo.
Ela admitiu ter recebido benefícios por incapacidade entre 2005 e 2010.

A britânica Tina Attansio, de 51 anos, que mora em Cardiff, no Reino Unido, é acusada de receber benefícios ilegalmente por invalidez por cinco anos. Tina alegava que precisava andar de muletas. No entanto ela acabou flagrada se divertindo em um parque aquático na França, segundo reportagem do jornal inglês "The Sun".

As imagens mostram Tina sem nenhum problema de locomoção. Ela, inclusive, sobe degraus e desce sozinha em um escorregador. Para conseguir o benefício por invalidez, a mulher alegou que não tinha forças para andar qualquer distância sem a ajuda de muletas.
Após o vídeo vir à tona, Tina admitiu que recebeu 25 mil libras (R$ 70,5 mil) de benefícios por incapacidade entre agosto de 2005 e fevereiro de 2010. Mãe de dois filhos, a mulher foi condenada pela Justiça a devolver 16 mil libras (R$ 45 mil) ao governo.
FONTE: Do G1, em São Paulo
Gilv@n Vi@n@